Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Culpado por ser um craque


Tebow provavelmente quebrou o recorde de jardas
para um QB sangrando. Tanto correndo como passando.


Enquanto esperamos o início do nosso "Especial: NFL", que começa amanhã e o qual eu já expliquei e pedi ajuda logo abaixo (por favor leiam!), vamos falar um pouco de um assunto que está chamando alguma atenção nessa pré-temporada de NFL, que é a situação do Tim Tebow e do Denver Broncos.

Se você pegar uma pessoa que só assista e acompanhe NCAA, que se trancou numa caixa de vidro ao final da temporada 2009 da NCAA e que não teve contato com ninguém nesse período e mencionar o nome do Tim Tebow, os olhos dela provavelmente vão se encher de lágrimas, e ele falará sobre como o Tebow é um dos melhores (Se não o melhor, um dos dez melhores) jogadores de College Football de todos os tempos, de como ele tem saudade de ve-lo jogar e vai ficar meia hora rasgando elogios ao moleque. Se você fizer o mesmo com alguém que só veja NFL e que nunca tenha lido ou escutado nada sobre NCAA, ele provavelmente vai perguntar o que o Tebow tem de demais, já que ele não sai da reserva do Denver Broncos. Porque por mais estranho que seja, um dos melhores jogadores da história da NCAA está atualmente encostado na NFL, sendo o terceiro QB de um dos times mais fracos da Liga e recebendo ataques e mais ataques da imprensa.

Quando jogava no Florida Gators, o Tebow chamou a atenção de todo o mundo pelo seu talento inquestionável. Ele era extremamente competitivo, muito bom se movimentando e saindo do pocket, tinha ótima habilidade pra fazer jogadas e foi a sensação da Liga por três anos, entre os quais conquistou um Heissman Trophy (Algo como o MVP da NCAA), um título do Sugar Bowl e dois títulos nacionais (BCS). Ele quebrou mais de 50 recordes diferentes (Ele CORREU para 23 Touchdowns em 2007, por exemplo) e teve alguns jogos que estão entre os grandes de todos os tempos, como as 533 jardas totais de ataque que ele teve no seu último jogo, o Sugar Bowl (Que é um recorde de jardas para um jogador em Bowls oficiais). Na NCAA, ele foi sem dúvida uma lenda, e não é exagero falar que ele é um dos 10 melhores QBs da história do College Football. Portanto também não é de se estranhar que sua ida para a NFL tenha sido tão comentada.

Essa foi também a primeira vez que o inquestionável Tim Tebow era questionado em suas habilidades. Muitos diziam que ele era perfeito para jogar a NCAA (que é um jogo totalmente diferente), mas que não poderia fazer essa transição para a NFL. Ele sempre tinha jogado na Florida num sistema shotgun, um sistema que privilegia passes rápidos e a mobilidade do QB, mas não necessita tanto de habilidades essenciais na NFL como a capacidade de jogar under center, jogo de pés na hora de recuar e, principalmente, precisão nos passes de dentro do pocket. A capacidade do Tebow de passar correndo era impressionante, mas na NFL ele não teria o mesmo tipo de vantagem física sobre os defensores que tinha no College. Além disso, a mecânica de arremessos do Tebow era muito ruim para a NFL, e depois de ser tão bom com a mecânica "errada" muitos duvidavam que ele fosse capaz de mudá-la de forma natural. Mas apesar disso, a pressão que se criou em torno do Tebow foi algo sobre humano, como se ele, por ter sido genial no College, também tivesse a obrigação de ser genial na NFL.

Nas semanas que antecederam o Draft, muita especulação foi feita em torno de em que rodada e para onde Tebow sairia. Apesar de ser quase consenso que o um QB com tantas "falhas" no seu jogo não valesse uma escolha de segunda rodada, a terceira rodada e até a segunda eram as opiniões mais frequentes. Todo mundo sabia do que ele era capaz, mas a sua capacidade de se adaptar à NFL era uma aposta.

No final, a gente sabe como a história acabou. O Denver Broncos trocou para entrar no final da primeira rodada do Draft e pegou o Tebow, numa decisão muito questionada por muitos. O Tebow foi reserva durante boa parte do ano, mas teve sua chance no final da temporada regular, quando foi titular em três jogos e teve boas atuações, com vários touchdowns terrestres e alguns aéreos. Foram bons jogos, mas parece que não convenceram os homens fortes de Denver, já que agora ele é o terceiro QB do time, atrás de Kyle Orton e Brady Quinn.

Agora, a pressão da imprensa sobre ele e sobre o time está maior do que nunca. Tebow foi draftado para ser a solução na posição a médio prazo pelo então técnico Josh McDaniels, que pretendia treiná-lo durante algum tempo antes de colocá-lo para jogar. Mas McDaniels foi mandado embora, e parece que o plano foi por água abaixo. O Broncos quis colocar o garoto pra ser a solução agora enquanto ficariam livres para trocar o Orton (Miami?), mas ele não está pronto para isso, e o Broncos não quer esperar. Existe uma certa má vontade com ele em Denver, talvez porque o Head Coach de lá (John Fox) vê o Tebow como uma 'herança' do antigo HC, e parece que o time não está mais disposto a apostar no futuro do garoto. A imprensa e a torcida continuam cobrando grandes coisas dele mesmo num ambiente totalmente impróprio para o cara, tudo isso porque ele foi bom demais no College pra ser um reserva na NFL, ou pelo menos para a imprensa ou a torcida.

A verdade é que, em esportes, a gente gosta de odiar alguns jogadores, mesmo que sem confessar. Nós odiamos o Lebron James porque ele é arrogante, gosta demais de aparecer, quebrou o coração de Cleveland em rede nacional, foi jogar com seu maior rival na Liga e, embora ninguém admita, simplesmente porque ele é bom demais e a imprensa encheu a bola dele desde que ele tinha 13 anos de forma que ninguém aguenta mais ouvir falar dele e muitas vezes gosta de ver ele se dando mal só pra ver todo aquele hype indo por água abaixo por meia hora. Eu já bati nessa tecla antes, que essa aura de grandeza em torno do Lebron não foi uma criação dele e sim da imprensa e de todo mundo que vivia ao redor nele, ele era bom demais e simplesmente aceitou essa criação dos outros como sendo a realidade. E uma boa parte das críticas que o Tebow hoje recebe é justamente por causa de uma imagem que se criou dele como um QB que tem que ser vitorioso em todos os lugares por onde passar, não pode nem perder no poker ou no truco que já é um tremendo fracasso.

O Tebow, ao contrário do Lebron, nunca gostou de chamar a atenção pra si, sempre foi um cara discreto, simpático, humilde e extremamente atencioso com os fãs. (Tem até uma história famosa sobre isso, quando um cara que estava andando na rua viu Tebow e mais dois amigos passeando. Fã do QB de Florida, pediu para tirar uma foto, mas sua câmera estava sem pilhas. O fã correu para comprar pilhas, não achou e teve que dar 400 voltas até achar uma compatível, o que demorou um tempão. Quando voltou, achou que Tebow já teria ido embora por causa da demora, mas encontrou o QB sentado lá esperando, sozinho. Seus amigos tinham ido embora mas ele esperou o fã para tirar aquela foto e autografar, sem esperar nada em troca, apenas porque o cara pediu.) Na NCAA ele não era apenas famoso, ele era simplesmente idolatrado. Sua camisa 15 de Denver quebrou recorde de vendas para o dia do Draft, e foi a camisa mais vendida em toda a NFL durante TODOS OS MESES após o Draft, sem pular nenhum. Muitos times cogitaram draftar o Tebow só para atrair a torcida para o estádio, tamanha era sua popularidade. Mas quando Tebow ficou no banco, começou a perder espaço no Broncos e parecia que estava condenado a ficar no banco pro resto da vida, muita gente começou a ficar irritada com ele, especialmente a imprensa. Muita gente condenava o Tebow simplesmente porque ele não era tão espetacular na NFL como na NCAA, como se isso fosse culpa dele ou do time. Cada vez mais parecia que ele estava perdendo espaço na NFL, mas que isso era um absurdo para alguém que tinha sido tão bom quanto ele.

Vale sempre lembrar que muito disso não é só talento. Grande parte do sucesso de jogadores recém draftados, especialmente QBs, depende demais do time que os drafta. Por exemplo, muita gente hoje ri, dizendo que se o 49ers tivesse draftado Aaron Rodgers com a primeira escolha do Draft ao invés do Alex Smith hoje seria um dos melhores times com um Franchise QB pelo resto da década, mas isso é uma enorme falácia. Talvez o Aaron Rodgers seja simplesmente melhor que ele desde o começo, mas não da pra negar que a situação na NFL dos dois jogadores fez uma diferença brutal na carreira. Os dois saíram um tanto crus, sem todas as habilidades exigidas na NFL, mais ou menos na situação do Tebow, mas o Alex Smith foi para um time que estava desesperado por uma solução na posição, teve que entrar e jogar desde o começo, jogou num time com péssimos alvos e uma horrorosa linha ofensiva, nunca teve ninguém para lhe ensinar os macetes da posição. Ele simplesmente teve que entrar e jogar, com uma pressão enorme para produzir, mudando de coordenador ofensivo a cada ano que passava (o que significava que ele tinha que aprender um ataque diferente a cada ano, e isso é algo que demora e essa mudança atrapalha demais). Ele disperdiçou os anos que ele usaria para desenvolver com calma suas habilidades, seu jogo under center, sua precisão no pocket correndo para fugir de sacks, tentando achar algum jogador livre e tendo que jogar sabendo que tinha um enorme peso nas costas. Enquanto isso Rodgers foi para Green Bay, onde encontrou um excelente time com excelentes recebedores já montados. Treinou durante anos sem nenhuma pressão, à sombra do grande Brett Favre, que pode lhe ensinar e guiá-lo por todo o processo de aprendizado, aprendendo apenas um esquema ofensivo que se manteve inalterado por anos a fio. Depois de quatro anos treinando nessa situação extremamente favorável, desenvolvendo suas habilidades com calma, tempo e sem nenhuma pressão, ele pode entrar, mostrar seu talento e liderar seu time ao título. Situações totalmente opostas que influenciaram imensamente a carreira dos dois QBs, talvez se Rodgers tivesse ido para o 49ers e Smith para o Packers hoje o camisa 12 seria um fracasso num time mediocre e o camisa 11 seria um sólido titular num ótimo time.

Por esse motivo eu achei a ida para Denver péssima para o Tebow. O ideal para ele era ir para algum lugar onde não precisasse jogar logo de cara, onde tivesse tempo para treinar e refinar seu jogo, corrigir as falhas com algum veterano lhe guiando e jogando, e um bom técnico lhe passando tudo sobre um esquema ofensivo que ele teria muito tempo para aprender e dominar. Por exemplo, o Patriots (que estava louco para pegá-lo na segunda rodada) teria sido o lugar ideal. Mas o Broncos não tinha um QB estável, não tinha um QB veterano para mentorá-lo, possivalmente teria que recorrer a ele como salvador da pátria e ele recebeu muita pressão da imprensa para ser um astro desde o começo. Até o técnico mudou, o que significa um novo esquema ofensivo para ele aprender e um técnico pouco disposto a lhe dar uma chance. Nada deu certo pra ele lá, e por isso eu torço para que Tebow saia de Denver o quanto antes. O Denver não enxerga mais o Tebow como um projeto a longo prazo (talvez nunca tenha enxergado assim realmente), estão querendo que ele seja titular desde já e isso ele não vai ser, o que só aumenta a pressão da imprensa. Espero que ele possa sair de lá e ir para um time que possa treiná-lo decentemente, dar a ele tranquilidade, estabilidade e um preparo ideal.

É nessa situação que o Tebow pode vir a ser um grande QB na Liga, porque ele tem muitos talentos. Se continuar como está, pode acabar disperdiçando os anos mais importantes do seu aprendizado em um time que não o quer e que é péssimo para ele. E infelizmente, ele vai continuar recebendo atenção e críticas da imprensa enquanto não for pra um time que mantenha o garoto na situação correta, ao invés de expô-lo querendo que ele seja uma coisa que ele não tem como ser no momento. Alguns dizem que o Broncos está querendo trocá-lo ou dispensá-lo, o que eu acho possível, mas isso vai ser muito melhor para o Tebow. Sair de Denver, recomeçar no time certo, que tenha condições de escondê-lo da pressão da imprensa com uma situação estável e um projeto adequado à longo prazo. Até lá, ele vai continuar sofrendo as consequencias do seu incrível talento no College.

4 comentários:

  1. É por isso que esse ano o Bill Bellichick pegou na segunda rodada do draft o cabeça de batata do Ryan Mallett. Pelo que eu pude ver, o Mallett tem a maturidadde de um personagem de Malhação e o talento do Joe Montana. Se tudo der certo, as temporadas vitoriosas do Patriots só vão acabar no século 23, quando a NFL mudar as regras e limitar o time titular do Patriots a 7 jogadores.

    ResponderExcluir
  2. Hahaha melhor comparação dos últimos anos!!

    Mas é bem isso, o Belichick queria um QB talentoso pra treinar pra quando o Brady saisse. Ele tava LOUCO pelo Tebow, mas parece que o Mallett pode dar muito certo se mantiver a cabeça quieta.

    O Patriots dominou os últimos 10 anos porque tem uma gestão espetacular, não se afunda em gastos, é excelente conseguindo jogadores pelo Draft e sabe desenvolver seus talentos. Enquanto o Belichick tiver lá (Que é muito mais que só um téncico, ele é quase o CEO do time) o time vai tar no caminho certo.

    ResponderExcluir
  3. Eu imagino. Mas quanto custaria ao Pats uma negociação pelo Tebow? Uma escolha de segunda rodada? Eu preferiria ele ao Mallett, mas o Belichick sabe o que faz. Imaginei que eles fossem mais agressivos pra ter o Tebow, e como vai demorar pra ele virar free agent, o jeito é moldar o Mallett.
    Mas poxa, se o Tebow fosse o único grande quarterback da NCAA a "falhar" na NFL. Olha o LeFevour. QB recordista de jardas terrestres e touchdowns na NCAA, corre o risco de ser cortado do Bengals, meu Deus, DO BENGALS!

    ResponderExcluir
  4. Acho que a essa altura do campeonato o Broncos iria pedir o Ryan Mallett, mas acho que se ele oferecer uma escolha de segunda rodada ele consegue tirar o Tebow de lá. E convenhamos que se existe uma coisa que o Patriots tem de sobra são escolhas de draft.

    O Tebow supostamente iria no final da segunda rodada, o Patriots tinha tudo arrumado pra pegar ele nas tres primeiras escolhas da segunda rodada. O Broncos que foi doente e subiu demais pra pegar ele, mesmo. Também preferia o Tebow ao Mallett, mas o Mallett tem um jogo mais "pronto" pra NFL. Só que eu confio muito mais na liderança e dedicação do Tebow do que em qualquer outro QB jovem da Liga.

    E tem muitos QBs que não traduzem bem seu jogo pra NFL, claro, mas isso é de certa forma previsível. Quando o LeFevour foi draftado todo mundo sabia que ele dificilmente seria mais que um terceiro QB na Liga, tanto que saiu na sexta rodada. O Tebow todo mundo sabia que tinha talento pra jogar, só que todo mundo ignorou o fato de que ele estava muito cru pra entrar e jogar e começou a cobrar que ele desse show desde começo!

    ResponderExcluir