Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Resumo da semana 11 da NFL

O Celo disse que ia postar ontem e se não pudesse ia me avisar que eu postava. Bom, ele não postou e tambem não avisou, e portanto ficamos sem post ontem (Daqui a pouco todo mundo vai achar que o Celo não existe e ele é só a minha desculpa pra quando tou com preguiça de postar). Hoje vou postar logo o resumo todo da rodada, mais resumido que de costume, pra nao empacar o que a gente tem por postar no resto da semana. Então vamos começar com a programação normal.
-------------

"A verdadeira temporada da NFL começa após o dia de ação de graças".
Essa frase ficou famosa ao ser dita por Bill Belichick sobre as rodadas finais da NFL. E ela está bastante correta, o que vai definir os playoffs e tudo mais é o que vai acontecer a partir de agora. Claro, o Dallas se ferrou pelo que aconteceu antes disso, mas é uma excessão e não a regra. A partir de agora, cada partida vale muito mais, e geralmente temos mais confrontos dentro da divisão mais pro final da temporada, e portanto partidas que valem mais. É agora que o bicho vai pegar de verdade e as proximas rodadas da NFL vão ser imperdiveis. Lembrando que ja falei sobre o jogo de quinta a noite no Cinco Jardas da semana passada.


Grandes chances dele ir parar em Carolina, entao é bom ir acostumando

Baltimore Ravens 37 vs 13 Carolina Panthers
Para quem não sabe, o cara da foto é o Jake Locker, QB da Universidade de Washington e que é cotado como o melhor QB desse ano. Porque ele ta ilustrando esse jogo? Bom, um grande QB geralmente é escolhido no começo do Draft. O Panthers é o time com pior campanha da NFL e eu duvido que ganhe mais algum jogo. O time  não tem QB no elenco. Somou tudo? Que ótimo, então digam oi pro Jake Locker.

Foi um massacre, o Ravens é um time infinitamente superior ao Panthers, e a coisa mais interessante nesse jogo foram as marcas alcançadas por jogadores do Ravens. Primeiro, Derrick Mason se tornou o 13º jogador da história da NFL a alcançar 900 recepções. Depois, retornando uma interceptação, Ed Reed se tornou o terceiro jogador da história da NFL com mais jardas retornando interceptações (Poderia ter somado mais se nao fosse um engraçadinho que jogou a bola pro lado pro cornerback do time fazer o TD). E por fim Ray Lewis, com sua interceptação, se tornou apenas o segundo (Rodney Harrison) jogador da história da NFL com 30 ou mais sacks e 30 ou mais interceptações (30 Ints, 38.5 sacks). Jogos contra o Panthers são ótimos pra essas coisas, não?



Galera combinando aquele barzinho esperto pra festejar

Buffallo Bills 49 vs 31 Cincinnati Bengals 
Esse foi o jogo mais bizarro do dia. Ponto.No intervalo, tinhamos 31 a 14 para o Bengals. Ryan Fitzpatrick, do Bills, tinha 2 interceptações e só 1 TD. Cedric Benson, Terrell Owens e Chad Ochocinco tinham um touchdown cada. E tinha tudo pra ser um massacre histórico em cima do pobre Bills. Ai no segundo tempo... O Bills ganha de 35 a 0 com tres touchdowns do Fitzpatrick e mais um do Fred Jackson, que alem dos dois TDs ainda correu pra 116 jardas. Steve Johnson, WR do Bills, teve 137 jardas e 3 TDs. E o Bengals toma uma virada história pro Bills. Mas que porcaria, o que diabos isso significa?? Significa que o Bengals está uma droga alem da imaginação pra um time que foi 6-0 na divisão temporada passada, chegou aos playoffs e que só se reforçou na offseason. E o Bills conseguiu escapar da primeira escolha do Draft. Parabens?


"Então... O Jon Kitna é melhor que voce..."

Detroit Lions 19 vs 35 Dallas Cowboys
Com Wade Phillips, o Dallas foi 1-7 na temporada. Com Jason Garrett, o time está 2-0. Meu Deus, Garrett é um gênio? Não, mas o Dallas realmente está diferente mesmo sem Tony Romo. Quer dizer que o Jon Kitna vai ser o QB titular do Cowboys? Claro que só enquanto o Romo tiver machucado. Mas é fato que a postura em campo do time é outra, e o time está jogando com muito mais vontade e garra e ajudou ter enfrentado o Lions sem Matthew Stafford. Jon Kitna teve seus tres touchdowns (Miles Austin e Dez Bryant combinaram pra só 15 jardas, mas tambem 3 touchdowns) e o ataque terrestre do Lions mal chegou nas 70 jardas, foi muito fraco. O adversário era fraco, verdade, mas o Dallas está pelo menos ganhando. Será que ainda da tempo de tentar os playoffs? Eu duvido, mas quem sabe... A temporada ta doida mesmo.


Uma foto do ataque todo dos Browns

Cleveland Browns 20 vs 24 Jacksonville Jaguars
E ai, voces sabem quem é o líder da AFC South? Colts? Titans? Texans? Nada disso, o líder da divisão é o Jacksonville Jaguars. Eu falei nos previews da temporada que o Jaguars é aquele time que ninguem liga, ninguem da importancia, mas que quando voce vai ver ta la em cima. E dessa vez se David Garrard teve mais interceptações que TDs (3 x 2) quem levou o time nas costas foi o baixinho Maurice Jones-Drew. 133 jardas terrestres, 87 aéreas, e 1 TD, sendo ele o da vitória.

E olha, o Browns está virando um dos times mais divertidos de se assistir. Mas tambem é um dos mais aflitivos. O ataque só tem DOIS MALDITOS caras, o Colt McCoy e o Peyton Hillis. É incrivel. Quando é pra correr, é bola no Hillis ou um bootleg do McCoy. Quando é pra passar, o McCoy não tem nenhum alvo que preste então ele tem que passar pro... Hillis!! Sério, é angustiante ver o McCoy olhando e nao ver ninguem livre, correr pro lado pra fugir da pressão (A linha ofensiva pelo menos é boa) e ai ter que jogar pro Hillis. Hillis terminou com 95 jardas terrestres e foi o único alvo sério do McCoy, ainda mais com Joshua Cribbs machucado. Uma pena, porque esses dois tem muito futuro mas jogam sozinhos.


Beanie Wells está com medinho do Fitzgerald, mas está sendo protegido pelo Safety

Arizona Cardinals 13 vs 31 Kansas City Chiefs
Se tivesse um prêmio na NFL pro jogador que mais evoluiu ao longo da temporada, eu taria me coçando pra votar no Matt Cassell. Se no começo o Cassell e o jogo aéreo era o fraco de um time com uma boa defesa e um excelente jogo terrestre, agora ele está jogando muito bem, evitando turnovers e fazendo seus touchdowns. Claro que um jogo terrestre forte abre o ar, mas o Cassell está elevando seu jogo na hora certa e agora eu vejo o Chiefs com chances reais de irem pros playoffs. Ajudou tambem o ataque terrestre do Chiefs combinar pra 160 jardas e 2 TDs. Dessa vez o Derek Anderson até não jogou mal, evitou interceptações, mas o time do Cardinals é muito fraco e o jogo terrestre está muito inconsistente. Cardinals nao merece as tres vitórias que tem, e o Kansas realmente parece um time de playoffs. Ou pelo menos pra chegar neles.


- "Brad Childress, voce está demitido!"
- "É, fedeu"

Green Bay Packers 31 vs 3 Minnesota Vikings
A verdade é que não tem nenhuma surpresa aqui. Nem no resultado da partida e nem no que aconteceu depois. Brett Favre jogou mal, Aaron Rodgers destruiu (301 jardas, 4 TDs), Greg Jennings foi monstruoso (152 jardas e 3 TDs) e o Packers fez mais duas vitimas: O Vikings, e o técnico Brad Childress. Não vou entrar no mérito da partida, até porque a história foi exatamente essa. A questão é que Brad Childress foi demitido após essa linda surra que levou do Packers, a mesma coisa que aconteceu com o Wade Phillips duas semanas atrás em Dallas.

Eu nunca gostei muito do Childress, ele não é horroroso mas tambem acho que ele as vezes não tem jogo de cintura, e se ano passado ele ficou famoso por ir buscar Favre no aeroporto, assinar com ele um contrato e ficar a um Field Goal de ir pro Super Bowl, esse ano ele teve problemas com seu QB, com seus WRs e não conseguiu rearrumar o time. Foi bastante controverso na situação de Randy Moss, enfrentava alguma oposição dentro do próprio elenco e achei que não teve competencia pra ajustar efetivamente o esquema tatico do time pra temporada. Tudo bem que o time deu muito azar, Favre nao está bem, Sidney Rice machucou, Percy Harvin está tendo problemas com enxaquecas, e tudo mais. Faltou um pouco de jogo de cintura pra focar no jogo terrestre, deixar Favre trabalhar com passes curtos e fazer aquele mongol do Bernard Berian jogar alguma coisa. Mas ele insistiu no braço do vovô e jogo vertical, que deu tão certo ano passado, mas não deu esse ano. Seu substituto será Leslie Frazier, o coordenador defensivo. A defesa do Vikings é boa, ele fez nisso um bom trabalho, mas não sei se ele seria um bom treinador principal. Mas acho que isso é mais provisório, no final do ano o time deve ir atrás de um técnico novo. Por hora, Frazier ja avisou que Favre continua como titular. Eu não tenho certeza se isso é bom ou ruim, mas tudo bem.

"Se voces me mandaram embora eu vou enfiar essa bola no seu ..."

Houston Texans 27 vs 30 New York Jets
E o Santonio Holmes salvou denovo o Jets nos ultimos segundos de partida. Com 10 segundos, Holmes pegou um passe curto pra touchdown de Mark Sanchez, que decretou a virada e a vitória do Jets em cima do Texans. É a terceira seguida decidida no aperto e essa sorte do Jets não parece ter fim. Mark Sanchez jogou muito bem, principalmente no final da partida, e está sendo importantissimo: A defesa do Jets não é nem de perto a defesa dominante do ano passado e o time está tendo que ganhar mais no ataque que na defesa. O Jets parecia ter o controle da partida no começo do quarto periodo, 23 a 7, mas o Texans passou na frente com 20 pontos consecutivos. No final do jogo, uma campanha perfeita de Sanchez que terminou no TD de Holmes e, pela segunda partida seguida, deu ao Jets uma vitória suada.


Oakland Raiders 3 vs 35 Pittsburgh Steelers
O placar diz tudo, não? Big Ben Roethlisberger jogou demais (4 TDs), Jason Campbell vinha jogando mal quando machucou, o reserva jogou pior, e o Steelers se recupera parando a arrancada do Raiders. Foi um dos jogos mais sem graça da rodada e eu tambem não assisti, e pelo que li e vi dos melhores momentos não teve nada digno de nota, a não ser o baile do Steelers e o soco que o Richard Seymour deu no Big Ben. Foi uma das muquetas mais legais da temporada. Mas só, me recuso a comentar mais alguma coisa desse jogo e nem imagem ele vai ganhar.


Vince Young tenta agredir um companheiro de time com uma joelhada

Washington Redskins 19 vs 16 Tennessee Titans
Nao que ele não seja um encrenqueiro e chato pra cacete, mas as vezes não parece que a culpa é dele. Mas a verdade é que por onde o Randy Moss passa, o time tem problemas. Tudo bem, o problema com o Vince Young é ja antigo, mas agora que o negocio estourou de vez. Pra quem não lembra, na semana passada o Titans tinha Young recuperando de lesão e o Kerry Collins cotado pra ser o titular. Quando foi anunciado que o Collins ia ser mesmo o titular, Vince Young deixou de ir no médico no sabado, o que gerou algum mal estar no time pela falta de dedicação do jogador - Ele tinha a obrigação de se recuperar o quanto antes da lesao pra ajudar o time, e faltar no medico porque nao ia começar jogando mesmo nao ajuda em nada. Acontece que o Collins machucou e o Young teve que entrar. Nesse jogo, o Vince Young até não jogou mal, foram 12/16 passes e 165 jardas, mas o QB sentiu uma lesão e teve que sair pra entrar o QB Rusty Smith. Ja ouviu falar dele? Pois é...

O ataque do Titans foi ineficiente o resto da partida. O time conseguia as jardas, mas não produzia touchdowns. O único TD do Titans na partida foi anotado num retorno de punt do Marc Mariani, o resto tudo de field goals. E o problema do time não parou por ai. Quando saiu de campo, Young jogou seu uniforme e equipamento de proteção pra torcida e saiu sem dar satisfações. Até voltou pra tentar uns passes no banco, mas os passes foram ruins e o técnico Jeff Fisher reclamou que Young nao veio falar com ele sobre sua situação. Após a partida, Michael Griffin, safety e amigo de Young, tentou ir falar com ele, mas ele saiu direto pro carro ignorando as chamadas do amigo e se mandou. Fisher declarou mais tarde que Young precisa de cirurgia e que 'não será mais o QB titular'. Se a unica causa é a lesão ou não, nao deixou claro. Ou pelo menos nao falou explicitamente, porque claro ele deixou sim.

E do outro lado, o Redskins se redimiu da ultima derrota. Donovan McNabb jogou bem e Graham Gano acertou um Field Goal na prorrogação pra ganhar a partida. Não só afasta um pouco a crise como recoloca o time em posição de, de repente, tentar brigar por um Wild Card. A concorrência está um pouco frouxa na NFC.


i'm master chief the saints are coming lololol

Seattle Seahawks 19 vs 34 New Orleans Saints
E o Saints fez seu ponto: Estamos de volta e vamos brigar pelo título. Tudo bem, o time não está impecavel e perfeitamente em sincronia como estava o time ano passado, mas ver Drew Brees passando pra quatro touchdowns e 380 jardas e acertando 10 alvos diferentes foi uma injeção de ânimo pros torcedores. Mesmo sem Reggie Bush e Pierre Thomas, ainda machucados, Chris Ivory jogou muito bem e a defesa controlou totalmente o jogo terrestre do Seahawks, permitindo apenas 58 jardas. Apesar disso, a defesa aérea se mostrou vulneravel e tomou 366 jardas e 1 TD do Matt Hasselback e claramente sentiu a ausencia do Darren Sharper. Mas o time está voltando a ganhar, tem a segunda melhor campanha da NFC (e da NFL) e se pegar o embalo nessas rodadas finais vai chegar bem perigoso nos playoffs. O confronto direto com o Falcons será crucial e, mais importante, sensacional.



"McCoy. Gerald McCoy."

Tampa Bay Buccaneers 21 vs 0 San Francisco 49ers
Fazia 33 anos que o San Francisco 49ers não passava um jogo em casa em branco, mas foi o que aconteceu esse domingo. A defesa do Bucs foi claramente superior ao ataque do Niners e o dominou de todas as formas possiveis, e o ataque do Bucs só fez o que não podia mais ser evitado. As vezes, quando se ve tal dominancia, nos perguntamos: O vencedor jogou muito bem ou o perdedor jogou muito mal? Nesse caso, acho que foi um pouco dos dois. A defesa do Buccaneers jogou muito bem, o calouro Gerald McCoy fez talvez sua melhor partida na temporada e realmente o time teve uma defesa sólida. Mas por outro lado, a linha ofensiva só não ganha o título de pior da NFL atualmente porque existem o Steelers. A linha ofensiva foi desastrosa, permitindo seis sacks e incapaz de abrir qualquer tipo de espaço pro Frank Gore correr ou de dar tempo ao Troy Smith no pocket. A linha ofensiva foi o principal problema do 49ers ano passado com o Tackle Joe Stanley machucado. Esse ano, com dois calouros de primeira rodada, parecia que ia engrenar, mas os calouros não jogaram bem (Normal, costuma demorar mesmo) e nao foram capazes de ajudar, e Stanley machucou denovo na semana passada e a linha ficou sem seu melhor jogador. Foi uma atuação patética da linha e acredito que o técnico Mike Singletary esteja muito proximo de um ataque cardiaco. O ataque do Bucs não foi sensacional, mas foi ajudado por sua defesa: Turnovers, boas posições de campo e MUITO tempo com a posse de bola. Josh Freeman soube controlar o jogo e o assim o Bucs ganhou uma fora de casa. O Niners perde a chance de se aproximar do Seahawks na ponta da divisão e agora ninguem sabe qual Smith começará o proximo jogo.


Uma dancinha maluca pra cada interceptação é a regra em New England

Indianapolis Colts 28 vs 31 New England Patriots
Sempre que os dois melhores QBs da ultima década se enfrentam, é porque vai vir jogo bom pela frente. E pra variar, foi exatamente isso o que aconteceu. Eu falei quando dei meu palpite (Alias, errei varios essa rodada) que o diferencial ia ser se o Patriots conseguisse estabelecer o jogo terrestre, o que tem feito e que eu falei num outro post aqui que é o diferencial dessa temporada. E foi justamente o que aconteceu: O ataque terrestre do Pats combinou para de 170 jardas e 2 TDs e tirou a pressão de Tom Brady, que como sempre acontece quando enfrenta adversarios fortes, foi excelente. Do outro lado, o braço do Peyton Manning foi forçado, e pra variar com maestria. Um grande duelo entre grandes Quarterbacks.

Mas por outro lado, ficou evidente como o Colts está fraco. A defesa jogou muito mal (Merito de um e demerito do outro) e mesmo com Peyton Manning em ótimo dia o time não conseguiu sair com a vitória. O Colts não estabelecue o jogo terrestre e Peyton Manning lançou 52 passes, terceira vez que ele tem mais que 50 em uma partida, e só confiando no braço de Manning voce vai ganhar jogos, mas vai ficar bem dificil ganhar títulos. O Patriots começou a partida destruindo e Brady logo conectou em dois passes pra touchdowns e colocou o Patriots em vantagem. Manning respondeu com um TD, mas uma corrida recolocou a vantagem do Patriots em duas posses de bola. Mas em sua especialidade, o two-minute offense (Ataque de dois minutos) nos instantes finais do primeiro tempo um passe MARAVILHOSO do Manning achou Reggie Wayne no fundo da end zone pra reduzir a diferença. Danny Woodhead, uma grata surpresa pro Patriots, ampliou novamente a vantagem pra 28 a 14, e aumentou com um FG pouco depois. Mas no final da partida, Manning entrou em Berserk. Conduziu duas campanhas rápidas para dois touchdowns e teve a chance de conduzir uma terceira, ja que o Patriots não conseguiu a primeira descida. A campanha estava impecavel e faltando 24 jardas e 40 segundos no relógio - uma eternidade pra Manning - aconteceu o erro fatal: Manning foi interceptado por James Sanders pra selar de vez o destino da partida. A excelente atuação de Manning, 396 jardas e 4 TDs, acabou sendo estragada por conta de tres interceptações, e o calmo e eficiente Brady, que soltou o braço apenas 25 vezes, acertando 19, acabou superando o rival por pouco. Espero uma revanche nos playoffs, porque é promessa de clássico!


"Aaaah, ela ta fugiiiindo!!"

New York Giants 17 vs 27 Philadelphia Eagles
ATé quando Michael Vick não tem um dia de MVP, o Eagles ganha. Até quando Assante Samuel tenta entregar o jogo pro adversario (No Super Bowl XLII ele conseguiu!) o Eagles ganha!! A questão é que, com o ataque super explosivo e com Vick de QB, as pessoas acabam esquecendo que a defesa do Eagles tambem é boa e que Samuel é o líder da NFL em interceptações! Domingo foram duas interceptações em cima de Eli Manning, que teve partida pra esquecer. O começo de jogo foi todo do Eagles, que abriu 16 a 3 no inicio do terceiro periodo com TD terrestre de Vick. Depois, o susto: Ellis Hobbs, o retornador do Eagles, levou uma pancada muito feia no capacete retornando o kickoff e caiu desacordado em campo. Foi constatada uma lesão grave no pescoço do jogador que lhe tirará o resto da temporada e ameaça até sua carreira. O Eagles ficou aparentemente abalado com essa jogada, e o Giants aprovietou pra acordar e virar a partida com dois TDs de Manning. Mas numa 4th pra 1 jarda, após um snap mal feito, a defesa foi seca pra parar a corrida pelo meio de Vick, que simplesmente tocou pro lado pra LeSean McCoy correr 50 jardas pro touchdown. Uma atenção que Vick demanda e vai continuar demandando e que inevitavelmente vai abrir espaços pro McCoy. Com a conversão de dois pontos, a diferença era de 7 pontos.

Foi ai que Eli Manning apareceu. Apareceu mal, claro. Primeiro foi uma interceptação pra Assante Samuel, mas o maluco do Samuel quis correr umas jardinhas a mais e acabou sofrendo um fumble, que foi recuperado pelo ataque do Giants e deu mais uma chance ao time de NY. Mas numa 4 pra 6 jardas, Eli Manning foi o espaço no meio da defesa do Eagles e correu pro first down. Mas ao inves de fazer o Slide (Quando o QB se joga no chao com as pernas na frente, ee que termina ali a jogada) como deveria ter feito, ele deu um mergulho de lado extremamente bizarro e, sem ser tocado por ninguem, acabou soltando a bola, que foi recuperada pela defesa do Eagles!! Tudo bem, o Eli Manning tem tido bons jogos e o Giants tem vindo forte, mas é perdoavel um QB que tenta conduzir uma campanha pra virar a partida tomar um fumble sozinho? Como Manning nao fez o Slide, a jogada só terminaria se alguem encostasse nele no chao, e antes disso ele soltou a bola! Uma jogada patética e que agora coloca o Eagles na frente do Giants na briga pelo titulo da NFC East. No final, Manning ainda foi interceptado denovo.

Da pra ver o ódio e o medo nos olhos do Mike Scifress


Denver Broncos 14 vs 35 San Diego Chargers
233 jardas. Esse foi o MENOR numero de jardas que o Phillip Rivers teve em qualquer jogo essa temporada. A despeito disso, ele teve tambem quatro touchdowns e só uma interceptação pra levar o Chargers a massacrar o rival de divisão. A defesa do Broncos foi completamente neutralizada e as 111 jardas terrestres do Mike Tolbert devem ter sido as melhores marcas do time na temporada, um dos piores (Se nao me engano O pior) ataques terrestres da NFL. A defesa tambem apareceu muito bem e, pior de tudo, os ESPECIALISTAS do Chargers jogaram bem!! É sério!! Alem de nao terem um punt bloqueado, numa 4th para 14 jardas o punter Mike Scifres ainda deu uma de engraçadinho e fez um passe lindo de 28 jardas pro Tolbert pra conseguir a primeira descida e impulsionar a campanha do primeiro TD do time! Eu ja tava com dó do Scifres por tanta pancada que ele teve que levar esse ano em punts bloqueados, aquele grupo é pessimo, e parece que o técnico tambem pensa assim e até deixou ele brincar de QB um pouco pra compensar o coitado. Mas o fato é que deu certo e o Chargers está 5-5 e finalmente brigando a sério pelo título da divisão. Se chega forte nos playoffs eu não sei, todo mundo sabe que a função do Chargers na NFL é só derrotar o Colts e mais nada, e eu nao confio nada no jogo terrestre do time, mas pelo menos tem ganho. E ah, tem aqueles especialistas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário