Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Resumo da semana da NFL - Parte I

Foi uma semana meio bizarra: Viradas absurdas, times lixos ganhando de candidatos ao título, o Chargers tendo punt bloqueado e tres jogos decididos na prorrogação. Ou seja, uma semana normal, considerando essa temporada. Vamos começar com os primeiros jogos da semana:


"Vocês, número um da NFC? É pegadinha, né? Cadê a câmera?"

Tampa Bay Buccaneers 21 vs 27 Atlanta Falcons
Apesar de ainda ter o Saints na conversa, essa batalha era entre os dois melhores times da NFC South e segundo o técnico do Bucs, Raheem Morris, seu time era o melhor de toda a NFC. (Apesar de eu ainda achar o time do Bucs um time bom pra daqui a uns anos, mas pra agora o record engana). Mas parece que os Falcons não concordaram muito e mostraram isso num jogo duro no Georgia Dome que só foi definido no final. E quem levou o time do Falcons a essa vitória foi o RB Michael Turner, com 100 jardas e 2 TDs. Num jogo onde os QBs foram discretos (Matt Ryan com 235 jardas e 1 TD, Josh Freeman com 190 jardas e 2 TDs mas 2 Ints) quem acabou decidindo mesmo foi o jogo terrestre e como os times conseguiram defendê-lo. A prova? A ultima jogada do Bucs na partida. 4th and 1 na linha de 2 do Falcons, o Bucs deu a bola pra LeGarrett Blount conquistar o first down e talvez até o touchdown, mas Thomas DeCoud brotou do chão pra derrubar o running back atrás da linha de scrimmage pra ganhar a posse de bola. Michael Turner matou o jogo com um first down em tres corridas. O Falcons continua fazendo sua fama como um dos melhores (O melhor?) time da NFC, e Turner saudável é essencial. O Bucs mais uma vez mostra que realmente é forte e que daqui a um ou dois anos (e um ou dois drafts) será um time muito interessante.

Donte Stallworth com cara de quem ta jogando alcoolizado

Miami Dolphins 10 vs 26 Baltimore Ravens
O Miami estava 4-0 fora de casa na temporada e nos ultimos tres jogos o kicker Dan Carpenter tinha acertando uns cinco FGs por jogo. Mas dessa vez a situação se inverteu, quem acertou quatro field goals foi Billy Cundiff, do Ravens, e o time de Ohio acabou com a sequencia de vitórias fora de Miami dos Dolphins. Alem de marcar tambem o segundo jogo desde a volta de Ed Reed (Que saiu com mais uma interceptação, a terceira desde que voltou), o jogo marcou a volta de Donte Stallworth aos campos. Stallworth foi peça fundamental do ataque mítico do Patriots de 2007 e saiu do time no final do ano, após a derrota no Super Bowl. Stallworth foi pro Browns, onde teve temporada discreta. Em 2009, foi suspenso pela NFL por toda a temporada por atropelar e matar um pedestre enquanto dirigia bebado. Em 2010 chegou ao Ravens pra ser o parceiro de Anquan Boldin, mas uma lesão o forçou a perder os primeiros oito jogos do time. Tudo bem, Stallworth nao pegou nenhuma bola, mas ja é um avanço conseguir jogar hoje, e deve estar pronto pros playoffs - Se vai jogar ou não é outra história.

Antes do jogo, Jason La Canfora, analista da NFL.com, disse que o Dolphins era o time que mais relutava ao deixar o QB soltar a bola e que pra derrotar a defesa do Ravens era necessario jogo aéreo, que Chad Henne soltasse mais o braço. Ele soltou, mas não deu certo: Foram tres interceptações e nenhum touchdown e 230 jardas, em contrapartida com as 266 e 2 TDs do Joe Flacco. A defesa do Dolphins tem melhorado bastante, mas o ataque ainda está muito aquem do que pode produzir: O time exagera com o jogo terrestre e escolhe mal as horas de seguir com ele ou com o braço do Henne. Pra um exemplo prático, o TD terrestre do Ronnie Brown foi apenas o terceiro terrestre do time no ano. Disse antes e repito: O Dolphins ainda não conseguiu equilibrar eficientemente ataque aéreo e terrestre, e é bom aprender logo ou pode ser tarde demais, a AFC ta forte e equilibrada demais e o Dolphins ainda disputa a divisão com Patriots e Jets.


Não se anima não Cutler, era o Bills

Chicago Bears 22 vs 19 Buffallo Bills
E o Jay Cutler conseguiu não ser interceptado contra o pior time da NFL. Dessa vez em Toronto,  Bears voltou a ganhar e o Bills voltou a perder, agora está 0-8 e é disparado o pior time da NFL. Não que Jay Cutler tenha jogado muito bem, mas foram dois TDs, um deles no fim do quarto periodo, que foram suficiente pro Bears vencer (com dificuldades) o pior time da Liga. O Celo, como torcedor do Bears, provavelmente diria algo como 'Po, o Bills perde apertado de todos os favoritos ao títutlo, foi assim com Patriots e Ravens. Portanto o Bears tambem é favorito ao título!'. É sério, torcer pra algum time pode te deixar cego. Eu ainda acredito que o Niners vai pros playoffs, afinal!

No final foi um jogo tão feio que nem sei se vale a pena comentar. As 46 jardas terrestres do Bills foram tristes, o que forçou Ryan Fitzpatrick a soltar o braço 51 vezes. Tudo bem, foram 31 passes completos e 299 jardas, mas duas interceptações. E só pra não dizer que o Cutler nao cometeu turnovers, ele teve um fumble, então o fim do mundo não REALMENTE chegou. Talvez semana que vem, nunca se sabe.

O trio parada dura de Carolina

New Orleans Saints 34 vs 3 Carolina Panthers
Eu falei dia desses sobre times com problemas com QBs. Eu acabei deixando o Panthers de fora porque o problema deles não era uma questão de quem é o QB certo e afins: Ninguem lá presta. Tudo bem, a gente da o benefício da dúvida pro Jimmy Clausen porque ele é calouro, entrou numa tremenda fria e o time como um todo não ajuda, o cara mostrou talento no College e ainda pode vir a fazer algo de bom. Mas o time ta com problemas sérios. Contra o Saints, foi mais uma série de problemas: Jimmy Clausen nao foi nada bem, Matt Moore, que jogou bem no final do ano passado e chegou a dar sinais que poderia herdar o lugar de Jake Delhomme (Sério, o Delhomme ja foi bom!), entrou e tambem jogou bem mal e acabou dando lugar ao outro calouro do time, Tony Pike, que - surpresa! - não jogou nada. Drew Brees nem jogou tão bem assim, e nem precisou, o jogo terrestre foi bem, e o time administrou o jogo tranquilamente e se aproveitou dos erros do Panthers pra levar sua sexta vitória pra casa.


Peyton Hillis exibe todo seu sex appeal pra tentar conseguir uma namorada

New England Patriots 14 vs 34 Cleveland Browns
O Browns perdeu de Bucs, Chiefs, Ravens, Falcons e Steelers, e ganhou de Bengals, Saints e agora Patriots. Da o que pensar, não da? Será que, com uma tabela mais facil, o Browns não estaria o bagaço que está? Da até pra imaginar algo de bom pra esse time no futuro. Esse jogo tambem confirmou (alem do fim do mundo iminente) que eu sou um grande pé frio: só porque eu estava escrevendo um post sobre o Patriots, falando de como eles conseguiram dar a volta por cima com uma defesa fraca, um começo de ano irregular e a saida de Randy Moss, o time vai lá e cede 184 jardas e 2 TDs pro Peyton Hillis, ajudado por uma boa partida daquele QB talentosocom uma namorada gostosa. Não, não Tom Brady, e sim Colt McCoy. Defendo semrpe que posso aqui o calouro, inclusive defendi no post que eu citei acima sobre QBs, e ele ta me dando razão pra tal. E ele tem o companheiro perfeito rpa um QB calouro que precisa de tempo pra desenvolver seu jogo, que é um bom RB. Um bom RB mantem a bola se movendo, evita que McCoy tenha que soltar tanto o braço e fique vulnerável, e ainda ajuda a abrir um pouco a defesa. McCoy acertou 14 de 19 passes pra 174 jardas, nao teve turnovers e correu pra um TD de 16 jardas, alem de acertar os passes importantes nos momentos certos - principalmente terceiras descidas.

Do lado do Patriots, Brady não foi mal, 224 jardas e 2 TDs, mas dessa vez o jogo terrestre (Que pra mim foi um dos motivos da ressureição do Patriots na temporada) não ajudou e o QB, que frequentemente foi colocado em situações complicadas de terceira descida, não conseguiu ser brilhante pra mudar essa situação, apenas bom, e dessa vez isso não bastou. Sem o jogo terrestre pra fazer o relógio correr e manter a defesa fora de campo, ela foi presa fácil pra Hillis, que fez a festa. Quem tambem voltou nesse jogo foi Logan Mankins, o último dos 'fujões', que jogou (mal) de titular pros Patriots. Mankins ja havia sido inscrito mas não tinha se apresentado junto ao time, e portanto não teve que cumprir os tres jogos de suspensão que Vincent Jackson está cumprindo. Não é o fim do mundo, mas liga o sinal de alerta em New England. O time terá jogos dificeis, vai pra Pittsburgh e depois recebe o Colts. É importante que o time consiga produzir contra esses dois times fortes, porque se o time cair pra 6-4 pode se complicar na AFC.


Agora o Suh sabe como é estar do outro lado

New York Jets 23 vs 20 Detroit Lions
Era tudo que o Patriots precisava pra fechar bem o dia: Depois de tar ganhando de 20 a 10, o Lions deixou o Jets empatar, levar pra prorrogação e ganhar com um FG de Nick Folk. Mark Sanchez não jogou bem a maior parte do jogo, mas quando precisou ele conduziu a campanha pra TD feito por ele mesmo, levou o jogo pra prorrogação, onde acertou um passe de 52 jardas pra Santonio Holmes pra posicionar o FG de Folk.

Apesar das diferenças de campanhas (5-2 contra 2-5), quem dominou o começo do jogo foi o Lions: Matthew Stafford jogou bem, fez dois passes pra touchdown e ainda correu pra um terceiro, mas Ndamukong Suh mostrou que como kicker é um excelente defensive tackle e errou um extra point, substituindo um lesionado John Hanson (Alias hoje foi o dia dos engraçadinhos, Wes Welker tambem chutou um extra point na derrota do Patriots, mas ele acertou). Depois de terem aberto 20-10, o Jets ainda demorou pra respondeu com a campanha que resultou no touchdown de Sanchez. Mas a bola voltou pro Lions e, numa 3 pra 6 jardas com 2 minutos no relógio e com o Jets sem tempos pra pedir, o técnico decidiu nao correr com a bola e sim arriscar um passe. Mas o passe foi incompleto e Sanchez recebeu a bola com mais de 1:40 no relógio, tempo que ele usou até o final pra chutar um FG com o relógio zerado, mostrando como a decisão foi equivocada e que o Lions estaria muito melhor pra vencer o jogo se tivessem corrido e o Sanchez recebido a bola com 1:05. Esse erro de chamada acabou custando o jogo, pois logo na campanha inicial da prorrogação e após o passe longo de Sanchez, Folk deu numeros finais à partida e manteve o Jets junto ao Patriots, que perdeu.


É isso ai galera, amanha tem mais. Alias, o Packers está destruindo o Dallas de uma forma tão humilhante que até desliguei a TV e liguei o League PAss pra acompanhar Lakers vs Blazers. Cheguei à conclusão que vou deixar a cobertura de NFL mais completa por enquanto, e mais pra frente eu vou falando mais de NBA gradativamente, me dedicando 100% a ela com o fim do Super Bowl. Aceito sugestões!

Um comentário:

  1. ainda nao acho o atlanta como o melhor time da NFC, Giants pra mim vem se apresentando mt bem, com uma defesa monstruosa. sobre a divisao dos assuntos, vc poderia fazer as colunas da NBA na quarta e sexta, assim daria pra cobrir bem tanto a NFl quanto a NBA

    ResponderExcluir