Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Palpites para a Semana 4 da NFL

Essa rodada, junto com os palpites, eu queria falar algumas palavras sobre arbitragem na NFL. Mais especificamente, os juizes reservas que tanto causaram polêmica nessas três primeiras rodadas. No entanto, como o acerto entre NFL e NFLRA aconteceu essa quinta e já tivemos os juizes normais apintando a rodada, achei melhor deixar passar uma rodada com os juizes normais antes de tocar no assunto.

Portanto, sem mais delongas, vamos aos palpites da semana, time da casa em caixa alta.


RAVENS ganha do Browns

Unica pergunta aqui: Porque diabos esse jogo é um Thursday Night? Sério que não tinha nenhum jogo melhorzinho pra passar na quinta feira?? De verdade??


FALCONS ganha do Panthers

O Giants jogou um jogo impressionante contra o Panthers no meio da semana que fez o time de North Carolina parecer bem fraco, mais fraco do que é de verdade. Mas não deixem isso esconder a verdade, o Panthers é realmente um time fraco. Tem bons jogadores, tem um bom número de playmakers no ataque, tem jogadores muito explosivos, mas tem buracos demais e falhas demais como um time pra eu achar que eles vão ir longe esse ano. Enquanto isso, o Falcons é o time mais completo da NFL até o momento e, embora ainda não tenha enfrentando nenhum adversário de peso que o testasse para que pudessemos ver o Falcons sendo obrigado a aumentar seu nível, tem convencido e mostrado um bom futebol americano até aqui. Bem mais que o Panthers.

Se eu fosse torcedor do Panthers, though, o que me preocuparia nem era enfrentar o Falcons em casa (onde eles são bem melhores) nessa rodada, e sim Cam Newton. Lembra quando ele foi a 1st Pick do Draft que tinham muitas questōes sobre se seu talento daria certo na NFL, mas também sobre seu caráter e dedicação pra evoluir em um Franchise QB? Bom, as questōes sobre seu talento ele respondeu ano passado, ele tem talento de sobra, muito bom nas bolas longas e seu atleticismo permite a ele jogadas que quase nenhum QB da NFL consegue. Talento ele tem pra ser um Franchise QB e ponto. Mas sobre sua cabeça e sua dedicação, as coisas só complicaram quando o Steve Smith veio a público criticando Newton por, ao sentar no final do jogo contra o Giants, nunca ter se preocupado em estudar as jogadas, aprender o que deu errado e evoluir, ao invés disso ficando sentado sem olhar o jogo. Pode parecer frescura, mas não é, pegue qualquer grande QB da NFL quando vai pro banco e ele sempre vai estar estudando jogadas e observando o adversário pra assimilar o máximo que puder. Aprender com os outros e com os erros é uma etapa fundamental do desenvolvimento contínuo de um QB, em uma posição que depende demais de estudo, mas as vezes parece que Cam está mais interessado no próprio umbigo e deixa pra lá essas partes do jogo. E pior, não é a primeira vez que Cam é criticado abertamente por um companheiro por causa desses maus hábitos de estudo, e dizem que existe alguma desconfiança no vestiário por parte dos jogadores quanto ao desejo de Newton de evoluir, ao invés de confiar só no seu talento. Ainda é cedo demais pra levantar uma bandeira de "perigo", mas se ele não mudar sua atitude, seu desenvolvimento pode acabar sendo muito comprometido.


Patriots ganha do BILLS

Ainda que eu esteja muito desconfiado do Patriots e que o Bills venha de duas boas partidas (contra adversários fracos, mas whatever) e o Bills jogue em casa, eu mantenho o que disse sobre Pats e Ravens: O Pats vai vir babando. Contra o excelente time do Ravens jaá foi um jogo extremamente apertado e decidido na última jogada (e com arbitragem extremamente polêmica), então depois de mais uma derrota e com ainda mais motivação, essa derrota não vai escapar do Patriots. Apesar da defesa do Pats ter mostrado que sua evolução nesse ano se deveu mais a ter enfrentado adversários com ataques fracos, e ter tido muito trabalho contra o Ravens, acho que contra o fraco ataque do Bills ela vai aproveitar sua energia e atleticismo pra dar um pouco de trabalho. E embora a defesa do Bills seja boa, eles não tem condiçōes de cobrir Wes Welker e cia com uma secundária razoavelmente frágil. Típico jogo "Eff-You" que o Patriots adora.


Vikings ganha do LIONS

Meu palpite doido da semana... Mas não tão doido assim, though. Eu vi Niners e Vikings e, embora o Niners tenha jogado muito mal e não sido o Niners de costume, o fato é que o Vikings é um time bem arrumadinho que sabe jogar contra adversários mais fortes. Eles tem boas linhas, tem Adrian Peterson e Christian Ponder está tendo uma ótima temporada até aqui, vindo de um jogo muito bom contra uma boa defesa. Ainda acho cedo pra falar que Ponder despontou no QB que o Vikings esperava que ele fosse, mas ele tem dado muitos sinais promissores até aqui e eu tenho gostado do que tenho visto. E contra uma defesa do Lions que tomou 44 pontos do Titans semana passada mesmo com Chris Johnson não passando de 30 jardas, acho que Ponder vai continuar sua boa temporada. O Lions ainda não engrenou seu ataque na temporada e, mesmo jogando em casa, acho que a boa defesa do Vikings vai ser o diferencial nessa partida, mais uma partida de placar alto decidida no final... Mas decidida pelo time que tem uma identidade e encontrou a forma de jogar com um time mais limitado. Gosto desse time do Viks, e esse é um bom jogo para colocá-los à prova.


TEXANS ganha do Titans

A defesa do Texans não é a do Bears de 85, como alguns tentam vender, ainda não enfrentou um grande adversário e ainda não sentiu a falta do Demeco Ryan, mas é uma defesa muito boa e bem melhor do que a do Lions, o que significa que o Titans vai ter uma vida bem mais difícil daqui pra frente. O Titans das duas primeiras rodadas foi patético antes da vitória da semana passada, especialmente porque sua defesa era horrorosa, não tinha pass rush e não era capaz de parar ninguém. Contra o Lions, deu certo porque o ataque do Titans fez a festa pra cima da fraca e desfalcada defesa de Detroit, mas contra um time que vence com sua defesa forte e um ataque eficiente, um duelo por pontos fora de casa eé a pior coisa que o Titans poderia pedir.


Chargers ganha do CHIEFS

E o Chiefs continua jogando muito mal, só ganhando porque enfrentou o patético Saints de 2012, que aliás fez de tudo pra entregar a partida (e conseguiu). A defesa do Chiefs ainda é uma peneira, e quando esse time do Chiefs ganha um jogo por causa do seu ataque, é difícil imaginar que o time irá manter o ritmo indo pra frente. Em especial, o principal causador dessa vitória foi o Jamaal Charles, que pareceu voltar ao Charles de 2010 por uma tarde e arrancou 233 jardas terrestres (mais 1 TD e 55 jardas recebendo). Isso ajudou em muito a tirar a pressão das costas do Matt Cassell (que ainda lançou uma interceptação) e permitiu ao time continuar movendo a bola pelo campo. Mas isso aconteceu contra uma péssima defesa terrestre, que está entre as piores da Liga. Essa semana, o Chiefs enfrenta uma das melhores defesas terrestres da NFL nas primeiras partidas (ok, ok, pegou jogos fáceis nas duas primeiras semanas, a gente sabe), e eu totalmente espero uma... recaída por parte do ataque do Chiefs, em especial o terrestre. O ataque do Chargers não existiu semana passada e o Phillip Rivers pareceu mais o fraco QB de 2011 do que o ótimo QB do resto da sua carreira, e ainda espero dificuldades aqui por parte do ataque do Chargers, mas se eles conseguirem abrir vantagem no placar e segurar o jogo terrestre, forçando o Chiefs a ser explosivo pelo ar, eles vão conseguir controlar o jogo mesmo fora de casa. 

(Meu candidato a "erro crasso da semana" que termina em algo como 35 a 10 pro Chiefs e me faz parecer mais idiota do que de costume. Mas vou com Chargers aqui mesmo assim)


Niners ganha do JETS

Mesma questão da derrota do Patriots pro Cardinals, a derrota do Niners teve duas partes, uma parte do Vikings sendo um time melhor do que o esperado (e jogando uma grande partida) e o Niners tendo um dia muito atípico: A defesa falhou constantemente (inclusive dropando um pick six), o time não correu com a bola como de costume, cometeu três turnovers, teve FG bloqueado... Enfim, tudo que podia dar errado, deu. E também achei que o Niners entrou no jogo com um certo... salto alto. Talvez o Niners não seja tão bom quanto a gente esperava mesmo, vai saber, mas eu ainda não estou pronto pra apostar nisso. Pra mim eles são um grande time, com algumas limitaçōes que foram expostas, e que tem um técnico que usará essa derrota pra levar o time pra frente. E podem apostar em um Niners puto da vida em New Jersey esse final de semana, especialmente contra um Jets com uma defesa surpreendentemente ruim e ainda sem Darrelle Revis, fora da temporada (matando meu palpite de que o Jets poderia ser um Sleeper da AFC esse ano pela falta de concorrência). 


Seahawks ganha do RAMS

Vamos combinar duas coisas: a) O Seahawks não deveria estar 2-1, e b) O Seahawks é um bom time com uma boa defesa e um ataque conservador, mas que pode causar problemas. Tudo bem, essa vitória sobre o Packers pode acabar rendendo uma vaga nos playoffs pra um time que deveria estar 1-2, mas o Hawks é um time que conhece suas forças e limitaçōes, que está motivado, e que tem uma boa home-field advantage. E o Rams, apesar de não ser um saco de pancadas como esperávamos, tem muitos problemas no ataque pra conseguir fazer frente ao Seahawks em uma disputa, mesmo jogando em casa. Mas definitivamente esse é um palpite que pode voltar pra me assombrar.


CARDINALS ganha do Dolphins

Cardinals continua ganhando, e ganhando feio, dos seus adversários. Especialmente nas costas da defesa e dos especialistas... Mas semana passada Kevin Kolb acordou, e o Cards ganhou bem de um time medíocre do Eagles (que estava 2-0 por alguma bizarrice do destino). O Cardinals não é um GRAAANDE time, mas eé aquele time que sabe o que fazer pra ganhar feio e que vai dar trabalho ganhando os jogos medianos ou fáceis sufocando os adversários... E Ryan Tanehill fora de casa, em um dome, pra mim eé um adversário fácil. Mas acho que esse jogo ainda vai ser um pouco interessante, a defesa terrestre do Dolphins é muito boa e isso pode resultar no Kevin Kolb lançando um pouco mais do que seria o ideal pro Cards. Se ele jogar que nem semana passada, isso não será problema, mas um jogo bom dentro de uns 10 ruins não ajuda muito nossa confiança sobre ele. Se o Phins conseguir evitar erros no ataque, manter o placar apertado e segurar a corrida (forçando o Kolb a lançar), isso pode gerar alguns turnovers e o Dolphins pode usar isso pra ganhar mais um jogo feio e de placar baixo...

Then again, Tanehill fora de casa. 


BRONCOS ganha do Raiders

O Raiders ganhou do Steelers pra provar meu ponto de que Pittsburgh está baleado e enfraquecido demais pra ser uma força na conferência, mas eles ainda são bem fracos e, embora eu não goste muito do Broncos desde o começo da temporada, eles perderam para dois times muito bons nas últimas rodadas, jogam em casa e ainda tem mais talento que o Raiders. Na verdade, o Raiders não tem nada de muito bom pra poder explorar, enquanto o Broncos tem um bom pass rush e consegue se virar nos passes curtos contra essa defesa esburacada de Oakland. E usando a mesma lógica da pick acima, Carson Palmer fora de casa. So there!


Bengals ganha do JAGUARS

Jaguars ta sendo uma decepção pra mim dessa temporada junto com Chiefs, porque eu esperava que o Jaguars fosse aquele time secretamente bom que acaba 8-8 sem ninguém saber como. No papel, eles tinham uma defesa que foi bem em 2011 e deveria estar melhor, um bom jogo terrestre, e teria melhorado bastante seus recebedores com Justin Blackmoon e Laurent Robinson... E o Blaine Gabbert teria mais um ano e uma offseason inteira pra se desenvolver. Ao invés disso, o time tem jogado mal e não passado muita confiança na defesa. O Bengals tem suas falhas e eu até palpitei que eles ficassem de fora dos playoffs, mas com uma tabela bem fácil é capaz deles acabarem arrancando uma vaga no muque. A defesa ainda é ruim, mas o Andy Dalton ta jogando muito bem e o ataque tem compensado as demais falhas da defesa e especialistas. Contra a defesa peneira do Jaguars (que tambem tem um ataque ruim) isso vai ser suficiente.


PACKERS ganha do Saints

O Saints não é uma decepção porque eu simplesmente nunca esperei nada deles além de uma temporada ruim (embora 0-3 fosse um pouco pior do que eu imaginava). A defesa do Saints é pior que a defesa do meu time de futebol americano das horas vagas de Julho (Ok, a defesa dos Devil Peas é boa, mas ainda assim!), e o ataque não tem tido nenhuma calma ou equilíbrio pra compensar. O Saints é um time pessimamente coached, simples assim. Quem disse que técnicos não importam, certo Sean Payton? E o Saints tem mais três jogos ainda ateé a volta do se técnico interino, então eles estão ferrados.

E o Packers, o time mais injustiçado desse começo de temporada, também não está jogando o fino da bola como ano passado. As falhas da equipe (Fraca linha ofensiva, falta de outro pass rusher além do Clay Matthews, problemas com linebackers, etc) antes eram compensadas pelo ano extraordinário que o Aaron Rodgers teve, que ganhou shootout atrás de shootout. Mas esse ano Rodgers voltou à terra e regrediu para a normalidade (era impossível repetir o ano que teve em 2011, assim como Tom Brady em 2010 e 2011, por exemplo) e o ataque do PAckers nem de longe está sendo aquela máquina explosiva que foi no passado. Com a defesa pouco confiável, e pra piorar uma linha ofensiva que cede 10 sacks por jogo praticamente e que não da o tempo e a tranquilidade ao Rodgers, o Packers não está conseguindo compensar isso com seu ataque apenas. Mas mesmo assim, o Packers vai ter uma chance de ouro de engrenar contra uma pessima defesa do Saints que não pressiona nem a mãe, e se esse time engrenar, cuidado, tem muito talento.


BUCS contra Redskins

Yeah, yeah, eu só tou me ferrando apostando no Bucs e devia ter aprendido a essa altura... Mas then again, o Redskins está totalmente desfalcado, o Bucs tem tido bom trabalho contra a corrida, e o jogo é em Tampa. Eu gostava um pouco do Redskins no começo da temporada, mas o ataque depende muito das corridas do Robert Griffin e a defesa perdeu dois dos seus melhores jogadores, então estou começando a ficar desconfiado. Acho que em casa o Bucs vai saber aproveitar os buracos na defesa do Redskins e ganha esse jogo com a defesa. Ou uma blitz num kneel, vai saber.


Giants ganha do EAGLES

O Eagles teve um começo 2-0 muito enganoso: Primeiro ganhou por um ponto de um fraco Browns, que ainda teve Brandon Weeden sendo interceptado quatro vezes pra ajudar a causa do Eagles; e depois ganhou de novo por um ponto do Ravens em um jogo que o ataque funcionou bem e a defesa também, mas foram mais quatro turnovers e a vitória provavelmente só aconteceu com um erro grosseiro de arbitragem ao marcar uma interferência ofensiva anulando um TD do Ravens. Pra mim o Eagles de verdade foi o da semana passada: Boa defesa, mas um ataque bagunçado e que comete turnovers num ritmo alto demais pra quem quer vencer, e que acabou sofrendo nas mãos de uma boa defesa. E o Giants tem uma boa linha de frente pra pressionar o Michael Vick e forçar ele a tomar decisōes apressadas (onde ele comete boa parte dos turnovers) e um ataque que pode dar bastante trabalho a essa boa defesa de Philadelphia. O Eagles não merece estar com duas vitórias, o Giants joga melhor fora de casa e está num ótimo momento. E o que é mais bizarro, eu estou realmente confiante dessa escolha. Portanto é claro que o Eagles vai vencer.


COWBOYS ganha do Bears

É um mau sinal quando seu Kicker no time de Fantasy (Nate Kaeding) tem quase tantos pontos quanto seu QB (Jay Cutler) depois de três rodadas (27 a 29)? Numa nota relacionada, meu time está 1-2 porque eu fui burro de escalar Cutler na frente do Dalton na semana 2. So there!

E aí está: O Cutler não é confiável. É talentoso, tem talento de sobra e um braço muito forte, mas ele tem aqueles jogos onde ele desaparece e vira uma máquina de turnovers. Assim como ele pode engatar uma ótima sequência que nem ano passado antes da lesão, esse ano ele ta com uma sequência muito ruim, sem confiança nenhuma e com um clima esquisito no vestiário. E embora o Cowboys não me convença, eles tem um time mais sólido que o BEars.

E se isso não te convence, lembre que o Cutler é horroroso em jogos a noite. Isso faz tudo ficar mais fácil. Por curiosidade, adivinhem que QB vai ser o titular no fantasy essa semana, Cutler ou Dalton? So there!


Week 3: 6-9-WTF
12' Season: 23-24-WTF

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Palpites para a semana 3 da NFL

Hmm então, a idéia era postar o Especial NBA com Magic e Isiah ontem a noite (faltava terminar) e fazer, como sempre, os palpites da NFL na sexta feira. Mas como um imprevisto me forçará a ficar longe do computador durante boa parte da quinta e toda a sexta feira, eu acabei com duas opções: Terminar Magic e Isiah no tempo que me restava, ou fazer os palpites pra Semana 3 e terminar o Especial NBA semana que vem. Acabei preferindo fazer os palpites por ium motivo simples, eles tem prazo de validade (tem que ser postados antes da rodada), preferindo fazer o Especial com calma. 

Peço desculpas e garanto que semana que vem sai.

Enquanto isso, vamos pros palpites pra semana 3 da NFL sem perda de tempo, time da casa em caixa alta.


PANTHERS ganha do Giants

Mudei de ideia entre 10 e 15 vezes nessa partida ao longo da semana, mas finalmente fechei nesse palpite quando soube que Hakeem Nicks (além dos já confirmados fora Ahmad Bradshaw, David Dahl e uma boa parte da defesa) não joga. Mesmo com a volta do Prince Amukamara, acho que a secundária do Giants vai ter um prato cheio com o Panthers, especialmente porque o Pass Rush do Giants, tão poderoso em 2011, ainda não engrenou em 2012. Pode engrenar agora e amassar o Panthers, claro, e o Giants é um time que joga bem melhor fora de casa... Mas sem Nicks, sem TEs e com marcação dupla no Victor Cruz o jogo todo, parece uma receita muito ruim pro Eli Manning essa rodada, especialmente depois de um jogo desgastante contra o Bucs semana passada e apenas três dias de descanso. Mas promete ser um bom jogo, ainda que eu ache que Cam Newton vai ser demais pro Giants.


BEARS ganha do Rams

Foi bonitinho a semana passada a NFC West indo 4-0 e fazendo muita gente acreditar que ela possa escapar de ser o saco de pancadas da NFL (aliás, não descarte isso tão rapidamente), mas a Semana 3 vai ser mais difícil, com Seahawks enfrentando o Packers e o Rams enfrentando o Bears no Soldier Field. Jay Cutler teve um péssimo jogo contra o Packers semana passada e matou meu time de Fantasy, mas não acredito em outra performance igual àquela, por mais que o Cutler tenha sido muito inconsistente ao longo da sua carreira, ele é um bom QB que sabe ter grandes jogos. E ainda não me convenci totalmente com o Rams, apesar da melhora enfrentou duas defesas bem baleadas. Mas mesmo com uma secundária surpreendentemente boa, não vejo o Rams capaz de parar o ataque aéreo E terrestre do Bears enquanto tenta ultrapassar a forte defesa de Chicago com um Steven Jackson baleado.

O que me preocupa mais no Bears é o ambiente: Diversos jogadores criticaram Cutler abertamente depois do jogo contra o Packers por ter humilhado seu LT depois de um sack na partida. Engraçado que Cutler sempre teve uma reputação de ser alguem de quem os companheiros de time gostavam, pelo visto pegou mal mesmo isso... Ou vai ver o time gosta dele menos do que a gente imaginava. Vai saber. Eu acho isso preocupante pro longo prazo, mas não pro time dar a volta por cima depois de uma derrota humilhante pro Packers em cima dos fracos Rams.


Bills ganha do BROWNS

Brandon Weeden jogou bem semana passada, Trent Richardson é um ótimo RB, o Browns talvez não seja tão ruim quanto muita gente esperava... Ou pelo menos quando o seu melhor defensor, Joe Haden, voltar aos campos depois de uma suspensão de quatro jogos. Haden tem no Browns um papel estilo Darrelle Revis no Jets, o esquema defensivo da equipe se baseia em torno dele pra tirar um WR do jogo, e sem ele a defesa do Browns precisa se abrir mais... E os resultados são obvios. Além disso, a melhor forma de se ganhar do Bills é forçando o ataque a cometer erros sozinho, especialmente as interceptaçōes do Ryan Fitzpatrick, e isso fica mais difícil quando você está sem seu melhor Cornerback. Acho que o Bills ganha porque vai pressionar mais o Weeden do que a decepcionante defesa do Bengals semana passada, e porque o Browns está com um buraco na secundária se Haden, mas vale ligar aqui o "Upset alert"... Por via das dúvidas.


Bucs ganha do COWBOYS

Tudo ou nada pra minha teoria de que o Bucs vai ser uma surpresa positiva na NFL esse ano. O Cowboys joga em casa, mas ta vindo de um péssimo jogo contra o Seahawks e se o Bucs jogar de forma física como o Hawks, eles podem incomodar o Cowboys o suficiente. E não confio em Tony Romo passando pra 510 jardas como o Eli Manning semana passada caso o Dallas entregue a mortadela e se encontre em um buraco. 

Claro, isso depende do Bucs conseguir colocar o Cowboys nele fora de casa em primeiro lugar. Mas eles fizeram isso muito bem contra o Giants semana passada, ganharam de um bom time do Panthers fora de casa na primeira rodada, e em geral mostraram muita vontade e um jogo bem físico nessas partidas. Acho que eles conseguem de novo contra o Cowboys, que também tem um potencial autodestrutivo bem alto. Then again, eu tenho uma grande chance de quebrar a cara e ver o Cowboys jogando um bom jogo. Se isso acontecer, eles perdem a próxima partida. Podem anotar.


COLTS ganha do Jaguars

Depois de um ótimo jogo semana passada, comecei a me sentir mais confiante com o Andrew Luck mesmo com esse time horrível do Colts. O Jaguars fez muito feio em casa semana passada, o jogo aéreo voltou a ter um setback depois de uma melhora na primeira semana, e a defesa do time parece mais confusa do que deveria ser (sendo um bom grupo). Algo no Jaguars sempre me inspira alguma confiança, seja por Maurice Jones-Drew ou pela defesa, mas não tou vendo isso esse ano. E acho que o Colts pode tirar vantagem disso jogando em casa. Luck está ganhando confiança, a torcida comparecerá em peso...

Isso me faz pensar... Nessa fraca AFC (tirando Ravens, Pats e Texans, não tem nenhum outro lock aos playoffs) e enfrentando duas vezes Jaguars e Titans, será que o Colts não consegue garantir algo como 8-8 e de repente tentar brigar por uma vaga nos playoffs? Quantas vitórias serão necessárias essa temporada pro 6th seed da AFC? Será que um golpe de sorte pra fazer esse record 9-7 consegue colocar o Colts nos offs? E qual será o hype em cima de Luck se isso acontecer? 

Ok, ok, empolguei demais. Um jogo de cada vez, e depois a gente pensa nos playoffs. Mas se o Colts quer sonhar alto, tem que começar fazendo o dever de casa dentro da divisão contra os times fortes. E o Jaguars é um bom candidato.


DOLPHINS ganha do Jets

Agora isso está ficando bom... E eu ainda acho o Dolphins um time com boas chances de vencer esse jogo porque o Jets joga fora de casa e porque... Como colocar isso... O ataque do Jets é uma droga. Mas eu ainda acho que se o Jets for ultra conservador no ataque e confiar na sua defesa contra Ryan Tanehill, com Revis de volta, acho que vai ser suficiente pra ganhar um jogo muito feio. Então eu tive que pensar bastante antes de pegar Dolphins... E explico o porquê.

O Jets, com Mark Sanchez sendo ruim, depende muito do jogo terrestre. Semana passada vimos o que aconteceu quando o jogo terrestre não encaixou, e não foi bonito. Sanchez com responsabilidade demais, fora de casa, nunca é um bom caminho pro sucesso. E o Dolphins tem feito um excelente trabalho contra o jogo terrestre, datando de temporada passada. Se nao me engano, tem 15 jogos que nenhum RB passa de 100 jardas terrestres contra essa defesa. Então ainda que o Jets seja um time melhor, a falta de jogo terrestre do Jets e um Sanchez fora de casa parecem uma receita pro fracasso. E se o Jets perder sem ataque, podem esperar pros primeiros cantos de "TEEEEEEEBOOOOOOOOW!"


Niners ganha do VIKINGS

Sabia que o Christian Ponder tem o melhor aproveitamento nos passes em toda a NFL depois dessas duas semanas, com mais de 75%? Tudo bem, contra as defesas aéreas de Colts e Jaguars, mas ta valendo. Then again, ele enfrenta agora a melhor defesa da NFL e um time que muito possivelmente vai jogar pra tirar o jogo terrestre do Vikings e forçar Ponder a lançar o máximo possível. Numa nota relacionada, Alex Smith tem o segundo melhor Rating e o segundo melhor QBR da NFL depois de duas rodadas (atrás do Matt Ryan). E o Niners tem a melhor defesa da NFL. So there!

Interessante notar que o Niners não só tem a melhor defesa da NFL, ela também é extremamente versátil e o coordenador defensivo Vic Fangio sabe tirar o máximo de cada situação. Contra o Packers, o Niners tirou o jogo terrestre de GB e forçou o Packers a jogar apenas pelo ar. Contra o Lions, outro grande ataque aéreo, o Niners colocou cinco homens atrás (deixando a linha de frente com jogador a menos) pra tirar os passes longos pro Calvin Johnson e forçou o Lions a tentar jogar pelo chão pra abrir a secundária (não funcionou). Vamos ver como o Niners vem para enfrentar o Viks. 


SAINTS ganha do Chiefs

Já dizia o grande Ace Ventura, você nunca terá uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão. E o Chiefs causou uma péssima esse ano. A primeira derrota pro Falcons era explicável mesmo sendo dentro de casa pela ausência de Tamba Hali e Brandon Flowers, dois melhores defensores da equipe. Mas a surra que o time tomou do Bills semana passada, deixando o fraco Fitzpatrick fazer o que quis... Com a defesa quase completa (só com Kendrick Lewis fora)? Causou uma impressão muito ruim. A defesa do Chiefs simplesmente não conseguiu dar tackles quando um jogador tinha espaço. Embora alguém possa colocar isso na conta da ausência de Lewis, a habilidade de uma defesa em conseguir tackles quando o adversário tem espaço é muito importante para qualquer time que queira ter sucesso desse lado da bola. E o Chiefs foi péssimo nisso.

Ok, eu estou muito descrente do Saints esse ano. Numa NFC bem competitiva, não vejo New Orleans nos playoffs. Mas acho que jogando em casa e com um Drew Brees puto da vida, e com uma defesa incapaz de parar jogadores depois de recepçōes (Darren Sproles, alguém?) acho que o Saints vai ter um bom caminho pra vitória, especialmente porque a melhor forma de vencer o Saints é tendo um QB capaz de fazer estrago pelo ar, e eu não confio no jogo aéreo do Chiefs. Inclusive esse é um aspecto que tem atrapalhado bastante o Chiefs, a dificuldade em impor o jogo terrestre pra proteger Matt Cassell. Se o Saints não conseguir segurar pelo chão, podemos ter um jogo apertado do Chiefs. Mas num Dome barulhento, estou descrente, o Saints é um matchup ruim.


Lions ganha do TITANS

O Lions é um bom time que simplesmente esbarrou num time melhor semana passada. Mas com a péssima defesa do Titans, acho muito difícil Megatron ser contido da mesma forma que foi contido pela do Niners semana passada. O Lions tem feito esforço pra impor mais o jogo terrestre e tirar um pouco do peso que ta nas costas do Matthew Stafford, e o Titans foi o time que tomou 150 jardas do Stevan Ridley. Acho que o Titans não vai tomar uma surra porque a secundária do Lions ainda está bem desfalcada, e é um bom teste pro Jake Locker, mas sem ataque terrestre nenhum (a confirmar, mas acho que eu tenho mais jardas terrestres que o Chris Johnson essa temporada) e com uma defesa incapaz de gerar turnovers ou... bem, defender, o Titans vai ter uma temporada muito difícil. Prefiro apostar num bom retorno do Lions do que na primeira vitória do Titans. 


Bengals ganha do REDSKINS

O Redskins recebeu uma dura notícia semana passada, ao saber que dois dos seus melhores defensores (inclusive o excelente Brian Orakpo) estão fora do resto da temporada. Mesmo com Robert Griffin tendo bons jogos, o Redskins ainda tem muitas falhas no seu time e ainda perdeu armas muito importantes no seu bom sistema defensivo. Acho que o Redskins ainda vai ter um bom ano, mas acho que no momento essas perdas vão falar mais alto e o Redskins vai perder um jogo em casa pros medianos Bengals.

A defesa do Bengals está jogando muito mal, e acho que RG3 vai ter mais um bom dia contra aquela fraca secundária, mas o jogo contra o Rams deixou claro que a idéia de Mike Shanahan de importar o esquema usado por RG3 em Baylor pra NFL pra suavizar a adaptação do calouro aos profissionais (btw, uma ótima ideia) também torna mais fácil pros adversários se prepararem contra o ataque do Redskins. Depois do Rams fazer isso com alguma eficiência, Shanahan provavelmente vai começar a mudar um pouco o ataque pra aproximá-lo mais do real ataque que ele quer usar, de forma a tornar o seu time menos previsível. E acho que isso vai significar um pouco mais de dificuldade pra Griffin. E tambem acho que o Bengals vai saber usar isso a seu favor e ganhar um jogo bem apertado.


CARDINALS ganha do Eagles

Quando o Cardinals ganhou do Patriots semana passada, levantou uma importante pergunta: O Cardinals é um time secretamente bom, ou o Patriots que foi explicitamente ruim? Ainda que a resposta que mais se aproxime da realidade provavelemente seja "Um pouco dos dois", isso também significa que o Cardinals É um time acima das nossas expectativas. Sim, o ataque ainda é muito ruim, isso não vai mudar num futuro próximo. Mas mais importante, a defesa do Cardinals tem sido muito boa, especialmente na linha de frente com Calais Campbell e Darnell Dockett. Ainda que o Cardinals tenha dado muita sorte (especialmente pro ataque) pra ganhar do Patriots, a defesa fez um excelente trabalho incomodando Tom Brady e tirando o jogo terrestre de New England. Basicamente, o Cardinals fez o Patriots jogar o seu jogo. Enquanto isso, o Eagles ganhou dois jogos apertados por um ponto (um deles com ajuda da arbitragem) e parece um time melhor do que é de verdade. O Eagles tem uma defesa boa, mas o Cardinals também tem. O Eagles tem um ataque mais explosivo com LeSean McCoy e Michael Vick, mas o Eagles também cede mais turnovers. E num jogo entre defesas fortes, prefiro confiar no time que joga em casa e comete menos turnovers, pois jogos assim são decididos em posiçōes de campo (e também acho que o Kevin Kolb vai estar muito motivado pra esse jogo, mas enfim, é o Kevin Kolb).


Falcons ganha do CHARGERS

Não estou 100% confiante no Falcons desse ano por diversas razōes, mas eles tem jogado bem contra uma tabela muito favorável e em geral é um time muito bom (e Matt Ryan está jogando muito bem). Do outro lado, o Chargers é uma incógnita, que mudou muito nos últimos dois anos e também tem se beneficiado de uma tabela muito fácil nesse começo, e ainda não vimos do que o Chargers realmente é capaz pela falta de um bom adversário. Por isso acho esse jogo tão interessante: Enquanto que o Falcons é um time que nós sabemos ser bom, mas que tem parecido melhor pela tabela favorável, é o primeiro time que a gente realmente pode usar pra conhecer o Chargers e saber exatamente quais são suas aspiraçōes na temporada. E apesar do Chargers jogar em casa, eu vou no seguro e apostar no Falcons, mas confesso que esse é um dos palpites mais difíceis, pois o Chargers é um time novo que ainda não precisou jogar pra valer, e portanto naão da pra avaliar como eles vão jogar aqui.


Texans ganha do BRONCOS

Um dos jogos mais interessantes da rodada. Peyton Manning jogou muito mal semana passada contra o bom time do Falcons, mas isso foi fora de casa e em um Dome (o que atrapalha o no huddle do Broncos). Agora o Broncos enfrenta outro bom time com uma boa defesa (que bateu em dois times bem fracos, mas enfim), mas dessa vez em casa e com sua torcida do lado vai ser uma situação diferente. Muito legal pra ver como Manning se recupera de um jogo bom, e como o Broncos joga em casa contra um time que gosta de correr. Acho que vai ser bem melhor pro Broncos jogar em casa, dificilmente a equipe vai ter um começo tão ruim como semana passada... E de certa forma, talvez o Texans tenha mais dificuldades agora que enfrenta um bom QB.

No fundo, a questão aqui é: Voce confia em Manning, ou não? Eu acho que ele ainda pode ser um bom QB, mas não acho que ele pode voltar aos níveis de 2009 (seu ultimo ano de elite) e levar o Broncos nas costas. Seu fracasso contra o Broncos deixou claro que ele não consegue arremessar mais como antes (nas suas interceptaçōes, a bola ficou pendurada tempo demais, faltou força e toque na bola) e que tem dificuldade jogando em velocidade como fazia antes (em duas interceptaçōes, Peyton tentou acelerar o passe como fazia no Colts, mas nas duas falhou ao ler a cobertura em velocidade). Ainda pode jogar em bom nível, mas não acho que será suficiente pra ganhar de um bom time como o Texans. Mas se tem um QB que pode me provar errado, é Peyton Manning. Nunca descarte-o. Nunca.


Steelers ganha do RAIDERS

Ainda acho que o Steelers não é time de playoff esse ano (se bem que nessa AFC...), mas estou seriamente pensando se não superestimei o Raiders ao falar que eles não eram tão ruins assim... Tudo bem, foi fora de casa, mas aquele desastre contra o Dolphins deixou claro que eles são bem ruins. E eu quero distância deles até me provarem errado. O que não vai acontecer aqui.


Patriots ganha do RAVENS

Ravens tem uma defesa melhor, perdeu na semana 2 de um time melhor (e com ajuda dos juizes), joga em casa... Tudo aponta pro Ravens ganhando essa rodada. E eu acho até que o Ravens vai mesmo ganhar esse jogo, um jogo de placar surpreendentemente baixo entre duas das três potencias da AFC. Ate que eu comecei a sentir algo estranho. Ta tudo a favor do Ravens, especialmente depois do Patriots perder pro Cardinals em casa. Tom Brady não tem sido Tom Brady e o Patriots parece uma enorme confusão depois de duas semanas. So... Não tem tudo pra ser um tremendo jogo "Eff-You" do Patriots?? Ainda que tudo racional aponte pro Ravens ganhando o jogo, não consigo deixar de achar que o Patriots vai vir soltando fogo pra provar todo mundo errado. Nunca duvide do "Ninguém acredita na gente!". Então eu acho que o Ravens vai ganhar o jogo... Mas vou confiar nos meus instintos e apostar no Ravens. So there.

E acho que não preciso explicar porque esse é o jogo da semana, certo? Tirando Texans, sao os dois melhores times da AFC. Os dois times estão vindo de uma derrota decepcionante, o Ravens quer provar que seu ataque pode ganhar jogos mesmo sem a defesa tendo uma grande noite, e o Patriots quer provar que sua nova e jovem defesa não é a peneira que foi ano passado. Ao mesmo tempo, o ataque do Pats tem tido muitos problemas internos (Wes Welker no banco jogo passado? Com Randy Moss foi a mesma coisa em 2010...) e não tem produzido como se espera, ainda mais agora sem Aaron Hernandez, o jogador mais versátil do elenco. Coisa demais de interesse pra não ser o SNF da semana.


Packers ganha do SEAHAWKS

Tem uma enorme chance de eu me arrepender dessa pick, o Seahawks em casa é um time totalmente diferente, a defesa do time é bem sólida e o ataque do Packers - o ponto forte da equipe - não parece até aqui ser o mesmo de outros anos, inclusive Aaron Rodgers. O principal motivo do time ter vencido o Bears semana passada foi o péssimo jogo do Jay Cutler e o fato de que o Clay Matthews sozinho engoliu a O-Line do Bears. Então contra um time secretamente bom, com uma boa defesa e no estádio mais barulhento da Liga, eu não estou exatamente confiante em escolher o Packers pra vencer esse jogo. Then again, eles ainda tem um ótimo ataque no papel e o Seahawks ainda tem um QB calouro que vai enfrentar Matthews pela primeira vez, e dificilmente vai ver Rodgers entrando em combustão como o Cowboys fez semana passada. Jogo duro, e muito bom, mas o Packers leva.


Week 2: 8-8
12' Season: 8-8

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Palpites para a Semana 2 da NFL

Agora que a NFL já está oficialmente funcionando, hora de voltar a uma das minhas colunas favoritas: Os palpites da semana.

Eu confesso que nem sei porque gosto tanto dessa coluna, na verdade. Nao adiciona muuuito, é meio aleatória (como todo palpite, tem muita margem de erro) e acaba me gerando mais reclamaçōes do que quase qualquer outra coluna. Then again, é um jeito fácil e prático de mostrar meu posicionamento em relação aos diversos times, é divertido pra mim (espero que pra voces tambem), e é bom pra indicar quais os atrativos de cada jogo (e tambem os melhors jogos) pra quem ainda está começando a assistir. So there!

Antes de começar, dois comentarios rapidos. Pra aqueles que estão esperando novos posts da série Especial NBA - Os times históricos, queria pedir desculpas pela demora pra sairem novos capítulos (o próximo? Magic e Isiah). Mas espero que entendam: Um post desses envolve muito mais trabalho e tempo do que um post normal. Eles são maiores, tem uma quantidade maior de informaçōes e eu sou um pouco mais rigoroso com relação a qualidade com eles, por isso demora mais pra pesquisar e escrever o post em si. De qualquer forma, semana que vem devemos ter um post novo (terça ou quarta) com Magic e Isiah, e vou tentar soltar um por semana... Mas não posso prometer. Valeu pela compreensão.

Segundo, que minha semana começou ruim, com meu palpite pelo Bears indo pro espaço... Embora eu ainda ache meu motivo legítimo. Mas esqueci de um detalhe: Jay Cutler não consegue jogar bem em jogos a noite. Lembro até que uns anos atrás a teoria era de que ele tinha problemas com a visão por conta da sua diabetes, sendo que sua visão ficava prejudicada com a menor luz disponível (a teoria tem um fundo de verdade, mas...). Mas tudo bem, eu aguento. Só não aguento que escalei o Cutler no meu fantasy e ele terminou com 2 pontos. 

Mas bem, faz parte. Vamos agora para nossas picks pros jogos dessa rodada, time da casa em caixa alta...


Chiefs ganha do BILLS

Um dos palpites mais difíceis dessa semana, mas com Tamba Hali e Brandon Flowers de volta, o Chiefs vai voltar a parecer o time que é de verdade e dar trabalho pro Bills. O Chiefs pareceu pior do que realmente é semana passada porque, sem seus melhores defensores, acabou vendo o Falcons abrir o placar cada vez mais, e com isso o Chiefs teve que abandonar seu jogo confortável (uma versão bem piorada do Niners, controlando o ritmo do jogo e confiando na sua defesa) pra jogar mais intensamente pelo ar e confiar demais na força do braço do Matt Cassell. Contra Ryan Fitzpatrick e o Bills, e com a defesa completa, acho que não terão que fugir do seu plano de jogo e vão conseguir se impor, especialmente nos turnovers.

Embora a defesa do Bills deva melhorar depois de uma pessima semana 1, e o Bills jogue em casa, Fitzpatrick realmente não conseguiu me convencer até agora. Sem Fred Jackson, a bola deve ficar ainda mais nas mãos de Fitzpatrick, e como em todo jogo entre duas boas defesas (no papel...) vou apostar no time que tem potencial de cometer menos turnovers. No caso, o ataque conservador do Chiefs.


PANTHERS ganha do Saints

Essa talvez seja a pick mais difícil do dia. Mas eu vou com o Panthers. O motivo? Simpesmente por ser o time da casa. Ok, tem mais motivos, mas esse é um dos principais.

Os dois times causaram uma má impressão semana passada, mas de formas diferentes: O Panthers foi fisicamente dominado por um time secretamente bom do Bucs (mais disso em um instante) e o Saints se afundou numa sucessão de erros e péssimos ajustes táticos que foram incapazes de parar o ataque do Redskins. O Panthers joga seu melhor quando consegue impor seu jogo terrestre, enquanto o Saints joga melhor quando... Bem, quando não está sendo comandado pelo técnico interino do técnico interino (sério!). O Panthers vai ter a volta do Jonathan Stewart e enfrenta uma defesa com muitos problemas para parar o jogo terrestre, um time menos físico do que o Bucs foi semana passada... E no que depender de ajustes por parte dos técnicos, o Panthers tem uma grande vantagem. Mas o Saints tem Drew Brees e um ataque mais confiável. Então o desempate fica por conta do time que joga em casa. Meu palpite especial de zebra: Panthers 24, Saints 20.


BENGALS ganha do Browns

Acho que o Bengals é um time mais fraco que foi ano passado... Mas e dai? Contra o Browns (cuja defesa está sem Joe Haden, suspenso) isso não deve ser problema. Mas vai ser um jogo feio pra burro, com muitos turnovers e mais um jogo fraco do inexplicável Brandon Weeden... Mas vale o interesse criado entre o RB Trent Richardson, do Browns, e o MLB Rey Maualuga, do Bengals, que trocaram provocaçōes durante a semana. Se o Browns aprendeu a lição e insistir no jogo terrestre, como deveria, Maualuga e Richardson provavelmente vão ficar frente a frente muitas vezes nessa partida. Num jogo que tem tudo pra ser um dos mais chatos da rodada, pelo menos é um duelo particular pra se acompanhar.


Texans ganha do JAGUARS

Hmm... Acreditam se eu falar que estou com sérias dúvidas aqui? Eu gosto do Texans, acho um bom time dos dois lados da bola... Mas o Houston tem problemas sérios pra jogar fora de casa, especialmente dentro da AFC West, e o Jaguars é um time melhor do que muita gente pensa. Se a defesa terrestre do Jaguars funcionar (e deve funcionar), esse jogo pode ficar muito apertado em Jacksonville... Mas não consigo apostar no Jaguars mesmo assim. Não pra vencer o jogo. Se fosse uma aposta em Vegas (+7 o spread a favor do Jaguars)? Hmm... Outra história. Nessas horas o record do Gary Kubiak fora de casa, mas dentro da divisão, acabaria pesando (4-14), e eu lembraria que o Jaguars provavelmente não vai produzir tantos turnovers como o Dolphins... Vamos em frente antes que eu mude de ideia.


Vikings ganha do COLTS

Hmm eu mudei de ideia umas cinco vezes nesse jogo, porque acho que o Andrew Luck vai ter um bom dia contra o Viks em seu primeiro jogo em casa e não acho o Viks grande coisa. Then again, eu simplesmente não consigo vislumbrar o Colts parando o Adrian Peterson. Eu vi o suficiente de Colts e Bears pra saber que o Colts a) Não tem jogo terrestre e a linha ofensiva em geral fede; e b) que o Colts não sabe dar tackles. Contra Jared Allen e Adrian Peterson, isso deveria significar alguma coisa... certo? E o Viks ganha de presente a baba de começar o ano contra Colts e Jaguars (Em casa) pra começar 2-0, alguém achar que eles podem ser bons... E vocês sabem o resto. Não confio em Christian Ponder...


Raiders ganha do DOLPHINS

Eu simplesmente acho o Dolphins horrível, não consigo evitar. Prefiro Carson Palmer a Ryan Tannehil e Darren McFadden sobre o time inteiro do Dolphins. O Raiders simplesmente tem um time melhor, é fácil assim.

Mas mais importante, esse jogo vai ser uma tortura psicológica do mais alto grau pra quem se dignar a assistir. Escutem seu blogueiro: Fujam desse jogo. Sério.


PATRIOTS ganha do Cardinals

Kevin Kolb contra Tom Brady, fora de casa? Preciso explicar essa pick? De verdade??

Único tópico de interesse nesse jogo: Ver como o ataque do Patriots se comporta contra uma defesa melhor. Um numero surpreendentemente alto de torcedores do Patriots vieram me procurar depois da minha ultima coluna pra falar que estão um pouco preocupados com o ataque terrestre, que está tendo sua dose de desconfiança sobre os recebedores, cuja linha ofensiva é bem fraca... E até algumas questōes sobre o próprio Brady (35 anos tem sido uma idade de declinio para grande parte dos QBs). Por motivos que eu já expliquei (pessima defesa terrestre, falta de pass rush, ataque confuso e sem Kenny Britt, etc) eu acho o Titans um péssimo time pra avaliar se o Patriots mudou ou não em relação ao ano passado. O time jogou bem contra o Titans, correu com a bola, mas o interessante aqui é ver como esse ataque se comporta como uma defesa superior, mais preparada para dar trabalho. Ainda que  o Cardinals ainda seja um péssimo parâmetro pra essa jovem defesa do Pats, é um teste interessante pro ataque da equipe. 


Bucs ganha do GIANTS

Yes, hora de deixar todo mundo confuso. Bucs ganhando do Giants?? Você ta overreacting tanto assim pra semana 1?? O jogo é em New York ainda!!! Minha defesa em três partes:

A) Por motivos que eu já expliquei, eu acho o Bucs um time que vai ter um breakout year essa temporada. O Bucs foi um dos times mais interessantes em 2010 e ficou a uma derrota na prorrogação e em casa pro Lions (Sem Matthew Stafford) de ir pros playoffs no lugar dos eventuais campeōes Packers. Cheio de jovens talentos, era o candidato de muita gente pra estourar em 2011... Só que problemas com um técnico muito ruim fizeram o time se afundar sozinho e perder 10 jogos seguidos. E agora, com um novo técnico e uma nova mentalidade (e um pouco de saúde), o Bucs tem tudo pra retomar de onde parou em 2010... Sabe, que nem o Niners fez depois de um bom 2009, todo mundo achando que ia estourar em 2010, onde esbarrou em Mike Singletary... E daí Jim Harbaugh chegou em 2011 e fez o time ganhar 13 jogos? Tipo isso, em menor escala.

B) O Giants é MUITO inconsistente quando joga em NY. Na verdade, o Giants tem um aproveitamento 50% na temporada regular (desde 2006) quando joga fora de casa em relação a jogar em casa. Se eu vou apostar num upset do Bucs pra cima do Giants, prefiro bem mais apostar com esse jogo sendo em NY do que fora de lá. De alguma forma, isso faz sentido.

C) O Bucs é um matchup chato pro Giants. Eles marcam bem os WRs e tem problemas pra marcar os TEs, por exemplo... O que significa que o Giants teria que se adaptar ao jogo curto sem Mario Manningham nem um TE bom o suficiente pra causar preocupação na defesa. Além disso, o jogo terrestre não é o forte do Giants, e se a defesa do Bucs continuar sendo física como foi contra o Panthers, eles vão ter dificuldades pra correr com a bola com aquela linha ofensiva. E pra terminar, a secundária do Giants ainda ta muito destruída, o que vai facilitar a vida do Josh Freeman.

Some tudo e eu realmente aposto numa vitória do Bucs. E que o Giants vai dar a volta por cima e ganhar 5 jogos seguidos no final da temporada e ir aos playoffs 10-6. Como sempre. 


Ravens ganha do EAGLES

O Eagles quase conseguiu perder semana passada do Browns, mesmo com o Brandon Weeden lançando quatro interceptaçōes... Eu realmente não confio no Eagles, e eu realmente confio no Ravens esse ano. Acho que o ataque ta se ajustando e a defesa, ainda que menos intimidadora sem Terrell Suggs, ainda consegue segurar suas pontas muito bem. E o Eagles só vai a algum lugar quando Michael Vick parar de lançar interceptaçōes e começar a jogar o que ele pode. A defesa não se encaixou como devia (ainda), e o Andy Reid foi muito mal no primeiro jogo da temporada, ao insistir com os passes do Vick ao invés de continuar dando a bola no LeSean McCoy. Contra o Ravens, mais do que nunca é importante evitar o excesso de passes longos e deixar o McCoy correr ou se virar com os passes curtos... Mas isso seria a coisa lógica a se fazer, e portanto não vai acontecer. E mesmo se acontecer, o Ravens consegue viver com isso se o Joe Flacco continuar jogando bem no ataque. So there.


SEAHAWKS ganha do Cowboys

Em toda a NFL, talvez não tenha um time que tenha um home-field advantage tão grande como o Seattle Seahawks jogando no Qwest Field. A torcida é tão fanática e contagia tanto o time que eles parecem outra equipe quando jogam em casa. Some isso a uma boa defesa, um bom jogo terrestre e um QB que foi uma das sensaçōes  da offseason (ainda que calouro, eu gosto do Russell Wilson)... E lembre-se que do outro lado está o time mais bipolar da NFL. Eu acho que vai ser apertado, mas acho que o Cowboys vai acabar entregando e o Hawks vai aproveitar isso pra sair com a vitória. Se tem um lugar pro Cowboys voltar a entregar, vai ser no estádio mais barulhento da NFL.


Redskins ganha do RAMS

Muito dificil tambem. O Redskins ganhou bem do Saints e o Rams deu muito trabalho pro Lions, mas não sei exatamente em que acreditar, porque ainda não estou convencido com nenhum dos dois times. O Rams teve um jogo que me fez acreditar que eles não vão ser o saco de pancadas que muita gente imaginava antes da temporada começar, mas ainda não estou pronto pra acreditar que eles serão bons. E embora eu não confie no Redskins, tem uma boa defesa e Robert Griffin vai enfrentar uma defesa relativamente fraca, com boas chances dele ter outra boa partida. Fico com Reds.


STEELERS ganha do Jets

Eu ainda acho o Steelers um time pior do que muita gente imagina (não horroroso, mas não acima de 8-8 ou 9-7) com as lesōes na defesa e a péssima linha ofensiva. E ainda acho o Jets um time que vai brigar até o final pelos playoffs com uma boa defesa em uma AFC muito fraquinha, por mais que seu QB seja Mark Sanchez. Mas em Pittsburgh, o Jets não vai ganhar do Steelers mesmo sem Troy Polamalu e James Harrison. Btw, outro candidato a jogo feio da semana, cuidado.

Talvez o principal motivo dessa descrença no Jets seja que o Darrelle Revis vai perder o jogo com uma concussão leve. Revis não é só o melhor CB da NFL, ele é o pilar de toda a defesa do Jets. Todo o esquema defensivo de NY revolve em torno do fato de que Revis sozinho consegue tirar um WR do jogo. Sem Revis e sem um substituto decente, a defesa vai ter que se virar com um plano de jogo totalmente novo contra um time cheio de opçōes explosivas. Ainda que o Jets provavelmente vá ter sucesso indo pra blitz, mas vai ser pouco, especialmente porque a defesa do Steelers ainda vai dar trabalho pro Sanchez. E em Pittsburgh, sem chance.


CHARGERS ganha do Titans

Jake Locker é dúvida, a defesa do Titans está muito ruim e o ataque está muito confuso, e Chris Johnson corre menos do que eu ultimamente. A não ser que o Kenny Britt volte em forma e o ataque terrestre volte a funcionar, o Titans vai ser um time bem pior do que eu esperava em 2012 com essa defesa. Enquanto isso, o Chargers sabe que tem que ganhar gordura na disputa pelo título de divisão, se reconstruiu bem do ano passado pra cá e sabe que pode engrenar com mais uma vitória. Jogando em casa, eu acho que vai ser o Chargers que vai vir babando e o Phillip Rivers vai brincar o dia todo com a secundária do Titans. E se eles não conseguirem correr com a bola, ainda pior, porque o Locker vai ter trabalho pra passar contra essa boa secundária.


NINERS ganha do Lions

Deixando de lado o Handshake Bowl, eu acho que esse jogo bem interessante. Mesmo assim, o Lions teve bastante trabalho contra um medíocre Rams mesmo conseguindo correr bem com a bola... E eles não vão ter esse luxo contra o 49ers. O Niners também já deixou claro que está muito tranquilo tirando o jogo terrestre do adversário e obrigá-los a viver do passe como fizeram contra o Packers, e o Packers tem um ataque aéreo muito melhor que o do Lions. Portanto, se o Lions quiser vencer, eles vão ter que parar o jogo terrestre e forçar turnovers... Sabe, contra o time que talvez tenha o melhor ataque terrestre da NFL e ta pra bater o recorde da história da Liga de mais tempo sem cometer turnovers? No chance. 

Btw, perdido no meio de todo o hype do Niners depois da vitória sobre o Packers (Sério, o Niners bateu um recorde, foi de "Ninguem acredita na gente!" pra "Todo mundo acredita na gente!" em três horas... Se nosso técnico não fosse Jim Harbaugh, eu estaria preocupado) está um fato: Alex Smith está jogando muito bem. Nos seus ultimos três jogos, ele jogou melhor que Drew Brees e Aaron Rodgers, e jogou pelo menos de igual pra igual com Eli Manning. Ele não é aquele QB explosivo como esses três, que vai ganhar muitas jardas pelo ar e ganhar jogos sozinho, nem nunca será um QB da elite da NFL... MAs ele é um dos melhores da NFL em tomar (boas) decisōes, pensar rapidamente, trabalhar o play action, e conduzir um ataque com liderança e altruísmo e, principalmente, tomar conta da bola. E contra uma fraca e esburacada secundária de Detroit, e com o jogo terrestre funcionando contra uma defesa terrestre fraca... Sinto muito, mas o Lions não vai parar Alex Smith. Eu estou satisfeito que ele seja o QB do meu time (Sim, eu esperei ansiosamente 7 anos pra escrever essas duas frases. E nunca achei que fosse fazê-lo).


FALCONS ganha do Broncos

Falcons não tem o pass rush nem a secundária pra causar problemas pro Peyton Manning, que provavelmente vai ter um bom jogo com tempo e liberdade pra fazer o que ele sempre fez. Mas ai está, agora ele está enfrentando um ataque mais explosivo ainda. Manning pode controlar o relógio, mas o ataque do Broncos não tem o potencial explosivo do ataque do Falcons, e ambas as defesas são semelhantes (especialmente se a linha ofensiva do Falcons conseguir controlar o pass rush). Ou seja, acho que esse jogo vai ser decidido no volume de ataque e quem consegue controlar melhor o relógio. E o Falcons tem o melhor ataque terrestre e os melhores WRs. 

Então é, não é exatamente um grande teste pro Manning contra uma grande defesa (especialmente com Brent Grimes fora pra temporada). Pra mim o grande teste de Manning será contra uma defesa física que vá pro rush e atinja ele repetidamente. Mas é um jogo interessante porque, pelo menos no papel (e a não ser que a dupla Elvis Dumervil - Von Miller desequilibre o jogo derrubando Matt Ryan), o Falcons tem uma pequena vantagem no ataque pelo conjunto, e se o Broncos quiser vencer, Manning vai ter que superar Ryan e tirar essa diferença. Claro que não é tão simples e racional assim, mas vocês entenderam: Esse é um jogo interessante pra ver até onde Manning pode levar o Broncos, nem que seja apenas um primeiro teste de vários. Can't miss!


Semana 2: 0-1

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Comentarios e bold predictions na NFL

Foi só por uma tarde, mas Alex Smith foi
o melhor QB do Draft de 2005 em campo


Ainda naquele ritmo meio confuso de volta de feriado, vamos aproveitar o fim da primeira rodada da NFL 2012 pra fazer alguns comentários rápidos sobre o que vimos e, claro, pra dar alguns palpites pro restante da temporada (e pro jogo de quinta feira da proxima rodada, Packs e Bears).

Pra começar, já aviso que não vou dar nenhum palpite sobre o meu 49ers, que ganhou com propriedade do Packers fora de casa. Eu sei que meu time acabou de ganhar do time que muitos consideravam o melhor da NFL, sei que Alex Smith acabou de jogar melhor que Aaron Rodgers em um jogo importante fora de casa, sei que talvez seja o time mais completo da NFL... Mas talvez pra ser imparcial, talvez pra não zicar (ok, definitivamente pra não zicar), não vou insistir muito nesse assunto. Btw, já falei que eles tem a melhor defesa da NFL que engoliu até mesmo o MVP da Liga?

Mas se vou evitar um pouco - propositalmente - o Niners, não posso deixar de falar sobre o Green Bay Packers. Não porque eles perderam seu segundo jogo consecutivo em casa, claro. Se existe uma regra sobre a primeira rodada da NFL, é a seguinte: Nunca overreact em relação a ela. Vamos falar mais disso mais pra frente, mas nunca vale a pena se preocupar - ou se animar - demais em relação a só uma rodada. E isso vale pro Packers. Sim, apanhar em casa de forma sonora dói, as falhas que o Packers mostrou no passado ainda estão aí, e o time ainda depende demais do ataque aéreo. Mas o Packers ainda tem Rodgers, ainda tem bons playmakers, e continua sendo um candidato ao título. A derrota não mudou isso, e não foi isso que me incomodou. O que me incomodou foi a atitude do time.

Voltemos alguns meses pros playoffs da temporada passada. O Giants deu uma surra no Packers em pleno Lambeau Field, ganhou de forma definitiva, controlou o jogo todo e eventualmente ganhou o título... E tudo que o Packers tinha a falar era "Eles não nos venceram, nós perdemos para nós mesmos". E agora, na abertura da temporada 2012, depois de mais um jogo onde o adversário foi claramente o melhor time e dominou o jogo de ponta a ponta, o Packers repete a mesma história, com os comentários infelizes do Jarrett Bush: O 49ers não nos venceu, nós perdemos para nós mesmos. Não tem nada errado em ter confiança, mas começo a me perguntar se essa atitude do Packers não está atrapalhando a equipe. Talvez o Packers esteja tão confiante que eles são os melhores e poderiam vencer Giants e 49ers qualquer dia da semana e simplesmente "perderam para si mesmos", que eles não estejam olhando para as limitaçōes da sua equipe. O Giants explorou algumas falhas do Packers em Janeiro, e o Niners explorou praticamente as mesmas falhas domingo, e o Packers nunca soube como responder a isso. Talvez porque eles estavam preocupados demais se achando bons demais pra encarar a verdade: Giants e Niners foram melhores do que eles. E ainda que eu ache que Green Bay vá dar a volta por cima e tranquilamente ir aos playoffs, e que é um time muito perigoso, esse excesso de fanfarronice do time pode realmente acabar prejudicando a equipe mais pra frente.

Mas voltando um pouco pro quesito de "Nunca exagere na reação a um jogo de primeira rodada", meu candidato dessa semana pra isso é o Falcons. Sim, o Falcons é um bom time com um QB muito bom (Matt Ryan) e é um candidato pro título agora que está mais experiente depois de mais uma derrota nos playoffs. Mas olhando a primeira partida da equipe - 40 a 24 contra um bom time de Kansas City, em Kansas - faz o Falcons parecer um grande favorito... Até que lembramos que KAnsas estava sem seus dois melhores defensores (Tamba Hali e Brandon Flowers) e até por isso foi forçado a jogar um estilo que não é agradável pra eles (muito ataque aéreo pra alcançar no placar). O Falcons ainda é um bom time, ainda acho que Ryan vai ter um ótimo ano, mas não pensem que essa vitória diz tudo que parece. Aproveitando, fiquem com esse pequeno palpite:

O Falcons vai ganhar a NFC South com tranqüilidade

Porque agora chegamos a outro time da NFC South, o Saints. Desde o começo, eu achei que o Saints ia encaixar em uma dessas duas categorias: Ou uma temporada emputecida, com o time babando sangue pra jogar na cara do Roger Goodell que eles iam ganhar com ou sem suspensōes... Ou uma temporada confusa, com muitas dificuldades sem Sean Payton na lateral de campo e tendo que contar com muito talento em campo (algo que eles não tem mais tanto assim, pelo menos em variedade) pra superar a falta de tática e comando. E eu apostava na segunda, especialmente na defesa... E nós vimos o que Robert Griffin (alias, excelente estréia do garoto, tem futuro!) fez com eles na estreia. Yeah, eu sei, nunca tome a primeira rodada como algo definitivo, mas o fato de que o Saints se portou EXATAMENTE como eu esperava me fez ter confiança de que eu estava no caminho certo. Agora me permitam elaborar:


O Falcons vai ganhar a NFC South com tranqüilidade e o Saints fica de fora dos playoffs

Pra alegria de Goodell.

Outros dois times que merecem um troféu de consolação no quesito "Nao exagere após um jogo!", New York Jets e Dallas Cowboys, também começaram bem a temporada. O primeiro é particularmente complicado: Depois de uma pré-temporada pavorosa em termos ofensivos, e com a controvérsia Tim Tebow vs Mark Sanchez a todo vapor, o Jets mandou ver 48 pontos (!!!) pra cima de uma defesa que (no papel) deveria ser uma das melhores da Liga. Mas hmm.. Yeah... Não achem que isso vai se repetir pra sempre. Não vi o jogo e não sei explicar essa aberração de ambos os lados, mas dificilmente isso vai se sustentar. Sanchez teve um bom jogo, com ajuda do calouro Stephen Hill, mas naão acho que isso vá se repetir, em parte porque Sanchez nunca consegue ter uma boa sequência de jogos, em parte porque o ataque do Bills (em especial, Ryan Fitzpatrick, que foi dominado pela defesa do Jets ano passado) ajudou em muito o Jets, e em parte porque as várias fraquezas do ataque de NY não apareceu nesse jogo, mas dificilmente vai continuar assim por muito tempo. E embora eu ainda ache que o Jets não vai aos playoffs, acho que eles não vão sumir quietos, a defesa ainda é muito boa. Mas eles ainda precisam provar muito mais do que isso... Embora esse jogo TENHA me deixado preocupado com o Bills.

O Cowboys é mais difícil... Porque eles tem muito talento, começam a temporada jogando bem, fazem todo mundo pensar que eles finalmente encaixaram tudo e vão fazer a temporada que prometem há anos... Só que no final eles acabam entregando tudo de forma humilhante e ridícula. Tem sido assim há anos, e por mais que eu adoraria colocar aqui "Cowboys irá aos playoffs!"... Eu não consigo, tem bagagem demais. Vamos esperar mais duas semanas pra ver se esse time realmente se encaixou, e se Kevin Ogletree realmente aprendeu a segurar passes, se o Dez Bryant vai mesmo se manter na linha... E se Tony Romo consegue emendar tres bons jogos seguidos. Ai podemos falar do Cowboys pra valer.

(Btw, aproveitando: Ninguém aqui é louco de descartar o Giants depois desse jogo, espero. Perder alguns jogos, ter uma boa sequência no meio da temporada, depois perder um ou outro jogo fácil em casa, terminar a temporada no limite e classificar pros playoffs na última rodada no sufoco... E ligar a quinta marcha nos playoffs. O Giants já fez tanto isso que é tão previsivel como... Bem, o que eu falei do Cowboys no parágrafo anterior. Estou me segurando aqui pra não fazer um palpite do tipo "dois times da NFC East nos playoffs"... Vamos em frente antes que eu mude de ideia).

Por falar em NFC East, e pra compensar esse palpite que eu mudei de ideia 3000 vezes antes de terminar o post, citado acima (especialmente porque não confio no Redskins e nem no Dallas), vamos com outro aqui:

Robert Griffin e Andrew Luck disputarão entre eles, e mais ninguém, o prêmio de calouro ofensivo do ano

Hmm, essa foi difícil hein? Ok, ok, vamos com outra mais ousada...


Greg Schianno será técnico do ano e o Bucs terminará o ano 8-8 ou melhor

Hell yeah, sinta a ousadia! Todo mundo viu ano passado o "efeito Harbaugh", o efeito que acontece quando você troca um técnico muito fraco por um bom técnico, e que levou o Niners a 13 vitórias e terminar a dois fumbles de ir para o Super Bowl (Espera um minuto, preciso bater a cabeça na parede com força......... Ok, vamos em frente). Bom, esse ano o Tampa Bay Bucaneers é o meu candidato ao Harbaugh Effect. Eles tem bastante talento dos dois lados da bola, trouxeram vários bons Free Agents e tem um time muito jovem, mas ano passado esbarraram em falta de vontade e de um técnico que trouxesse o melhor dos jogadores à tona com um futebol americano mais forte e brigado (e que acabou com os jogadores forçando a saída do técnico. Não posso culpá-los). Depois de uma temporada 2010 muito boa e promissora, todo mundo - eu, eu! - achava que o Bucs ia estourar e ir aos playoffs em 2011, mas todo mundo lembra como acabou (10 derrotas seguidas). Agora, com um novo técnico, um time melhor e uma nova atitude, será que o Bucs estoura com um ano de atraso? Não durma nesse time... 

Aproveitando, vamos falar de três times que causaram uma ótima impressão nessa primeira rodada e em nenhum momento me pareceram fora da sua curva: Baltimore Ravens, Houston Texans e Chicago Bears. Bears e Ravens tem uma semelhança interessante: Times que viveram nas costas da sua defesa nos últimos anos, mas que estão vendo cada vez mais claramente que essa defesa está envelhecendo e se tornando menos e menos capaz de levar o time sozinho nas costas. E por esse motivo, ambos os times estão buscando compensar isso com ataques mais explosivos e placares altos. E tem dado certo: Joe Flacco é (junto com Matt Ryan) meu candidato a "Breakout Season" entre QBs desse ano, e Jay Cutler estava jogando em altíssimo nível ano passado antes de quebrar o dedo e cair fora dos playoffs, e está com um corpo de recebedores bem melhor agora. Com defesas velhas e machucadas, mas ainda sólidas, se os ataques desses times realmente confirmarem seu novo status, são dois times muito perigosos. O mesmo para o Texans, que quase ganhou do Ravens em Baltimore nos playoffs do ano passado com TJ Yates (!!) de Quarterback, e agora tem Matt Schaub de volta e com novo contrato. Três times com boas defesas e com ataques que prometem ser explosivos o suficiente. Tenham medo.

Bears, Texans e Ravens irão aos playoffs e pelo menos um deles irá a uma final de conferência (e será o Ravens)

Ops, escapou.

(Btw, os Patriots não me convenceram nessa primeira rodada apesar da boa atuação. A defesa foi melhor, o jogo terrestre funcionou... Mas foi contra um time medíocre do Titans, que teve a pior defesa terrestre da NFL em 2011 e cujo ataque, pra piorar, estava sem seu melhor WR. Ainda acho o Pats um grande time e gostei da intensidade da defesa, mas foi mais um time que pareceu melhor do que devia graças às circunstâncias favoráveis)

Alias, foi muito bom ver Peyton Manning de volta em um uniforme da NFL. Ele jogou bem, seu time jogou bem, e seu Denver Broncos conseguiu uma boa vitória sobre o Pittsburgh Steelers. Não vou palpitar sobre o Manning muito, acho que ele vai ter um bom ano e perder os playoffs mesmo assim (mas não por muito), mas deixa eu contar um segredinho: Esse time do Steelers está muito mais acabado do que parece. A defesa está um ano mais velha e com muitos jogadores com problemas de saúde, a linha ofensiva é patética, o jogo terrestre não existe... Quer dizer, a defesa ainda vai se aguentar um pouco e Big Ben é Big Ben, mas não consigo ver esse time ganhando mais que 8 jogos e indo aos playoffs. E com isso, o Broncos acaba caindo em mais um caso comum da primeira rodada: Aquele time que ganha de um adversário que foi bom, mas decaiu muito da temporada passada... Só que como é a primeira rodada, ninguém sabe ainda disso e a vitória parece mais impressionante do que realmente foi. So there.

Agora, pra terminar, falar um pouco dos times que fazem parte do pelotão de baixo: Browns, Dolphins e Rams, três times que eu tinha como candidatos à primeira escolha do Draft. Pra ajudar, dois deles (Browns e Phins) ainda tiveram a genial ideia de colocar dois calouros pra serem seus QBs titulares, o que deu um fracasso redundante: Brandon Weeden lançou 4 ints, e Ryan Tannehil foi humilhado pela defesa do Texans o dia todo. E o Rams, apesar de não ter feito feio contra o Lions (que contou com a ajuda dos juizes reservas num lance patético com o relógio que praticamente lhes deu um novo timeout), ainda tem muito mais problemas do que soluçōes. Quem escapou desse fundo de poço, no final, foi o Arizona Cardinals, que conseguiu boa vitória sobre o Seahawks e viu mais um bom jogo da sua defesa, com Kevin Kolb conduzindo a campanha (ok, o passe) da vitória. Btw, sabia que o Cardinals está 8-2 nos seus últimos 10 jogos? Just sayin'...

(Jaguars e Viks são um pouco melhores que esses três. Um pouco. Aproveitando...)

Browns e Dolphins brigam pela primeira escolha do Draft

Pronto. Assim eu já tiro isso da minha cabeça. O quão bizarro seria se a first pick (Matt Barkley, talvez?) ficasse entre dois times que acabaram de gastar uma 1st round pick com um QB?

Pra terminar, três previsōes para a temporada:

Pelo menos cinco times que foram aos playoffs ano passado ficarão de fora dos playoffs desse ano

Ops, fácil demais, isso acontece todo santo ano. Ok, vamos dificuldar as coisas...

Pelo menos cinco times que foram aos playoffs ano passado ficarão de fora dos playoffs desse ano: Saints, Lions, Bengals, Broncos e Steelers

Ou pelo menos esses são meus palpites pros cinco times que ficarão de fora. Faz uns oito anos que pelo menos cinco ficam de fora dos playoffs seguintes, então não vejo porque as coisas deveriam mudar agora. Saints e Steelers eu já falei, Broncos ainda tem defeitos óbvios que foram camuflados contra um time mediano do Steelers (Broncos 2011 era um time melhor que o Broncos de 2012. E não por causa de Tebow), e Detroit Lions e Cincinatti Bengals tem times talentosos que devem sofrer uma regressão em relação ao ano passado (a defesa do Bengals, em especial a secundária, está bem mais frágil, e o Lions deu uma boa dose de sorte ano passado E deve ter um problema maior esse ano com o Bears saudável). Confesso que não sou um grande fã do Lions, muitos problemas internos que devem ser corrigidos com o tempo, mas não rápido o suficiente pra competir em uma forte NFC.

Pelo menos um QB vai bater a marca de 5000 jardas esse ano

Ano passado tivemos três (Tom Brady, Drew Brees e Matthew Stafford). Antes disso, só dois jogadores na HISTÓRIA DA FUCKING NFL tinham conseguido passar das 5000 jardas: Dan Marino, em 1984, e Brees em 2008 (o jogador que mais chegou perto tirando eles? Eli Manning com 4933... Adivinhem... Ano passado. So there!). Então aceitem quando eu digo que desde 2004 a Liga tem mudado em muito suas regras relativas ao jogo aéreo, cada vez mais, para aumentar a quantidade de ataque e de pontos nas partidas de forma a torná-lo mais ofensivo, explosivo e mais divertido para os fãs. Essa inflação absurda nas estatísticas dessa década acabaram gerando comparaçōes ridículas entre os QBs dessa geração e os de geraçōes passadas, e me da vontade de vomitar cada vez que eu vejo alguém falando que Marino em 84 não teve a temporada regular mais absurda da história da NFL da posição, ou que Manning é o melhor QB de todos os tempos. Mas estou fugindo do ponto: A NFL é uma Liga voltada para o passe, e isso tem aumentado cada vez mais ao longo dos anos, ao ponto de que hoje chegar a 5000 jardas está virando uma coisa até comum. E isso só vai aumentar. Por isso, acho difícil evitar outra temporada de 5000 jardas esse ano. Mas não me arrisco a arriscar de quem.

Pra terminar, meu palpite sobre o Super Bowl...

No Super Bowl, vitória dos...

...

...

De jeito nenhum eu vou zicar isso falando o que eu realmente penso. Fiquem com meu palpite para o jogo de quinta feira, time da casa em caixa alta:


Bears ganham do PACKERS

Não, galera, não estou louco nem overreacting depois da primeira rodada e uma derrota em casa do Packers. Ainda acho o Packers um time um pouco melhor que o Bears, e sei que eles jogam em casa. Mas minha pick está sendo feita por um simples motivo. O jogo é na quinta feira, portanto menos tempo pra descansar e se recuperarem depois da rodada de domingo. Dado isso, quem vocês acham que está mais preparado para o jogo de quinta a noite: O time que enfrentou um jogo relativamente fácil e fisicamente mole contra um time muito fraco do Colts, que não consegue dar tackles, ou o time que foi jogado pra lá e pra cá (e esfregado no chão) como uma boneca de pano pelo time mais físico da NFL? Eu estou indo no time que ganhou do Colts e provavelmente vai ter os jogadores mais descansados e inteiros fisicamente na quinta a noite. E se Aaron Rodgers voltar pra me assombrar, que seja!

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Feriado

Em virtude do Feriado (semana da pátria), estou curtindo uma merecida praia essa semana, por isso a falta de posts. Semana que vem voltamos à normalidade.

Bom feriado a todos.