Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Algumas contratações, parte I


Burress argumenta, sem sucesso, que não era uma arma e sim uma tesoura



Em um surto recente de megalomania provocado pelo período insano de Free Agency pelo qual a NFL acabou de passar com o fim do lockout, o TM Warning aproveitou pra discorrer enormemente sobre as contratações, trocas e mudanças promovidas por dois dos grandes canditatos ao título da temporada, o Philadelphia Eagles e o New England Patriots. Esses dois times ganharam um espaço especial aqui no blog - leia-se ganharam dois posts completos e exclusivos - não só porque são dois dos times mais fortes, candidatos ao título e que provavelmente vão ser dos mais relevantes para a temporada. Eles também ganharam porque entre as muitas mudanças promovidas, entre trocas e contratações, eles mudaram o elenco de forma interessante de comentar, e na maioria das vezes de forma a promover mudanças interessantes no seu estilo de jogar. Hoje nós vamos comentar de outras três contratações feitas por times que disputam o título e que sem dúvida foram importantes, mas nem de longe tiveram o impacto que tiveram as contratações de Pats e Eagles. Quais são elas? Bem...


Aubrayo Franklin, NT, New Orleans Saints

O Saints foi um time que esteve mais ativo na noite do Draft do que na Free Agency, onde pegou dois jogadores que eu disse que deveriam ser adições importantes para a equipe, Cameron Jordan e Mark Ingram. Comentei também que o Saints sabe que seu tempo para ganhar um título (com esse núcleo de hoje) está acabando e que portanto o time está disposto a adicionar o máximo possível de talentos "imediatos" na equipe para aproveitar melhor esses últimos anos. Portanto, não é de se espantar quando o time adicionou dois veteranos para sua defesa: Shaun Rogers, a Beluga Negra, e Aubrayo Franklin, ambos DTs.

O Saints, quando foi campeão em 2009, ouviu erroneamente que isso se devia ao seu grande ataque liderado pelo Drew Brees. Enquanto aquele ataque era realmente fantástico e o Brees realmente era espetacular, a defesa do Saints, que teve um papel igualmente importante, ficou esquecida. Eu sempre bato nessa tecla quando comento aquele título, porque a defesa do Saints foi a melhor da Liga em forçar turnovers, o Darren Sharper teve uma temporada digna dos seus melhores dias, o corpo de linebackers jogou muito bem e a linha de frente, ainda que pouco comentada, foi fundamental pro assunto. Apesar da queda de produção do ataque em 2010, a grande causa do rendimento abaixo do esperado do time temporada passada foi o fato da defesa não ter sido tão confiável. A defesa ainda foi a quarta melhor da Liga, falar que ela não foi boa é um exagero enorme, mas a secundária se mostrou vulnerável em alguns momentos importantes e, acima de tudo, a unidade teve muita dificuldade em forçar turnovers. Enquanto isso teve influencia da lesão do Sharper, outro motivo importante foi a queda de efienciencia da linha defensiva. O Saints tinha sido muito eficiente parando o jogo corrido em 2009, e essa necessidade do jogo aéreo em descidas longas pelos adversários - combinada a um pass rush eficiente - foi uma das fontes de turnovers em massa pela secundária do time. Mas a alta idade da linha defensiva, combinada aos altos salários que ela ganhava, fizeram com que o Saints acabasse mudando quase toda sua linha de frente pra temporada passada. Os novos jogadores - especiamente os DTs - não deram conta da mesma forma eficiente e o time não só sofreu um pouco com o jogo terrestre como isso tirou a pressão que o Saints usava tão eficientemente pra criar turnovers.

Portanto, não surpreenda que o Saints tenha ido atrás de dois DTs veteranos. O Rogers eu já comentei, ele é um grande DT desacelerado por lesões mas que ainda tem algo pra contribuir, na pior das hipoteses ele já chega adicionando bife à linha defensiva. E, claro, o Aubrayo Franklin também veio. O Franklin era o NT do meu 49ers, recebeu a Franchise Tag em 2010 e era um dos pilares daquela excelente defesa terrestre do Niners. Como eu sempre digo, o NT raramente recebe créditos numa defesa 3-4, mas ainda assim tem um papel extremamente importante. O Franklin é uma parede de pedra, enorme e muito forte, e sua função em San Francisco era basicamente criar uma parade intransponivel para o jogo terrestre - o que forçava os corredores a irem para o lado que a defesa queria - e mantinha os bloqueadores longe do genial Patrick Willis. Ele fazia esse papel extremamente bem e o Saints definitivamente pode usar o tamanho e a força do Franklin. Mesmo numa defesa 4-3 como é a do Saints, o Franklin facilmente pode ocupar dois bloqueadores na linha além, o que liberaria o bom e veloz corpo de linebackers do time para voar em direção à bola (ou ao QB adversário). Ele tem tudo pra voltar a fechar o miolo da linha defensiva e liberar o Will Smith (DE) e o calouro Cameron Jordan para irem para o rush ao invés de ficarem se preocupando em impedir as passagens pelo meio, o que liberava os adversários de alguma pressão e de rotas curtas. O Saints perdeu o mais jovem e talentoso Anthony Hargrove para o Eagles, mas adicionou um jogador que é exatamente o que eles procuram: Mais velho, mais experiente, e mais pronto para contribuir no curto prazo.



Ray Edwards, DE, Atlanta Falcons

Ainda quando falei do Draft da NFC South, eu comentei que a decisão do Falcons de trocar trocentas escolhas de Draft pelo Julio Jones era, a meu ver, acertada, mas que ela tinha um preço, que era o fato do time perder várias escolhas de Draft de valor alto. Em outras palavras, o time estava adicionando um grande jogador que ia suprir uma das carências do time (A falta de um segundo WR) mas ao custo de escolhas que permitiriam ao time conseguir outros jogadores de bom nível para as outras posições carentes do time, como a secundária e o pass rush. E eu preciso bater nessa tecla mais uma vez, para deixar claro exatamente qual foi o risco do Falcons, mas isso foi antes do contato entre jogadores e times ser liberado, e portanto o Falcons não sabia o que esperar da Free Agency, podiam sair com grandes nomes ou podiam sair sem ninguém. O fato do time ter pego o Ray Edwards não muda em absolutamente nada o peso do risco que o time assumiu, apenas o fato de que o risco valeu a pena - o que eles não tinham como saber quando realizaram a troca.

Eu comentei extensivamente sobre o que o Falcons tinha de defeito no ataque, no caso a falta de um segundo WR confiável, o que eles adereçaram no Draft. O que eu não comentei com calma - justamente porque o Falcons abdicou da chance de pegar um bom no Draft - foi o problema da defesa. O Falcons não tinha uma defesa ruim, a secundária recebeu um bom reforço no Dunta Robinson, que apesar de ter tido alguns problemas deve melhorar bastante depois de um ano estudando o novo sistema, e o John Abraham voltou de lesão em ótima forma pra passar da marca de 10 sacks na temporada. O time tem alguns role players na defesa, não era exatamente uma peneira, mas o time mostrou quando enfrentou ataques aéreos mais fortes - Saints, Packers - que ainda faltava muito pro time ficar confortável na defesa. O Abraham foi ótimo, mas faltava mais alguem que o ajudasse, ele é um grande pass rusher mas não consegue fazer milagres sozinho. A defesa do Falcons tem buracos e precisaria de um Safety (Se eles conseguiram um saudável Darren Sharper, tenham muito medo) pra ser realmente confiável, mas a falta de grandes jogadores na posição fez o time concentrar os esforços na outra forma de ajudar a secundária, tirando o tempo dos QBs adversários. E trouxe o Ray Edwards, DE que era do Vikings e é um cara pra conseguir uns 9-10 sacks por temporada num esquema 4-3 como o do Falcons.

Isso altera o esquema de jogo do time? Não. Mas ele da um grande upgrade em uma área deficiente do time simplesmente porque troca um jogador pouco eficiente por um que pode conseguir 10 sacks por temporada, não tem histórico de lesões e vai deixar o John Abraham ainda mais efetivo, da pra imaginar essa dupla (Se o Abraham ficar saudável) conseguindo uns 23 sacks na temporada sozinha. O Falcons se posicionou no Draft numa posição incrivelmente boa pra ganhar jogos apenas no ataque, mesmo que a defesa ficasse em segundo plano. Ainda existem questões quanto à linha ofensiva, que perdeu um titular importante, mas o time reforçou sua defesa de forma importante. Um bom pass rush - e com dois pass rushers de alto nível já podemos dizer que o Falcons tem um - camulha as falhas da secundária. Não torna a defesa do Falcons uma unidade forte como o Eagles fez, por exemplo, mas supre uma necessidade urgente - o pass rush - e ajuda a camuflar uma outra falha. Contratação importante pra um time que tinha apostado alto no Draft - e agora podemos falar que saiu vencedor.


Plaxico Burress, WR, New York Jets

O Plaxico Burress pode não ser conhecido de quem assiste NFL a uma ou duas temporadas, mas com certeza é de quem assiste a quatro. Isso porque foi ele, em um dos maiores Super Bowls da história, que pegou o touchdown da vitória, foi ele que em 1º de Fevereiro de 2008 pegou o passe pro Touchdown que selou a vitória por 17 a 14 do Giants em cima do até então invicto Patriots, uma das maiores zebras de todos os tempos, provavelmente a maior desde o Super Bowl III (Oh, Joe Namath...).

Mas desde então, o que deveria ser sucesso ganhou um capítulo bizarro: Depois de um excelente começo na temporada 2008, o então campeão Giants tinha a segunda melhor campanha da NFL e a melhor da NFC. Até que um dia Burress, seu principal Receiver, acidentalmente disparou na própria perna uma arma ilegal que estava em seu bolso. Foi preso por porte ilegal de arma, passou os dois anos seguintes na cadeia e o time perdeu seis dois oito jogos seguintes sem seu principal WR, e acabou caindo fora dos playoffs. Sucesso!

Burress saiu da cadeia na metade do ano passado, tendo sua pena encurtada e sido solto em liberdade condicional. Ele sempre esteve em forma, continuou treinando na cadeia e segundo consta saiu em ótima condição física. Ele já é um veterano, tem 33 anos, mas não passou os últimos dois anos e meio levando porradas e seu corpo ainda talvez tenha a boa condição de antes. Vários times tiveram algum interesse nele, mesmo saindo da cadeia: a condição física do sujeito era boa, ele era um grande talento e as vezes a cadeia faz bem para as pessoas. Veja o caso do Michael Vick, que desde que saiu da cadeia não só estava em ótima forma física como começou a levar o jogo muito mais a sério, a treinar feito doido, buscar sempre evoluir e parou de arrumar encrencas. Ou seja, saiu de lá muito mais maduro, e vários times estavam curiosos pra saber se teria o mesmo efeito no Plaxico. O Jets nem precisa contar com isso, o Rex Ryan sempre gostou de jogadores talentosos e problemáticos e parece que esses jogadores (Antonio Cromartie, Santonio Holmes) adoram jogar no Jets, mas se ele realmente maturar ninguém por lá vai reclamar. Eu sempre defendi que a aposta era válida, desde que não oferecessem a ele - o que eu duvidava, anyway - um contrato longo e garantido. Um contrato curto, com opções de renovação, para primeiro ver como ele se saia era o ideal, e foi o que o Jets ofereceu. O Jets renovou com o Santonio Holmes e agora está contando com uma boa volta do Plaxico Burress pra ser o nº2 do time. Se o Burress maturar, seria uma boa aposta em qualquer lugar. Sem maturar, se existe um lugar pra ele dar certo, o Jets com certeza está entre os favoritos.

Eu gostei da aposta do Burress, acho que ele caiu no time certo, mas não da pra deixar de criticar o Jets na forma como o time comandou seus WRs nessa offseason. O time renovou com o Holmes, sua prioridade, e trouxe o Burress, que apesar de um pouco arriscado pelo tempo fora dos campos e a idade avançada pode dar muito certo. Só que o time simplesmente deixou ir embora três outros WRs que eram muito importantes para o time, nem tentando renovar com Brad Smith nem Braylon Edwards e ainda dispensando (!!!) o Jericho Cotchery! O Burress pode dar certo, é um bom jogador, mas como toda aposta pode dar errado, portanto é bom ter um plano B. Mas o Jets mandou embora seu deep threath (Edwards), seu go-to guy em terceiras descidas (Cotchery teve mais de 80% das suas recepções para primeiras descidas em 2009!) e o jogador que dava versatilidade ao ataque com retornos, wildcats e tricky plays (Smith). E as saídas desses três jogadores importantíssimos pra um ataque liderado por um QB jovem e questionável foi compensada com a adição de um WR de 33 anos que é, acima de tudo, uma aposta, e com o Derrick Mason, que já tem 37 anos e ta vendo a produtividade caindo a cada ano mesmo jogando com um QB muito melhor que o Mark Sanchez? Sinto muito, eu gostei do Burress, mas não da pra falar que o Jets esteja com um bom planejamento, ainda mais de um time que está contando com uma evolução do QB pra dar o próximo passo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário