Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Especial NFL - Os jogadores de ataque

Essa é a terceira parte do nosso Especial NFL. Eu já expliquei o que exatamente é esse especial, um especial que vai explicar um pouco mais da NFL e do futebol americano para quem não conhece ou conhece pouco. Já pedi também ajuda para divulgação, pedi a todos que soubessem de alguém interessado para que espalhassem sobre o Especial. Nós começamos o Especial falando sobre a história do futebol americano e depois comentamos mais sobre o esporte e a Liga nos dias de hoje, junto com a estrutura financeira e administrativa da NFL. Agora que explicamos um pouco o que está por trás desse jogo, chegou a hora de explicar o que acontece dentro de campo. Mas antes de passarmos para o jogo em si, uma coisa que eu queria deixar bem clara é a questão das posições. Entender o funcionamento das muitas posições é fundamental para entender o que acontece com a bola rolando, fundamental a ponto de separarmos essa explicação em duas partes, ataque e defesa.

Nos próximos dias vamos continuar desenvolvendo o Especial com explicando especialmente as posições de defesa, especialistas e por fim o jogo em si, mas estamos abertos a sugestões e palpites, que vocês podem enviar para nosso email tmwarning@hotmail.com ou no nosso twitter, www.twitter.com/tmwarning. A ideia aqui é justamente apresentar e ensinar um pouco do esporte a quem não conhece, então podem mandar emails para perguntar o que tiverem interesse em saber. Espero que depois do nosso Especial as pessoas que antes não tinham muito contato com esse esporte tenham maior interesse em ir atrás e acompanhar a temporada, e por isso peço novamente ajuda para divulgar nosso projeto para o maior número de pessoas possível. Muito obrigado e espero que gostem.



Antes de falar sobre as posições de ataque em si, cada uma com sua função, eu queria esclarecer uma coisa acerca das posições em geral. No futebol americano, cada time se reveza entre ataque e defesa, ou seja, os jogadores que jogam quando o time tem a posse de bola não são os mesmos que jogam quando o time está na defesa. É um jogo muito especializado, onde cada jogador entra para realizar apenas uma função, e a intenção desse post e do próximo é justamente explicar qual é a função de cada um, para ver se quando o leitor desse post for assistir a um jogo de futebol americano ele consiga entender o que está acontecendo no meio de toda aquela movimentação. Outra coisa interessante que vale a pena citar é que cada time usa 11 jogadores em quadra, mas tem liberdade para trocá-los o quanto quiser. Isso quer dizer que uma jogada pode ter 11 jogadores e a jogada seguinte 11 jogadores totalmente diferentes, sem nenhum tipo de restrição ao número de mudanças.
Também queria deixar claro outra coisa aqui antes de continuar, que é a questão das formações. Antes de cada jogada, o técnico ou coordenador ofensivo/defensivo da equipe escolhe que formação a equipe vai usar para aquela jogada. Existem muitos tipos de formações, mas o importante é constatar que cada formação pode usar uma combinação diferente de jogadores, e não necessariamente uma formação vai usar todos os jogadores disponíveis. Como estamos falando de ataque, a formação de uma jogada de ataque precisa obrigatoriamente desses seis jogadores: Cinco jogadores de linha ofensiva (calma, já vamos explicar) e um jogador que fica atrás dela para receber a bola (95% das vezes é o Quarterback, exceto em casos de Tricky Plays, mas não vamos nos deter muito nisso por enquanto). Os outro cinco jogadores do ataque variam de acordo com a formação chamada, então acontece de termos jogadas que não utilize todas as posições que poderia. Para melhor entender o que vamos explicar, sempre tenham em mente que cada jogada é uma jogada específica e desenhada antes de começar, e que cada jogador vai executar sua função de acordo com a jogada chamada.
Por enquanto, como nosso objetivo é explicar as funções de cada posição, vamos usar como exemplo a chamada I Formation, que é a formação mais básica do futebol americano, porque ela usa todas as posições disponíveis. Vale lembrar também que os jogadores vão começar da posição indicada independentemente da função que terão que desempenhar na jogada.
Diagrama 1: I Formation

Linha Ofensiva
A linha ofensiva - que é obrigatória em qualquer jogada de ataque - é composta de cinco jogadores: Um Center, dois Guards (Left e Right) e dois Tackles (Left e Right). A função da linha ofensiva é simples. Uma vez feito o Snap (Quando o Center joga a bola pra trás entre as pernas, que é quando cada jogada começa) a linha pode ter duas funções, dependendo da jogada que o time vai executar. Se a jogada é uma jogada de corrida (ver HB logo abaixo), ou seja, se alguém vai pegar a bola e correr, a linha ofensiva tem como função abrir caminho para ele. Os jogadores de defesa, ao reconhecer a jogada de corrida, vão partir pra cima do jogador com a bola para derrubá-lo (lembrando que quando alguém vai correr, a jogada acaba quando ele for derrubado) e portanto a linha ofensiva da equipe tem que bloquear quem vier na direção do carregador da bola, abrindo espaço entre os jogadores da defesa para que o corredor tenha espaço para acelerar sem ser tocado (Vejam nessa jogada como a linha ofensiva faz um ótimo trabalho abrindo espaço para a corrida).
Se a jogada for de passe, o Quarterback vai receber o Snap e procurar um bom alvo para o passe, mas enquanto ele estiver segurando a bola a defesa vai tentar chegar até ele para derrubá-lo ou impedir o passe. Nesse caso, a linha ofensiva tem como função evitar que a defesa chege no QB, protegendo-o enquanto ele procura uma opção de passe (Vejam nessa jogada como o QB tem muito tempo para fazer o passe graças ao bom trabalho de bloqueios da sua linha ofensiva, e faz um dos passes mais lindos que eu já vi na vida). Vale destacar que quando eu digo que os jogadores da linha "bloqueiam" ou "seguram" os outros, eles não podem realmente segurar o adversário. Eu vou explicar isso com mais calma quando for falar do jogo, mas dentro de campo nenhum jogador pode segurar outro, a não ser que este esteja com a bola. Os jogadores de linha tem que fazer tudo apenas empurrando, sem nunca fecharem as mãos, senão é falta.
Para falar um pouco das especificidades das posições:
Center (C): O Center - que fica na posição central da linha - é o jogador que inicia todas as jogadas. Quando o ataque se monta para começar a jogada, o Center que segura a bola e a jogada começa quando ele a joga para atrás, ou seja, faz o chamado Snap. Pode parecer fácil, mas um Snap não é nada fácil. Dependendo da formação, o Center pode ter que fazer o Snap diretamente nas mãos do Quarterback (Como vocês podem ver aqui) ou então para um QB que se posiciona a alguma distância (Esse outro), e ambas exigem muita sincronia entre QB e Center porque são executadas em velocidade para começar a jogada em vantagem sobre a defesa. O Center também, por ficar no meio, é o líder tático da defesa. Ele que é responsável por ler e transmitir informações sobre o que ele identificar sobre a formação defensiva para seus companheiros, qualquer movimentação diferente, bem como indicar aos seus companheiros de linha que posição eles devem cobrir.
Left Guard (LG), Right Guard (RG): Os Guards, por jogarem por dentro da linha ofensiva, geralmente são jogadores com mais força física, assim como o Center. Eles tem como função, em caso de passe, impedir que os jogadores infiltrem em direção ao QB pelo meio da linha ofensiva, mas a sua principal função é ajudar no jogo terrestre. Como a maior parte das jogadas de corrida acontecem pelo meio do campo, eles tem que usar sua força física e seu tamanho pra abrirem o espaço na linha defensiva do adversário para que o corredor tenha espaços por onde correr.
Left Tackle (LT), Right Tackle (RT): Assim como o resto da linha ofensiva, os Tackles tem a dupla função de proteger o QB e abrir espaço contra a corrida. No entanto, a principal função deles é a de proteção. Claro que eles tem que abrir espaço e manter a defesa longe do corredor nas jogadas de corrida, mas eles tem principalmente que proteger o QB dos jogadores que tentam alcançá-lo dando a volta pela lateral da linha, que é a forma que a grande maioria das defesas usa para chegar no QB adversário. Um bom Tackle na lateral da sua linha ofensiva impede que seu QB sofra ataques por onde ele menos consegue ver, ou seja, pelos lados (Um dos motivos para o LT ser tão importante, já que ele protege o chamado "Ponto Cego" de um QB que segura a bola, que é o seu lado esquerdo. O mesmo vale para RTs no caso de um Quarterback canhoto).
Quarterback (QB)
O Quarterback é simplesmente a posição mais importante de um time de futebol americano. É por onde começa qualquer ataque, já que 98% das jogadas de ataque de um time passam pelas suas mãos. Eu disse que todas as jogadas do futebol americano começam com um Snap e que por regra todas precisam ter um jogador colocado atrás da linha ofensiva para recebê-lo, e tirando Tricky Plays, esse jogador será o QB. Seja para fazer o passe, correr ou entregar para outro jogador correr, é o QB que estará com a bola nas mãos quando a jogada começar. Não é a toa, portanto, que ele tenha uma função de liderança tão grande dentro do elenco, já que ele controla o ataque a cada jogada. Entre o final de uma jogada e o começo de outra, o time que está no ataque tem apenas 40 segundos para recolocar a bola em jogo, e portanto não da tempo para o time todo ir até a lateral ouvir a instrução do técnico. O técnico vai passar a jogada diretamente pelo QB através de um ponto eletrônico no capacete e o Quarterback que fica responsável por passar essa jogada para os companheiros de ataque. Muitas vezes o próprio QB é encarregado de chamar as jogadas e organizar o ataque. Ou seja, o QB tem que conhecer muito bem todas as jogadas de ataque do time, é uma função que geralmente é ocupada por um jogador inteligente que conhece tudo que o time pode fazer. Ele também é o técnico dentro de campo, ele que orienta os companheiros e ele que vai modificar as jogadas chamadas pelo técnico caso seja capaz de identificar algo na formação defensiva do adversário que possa atrapalhar a jogada chamada anteriormente - ou então caso veja algo na formação do adversário que ele possa tirar vantagem Quem ocupa a posição realmente precisa ser muito inteligente e ter uma liderança grande dentro do elenco, precisa que todos o respeitem e confiem no seu julgamento.
Mas além disso tudo, o QB tem a importante função de realizar passes. No futebol americano você pode avançar de duas formas, correndo ou passando, mas é passando que geralmente você vai conseguir percorrer distâncias maiores. Nas jogadas de passe, o QB tem que saber onde estão seus alvos e que rota eles vão percorrer (veja abaixo em WR/TE), tem que reconhecer os defensores que estão vindo na sua direção, tem que ler a cobertura que a defesa está fazendo nos seus alvos e tem que efetuar um passe preciso para que a bola não caia nas mãos da defesa. Acreditem, fácil não é, mas quando você faz tudo certo, o resultado será algo como isso.
Wide Receiver (WR)
O Wide Receiver é um jogador que tem uma função simples em campo: Receber passes. Eles vão ser na maior parte do tempo os alvos que o QB vai estar visando. Em uma jogada de passe, quando a jogada é escolhida, cada Wide Receiver recebe uma 'rota' para correr, ou seja, cada jogador tem como função realizar um certo caminho dentro de campo. Na grande maior parte das vezes, essa rota é estabelecida antes da jogada começar e a obrigação do WR é percorrê-la fielmente para que o QB já saiba de antemão o que ele irá fazer na jogada e portanto saiba onde seus jogadores estarão para efetuar o passe. Essas rotas podem ser coisas simples como a "Streak" (Quando o jogador simplesmente sai correndo em linha reta) ou então podem ser rotas elaboradas como uma "Zig Out" (quando o jogador ameaça um corte para dentro e em seguida corta para fora), mas a função delas é fazer com que o WR se desmarque para receber o passe. Em alguns casos o WR terá algo chamado "Option Route", ou seja, ele não recebe uma rota só, recebe duas ou três e ai ele na hora ele faz a leitura da defesa e escolhe qual delas é a melhor para correr. Isso exige não só um WR inteligente com boa leitura de jogo mas também uma ótima sincronia com o QB que lançará o passe, já que o QB não sabe de antemão qual rota será corrida e portanto precisará ler a defesa da mesma forma que o WR para poder lançar a bola.
O Wide Receiver também tem como função bloquear no caso de uma corrida, ou até mesmo depois que o Receiver recebeu um passe os outros Receivers do time vão bloquear os defensores para que esse jogador possa avançar o máximo possível com a bola, mas a principal função do Wide Receiver é receber passes mesmo. Aqui está um exemplo de um WR fazendo um Zig Out para se livrar da marcação.

Tight End (TE)
Eu disse anteriormente que o futebol americano é um jogo extremamente especializado, onde cada jogador tem uma função específica. Dentro dessa realidade, talvez a posição de Tight End seja a que mais foge à regra. A função do Tight End é justamente não ter uma função específica. Como vocês podem ver pelo Diagrama I, o Tight End se posiciona para começar a jogada junto da linha ofensiva (ele não faz parte da linha, vale lembrar), mas sua função vai depender não só do tipo de jogada chamada, corrida ou passe. Claro que numa jogada de corrida, quando todos no time se tornam bloqueadores para abrir espaço para o corredor, o Tight End também tem como função agir como um jogador de linha ofensiva e sair bloqueando todo mundo pela frente para abrir espaço, mas ao contrário dos Wide Receivers, ele vai enfrentar jogadores de linha defensiva que são muito mais pesados, portanto é necessário que ele tenha força física suficiente para bloquear jogadores grandalhões (observem o jogador highlighted nesse vídeo, por exemplo).
No entanto, numa jogada de passe, o Tight End também pode ser encarregado do bloqueio - agindo nesse caso novamente como um Tackle - mas também pode ter como função sair e receber um passe, correndo uma rota como se fosse um Wide Receiver, e portanto ele também precisa ter velocidade e mobilidade suficiente para se desmarcar com uma boa rota e receber um passe. Portanto o Tight End realmente precisa ser capaz de fazer tudo, de bloquear jogadores grandes e também correr rotas e vencer seus marcadores no mano a mano antes de receber um passe, é uma posição de grande versatilidade que muitas vezes usa essa característica para confundir a defesa. Hoje em dia, o Tight End vem sendo cada vez mais utilizado no jogo aéreo, como alvo de passes. Vejam como nesse vídeo o TE número 80, Zach Miller, sai para receber o passe sem marcação.
Half Back (HB)
Trocentas vezes acima eu citei a existência de jogadas de corrida e me referi a 'um corredor'. Na prática o corredor pode ser qualquer jogador do time que não seja da linha ofensiva, mas existe um jogador que está no time apenas para fazer isso, e é o Half Back, também conhecido como Running Back (RB). O Half Back geralmente é o jogador rápido do ataque, que vai ser encarregado da bola nas jogadas de corrida. Nesses casos o QB que receber o Snap vai colocar a bola nas mãos dele (como vocês podem ver naquele vídeo lá em cima sobre o bloqueio dos linemans) e como vocês podem ver pelo Diagrama 1 o HB começa a jogada atrás do QB para já pegar a bola em velocidade. Ele simplesmente tem que correr, e para isso ele depende do caminho aberto pelos companheiros, não é incomum vermos bons HBs sendo derrubados cedo porque a linha ofensiva não conseguiu bloquear a defesa. Os HBs também não tem que ser apenas rápidos para se livrarem dos marcadores, eles também tem que ter uma certa dose de força física para escaparem dos tackles dos defensores. Naturalmente existem jogadores diferentes com características diferentes para a posição.
Nas jogadas de passe, o HB pode ter duas funções. Ele pode sair para correr alguma rota (geralmente curta para dar opção de um passe rápido) ou então pode ser encarregado de ficar perto do QB para bloquear algum defensor que eventualmente passe pela proteção da linha ofensiva.
Fullback (FB)
O Fullback é a posição ofensiva menos utilizada nas formações de ataques e que menos aparece nas estatísticas. Isso porque ele tem uma função apenas em campo 90% do tempo, que é bloquear. Os Fullbacks geralmente são jogadores mais fortes que saem correndo na frente do HB nas jogadas de corrida (Vejam no Diagrama 1) para bloquear quem estiver pela frente, abrindo assim o espaço na frente do corredor. Pela sua força física os Fullbacks as vezes são usados em corridas de distâncias curtas (Que usam mais força do que velocidade) ou até recebendo passes em algumas jogadas, mas em geral eles só entram em campo para bloquearem, seja correndo na frente do HB, seja ficando na frente do QB.
Vale destacar uma pequena ambiguidade nos dias de hoje. O nome Running Back, na verdade, se refere tanto ao HB como ao FB, ele engloba as duas posições, enquanto HB e FB são as designações específicas de cada uma. No entanto, se usa muito a denominação Running Back para se referir ao carregador da bola, geralmente o Half Back, de forma que é quase a mesma coisa. Mas oficialmente o nome da posição é Half Back.
Algumas variações ofensivas
Eu disse lá em cima que os jogadores que participam de uma jogada dependem da formação utilizada nessa jogada em particular, e usei a I Formation pra exemplificar a função de cada posição. Mas para ilustrar melhor o que eu quis dizer, vou mostrar mais algumas formações diferentes da I.
Formação Singleback

Essa é a formação Singleback, porque só tem um "Back" em campo, no caso o Half Back (Apesar do nome, o Quarterback não é um "Back"). Reparem que no Singleback você tirou o seu Fullback para colocar mais um alvo para o jogo aéreo, no caso um Wide Receiver. Também existem formações Singleback onde se troca o FB por outro Tight End, que fica do lado do Left Tackle, ao invés de se colocar um terceiro WR, que pode ter tanto a função de receber passes como de bloquear.
Formação Shotgun com 3 WRs

Essa é uma das formações mais conhecidas do futebol americano, a Shotgun. Essa formação tem esse nome porque é uma formação desenhada para o jogo aéreo, e a movimentação dos recebedores seguindo o Snap parecem as balas de uma shotgun. Apesar dessa formação Shotgun com 3 WRs mostrada no Diagrama (A Shotgun pode vir com quatro ou até cinco WRs) possuir o mesmo número de jogadores por posição que a Singleback, o QB está recebendo o passe alguns metros atrás da linha ofensiva, e não colado a era como era o caso na I e na Singleback. Isso acontece para o QB não precisar perder tempo recuando após receber a bola, ele já recebe a bola pronto para soltar um passe rápido, que geralmente é o que acontece nos casos de formação shotgun.
Goal Line Formation

A Goal Line Formation, como o nome indica, é uma situação extrema para quando você está em cima da linha para marcar o touchdown. Você simplesmente junta todo mundo no meio pra forçar a bola correndo pelo meio (Aquele FB que está junto da linha ofensiva pode ser também um TE). Você pode até enganar todo mundo, fingir a corrida e ir para o passe, mas geralmente essa formação quer dizer que você vai correr com a bola pelo meio sem a menor vergonha na cara para ganhar poucas jardas - que é tudo que você precisa.

Espero que esse post tenha esclarecido pra vocês um pouco melhor sobre as posições ofensivas da NFL e como elas podem ser utilizadas para tornar um ataque mais completo e imprevisível. Acho que ainda está um pouco confuso, porque isso tudo que eu disse está acontecendo ao mesmo tempo, mas isso talvez fique mais claro quando eu for explicar o jogo em si, e talvez só fique realmente visível quando forem assistir a um jogo, mas de toda forma espero que pelo menos agora vocês consigam ter uma visão melhor do que acontece por dentro de uma jogada. Caso algo não tenha ficado claro ou tenha ficado mal esclarecido, por favor deixem um aviso nos comentários que eu esclareço assim que der. Se ainda tiverem dúvidas podem deixar por aqui mesmo ou mandar por email pra gente. Também aproveito para pedir desculpas, mas o post sobre as posições de defesa infelizmente não vai sair até quinta feira, eu tenho duas provas quinta e preciso estudar para elas, só terei tempo para fazer com calma o post quinta feira depois da aula. Espero que compreendam, e continuem acompanhando o nosso Especial NFL! Grande abraço a todos!

4 comentários:

  1. Por isso o Madden NFL ajuda tanto na hora de compreender essas formações. É tanta informação que quando comecei a acompanhar o esporte, uma das primeiras coisas que eu fiz foi baixar o Madden pra ver se aprendia alguma coisa. Felizmente deu certo.
    Mas vem cá, a defesa do Broncos tá de brincadeira né? Até o Ryan Leaf fazia um passe desses com tanto espaço. E o nosso glorioso Jordan Shipley, candidato a melhor slot receiver da AFC North esse ano.

    ResponderExcluir
  2. Cara, acompanhei a ultima temporada e adoro o jogo, pena que não compreendia bulhufas das táticas usadas. E com um post você abriu minha mente. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Belo post.. devido ao lockout da nba espero acompanhar mais de perto a NFL esse ano... muito bom post... vai ser bem mais divertido assistir agora...

    ResponderExcluir
  4. O Madden é SENSACIONAL pra ajudar a entender posições de ataque e defesa, quando for comentar sobre fut americano nas mídias o Madden será minha maior recomendação, as jogadas são muito bem desenhadas e classificadas no playbook do jogo. Ajuda demais mesmo! (Ps. Eu pago muito pau para o Jordan Shipley e acho que ele e o AJ Green podem ser uma das melhores duplas jovens de WR da Liga. Foda é ter que contar com os passes do Andy Dalton...)

    Espero que tenha ajudado mesmo galera, sei que é um esporte complicado pra entender no começo, ainda mais só explicando. Pegando uns jogos para assistir com calma tendo em mente esses posicionamentos vai ajudar muito a entender o jogo.

    Mas muito obrigado pelo apoio e pelos comentarios, galera!

    ResponderExcluir