Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Precisamos clonar o Bill Belichick

Bill Belichick para MVP!

Pois é, eu queria comentar aqui sobre o "Ano dos Pitchers" na MLB e falar mais sobre as premiações que sairam, mas para isso eu precisaria saber quem ganhou o Cy Young da AL esse ano e essa premiação só sai hoje a noite. Portanto, fica pra sabado, e hoje vou aproveitar pra cumprir minha promessa e falar mais do New England Patriots. E por falar nisso, o texto está bem grande, mas está bastante itneressante, recomendo a voces que leiam.

Mas pra comentar sobre a temporada de 2010 do Patriots, primeiro eu preciso falar sobre um cara em particular, e esse cara é Bill Belichick. Belichick entrou na Liga em 1975, como técnico dos especialistas do Baltimore Colts. Depois de 15 anos como assistente técnico de diversos times e diversas posições, inclusive uma estadia de doze anos em New York (cinco como coordenador defensivo sob o comando de Bill Parcells), onde foi bicampeão com o Giants e sua forte defesa. Alias na vitória de 20 a 19 sobre o Bills no Super Bowl XXV o plano defensivo armado por Belichick acabou indo parar no Hall da Fama por seu brilhantismo. Começou como Head Coach pela primeira vez em 91, no Cleveland Browns, onde ficou até 95 sem nenhum grande destaque (e sem nenhum grande time). Belichick voltou a trabalhar com Parcells no time do Patriots que foi ao Super Bowl XXXI em 96, onde perderam para um jovem chamado Brett Favre, e no Jets, de onde saiu em 2000 quando Parcells deixou o comando do time. Então virou o Head Coach do Patriots no lugar de Pete Carroll (sim, o técnico dos Seahawks). Mas além de técnico, o novo dono do time,  Robert Kraft, tambem deu ao Bill Belichick poderes de General Manager.

Belichick, apesar de ter sofrido no seu primeiro ano como técnico, montou um verdadeiro esquadrão pro ano seguinte, em 2001, com base numa fortissima defesa e liderado pelo ótimo Quarterback veterano Drew Bledsoe. No entanto, logo no segundo jogo da temporada, o azarado Bledsoe sofreu uma lesão relativamente séria e foi substituido por um Quarterback jovem, que tinha sido escolhido sem pretenções de Michigan na sexta rodada do Draft para não ser nada mais que um reserva pra Bledsoe. Seu nome? Tom Brady, que assumiu a posição de titular e acabou se tornando um dos maiores Quarterbacks da história. Brady estava no segundo ano e era bastante inexperiente, nunca havia sido treinado pra ser o titular do time. Mas Brady fez o basico, protegeu bem a bola, evitou situações dificeis e o Patriots contou com ótima defesa pra não só chegar aos playoffs como para ser campeão, com Brady MVP (Apesar de Bledsoe ter jogado - e ganho - no final da Final de Conferencia contra o Steelers no lugar de um Brady lesionado). A história se repetiu em 2003 e 2004: Um Tom Brady eficiente (e cada vez mais brilhante) e uma defesa fortissima. Em 2007, o encrenqueiro Randy Moss chegou a Foxborough e, tendo sido colocado na linha por Belichick, o time teve o melhor ataque da história da NFL e terminou a temporada 16-0, mas o que pouca gente lembra é que muitas vezes quem segurou as pontas nas vitórias foi a fortissima defesa, liderada por nomes como Asante Samuel, Richard Seymour, Teddy Bruschi e Rodney Harrison. Após a derrota no Super Bowl e a lesão de Brady na estreia em 2008, Matt Cassell assumiu a posição de titular - e jogou num nivel muito alto por conta da instrução que recebeu de Brady e Belichick. Cassell foi bem e a forte defesa ajudou o time a terminar com um ótimo record, mas a disputadissima AFC daquele ano acabou com o Patriots fora dos playoffs.

Bom, acabo aqui a história sobre a carreira de Belichick. Belichick é um dos melhores técnicos da NFL, foi eleito para o Time da Década (2000) com toda a justiça e é o melhor técnico da atualidade. As vezes é meio doido demais, como por exemplo naquela tentativa de conversão de 4th and 2 contra o Colts que custou ao Patriots a vitória, mas em geral é um brilhante técnico. Esse ano, novamente está levando o Patriots a uma ótima campanha, liderando a NFL com um record de 7-2. Mas alguem notou uma coisa no resumo da carreira do Belichick? As defesas. Belichick sempre se destacou por ser um ótimo coordenador defensivo e um excelente técnico montando defesas. Foram as defesas, lideradas por um QB eficiente e cada vez melhor, que levaram o Patriots aos primeiros titulos (Cada vez menos porque cada vez Brady ficava melhor, mas voces entenderam o quadro). Foi a defesa forte que segurou o time com Matt Cassell e Laurence Maroney em 2008 e quase o levou aos playoffs. Mas essa defesa forte se desmontou quase totalmente ao fim da temporada de 2008 - Muitas aposentadorias, lesões, Seymour foi pro Raiders, etc. O grande fiasco do Patriots do ano passado seu deu em boa parte porque Brady voltava de lesão e não na sua melhor forma, mas principalmente porque o time não tinha mais como jogar o futebol que vinha jogando, não tinha a defesa que o esquema pedia.

Essa temporada de 2010 começou como uma repetição da antiga. Brady era bom,, mas não estava no mesmo nivel que vinha jogando antes de se lesionar (tudo bem, ninguem espera que ele tenha sempre 50 touchdowns, mas a diferença era nitida em relação às temporadas anteriores), e a defesa que alem de ter que contar com vários calouros e segundo-anistas ainda perdeu jogadores importantes por lesões era o ponto fraco do time. O time perdeu pro Jets de forma humilhante logo na segunda semana, a defesa frequentemente tomava muitos pontos e forçava o ataque a se desdobrar pra conseguir a vitória, e pra piorar a situação ainda teve o problema com Randy Moss e o time de repente ficou sem seu principal Receiver. O Patriots entrou em bye, saiu de bye, continuou jogando e... Foi quando todo mundo notou que o time CONTINUAVA ganhando! O time estava 6-1 na NFL depois de vencer os Vikings com propriedade. O que estava dando certo pro time continhar ganhando dessa maneira mesmo depois de começar o ano tão mal?

Uma coisa fundamental na NFL (e em qualquer esporte) é saber adaptar seu time e seu plano de jogo às circunstancias. Quem ja viu uma série de playoff da NBA sabe o que eu digo. A temporada começa, voce coloca seu time pra jogar. Mas hmm, alguma coisa nao funcionou, deixa eu tentar mudar assim. Agora funcionou, mas travou outro ponto. E voce vai ajustando tudo, detalhe por detalhe, de forma a lapidar seu time até chegar no melhor corte. Claro que num time veterano, que ja vem de outras temporadas, os ajustes são pequenos, exatamente o caso dos Patriots ao longo da década. Mas desde 2009, o Patriots reformulou boa parte de seu elenco, as caracteristicas são outras, e claro, as fraquezas e forças são outras. E é ai que entra a genialidade do Bill Belichick.

Pra quem acompanhou o Patriots depois do começo fraco de temporada, e principalmente nas vitórias na altura da saida de Moss, notou uma coisa: O Patriots tinha jogo terrestre! O Patriots estava vendo Danny Woodhead e Benjarvus Green-Ellis ter bons jogos, conseguir bons avanços e tirar a pressão de cima do Tom Brady. E os mais veteranos perceberam outra coisa: O Patriots nunca teve um jogo terrestre! Mesmo aquele timasso de 2007 era às custas de Brady e seu braço, nunca do jogo terrestre. Mas agora Green-Ellis tinha jogos de mais de 80 jardas, Woodhead conseguia carregadas importantes na red zone, e o Patriots podia botar pressão nas defesas tanto pelo ar como pelo chão, o que torna qualquer ataque mais imprevisivel e mais letal. E os torcedores olharam pro céu e começaram a falar: Obrigado pelo Benjarvus Green-Ellis, Senhor!!

E é ai que as pessoas se enganam. O mérito disso não é de Benjarvus Green-Ellis, e sim de Bill Belichick! Ao inves de agradecer pela chegada de Green-Ellis, as pessoas deviam olhar pra Robert Kraft e falar "Obrigado por ter gasto aquela escolha de primeira rodada dez anos atrás, senhor!" (Como Belichick ainda estava sob contrato, o Patriots teve que dar uma escolha de primeira rodada de compensação pro Jets). Benjarvus Green-Ellis estava no Patriots ano passado e chegou a entrar em alguns jogos. E não entrou mal, apenas entrou pouco. A questão do jogo terrestre não se deve à chegada (que foi ano passado, quando o Patriots tambem nao tinha jogo terrestre) do Ellis, e sim a uma opção tática do Bill Belichick, que passa por uma questão muito mais profunda.

A verdade é que o Patriots não tinha jogo terrestre porque não queria. O que acontecia simplesmente porque o time não precisava. O time tinha Brady no ataque e uma boa linha ofensiva, o que dava tempo ao Brady... e Brady com tempo não vai ser parado facilmente mesmo que o adversário saiba que vem passe e coloque oito caras na secundária, ainda mais com jogadores como Deion Branch, Wes Welker ou Randy Moss pra receber suas bolas, era um ataque explosivo capaz de pontuar rapidamente. E quando o ataque saia de campo, tinha uma defesa agressiva, fortissima, que colocava pressão no QB adversário e recuperava logo a posse da bola. O que se complementava perfeitamente. Mas o tempo passou, os jogadores mudaram e as caracteristicas do time tambem: a defesa parou de ser uma força pra ser uma fraqueza. Tom Brady ainda está recuperando sua melhor forma e, apesar de ainda ser um bom Quarterback, ainda não era o difference maker (aquele que faz a diferença) que a gente sabe que ele pode ser. E a saida de Moss e a falta de um grande alvo alem de Welker só piora a situação. Foi por isso que o gênio do Bill Belichick decidiu que era hora do time ter um jogo terrestre, mesmo que isso alterasse completamente a forma dejogar do time - era disso que o time precisava. Com um jogo terrestre, voce vai poder tirar a pressão do Brady de sempre resolver tudo em situações dificeis e previsiveis, mas mais do que isso, correr te permite manter mais a posse de bola e gastar mais o relógio. Voce mantem seu ataque em campo, coloca o QB em situações mais curtas - especialidade do Welker - e mais importante, voce deixa sua defesa fora de campo por muito mais tempo. Se a sua defesa é seu ponto fraco, deixe-a em campo o menos possivel, e voce faz isso mantendo seu ataque em campo por mais tempo. O ataque explosivo do Patriots, capaz de pontuar rapidamente, combinava com uma defesa que fosse forte. Agora, com uma defesa fraca, um ataque cadenciado e que consuma o relógio é a melhor solução. Voce impede que sua defesa jovem e desacostumada aos rigores da NFL se canse tanto, voce não deixa ela tempo o suficiente em quadra para que seja tão exposta e voce deixa o ataque adversário sem ritmo, sem conseguir ler sua defesa confortavelmente. Antes de uma estratégia ofensiva, foi uma estratégia defensiva, pra corrigir o buraco que vinha sendo a defesa. Claro que não vai ser sempre assim: o ataque terrestre do Patriots nao funcionou contra o Browns, a defesa menos ainda, e Colt McCoy é muito melhor do que todo mundo supunha e por isso o Patriots levou aquela surra.

Mas tem, tambem, o outro lado da história. O Patriots, contra o Steelers, não estabeleceu um jogo terrestre. Nem tentou direito, tambem. Porque Tom Brady foi o velho Tom Brady, talvez até melhor, mas com as mesmas características - passes fortes, precisos e distribuindo bem o jogo para não viciar a defesa. Ele tinha voltado, ainda que por um jogo, a ser o Brady capaz de enfrentar 9 jogadores na secundária e ainda acertar o passe no meio de tres jogadores. Esperando o passe ou não, NENHUMA, e eu repito, NENHUMA defesa da NFL - possivelmente da história da NFL - é capaz de parar um Quarterback desse nível quando ele está inspirado e tem tempo pra lançar a bola. E assim voce coloca a pressão no ataque do outro time, voce abre o placar e força o adversário a responder rapidamente. E ai o Patriots ainda contou com ótima partida da sua defesa - que ainda deve ser, por enquanto pelo menos, a excessão e não a regra - pra segurar o Steelers duas, tres posses de bola, o suficiente pra um Brady empolgado abrir 21 pontos de vantagem. Mas como esses jogos são a excessão e não a regra - repito, por enquanto pelo menos - é ótimo voce ter desenvolvido uma estratégia pra camuflar suas falhas, colocá-las escondidas dentro de um sistema que explora suas forças e taticamente minimiza seus pontos fracos.

Tambem preciso fazer um parênteses pra falar do Tom Brady. Que eu tenho uma admiração confessa por ele todo mundo sabe, acho ele genial, mas ele não vinha jogando bem ano passado. Teve bons jogos, jogou acima da média como sempre, mas não foi o gênio capaz de conduzir o time à vitória quando bem entendesse, o que ele é capaz de ser e ja o foi. Mas esse ano, apesar de só agora ele ter tido um daqueles jogos incriveis de destruir a melhor defesa da NFL - ainda que desfalcada -  sem suar, ele está... diferente. Parece que não só está focado em ser o grande QB que é como tambem parece ter assumido um papel que até agora ele não tinha precisado: o de mentor. Não o papel de líder, todo grande Quarterback tem necessariamente que ser um líder que comanda respeito dos seus companheiros e Brady sempre foi um grande líder, mas tambem o papel de ensinar os jovens jogadores do ataque (Brandon Tate, Rob Gronkowsky, Aaron Hernandez, Julius Edelman, Green-Ellis, etc), de cobrar deles, de incentivá-los e de servir realmente como um mentor. O que ele tem feito bem e comanda respeito, só ver ele gritando com todo mundo quando UMA campanha do ataque do Patriots foi parada pelo Steelers. A linha, os receivers, os running backs, todo mundo só estava ali, ouvindo ele dar uma enorme bronca em todo mundo, cobrando de todo mundo que a próxima fosse um touchdown - e adivinhem, foi.

Na NBA, me de Jerry Sloan e Deron Williams que voce terá um time de playoffs. Na NFL, se me der Bill Belichick e Tom Brady, voce vai ter um time de playoffs tambem. E talvez até mais. Talvez de mansinho, quietinho, reconhecendo as próprias falhas e jogando na direção contrária a elas, jogando com inteligência, talvez o Patriots esteja se colocando com um candidato ao título, novamente. O que poucos esperavam no começo do ano e muito menos após a saida de Moss. Não sei se a defesa aguenta o tranco até o fim, talvez essa estratégia nos playoffs exiga um Brady mais dominante que talvez ele não seja capaz de dar, mas pelo menos agora, é um time que tem uma peça fundamental para qualquer time que quer ser campeão. E não daquelas que usa uniforme, e sim daquelas que ficam do lado de fora do campo, de headphones. Talvez todo time que tenha Bill Belichick tenha que ser levado em conta. Talvez, como o Paulo Antunes disse certa vez, um título do Patriots esse ano seria bom pra NFL. Bom pra NFL ver que nós precisamos clonar o Bill Belichick.

Nenhum comentário:

Postar um comentário