Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Análises dos times - NFC North

Mais cedo eu postei a NFC East, e agora trago a NFC North. Mais tarde trarei ainda a South e a West pra fechar a NFC. Caso queira ver os outros resumos de divisões, é só pegar no post abaixo que tem os links diretos pra todos. Lembrando mais uma vez que todos esses resumos foram escritos ANTES da segunda rodada da NFL, só atualizei alguns detalhes (Como os numeros do Best) depois dela.
----

"O Favre ainda ta olhando pra mim?"

Green Bay Packers
Packers passaram por periodos conturbados recentemente. Da 'aposentadoria' de Brett Favre, seu retorno e a recusa dos Packers em aceita-lo de volta, promovendo o jovem Aaron Rodgers, fedendo um pouco, ai ano passado superando as dificuldades pra ir para os playoffs e perdendo num jogo épico para o Arizona Cardinals... O time de Green Bay começou o ano como um dos favoritos a ir ao Super Bowl, e até agora tem feito jus a essa fama. No entanto, o time tem que superar as lesoes e suspensões: Ryan Grant e Johnny Jolly vão perder a temporada toda, o que é um desfalque consideravel.
O ataque, no entanto, vive e morre com o ótimo Aaron Rodgers. De sombra do vovô Favre a um dos melhores QBs da Liga, Rodgers está assumindo com sucesso a enorme vaga deixada por Brett. Embora eu ache que Rodgers ainda tem que resolver alguns problemas no seu jogo, é inegavel seu enorme talento. E tambem nao pode reclamar de falta de alvos: Jermichael Finley, Donald Driver, Greg Jennings e James Jones são excelentes jogadores (E tirando Driver, novos), explosivos e que complementam perfeitamente o braço forte de Rodgers. Mas o time tambem tem dois problemas. A linha ofensiva melhorou e pegaram Brian Bulaga no draft, mas ainda é fraca. Mas o maior problema é que com a contusão de Grant o time passa a ter que confiar em jogadores muito fracos pro jogo terrestre. E só passando é muito dificil ser campeão!
A defesa ainda é excelente, e eu sou apaixonado pelo jogo do Clay Matthews, desde o ano passado defendo que ele vai ser um dos melhores pass rusher da Liga. No entanto Jolly fara muita falta, o Nose Tackle nas defesas 3-4 sao sempre escondidos mas extremamente importantes. Mesmo assim o resto da defesa é muito completo e a secundaria, saudavel, é excepcional. Minha preocupação aqui é a inconsistencia. Afinal, tomaram 54 pts do Arizona nos playoffs com uma defesa ainda melhor que a atual. Mas lesões ainda assombram a defesa do Packers, e um dos desafios será se manter saudavel. Saudavel, no entanto, é uma das melhores da Liga.

Rating: A-
O - é pela lesão de Grant. Com Grant saudavel, a defesa 100% e com Jolly, acho que Packers seria meu unico time A+. Mas ainda é um time fortissimo e candidato a Super Bowl.


"Can't touch this!"

Minessotta Vikings
Vou dizer de cara: Nao acredito nos Vikings com a mesma força no ano passado. O Vikings amargou dias duros sob a liderança de Tarvaris Jackson e Chester Taylor, mas tudo mudou com a chegada de Adrian Peterson e futuramente Brett Favre. Foi um dos times mais incriveis do ano passado e só parou no campeão Saints num jogo épico. Mas depois de uma cirurgia do vovô e uma nova novela pela sua volta, estamos aqui.
Nao confio na volta do Favre. Ele vai encontrar seu jogo, jogar bem,e ganhar jogos, ams nao no mesmo nivel do ano passado. A lesão vai atrapalhar muito, e a falta de alvos tambem. O bom Sidney Rice perdera metade da temporada, Percy Harvin tem problemas sérios com dores de cabeça, e Bernard Berrian simplesmente fede. Vishante Shiancoe é bom, mas nao pode resolver sozinho. O jogo terrestre ainda tem Adrian Peterson, que ainda é genial, mas depois de alguns anos se tem esse problema: Voce começa a ser marcado em excesso. Ainda é um RB excelente, ainda vai ter numeros incriveis e partidas brilhantes, mas nao vai ter mais tantos espaços, principalmente se o ataque aéreo nao se encontrar.
A defesa nao é brilhante, mas é boa. É bem montada e funciona bem em equipe, mas falta um pouco de talento. Mas ainda tem uma linha excelente (O Paredão Williams) e o ótimo Antoine Winfield, e conseguirá incomodar. Mas nao ganha jogos sozinhos como ganha as defesas top da Liga. Pra esse time se encontrar, o ataque tem que liderar. A defesa aguenta o tranco, mas só.

Rating: B
Nao acredito em Brett Favre. Talvez um B+ fosse mais justo porque chegando ao fim da temproada terão Rice de volta e Favre possivelmente terá se achado. Mas até la ja foram 8 jogos e isso pode bastar pra tira-los dos playoffs na forte NFC. A nota vai pelo balanço das peças ao longo da temporada
"Help! I need somebody, help!"

Chicago Bears
Bears viveu tempos agitados: Desde a final do Super Bowl de 2006, derrotados mais pela propria incompetencia de Rex Grossman do que qualquer tipo de pressao do Colts, passando por tres temporadas sem ir pros playoffs e agora tentando se reerguer. Ano passado trouxe Jay Cutler que teve uma pessima temporada, esse ano trouxe Julius Peppers e principalmente Mike Martz pra tentar voltar à pós temporada. Pra isso eles contam com a evolução de Cutler (Que invariavelmente passa por Martz, um genio de coordenador ofensivo), com a volta de Matt Forte de um fraquissimo ano e de uma defesa reforçada, com Hunter Hillenmeyer(Tambem conhecido por mim como 'Erlenmeyer') e Brian Urlatcher voltando de lesão.)
Ja digo que nao acho que Cutler feda. Ele teve temporadas brilhantes no Broncos, e se conseguir se controlar e com um coordenador ofensivo genial (e que ameace cortar seus bagos caso faça merda) que é Martz ele deve ter uma grande evolução. Esperem muitas jardas e touchdown (E possivelmente interceptações tambem... A comparação dele sempre foi com Favre, muitas jardas, mtos TDs e muitas ints). Os WRs são novos e nao sao muito confiaveis, mas se bem usados podem contribuir, e a evoluão deles é imprevisivel. Depende muito do QB tambem. O jogo terrestre nao existiu ano passado em parte por culpa da fraquissima (ainda fraquissima) linha ofensiva. Mas Martz sempre gostou de passar pra RBs (Né, Marshall Faulk?) entao esperem mtas yards from scrimage do Forte.
A defesa tem uma frente boa: Peppers, Erlenmeyer, Urlatcher, Lance Briggs... Mas a secundaria é vulnerável. Mas desde que a belissima defesa de 2006 se desfez, é a primeira vez que eles tem um ataque (pra mim) capaz de ganhar jogos. A linha de frente e o pass rush do Bears com certeza facilitará um pouco a vida da secundária, a questão é até que ponto.

Rating: B-
Me cocei pra dar B pro Bears, mas a defesa me impediu. Talvez eu confie demais no Cutler, talvez eu olhe pra ele e veja o QB genial e promissor do Broncos. Mas eu acho que ele pode evoluir com Martz. Vamos ver como o time lida com lesões e a evolução dos WRs. Tem potencial pra crescer.
Os Lions comemoram a chegada de Best e Suh

Detroit LionsUnico time da historia a perder os 16 jogos. Ano passado ganhou dois ou tres jogos. Grande piada da Liga nos ultimos anos. Desde Barry Sanders nao tem um time capaz de preocupar alguem (Nao que o TIME daquela época fosse decente, é que se desse a louca no Sanders ele corria pra 200 jardas e 3 TDs e ganhava mesmo assim). Mas tem alguns pontos promissores nesse time. Começou em 2007 com a vinda de Calvin Johnson, mas a falta de um QB que prestasse ainda era incrivel. Em 2009 trouxeram Matthew Stafford e agora Jahvid Best, sem falar em Ndamakong Suh, cotado como o melhor jogador do draft. É um time que aceitou feder e vem numa ascenção. Nao vai brigar por nada, mas será um dos times mais divertidos de acompanhar nos proximos anos.
O ataque tomou um golpe durissimo com a lesão de Matthew Stafford, e agora terá que se virar com o fraco Shaun Hill. Mas como ninguem (nem eles mesmos) esperam nada pra essa temporada, vamos falar do Stafford saudavel. Stafford é um QB que mostrou muito talento ano passado mesmo com uma linha ofensiva sofrivel, Calvin Johnson é uma possivel superestrela, Brandon Pettigrew é um TE bem atlético e Jahvid Best um calouro muito promissor, que correu pra 2 TDs na sua estreia (Atualizado: E mais 2 TDs e 76 jardas terrestres hoje, 150 jardas e 1 TD recebendo). Apesar de novos, eles tem muito potencial, e será muito divertido ver como eles evoluem nas proximas temporadas. Falta melhorar a linha ofensiva, mas isso é tarefa pro proximo draft.
A defesa, no entanto, ainda é fraca. Suh foi uma ótima aquisição pra ser o pilar da defesa, mas ainda tem muito caminho a percorrer pra cercar o garoto com uma defesa respeitavel. Kyle Vanden Bosh ta no final de carreira mas vai ajudar o calouro a crescer, alem de conseguir seus sacks. Dre Bly e Nathan Vasher sao veteranos em decadência, exemplo claro de como eles tao tentando pegar jogadores só pra nao passar vergonha enquanto seus jogadores joves vao evoluindo. Daqui a uns anos (e uns drafts) pode vir a ser uma boa unidade
se seguir os passos de reconstrução do ataque. Esperem o foco dos Lions nos proximos drafts na linha e na defesa. Mas é um time divertidissimo de se imaginar em uns anos.

Rating: C+
Nao ganhou do Bears por um TD mal anulado e deu muita canseira hoje no Eagles. Ainda ta longe de brigar por alguma coisa porque sua defesa ainda é fraca, mas o ataque mostrou que é capaz de pontuar bem e tem um potencial imenso. O rating vai mais pelo ataque e pelo potencial do que outra coisa. Ainda assim, repito, um time muito divertido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário