Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Especial NFL - Os Jogadores de Defesa

Essa é a quarta parte do nosso Especial NFL. Eu já expliquei o que exatamente é esse especial, um especial que vai explicar um pouco mais da NFL e do futebol americano para quem não conhece ou conhece pouco. Já pedi também ajuda para divulgação, pedi a todos que soubessem de alguém interessado para que espalhassem sobre o Especial. Nós começamos o Especial falando sobre a história do futebol americano e depois comentamos mais sobre o esporte e a Liga nos dias de hoje, junto com a estrutura financeira e administrativa da NFL. Depois, começamos a explicar melhor o que acontece dentro de campo quando falamos da função de cada uma das posições de ataque. Agora vamos continuar falando de posições, mas vamos falar sobre posições de defesa.

Nos próximos dias vamos continuar desenvolvendo o Especial explicando o funcionamento do jogo em si, e mais formas de acompanhar o esporte em diversas mídias, mas estamos abertos a sugestões e palpites, que vocês podem enviar para nosso email tmwarning@hotmail.com ou no nosso twitter, www.twitter.com/tmwarning. A ideia aqui é justamente apresentar e ensinar um pouco do esporte a quem não conhece, então podem mandar emails para perguntar o que tiverem interesse em saber. Espero que depois do nosso Especial as pessoas que antes não tinham muito contato com esse esporte tenham maior interesse em ir atrás e acompanhar a temporada, e por isso peço novamente ajuda para divulgar nosso projeto para o maior número de pessoas possível. Muito obrigado e espero que gostem.

Aproveitando para pedir desculpas pela demora para soltar esse post, mas infelizmente o tempo foi muito curto nos últimos dias e só agora ele pode sair com a qualidade que a gente queria.



 
Antes de começar a falar de fato sobre as posições defensivas, queria esclarecer algumas coisas. Primeiro, recomendo a todos que leiam antes o nosso post sobre as posições de ataque, porque as posições de defesa se baseiam nelas e eu vou tar o tempo todo comentando as posições de defesa de acordo com o que eu disse sobre o ataque.

Segundo, quando eu comentei sobre as posições de ataque, eu disse que numa jogada todo o ataque é combinado antes - o tipo de jogada, a formação, a movimentação dos jogadores e tudo mais. Tudo é combinado, cronometrado e executado até que algo obrigue algum tipo de improvisação ou mudança de planos. Na defesa, você também vai combinar a formação antes: O tipo de blitz (Quando algum jogador abandona sua posição original na defesa para ir atrás do QB adversário), o tipo de cobertura, quem vai enfrentar quem no mano a mano, etc. No entanto, a defesa está posicionada pra reagir a uma jogada que ela não sabe qual vai ser! Ela pode ter uma ideia pela formação usada, pelo momento do jogo, estudando os padrões do adversário e tudo mais, mas ela smepre vai ter que estar montada e preparada para enfrentar qualquer tipo de jogada. O jogo de defesa da NFL - ao contrário do ataque - se baseia muito mais em reação do que outra coisa. Não a toa existe uma velha brincadeira do futebol americano, que dizem que para se jogar no ataque o importante é ser preciso, capaz de executar uma estratégia e uma movimentação ao pé da letra, enquanto na defesa o importante são seus instintos pra reagir ao que você vai encontrar pela frente.

E assim como quando comentamos sobre o ataque, nós também vamos ter vários tipos diferentes de formação: Nickel, Dime, etc, que eu vou comentar mais pro final. No entanto, existem duas estratégias básicas para a montagem de defesas, ao contrário da NFL que podemos tomar a I como ponto de partida para todas as outras. Na defesa, as formações vão variar a partir dos esquemas 3-4 e 4-3, e em cada uma delas algumas posições terão um papel diferente. Por isso vamos explicar o papel dos defensores em cada uma das defesas. A gente sabe que é confuso, mas hoje em dia mais ou menos metade da Liga usa uma defeas 3-4 e a outra metade uma 4-3, então é importante explicar as duas. Rapidamente:

Diagrama 1: Defesa 4-3

A defesa 4-3 tem esse nome por causa da sua linha de frente, que possui quatro jogadores na linha defensiva (calma, vamos explicar daqui a pouco) e três Linebackers logo atrás. A defesa 4-3 é a defesa mais tradicional da NFL, mais equilibrada, e que em geral é uma defesa mais "conservadora".

Diagrama 2: Defesa 3-4

A defesa 3-4, por sua vez, tem três jogadores na linha defensiva e quatro Linebackers, logo 3-4. Ela é uma formação que tem ganho espaço mais recentemente, e é uma defesa mais agressiva em relação a atacar o Quarterback. Sua formação mais versátil permite esquemas mais variados de blitz, mas mesmo na sua formação "padrão' ela já é mais agressiva, mas vamos explicar mais abaixo. Quando formos explicar algumas posições, vamos indicar especificamente qual a função em cada defesa. Nas outras, a função é a mesma independentemente da formação. Mas tenham sempre em mente que cada uma tem suas diferenças (para enxergar melhor o posicionamento defensivo, talvez fosse melhor comparar com as imagens do post anterior).

Linha defensiva
A linha defensiva é a primeira parede da defesa, composta pelos Defensive Tackles (DT) e pelos Defensive Ends (DE). Ela vai ficar, naturalmente, de frente para a linha ofensiva do time adversário. A função dela é dupla: Primeiro, evitar o jogo terrestre. No caso de uma jogada corrida do ataque, os jogadores da linha ofensiva terão como função abrir caminho para que o RB passe. Portanto, a função da linha defensiva nesse caso é justamente impedir que a linha ofensiva consiga abrir muito espaço, seja fechando diretamente no corredor e derrubando ele logo no começo ou então mantendo os bloqueadores ocupados para que os outros jogadores da defesa tenham caminho livre para derrubar o jogador. No caso de jogada aérea, os jogadores da linha ofensiva tem que simplesmente chegar no QB adversário e derrubá-lo antes que ele lance a bola, o chamado Sack. Mas vamos esclarecer melhor falando de cada posição:

Defensive Tackle (DT)/Nose Tackle (NT): Pra esclarecer a mudança de nome, Nose Tackle é o nome que se dá ao Defensive Tackle em uma formação 3-4. Os jogadores dessa posição costumam ser os mais pesados e mais fortes de toda a Liga, já que dependem muito da sua capacidade de derrubar os adversários e manter posição. Na defesa 4-3, que conta com dois DTs, a função é mais ou menos a que eu expliquei acima. Evitar a abertura de espaços para o jogo corrido, dar tackles se possível e tentar chegar ao QB o mais rapidamente possível para que ele não tenha tempo de pensar e achar um alvo. Claro que depende muito do estilo e da habilidade do jogador, tem jogadores que são especialistas em ficar segurando os bloqueadores e evitando que eles abram espaços e tem alguns (geralmente os melhores DTs) que tem força e velocidade suficiente para romper o bloqueio da linha ofensiva e chegar ao QB com mais velocidade (Veja um bom exemplo nesse sack do genial Ndamukong Suh).

Na defesa 3-4, o então Nose Tackle tem uma função muito mais simples e única: Ocupar dois jogadores da linha ofensiva. Sim, parece idiota, mas é uma função extremamente importante: ele tem que ser um jogador grande e forte o suficiente pra exigir que a linha ofensiva dobre a marcação nele, o que libera seus companheiros de time. Como na defesa 3-4 padrão você tem cinco jogadores indo pra cima do QB (Três da linha defensiva e dois OLBs, que já explicaremos), ter um jogador que ocupa dois marcadores faz com que a defesa tenha um jogador sem marcação para atacar o QB. De qualquer forma, ele manter dois bloqueadores ocupados já favorece em muito uma defesa agressiva como a 3-4.

Defensive End (DE): O Defensive End tem uma função igual na defesa 3-4 e na 4-3, que é de partir pra cima do Quarterback. Eu comentei quando falei sobre a linha ofensiva que a maior parte das pressões vem pela lateral da linha, e isso porque quem geralmente é mais rápido e ágil da linha defensiva (além da força física necessária para enfrentar um lineman) e portanto tem mais perigo de correr até o QB é o Defensive End. A diferença entre o Defensive End na 3-4 e na 4-3 é que na 4-3 ele é a principal fonte de pressão no Quarterback, enquanto que na defesa 3-4 esse papel será dos OLBs (ainda que o DE também tenha um papel fundamental nisso). Naturalmente eles terão como tarefa darem tackles nos jogadores que estiverem eventualmente correndo com a bola, mas a função primária deles é dar a volta e atacar o QB. Um bom exemplo de DE que ataca o QB é o Julius Peppers.


Linebackers
O corpo de Linebackers é a principal defesa contra o jogo terrestre do adversário e costumam ficar logo atrás da linha defensiva. Ainda que a linha defensiva tenha como papel evitar que os bloqueadores do ataque abram espaço, geralmente isso se limita a tirar os bloqueadores do caminho. Nesse caso, aqueles que estão logo atrás - os Linebackers - serão os encarregados de derrubar os corredores. No entanto, eles tem um papel bem mais versátil: Muitas vezes são encarregados de proteger a região atrás da linha ofensiva contra o jogo aéreo (especialmente contra Tight Ends, que não são tão rápidos e geralmente usam rotas mais curtas) e também muitas vezes são envolvidos em blitzes (No esquema 3-4, o OLB tem como função padrão ir atrás do QB). Ainda que sua função principal seja dar tackles e usar da sua força, essa é uma das posições mais versáteis da defesa já que podem assumir muitas funções.


Middle Linebacker (MLB), Inside Linebacker (ILB): Dois nomes para a mesma coisa, novamente vai depender apenas da formação em que eles se encontram, sendo MLB na 4-3 e ILB na 3-4. A função desse jogador vai mudar muito pouco com a mudança de formação, eles são os responsáveis de uma forma geral pelos tackles que vão ocorrer em jogadas curtas (Em especial corridas, mas também passes curtos) e cobertura do miolo da defesa (A área logo atrás da linha de scrimmage, numa distância de no máximo 10 jardas dela) de uma forma geral. A diferença é que na formação 4-3, como só temos um MLB, ele acaba acumulando funções e agindo mais pela área central, enquanto na defesa 3-4 temos dois que costumam se deslocar um pouco mais lateralmente para cobrir áreas maiores. Veja aqui um ótimo exemplo de um Linebacker que identifica a jogada e se antecipa ao corredor para derrubá-lo.

Outside Linebacker (OLB): Esse jogador é, provavelmente, o que mais vai mudar suas funções nas defesas 3-4 e 4-3. Apesar de ser umas das primeiras opções de blitz nas defesas 4-3, a função padrão do OLB é proteger a área atrás da linha de scrimmage, só que nas laterais ao invés do meio. Ele vai ter também que dar muitos tackles e vai cobrir os passes curtos, de certa forma ele funciona como um MLB que joga mais pelos lados do que pelo meio, mas com a função basicamente igual. O que vai mudar vai ser na defesa 3-4, quando você costuma deixar os ILBs tomando conta do território, os OLBs vão ter como função padrão atacar o QB adversário pela lateral da linha defensiva, muitas vezes saindo até de bem perto da sua lateral. Eles são a principal causa de pressão no QB nas defesas 3-4 (Ao contrário das defesas 4-3, que é o Defensive End) e geralmente estão menos encarregados de dar tackles. Veja nesse exemplo como a defesa do Steelers coloca seus dois OLBs praticamente na linha defensiva, e um deles acaba por dar o sack.


Cornerbacks (CB)
Os Cornerbacks tem uma função simples em qualquer defesa, seja 3-4 ou 4-3: Defender contra os passes, marcando os alvos, ou seja, os Wide Receivers (Em alguns casos também Tight Ends, mas geralmente eles serão marcados por Linebackes mesmo. Estão acompanhando?). Se vocês compararem os Diagramas 1 e 2 com as formações ofensivas do último post, vão ver que o Cornerback começa a jogada em frente ao Wide Receiver adversário. O Cornerback pode ter como função na jogada defender o Receiver tanto através de uma marcação individual (Quando o Corner simplesmente gruda no WR e fica seguindo ele pra evitar que ele consiga receber o passe) ou através de uma marcação por zona (quando o jogador fica encarregado de defender os passes em um certo território do campo), mas ele vai ter que defender passes e, se possível, interceptar um passe. Como precisam reagir aos movimentos do adversário e correr muito atrás dos jogadores, geralmente os cornerbacks são jogadores baixos, rápidos e ágeis. Naturalmente eles vão assumir funções diferentes dependendo da jogada, as vezes vemos CBs até indo pra blitz, mas a função primária deles é defender os Wide Receivers do adversário.

Pra dar um exemplo, vejam o Darrelle Revis, famoso por marcar individualmente grandes jogadores e tirá-los totalmente do jogo por não ceder espaços para um passe passar, marcando o Chad Ochocinco. Reparem como ele sempre está colado no Ochocinco, não dando nenhum espaço para ele jogar.


Strong Safety (SS), Free Safety (FS)
Como o nome indica, o Safety é o segurança do time. Ele é a última linha de defesa, e ele vai ser responsável por parar muitas jogadas antes que elas virem touchdowns. Essa é na verdade a própria função do Safety em um time. Seja jogo terrestre ou jogo aéreo, ele vai ter que guardar a área atrás do resto da defesa. Se um jogador passar pelo Safety, isso provavelmente vai ser fatal para a defesa, porque não vai ter ninguém para segurá-lo. Ele tem que ser um jogador versátil capaz de dar tackles, mas também tem que ser rápido para cobrir Wide Receivers e conseguir interceptações (Como o Safety joga a uma distância maior da linha, ele costuma jogar em velocidade, o que lhe favorece para conseguir ir em direção à bola).

A distinção entre Strong e Free Safety é quase supérflua, porque isso não é de forma alguma definitivo e os jogadores costumam jogar nas duas, mas eu acho interessante porque ilustra bem as funções que um Safety tem na partida. O Strong Safety (Que tem esse nome porque joga do lado "Strong", ou seja, o lado que tem o Tight End) geralmente é um pouco maior e mais forte, e costuma jogar mais próximo da linha defensiva para ter a opção de chegar até ela em velocidade para parar um eventual corredor, como o Bob Sanders sabe fazer tão bem.

Já o Free Safety (que tem esse nome porque, se você designar marcações individuais para a defesa, o Free Safety ficaria com o Quarterback, mas como o QB raramente sai do pocket o FS ficaria "Free", livre) costuma ser mais leve e mais rápido, jogando mais atrás e dando maior ênfase ao jogo aéreo, usando sua velocidade para atacar linhas de passe e conseguir coisas lindas como essa. Na verdade o Safety tem que fazer essas duas coisas, tanto atacar o corredor perto da linha como usar sua velocidade para voar pela secundária cortando passes, essa diferenciação é muito superficial, mas fica bom pra ilustrar os muitos deveres de um Safety. Basicamente ele tem que proteger tudo que ameaçe passar pela defesa.



De certa forma, a defesa é muito mais complicada que o ataque. O ataque é algo definido e executado de acordo com o plano. A defesa tem um plano que pode dar certo e se adaptar muito bem ao que o ataque ofereceu mas também pode ir por água abaixo forçando todo mundo a improvisar pra se adaptar, além de complicar nossas vidas com as defesas 3-4 e 4-3. Espero que vocês tenham conseguido entender a diferença, e recomendo que voltem aos Diagramas 1 e 2 e vejam se conseguem enxergar o que eu citei sobre as duas. Na defesa 4-3, o padrão (Claro que vão incluir duzentas blizes, tou falando da formação padrão só) é usar os quatro jogadores da linha pra pressionar o adversário, uma defesa mais conservadora. A defesa 3-4 usa cinco jogadores (três da linha e os dois OLBs) para ir atrás do adversário, o que aumenta o seu poder e chance de sucesso mas também tira um defensor da área de cobertura, o que é mais arriscado. Qual é a base de uma defesa vai depender muito dos jogadores disponíveis e suas características.

Antes de acabarmos (Eu sei que disse que ia falar do Special Teams hoje, mas achei melhor deixar pra próxima) vou falar mais de algumas formações defensivas.

Nickelback

Como vocês podem ver, na defesa Nickelback você tira um jogador da parte da frente (Geralmente é um Middle Linebacker, mas podem ser outros, em especial um DT) para colocar mais um jogador na secundária, o Nickel Back, que pode ser um Safety (como mostra na imagem) ou, mais comum, outro cornerback. É uma defesa que tem como principal função proteger como passe, e portando adiciona mais um jogador da secundária para defender um eventual Wide Receiver extra.

Dime

A defesa Dime é uma defesa mais extrema contra o passe, na qual você troca dois jogadores da linha de frente (geralmente os dois OLBs, mas também pode ser o MLB e um DT) para colocar dois Nickel Backs para defender contra o jogo aéreo.

Goal Line Formation

Pra terminar, a defesa extrema contra a corrida, quando você está pertissimo da linha da end zone e quer impedir a todo custo uma corrida pelo meio. Você nesse caso coloca todos os pesadões na linha de frente pra evitar que atravessem pela força, e mantém alguns jogadores de segurança mais atrás caso o ataque tente uma corrida pelo lado ou até um passe. Mas essa função é desenhada principalmente para evitar uma corrida forçada pelo meio para ganhar uma ou duas jardas.


É isso galera, espero que tenha ficado claro. Acho que não ficou porque defesas são muito mais complicadas, mas espero ter contribuido para esclarecer nem que seja um pouco e acho que o resto você acaba adquirindo assistindo às partidas. Vamos voltar no final de semana explicando como funciona o jogo em si e também com vários lugares pra vocês acompanharem as partidas e se integrarem nesse monte de coisa.

Grande abraço e até sábado!

4 comentários:

  1. Eu juro que achei que na defesa nickelback o Chad Kroeger jogava como safety. Só me esclarece uma coisa: no blog do 49ers na SBNation, tinha uma enquete durante o lockout que perguntava o que a liga tinha de pior. Entre as opções tinha a prevent defense, um diagrama bastante parecido com o Dime. Hum, dime é prevent defense?

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha eu tava esperando essa piadinha desde o começo. Eu quase fiz quando fui escrever, mas achei melhor deixar pros comentários mesmo hehe

    A Prevent Defense é uma forma mais extrema da Dime. Na Dime você tem seis defensive backs, na Prevent você tira mais um jogador da linha de frente (Geralmente ficando com um DT, dois DEs e um MLB) e coloca SETE jogadores na secundária. Ela é a defesa mais hardcore contra o passe que tem e geralmente é usada só em situações muito obvias de passes longos, como uma 3rd and 18, por exemplo.

    ResponderExcluir
  3. Bom post,

    Virando leitor do blog pela recomendação do Denis do Bola Presa.

    abç,

    ResponderExcluir
  4. Se eu tinha alguma dúvida acabo de tirar aqui, parabéns pelos posts.


    To ansioso pelo inicio da NFL, e conto com você para me dar informações individuais dos jogadores, NFL são muitos jogadores, muita informação, rs...mas eu quero ficar tão por dentro como estou da NBA, valeu

    ResponderExcluir