Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Cinco Jardas ou Menos

Adivinha de quem era o dia de postar ontem? Pois é. Adivinhem se ele postou? Pois é...
----------
Mais um Cinco Jardas, com o MVP da MLB, jogos do Thanksgiving, Ryan Leaf, atuações da NBA e mais. Confiram.


"Touchdown!!"

- Finalmente sairam os ultimos prêmios da MLB, isso é, o de MVP. Da American League, o MVP foi - poderia ser outro? - o outfielder Josh Hamilton, do Texas Rangers. Jogadores como Miguel Cabrera e Robinson Cano tambem tiveram temporadas excelentes, mas a única coisa que poderia tirar o MVP dele seria a lesão que o tirou da reta final da temporada regular - sem maiores consequencias. Hamilton teve um ano extraordinário, foram 95 corridas anotadas, 32 Home Runs e 100 RBIs, alem de líderar toda a MLB em aproveitamento, 0.359, mesmo passando quase todo o mes de setembro fora dos campos pelas lesões na costela. Hamilton ganhou uma castanhada de prêmios fora da MLB (ou extra-oficiais), como Sporting News Major League Player of the Year, Players Choice Award for AL Outstanding Player e Boston BBWAA Chapter Ted Williams Award pro melhor rebatedor da MLB, alem de um Silver Slugger da MLB. Mas esse MVP coroa todos e deve ter um gostinho extra de rendeção pro Hamilton. Apesar de um excelente jogador, Hamilton sempre teve problemas fora de campo com drogas e alcool. Foi escolhido em primeiro no Draft de Primeiro-anistas de 1999 pelo Rays, mas perdeu mais de tres anos e meio por causa de seus problemas. Em 2006 ele ganhou uma utlima chance, pelo Reds, de onde foi trocado pro Rangers em 2007. E agora, alem da ótima atuação, dos playoffs e de levar o time pela primeira vez pra World Series, Hamilton ainda ganhou o MVP com 22 dos 27 votos de primeiro lugar! Extremamente merecido, e torço pra que esse excelente jogador possa ficar livre dos problemas extra-campo que tem vivido.

- Do lado da NL, o vencedor foi ainda mais unânime: Joey Votto, first baseman do Cincinnati Reds. Dos 32 votos pro primeiro lugar, Votto recebeu 31 deles pra acabar com o reinado de Albert Pujols, do Saint Louis Cardinals, vencedor dos ultimos dois  MVPs e segundo lugar na votação. Engraçado notar que Pujols ganhou pra primeira base tanto o prêmio de Silver Slugger como de Gold Glove, ambos à frente de Votto, e tambem teve a melhor marca da NL em Home Runs (42) e RBIs (118). Mas no final, Votto foi o vencedor do prêmio de MVP por uma margem até assustadora - eu confesso que esperava o Pujols ganhando. Votto foi o terceiro melhor em Home Runs (37) e RBIs (113) na NL, alem do segundo em aproveitamento (.324). No final, o que provavelmente acabou pesando foi o título de divisão que o Reds ganhou em cima do Cardinals, uma das principais rivalidades da MLB hoje. Não sei dizer em quem eu votaria, só sei que em qualquer um que ganhasse, o prêmio estaria em boas mãos.

- A Free Agency ainda não está muito aquecida, pelo menos no que diz respeito aos jogadores de destaque. Por hora, as principais movimentações foram o Giants reassinando com Aubrey  Huff, que foi importantissimo e o melhor jogador defensivo na World Series que o time ganhou, e o Detroit Tigers, que está muito proximo de contratar Victor Martinez, antes no Red Sox, que ja mira Carl Crawford (ex-Rays) e Jayson Werth (ex-Phiilies) pro lugar. Mais notificações conforme formos avançando.


"Vamos la, a gente acaba esse jogo rápido e vai comer peru na casa do Brady!"

- Ontem foi um dos principais feriados nos EUA, o Thanksgiving, ou dia de Ação de Graças. É um dos feriados que eles mais gostam e ficou famoso no mundo inteiro mais porque é o dia em que os americanos comem peru. E la, acho que o principal motivo deles gostarem tanto é porque a NFL no Thanksgiving ja é uma tradição quase tao importante quanto o próprio feriado. Por isso, ao invés de apenas o Thursday Night, tivemos tres jogos ontem. Patriots enfrentando o Lions em Detroit, o Saints freando a reação do Cowboys em Dallas e o Jets recebendo - e massacrando - o Bengals. Eu não ia falar detalhadamente desses jogos ainda, ia falar tudo junto no resumo da rodada, mas teve UM jogo que eu vou ter que comentar.

- No primeiro jogo tivemos, via ESPN e Bandsports, o jogo do Patriots e do Lions. E tudo o que eu posso dizer é que o Tom Brady não quer que o MVP vá pro Michael Vick, e eu confesso que estou pensando seriamente no assunto!! Voce sabe o que é QB Rating? É uma medida que vai de 0 a 158.3 que mede o quatno um QB foi produtivo no jogo com base em cinco fatores - Passes tentados, passes completos, numero de jardas, touchdowns e interceptações. No Brasil chamamos isso de índice de produtividade. É um calculo extremamente chato de se fazer e se alguem quiser calcular um dia o rating de um QB qualquer, sugiro que taquem no google que voces acham calculadoras pra isso. Ontem o Brady terminou o jogo com 21 de 27 passes completos, 341 jardas, 4 TDs e nenhuma interceptação! Ou seja, um rating perfeito de 158.3!!

Mas o primeiro tempo da partida foi do Lions, que com Calvin "Megatron" Johnson e Maurice Morris (no lugar do calouro machucado Jahvid Best) anotou dois touchdowns contra apenas um do Patriots (Com Benjarvus Green-Ellis rebocando o defensor do Lions), e cuja defesa conseguiu botar muita pressão em cima do QB do Patriots, obrigando Brady a sair bastante do pocket e o deixando desconfortavel. O calouro Ndamukong Suh, um monstro, teve ótima atuação, com um sack e um tackle genial em cima de Ellis pra uma perda de cinco jardas logo no começo da partida. Suh é o melhor Defensive Tackle da NFL hoje, ponto. O Lions foi pro vestiário com a vantagem de 17 a 10.

Mas no segundo tempo, Brady decidiu que era hora de fazer valer seu jantar (E sua esposa). Brady começou a pegar fogo, e só no segundo tempo passou pra quatro touchdowns: Primeiro pra Wes Welker, que tambem teve ótima atuação. Depois, um de 79 jardas que foi uma jogada genial, tanto o passe como a corrida de Deion Branch até a endzone. Depois, mais um pra Branch pra virar a partida e, pra sacramentar a vitória, mais um pra Welker. Green-Ellis ainda anotou mais um pelo chão, e destaque tambem pro calouro Devin McCourty, que teve duas interceptações e é líder dos calouros no quiesito, com cinco. Brady parece estar crescendo na hora certa da temporada e, se ele conseguir continuar jogando a esse nivel, o Patriots tem tudo pra levar mais um título pra casa. E Brady agora tem 23 touchdowns no ano e somente quatro interceptações, com 2703 jardas e um Rating de 105.8. Alguem alem de mim acha que a disputa pra MVP esse ano vai até a ultima rodada??


Young da um facepalm para ele mesmo

- O problema do Vince Young continua complicado, embora tenha amenizado. Depois de mandar uma mensagem de texto pro técnico Jeff Fisher pedindo desculpas, o técnico disse que isso não era suficiente, mas tambem disse que ele nao seria (ou estava sendo) afastado do clube. Fisher é BEM linha dura e com certeza vai cobrar mais disciplica do Young, que pode tar colocando a carreira com o Titans em risco dessa forma. Os americanos gostam de falar em Work Ethic, ou a ética de trabalho dos jogadores, que é mais ou menos a dedicação ao trabalho que os jogadores tem, no que diz respeito a comparecer aos treinos, treinar a mais, treinar com vontade, etc, e é costume falar que um grande talento sem uma ética de trabalho boa não vai conseguir se dar bem. O que não é exatamente verdade, varios jogadores que nao gostam de treinar e não dao tudo de si, chegam atrasados e etc acabam arrasando nos campos por puro talento. Mas tambem é bem verdade que muitos jogadores talentosissimos acabaram com as próprias carreiras por causa disso. Nao que ele fosse talentosissimo, ams um exemplo de cara que tinha grandes expectativas mas tinha uma work ethic pífia era o Jamarcus Russell.

Ja ouviram falar em Ryan Leaf? Em 1998, tinham dois Quarterbacks saindo do College com excelentes antecedentes em campo e os times da NFL estavam loucos pra botar as mãos neles. Ryan Leaf era um deles. O outro se chamava Peyton Manning. A primeira escolha do Draft era do Colts, e a segunda do Chargers. Era uma daquelas discussoes de quem voce pega primeiro e quem voce pega segundo, porque todo mundo sabia que as duas primeiras picks seriam esses dois jogadores. A imprensa falava mais em Ryan Leaf como sendo o primeiro, e Manning como o segundo, mas o Colts não estava decidido. Assim, ligou para os dois e fez uma unica pergunta: Se voce for escolhido em primeiro no Draft, o que voce iria fazer? Manning respondeu : "Eu sairia com minha familia para um jantar para celebrar e depois eu voltaria pra casa pra começar a estudar o playbook do time". E Leaf: "Eu chamaria meus amigos e faria uma enorme festa, viraria a madrugada". O Colts, então, escolheu Peyton Manning em primeiro, e o Chargers Ryan Leaf. Leaf jogou apenas quatro anos na Liga e somou 14 touchdowns e 36 interceptações, e é até hoje o maior Draft Bust da história da NFL. E isso porque, segundo dizem, ele nao ia nos treinos, se atrasava, nao dava duro, nao estudava... Ou seja, uma work ethic de dar nojo. Ja seu colega que deu certo até demais porque, entre outros motivos, é um viciado em estudar e treina como se nao houvesse amanha, e por isso ele é um dos maiores de todos os tempos.

- Mais uma reunião entre a NFL e a NFLPA, a associação dos jogadores. E dessa vez, as noticias são animadoras: Parece que foi a melhor reunião até o momento e que um acordo está mais próximo. Isso reduz consideralmvente as chances de termos uma greve no ano que vem, e é possivel que até o fim do contrato atual entre a NFL e a NFLPA teremos um acordo.



- Pros fãs de música, vale a pena informar que o Show do intervalo do Super Bowl XLV será do Black Eyes Peas. PRa quem nao se recorda, todo intervalo de Super Bowl tem um show de alguma banda ou cantor famoso, e é um grande evento. Ano passado tivemos o The Who, no ano anterior a esse tivemos Bruce Springsteen. Nos Super Bowls XXXIX e XL, por exemplo, tivemos Paul McCartney e Rolling Stones.


Blake Griffin quer que VOCE vote nele no All-Star Game

- Eu demorei, mas nao da deixar de falar do Blake Griffin. O duelo dele com o John Wall pra calouro do ano está espetacular, e cada um é um show à parte, mas é impossivel nao ficar de queixo caido com as enterradas desse cara. O Griffin tem jogado muito bem, deu um show de 44 pontos, 15 rebotes e 7 assistencias contra o Knicks, e depois meteu dois jogos com cerca de 25 pontos e 15 rebotes. O calouro é um monstro e as enterradas dele chamam a atenção, por exemplo essa ontem contra o Kings, e definitivamente vale a pena ver as enterradas dele contra o Knicks no video abaixo, são brilhantes e duas delas, sem o menor respeito pelo Timofey Mozgov ou pelo Danilo Gallinari, estão no top 5 do ano facil.


- Tres noticias sobre lesões, duas boas e uma ruim. A primeira é que depois de perder tres jogos por lesão, o John Wall voltou a jogar pelo Wizards. Um jogo ótimo e um mais discreto ontem, mas ainda assim é excelente ver o Wall jogando de volta. O segundo é que o David Lee finalmente vai voltar a jogar pelo Warriors depois da operação no braço. O Warriors perdeu cinco dos seis jogos sem ele e são um time completamente diferente quando ele está fora, nao reboteia e nem defende o garrafão. Eu falei um tempo atrás da importancia do David Lee pro time, e esses jogos que ele perdeu só me deixaram mais convencido. E por fim, numa noite em que o Boston viu o Shaq voltar a jogar como nos velhos tempos (Tudo bem, exagerei, mas 25-11 são numeros que ele colocava diariamente no Lakers ou no Magic e deu gosto de ver), o Delonte West quebrou o pulso numa bandeja, ao cair no chão. Uma pena porque o West, depois de cumprir suspensão da NBA por carregar um arsenal digno do Complexo do Alemão enquanto andava de moto, estav jogando muito bem e sem o Rajon Rondo, machucado, ele quem substituia o Nate Robinson com problemas de falta. Alem disso, mais importante, é que o West, que sofre a anos de depressão e vivia se metendo em problemas fora de quadra, estava com a vida pessoal bem mais calma. Vamos ver como vai ficar depois de tres meses parado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário