Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sábado, 10 de setembro de 2011

Preview dos jogos da ESPN

Nosso Especial NFL já acabou, mas não nossa abordagem NFL 2011 mais voltada aos iniciantes no esporte. Eu disse no post anterior os horários dos jogos que passam na TV aqui no Brasil, em especial a ESPN. Agora, antes de começarmos nossos preview contando mais sobre cada time (serão oito, vai dar trabalho, mas a gente chega lá!) achamos legal fazer um post comentando os dois jogos que passarão na ESPN domingo e segunda a noite: Dallas Cowboys at NY Jets e New England Patriots at Miami Dolphins (Na verdade segunda 11h da noite também teremos Oakland Raiders at Denver Broncos, mas esse jogo é tão ruim que nem vale a pena comentar). A ideia é simples, informar um pouco sobre os times para facilitar quem está assistindo ao jogo ainda sem muita "experiência". Assim quem assistir aos jogos vai poder ficar sabendo quais os pontos fortes de cada time, qual defesa cada um usa, e em geral saber o que esperar e no que ficar de olho. Sem mais delongas, então....


Mark Sanchez em um momento desagradável

Domingo, 21:20, ESPN: Dallas Cowboys at New York Jets
No primeiro Sunday Night Football da temporada, o New York Jets (11-5 em 2010) recebe o Dallas Cowboys (6-10) no New Meadowlands Stadium. Em 2010, o Jets chegou na final de Conferência, onde perdeu para o Steelers, e o Cowboys decepcionou todo mundo ao ficar em terceiro na divisão.

Na verdade, o Dallas foi um time com um 2010 bizarro. Com um bom time, uma boa defesa e um bom Quarterback, o Dallas é sempre cotado como um time de playoffs. No entanto, ano passado, nada deu certo: O então técnico Wade Phillips não conseguiu controlar a equipe, o QB titular Tony Romo machucou para o resto da temporada, perdeu o ótimo Tight End Jason Witten, o time acabou perdendo a grande maioria dos seus jogos para começar a temporada e de repente a temporada estava terminada antes mesmo da metade para o Dallas Cowboys. Desde então, o time passou por uma mudança considerável: Mandou embora o técnico embora, promoveu o antigo coordenador ofensivo Jason Garrett para a vaga de Head Coach, demitiu os titulares Marion Barber (RB) e Roy Williams (WR)  e conseguiu fazer uma segunda metade de temporada respeitável com seu novo técnico. Com um Tony Romo saudável, um time unido em torno de um novo técnico (que tem o controle do grupo) e a mesma base dos últimos anos, o time tem confiança de que pode finalmente valer seu favoritismo.

Mas infelizmente para nossos propósitos, por ser um time que passou por uma mudança importante de comando e de mentalidade, é difícil saber qual será a abordagem do Dallas em 2011. O time dos últimos anos era um time com um forte jogo terrestre (o que deve ser mantido nas costas do ótimo Felix Jones) e uma boa combinação QB-WR com Romo e Miles Austin, que usava muito as rotas curtas para o Witten e as bolas em velocidade pro Austin (um dos melhores da Liga em correr após receber o passe). Acredito que o ataque mantenha suas características, mas será interessante ver como o Garrett conduz esse ataque. Já a defesa, que joga na formação 3-4, tem uma linha de frente muito forte, com o ótimo NT Jay Ratliff e um dos melhores OLBs da Liga no DeMarcus Ware, que lidera a Liga em sacks ano sim, ano não, e é um monstro colocando pressão no QB adversário. Em compensação, a secundária do time é fraca (ainda mais sem seu melhor Cornerback, Terrence Newman, machucado) e o time conta com seu pass rush (geralmente vindo da pressão natural da defesa 3-4, não costuma usar muitos esquemas de blitz) para evitar que os QBs adversários explorem sua fraca secundária.

Talvez por esse motivo o New York Jets seja o time perfeito pro Dallas enfrentar. O Jets é um time que tem uma abordagem simples: Ganhar pela sua defesa. O time não liga de ter um ataque fraco, desde que ele seja suficiente. O ataque do Jets nos últimos dois anos foi levado para frente com seu ótimo jogo terrestre. Em 2009 nas costas do ótimo Thomas Jones, e em 2010 nas costas da dupla Shonne Greene/Ladainian Tomlinson. Se o time mantiver o padrão, terão que contar novamente com esses dois para impor sua vontade pelo chão, ainda que eu não confie na capacidade do LT de fazer outra temporada como a do ano passado. O LT é um dos maiores RBs de todos os tempos, mas nas últimas temporadas as lesões tinham acabado com a explosão dele. Ano passado, nas costas de uma ótima linha ofensiva, conseguiu se reerguer, mas sentiu a idade no final da temporada e foi menos efetivo.

A alternativa que o time tem é esperar um salto de produção do QB terceiro-anista Mark Sanchez. Desde que entrou na Liga, o Mark Sanchez foi um QB no máximo regular, levado para frente por um forte ataque terrestre e uma defesa fora de série. Ele tem bons momentos, mas também tem sequencias nas quais comete muitos turnovers, o tipo de QB que pode jogar num bom time sem comprometer mas que não vai ser o fato decisivo numa arrancada para o título. O Jets sabe que seus RBs dificilmente repetirão a temporada 2010 e seu corpo de Wide Receivers está mais fraco (Por estar acima do teto salarial perdeu Braylon Edwards e Jericho Cotchery, dois dos principais alvos do time, e as adições Plaxico Burress e Derrick Mason ainda estão sendo encaradas com muita desconfiança - com razão, Burress não joga há três anos e Mason tem 60 anos de idade). A esperança do time é que o Sanchez faça um salto no seu jogo e passe a ser um QB capaz de decidir jogos com alguma regularidade, vamos ver como ele lida com essa pressão que ele nunca enfrentou antes.

A defesa do time é a parte interessante de verdade do time. Assim como o Dallas, o Jets usa uma defesa 3-4, mas ao contrário do Dallas, o Jets não confia na atuação padrão dessa defesa. Pelo contrário, o Jets usa trocentos tipos diferentes de variações e blizes, o que é extremamente útil para confundir os adversários, que nunca sabe de onde a blitz vai vir, ou até mesmo se vai ter blitz. Vale a pena reparar nas diferentes movimentações defensivas que o time de NY usa, mas principalmente vale a pena ficar de olho no camisa 24 do time, o Cornerback Darrelle Revis. O Revis é um dos dois melhores CBs da Liga e tem uma função extremamente importante nesse time, que é grudar no melhor Wide Receiver do adversário e tirá-lo do jogo com uma marcação mano a mano. Ele costuma ter sucesso, mas vai ser interessante ver como ele enfrenta um Wide Receiver com boa velocidade lateral como o Miles Austin. Vale a pena ficar de olho nesse duelo.

No final, eu acredito que o Dallas vença. O Jets foi longe nos dois últimos anos com um forte jogo terrestre e uma defesa sufocante, mas o jogo terrestre deve ficar mais fraco, o ataque aéreo perdeu dois alvos importantes e só a defesa também perdeu alguns titulares importantes, especialmente na linha defensiva. O Jets chegou longe nos últimos anos, mais longe do que deveria, mas acho que é a hora do gás acabar. Mas deve ser um jogo equilibrado, com o ataque do Dallas batendo de frente com a defesa do Jets.

Alguns jogadores para ficar de olho: Tony Romo (QB, Dallas); Miles Austin (WR, Dallas); Jason Witten (TE, Dallas); Demarcus Ware (OLB, Dallas); Darrelle Revis (CB, Jets); Santonio Holmes (WR, Jets); Shonne Greene (RB, Jets); Jim Lehonard (Safety, Jets); David Harris (ILB, Jets)



Além de ser o melhor da Liga, ainda tem essa namorada...

Segunda, 20h, ESPN: New England Patriots at Miami Dolphins
No primeiro jogo de segunda a noite, o New England Patriots (14-2 em 2010) vai até o Sunlife Stadium enfrentar o Miami Dolphins (7-9). E se o jogo de domingo a noite tem tudo para ser muito equilibrado, esse não deve ser tanto, e tem um claro favorito: O New England Patriots.

Apesar de ter tido um pouco de sorte em 2010 para terminar 14-2, o fato é que existem poucos times tão divertidos de se assistir na NFL como o Patriots. O time tem um ataque aéreo espetacular liderado pelo melhor QB da atualidade, Tom Brady, com vários alvos interessantes, mas talvez nenhum mais interessante do que o recém-chegado Chad Ochocinco. Ochocinco foi um Pro Bowler durante boa parte da sua polêmica carreira, mas vem de duas temporadas fracas, vamos ver como ele vai se portar junto do grande Brady. O ataque do Patriots sofreu uma grande metamorfosa na temproada passada (Sobre a qual eu comentei num excelente post da época), e agora o ataque do Patriots é uma máquina imparável que mistura muito bem corridas e passes, sempre lideradas pelo Brady. O time fez isso porque sua defesa é um pouco fraca, cheia de jogadores jovens que ainda estão se desenvolvendo. Ver como essa defesa evolui em mais uma temporada (em especial o Devin McCourty, que foi o segundo melhor calouro defensivo de 2010 com sete interceptações) vai ser interessante, sem dúvida. Infelizmente parece que o DT Albert Haynesworth não vai jogar ainda, vai ter que ficar para a próxima. Mas o Patriots é excelente para ver jogar pelo seu ataque mesmo, reparem nas movimentações ofensivas e na grande variedade de jogadas, desde passes curtos para os Running Backs, passando pelas formações com dois Tight Ends e chegando nos passes longos para o Ochocinco.

Já o Dolphins não é um time ruim. Mas é um time funcional, sem nada de espetacular. Ao contrário do Jets, que é bom o suficiente pra ser competitivo sem um QB que decida, o Dolphins é um time sólido que só vai ser competitivo quando o seu QB elevar seu jogo. A defesa do Dolphins é muito boa com jogadores como Cameron Wake (OLB) e Vontae Davis (CB), é muito melhor do que recebe crédito, e é uma unidade muito jovem, que está em constante evolução.

Mas o ataque foi problemático em 2010. Em 2011, o time tem um novo RB, o explosivo Reggie Bush, excelente em rotas laterais e recebendo passes curtos mas que não tem o físico para trombar pelo meio da defesa, e o veterano Ronnie Brown, que joga melhor por dentro da linha. O time tem bons alvos, em especial o ótimo WR Brandon Marshall, um dos melhores da Liga. Mas falta o Chad Henne, QB que está entrando apenas no seu segundo ano como titular desde o começo, melhorar seu jogo. Dois anos atrás, ele entrou na metade da temporada e jogou bem, mas ano passado - titular desde o começo - ele jogou mal, chegou a ir pro banco e agora voltou a ser titular pra essa temporada. Ver como ele reage vai ser importante, e o jogo terrestre voltar a funcionar vai ajudar a tirar a pressão dos ombros dele. Esse ano, ele deve passar a olhar mais para seu melhor alvo - Marshall - e usar sue braço forte em rotas mais longas, o que ele fez pouco ano passado. Se o Henne evoluir como esperado e conseguir jogar com consistencia, o Dolphins pode tentar roubar uma vaga nos playoffs via Wild Card.

Sobre o jogo, ainda acredito na vitória do Patriots. O Dolphins deve ser um bom time em 2011, mas o ataque do Patriots é simplesmente bom demais. Vamos ver se o jogo terrestre do Dolphins consegue se impor de forma a queimar o relógio e manter a defesa do Patriots em campo e o Brady sentado no banco. Mas é uma ótima chance para verem o melhor ataque - e o melhor jogador - da Liga jogando.

Alguns jogadores para ficar de olho: Tom Brady (QB, New England); Wes Welker (WR, New England); Chad Ochocinco (WR, New England); Devin McCourty (CB, New England); Chad Henne (QB, Miami); Brandon Marshal (WR, Miami); Reggie Bush (RB, Miami); Cameron Wake (OLB, Miami); Vontae Davis (CB, Miami).

Nenhum comentário:

Postar um comentário