Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Cinco jardas ou menos

Bom, o Lucas deu nos comentarios a sugestão de fazer posts sobre NBA de quarta e sexta pra ter tempo pra falar dos dois assuntos, NBA e NFL. Acho que eu nao funciono bem colocando prazos pra mim mesmo, mas acho que essa media de dois posts de NBA por semana ta bom por enquanto, enquanto a temporada ta só começando. Depois a gente pode mudar essa proporção, qualquer coisa. Hoje é sexta e como tem muita coisa interessante e nada com tanto destaque assim, trago de volta o Cinco Jardas. Vamos dar um giro pela semana.

- A Free Agency da MLB está em andamento, e o Yankees ja está babando em cima de Cliff Lee. Depois de ter problemas com seus pitchers nos playoffs, Lee - um antigo sonho de consumo - virou a prioridade e o time está investido pesado (tempo e dinheiro) na sua contratação. Lee quase foi do Marines pro Yankees no ultimo dia permitido pra trocas, a trade deadline, mas o negocio nao vingou e Lee acabou no Rangers. Cliff Lee sempre quis jogar em New York, não só gosta da cidade como é um grande amigo de CC Sabathia, pitcher do Yankees, desde que os dois jogaram juntos no Cleveland Indians, e Sabathia era um dos principais nomes chamando Lee a NY. Mas um problema envolvendo a mulher de Lee pode ter acabado com a parada. Na ALCS, no Yankee Stadium, quando Lee subiu no montinho e massacrou todos os arremessadores que viu pela frente, a torcida começou a xingar e falar coisas... bem, improprias pra mulher de Lee, que estava assistindo o jogo na arquibancada com a mulher do Sabathia. As duas acabaram saindo do jogo escoltadas e acho que a mulher do Cliff não deve tar muito afim de se mudar pra NY, afinal. O Rangers ja disse que está disposto a oferecer uma boa grana pra Lee ficar e ainda teremos mais algumas paginas da novela.

Dificil acreditar, mas o japa da esquerda é o melhor defensor da MLB

- Começando a maratona de premios individuais da MLB, ja tivemos a divulgação de dois: Gold Gloves e Silver Slugger. A Gold Glove é dada pros melhores jogadores de defensa em cada posição, e a Silver Slugger dada pros melhores jogadores no bastão posição. Assim como cada premio individual da MLB, a premiação é separada por Leagues: A AL tem uma premiação e a NL tem outra. A forma de decidir é meio idiota: uma votação entre os GMs e técnicos de todos os times da Liga. Cada um tem que votar em um jogador por posição na sua Liga e não pode votar em ninguém do seu próprio time. Ainda temos por vir Rookie of the Year, Manager of the Year, Cy Young (Melhor pitcher) e por fim MVP. Ou seja, os melhores ficam pro final.

- A seleção da AL para a Gold Glove foi: Joe Mauer (Catcher, Twins, 3ª vez que ganha o premio), Mark Teixeira (1B, Yankees, 4ª), Robinson Cano (2B, Yankees, 1ª), Derek Jeter (Short Stop, Yankees, 5ª), Evan Longoria (3B, Rays, 2ª), Carl Crawford (Left Fielder, Rays, 1ª), Franklin Gutierrez (Center Fielder, Marines, 1ª), Mark Buerhle (Pitcher, White Sox, 2ª) e, por fim, Ichiro Suzuki, o japa da foto. Ichiro Suzuki, Right Fielder do Seattle Marines, ganhou sua DÉCIMA Gold Glove consecutiva em DEZ anos na Liga! Um feito muito impressionante, o que só confirma Suzuki como o melhor defensor da MLB na atualidade. Na história dos outfielders, só Roberto Clemente e Willie Mays tem mais Gold Gloves, com 12 cada.

- Na NL, a seleção foi de Yadier Molina (C, Cardinals, 3ª), Alberto Pujols (1B, Cardinals, 2ª), Brandon Phillips (2B, Reds, 2ª), Scott Rollen (3B, Reds, 8ª), Troy Tulowitzki (SS, Rockies, 1ª), Shane Victorino (Outfielder, Phillis, 3ª), Michael Bourn (OF, Astros, 2ª), Carlos Gonzalez (OF, Rockies, 1ª) e Bronson Arroyo (P, Reds, 1ª). Que se destaca ai só a bizarrice que é ter tres jogadores da fraca defesa do Reds nesse prêmio, se bem que a maior cupa da defesa fraca foi o fraco jogo dos pitchers. Lembrando que na Gold Glove e Silver Slugger não tem distinção entre Left/Center/Right Fielders, são tres Outfielders e pronto.


A-Rod está bravinho porque nao ganhou premios

- Pros Silver Sluggers, como ja falei aqui antes, tem uma diferença importante. Enquanto na NL o Pitcher tambem faz parte da rotação, na AL existe a posição do Designated Hitter, que nao joga na defesa e só entra no ataque pra rebater no lugar do arremessador. Portanto, o Silver Slugger reflete isso: na NL tivemos um pitcher eleito e na AL, um DH. Na NL, Brian McCann (C, Braves, 4ª), Albert Pujols (1B, Cardinals, 6ª), Dan Uggla (2B, Marlins, 1ª), Ryan Zimmerman (3B, Nationals, 2ª), Troy Tulowitzki (SS, Rockies, 1ª), Ryan Braun (OF, Brewers, 3ª), Carlos Gonzalez (OF, Rockies, 1ª), Matt Halladay (OF, Cardinals, 4ª) e Yovani Gallardo (P, Brewers, 1ª). Na AL, tivemos Joe Mauer (C, Twins, 4ª), Miguel Cabrera (1B, Tigers, 3ª), Robinson Cano (2B, Yankees, 2ª), Adrian Beltre (3B, Red Sox, 2ª), Alexei Ramirez (SS, White Sox, 1ª), Jose Bautista (OF, Blue Jays, 1ª), Carl Crawford (OF, Rays, 1ª), Josh Hamilton (OF, Rangers, 2ª) e Vladimir Guerrero (DH, Rangers, 8ª). Destaques para Miguel Cabrera, do Tigers, que se tornou o segundo jogador depois do Albert Pujols a ganhar a Silver Slugger por tres posições diferentes (1B, 3B e OF), e para Vladimir Guerrero, que apesar de sua oitava nomeação foi a primeira desde que mudou de Right Fielder pra DH. Pujols, Tulowitzky, Gonzalez, Mauer, Cano e Crawford foram os jogadores a ganhar tanto o Gold Glove como o Silver Slugger.

Substituição na equipe do Dolphins... Sai Henne, entra Pennington

- O técnico do Dolphins, Tony Sparano, declarou essa semana que quem iria começar a próxima partida como QB titular do time seria Chad Pennington, e não Chad Henne. Confesso que, depois de um pequeno choque inicial, eu gostei. Chad Pennington era o QB titular do Miami desde 2008 (onde levou o time a uma ótima campanha de 11-5 e foi aos playoffs, depois de um ano 1-15 do time) mas se machucou no começo do ano passado e deu lugar ao Chad Henne. Henne estava só no seu segundo ano, mas conduziu bem o ataque, mostrou um braço forte, ganhou jogos e o time quase foi aos playoffs. Pennington, recuperado de lesão, cogitou se aposentar, mas depois de trocar uma ideia com Kurt Warner (Que alias está ótimo como comentarista) decidiu voltar ao time do Miami pra servir de tutor pra Henne. Henne começou o ano de titular e com toda a confiança do dono do time, dos técnicos e dos jogadores, pra ser o Quarterback do futuro da Franquia (Pennington ja ta passando dos 34). A chegada de Brandon Marshall era pra dar ao Henne um alvo confiavel pra que ele pudesse soltar seu forte braço e conduzir o time de volta aos playoffs.

Mas a coisa nao foi bem assim. Depois de emplacar bons jogos e ter outros fracos, e depois de um excesso de interceptações me jogos recentes e uma total incapacidade de converter dentro da red zone, Sparano perdeu a paciencia e botou Pennington de titular. O Celo comparou a situação com a questão Michael Vick vs Kevin Kolb na Philadelphia, e realmente é muito parecido: Um QB jovem em meio a um time jovem, pra ser o QB do futuro, e um QB veterano por trás, mais pronto pra jogar agora. Falei bastante ja da questão do Eagles aqui, sobre a questão ganhar agora contra projeto futuro. A questão em Miami nao é exatamente igual, Vick é mais jovem que Pennington e Henne é um QB que ja tinha provado ano passado que é capaz de conduzir um ataque e vencer jogos, ao contrário de Kolb, que tinha dado alguns momentos bons mas só jogou dois jogos inteiros. Recorrer a Pennington é mais arriscado pela sua idade, maior do que a de Vick. A mensagem é clara: O Miami não está mais tão seguro com Henne como o QB do futuro. Nesse ponto de vista, a questão está aberta pra debate, mas eu gostei da mudança porque Pennington se encaixa mil vezes melhor no time. Henne tem um braço forte mas comete erros primários, é facil de ler seus passes, e não é um bom condutor do ataque, mudando jogadas, improvisando e etc. Alem disso o Dolphins não gosta e nunca gostou de jogar em profundidade, e nisso o braço fraco mas extremamente preciso (QB com melhor aproveitamento da história) de Pennington é perfeito, jogar distancias medias ou curtas, alguns play actions, screen passes e aproveitar nas rotas de dez jardas da altura do Marshall. Tem que ver como o Pennington está de ritmo, mas é um QB extremamente inteligente e eu acho que a mudança é a ideai pro time. Alias, o Dolphins tambem contratou Al Harris, ex-Pro Bowl e ex-cover do Roque Junior. Harris era muito bom mas sempre teve que lidar demais com lesões, o que impedem que ele jogue. Nao sei se ele vai conseguir jogar muito em Miami, mas vale a aposta.


Podem ir se acostumando ao sorriso de plástico do Jason Garrett

- Depois de Wade Phillips ser demitido, é a vez de Jason Garrett assumir o time do Dallas. Garrett era o coordenador ofensivo do time e sempre deu mostras de inteligencia, muita gente cotando ele como um futuro técnico de sucesso na NFL, e vai ficar até o final da temporada. Defendi a saida do Phillips e agora defendo a entrada do Garrett: É mais durão (ao contrario de Wade, acusado de ser mole) e sabe conduzir um time com pulso, e num time que carecia de liderança, isso é essencial. O time do Dallas tem sido a maior decepção da NFL até aqui e claro que Garrett nao vai fazer milagres com um record de 1-7 e sem Tony Romo, mas se conseguir mudar a postura do time, arrumar a tragedia que está a linha ofensiva e ganhar alguns jogos, tem tudo pra ser efetivado - e ter sucesso.

- O Denver Nuggets faz algum sentido? Depois de apanhar de 144 pontos pro Pacers, tomar 54 pontos em 20-21 arremessos no terceiro periodo e ainda ver o Mike Dunleavy fazendo a festa na sua defesa, o time foi lá e ganhou do até então invicto Lakers! Claro que pro Lakers não é grande coisa, afinal perdeu pra um candidato ao título fora de casa, mas essa inconsistencia do Nuggets irrita um pouco. Carmelo Anthony teve boa partida, passou dos 30 pontos, e conduziu bem o time ofensivamente. Do lado do Lakers, Kobe Bryant teve ótima partida com 34 pontos e Pau Gasol com 20 rebotes, mas Lamar Odom, que vinha sendo importantissimo pro Lakers, nao jogou bem. Com Andrew Bynum se preparando pra voltar, Odom deve ir direto pro banco, o que Phil Jackson ja disse que acontecerá e que eu tenho certeza que o Odom não liga nem um pouco. Ele sabe que é o sexto homem do time, que suas funções são as mesmas começando de titular ou entrando na metade e que o mais importante é o time ganhar, o que é fundamental pro Phil Jackson confiar tanto nele a ponto de declarar abertamente que o Bynum será titular. Apesar da derrota, eu vejo o futuro do Lakers cada vez melhor.


Ray Allen levou seus talentos para South Beach, pra acabar com o Miami Heat

- O Heat perdeu mais uma, mais uma pro Boston Celtics, e agora soma tres derrotas nas ultimas quatro partidas. Hora de ligar o sinal de alerta? Claro que não, pora! O Heat perdeu de Celtics, Jazz e Hornets, todos times fortes e que tem as peças pra explorarem as fraquezas do Miami Heat e contam com, na minha opinião, os tres melhores armadores da NBA, que alias fizeram a festa. Rajon Rondo (2x), Chris Paul e Deron Williams tiveram todos mais de 14 assistencias contra o Heat e foram os responsaveis diretos pelas vitórias. Ontem a situação não foi diferente, Rondo partindo pra cima, abrindo a defesa do Heat e achando os jogadores certos na hora certa. Alem disso, contou com atuação inspirada de Ray Allen (35 pontos, 7-9 em bolas de tres pontos) e bons jogos de Paul Pierce (25 pontos, 10-16) e Kevin Garnett (16 pontos, 13 rebotes), mas quem comandou a festa foi realmente Rondo com suas 16 assistencias - achando Ray Allen livre, tocando pra um Glen Davis embaixo da cesta e até marcando Dwyane Wade muito bem algumas vezes.

Do outro lado, Lebron James teve sua melhor partida como jogador do Heat, foram 35 pontos, 10 rebotes e 9 assistencias, quase um triplo duplo pra ele. Mas acertou apenas 9 de 21 arremessos e 0-5 pra tres pontos (Um air ball e uma que bateu do lado da tabela completamente livre, ambas no final do jogo), e deveu sua pontuação aos 17 de 22 lances livres convertidos, a maioria deles porque o Boston estourava cedo seus limites de falta e quaquer falta de bloqueio ou fora do lance de bola landava James pro lance livre. Em contrapartida, Wade jogou muito mal, foi muito bem marcado, foram apenas oito pontos e 2-12 em arremessos e 6 turnovers. Chris Bosh apareceu bem por vezes mas se alguem começou a ver NBA agora deve achar que o Udonis Haslem é melhor que ele: 21 pontos e 10 rebotes contra 15 pontos e 7 rebotes. Faz tempo que nao gosto do Bosh nesse time, serve apenas como um mero arremessador e passa pouco tempo demais com a bola nas mãos. Se é pra arremessar de media distancia e pegar rebotes, use o Haslem, ótimo arremesso de meia distancia e um reboteiro melhor que Bosh e que ganha muito menos. Ou seja, Wade jogou muito mal, Rondo, Pierce, Allen e Garnett tiveram partidas boas e mesmo assim foi um jogo bastante disputado. O Heat ainda ta muito longe de ligar o sinal de alerta, e com razão (Se perder sábado pro Toronto Raptors eu mudo de ideia, mas até lá...).

Um comentário:

  1. continuo achando que o Miami tem sérios problemas
    contra garrafão forte + bom armador...
    New Orleans, Boston e Utah, os três têm esses
    requisitos...e Boston realmente está mostrando pros demais times como lidar com o Miami...
    Orlando Magic também está tendo mais dificuldades que na temporada passada, perdeu pros Raptors com bom jogo de Bargnani e DeRozan
    Acho que os times aprenderam que dobrar no Howard é arriscar tomar uma cesta de 3 e começaram a deixar o Howard no mano a mano...ele melhorou em relação à temporada passada mas não acerta todas...além disso, percebo que quando o time está atrás e tocam pra ele, se a marcação dobrar rápido ele muitas vezes comete turnover
    Na outra conferência, coloco muita fé no Lakers e no Spurs...no Dallas só durante a temporada regular pra variar...Oklahoma e Portland ainda são times jovens e tem bastante pra melhorar, embora tenha elencos muito fortes
    Os Jazz me agradam muito, acho que o time pode ir longe

    ResponderExcluir