Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O bom filho à casa torna

Moss voltou pro Vikings, mas espero que seu cabelo continue como está

Agora é oficial: Randy Moss jogará essa temporada (Ou o que sobrou dela) pelo Minnesota Vikings, o time no qual começou sua carreira na NFL.
A noticia nao pegou tanta gente de surpresa quanto esperado, desde ontem ja circulavam boatos sobre a troca (Principalmente depois que Bill Simmons acidentalmente a comentou no twitter tentando passar uma DM) e hoje cedo todos ja davam como certa a ida do Wide Receiver para Minnesota. Randy Moss estava descontente desde o ano passado, e 2010 sendo o último ano de seu contrato ele disse que não pretendia renová-lo. Os Patriots ja estavam ligeiramente descontentes com ele, e o próprio Moss ja estava assumindo um papel menor no ataque do time atrás de Wes Welker (Em seus 52 jogos no Patriots, o de segunda a noite contra os Dolphins foi seu primeiro sem nenhuma recepção), alem de que sua idade (33 anos) tambem causava algum medo no Pats.

Para entender melhor os problemas e o sucesso de Randy Moss, talvez seja melhor fazer uma rapida revisão pela sua carreira. Moss foi draftado em 98 pelo Minnesota Vikings com a 21ª escolha daquele draft e teve um impacto imediato no time: Os Vikings terminaram 15-1 naquele ano quebrando o recorde da NFL pra mais pontos marcados com 556 (Que depois viria a ser quebrado pelo Patriots com... adivinhe... Randy Moss), e Moss foi o calouro do ano e Pro Bowler titular com 17 touchdowns (Recorde da NFL pra um calouro) e 1,313 jardas totais (terceira maior marca), mas o Vikings perdeu na final de conferência para o Falcons. Em 1999 e 2000, Moss teve numeros sensacionais e mais duas idas ao Pro Bowl.

Em 2001 Moss teve alguns problemas com a diretoria do time porque se recusava a jogar sob o contrato de calouro, demandando um novo contrato. Depois de alguma discussao, Moss ganhou o que quis, mas teve uma temporada abaixo da sua media e nao foi ao Pro Bowl. Jogou lá até a temporada de 2004, onde teve outra temporada fraca. Na offseason seguinte, após algumas divergencias com a diretoria e a torcida, foi trocado para o Oakland Raiders. Nos Raiders, Moss teve mais problemas do que sucesso: Estava desinteressado, pessoas sugeriram um 'boicote' por parte do jogador - O que nao era dificil de acreditar, só ver a moleza e a falta de vontade com que ele jogava- e alem da comissão tecnica ele teve problemas com lesões.

Os Raiders estavam loucos pra se livrar de Moss, que ganhava quase 10 milhões de salário pra ficar parado na linha de scrimmage enquanto o time se ferrava. Para se ter noção da situação, saibam que o Raiders chegou a cogitar mandar o receiver para o rival de divisão Denver Broncos. Assim, os Patriots foram atrás de Moss para a temporada 2007, e conseguiram trocá-lo por uma mísera escolha de quarta rodada. Pra surpresa de muitos, Moss aceitou uma grande redução salarial (assim como Tom Brady) para que o time pudesse contratá-lo sem estourar o Salary Cap. A redução salarial para Moss tambem serviu pra assinar os receivers Wes Welker e Donte Stallworth.

O que aconteceu aquela temporada todos sabem: Brady bateu o recorde de touchdowns para um QB com 50, Moss bateu pra receivers com 23, e o ataque do Patriots bateu recorde da NFL de pontos (589), que era do Vikings do mesmo Randy Moss. Em 2008, Tom Brady perdeu a temporada por consequencia de uma lesão no joelho e o titular foi o jovem Matt Cassel. Cassel teve uma temporada decente, mas nao era um QB capaz de explorar o melhor de Moss nos passes longos, e Wes Welker foi seu principal alvo. Em 2009, a volta de Brady nao coincidiu com um grande crescimento de Moss, e sim de Welker novamente. Moss ficou em segundo plano no ataque do Patriots, e não conseguiu recuperar a velha forma. Os problemas que a offseason trouxeram nao foram poucos: Declarou estar insatisfeito e que nao iria renovar seu contrato para jogar no Patriots em 2011 a não ser que recebesse um contrato longo e valioso, e reclamou publicamente quando ele nao veio. Em campo, alternou grande jogos com jogos apagados, alguns até desmotivados, e levantou questões sobre sua dedicação. Assim, o Patriots trocou Moss para o Vikings por uma escolha de quarta rodada.
Atualizando: Chegou agora a noticia que Moss teria discutido fortemente com Bill O'Brian, treinador de quarterbacks do time, no intervalo do MNF. Segundo fontes, esse comportamento nao teria sido inédito.

Moss é um excelente receiver, com certeza está no top 5 de WRs da história, e apesar da idade ainda é capaz de contribuir. Mas quem será que saiu vencendo nessa troca?? Vamos ver por partes.


Para o New England Patriots:
Moss é o recordista de quase tudo para um Receiver na história da franquia em uma temporada, perde apenas pro Wes Welker em recepções. Com certeza é um dos maiores jogadores que ja passaram por lá. No entanto, acredito que nao tenha sido tão dificil para o Patriots essa troca. A produtividade de Moss nao era a mesma e ele estava desmotivado pra jogar. Tambem havia o medo da má influencia que Moss poderia trair ao vestiário do Patriots, cheio de jovens jogadores. O Patriots trocou Moss por uma terceira escolha e com isso terá duas escolhas em cada uma das primeiras quatro rodadas do Draft de 2011. Ninguém manipula o draft e suas escolhas como o Patriots, dadas as proporções eles são como o Spurs, que sempre acham um Ginobili ou um Blair na segunda rodada. O Patriots e seu técnico Bill Belichik adoram se mover pela draft board e assim acumulam muitas picks se lhes interessar, que foi o que fizeram no ultimo draft, indicando uma vontade de renovação por parte do time. O ataque conta com vários recebedores novos (os WR Brandon Tate e Julius Edelman, e os TEs Aaron Hernandez e Rob Gronkowski) e Moss abrirá espaço para que esses novos jogadores assumam papeis mais ativos no time, ainda que nenhum esteja à altura de Moss. Alem disso, o Patriots provou contra o Dolphins que é capaz de ganhar jogos mesmo sem o Randy Moss, ainda que nao se deva esperar 21 pontos dos especialistas toda semana.

Em resumo, a situação pro Patriots depende do ponto de vista. No momento, a perda de Randy Moss será bastante sentida, ele nao atrairá mais tantas coberturas duplas pra liberar espaços para os outros jogadores, e o Patriots deixará de ter uma das maiores (senao a maior) deep threat da história da NFL. Brandon Tate deve assumir o papel de Receiver pras jogadas mais longas, mas nao será a mesma coisa. Por outro lado, o Patriots terá muitas escolhas no draft de 2011 e terá a chance de reforçar diversas áreas que seu time necessita, principalmente na defesa. Ele tambem abre espaço pro crescimento dos jovens Tate e Edelman, que tem muito potencial e devem vir a dar bons jogadores. O impacto inicial no Patriots será negativo, mas no medio prazo, acredito que tenha sido a melhor escolha.

Para o Minnesota Vikings:
Para o Vikings essa troca caiu do céu. Brett Favre nao está na sua melhor forma, isso é verdade (Depois de uma certa idade o corpo não responde mais, né vovô? Se fosse facil o Pelé tava la até hoje!) mas esse problema tem sido consideravelmente piorado por causa dos Wide Receivers do time. Sidney Rice, o alvo preferido de Favre na ultima temporada, perderá pelo menos mais quatro rodadas, e ninguem sabe como ele voltará. Percy Harvin tem tido problemas com dores de cabeça e nao conseguiu evoluir no receiver que o Vikings esperava. E Bernard Berrian está mostrando o quanto o Bears de 2006 fedia no ataque, só pensar que ele era o principal receiver. O jogador mais confiavel de Favre está sendo o Tight End Vicente Shiancoe, que sozinho nao resolve nem prova do DETRAN.
Nesse circo, Moss cairá como uma luva pra agir como o receiver de confiança no lugar do Rice. Quando Rice voltar será uma dupla realmente forte e que com certeza abrirá muito a defesa dos adversários para as rotas curtas do Harvin e as corridas do sempre perigoso Adrian Peterson. O Vikings volta a ser um time realmente forte, ainda que depentente do Favre reencontrar uma melhor forma. Mas realmente, acho que foram os principais vencedores na troca.


Para Randy Moss:
Moss conseguiu um papel mais ativo no time e saiu de New England, que era o que ele queria. Acho que nao terá motivos pra reclamar por enquanto. Ele é free agent no final do ano e deve procurar algum time afim de lhe dar uma fortuna. Se Favre voltar a jogar bem, talvez lhe de a chance de ganhar o título que falta na sua carreira, mas acho dificil. MEsmo assim, nao terá motivos pra reclamar enquanto espera o fim da sua carreira e sua entrada no Hall da Fama. Ou terá né, voce nunca sabe com o Randy Moss.

------

Eu sei que tinha prometido o resumo da rodada pra hoje, mas essa troca era bombástica demais pra deixar passar. Amanha o Celo posta mais sobre a rodada.
É isso ai galera, lembrando que qualquer duvida é só postar nos comentarios que respondo quando der.

Nenhum comentário:

Postar um comentário