Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Resumo da semana 6 da NFL

Queria primeiro agradecer a todo mundo que entrou e deu uma força no blog, ontem e sempre. Eu estava bastante irritado ontem e faz muita diferença saber que tem gente que gosta de ler o seu blog, da um animo mto forte pra continuar.
Segundo, nossa agenda de posts está meio apertada e por isso não vou dividir o resumo em dois posts, como era o plano. A NFL está tendo alguns temas interessantissimos, a MLB está pegando fogo e a NBA está na fase final da pré-temporada, pronta pra começar. Assim, pra evitar perder muito tempo e poder me dedicar a mais assuntos, vou resumir mais que de costume as partidas em um post só, citando os pontos principais apenas. Vou pegar alguns jogos que acho mais importantes ou interessantes e me prolongar um pouco mais , enquanto outros mais toscos eu vou passar bem por cima.
E terceiro, sei que muitos desses jogos foram marcados por problemas com helmets to helmets e afins e voces provavelmente vão estranhar que eu nao vou citar nada nos resumos acerca disso. Isso se deve ao fato de que eu estou escrevendo um post mais detalhado sobre o assunto pra amanha. Mas vamos à NFL, que é o que interessa.

"Voltei galera!"

20 Baltimore Ravens vs New England Patriots 23

Esse era um jogo que tinha grande interesse não só por envolver dois times que tem boas chances de pós temporada, mas tambem porque seria a primeira partida dos Patriots sem Randy Moss. O que ficou em segundo plano é que tambem seria a primeira partida de Deion Branch ao lado de Tom Brady depois de quatro anos separados. Mas a impressão após o jogo que ficou foi a de que eles nunca pararam de jogar juntos. Sabe quando voce reune a galera nas ferias pra uma pelada? Pois é, da até pra acreditar que os dois fazem isso. Branch mostrou que seu entrosamento com Brady não ficou pra trás, conseguindo 98 jardas e 1 touchdown.

Mas mais do que isso, tem algo que merece destaque, e para isso vou usar algo que me foi dito por um amigão meu que é fanático pelos Patriots. Deion Branch pode não ser tão bom quanto Randy Moss (Que pra mim é o segundo maior WR da história) e ele mesmo deu uma declaração quando chegou a New England dizendo que ele não é Randy Moss e nem ia tentar ser. Mas Branch tem uma caracteristica importantissima que talvez faltasse a Randy Moss, que é aparecer quando o jogo está na balança. Durante as duas campanhas pra titulo do Patriots com Branch, ele sempre foi o cara que aparecia no final dos jogos, nas terceiras descidas, nas bolas dificeis. E ele mostrou isso, tendo conseguido não só muitas jardas mas como recepções importantissimas na prorrogação, inclusive um first down numa 2nd and 15 que manteve viva a campanha do FG da vitória do Patriots. Moss sempre fará falta, onde quer que ele saia, mas pelo visto os torcedores do Patriots acharam um ótimo consolo. Bem vindo de volta, Deion Branch!

"Estou olhando pra voce, McCoy!"

Cleveland Browns 10 vs 28 Pittsburgh Steelers

Esse jogo era tido como (E realmente foi) a mamata da semana, ninguem realmente duvidava da vitória do Steelers, ainda mais com a volta do seu QB Big Ben Roethlisberger de suspensão. Big Ben mostrou que apesar de sentir alguma dificuldade lendo defesas e que no começo seu braço estava um pouco enferrujado, ainda da um caldo, tres TDs e apenas uma interceptação. A volta do Big Ben com certeza faz do Steelers, que conseguiu ficar 3-1 na sua ausência, um dos favoritos ao Suepr Bowl, principalmente se a defesa continuar jogando o que ta jogando.

Mas por incrivel que pareça, o que eu achei o maior ponto de interesse no jogo foi um quarterback, mas esse não foi Roethlisberger. Colt McCoy, calouro do Browns, só jogou ontem porque Seneca Wallace e Jake Delhomme estavam machucados. McCoy, como eu disse num post anterior, é da escola Tim Tebow de quarterbacks, aqueles que destroem todo mundo quando jogam no College mas chegam na NFL desacreditados (Muitas vezes corretamente, diga-se de passagem) porque nunca jogaram formações sem ser shotgun e tem uma mecanica de arremesso não confiavel. McCoy era um projeto futuro, pra 2012 mais ou menos. Mas acabou entrando e conseguiu uma ótima partida contra uma das defesas mais fortes da NFL. Foram 23 de 33 passes, 281 jardas, 1 TD e 2 interceptações (Sendo que uma foi culpa do recebedor). Para um Quarterback que tinha um braço 'fraco' e que ainda precisaria de dois anos pra conseguir TALVEZ jogar na NFL, foi uma estreia muito promissora e que me surpreendeu ainda mais considerando a falta de alvos do time e contra uma das melhores defesas. Eu vi McCoy jogar muito no College e achava o rapaz sensacional, e eu sei que é cedo pra falar ainda, mas pelo que ele fez domingo, ele parece ter tudo pra jogar muito na NFL tambem.


Quem disse que Field Goals não sao importantes? Com certeza não o Patriots

Miami Dolphins 23 vs 20 Green Bay Packers

Os amaldiçoados Packers, apontados como favoritos ao titulo antes da temporada começar mas que estão tendo muitas dificuldades pra se manterem seudaveis, perderam sua terceira partida em seis jogos. Claro, eles ainda devem ir para a pós temporada e é normal sofrer com tantos desfalques, mas não é isso o que mais chama a atenção nas tres derrotas do Packers. As tres derrotas foram por uma diferença de tres pontos, duas delas em jogos consecutivos (Phins e Redskins) na prorrogação! Ou seja, realmente foram derrotas por muito pouco! Aaron Rodgers, que jogou apesar de ter sofrido uma concussão semana passada, acertou apenas 18 de 33 passes com 1 TD e 1 interceptação, mas acertando apenas essses 18 passes passou pra 313 jardas (E ainda anotou um TD terrestre). Greg Jennings teve 138 jarads e 1 TD. Ou seja, os Packers são bons mesmo, estão sendo derrotados nos detalhes (e esses detalhes são field goals). Acho dificil chegarem ao título com tantas lesões, mas nunca dá pra duvidar desse time.

Ja o Phins mostrou bastante evolução e Brandon Marshall mostrou que realmente é o cara, foram 127 jardas em 10 recepções. Chad Henne está jogando com mais confiança e a defesa tem feito um bom trabalho. Se o time continuar nesse ritmo de evolução, pode chegar com força na pós temporada.


Desean Jackson e Jeremy Maclin, a dupla de WR mais igual da NFL

Atlanta Falcons 17 vs 31 Philadelphia Eagles

O Falcons vinha numa boa sequencia, não só de resultados como de bons jogos. O Eagles vinha de uma vitória sofrida contra o 49ers e Michael Vick aparentemente não estaria pronto pra enfrentar seu ex-time. Mas incrivelmente, o ataque do Eagles foi fantástico sob a liderança de Kevin Kolb. Não vou me estender no assunto Vick x Kolb agora, até porque estou escrevendo um post sobre eles, mas Kolb jogou muito bem, teve 326 jardas e tres touchdowns(1 int apenas) e ainda contou com partidas sensacionais de seus receivers. A dupla Jeremy Maclin e Desean Jackson é absolutamente igual, os dois tem as mesmas caracteristicas, o mesmo fisico, e jogam do mesmo jeito, mas os dois são muito bons. Jackson começou pegando fogo, anotando dois TDs, um correndo 31 jardas e outro recebendo um passe de 34. Mas Jackson trombou fortemente com Dunta Robinson e os dois tiveram que sair lesionados. Foi a deixa pra Jeremy Maclin receber 159 jardas e 2 TDs e destruir uma defesa do Falcons que vinha jogando muito bem. Talvez o Eagles realmente consiga vencer a divisão com Kolb!


"Não é pegadinha, a gente ta mesmo perdendo pro Rams??"

San Diego Chargers 17 vs 20 Saint Louis Rams

Parece piada, mas não é: O Chargers perdeu pro Rams! Parece mais uma piada, mas eles perderam por tres pontos tendo um field goal bloqueado! Parece uma terceira piada, mas o Chargers está 2-4 tendo perdido quatro jogos diretamente por causa dos especialistas!! O Chargers ja perdeu mais jogos esse ano do que no ano passado inteiro, quando terminaram a temporada numa sequencia de 11 vitórias pra amarelar nos playoffs.

"Se eles marcam 99 pontos, a gente só tem que ir la e marcar 100"

Kansas City Chiefs 31 vs 35 Houston Texans

Bons ataques ou defesas fracas? Os dois! Esse jogo nao deixou nada a desejar para quem gosta de pontuação e placares altos. O ataque do Texans é extremamente explosivo, mas isso a gente ja sabia. Que a defesa deles era uma peneira a gente tbm ja sabia (ainda que esperavam que melhorasse com Brian Cushing). Só que ninguem esperava que o Chiefs, que tinha tendo um ataque inconstante e uma defesa consistente, fosse entrar num duelo de pontos absolutamente alucinante. Matt Cassell passou pra 3 TDs! Thomas Jones e Jamaal Charles somaram 193 jardas, e Dwayne Bowe teve 108 e 2 TDs pelo ar, enquanto que Andre Johnson teve pelo Texans 138 jardas e 1 TD, enquanto anotaram 3 TDs pelo chão. Vale muito a pena acompanhar esses times, embora pra um time com aspirações de pós temporada como o Texans, esse buraco na defesa preocupe.


Matthew Stafford sabe que vai acabar se machucando denovo

Detriot Lions 20 vs 28 New York Giants

Se o Packers é o time mais amaldiçoado com contusões, o Lions está tendo um problema semelhante e localizado. Essa maldição só ataca Quarterbacks. Depois de Matthew Stafford sair lesionado na primeira semana e perder varios jogos por caausa de um problema no ombro, agora foi a vez do substituto Shaun Hill quebrar o braço e dar vaga ao terceiro QB do time, Drew Stanton. Stanton e Hill não são grande QBs e o Giants conseguiu ganhar em casa, apesar de passar novo sufoco. E o Lions, pra variar, perdeu por uma posse de bola. Vai se benzer, Lions!! Pelo menso o Stafford deve voltar pra proxima rodada, mas algo me diz que em menos de dez minutos ele vai sair segurando o ombro.


Run, Forest, run!

Seattle Seahawks 23 vs 20 Chicago Bears

Denovo, isso foi bizarro. O Bears, com sua forte defesa, que ganhou de Dallas Cowboys e Green Bay Packers, perdeu para o Seattle Seahawks, que não consegue jogar nem truco fora de seu estádio! Devin Hester, pra variar, roubou a cena, teve mais um retorno de punt pra TD e está mais perto ainda de quebrar os recordes da NFL, como eu falei nesse post. Mas o time jogou mal, a linha ofensiva do Bears novamente foi uma peneira rasgada (seis sacks contra o Seahawks?? Para, vai!) e perdeu a chance de disparar na liderança da NFC North com a derrota do Packers. Robbie Gould ainda errou um FG de 54 jardas que poderia empatar a partida. Mas 54 jardas é muita coisa, dificil acertar um chute desses. Nem todo mundo tem um canhão no pé como o Josh Scoobie.

"Opa, voltei, o que eu perdi?"

New Orleans Saints 31 vs 6 Tampa Bay Buccaneers

Brew Brees, depois de tirar férias semana passada (Um clone entrou no seu lugar e passou pra tres interceptações, custando a vitória ao Saints contra o Cardinals) voltou com tudo contra o Bucs. Foram tres touchdowns, dois deles de mais de 40 jardas, e o Saints passeou por cima do Bucs, lembrando o time que foi campeão ano passado. Chris Ivory, RB que ta no lugar de Pierre Thomas e Reggie Bush, teve 158 jardas em 15 tentativas, e o ataque do Saints teve 476 jardas totais. A defesa tambem fez sua parte contra um ataque que vinha jogando muito bem e segurou o Bucs a apenas um TD.


Ladainian Tomlinson corre para mais um touchdown

New York Jets 24 vs 20 Denver Broncos

Duas considerações sobre o Jets: Eles estão 5-1 e tem o melhor record da AFC, mas eles são bizarros. Até quando tudo começa a dar errado, da certo no fim. Mark Sanchez teve duas interceptações depois de quatro jogos sem nenhuma, o ataque do Broncos funcionou muito bem contra a defesa do Jets, e tudo estava indicado para a vitória do Broncos. Mas ai os juizes marcaram uma interferência muito duvidosa numa quarta descida (Rex Ryan: "Foi duvidosa, mas a gente não liga, aceitamos"), deu a louca no Ladainian Tomlinson e o time saiu com mais uma vitória.

A segunda consideração é sobre esse cara chamado Ladainian Tomlinson. O cara tava velho, sem explosão, sem fisico, e sem futuro em San Diego. Muitos (inclusive eu) achavam que, ainda que pudesse ser util perto da end zone ou em terceiras descidas, sua gasolina estava no fim e era hora de se contentar com um papel secundário no ataque. Pois é, o LT está calando a nossa boca. Apesar de só 55 jardas em 16 tentativas, foram dois touchdowns, inclusive o da vitória, e LT está mostrando que gasolina nao falta no tanque (e nem uma excelente linha ofensiva pro Jets). LT é o segundo jogador com mais jogos de dois touchdowns ou mais na história da NFL (Tirando QBs), só ficando atrás de... ta, é do Jerry Rice, a gente sabe que nao conta. Grande LT!

"Calma gente, só ganhamos uma, e era o Raiders!"

Oakland Raiders 9 vs 17 San Francisco 49ers

E finalmente os Niners ganharam sua primeira vitória na NFL. E foi logo contra o rival Oakland Raiders. A bipolaridade do time do Niners é evidente: Ainda que a defesa tivesse jogado bem, o ataque nao produziu nada no primeiro tempo de jogo e Alex Smith novamente foi vaiado. Mas parece que ele gosta de ser vaiado, porque voltou pro segundo tempo pegando fogo e deu dois passes pra touchdown pra sacramentar a primeira vitória do Niners em 2010! Como eu ja tinha dito aqui, desde a saida do Jimmy Raye da posição de coordenador ofensivo do time, Michael Crabtree e Vernon Davis tem tido ótimas atuações e tem visto muito mais a bola, o que coincidiu com uma subida de produção de Smith. Cada um pegou mais um touchdown nesse jogo e com certeza vao continuar recebendo as bolas, porque eles jogam muito e o Smith rende mais quando passa pra eles. O calendário do San Francisco é bastante facil daqui par frente, tirando uma partida em Londres contra o Broncos, e da pra emplacar uma boa sequencia e tentar ganhar a divisão ainda.

O salvador de Minnesota

Dallas Cowboys 21 vs 24 Minnesota Vikings

O jogo era de vida e morte para os dois times 1-3. Quem perdesse se complicaria bastante na briga pelos playoffs. E graças a Percy Harvin e seu retorno de kickoff de 95 jardas pra touchdown, o Vikings fez a sua parte e continua na briga pela pós temporada. Os dois times, famosos por terem bons ataques terrestres, nao tiveram grandes atuações dos ataques, e quem reamlente decidiu o jogo foi Harvin e seu retorno. Tony Romo até teve seus tres touchdowns, mas foram "apenas" 220 jardas e 2 interceptações. O Vikings respira, e o Dallas...


"Hehe, o velho truque da cola na mão!"

Indianapolis Colts 27 vs 24 Washington Redskins

O jogo tinha tudo pra ser um duelo feroz entre dois Quarterbacks. No entanto, esse jogo foi marcado por duas coisas: Fumbles e catches espetaculares. Uma recepção sensacional com uma mão de Pierre Garçon e uma bela interceptação (Que eu ainda acho que foi passe incompleto) de Aaron Francisco foram o que mais chamou a atenção no jogo, apesar das 128 jardas de Joseph Addai e das 300 de Peyton Manning num ataque do Colts que, tirando os turnovers, foi excepcional. Mas o Colts sofreu quatro fumbles e deu chance para o Redskins reagir, o que acabaram nao conseguindo. Colts segue inconstante, mas com boas atuaçoes de Manning. O Redskins cai um pouco na briga pelo titulo de divisão, atrás de Eagles e Giants. Abaixo, a recepção com cola nas luvas de Garçon.



Tennessee Titans 30 vs 3 Jacksonville Jaguars

Esse jogo foi um deboche e eu nao comento deboche. Jogo fraco, atuações pífias, erros em excesso. Unica coisa digna de comentar foram os problemas com os quarterbacks: Vince Young saiu cedo com uma contusão no joelho pra dar lugar a Kerry Collins, e David Garrard teve uma concussão e quem entrou foi Trent Edwards. Edwards nao foi o pior QB do mundo, mas tambem nao foi o melhor, e uma sucessão de erros do Jaguars(dois turnovers na red zone) foi tudo que o Titans precisou pra saltar na frente no placar.



Bom, é isso ai. Desculpem o post muito longo, era muita coisa pra um dia só. Amanha atualizo na MLB, e depois falo mais das concussões e das novas 'regras' da NFL. E novamente valeu o apoio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário