Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Problemas com Quarterbacks

"Ae, somos ruins mas pelo menos somos importantes!!"

O post de hoje veio mais tarde que de costume porque fiquei sem internet até agora, desculpem o atraso

Claro que cada equipe tem sua formação, seu estilo, seus jogadores e suas peculiaridades. Mesmo assim, é dificil negar que o Quarterback é a posição mais importante dentro de uma equipe. Tudo bem, vamos achar Trent Dilfer com um anel de Super Bowl, Rex Grossman chegando a ele (Se bem que ele entregou de bandeja aquele jogo pro Colts), entre outras aberrações. Mas de uma forma geral, não se ganha um título sem um bom Quarterback. Em 2009, Drew Brees levou o Saints ao titulo. Em 2008(E 2005) foi Big Ben Roethlisberger, claro que impulsionado por uma grande defesa, mas foi Big Ben quem conduziu as derradeiras campanhas do título. Em 2007, Eli Manning jogou como um gigante nos playoffs e foi melhor que qualquer outro QB na pós temporada. Em 2006, Peyton Manning levou pra casa o troféu. Em 2001, 2003 e 2004 quem liderou sua equipe ao título foi Tom Brady.

Em resumo, uma grande franquia começa com um grande Quarterback. Sem um QB que seja um líder em campo e que seja capaz de ganhar jogos sozinhos, é extremamente dificil pra qualquer time ser campeão. Claro que um RB como Chris Johnson ou Adrian Peterson pode levar o time à pós temporada mesmo com um QB que fede, mas 90% das vezes não irão adiante, só ver o caso daquele que foi pra mim o melhor Running Back de todos os tempos, Barry Sanders. Tudo bem, o time todo do Sanders era uma grande porcaria, a linha ofensiva era uma das piores da história, mas Sanders carregou por anos o time nas costas sem conseguir ir adiante na pós temporada. É lei, todo time que quer ter aspirações maiores tem que começar arrumando o seu Quarterback. 99% das jogadas ofensivas do futebol americano passam pelo Quarterback e quando a coisa aperta, que voce precisa gastar pouco o relogio e avanços longos, voce 100% das vezes vai recorrer ao seu quarterback.

Apesar de termos Quarterbacks ativos hoje que estão entre os maiores de todos os tempos como Brett Favre, Tom Brady e Peyton Manning, e mais recentemente aposentado Kurt Warner, vários times ainda estão tendo problemas ou dúvidas com seu jogador principal. Vamos ver alguns desses casos (Times como o Cardinals, que simplesmente tem quarterbacks ruins, não contam!) :


Washington Redskins
O Celo não falou no resumo da rodada porque eu preferi falar de forma mais extendida do assunto, mas uma das grandes manchetes da rodada foi o técnico do Redskins, Mike Shanahan, que no jogo contra o Lions, com 1:45 no relógio faltando e 31 a 25 no placar, tirou seu titular Donovan McNabb e colocou no seu lugar Rex Grossman sem motivo aparente. McNabb foi um dos grandes QBs da NFL na década passada e Rex Grossman foi um dos QBs mais ridiculos a ganharem um jogo de playoffs que eu ja vi, quem viu ele jogar sabe do que eu tou falando. Mas inexplicavelmente, precisando de um touchdown desesperadamente faltando menos de dois minutos pra virar a partida, o experiente técnico do Redskins tirou um ótimo QB pra colocar um reserva que é fraco! Logo na primeira bola que Grossman recebeu, ele sofreu um fumble que foi retornado pelo absurdo calouro Ndamukong Suh pra touchdown e matou o jogo.

Depois do jogo, Shanahan disse que colocou Grossman porque ele sabia melhor no momento como lidar com um ataque de dois minutos (Aqueles ataques que voce geralmente faz sem conferencia e com velocidade pra impedir que o relogio acabe), o que é ridiculo. Grossman nunca na vida soube liderar um ataque de dois minutos, e McNabb, ainda que nunca tenha se destacado como um QB que aparece no final dos jogos (Seus numeros nos finais de jogo sao iguais à media da carreira como um todo), tambem não é um QB que ferra tudo nessas situações. No dia seguinte, Shanahan mudou a versão e disse que McNabb não estava EM FORMA FISICA pra liderar um ataque de dois minutos. Ahã, Claudia, senta lá. Se o cara não tem forma fisica pra liderar um ataque de dois minutos, ele não deveria começar a porcaria do jogo, cacete!! Ou seja, as desculpas do Shanahan nao convenceram ninguem, vazaram boatos que o técnico estaria insatisfeito com a rotina de treinos de McNabb, o mau estar em Washington (Que ja tinha em Albert Haynesworth um prato cheio de confusão) foi geral e o time chegou ao cúmulo de fazer treinos com Jamarcus Russell!!! Ainda que eu tenha fé que trazer o Jamarcão pra um treino tenha sido apenas uma piada do time, o fato é que eles trouxeram, e parece que os dias do McNabb estão contados em Washington, nenhum QB do seu calibre vai gostar de algo desse tipo. Um time que tinha (ou tem) chances concretas de playoffs parece disposto a jogar tudo fora e ficar ainda mais longe de algo que preste. Confesso que essa eu nao entendi. (Ou então pensem no lado comico: Se McNabb sair e Jamarcus vier, eles trocaram Jason Campbell por Jamarcus Russell! A troca do século!)


Philadelphia Eagles
Eu escrevi dia desses um post sobre o problema do Eagles com seus Quarterbacks, dizendo que o time não conseguia decidir se jogava com Michael Vick ou Kevin Kolb. Kolb vinha jogando bem com Vick machucado, teve ótimas partidas e parecia que seria o titular, quando perdeu uma partida de forma dura pros Titans.
Ainda que nao tenha tido uma partida tão ruim do moleque, ele tambem nao se destacou, e o time perdeu com 3 TDs do Kenny Britt. Depois do jogo nosso querido Andy Reid, o técnico, disse que assim que estivesse saudável Vick voltaria a ser o titular! Tudo bem, entendo que ele queira o Quarterback mais pronto ja que o time tem chances concretas de pós temporada, mas nao é bom voce anunciar isso com o Kolb ainda de titular. Vai que o Vick começa a jogar mal, vai recorrer ao Kolb de novo? Podiam decidir de uma vez por todas quem é o titular dessa budega, cazzo!!


San Francisco 49ers
Era o ano do vamos ver para Alex Smith, ou respondia à altura ou ia pro banco. Smith não jogou mal, tirando um começo cheio de interceptações Smith implacou boas partidas, mas o time não ganhava e chegou a quase ir pro banco. Quando mostrava evolução e que poderia levar o time a algumas vitórias, Smith lesionou novamente seu ombro. Seu substituto na partida foi David Carr, que foi uma droga e entregou o jogo de bandeja. Para o confronto contra o Broncos em Londres no ultimo domingo, quem foi escalado de ultima hora foi o terceiro reserva Troy Smith, que chegou de free agent no começo da temporada. Falei um pouco de Smith nesse post aqui, um ex vencedor do Heissman Trophy que nao teve muitas oportunidades na NFL por causa de lesões e do Joe Flacco. Afinal, Troy Smith começou bem devagar em Wembley, errando passes e mostrando falta de entrosamento com o time. No entanto, no segundo tempo, Smith teve uma performance excelente, conduzindo tres campanhas consecutivas pra TD, um pra Michael Crabtree, um de Frank Gore e um que ele mesmo converteu correndo com a bola. Smith foi tão bem no segundo tempo que muitos ja dizem que ele deveria ganhar a posição de titular.

Troy Smith é jovem, está apenas em sua quarta temporada na NFL e ainda tem muito a aprender. No entanto, notou-se uma clara evolução no jogo do time no segundo tempo, quando Smith entrou no seu ritmo com o ataque. Smith é bastante dinamico, compensa a fraca linha ofensiva do time com sua velocidade ao sair do pocket e ganha assim mais tempo pra lançar a bola. Não tem o braço mais forte do mundo mas consegue conectar passes longos, e principalmente protege bem a bola, toma decisões certas na maioria do tempo, em parte porque consegue ganhar tempo com as pernas e tem visão de jogo. Mas o mais importante pro time talvez tenha sido a liderança que Smith trouxe ao time. Alex Smith muitas vezes foi criticado por falta de liderança ao time, de não passar confiança, de não comandar respeito no huddle. E Troy Smith (É Smith demais nessa droga!) semrpe foi um jogador confiante no time e em suas habilidades, não tem medo de assumir a responsabilidade e foi um vencedor no College. Não sei se vai chegar a ser um grande Quarterback, mas tem mostrado as habilidades pra pelo menos ser um titular na NFL. O Niners tem um bye nessa semana e talvez Alex Smith esteja disponivel pra decima rodada. Se for assim, quem começa a partida? Ninguem sabe, mas acho que muita gente esteja torcendo pro braço do Alex ainda tar doendo. Se não der certo com Troy Smith, consigo ver esse time fazendo uma investida em McNabb.


Minnesota Vikings
Estava relendo meus posts antigos e queria me desculpar por uma errata. Eu disse que a denuncia contra o Brett Favre era de racismo, mas na verdade era de assédio sexual. Desculpem o erro, confundi os envolvidos.
Mas o problema do vovo Favre não se resume aos problemas extra-campo - que, alias, não deram em nada até agora. Favre demorou pra decidir se voltava entre outros motivos (principalmente viadagem) porque estava saindo de uma cirurgia no pé. No final das contas, decidiu que estava bom o bastante pra voltar (Nossa, que surpresa, hein galera) e acabou assinando novo contrato. Mas parece que o corpo dele não está tão bom assim. Favre vem sofrendo com pequenas lesões desde o começo do ano, inclusive uma no cotovelo e outra no pé, que chegaram a ameaçar sua sequencia absurda de 292 jogos consecutivos iniciados, recorde da NFL. E não só a lesões se limitam os problemas do vovô, ja que sua produtividade decaiu vertiginosamente de sua temporada de MVP ano passado e parece ter voltado à sua forma de lançar interceptações desnecessáriamente. A questão se Brett deveria sentar no banco ja foi levantada várias vezes, mas o Quarterback sempre teve o apoio de Brad Childress.

Até que no jogo contra o Patriots, onde não vinha bem e ja tinha lançado uma interceptação, Favre sofreu uma pancada mais forte que lhe abriu o queixo. O velhote teve que sair e levou varios pontos no queixo. Tarvaris Jackson entrou e jogou melhor que Favre, passando inclusive pra um touchdown. Não que Tarvaris Jackson seja um grande quarterback, ele não é, mas protege bem a bola e é capaz de ganhar jardas com as pernas. Talvez Jackson seja uma opção melhor pro Vikings porque ele seria secundário no time em relação a Adrian Peterson, deixando o running back liderar o ataque e deixando Tarvaris sem a pressão de ter sempre que lançar a bola. Seria bom tambem pra aproveitar melhor o calouro Toby Gerhart, bom running back que foi candidato ao Heissman Trophy de 2009, e que pouco tem aparecido. Mas não é facil voce colocar um QB como Favre no banco, ainda mais com todo o problema envolvendo a saida de Randy Moss do time e a necessidade de um líder pra manter o time unido: Favre é o unico jogador de ataque no vestiário capaz disse - e muito capaz. Apesar de tudo, ainda não se sabe se o vovô terá condições de jogo esse domingo contra o Cardinals. Se tiver, deve começar, mas por quanto tempo?


Cleveland Browns
Primeiro tenham em mente o seguinte fato: O Browns não tem nada a perder. Acharam um bom Running Back em Peyton Hillis, tem uma boa linha ofensiva, mas o time como um todo é muito fraco. Joe Haden é um bom cornerback mas ainda não vai demorar até se desenvolver totalmente. O record do time é muito ruim e a divisão e conferência do Browns é fortissima e disputadissima. Ou seja, o Browns sabe (ou devia saber) que é ruim e que esse ano eles não vao mais caçar nada. Jake Delhomme, que começou o ano como titular, ja foi um titular respeitado na Liga, chegou a receber votos pra MVP, levou o time a um Super Bowl, mas está velho e agora é o rei das interceptações, claramente ja está na descendente -e bem acentuada - de sua carreira. Seneca Wallace ja teve boas partidas e chegou a dar flashes que podia ser um QB decente, mas eles em geral passam rápido e o gordinho é um QB bem pouco confiavel, não vai conseguir ganhar sem um time muito bom ao lado dele - o que ele não tem e não vai ter tao cedo. Delhomme começou de titular e, machucado, deu lugar a Wallace. Mas Wallace tambem machucou e quem entrou no seu lugar foi o calouro Colt McCoy.

 Falei do McCoy nesse post aqui, mas pros preguiçosos ele é da escola Tim Tebow de Quarterbacks, ou seja, o moleque destruia no College, levou o time a varios titulos, era um dos melhores QBs de lá (O Texas Longohorns inclusive ta sofrendo pacas sem ele lá), mas quando foi pra NFL ninguem via ele com bons olhos, todos achavam que ele não ia dar certo na NFL devido aos mesmo fatores que falaram pro Tebow e que falam par varios QBs que vem do College - E, varias vezes, com razão. McCoy era tratado como um projeto futuro, Eric Mangini, o técnico do time, chegou a declarar que McCoy não deveria jogar esse ano nem no proximo, que deveria estar pronto pra liderar a franquia só em 2012. Ou seja, ninguem esperava nada do McCoy pra agora, ele era um QB que precisava de tempo e experiencia pra se desenvolver, e não deveria entrar em campo. Mas por causa da falta de QBs no time, ele teve que entrar, e logo numa fria, contra o Steelers. E não é que o pirralho jogou bem? Tudo bem, duas interceptações, mas uma não foi culpa dele e sim do WR, e... Cazzo, era o primeiro jogo de um calouro que só devia ficar pronto em dois anos e contra a melhor defesa da Liga, que que tem se ele foi interceptado?? McCoy foi nomeado o titular depois disso e teve jogos decentes, protegendo melhor a bola, soltando o braço apenas quando necessário, tendo partidas discretas, mas boas - Lembrando que a falta de alvos em Cleveland é assustadora, e só piorou quando James Harrison quase matou Mohamed Massaquoi e Joshua Cribbs no mesmo jogo.

Sabendo disso tudo, e não tendo nada a perder, decidiu deixar o calouro como titular. Ele vai apanhar, vai sofrer, é um calouro, não está acostumado ao jogo no nivel da NFL, mas vai crescer muito mais, sem nenhuma pressão (Vai falar que tu espera algo do Browns?? A franquia é mais famosa pelo que deu errado do que pelo deu certo!!) e podendo levar o seu ritmo. Achei a escolha de Mangini a melhor pro futuro do time, e talvez até pro presente, ja que os outros dois são tristes e McCoy tem tido boas partidas. Sempre gostei de McCoy, vi ele jogar no College e o moleque era bom demais, e sempre achei que com alguma experiencia e paciencia ele poderia render na NFL. Agora ta a chance do moleque por isso à prova, ser titular, jogar, aprender... E perder, claro, é o Browns. Mas se o time perder, levar uma surra, ser humilhado, mas o McCoy jogar bem e melhorar a cada jogo com isso, aposto que ninguem vai ficar mais feliz que o Eric Mangini. Talvez eu, com aquele sorriso pentelho de "eu avisei!". Boa sorte, McCoy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário