Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Os playoffs da MLB - Parte 2

A ideia sobre esse preview da MLB era fazer tudo em um post. Mas ficou meio grande entao dividi em dois. Ontem falei da American League e hoje falarei da National League. Prometo que amanha a gente volta a falar de NFL com os resumos da semana (Cobrem aquele folgado do Marcelo!) e tambem um pouco de NBA, agora que a temporada se aproxima.
-----

"La vou eu pro montinho!"

Philadelphia Phillies vs Cincinatti Reds

Como o Phillies entra na série:
Pra mim, como favorito ao título da MLB. Eles tem um excelente conjunto, excelentes jogadores, e uma rotação titular que pra mim só fica atras dos Giants. Eles venceram 23 jogos no mês de setembro e estão simplesmente pegando fogo. Sem falar que terão o mando de campo até a World Series (A National League ganhou o All Star Game). O Phillies teve um começo de temporada lento e evoluiu de forma muito inconstante, mas desde o All Star Game eles são o melhor time da Liga com folga. E talvez o pitcher Roy Halladay(21-10, lider da MLB em vitórias junto com CC Sabathia, e um ERA de 2.44) seja o melhor pitcher pós ASG (Pra mim Halladay está junto com Sabathia naquele top 3 que eu citei ontem). Mas nao adiantaria ter só Halladay. Mas eles tambem tem Roy Oswalt em ótima fase (13-13, 2.7 ERA). O Bullpen conta com Brad Lidge e realmente essa rotação nao deve nada pra ninguem (Ainda conta com Cole Hammels, 12-11 3.06 ERA). O ataque é muito produtivo quando saudavel, como agora: Jason Werth, Ryan Howard e Shane Victorino podem mandar a bola pro outro lado do muro com grande facilidade. Pra mim esse time é completissimo, no ataque, na defesa e na rotação e vem numa sequencia muito melhor que Yankees. Favorito ao título, mas nao absoluto, tem muitos times na briga ainda.


Como o Reds entra na série:
Os Reds estão rezando pela saúde de Edinson Volquez. Dia 3 de agosto de 2009, ele se submeteu à chamada 'Cirurgia de Tommy John', um procedimento pra reconstruir os ligamentos da região do cotovelo. É uma cirurgia extremamente delicada e geralmente demora cerca de um ano  para o pitcher voltar à ativa, e de um ano e meio a dois anos pros pitchers voltarem à sua melhor forma. Mas o Reds precisa desesperadamente de Volquez para essa temporada. O ataque do Reds é sensacional, 4º em corridas anotadas, em rebatidas validas, em porcentagem de rebatidas e em Home Runs (Eles gostam do numero 4, não?). O quarteto de Joey Votto, Drew StubbsJohnny Gomes e Scott Rolen soma 97 Home Runs e 359 RBI (Corridas impulsionadas) e o ataque do Reds vai dar muito trabalho pros excelentes pitchers do Phillies.
Mas Volquez é a chave pra defesa do Reds. Ele voltou após o All Star Game para a rotação titular e jogou 12 jogos em ótima forma, e os Reds confiam nele a ponto de escalá-lo para o jogo 1 da Semifinal. Johnny Cueto (12-7, 3.64 ERA) e Bronson Arroyo (17-10, 3.88 ERA) são muito bons pitchers, mas Volquez é o melhor deles e se estiver saudavel pode ser o famoso 'X Factor' para o Reds. Vao dar muito trabalho aos Phillies, promessa de ótima série.

17103.88

17103.88


Posey levando um gelo porque chegou equipado pro esporte errado

San Francisco Giants vs Atlanta Braves

Como o Giants entra na série:
Os Giants, no meio de agosto, estavam seis jogos e meio atras do Padres na briga pela liderança da NL West. O ataque nao funcionava, Lincecum estava num mês muito abaixo da sua média e nada parecia dar certo, parecia que amargariam mais um ano sem playoffs. De repente Lincecum ressuscita, Buster Posey mostra que é um monstro e o time ganha tudo e ganha a NL West. Uma reviravolta e tanto.
Esse sucesso pode ser explicado com uma palavra: Pitching. Os Giants tem a melhor rotação titular da MLB, e principalmente Tim Lincecum, o ultimo e na minha opinião o melhor do top 3 de pitchers da Liga (Se sua memoria for fraca como o Bullpen do Red Sox, os outros dois são Roy Halladay e CC Sabathia).  A chave para o sucesso do Giants nos playoffs é... Pitching! Ok, parei.

Os Giants lideraram a MLB em ERA (Numero de corridas cedidas por nove innings), em Strikeouts, em corridas cedidas totais, em rebatidas cedidas e em saves. Matt Cain terminou o ano 13-11 com o ERA de 3.14, Lincecum terminou com 16-10 e 3.4, Johnathan Sanchez 13-9 e 3.07 e Brian Wilson é um dos melhores fechadores da MLB com 48 saves.  Ou seja, ta mais do que na cara que o Giants tem a melhor rotação do mundo e que se o ataque conseguir engrenar algumas corridas por jogo o Giants tem muita chance de atrapalhar qualquer time da Liga. O Giants é como o Bobcats ou o Bucks da MLB, sabe que vai fazer poucos pontos mas que nao precisa fazer muito mais porque nao vai tomar pontos. Depende, apenas, do ataque aqui.
O ataque sofreu bastante essa temporada. Muitas vezes voce via algum pitcher do time sair com uma derrota mesmo tendo cedido uma corrida em 3 hits porque o time passava zerado! Foi apenas o 15º em porcentagem no bastão e 17º em corridas impulsionadas, e o 16º em hits. O raio de esperança desse ataque, no entanto, chegou no meio do ano.

Na MLB, o Draft ocorre no meio da temporada. E os Giants pegaram o calouro Buster Posey, catcher. Jogou um pouco como pinch hitter e tal, até que finalmente ganhou uma chance no time titular. E nao saiu mais. Buster Posey mostrou que é um monstro, terminou o ano com 18 HR, 67 RBI e .305 em porcentagem. Ou seja, o calouro é fera, foi o líder do ataque do Giants desde que entrou em campo e é o jogador mais confiavel do ataque. Nao que o ataque nao tenha bons jogadores, como Aubrey Huff e Juan Uribe, mas pra mim a chave será como o monstro calouro Posey vai jogar sob pressão na pós temporada. A chave para o time será a capacidade ou nao do ataque de produzir.


Como o Braves entra na série:
Suando. Quase tiveram que ter um jogo desempate com o Padres na segunda feira, mas o Phillies nao conseguiu uma virada espetacular no final do jogo e eles contaram ainda com a vitória do Giants. Confesso que pra mim ele é um time muito chato. 13º em RBI, 20º (!!) em Home Runs, 14º em average e 15º em Rebatidas validas. O lider do time em Home Runs teve apenas 21 (Brian McCann). Ou seja, o ataque é uma draga igual ao Giants. Mas foi o terceiro em ERA, 6º em Strikeouts, e o 4º cedendo corridas. Uma ótima rotação. Voce não notou ainda?? Os Braves são um clone do Giants piorado!! Um clone do Giants sem Buster Posey e Tim Lincecum, dois jogadores muito divertidos de acompanhar!! Nao que seja ruim, claro, adoro o Tim Hudson (17-9 e 2.83 de ERA) e o Derek Lowe (16-10, 4.00 ERA), mas é um time bem menos interessante de se assistir do que o Giants, que ja não é grande coisa em termos de espetáculo. Vai ser uma série truncada, com poucos pontos, e vai ganhar quem conseguir aquele gol cagado de cabeça no final. Eu aposto no Giants, e confesso que torço por eles. O estádio deles em San Francisco é um dos meus estádios preferidos e adoro os jogadores deles.


Definidas as rotações titulares:
Os oito times ja definiram os pitchers que irão abrir as séries.
Yankees (CC Sabathia) vs Twins (Francisco Liriano)
Rays (David Price) vs Rangers (Cliff Lee)
Phillies (Roy Halladay) vs Reds (Edinson Volquez)
Giants (Tim Lincecum) vs Reds (Derek Lowe)

Lembrando que se nao entendeu alguma coisa, tem alguma duvida, deixe nos comentarios que eu respondo assim que der. Continuem acessando e divulgando e obrigado pelo apoio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário