Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Especial NFL - A NFL na mídia

Essa é a sexta e última parte do nosso Especial NFL, quando vamos falar um pouco mais da NFL na mídia: Filmes, livros, jogos e, claro, vamos dar indicações para vocês assistirem à temporada da NFL que começa hoje. Depois de termos explciado o que exatamente é esse especial, termos contado um pouco mais sobre a história do futebol americano e depois comentamos mais sobre o esporte e a Liga nos dias de hoje, junto com a estrutura financeira e administrativa da NFL, e explicado de forma específica qual é o papel de cada uma das posições de ataque e o papel de cada uma das posições de defesa de um jogo de futebol americano, terminamos nosso giro falando de como é um jogo de futebol americano.

Esse é o final do nosso Especial, mas vocês sempre podem entrar em contato conosco mandando emails para tmwarning@hotmail.com ou através do nosso twitter, www.twitter.com/tmwarning. A ideia aqui é justamente apresentar e ensinar um pouco do esporte a quem não conhece, então podem mandar emails para perguntar o que tiverem interesse em saber. Espero que depois do nosso Especial as pessoas que antes não tinham muito contato com esse esporte tenham maior interesse em ir atrás e acompanhar a temporada, e por isso peço novamente ajuda para divulgar nosso projeto para o maior número de pessoas possível. Muito obrigado e espero que gostem!


Finalmente chegamos à última parte do nosso Especial NFL. Desculpem mais uma vez a demora nos posts, faltou tempo e acesso à internet mais uma vez. Vamos tentar trazer o máximo possível de posts e informações pra vocês, porque nossa cobertura voltada para quem está começando ainda não acabou. Para o jogo de hoje infelizmente não deu tempo, mas vamos tentar fazer um pequeno preview sobre os dois jogos que a ESPN transmite nas segundas e domingos a noite, indicando o que tem de interessante, dando dicas para observar no jogo, etc. É só ficarem ligados que esses posts vai saindo sempre.

Mas aí vocês me perguntam: Mas como vamos fazer para assistir aos jogos? Onde passa? Como vamos fazer para poder observar tudo isso que você nos disse nos últimos posts? Bom, esse é o objetivo do post de hoje, então começamos falando onde vocês podem assistir à NFL.

1. Como fazer para assistir à NFL
A forma mais básica de aprender o jogo depois de ler os nossos posts do Especial e tendo uma noção decente das posições e funcionamento do jogo em si, é pegando um jogo e assistindo. Tente ver se consegue identificar as posições antes da jogada, pegue jogadas para reparar como cada uma delas se movimenta individualmente, e tente ver se consegue enxergar cada jogada no ataque e na defesa como fazendo parte de algo maior, pré-determinado, ensaiado até. É uma boa forma de conseguir assimilar o jogo de uma vez por todas. E claro, se divertir, porque um bom jogo de NFL é bom demais!!

Primeiro, para esclarecer os horários dos jogos: Cada rodada da NFL acontece ao longo de dois (e futuramente três) dias, primeiro apenas domingo e segunda, depois quinta feira também.

De domingo acontece a grande maioria dos jogos, em dois horários: 13h e 16h no horário da costa Leste americana. Domingo 20h da noite (Sempre no horário Eastern Time, ou ET, americano) temos o Sunday Night Football. Por fim, segunda 20h da noite (ET) temos o Monday Night Football. Mais para o final da tempoarda, 20h da noite de quinta feira temos o Thursday Night Football.

Eu deixo o horário dos jogos pelo horário americano porque é mais fácil se guiar por eles. No momento, o fuso horário entre EUA e Brasil é de apenas uma hora. No entanto, quando acabar o horário de verão nos EUA o fuso passa para duas horas, e quando começa o nosso horário de verão o fuso passa para três horas. Por isso é mais fácil manter o horário americano, que é fixo, e nós nos ajustamos pelo horário de verão.

E para assistir aos jogos, vocês tem quatro opções:

1.1 Televisão
Em 2011, apenas uma emissora vai transmitir NFL no Brasil, que será a ESPN. Graças a Deus, porque o pessoal que cobre futebol americano na ESPN é espetacular e dá de 10 em qualquer outro que já transmitiu NFL no Brasil!! A ESPN assinou um contrato de exclusividade mundial (fora dos EUA) para transmitir NFL, então teremos 90 (!!!) jogos na ESPN essa temporada!! Isso quer dizer que além dos antigos Monday Night e Sunday Nights, que já eram transmitidos, a NFL vai transmitir todos os jogos de quinta feira (Quando acontecerem) e mais dois jogos todos os domingos a tarde!! Ou seja, um dos jogos do primeiro horário (13h) e um do segundo horário (16h), sendo que um será ao vivo e o outro VT. São pelo menos quatro jogos por semana na ESPN, vale muito a pena ficar de olho!

Em resumo, 13 ou 16h  de domingo teremos um jogo ao vivo na ESPN. 20h teremos de domingo e segunda mais dois jogos, e eventualmente 20h de quinta feiras quando tivermos jogos, sem falar em TODOS os jogos de playoff. Overdose de NFL!!

1.2 Game Pass
O Game Pass é o equivalente da NFL.com do League Pass, da NBA. Para quem não conhece, é muito simples, é um pacote que você compra que te permite assistir aos jogos pela internet. O Game Pass pode ser comprado em dois formatos: Você pode  comprar a temporada toda (U$ 129,96), o que te permite assistir a qualquer jogo em qualquer dia que te der na cabeça. Você pode pagar também U$ 49,99 para comprar apenas os jogos de um certo mês na temporada.

No ano passado, o Game Pass oferecia também um que te permitia assistir a todos os jogos de um determinado time apenas, foi o que eu comprei ano passado pro meu 49ers. Esse eu não achei no site e acho que não oferecem mais, mas se por acaso aparecer por lá eu aviso vocês. O site é esse aqui https://gamepass.nfl.com/nflgp/secure/packages e vocês podem ver por lá as diferentes opções de pagamento. O serviço funciona muito bem, apenas com um pequeno delay, e te permite ver jogos que já acabaram (até jogos das últimas temporadas) e até jogos simultâneos. É um pacote muito completo, e eu não acho 200 reais muito por cinco meses de futebol americano 24/7 em HD!!

1.3 Links alternativos
A famosa pergunta "Como assistir à NFL na internet" vai achar sua resposta aqui, nos links alternativos. Existe uma cacetada de sites nos quais vocês podem achar um stream para assistir sem pagar nada. Desses, o melhor é o ATDHE, pelo link http://atdhenet.tv/. Mas também da pra acessar os sites P2P (http://myp2p.bz/), o Rojadirecta (http://rojadirecta.es/) e o Channel Feed (http://chanfeed.com/am-football). Para quem tem o Veetle instalado no computador, é só acessar o site http://veetle.com/ que ele também costuma ser muito bom (Para quem não tem da pra baixar pelo próprio site).

Se alguém souber de mais algum bom, é só mandar pra cá que a gente coloca aqui.

1.4 Bares ou restaurantes
Mais difícil, mas sempre tem algum restaurante que se arrisca a colocar na ESPN nesses horários, especialmente bares ou restaurantes com temática americana. Ouvi dizer que os restaurantes da cadeia Applebees costumam colocar, se vocês fuçarem com certeza acham. Eu não sei muitos, ams se alguem souber avise a gente que a gente atualiza isso aqui!



Essas são as formas mais simples de se acompanhar à NFL no dia a dia. No entanto, também da pra achar futebol americano em diferentes mídias, que podem acabar ajudando na hora de entender o esporte e o jogo em si.

Na verdade, acho que a melhor forma de entender em detalhes o jogo na parte tática é jogando o ótimo jogo Madden NFL, que vocês vão achar pra Wii, Xbox ou Play Station. O Madden é muito bom na parte tática, o desenho das jogadas é muito bem feito e da pra entender direito a movimentação dos jogadores de uma forma geral. Ele também trás playbooks separados por formações que são ótimas para compreender as variações, tanto no ataque como defesa. Quem tiver a oportunidade procure esse jogo que é excelente pra se colocar em prática tudo que você aprendeu nos últimos posts do TM Warning.

No cinema, temos naturalmente muitos filmes bons sobre o assunto, se vocês procurarem vão achar vários - Somos Marshall (We Are Marshall), sobre a um acidente aéreo com o time da Universidade de Marshall, por exemplo, é um dos meus favoritos, e outro famoso é o The Blind Side, inspirado no livro de mesmo nome que vamos comentar mais embaixo. Os filmes da série 30 por 30, da ESPN, também merecem destaque. Mas eu destaco principalmente dois aqui: O brilhante documentário The Band That Wouldn't Die, da série 30 por 30, que conta a história da banda do time Baltimore Colts, que saiu de Baltimore e foi pra Indianapolis deixando uma cidade inteira orfã, e a banda serve de pano de fundo para mostrar o que acontece com uma cidade que perde seu time, excelente. A outra indicação é o filme Um Domingo Qualquer (Any Given Sunday), um excelente filme com o Al Pacino que conta a história de um QB reserva que assume o time após a lesão do titular e começa a guiar o time a vitórias, e tem um dos melhores discursos motivacionais de todos os tempos, vale a pena demais.

Para quem gosta da mídia escrita, recomendo o livro The Blind Side, que conta a comovente história do OT Michael Oher, do Baltimore Ravens, que foi adotado por uma familia rica depois de viver a infância na miséria, e um outro chamado Ernie Davis: The Elmira Express, que conta a história de Ernie Davis, o primeiro atleta negro a ganhar o Heissman Trophy, prêmio dado ao melhor jogador de futebol americano universitário.

Por fim, para quem gosta de mangás, recomendo o ótimo Eyeshield 21. É no estilo mangá clássico, com algumas coisas pouco críveis e portanto tem que ser lido com a cabeça aberta (ainda que a maior parte "estilizada" tenha uma base real muito sólida, mesmo as "habilidades especiais" dos jogadores são jogadas reais graficamente estilizadas), mas é muito divertido, a história é bem legal, tem personagens extremamente interessantes (um dos protagonistas, o Quarterback, é um dos melhores personagens que eu já vi em qualquer tipo de mídia) e é muito bom em explicar o jogo, porque o protagonista não conhece nada do esporte no começo e vai tendo que aprender aos poucos, e como o time começa praticamente do zero ele vai explicando posição por posição. Bem legal, para quem gosta eu recomendo.


Galera, o Especial fica por aqui, mas sempre vai estar aí na barra lateral do blog para quem quiser acessar mais tarde. Continuem espalhando para quem se interessar, e vamos trabalhar para que o esporte continue se difundindo no país. Agora finalmente a temporada começou, e podemos curtir a NFL em toda sua glória - e espero que isso fique mais fácil depois desse Especial. Agora fiquem ligados que nossa cobertura clássica, mais avançada, vai continuar aparecendo, mas também com alguns posts voltados para os novos no esporte. Grande abraço e obrigado pelo apoio durante o Especial!

5 comentários:

  1. os jogos são narrados em português, no gamepass imagino q não mas e na espn?
    abc

    ResponderExcluir
  2. No Game Pass realmente a narração é em inglês, mas na ESPN eu sei que os jogos de domingo e segunda a noite (futuramente os de quinta também) são narrados em portugues, geralmente pela excelente dupla Paulo Antunes/Everaldo Marques. Os jogos de domingo a tarde a gente ainda não sabe como vão ficar, mas acredito que pelo menos um deles terá narração em português sim. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Vitor, bom dia... cara acompanheir essa série de postagens suas... seu trabalho foi muito bom mesmo... estou conhecendo futebol americano, tenho um site sobre esse assunto, e posso dizer que seu trabalho é primoroso.... parabéns pelo trabalho sério... virei leitor assíduo... Rodrigo Reis - www.baudanfl.com

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pelos elogios, da uma força imensa pra continuar escrevendo.

    Infelizmente ta difícil postar tanto quanto eu gostaria, os previews tão demorando uma eternidade pra sair... Mas a gente faz o que der. Espero que vocês entendam que a falta de posts vem da falta de tempo, mas quando melhorar a gente volta com tudo.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir