Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Resumo da semana 10 da NFL - Parte II

Descupem a demora pro post de hoje galera, cheguei tarde em casa, e por isso o resumo só sai agora. Amanha deve sair mais cedo, normalmente.

Tyler Thigpen está dando pulinhos de alegria ao saber que é o novo titular

Tennessee Titans 17 vs 29 Miami Dolphins
Esse jogo tinha atrativos dos dois lados. De um lado, a estreia de Randy Moss no seu terceiro time nessa temporada, um time cujo QB titular Vince Young estava machucado e o titular seria o reserva Kerry Collins. Do outro, o Dolphins estava de quarterback novo, com Chad Pennington substituindo o velho Chad Henne. E não é que nenhuma delas teve a menor importancia??

Se Randy Moss, ainda que tenha aberto o campo pros seus colegas receivers, teve atuação discretissima (uma recepção par 14 jardas) e Kerry Collins, que vinha tendo atuação mediocre, acabou saindo machucado pra entrada de Vince Young, machucado e tudo, quem deu esperanças ao Titans foi Chris Johnson. O cabeludo correu pra 117 jardas e 1 Touchdown e mesmo com os problemas em QB conseguiu levar o time pra frente. Mas do outro lado, a estreia de Chad Penningtou durou pouco. Na verdade durou duas jogadas, a primeira um passe completo pra 19 jardas e a outra um passe incompleto tentando fugir de um sack - que veio, lesionou o ombro do vovô, e agora Pennington só volta a jogar - se voltar - em 2011. Quem entrou foi o preterido Chad Henne, que até que foi bem, lançou pra 240 jardas, 1 TD e 1 interceptação. Mas Henne tambem acabou machucando seu joelho e quem entraria era o terceiro QB do time, Tyler Thigpen. Thigpen nao é e nunca foi um genio, mas nao é um QB pra ser terceiro reserva, ja teve boas temporadas com o Kansas City Chiefs uns anos atrás e é um reserva melhor que alguns titulares que temos ai na Liga (Hello Mr Anderson!).

Mas o mais importante foi que, sem os Chads, o Dolphins voltou ao seu ataque irresponsavel e porra louca das duas ultimas temporadas - E que sempre deu mais resultados do que o ataque tradicional que esse ano só tinha levado o time a ser 4-4 até então. Wildcats, reverses, flea flickers, e o Dolphins voltou a ser um time imprevisivel e, mais importante, perigoso. Quem viu o Dolphins dos ultimos dois anos viu o time mais divertido e irreverente da NFL, o time que trouxe o Wildcat pra liga em 2008 e em 2009, sem Chad Pennington, usou e abusou das jogadas engraçadinhas pra conseguir um record responsavel. E parece dar resultados denovo. O Dolphins ainda usava o Wildcat, mas de forma conservadora, com medo, preferindo confiar no seu QB. Não que isso esteja necessariamente errado, é uma opção... E eu nao gosto dessa opção, não pro time do Miami, eles conseguem abrir muito mais o jogo com um ataque imprevisivel e maluco - se da certo com o Browns porque nao pode dar certo com eles?? NEsse jogo sem Quarterbacks, foram sete snaps de Wildcat e 49 jardas, o que pavimentou o caminho pra Thigpen entrar e conduzir uma campanha de 85 jardas no quarto periodo que terminou com um TD pra selar a vitória. Agora Thigpen será o titular e eu espero que o Dolphins volte a ser o time doido dos ultimos anos. Ja deu certo duas vezes, agora pode dar certo mais uma, e com um bonus: É a melhor defesa do Dolphins nos ultimos anos.


"Agora touchdown dando estrela"

Carolina Panthers 16 vs 31 Tampa Bay Buccaneers
E os Bucs continuam vencendo, e os Bucs continuam convencendo. Eu AINDA acho que o time é suspeito pra falar, muito jovem, pegou uma tabela fraca, soube tirar proveito dela e vem evoluindo bastante. O time tinha um QB jovem, WRs jovens, e agora achou um RB jovem em LeGarrett Blount, que apesar de doido é muito bom e teve mais um jogo de 91 jardas e 1 TD, com direito a um 360º pra deixar qualquer ginasta orgulhoso. Bom, ganhar dos times mais fracos é a marca de um time consistente, uma consistencia que eu nao esperava de um time tao jovem. Mas acontece, o Bucs está atropelando esses times e está mantendo o impeto melhor que o Kansas City, por exemplo, que eu achei que era mais real. Nao vejo esses Bucs com chance de brigar por titulo ainda, mas daqui a uns anos... A ultima coisa que eu quero é estar no caminho deles, principalmente se a gestão, draft e evolução continuarem do jeito que estão atualmente. Não que ganhar do Panthers seja garantia de muita coisa, longe disso, foi um jogo bem facil, o jogo terrestre do Bucs foi demais pra pobre defesa do Panthers e o Josh Freeman destruiu completamente a defesa aérea adversária, deu até dó. Mas o time está 6-3 e briga ferozmente por uma vaga nos playoffs, e como ainda enfrenta boa parte da NFC West, tem boas chances de terminar 10-6 ou melhor. Mais uma vitória e eu me convenço: Vamos Bucs!! Ah, e depois de DeAngelo Williams e Jonathan Stewart, Matt Moore e agora Jimmy Clausen se lesionaram. Vamos Panthers, rumo à primeira escolha do draft (E nao duvido que escolham o Jake Locker ainda)!


"Eu tive dois touchdowns, tou melhor que o Peyton Manning, hein"

Kansas City Chiefs 29 vs 49 Denver Broncos
Como eu disse no post anterior, eu confiava mais no Chiefs do que no Broncos, e pelo visto eu tou errado. E como! Depois de perder do 49ers em Londres e tomar uma surra homérica do Raiders, o Broncos voltou com grande estilo a somar uma vitória. Foram CINCO touchdowns seguidos do Broncos, e  o Kansas que ainda tentou reagir logo viu que nao ia conseguir, o Broncos fez mais dois e acabou com as esperanças do Kansas. A questão é que tudo deu certo pro Broncos: Kyle Orton jogou muito bem, 296 jardas e 4 touchdowns, o jogo terrestre funcionou, Knowshow Moreno teve 106 jardas, e até Tim Tebow entrou e teve o gostinho de passar pra um touchdown, o seu primeiro na NFL, ainda tendo corrido pra outro. Alem disso a defesa jogou muito bem, parou o melhor ataque terrestre da NFL e ainda que Matt Cassell tenha acordado no segundo quarto e tido mais de 400 jardas e 4 Touchdowns todo mundo sabia que era tarde demais e que nao ia chegar. Mas valeu o esforço, até porque o Chiefs enfrenta a droga do Cardinals agora e deve sair com a vitória. O Broncos começa a pensar em playoffs, mas ta longe ainda, 3-6, e eu nao entendi ainda porque com o jogo decidido o time nao deixou o Tim Tebow jogar um pouco. Mas se ganharam, ta tudo bem agora.

"Uhuul, me sinto um garoto de 35 denovo!"


Seattle Seahawks 36 vs 18 Arizona Cardinals
Na divisão mais fraca da NFL (talvez da história da NFL), Cardinals tinha a chance de encostar no topo da divisão e o Seattle de disparar na frente do Rams. E se finalmente pareciamos salvos do apocalipse, apesar da vitória do Bills, nos animamos cedo demais: O Seahawks ganhou fora de casa!! Ta bom, ja tinha ganho do Bears, mas é o Bears e é o Jay Cutler, nao da pra contar. Mas ao contrario daquele jogo, o Seattle não ganhou nos erros do adversario, e sim porque mostrou poder ofensivo. Não, sério, mostrou mesmo!! O Matt Hasselbeck, que perdeu o ultimo jogo do time pra Charlie Whitehurst depois de uma concussão, passou pra 333 jardas e 1 TD, e teve boa ajuda das 64 jardas e 1 TD de Justin Forsett e do jogo absurdo do Mike Williams, 145 jardas. Se a concorrencia não fosse de um nivel que eu poucas vezes vi na vida (Michael Vick, Ladainian Tomlinson e Terrell Owens) o Williams podia receber uns votos pra Comeback Player of the Year. Claro que nao da pra levar o Seattle a sério, e muito menos o Hassellbeck (Era um tremendo QB, um dos meus preferidos, mas a idade e sucessivas lesões prejudicaram muito sua carreira) e sua saude de idoso, mas numa divisão tão fraca os Seahawks com 5-4 ja estão muito melhor do que a encomenda. Ta bom que ainda tem uma tabela dificil, com Saints e Falcons, mas tudo bem, ninguem na divisão ta muito melhor.

Alias, pra minha surpresa, Derek Anderson não jogou tão mal assim. Acertou apenas 23 de 45 passes e teve uma interceptação, mas foram 322 jardas e 1 TD. Só que infelizmente o jogo terrestre foi absolutamente nulo, Beanie Wells ainda está lutando contra lesões e não está sendo o RB que o time esperava e deram o azar de pegar o time de Seattle inspirado e principalmente um inspirado Olindo Mare, que fez cinco de seis FGs tentados. O Cardinals ainda ta no fundo do poço e amarga o ultimo lugar da pior divisão da NFL. Não sei como esse time ganhou tres jogos, mas ja é mais do que merecia.


Ah, se inveja matasse...

Dallas Cowboys 33 vs 20 New York Giants
Pra mim o técnico do ano é o Jason Garrett. O cara entrou, e com Jon Kitna de QB levou o time ao Meadowlands Stadium pra ganhar do Giants, ex-lider da divisão! Ta, brincadeiras à parte, o Dallas ganhar do Giants, se voce pensasse no começo do ano, era bem provavel. Se voce pensasse sabado, voce provavelmente riria. O Dallas conseguiu a façanha de começar o ano 1-7 e trocou de técnico, mas o time entrou em campo totalmente diferente sob o comando de Jason Garrett. O time entrou com vontade, agressivo, e pela primeira vez no ano entrou pra mostrar que o time é forte e pode ganhar se quiser! E finalmente o time decidiu envolver o Dez Bryant no ataque. O moleque é muito bom e finalmente ta recebendo as bolas que merece, e mais importante, ta produzindo com elas. Foram 104 jardas e 1 TD, ta bom que recebeu apenas tres passes, mas ja da pra ver como o moleque joga. Alias, poucos passes e muitas jardas foi o lema do time, Jon Kitna acertou apenas 13 passes de 22 mas teve 327 jardas e 3 TDs (1 Int). E tambem contou com uma ajudinha de Eli Manning, que foi interceptado num passe horrivel dentro da end zone e que foi retornado 101 jardas pra um touchdown quando o jogo tava apenas 10 a 3 pro Cowboys. Alem disso, a defesa dos texanos apareceu muito bem e a defesa do Giants, em especial a linha defensiva, pareceu tirar o dia de folga. Depois de uma série de erros do ataque e da defesa do Giants e de um TD de 71 jardas do Felix Jones, Manning até acertou seus passes e o time chegou a esboçar uma reação, mas um TD de 24 jardas de Miles Austin acabou com tudo - ajudado por uma interceptação do Manning, claro. Agora eu pergunto: Porque nao jogou assim desde o começo do ano, castanhas??? Time pra ir pro Super Bowl tem, faltava atitude, e isso foi o que o técnico Garrett trouxe!

Aleluia, temos um Quarterback vencedor!

Saint Louis Rams 20 vs 23 San Francisco 49ers
Como bom torcedor do San Francisco e dono de um League Pass, eu sabia que ia assistir esse jogo e pensei que ia chegar aqui no resumo falando que o Sam Bradford era pra valer. E olha, não é mentira, o Sam Bradford É pra valer, gostei muito do que vi do moleque (Nao tinha visto nenhum jogo do Rams, masoquita só até certo ponto). Mas quem reamlente foi pra valer nesse jogo foi o Troy Smith. Troy Smith impressionou desde o primeiro passe que lançou (uma bola de 40 jardas pro Vernon Davis) e, apesar de uma linha ofensiva que está me dando nojo (e ainda perdeu seu melhor jogador, Joe Stanley) conseguiu jogar muito bem. Foram 17 de 28 passes completos pra 356 jardas e 1 Touchdown, mas esses números podiam ser melhores. A verdade é que Troy Smith lançou 20 passes completos de 31 tentados pra umas 410 jardas e 4 Touchdowns, mas pra me deixar puto da vida e quase me matar do coração TRES, REPITO, TRES desses touchdowns foram anulados por faltas imbecis! Em dois dessas, por holding, o holding foi do outro lado da jogada!! E mesmo assim Smith conseguiu conduzir bem o time.

Começou com Frank Gore (que teve boa atuação, 87 jardas terrestres, 67 aéreas, 1 TD e as duas receções mais importantes da partida) e seu touchdown de 1 jarda, mas Bradford respondeu no final do primeiro tempo com um touchdown para Danny Amendoala. Steven Jackson, que teve atuação quase identica a Gore, assim como são todos os numeros da carreira dos dois, anotou um touchdown pra colocar o time na frente. Troy Smith por duas vezes conseguiu empatar ou virar a partida com um TD, mas ambos foram anulados por holdings idiotas do calouro Anthony Davis. Mas depois um desses, numa 3rd and 32 no meio de campo após duas faltas (uma delas anulando um TD) que Smith mostrou porque merece ser o titular do time: Dois passes pra Gore, 37 jardas, first down, e depois um lindo passe pra um lindo TD de Michael Crabtree. Mas Bradford conduziu uma campanha no final do jogo pra empatar e mandar o jogo pra prorrogação. O Rams começou com a bola, mas a defesa dos 49ers apareceu bem e recuperou a bola. Depois de uma boa campanha de Frank Gore, ajudado por uma pass interference bem idiota do safety OJ Atogwe, Joe Nedney deu a vitória que recoloca os 49ers na briga pelo titulo da divisão. Sim, com 3-6. Ah, essa NFC West...


Ele fez por merecer essa foto pomposa

New England Patriots 39 vs 26 Pittsburgh Steelers
Os Steelers vinham embalados, jogavam em casa e contavam com uma defesa fortissima, um ataque poderoso e todo mundo esperava que fizessem gato e sapato da fraca defesa do Patriots. O Patriots tinha acabado de perder pro Browns e ja tinha começado a chiadeira pra cima do time de Foxborough. E pelo visto isso chegou aos ouvidos de Tom Brady, que não gostou nem um pouco. Ou isso ou a Gisele andou caprichando, mas enfim. Brady entrou no jogo como ha muito tempo eu nao via ele entrar. Entrou com sangue nos olhos, com uma tremenda determinação e jogou como eu não via ele jogar desde 2007... ou talvez até melhor do que ue ja vi ele jogar em toda a vida. Brady foi absolutamente perfeito e logo de cara acertou Rob Gronkowsky num passe sencacional, um dos mais bonitos que eu vi em toda essa temporada, de 19 jardas pra touchdown para terminar um drive perfeito. Depois de dois FGs, um pra cada lado, mais show de Brady, mais um pra Gronkowsky (terminou com 3 TDs na partida e quebrou o recorde pra mais TDs de um Tight End calouro na história da franquia, com cinco) e um correndo com coragem pelo meio da defesa pra tres jardas. Big Ben Roethlisberger até tentou reagir e conseguiu dois Touchdowns, mas tambem teve uma interceptação retornada pra touchdown e sentiu muito a saida por lesão de Hines Ward. Brady fechou o caixao com mais um passe perfeito pra Gronkowsky.

Eu ainda vou fazer um post falando sobre o Patriots e sua volta por cima quando varios ja o davam como morto, e como o nascimento do seu jogo terrestre e a genialidade de Bill Belichik fizeram o time esconder seus defeitos e mostrar grande força. Só sei que nesse jogo, nada disso se aplicou. Porque são medidas tomadas com um Tom Brady bom, mas humano, de Quarterback, que era o que eles vinham tindo. Quando Tom Brady joga como jogou ontem, não precisa ter estratégia, correr com a bola ou nada, é só dar a bola pra ele lançar e tempo pra ele fazê-lo que não ha defesa que resista. Tom Brady com tempo pra lançar a bola num dia bom vai destruir qualquer defesa da história da NFL. Mas tudo bem, ninguem espera que a linha ofensiva do Patriots jogue tao bem assim toda noite, e Brady ainda tem que provar que pode voltar a jogar nesse nivel com regularidade. Mas foi realmente incrivel. A defesa do Patiots destruiu o ataque do Steelers, a linha ofensiva do Steelers foi completamente destruida pelo pass rush do Patriots mesmo com quatro calouros titulares na defesa e ainda conseguiu impor o jogo terrestre. Foi um jogo quase perfeito do coletivo do Patriots no mesmo dia que Brady jogou num nivel altissimo (terminou com 30/43,350, 3 TDs aéreos e 1 TD terrestre), da pra querer mais? O Steelers não teve a menor chance!


Michael Vick precisa do SEU voto pra MVP

Philadelphia Eagles 59 vs 28 Washington Redskins
Pareceu mentira, mas com 4 minutos de jogo o Eagles vencia por 14 a 0, e com nove segundos do segundo quarto o jogo estava 28 a 0. Foi uma surra homérica, um cacete, e se o Redskins ganhou do Eagles na Philadelphia na volta de Donovan McNabb, o Eagles pagou com juros e correção em Washington. E pelo amor de Deus, quem é aquele camisa sete?? Dan Marino voltou a jogar futebol americano? Porque de boa, foram 20 de 28 passes pra 333 jardas e 4 TDs pelo ar, e mais 80 jardas terrestres com 2 TDs para nosso querido Michael Vick!! Seis touchdowns pra um QB, e isso porque ele pegou leve no segundo tempo e até saiu no final do jogo pra Kevin Kolb - se alguem alem da mãe dele ainda o pedir como titular pode ir direto pro hospital. Ta, eu parei por ai. Agora o Eagles é o lider da divisão junto com o Giants e ainda teremos um confronto direto pra decidir isso ai. Só sei que se o Vick continuar jogando no nivel que está jogando, o Eagles não só é favorito pra ganhar a divisão como tambem é um possivel candidato ao Super Bowl. Pelo menos o Michael Vick tem meu voto pra MVP e Comeback Player of the Year, mesmo perdendo tres jogos até aqui.

Ja o Redskins demorou pra acordar e quando percebeu ja perdia por 21 pontos e ai a coisa desandou de vez. Mike Shanahan, mesmo nessa situação, decidiu insistir no jogo terrestre, que até funcionou bem, foram 89 jardas e 2 TDs pra Keiland Williams, mas era uma situação que voce tinha que buscar responder rapidamente e geralmente nessa situação voce usa o jogo terrestre. Parece que nao confia no seu QB - o que até fez sentido, foram 295 jardas mas 3 interceptações e decisões erradas. Mas é estranho não confiar num QB pra quem voce acabou de assinar um contrato de 5 anos e 78 milhões de patacas. Vamos ver como isso continua, fato é que McNabb não jogou bem e foi engolido por Vick. Os playoffs parecem cada vez mais longe pros Skins...

Um comentário:

  1. "Pelo menos o Michael Vick tem meu voto pra MVP e Comeback Player of the Year, mesmo perdendo tres jogos até aqui."

    Um adendo interessante é que o Eagles não perdeu nenhum jogo nesta temporada em que o Vick começou E terminou (sem lesão).

    ResponderExcluir