Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Sobre lesões

Aaron Rodgers está preocupado: Ele sabe que pode ser o próximo

Lesões são um fator comum no futebol americano. O esporte é muito fisico, que envolve muitas pancadas, muito contato, que envolve muita explosão muscular, e o corpo dos atletas sofre com o desgaste. Isso não é algo incomum, como ja disse, é normal que hajam contusões na NFL. A temporada de apenas 16 jogos ja causa um tremendo desgaste nos jogadores e isso é um dos principais argumentos contra uma possivel expansão da temporada regular pra 18 jogos: Se com 16 muita gente acaba machucada antes do fim da temporada, imagine com 18. Como o grande Runningback Tiki Barber disse uma vez ao se aposentar: Eu não aguento mais essa vida. Eu jogo no domingo, passo os tres dias seguintes no médico e na fisioterapia pra me recuperar, depois treino mais tres dias pro jogo de domingo, e volto à clinica. Tudo bem, eles são bem pagos pra isso, mas a questão é que realmente ha um desgaste fisico muito forte nos jogadores. Alem disso, ha um problema maior ainda. Num esporte envolvendo muito contato fisico, trombadas, tackles, linemans de 140 quilos e tudo mais, num jogo onde voce depende na maior parte do tempo do seu físico (QBs, Kickers e punters são as excessões aqui em 90% das vezes) a chance de seu corpo desgastado sofrer uma lesão mais grave é bastante alta. E essas lesões, invariavelmente, vão afetar o planejamento e o desempenho dos times ao longo da temporada.

Mas claro, estou falando daquelas lesões que realmente pegam o time de surpresa. Ou alguem aqui realmente tinha esperanças que o Bob Sanders fosse aguentar uma temporada inteira sem se machucar, por exemplo? Todo mundo sabia disso antes da temporada começar, eu saiba, voce sabia, o Bob Sanders sabia e o GM do Colts tambem, porque voces acham que eles renovaram o contrato do Melvin Bullitt, seu reserva imediato? Bullitt se mostrou um bom substitudo pra Sanders (Que, saudavel, é um dos tres melhores safetys da NFL) ano passado e esse ano ficou novamene com a vaga de titular, ja que a nova lesão do Sanders era inevitável. O planejamento do time passava por ai. Até que Bullitt sofreu uma lesão (Essa realmente inesperada) e vai perder o resto do ano. Ou seja, o planejamento do Colts pra secundária ja era, a defesa do Colts ta sendo extremamente vulnerável essa temporada e a lesão do Bullitt pode ser o fator que vai tirar do Colts o Super Bowl, uma final de conferência ou até uma vaga nos playoffs.

Essa semana mesmo, por exemplo, no jogo Jets vs Vikings, os cornerbacks estavam dando show. Antonio Cromartie cobrindo Randy Moss de um lado, Darrelle Revis em cima de Percy Harvin do outro. Em outros momentos, quando o Jets atacava, Antoine Winfield cobria Santonio Holmes e Cedric Griffin colava em Braylon Edwards. Duas excepcionais duplas de cornerbacks que fizeram o primeiro tempo bastante chato, com apenas tres field goals. No segundo tempo, no entanto, Griffin caiu com uma lesão no joelho. Griffin que ja perdeu boa parte da temporada passada por operar um joelho, agora terá que operar o outro joelho e nao volta essa temporada. Em primeiro lugar, isso foi determinante pro resultado do jogo. No segundo tempo, toda bola que saia das mãos de Mark Sanchez ia na direção do calouro que entrou no lugar de Griffin, que nao conseguiu se encontrar e cedeu muitos e importantes passes. O Vikings deixou de ter uma segurança pra ter uma vulnerabilidade. Num final de jogo tão apertado, com certeza isso fez a diferença. Mas o pior é pro restante da temporada: A linha de frente da defesa do Vikings é excelente, com o Paredão Williams e Jared Allen segurando tudo la na frente. A secundaria, no entanto, era mais vulnerável. Mas com as voltas de Griffin e Winfield, os cornerbacks conseguiram dar segurança à uma secundaria que tem falta de safetys confiaveis. A lesão de Griffin cria um buraco de um lado do campo, que vai forçar o safety a cobrir o cornerback (Possivelmente Lito Sheppard) que entrar no seu lugar, o que por sua vez vai abrir mais o meio do campo (e até o fundo) para passes. Alias, outra curiosidade: Brett Favre está com o cotovelo machucado e pode perder seu primeiro jogo depois de jogar por quase 300 jogos consecutivos. Tavaris Jackson pode ser forçado a jogar o proximo jogo.

Viram como as lesões afetam drasticamente um time? Vamos analisar alguns outros times, alem de Colts e Vikings, que estão tendo (ou terão até o fim da temporada) problemas sérios em decorrencia de lesões.

Green Bay Packers

Se me perguntassem, antes da temporada começar, quem eu achava que ia ganhar o Super Bowl, eu diria que seriam os Packers. Um ataque comandado pelo ótimo Aaron Rodgers, um excelente conjunto de recebedores, um bom RB, e uma excelente defesa. Tirando uma linha ofensiva fraca, é um time muito completo. No entanto, antes da temporada começar, eles receberam a primeira noticia dura: Johnny Jolly, seu excelente defensive tackle, recebeu uma suspensão da NFL de um ano após ser pego em posse de substancias proibidas, mesmo antes de ser julgado pela justiça comum. Um duro golpe, mas antes da temporada começar, tempo para se armar um novo esquema para o time sem ele. Mas logo que começou a temporada regular, um outro problema: O runningback do time, Ryan Grant, lesionou o tornozero e ficará de fora o resto do ano. Grant era um ótimo complemento a Rodgers, não só correndo para 1250 jardas e 11 TDs em 2009, como tambem servindo muitas vezes de proteção a Rodgers. Sua lesão deixou um profundo buraco no time que nao pode ser preenchido pelos reservas Brandon Jackson ou John Kuhn. O ataque do Packers se tornou unidimensional e cada vez mais previsivel., caindo seu rendimento. 

Mas como se desgraça pouca fosse bobagem, o Packers nao parou suas desgraças por ai. O cornerback Morgan Burnett se machucou e perderá o resto da temporada. No meio da semana passada, chegou a noticia que o ótimo linebacker Nick Barnett tambem perderia o resto da temporada por lesão. Jermichael Finley se machucou no joelho e aparentemente perderia apenas tres semanas. Após um exame mais aprofundado, foi constatada a necessidade de cirurgia e Finley nao joga mais em 2010. Ok, vamos com calma. Tirando Jolly por suspensão, o Packers perdeu Ryan Grant, Nick Barnett, Finley e Morgan Burnett pro resto do ano por contusões?? O Packers, se estou tentendo bem, perdeu cinco titulares importantissimos pro resto da temporada?? Não ha planejamento que resista! A defesa perdeu tres jogadores de extrema presença e que fechavam suas áreas do campo, com Barnett fechando o miolo da defesa, Jolly tapando a linha de frente e Burnett com sua presença na secundária, e o ataque perdeu dois playmakers bastante dinamicos, em especial Finley, que vinha sendo o alvo principal de Rodgers. Tudo bem, o time ainda é bom e as peças de reposição são melhores que as titulares do Rams, mas ainda assim voce cria um desequilibrio no que voce planejou no começo do ano pra ser o seu ataque ou sua defesa, ao montar seu playbook e treinar o time exaustivamente pra isso. Imagine o Jets perdendo Revis: todo o playbook defensivo do time vai por água abaixo, porque em todas as jogadas da defesa voce tem Revis mano a mano contra o principal WR adversário! A macumba está tão forte em Green Bay que até Aaron Rodgers sofreu uma concussão na partida contra o Redskins que corre o risco de ficar fora da proxima partida. Os Packers foram obrigados a tapar os buracos que foram aparecendo na pressa e desfigurou totalmente um time que tinha tudo pra ser campeão. Eu realmente acredito que o time é forte, mas nenhum time aguenta tantas lesões assim. A zica está muito forte em Green Bay! Tem certeza que não foi o Aaron Rodgers que foi capa do Madden 2010!?


New Orleans Saints

O Saints tem sido uma decepção até agora na temporada. 3-2, partidas apertadas, falta de atuações convincentes e uma derrota pro Arizona Cardinals digna de se cometer harakiri. Porque diabos isso acontece com o Saints? A primeira coisa que se faz notar é a má atuação dos Wide Receivers do time. Lance Moore teve uma partida brilhante e volta e meia algum receiver do time tem uma boa partida, mas a unidade está produzindo MUITO abaixo do que fez em 2009. Marques Colston ainda nao tem touchdowns! Drew Brees não está jogando o melhor futebol americano da carreira, mas os receivers realmente não estão dando opção. Para quem nao lembra do festival de passes dropados contra o Vikings na estreia, só Colston deixou cair tres passes que renderiam juntas 70 jardas e 1 TD. Mas na verdade a origem desse problema ofensivo começou na segunda semana, no Monday Night Football contra o San Francisco 49ers, com a lesão de Reggie Bush. Bush não só era um ótimo corredor e retornador, que colocava o time em boas posiçoes de campo, como é um RB extremamente versátil: corre, recebe, bloqueia, dribla. Ele era um alvo que Brees estava usando bastante no começo do ano pra compensar a falta de boas atuações dos receivers, e sua lesão tirou do time um grande playmaker, seu jogador mais capaz de jogadas explosivas. O time claramente sentiu falta dos espaços que Bush abria com seu jogo, Pierre Thomas nao consegue achar os mesmos espaços porque não é tão dinamico quanto Bush e o jogo aéreo perdeu aquele que vinha sendo o alvo mais confiavel do QB. Tambem não é nenhum exagero falar que a lesão de Thomas ajudou em muito o Cardinals domingo. Alem disso, não esqueçam que Brees está sob ameaça: ELE foi a capa do Madden!

Agora o reverso da moeda. A defesa. O Saints teve em 2009 uma das defesas mais intensas da NFL. Não era a melhor defesa, não era a mais fisica ou a que mais parava os adversários. Mas foi a melhor da NFL em forçar turnovers, e tambem fazendo muitos pontos sobre turnovers. Uma boa defesa que era capaz de jogadas explosivas, o que facilitava em muito pro ataque. No entanto, Darren Sharper e Tracy Porter ainda não puderam ter a chance de jogar devido a lesões. Sharper foi o líder da defesa em 2009 tendo 9 interceptações e retornando tres delas pra touchdowns e, mais importante do que isso, ele criava uma presença na secundária, coisa que o time não está tendo e está forçando a defesa a cair mais pra tras, afrouxando a marcação perto da linha de scrimage, o que acaba cedendo grandes ganhos terrestres. O mesmo pode ser dito, em menor escala, sobre Tracy Porter. Não lembra dele? Peyton Manning com certeza lembra. Podem ter certeza que quando os quatro voltarem de lesão (no proximo fim de semana) o Saints vai subir bastante de rendimento.


Denver Broncos e New England Patriots

A questão do Denver é simples: O time tinha em 2009 uma defesa forte, com um pass rush muito poderoso liderado pelo líder em sacks na NFL, Elvis Dumerville, e uma secundária presente com Champ Bayley e Brian Dawkins. Elvis Dumerville perderá a temporada toda por uma lesão no peito e o time agora está tendo muitos problemas em pressioar o quarterback e a defesa perdeu seu principal playmaker, nao sendo nem sombra da forte defesa do ano passado.

No caso do Patriots, é uma questão mais complicada. A defesa do Patriots, marca registrada do time tricampeão sob o comando de Bill Belichik, sofreu quando ao final das temporadas de 2007 e 2008 muitos dos seus principais jogadores se aposentaram ou foram trocados, como Richard Seymour. O Patriots então investiu pesado no draft e em chamar jogadores jovens. Esse ano pegou tres jogadores de defesa na segunda rodada do draft. A ideia era continuar evoluindo a defesa, colocando os calouros pra jogar em situações especificas, fazendo-os evoluir com calma. A defesa ano passado foi muito fraca, mas esse ano ela tinha tudo pra dar um passo à frente. MAs tudo desandou antes de começar: O Defensive End Ty Warren e o Cornerback Leigh Bodden se contundiram na pré-temporada e só voltam em um ano. Um tremendo golpe em uma defesa que ja era jovem e inexperiente em estado de evolução, perder dois importantes jogadores que ja estavam na defesa (e jogando bem) a mais tempo. Os buracos foram tapados principalmente por calouros e sophomores, o que está fazendo com que a defesa seja muito mais vulnerável.



Eu poderia dar varios exemplos aqui sobre como lesões afetaram o planejamento dos times, suas perspectivas para a temporada ou a continuidade de um projeto. Como o Eagles, que com a lesão de Kevin Kolb teve que interromper seu projeto de reconstrução com um QB jovem para dar o comando do time a Michael Vick, que jogou pra cacete e assumiu a posição de titular, numa mensagem clara do Eagles dizendo: Dane-se o futuro, com esse cara da pra vencer AGORA! Mas ai Vick se machuca e Kolb volta. Acho que nem os Eagles sabem o que esperar mais, tão botando o saudavel pra jogar e ver o que eles conseguem. O projeto de reconstrução ou o projeto de "vamos vencer essa porra" vai ficar pendurado até eles conseguirem descobrir qual dos dois vai ficar saudavel. Poderia falar do Rams, que perdeu seus tres WRs principais pro resto da temporada. Mas preferi pegar times que eram considerados favoritos no começo da temporada e que tiveram (ou estão tendo) problemas por causa das lesões e das mudanças que foram obrigados a fazer - e muitas vezes não deram certo. Mas a temporada está só na metade. Com certeza muitas contusões ainda vão acontecer. Faz parte da NFL. Só resta aos torcedores rezarem pra perna quebrada ser do Derek Anderson e não do Sam Bradford.

Nenhum comentário:

Postar um comentário