Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Especial NFL - A história do Futebol Americano

Quinta feira finalmente chegou, e com isso, começamos o nosso Especial NFL. Eu já expliquei o que exatamente é esse especial, um especial que vai explicar um pouco mais da NFL e do futebol americano para quem não conhece ou conhece pouco. Já pedi também ajuda para divulgação, pedi a todos que soubessem de alguém interessado para que espalhassem sobre o Especial. E acho que agora é hora de começar, e pra começar, vou voltar bem do começo e falar um pouco sobre a história do futebol americano, é um tema pouco prático mas eu acho interessante saber de onde veio e como evoluiu o esporte como um todo (Não se preocupem, não vou ficar falando de questões muito pontuais como mudanças de regras).

Nos próximos dias vamos continuar desenvolvendo o Especial com outros temas, mas estamos abertos a sugestões, que vocês podem enviar para nosso email tmwarning@hotmail.com. A ideia aqui é justamente apresentar e ensinar um pouco do esporte a quem não conhece, então podem mandar emails para perguntar o que tiverem interesse em saber. Espero que depois do nosso Especial as pessoas que antes não tinham muito contato com esse esporte tenham maior interesse em ir atrás e acompanhar a temporada, e por isso peço novamente ajuda para divulgar nosso projeto para o maior número de pessoas possível. Muito obrigado e espero que gostem.



Acho que todo mundo que conhece ou já ouviu falar de futebol americano, em algum momento, viu alguém confundir (ou então confundiu sozinho mesmo) futebol americano e rugby. Os dois são conhecidos popularmente pelo fato de serem esportes de muito contato e usam bolas ovais semelhantes, então muita gente acaba confundindo os dois, eu já perdi a conta de vezes que estava carregando uma bola da NFL e alguém me perguntou se eu jogava rugby (algumas até riam porque me achavam magro demais pra isso). Mas isso não é algo estranho, já que ambos os esportes tem passados altamente ligados.

Os primeiros registros do futebol americano datam da metade do século 19, quando ainda andava muito junto do rugby, tanto que em muitos lugares ainda eram vistos como uma coisa só, um esporte inglês no qual os jogadores tinham que chutar a bola por entre os postes.  As variações eram mais locais(cada lugar jogava com uma regra diferente, por exemplo) do que globais e o esporte futebol americano ainda não tinha tomado forma, assim como o rugby também não tinha contornos definidos, embora estivesse mais avançado. Com o passar do tempo, o esporte foi ganhando algumas especificações e foi começando a ganhar forma e organização, especialmente nas universidades dos Estados Unidos, e as regras começaram a ser padronizadas. Mas só foi surgir de vez como um esporte diferente dos outros quando Walter Camp, conhecido como o Pai do Futebol Americano, propôs uma série de mudanças ao jogo, como por exemplo a ideia de atingir uma meta de jardas para manter a posse de bola e o fato da jogada começar com um snap, quando o Center joga a bola por entre as pernas para trás, entre tantas outras que foram criadas por ele. As mudanças foram amplamenta acatadas pelos responsáveis pela padronização das regras, e é essa que é considerada a criação do futebol americano.


Walter Camp, o Pai do Futebol Americano

Com essas regras, o futebol americano começou a se separar definitivamente do Rugby, e mais pessoas começaram a participar do processo de formação desse novo esporte, entre eles John Heissman, que hoje da nome ao Heissman Trophy, que é dado ao melhor jogador do futebol americano universitário. Heissman, Camp e muitos outros jogadores e técnicos relacionados ao futebol americano começaram a instituir cada vez mais regras (permitiram o passe para frente, padronizaram os ataques com 11 jogadores, etc) que moldaram aos poucos o esporte e finalmente o definiram como tal. Ao final do século 19, o esporte já estava constituido e era praticado de forma muito intensa nos Estados Unidos, especialmente no nível universitário. Como Camp, Heissman e a grande maioria dos envolvidos na criação do esporte eram atletas ou técnicos de universidades, não era de se surpreender que tenha sido logo nos Colleges que o esporte começou a sua expansão, a se difundir e virar um fenômeno nacional. O surgimento dos Bowls - as finais do campeonato de futebol americano universitário - é dessa época e os Bowls começaram a crescer em importância e popularidade a uma velocidade alucinante, até que no começo do século 20 já estavam entre os grandes acontecimentos esportivos do ano nos EUA.

O surgimento e a difusão do esporte se deu por meio das universidades, mas o esporte não tardou a surgir profissionalmente nos EUA. Alguns times amadores já surgiam no final do século 19 mesmo fora das universidades, e é de 1892 o registro do primeiro jogador a ter sido pago por um time para jogar por ele, no caso William Heffelfinger, que ganhou 500 dólares para jogar um jogo pela  Allegheny Athletic Association. O esporte começou a se profissionalizar em pequena escala no país desde então, mas foi apenas em 1920 que dez times de pequenas Ligas ou independentes se juntaram em Canton, Ohio (onde atualmente fica o Hall da Fama da NFL) e formaram a então chamada American Professional Football Conference (Algo como a Conferência Americana Profissional de Futebol Americano), presidida pelo famoso atleta Jim Thorpe, que dois anos mais tarde foi rebatizada para National Football League, a NFL. Uma curiosidade é que apenas duas franquias que ainda existem fizeram parte das dez iniciais, o Chicago Bears, então chamado de Decatur Staleys, e o Arizona Cardinals, que na época ainda era o Chicago Cardinals. Ao longo dos anos 20 e começo dos anos 30, a Liga continuou juntando membros até que, em 1933, finalmente organizou seu primeiro campeonato oficial dividido em duas conferências - Leste e Oeste, na época - e que terminou com uma Final que colocou frente a frente os campeões de cada uma.


Don Hutson, o primeiro grande WR da história,
muito gatinho com sua touca em foto de 1934

Ao longo dos anos subsequentes, a NFL continuou se expandindo e se organizando melhor, organizando campeonatos e tudo mais. Ganhou mais popularidade, dinheiro e fama, mas o futebol americano profissional ainda era um esporte secundário em relação ao basquete e, principalmente, ao baseball. Grande parte dos times que surgiam na época adotavam os mesmos nomes dos times de baseball da sua cidade, como uma forma de ganhar mais destaque e popularidade. Muitos times hoje conhecidos por outros nomes já tiveram nomes de times de baseball, como Pittsburgh Pirates (Hoje Steelers), Cleveland Indians (Hoje Browns) e Detroit Tigers (Hoje Lions). Um exemplo que sobrevive até hoje é o New York Giants. Os Giants do baseball podem ter saído de New York há muito tempo, mas o time de futebol americano que adotou seu nome continua lá até hoje. Esses nomes eram uma forma de tentar atrair mais torcedores e entusiastas vindos do baseball, que era o grande esporte dominante na época nos EUA.

Em termos de futebol americano, o esporte universitário era a grande atração esportiva na época, mas a NFL ainda não tinha tanta atenção assim. Isso mudou em 1958, quando foi disputado o que é conhecido como "The Greatest Game Ever Played", o Maior Jogo da História numa tradução livre. O jogo que ficou conhecido como tal foi a Final do campeonato de 1958 entre o Baltimore Colts e o New York Giants, que foi o primeiro jogo televisionado de futebol americano da história. O jogo terminou com a vitória do Colts na prorrogação após o lendário QB Johnny Unitas ter liderado um ataque de dois minutos no final da partida para empatar o jogo com um field goal e levar o jogo para OT, campanha que originou o termo "Two-Minute Drill", mas a importância dessa partida foi muito maior do que qualquer coisa que aconteceu dentro de campo naquele dia.

Johnny Unitas muda para sempre a história do futebol americano


Esse jogo foi o momento que definitivamente marcou o crescimento do futebol americano no país. A partida que foi televisionada pela NBC e assistida por 45 milhões de telespectadores (Sem contar a área urbana de New York) foi um dos maiores fenômenos culturais da época, e atraiu um interesse absurdo. O futebol americano deixava de ser um esporte pouco conhecido para concentrar as atenções de todos os Estados Unidos com esse jogo, atingiu níveis de popularidade históricos e mudou, de uma vez por todas, o paradigma do futebol americano como sendo o esporte menos popular de lá. Não foi imediato, mas a atenção que esse jogo atraiu e a enorme publicidade que trouxe para o esporte foi apenas o começo de uma nova era na NFL. Em 1960, um bilhonário texano chamado Lamar Hunt que queria aproveitar a recém adquirida visibilidade do esporte criou a American Football League, AFL, que tinha como objetivo rivalizar com a NFL. Os altos investimentos feitos na AFL - e as devidas respostas dos times da NFL para manter o status - contribuiram ainda mais para atrair interesse, e a partir desse momento o futebol americano entrou em um vertiginoso ciclo de crescimento.

Durante os seis anos subsequentes, com o esporte escalando em popularidade, a NFL e a AFL competiram para ter o melhor campeonato. Cada uma tinha um Draft separado (Por exemplo, em 1965, o QB Joe Namath foi a primeira escolha dos dois Drafts, mas optou para ir para o New York Jets, da AFL, ao invés do Saint Louis Cardinals, da NFL), e ambas disputavam até para tirar jogadores de times da Liga rival (Naturalmente os contratos entre um time da AFL e um jogador não eram válidos na NFL, e vice versa). Essa disputa chegou a tal ponto que, em 1966, um representante da NFL e Lamar Hunt marcaram uma reunião e decidiram fundir as duas Ligas em uma só, ato que ficou conhecido como "The Merger" (algo como A Fusão). Assim, as duas Ligas se fundiram em uma só, que manteve o nome de NFL e criaou suas duas conferências, a NFC - representando os times da antiga NFL - e a AFC - representando a AFL. Ficou estabelecido que o formato do campeonato seria unificado (algumas regras usadas na NFL e na AFL eram diferentes, tanto dentro como fora de campo, e de uma forma geral o formato usado na AFL foi predominante na hora de tabular as regras oficiais da nova Liga) e que os campeões de cada conferência se enfrentariam ao final de cada temporada em um único jogo que valeria o título de campeão da NFL. Essa final entre os campeões da AFC e da NFC recebeu o nome de Super Bowl, que hoje é de longe (MUITO longe) o maior evento esportivo do calendário americano.


O primeiro Super Bowl de todos os tempos

A fusão da NFL e da AFL na nova NFL marca o início da chamada "Era Moderna" do futebol americano, e em 1967 (o ano seguinte à fusão) foi realizado o primeiro Super Bowl da história, que terminou com a vitória do Green Bay Packers liderado pelo grande Bart Starr. Como não deve ser de surpreender ninguém, essa fusão também teve um papel importantíssimo para tornar o futebol americano um esporte ainda mais popular. As Ligas que disputavam as atenções dos fãs agora estavam organizadas conjuntamente para atrair todos eles. A nova Liga continuou atraindo atenção, fãs, investimentos, investidores e, claro, muito dinheiro. Mais cotas de televisão, mais patrocínios e a Liga nunca mais parou de crescer. Em poucos anos superou a NBA e a MLB em audiência, e até hoje não para de crescer. Eu vou falar mais do assunto no próximo post, quando vou falar da Liga na atualidade, mas em questão de audiência e dinheiro movimentado nenhuma Liga chega perto da NFL. 9 dos 10 programas mais assistidos da história dos EUA são Super Bowls. Um comercial de 30 segundos no Super Bowl desse ano custava 3 milhões de dólares. E grande parte do sucesso que a NFL teve nos EUA se deve, especialmente, à lendária final entre Colts e Giants, televisionada para todos os EUA, e a fusão entre as duas Ligas rivais que definitivamente criou a Liga mais forte do mundo.

Desde o começo da Era Moderna do futebol americano, tivemos 45 Super Bowls. A estrutura da Liga pouco se alterou desde então, embora várias inevitáveis mudanças tenham acontecido e mais times tenham entrado até chegar nos 32 que temos hoje. Mas a estrutura da Liga e sua importância na atualidade vão ficar pra amanhã (ou sábado, dependendo do meu estado de saúde), quando vou me focar mais na questão da entidade conhecida como NFL: Como ela opera, porque ela tem tanto sucesso na atualidade, qual a importância dela no momento, etc. Hoje foi apenas uma introdução à NFL e ao futebol americano que, espero, até mesmo os fãs antigos achem interessante. Amanhã (ou sábado) a gente continua com nosso Especial NFL. E, mais uma vez, peço a todos que lerem isso a divulgarem como puderem. Quanto mais gente souber, mais gente podemos atingir e mais podemos divulgar o futebol americano.

Muito obrigado a todos, e até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário