Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Por um fio

Como prometido, vou falar hoje de baseball. Como expliquei ontem, eu deixei o post da MLB pra hoje pra poder comentar dos jogos 3, 4 e 5 das duas séries (O jogo 5 da NLCS foi ontem). Se voce está procurando o post sobre as punições que a NFL quer dar pra pancadas violentas, ele está logo abaixo.
-----

Rays, Yankees e Phillies entraram na pós temporada como favoritos. Melhores campanhas, ataques fortes, rotações talentosas, boa defesa e um bom bullpen, nada menos que se possa pedir de um time de baseball com aspirações ao título. O Rays, como todo mundo sabe (Sabe?), perdeu pros Rangers logo na primeira rodada numa ótima série de cinco jogos, com o Cliff Lee comendo eles com farinha nos jogos 1 e 5. Yankees e Phillies, por outro lado, varreram Twins e Reds e chegaram com bastante folga na segunda rodada para enfrentar duas zebras: O Rangers, e o Giants, que só foi pros playoffs porque o Padres perdeu tudo e o Giants ganhou tudo em setembro. Mas acontece que agora tanto Phiilies como Yankees tão perdendo de 3 a 2 e estao desesperadamente precisando de vitórias!


Provavelmente foi um strikeout

New York Yankees vs Texas Rangers

Jogo 3: Cliff Lee vs Andy Pettite
Um é o maior ganhador da história dos playoffs, com 19 vitórias e 10 derrotas, uma lenda na MLB, Andy Pettite. O outro é um pitcher que tem apenas oito jogos de pós temporada e, desde que foi pro Rangers, perdeu seis jogos e ganhou só quatro, Cliff Lee. Antes do jogo, havia todo um hype em cima de um desses pitchers, como se o seu time ja houvesse assegurado a vitória. Mas incrivelmente, esse pitcher era Cliff Lee!
Isso pode ser explicado por sua performance em playoffs. Cliff Lee começou oito jogos e ganhou sete (O outro nao foi uma derrota) e nunca foi derrotado. Seu ERA é de 1.26 (Um dos cinco maiores da história) em playoffs. Ano passado comeu o Yankees na World Series duas vezes e essa temporada massacrou sem dó nem piedade os pobres Rays, tambem duas vezes. Muitas pessoas reclamaram desse hype, afinal Pettite tem muito mais história que Lee, é um pitcher campeão, consagrado.

Mas na hora do vamos ver, quem mostrou que domina completamente a pós temporada não é o seu maior ganhador, e sim o cara que surge como o novo rei dos playoffs, Lee. Cliff Lee arremessou as primeiras oito entradas, cedeu duas rebatidas, nenhuma corrida e TREZE Strikeouts, dominou completamente a rotação do Yankees e nessas oito entradas o Rangers abriu 2 a 0 com um Home Run do Josh Hamilton logo na primeira entrada. Se nao fosse o fato de que na primeira parte da nona entrada o Rangers anotou SEIS corridas e abriu 8 a 0 no placar, com certeza Lee voltaria na nona entrada pra fechar seu fantástico jogo. Lee dominou totalmente o Yankees, se tornou o primeiro pitcher da história da pós temporada a conseguir tres jogos consecutivos com mais de 10 strikeouts e está escalado pro jogo 7, caso ele aconteça. Aposto que o Alex Rodriguez ta embaixo da coberta pensando nisso desde ja. Lee quase foi pro Yankees na trade deadline, ja estava quase tudo acertado entre o time e o pitcher (Lee chegou até a ligar pro CC Sabathia pra pedir dicas sobre a cidade) quando o Yankees não quis pagar o preço alto que o Marines pedia, alegando que não valia a pena por ele. Assim, Lee caiu no colo do Yankees e está mostrando pro seu quase time que sim, ele vale muito a pena!

Jogo 4: Joe Girardi entregando o ouro
A.J. Burnett, que jogou muito mal o final da temporada regular, foi escalado (pra minha surpresa) pra arremessar esse jogo. E começou bem. Nos primeiros cinco innings, cedeu duas corridas no segundo e só, enquanto Robinson Cano (com um home run), Curtis Granderson e Brett Gardner conseguiram impulsionar corridas e deixar a partida 3 a 2. No entanto, no sexto inning e os Texans no bastão, Joe Girardi, o técnico de longa data do Yankees, entregou a mortadela. Nelson Cruz estava em base e Burnett ja tinha duas eliminações quando David Murphy, que nao vinha jogando bem, pegou o bastão. Mas Girardi mandou Burnett andar intencionalmente Murphy para enfrentar Bengie Molina. Claro que Molina meteu um Home Run pra impulsionar tres corridas e virar a partida. Josh Hamilton (duas vezes) e Nelson Cruz ainda anotaram Home Runs pra terminar 10 a 3 a partida.

Jogo 5: CC Sabathia salva o Yankees... Temporariamente
A situação do Yankees era extremamente desconfortavel. Eles precisavam ganhar do Rangers pra levar a série de volta pra casa do adversário, onde eles teriam que vencer dois jogos, um deles contra Cliff Lee. No seu montinho, CC Sabathia, que teve uma pessima primeira partida enfrentava uma rotação que estava adorando mandar bolinhas pro outro lado do muro e com CJ Wilson arremessando.Sabathia jogou até que bem, cedendo 11 rebatidas e 2 corridas em 6 innings, mas quem realmente fez a diferença foi o ataque. Na segunda entrada, Granderson(2) e Jorge Posada impulsionaram corridas e deixaram Sabathia trabalhar com uma vantagem de 3 pontos no montinho, o que é perigosissimo. Pra completar, no terceiro inning, Nick Swisher foi o leadoff e mandou um Home Run na fuça de Wilson, e quem veio depois foi Robinson Cano, que mandou OUTRO Home Run pra dar esperanças pro Yankees. Os Rangers não conseguiram se reencontrar e perderam a partida

Situação da série: Os Yankees ainda estão em maus lençois. Evitaram o pior, mas ainda tem que ganhar dois jogos, no Texas, sem seu melhor pitcher (CC Sabathia) e ainda terá que ganhar do Cliff Lee, sendo que o Yankees tem se mostrado muito inconstante na série até aqui e o ataque do Rangers está excelente. Eu apostaria minhas fichas todas que o Yankees será eliminado e o Rangers avança pela primeira vez na sua história pra World Series.


"Opa, eliminei voces? Foi mal"

San Francisco Giants vs Philadelphia Phillies

Jogo 3: Matt Cain dominante
Os Giants foram pra San Francisco (Pro lindo AT&T Park) empatados em 1 a 1 com o fortissimo Phillies. Matt Cain, do Giants, iria enfrentar Cole Hammels, dois jogadores que tiveram boas atuações nas semifinais. No entanto, quem brilhou mais nessa partida foi Cain. Nos sete innings que arremessou, Cain cedeu apenas dois hits e nenhuma corrida, com cinco strikeouts, e variou muito bem os pitches, deixando os rebatedores do Yankees desconfortáveis. Não que Hammels tenha jogado mal, foram seis innings com cinco rebatidas cedidas apenas e oito strikeouts. O problema foi que foram tres rebatidas no mesmo inning (intercaladas com um walk e 2 eliminações), o que permitiu ao Giants anotar duas corridas. Cain continuou dominando o Phillies até dar lugar a Brian Wilson e sua barba para mais um save.

Jogo 4: Jogo mais emocionante da série
Antes da partida, duas decisões polêmicas: o Phillies escalou para a partida Joe Blanton, que nao começava uma partida ha 21 dias, enquanto que os Giants optaram por deixar Tim Lincecum descansar e escalaram o calouro Madison Bumgarner. O que logo causou problemas ao Phillies: Após uma rebatida simples de Freddy Sanchez, Blanton acabou lançando dois wild pitches (Quando o pitch nao tem controle e o catcher nao consegue pegar a bola, o que permite um avanço de qualquer jogador em base ou do cara no bastão) para levar Sanchez para a terceira base. Uma rebatida simples de Buster Posey colocou os Giants em vantagem. Na terceira entrada, Posey lançou uma rebatida dupla pra impulsionar Aubrey Huff para o home plate e abrir 2 a 0.

No entanto, o jogo virou na quinta entrada. Ben Francisco e Carlos Ruiz, do Phillies, conseguiram rebatidas validas pra chegar em base, e Blanton numa rebatida de sacrifício impulsionou os dois pra posições de anotar corridas (3ª e 2ª bases). Shane Victorino, subindo ao bastão, conseguiu uma forte rebatida simples, que impulsionaria os dois homens em base. Mas foi ai que brilhou a estrela de Buster Posey. Francisco anotou sua corrida com facilidade, mas Aaron Rowand, o Centerfield do Giants, lançou a bola  perfeitamente na direção do homeplate. Posey conseguiu agarrar a bola e fez uma eliminação absolutamente sensacional em Ruiz, que corria pra empatar a partida, por muitissimo pouco. Foi uma linda jogada, que voce pode ver no video abaixo, aos 0:52.

Ainda assim, Placido Polanco conseguiu uma rebatida dupla pra impulsionar duas corridas e deixar o placar em 4 a 2. Na parte de baixo da entrada, Huff conseguiu impulsionar uma corrida e deixar 4 a 3.

O sexto inning quase se tornou alvo de grande polemica. Com dois homens em base (2ª e 3ª), Pablo Sandoval foi ao bastão e conseguiu uma rebatida dupla pro lado direito do campo, impulsionando as duas corridas pra virar a partida. No entanto, o juiz deu bola fora (foul ball) e nao valeram as corridas, ainda que o replay mostre que a bola foi boa. Mas por sorte do juiz, Sandoval conseguiu rebater outra bola dupla, dessa vez válida, para virar a partida para 5 a 4. Os Phillies nao deixaram barato e responderam na oitava entrada, com Jayson Werth impulsionando mais uma corrida pra empatar a partida. Mas na parte de baixo da nona entrada, uma rebatida simples de Buster Posey mandou Huff para a terceira base, e em seguida Juan Uribe mandou uma rebatida de sacrifício pra Huff marcar e abrir a vantagem de 3 a 1 na série

Jogo 5: The Freak vs The Doc
Os aces Tim Lincecum e Roy Halladay entraram em campo depois de um belo duelo no jogo 1, onde Lincecum saiu vencedor. Dessa vez, em termos de performances, nenhum dos dois teve uma vantagem clara. Halladay jogou seis entradas, cedeu seis hits e duas corridas impulsionadas, com dois walks e cinco strikeouts. Lincecum arremessou sete entradas, com quatro hits e duas corridas impulsionadas, um walk um hit by pitch e sete strikeouts. Mas se no duelo particular dos dois tivemos um empate, no jogo tivemos um vencedor, e ele foi Roy Halladay.

Após sofrer na primeira entrada e ceder uma corrida, Halladay se recuperou e entrou em modo berserk, cedendo uma outra corrida na quarta entrada e mais nada, jogando muito bem e com eliminações importantes. Lincecum jogou bem mas teve problemas na terceira entrada. Cedeu um single e um hit by pitch pra colocar dois jogadores em base. Depois, numa jogada bastante polemica, Roy Halladay errou a rebatida de sacrificio, que claramente foi rpa trás, e logo uma foul ball, o que congelou a defesa do Giants e o próprio Halladay. No entanto, o juiz inexplicavelmente consederou a bola boa, e os corredores em base do Phillies se aproveitaram da confusão da defesa pra roubar as bases 3 e 2, enquanto Halladay foi eliminado. Em seguida, o grande problema pros Giants: Shane Victorino rebateu uma bola pro chão que seria uma rebatida simples, e com Carlos Ruiz indo para o homeplate anotar a segunda corrida da jogada (Raul Ibanez ja tinha marcado a sua) havia tempo suficiente para Aubrey Huff lançar a bola para eliminá-lo. No entanto, Huff deu uma furada grotesca, o que permitiu que Ruiz anotasse sua corrida em um erro da defesa. Victorino anotou outra corrida depois pra deixar 3 a 1. O Giants até conseguiu reagir, anotando uma corrida na quarta, mas o ataque não mostrou nenhuma força no resto da partida, e Werth selou a vitória com um Home Run na nona.

Situação da série: Ao contrário do Yankees, acho que o Phillies tem boas chances aqui. O seu ataque é muito superior ao do Giants e joga as duas partidas em casa. Apesar de não contar mais com Halladay, o Gaints tambem não contará mais com Lincecum por causa da decisão de deixar Bumgarner jogar o jogo 4. Ainda assim, a situação não é de toda agradavel. Matt Cain, que destroçou os Phillies na sua aparição na série, deve jogar o jogo 7, e o duelo entre Roy Oswalt e Jonathan Sanchez no jogo 6 será bastante equilibrado. O Giants tem uma rotação muito forte e mostrou força fora de casa, e só precisa contar com um dia ruim do Phillies pra ir buscar seu primeiro título em San Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário