Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O fenômeno Bears

"Quer dizer que até eu posso jogar bem com voce?"

Se no começo da temporada alguem tivesse me dito que após tres rodadas os únicos times da NFL ainda invictos seriam Kansas City Chiefs, Pittsburgh Steelers e Chicago Bears, eu teria rido na cara.
Kansas e Bears tiveram uma temporada de 2009 muito fraca, e Steelers estaria sem Big Ben Roethlisberger (Saber escrever de cor o nome desse cara é uma prova de amor pela NFL) pelo menos até a quarta semana. Isso ainda é verdade, Big Ben ainda está suspenso por mais uma rodada, mas inexplicavelmente o time continua ganhando! Ainda que Kansas tivesse esperas de melhoras por causa das aquisições na offseason, acho que ninguem são esperaria um começo 3-0!
Mas desses times, o que mais me impressiona é o Chicago Bears. Nao que o Bears tenha um time ruim, eu confesso que gosto do time do Bears, embora ele tenha algumas falhas que com certeza serao significantes ao longo da temporada. Mas começar 3-0 vencendo Dallas e Green Bay, apontados como dois dos maiores favoritos ao título de conferência, eu definitivamente nao esperava!

Em 2006, o Chicago Bears foi ao Super Bowl liderado por uma defesa fortissima e um ataque extremamente inconsistente com o fraquissimo Rex Grossman de Quarterback (Que, caso campeão, disputaria com o saudoso Trent Dilfer o posto de pior QB campeão do Super Bowl) , que acabou parando nos Colts de Peyton Manning no Super Bowl. Desde então, o Bears tem colecionado fracassos. A defesa tem se machucado, os Quarterbacks que passaram por la (Figuras dignas de pena como Rex Grossman e Brian Griese) nao fizeram nada. Em 2008, o Quarterback do Bears foi Kyle Orton, hoje no Broncos. Nunca achei Orton um QB ruim, ele protege bem a bola e é inteligente, capaz de passar para 300 jardas se necessário, mas nao vai te levar aos playoffs como um QB de elite, como Manning ou Tom Brady. Mas um QB mediano num ataque bem fraco nao faz milagres. A defesa, ponto forte do time ha anos, sofria com lesões sucessivas. Ainda em 2008, chegou via draft o running back Matt Forte, que como calouro teve uma temporada sólida, correndo para 1200 jardas. Mesmo assim, a temporada foi mediocre e o time ficou longe de qualquer esforço pela pós temporada.

Em 2009, no entanto, o time fez um movimento ousado pra tentar sair desse limbo: Trocou um caminhão de escolhas de draft, Kyle Orton e algumas figurinhas carimbadas por Jay Cutler, do Broncos. Cutler havia se desentendido com a comissão técnica do Broncos após a demissão de Mike Shanahan e os cartolas estavam ansiosos pra ver ele saindo de la. Para quem nao lembra, Jay Cutler chegou a ter ótimas temporadas no Broncos no melhor estilo Brett Favre: Em 2008 totalizou 4,500 jardas, 25 TDs e 18 interceptações, sendo sackado apenas 11 vezes. Todos apostavam no Bears dando um salto com seu ataque: Matt Forte vinha de uma temporada de calouro boa, Jay Cutler ja tinha mostrado sinais de que poderia ser um grande Quarterback e a defesa com varios vovôs voltando de lesão.
Bom, para quem se lembra, o ano foi um fiasco para o Bears em todos os sentidos. Brian Urlatcher se machucou logo na primeira semana e perdeu a temporada toda, Hunter Hillenmeyer e Nathan Vasher se machucaram depois  . No ataque, as coisas foram ainda pior: Se em 2008 eles tinham como principal Wide Receiver Martin Booker (Credo!), em 2009 era Devin Hester!!

Um parênteses aqui: Devin Hester chegou na NFL como cornerback e logo chamou a atenção no Bears pelos seus incriveis retornos de kickoff e punt, tendo chegado a quebrar o recorde para mais touchdowns de retorno de punt E retornos gerais numa só temporada, sem falar que abriu o Super Bowl XLI com um retorno de kickoff pra touchdown. No entanto, sem nenhum WR capaz de segurar a bola, Hester foi deslocado para a função de Wide Receiver e, para meu total espanto, deixou de retornar Kickoffs!! É um pouco estranho, pra mim: Voce tem um dos melhores, senão o melhor, retornador da história da Liga e deixa ele SEM RETORNAR?? Podem me chamar de antiquado, mas pra mim isso é não querer vencer jogos!!
Para quem não viu, ou quer ver denovo, aqui está o touchdown no Super Bowl:

Mas voltando à tempodada desastrosa do Chicago Bears. Hester virou o Receiver numero 1 do time e nao deu certo, Forte mostrou que é possivel se desaprender a correr pra frente tendo um ano fraquissimo, marcado mais por fumbles do que outra coisa. E por fim, Jay Cutler foi incapaz de dar qualquer ritmo ao ataque, sua temporada foi marcada pelas incriveis 26 interceptações e inconsistência, mostrando que o problema pro Bears era muito maior do que parecia. Cutler chegou a reclamar publicamente do playbook do técnico Lovie Smith, e a situação ficou tensa em Chicago. Vendo que os problemas no ataque ficavam fora de controle, o Bears foi buscar o coordenador ofensivo Mike Martz, famoso pelo ataque do Rams de 1999, apelidado "The Greatest Show on Turf", comandado por Kurt Warner. Para mim, foi a melhor aquisição da offseason.

Um dia desses escreverei um post explicando melhor a história do West Coast Offense, pois ele tem alguns mitos. A denominação West Coast Offense é usada hoje pra determinar o ataque criado por Bill Walsh, técnico dos Niners na década de 80, mas o West Coast Offense original é o que hoje chamamos de "Air Coryell", criado pelo recém-falecido Don Coryell. O ataque de Martz é uma derivação direta do Air Coryell, um ataque que priorizava o jogo aéreo e jogadas explosivas. E a chegada de Martz fez TODA a diferença no Chicago Bears que hoje está 3-0!
Pra começar, Martz é um ótimo coordenador ofensivo que sabe trabalhar bem com Quarterbacks. Cutler tem o braço forte que esse esquema tático pede, o playbook é muito mais bem feito que o usado por Lovie Smith anteriormente (Quem ja o viu, sabe que ele fede) e Cutler SABE que o Martz vai comê-lo com farinha se ele fizer besteira, entao ele fica esperto. Martz tambem é ótimo jogador de xadrez: Sabe manipular seu playbook ao longo da partida pra se ajustar ao momento da partida.
Em grande parte, é dele tambem o mérito pela ressureição de Matt Forte. Forte teve um 2009 muito apagado e ja tem tres touchdowns aéreos na temporada 2010! Pelo chão, Forte ainda nao engrenou, mas ja tem, em tres jogos, 14 recepções pra 200 jardas e tres touchdowns pelo ar! Uma das marcas registradas de Martz no Saint Louis Rams de 1999 era o altissimo uso do RB Marshall Faulk como recebedor, as vezes em detrimento do jogo terrestre (Faulk bateu o recorde de jardas totais de ataque da NFL, hoje de Chris Johnson. Mas se CJ quebrou esse recorde correndo para 2000 jardas, Faulk correu apenas para 1300, o resto foi tudo de recepções). O Bears não tem grandes wide receivers, mas Martz tem se usado do que eles tem de melhor, que é a velocidade, para criar um ataque que consegue jogadas longas baseadas em jardas APÓS a recepção (Marca registrada do Air Coryell e do West Coast Offense de Walsh).
O que impressiona realmente é ver exatamente isso: Como Mike Martz consegue, usando seu esquema ofensivo explosivo, enaltecer os pontos fortes e corrigir os fracos do Bears.
Como o JP do 10 jardas me lembrou segunda, quando Martz era o coordenador ofensivo de Saint Louis, suas proteções ao Quarterback eram muito fracas e Warner e Matt Bulger sofriam com isso. No entanto, é muito bom ver como isso está sendo diferente com o Bears. Depois de um primeiro tempo contra o Dallas sofrendo com todo tipo de pressão, Martz começou a colocar em campo formações com mais RBs ou mais Tight Ends. O que acontecia era simples: Matt Forte e Chester Taylor entravam em campo, mas Taylor ficava junto do Cutler bloqueando enquanto Forte tinha tempo pra achar uma posição pra recepção. Cutler é um QB com um braço fortissimo e boa mira, mas nunca foi dos mais inteligentes, e quando pressionado ele tenta forçar o passe e acaba errando, ou pior (A comparação com Brett Favre nao é perfeita?), e portanto ele precisa de tempo no pocket. A linha ofensiva nao consegue proteger o Running back na corrida? Acione-os pelo ar, abuse de sua velocidade nos missmatches contra os Linebackers adversários! Talvez o Air Coryell seja realmente perfeito para o time do Bears, mas Mike Martz conseguiu implementá-lo com tamanha rapidez e precisão dos ajustes que chega a espantar.

Claro que uma defesa saudavel ajuda bastante, Urlatcher é um monstro, a chegada de  Julius Peppers foi fundamental e a linha de frente do Bears é monstruosa. Mas pra mim, o maior responsavel por esse começo surpreendente do Chicago foi Martz. Ele conseguiu ressuscitar Jay Cutler pra jogar futebol americano (7 TDs e só uma interceptação em tres jogos!), está conseguindo adaptar seu playbook a um ataque com inúmeras limitações e o mais importante, está conseguindo cobri-las. Se a linha ofensiva do Bears é patética, voce usa um bloqueio por zona com auxilio do TE ou do RB (Outro fundamento do Air Coryell) para dar tempo ao QB soltar a bola em velocidade, para um grupo fraco mas muito explosivos de receivers pegar a bola em movimento, o que lhes da grande vantagem sobre a defesa. O esquema tático que Martz adaptou ao Bears está transformando um ataque mediocre num ataque muito promissor, e o mais importante, pontuador, que cuida bem da bola. As peças sao individualmente fracas, mas no todo criado por esse gênio, elas se encaixam e fazem umas às outras melhores. Para mim, essa é a marca de um grande estrategista. O trabalho de Martz no Bears ainda está no começo, e claro que a temporada também. O Bears ainda vai perder jogos, vai jogar mal, Cutler será interceptado. Mas esse inicio promissor mostra que o Bears nao está apenas a passeio esse ano, e que vai brigar por uma vaga nos playoffs. E essa importante arrancada inicial (75% dos times que começaram 3-0 chegaram aos playoffs) tem a marca registrada de seu coordenador ofensivo, que conseguiu botar ordem num ataque que estava perdido antes de sua chegada. Bem que voce poderia vir para San Francisco, hein Martz??

Nenhum comentário:

Postar um comentário