Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Análises dos times - NFC East

Ontem eu postei as análises das quatro divisões da AFC. Hoje vou continuar e postar as quatro divisões da NFC. Desculpem se está corrido, mas nao queremos ficar preso a essas analises. Vamos deixar elas ai (até porque ja tamos quase na terceira rodada) pra quem tiver interesse e pra quando acabar a temporada quem quiser poder voltar e comparar o que eu disse antes com o que aconteceu de fato (E porventura jogar na minha cara alguma coisa).
Antes de postar, só queria lembrar que eu fiz esses resumos entre a primeira e a segunda rodada, fazendo alguns comentarios após a segunda rodada (EU postava uma divisão por dia na FEIA) mas sem alterar os ratings. Ou seja, eu realmente nao sabia que o Dallas ia perder pro Bears quando escrevi isso (Eu até postei isso antes da rodada). Bem, parando de enrolar, vamos começar as análises.

Romo tentando entrar de fininho na endzone

Dallas Cowboys
Todo mundo ta morrendo de amores por esse time, fala que é candidado a Super Bowl, a campeão, etc. Ok, nao nego, o time é bom, tem jogadores chave e o técnico é bom. Mas ainda ano consigo ver o Dallas tudo isso. É muito bom, tem chances como tinha nos ultimos anos, mas nao vejo indo tao longe assim. Se bem que a maldição de janeiro foi superada ano passado, como será esse ano?
O Dallas tem uma vantagem ofensiva: Tem tanto jogo terrestre como jogo aéreo. Marion Barber, Felix Jones e Tashard Choice formam um trio poderoso de Running backs com caracteristicas diferentes, entao o jogo nao fica viciado e podem ser usados em corridas diferentes. O ataque aéreo tem Miles Austin, que após ser undrafted e amargar muito tempo o banco, virou um dos melhores WRs da Liga ano passado, Roy Williams, que ainda tem que provar porque veio, Dez Bryant, promessa de craque, e Jason Witten, ótimo TE. E tem o Romo. Tony Romo é muito bom, sabe passar bem a bola, é ótimo fugindo do sack. Mas SEMPRE que precisa(No caso em jogos decisivos) ele toma a decisão errada. Parece um bloqueio mental, mas ele nao consegue fazer a jogada certa na hora certa. Dai vem a fama de 'amarelão' do Romo.
A defesa é forte, e realmente dará trabalho. A defesa tem ótimos CBs, LBs, Demarcus Ware é um dos melhores pass rushers da Liga e Jay Ratliff é uma estrela. Defendem bem a corrida, os passes, mas tem um problema: Big plays. O Cowboys ADORA tomar um passe de 60 jardas, uma corrida de 40 jardas... Nao sei de onde vem essa caracteristica fetichenta bizarra.

Rating: B+
Se os analistas da NFL lessem essa comunidade, eu seria crucificado. Todo mundo la da A- NO MINIMO pro Cowboys. Ja vi muitos colocando eles candidatissimos ao Super Bowl. Bem, a verdade simples é: Eu nao acredito muito neles. O time tem talento pra ser um time campeão com certeza, ótimos jogadores em ambos os lados da bola, e é um time sem falhas graves. Mas nao acredito neles, só por isso abaixei o rating.
 
 
"Um por todos e todos por um!"

Washington Redskins
Ok, uma das piadas do ano passado. Todo mundo ria qdo se falava do Redskins. Mas aqui está um detalhe: Eles tiveram uma das melhores defesas da Liga durante muito tempo, até chutarem de vez o balde. Brian Orakpo foi um dos melhores calouros do ano e eles tinham muito talento. O problema era o ataque. Alem de contar com inumeras lesões, a verdade dura é: Os jogadores nao davam conta. No entanto, o time esteve bem ativo na offseason: Trouxe Donovan McNabb e mandou embora Jason Campbell, trouxe Larry Johnson e Jamaal Brown, e draftaram Trent Williams. Um dos assuntos mais comentados da offseason tbm envolveu o Reds, o problema de Albert Haynesworth. Pra quem nao sabe, ele ficou putinho porque iam mudar o esquema defensivo de 4-3 pra 3-4 e ele iria jogar de DT, e o DT das defesas 3-4 é importantissimo mas nao gaha destaque, fica ali na linha levando double-teams a maior parte do tempo. Heynewsorth queria jogar num 4-3 pra ele conseguir seus numeros altos em sacks, como com os Titans. Ou seja, foi um tanto egoista. Ele foi reintegrado mas nao jogou e agora se lesionou. Pra quem ganhou um contrato de mais de 100 milhoes... Mas vamos ao que interessa.
O ataque do Redskins melhorou MUITO desde o ano passado, ou pelo menos enquanto estiver saudavel. Clinton Portis ta velho e baleado mas ainda pode correr, e muito bem, mas durante pouco tempo. Donovan McNabb ainda joga muito, mas ele tem um problema sério: A falta de alvos. Santana Moss é muito bom apesar da idade, e a dupla de TE Chris Cooley/Fred Davis tambem, mas sozinhos não vao resolver o problema. A fraquissima linha ofensiva da temporada passada foi bem reforçada com Williams e Brown e deve aguentar melhor o tranco.
A defesa ainda é fortissima: Dois excelentes safetys (eu ADORO o jogo do LaRon Landry), bons Cornerbacks fecham uma boa secundaria. Mas principalmente uma fortissima frente, liderada por Brian Orakpo. A defesa terrestre do Skins é muito boa e fisica e o time tem um pass rush de primeira se Haynesworth voltar mesmo.

Rating: B
O time tem problemas com corridas devido à idade dos RBs, mas com a entrada de Williams a linha deve melhorar bastante. A falta de alvos pode pesar tambem, mas eu acho que o time pode surpreender caso consiga manter o folego.
 
 
"Quem é aquele cara no lugar do McNabb?"

Philadelphia Eagles
Uma pena, porque eu realmente gosto desse time. Mas o fato é que o Eagles está pasasndo por um periodo dificil muito semelhante ao Packers de 2008. Em 2007, Brett Favre voltou da aposentadoria e levou o Packs à final de conferencia, onde perdeu pro Giants. Em 2008 quis voltar novamente, mas o jovem Aaron Rodgers, em seu ultimo ano de contrato, disse que nao queria ser reserva do vovô: Se ele fosse ser reserva, ele preferia nao renovar o contrato. Pensando no futuro, o Packs recusou Favre e promoveu Rodgers. O time sofreu no começo, o 2008 foi bem dificil, mas Rodgers maturou e hoje é um dos melhores QBs da Liga.
A situação do Eagles é parecida, embora com diferenças. Donovan McNabb é bem mais novo que Mr Favre, e embora esteja ja encomendando seu andador, ainda tem folego. Mas o Eagles tem um time MUITO novo e imaturo. Nao acharam que valia a pena ficar com McNabb e a pirralhada, pra quando eles finalmente amadurecessem o QB cair fora e o time ter que buscar alguem às pressas. Achavam tambem (Se nao achassem com certeza nao mandariam ele embora) que Kevin Kolb estava pronto pra assumir a vaga de Quarterback) Assim, mandaram McNabb embora e promoveram Kolb.
A questão é se Kolb pode jogar em alto nivel, e a comparação é sempre com Rodgers. Rodgers teve um bom 2008, mas com interceptações, problemas em conduzir o ataque e tudo que voce espera de alguem que tem sua primeira chance como titular. Kolb tambme terá, entao nao adianta esperar 4000 jardas e 30 TDs esse ano do garoto (Só do Rodgers). Caso Kolb nao consiga produzir, ele terá a sombra de Michael Vick, que deve começar na segunda rodada devido à concussão de Kolb. Os WRs do time, Jeremy Maclin e Desean Jackson, são excelentes, mas inconstantes, e acho que com outro pirralho de QB devem ter mais dificuldades ainda. Lesean McCoy tambem é novo. Porra, o ataque todo ainda usa fraldas!! Tem potencial e talento, mas pode esperar dificuldades. A proposta aqui é olhar pro futuro.
A defesa manteve alguns bons jogadores, como Assante Samuel, e pegou bons jogadores no draft como Nate Allen e Brandon Graham. Mas são calouros e o resto da defesa perdeu muita gente. Sinceramente, espere dificuldades desse grupo. Como ja disse umas tres vezes, é um time jovem que ainda tem muito a evoluir.

Rating: B-
Muito potencial e um futuro promissor, mas nao esperem muito pra esse ano.
 
 
Eli Manning feliz por ver a bola longe dele.
 
New York Giants
Confesso que o Giants é um time que me interessa pouco, e por isso nao acompanhei com muito afinco a offseason do time. Nada pessoal, só acho um time chato mesmo, entao se tiver algum torcedor do Giants aqui, favor nao me perseguir usando uma tocha, prometo prestar mais atenção no time.
O time tem esperanças com relação a Eli Manning ainda, o que eu acho meio engraçado. Manning é filho de um grande QB(Archie Manning) e irmão de outro (Inclusive foi draftado tao alto por causa desse fato, não por ter mostrado tanto talento na faculdade) entao sempre se esperaram grandes coisas dele. Mas Eli era um QB inconstante, que tinha grandes momentos e atuações patéticas. Em 2007 ele liderou a Liga em interceptações e foi um dos piores QBs titulares da NFL. Ai chegamos na pós temporada onde Eli teve atuações fantásticas e culminou com uma atuação brilhante no Super Bowl, que lhe rendeu um anel e o premio de MVP em cima dos até então invictos Patriots. Em 2008 e 2009 entrou com grandes expectativas devido a isso e mostrou realmente uma evolução, mas continuou sendo um QB inconstante. Mas tem mostrado melhoras graduais, entao nao é improvavel que continue melhorando. O time tem bons WRs e TEs jovens (Hakeem Nicks, Mario Manningham, Steve Smith e Kevin Boss) mas eu nao gosto do jogo terrestre do Giants. Porque? Bem... Ahmad Bradshaw e Brandon Jacobs nao me convencem. São bons, fortes, mas eu nao acho que sejam superiores à media da NFL.
A defesa era fortissima uns anos atras, mas ano passado perdeu Antonio Pierce pra lesão e nao conseguiu defender nem a mãe apanhando na rua, e agora Pierce aposentou. Esse ano trouxe calouros pra defesa, voltaram alguns jgoadores de lesão e sinceramente o unico jeito de voce descobrir é acompanhando a temporada, muito imprevisivel.

Rating: B
A defesa é uma incognita... e o ataque tambem! Olha que beleza. Tem tantas variaveis ai que nem sei o que pensar do time, aliado à minha falta de interesse em acomapnha-lo na offseason. Pelo talento de forma geral eu dou um B. Mas dependeo de como o time se articular e as peças imprevisiveis jogarem, esse rating pode subir ou cair. Por hora, o B ta bom.
 
----
Mais tarde volto com outras NFCs, abraços!

Um comentário:

  1. Esse Manning é um pimpolhão, olha o quadril dele TA LOKO HEHE

    ResponderExcluir