Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

domingo, 24 de outubro de 2010

O dilema dos Eagles

"Quem acertar a bola no cesto começa o proximo jogo, beleza?"

Muitas vezes escutamos alguem dizer, quando dois bons jogadores disputam a mesma posição, que o técnico do time tem uma 'boa dor de cabeça'. O que talvez seja o caso do Andy Reid, do Eagles, no que diz respeito aos jogadores da mesma posição, mas talvez a dor de cabeça do Reid não seja tão boa assim.

Eu falei num post do começo do blog que, ao fim da temporada passada, o Eagles mandou o Donovan McNabb embora por alguns motivos especificos e bastante parecidos com os do Green Bay Packers ao trocar Brett Favre e deixar Aaron Rodgers começar de titular. McNabb foi provavelmente o maior Quarterback da história da Franquia, levou o time a algumas finais de Conferência e até a um Super Bowl, onde perdeu para os Patriots de Tom Brady. McNabb sempre foi um dos grandes QBs da NFL e apesar de não estar ficando mais novo, ainda tinha um braço forte e boa precisão, agilidade pra sair do pocket e liderança.

Mas o Eagles ha vinha a algum tempo renovando o time, mandando jogadores importantes que fizeram história por la embora, como Brian Dawkins e ano passado Brian Westbrook, e trazendo jogadores novos e dinamicos, como Lesean McCoy, Jeremy Maclin e Desean Jackson. O Eagles estava montando um elenco bem jovem e inexperiente, e McNabb ja esta velho. O elenco iria amadurecer sob sua tutela, mas corria o risco de, quando o elenco jovem ficar maduro e pronto pra ir buscar o titulo, o QB nao esteja mais jogando. Pra piorar a situação de McNabb, ele se machucou durante tres partidas da temporada passada e no seu lugar jogou o jovem Kevin Kolb, que teve boas partidas e conseguiu duas vitórias. Vendo aquele jovem jogando bem, a direção achou que valia mais a pena mandar McNabb embora e confiar o elenco jovem a um QB tambem jovem, pra amadurecerem e crescerem juntos. Um pouco o que o Packers fez com o Rodgers, embora o elenco do Rodgers não fosse tão jovem e inexperiente assim, ja era um elenco montado que tinha ido longe com o Favre.

Assim, McNabb foi trocado para um rival de divisão por uma fita de gameboy e Kevin Kolb assumiu o papel de titular do time. O Eagles ainda contava com Michael Vick, Quarterback que tem um par de Pro Bowls nas costas quando jogava com o Falcons, mas que passou dois anos preso e ninguem sabia como ele iria voltar. Vick chegou à Philadelphia mais como um QB pra ser usado em wildcats do que como um reserva propriamente dito. Ainda assim, Kolb ficou como titular do time. O time era bom, ainda que jovem, mas com o Cowboys postado pra ter uma temporada de sérios candidatos ao Super Bowl e candidatissimos a ganhar a divisão, parecia um bom momento pra se focar num plano de reconstrução. Mas as vezes as pessoas esquecem que Aaron Rodgers, a comparação que Kolb vai ter que aguentar por muito tempo, foi 4-12 no seu ano de estreia como titular. É comum para QBs que nunca foram titulares sofrerem com o ataque, ainda que o time seja bom, como era o caso de Rodgers.

Parece que o Eagles esqueceu desse detalhe, pois bastaram alguns jogos com uma performance não tao boa de Kolb pra começar a aparecer uma certa desconfiança com o moleque. Logo na primeira partida, Kolb sofreu uma concussão e teve que sair para a entrada de Michael Vick. Mas pra surpresa - e talvez felicidade- de Reid, Vick teve uma ótima partida, mas ja era tarde e os Eagles perderam. A partida seguinte, contra o Lions, tinha um Kolb machucado no banco e Vick começando como titular. Vick teve nova partida sensacional, ainda que apertada ja que a defesa não fez sua parte, e o Eagles ganhou do Lions com 35 pontos. Foi ai que surgiu a questão. Kevin Kolb se recuperou para enfrentar o Jaguars, e Reid tinha que escolher um Quarterback pra ser o titular.

Foi ai que Reid escolheu começar com Vick no lugar de Kolb. Os Cowboys estavam jogando muito mal e, com Vick jogando a barbaridade que estava, a chance de ganhar a divisão era bem real. Eu sempre vi essa discussão como resultante da discussão projeto futuro vs ganhar agora. Kolb foi a escolha quando parecia que o projeto futuro era mais viavel, mas quando apareceu a chance de ir para os playoffs ainda agora, Reid preferiu apostar nela. Eu nao concordei, defendi que era normal o Kolb sofrer no seu primeiro ano e achei que valia mais a pena manter o projeto futuro. Mas entendi o ponto de vista de Reid, e ficou ainda mais dificil discordar depois de outra performance monstruosa de Vick contra o Jaguars. Vick estava jogando futebol de MVP e era dificil tira-lo, quando nenhum outro time da NFL estava se mostrando uma potência.

Mas pra infelicidade deles, a praga era forte e Vick se machucou no começo da partida contra o Redskins do mesmo Donovan McNabb que eles mandaram embora. Kolb entrou mas nao jogou bem, McNabb conduziu os Reds a uma vitória e começaram a aparecer novas criticas a terem mandado McNabb embora. O jogo seguinte, no entanto, nao contaria com Vick, machucado, e Kolb entrou de titular. E entrou bem, teve boa atuação, conduziu o ataque e levou o Eagles à vitória. Vick nao se recuperou pra semana seis e Kolb novametne foi de titular. Dessa vez Kolb teve uma partida espetacular, mais de 300 jardas e 3 Touchdowns, acabou com a forte defesa do Falcons e saiu aclamado. Pra essa semana, contra o Titans, Vick ainda nao se recuperou e Kolb deve começar.

A questão é: Quando Vick voltar, o que Reid vai fazer? Vai manter o QB que está numa boa sequencia e que tambem é por onde passa o projeto de reconstrução do time, ou botar o QB que vinha jogando o melhor futebol americano da NFL antes de se contundir, ainda que seja mais velho e que talvez nao consiga acompanhar o projeto de reconstrução do time até o final? Deixar Kolb, mais inexperiente e errático, apesar das boas atuaçoes recentes, e tentar suas chances com ele, ou voltar Vick, interromper a sequencia de Kolb, e apostar que Vick pode jogar o mesmo jogo do começo do ano, onde o Eagles era candidato a ganhar a divisão? Kolb está jogando bem, e se conseguir manter esse nivel o Eagles pode ir longe, mas ele ja mostrou que é inconstante (Que, repito, é normal pra alguem na situação dele) e nao se pode esperar sempre jogos assim. Vick estava numa sequencia ainda melhor, mas sua contusão pode ter atrapalhado, voce não sabe como ele vai voltar.

A questão é bastante dificil e eu definitivamente nao queria estar na pele da nossa querida morsa Andy Reid, e acho que Reid não acha essa uma 'boa' dor de cabeça. A decisão que ele tomar pode significar os playoffs (talvez até uma chance de ir pro Super Bowl) ou pode atrapalhar a boa sequencia do time e tirar o time da pós temporada, talvez interrompendo tambem o projeto de reconstrução. Eu acredito que o Reid deve estar com dois vudus, um do Kolb e um do Vick, pros dois nao cosneguirem ficar saudaveis ao mesmo tempo. Enquanto um deles estiver machucado, ótimo, mas o Vick deve voltar semana que vem. E agora, José... Quer dizer, Andy Reid?

Eu acho que o time devia ficar com o Kolb enquanto ele estiver saudavel. Ele pode jogar mal, mas vai aprender com isso como Rodgers e tantos outros. Se ele continuar jogando bem, ótimo, o time tem uma chance de ir a pós temporada, talvez até menor do que com o Vick antes da lesão, mas voce nao sabe como ele vai voltar, e se mantiver o Kolb mesmo que voce perca os playoffs pelo menos voce não interrompe a reconstrução. O pior cenário do time seria botar o Vick e o time nao ir pros playoffs, porque acaba com suas chances pra esse ano e atrapalha as chances pro futuro. Sempre defendo que um QB tem que ter consistencia como titular, e agora quem está sendo titular é o Kolb, portando voce não deveria tirar o Kolb de la e quebrar sua sequencia. O Vick ja disse que nao se incomoda de ser reserva do Kolb e que acha que o garoto tem muito futuro. Deixa o Vick ser o mentor do Kolb, e ver aonde o Kolb leva o time. Eu faria isso, ams vamos ver se o Andy Reid nao fica ganancioso quando o Vick voltar.

E voces, o que fariam na situação do Andy Reid??
-------
Palpites pra rodada:

 Rams at Buccaneers
Bucs, mas vai ser apertado.

Browns at Saints
Darren Sharper de volta, Saints deve ganhar facil. Estou curioso pra ver quem vai ser o titular do Browns.

49ers at Panthers
Niners ainda tem chance de ganhar a divisão, mas pra isso tem que emplacar uma boa sequencia agora,com uma tabela favoravel. Acho que consegue esse primeiro passo.

Bengals at Falcons
Jogo duro, mas o Falcons joga em casa, deve levar.

Cardinals at Seahawks
Seahawks são menos piores, acredito que ganhem.

Vikings at Packers
Jogo da rodada, novamente Favre volta ao Lambeau Field!! Esse vai pegar fogo, não percam!! Aposto no Packers em casa, depois de tomar duas surras do Vovô ano passado.

Giants at Cowboys
Confesso que nao tenho motivo pra isso, mas aposto no Cowboys. Sentir a água bater na bunda é um estímulo poderoso

Redskins at Bears
Redskins, o Bears conseguiu perder do Seattle em casa.

Bills at Ravens
Se o Ravens perder, começa o apocalipse.

Jaguars at Chiefs
Chiefs deve ganhar, o Jaguars nao passa confiança.

Raiders at Broncos
Raiders tem muito azar e a defesa aérea deles deixa a desejar, acredito em Kyle Orton e no Broncos.

Eagles at Titans
Acho que Kolb vai mostrar de vez pro Reid que merece ser titular e ganhar do Titans.

Patriots at Chargers
Outro jogaço da semana, acho que o Patriots está embalado e o Chargers vai se afundar ainda mais. Com punt bloqueado e touchdown de retorno, CLARO!

Steelers at Dolphins
Outro excelente jogo. Fico com Steelers, mas acho que o Dolphins nao vai perder facilmente.

4 comentários:

  1. Bom cara, como tava te dizendo, meus palpites
    são os mesmos exceto o jogo Eagles @ Titans
    Ainda acho que os Titans devem levar em um jogo
    apertado

    ResponderExcluir
  2. o reid nao vai ter dificuldades pra saber quem sera o titular nao, se os dois qb's ficarem saudaveis,ele vai fazer como ano passado, em determinadas situações ele usará o Vick, porém kolb vai ser titular, sobre os palpites, giants vence, rams tb, e o cardinals, de resto concordo com os outros, otimo blog, parabens

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. haha corrigindo meu comentário (que eu exclui)
    bom por enqto errei que os Saints perderiam,
    os niners ganhariam e provavelmente que os broncos ganhariam pq tao perdendo feio dos raiders...

    ResponderExcluir