Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Análises dos times - AFC South

Termino hoje, como prometido, a AFC com a divisão South. Amanha pretendo terminar a NFC.
Como o ritmo de postagens ta muito rápido, pra ninguem se perder, vou colocar aqui os links pra cada divisão até agora

Por fim, a AFC South abaixo.
----

"A estratégia é simples: Deixa a bola comigo!"

Indianapolis Colts
Sobre o Colts... Eles tem Peyton Manning. O ataque tem Peyton Manning. A defesa nao tem Peyton Manning mas tudo bem.
Manning é possivelmente o melhor QB da liga e um dos melhores da historia. Sua capacidade de ler defesas e reagir a elas é sensacional e seus passes nao só sao lindos como eficientes. Um time fraco com Manning ja seria candidato a ir pra pós-temporada. Acontece que o time do Colts nao é fraco. É bom, muito bom.
O ataque começa, pasmem, com Peyton Manning. Quem toma as decisões é... Peyton Manning. Talvez tudo que se tenha pra se dizer desse time seja mesmo PEYTON MANNING!
Manning, pra piorar, ainda conta com um corpo de recepção excelente: Reggie Wayne, Austin Collie, Pierre Garçon, sem esquecer que tem o genial Dallas Clark e Anthony Gonzales voltando de lesao. A linha ofensiva dos Colts é uma das melhores dos ultimos tempos quando se trata de proteger o Quarterback, e Manning tem muito a agradecer a ela: Nao por nao ter tempo de lançar a bola, ele é capaz de lançar mesmo com o Demarcus Ware agarrado na sua nuca. Mas sim pela sua longevidade: É rarissimo ver os grandes QBs da NFL nao sofrerem com lesoes mais graves ao longo da carreira. Manning é uma excessão: Talvez uma das poucas na historia junto com Brett Favre. O ataque, porem, tem um ponto fraco: Quando a bola nao está nas maos de Manning. Ou seja, seu jogo terrestre. A mesma linha que é brilhante protegendo o QB é fraca em achar espaços pra corrida, o que limita a produção dos bons Donald Brown e Joseph Addai. Manning é genial, mas voce nao pode força-lo a lançar o tempo todo: Voces viram o que aconteceu contra o Texans. 40/55, 433 jardas, 3 TDs... e a derrota.
A defesa tem uma rotina: Todo começo de temporada o Bob Sanders vai se machucar. Está escrito, todo mundo sabe e ninguem sequer finge surpresa hoje em dia. Se machucou contra o TExans e pode perder a temporada denovo.
No entanto, a defesa ainad é muito forte. Robert Mathis e Dwight Freeney sao a melhro dupla de DEs da NFL, o resto da linha é excelente, Melvin Bullitt e Antoine Bethea sao ótimos Safetys (Sanders saudavel é um dos 3 melhores da NFL, faz falta, mas ha reposição) e o corpo de linebackers tambem é muito bom. É um caso comum: Nao é uma defesa excepcional, e tambem nao está netre as cinco melhores da NFL, mas é uma defesa equilibrada e forte em todos os setores.
Rating: A-
O Colts lembra muito seu grande rival New England Patriots. Um QB fora de série e um dos melhores da história, um bom corpo de WRs e TEs, uma linha ofensiva forte, e a falta de jogo terrestre (Ter um bom QB nao exclui a existencia de jogo terrestre, só ver o Saints). No entanto, a defesa do Colts, ainda que nao seja do nivel de times como Jets, Ravens, Bengals ou Steleers, é melhor que a do Patriots (Embora eu ache que essa diferença, ao final da temporada, será bem menor: A defesa do Patriots é muito nova e irá amadurecer ao longo do ano). Sendo assim, porque os dois tem o mesmo rating: Duas palavras, meus amigos. Bill. Belichick.
Outro problema que o Colts terá que superar será a fama de amarelão: Um time (E um QB) excepcional na tmeporada regular mas que na pós-temporada nao consegue repetir suas atuações. Talvez o titulo seja o que falta pra Manning calar os criticos, tipo eu.
"Só mais 1800 jardas...!

Tennessee Titans
Os Titans viveram temporadas bem estranhas recentemente. Em 2008 foram o melhor time, perderam apenas tres jogos, uma defesa espetacular, Kerry Collins recebendo votos pra MVP, Chris Johnson calouro chutando bundas. Mas nos playoffs perderam logo na estreia para os Wild Cards do Ravens.
Ano passad começaram perdendo uma caralhada de jogos em sequencia e o Kerry Collins parecendo o saudoso Trent Dilfer (Um CRIME ele ter um anel!). De repente CJ engatou a quinta marcha, Vince Young mostrou que é um QB que merece no minimo uma chance, e o time apssou a ganhar desembestadamente com atuações monstro desses dois, mas ainda nao chegou nos playoffs. E esse ano?
O ataque começa, sempre, por Chris Johnson. Mas nao é um ataque unidimensional. Pelo contrario, eles tem um fortissimo jogo terrestre complementado por um eficiente jogo aéreo e um QB atletico e ágil que lhes permite jogadas muito mais variadas que metade dos outros times da NFL! A combinação de boot leg do Young acompanhado pelo CJ é uma das mais mortais da NFL. Os WRs não sao espetaculares, mas conseguem ter espaço (Afinal, tem sete marmanjoes esperando o CJ tocar na bola pra voar no cangote dele) e o Young é um QB em ascensão.
A defesa é o ponto fraco do time. Em 2008, era uma das melhores defesas da Liga, só atras do Steelers. Desde ano passado, com a saida de Albert  Heynesworth, ela tem caido exponencialmente de produção. Tem bons jgoadores, como Cortland Finnegan, mas nao é das mais dinamicas da Liga. Depende da produção de jogadores inconstantes e, num bom dia, ainda é uma excelente defesa. Mas ainda é uam defesa capaz de um dia zerar o adversario e na semana seguinte tomar 45 na cabeça. Por ser uma defesa muito nova, acredito que irá evoluir ao longo do ano.

Rating: B
A defesa causa preocupações, mas a sorte do time é, denovo, ter CJ. Quanto mais voce corre com a bola, mais o relogio corre e menos tempo sua defesa mais fragil fica em campo. E afinal, o time tem um dos melhores RBs da Liga. Brigará por um Wild Card.

"Jacoby Jones fazendo pose de fodão"
Houston Texans
A franquia caçula da NFL vem em franca ascensão desde que entrou na Liga. Passou de piada a time competitivo e um dos mais explosivos ataques aéreos da NFL. As expectativas para os Texans nao passam por nada menos que a pós-temporada.
Para isso, a formula é simples: O ataque aéreo terá que funcionar mais uma vez. Matt Schaub é um grande QB e liderou a liga em jardas aéreas na ultima temporada, e Andre Johnson é um dos melhores (senao o melhor) WR da NFL. Owen Daniels e Kevin Walter, voltando de lesão, irão ajudar. A questão ali era o jogo terrestre: Steve Slaton era um bom RB, mas sofria com um problema gravissimo de fumbles. O time por isso foi atras de Arian Foster, que comeu os Colts vivos, 240 jardas e 3 TDs. Mas nao esperem que ele repita ese tipo de atuação sempre. No entanto, ja demanda atenção para o chao... E o poder aéreo do Texans é dos melhores da liga.
A defesa sofreu dois grandes golpes no começo do ano: A perda de Dunta Robinson, melhor jogador da secundaria, e a suspensão do Defensive ROY Brian Cushing por uso de esteroides. Mario Williams ainda é um ótimo pass rusher e adefesa nao é patetica, mas a falta desses dois pode tirar vitorias importantes da franquia. Mas com a volta de Cushing, talvez essa defesa seja suficiente pra complementar o ataque, que inevitavelmente vai pontuar bastante.

Rating: B
Brigará fortemente por uma vaga nos playoffs, mas tem que ver se a defesa consegue segurar a onda. O time tambem precisará aprender a ganhar jogos apertados.
Mercedes Lewis descobre que Reggie Williams é feio pra caralho


Jacksonville Jaguars
Os Jaguars sao um time chato. Nada demais, nada de menos... mediocre mesmo. Foram bastante criticados por pegar Tyson Alualu no draft... Ai chegamos na primeira semana e o calouro registra cinco tackles e um sack. Isso resume um pouco o que sao os Jaguars: Ninguem da nada, ninguem lembra, todo mundo menospreza, e quando voce menos espera eles aparecem com força. Perguntem aos Steelers de 2007 se eles lembram daquele jogo épico (31 a 29) em Pittsburgh nos playoffs, com um retorno de kickoff de 98 jardas até a linha de 2 jardas do Maurice Jones-Drew... Só pra no kickoff seguinte ele retornar 97 pra touchdown. Na rodada seguinte perderam para os Patriots num jogo sensacional.
O ataque dos Jaguars nasceu e morreu com Drew ano passado. Mas isso nao tem que se repetir. David Garrard é extremamente inconstante: Em 2007 chegou a receber votos(um ou dois votos, claro) na votação pra MVP, ano onde terminou com UMA INTERCEPTAÇÃO! Ano passado teve um ano patético. Ou seja, depende de qual Garrard entrar em campo pra completar Jones-Drew.
A defesa do Jaguars nao é das piores, mas tem um problema gravissimo: O time nao teve pass rush ano passado. E até a melhor defesa da NFL terá problemas se der tempo pro QB lançar a bola sem pressão. Alualu e Aaron Kampman chegaram esse ano pra resolver esse problema, e somaram 2,5 sacks no primeiro jogo. Esperanças para os torcedores de Jacksonville passa por ai.

Rating: B-
É um time com potencial mas imprevisivel. Garrard tem talento, mas nem sempre consegue usá-lo. O pass rush pareceu melhorado e seu QB tambem. E como sempre acontece com times esquecidos, pode correr por fora para uma vaga nos playoffs. Aposto que ninguem sabe que ano passado eles ficaram a uma vitoria do wild card.

Nenhum comentário:

Postar um comentário