Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

terça-feira, 5 de maio de 2015

NFL Running Diary - 2015

Sem qualquer dúvida, o melhor momento de todo o Draft. TMW S2 Danny Shelton



A noite do Draft, seja ele da NBA ou da NFL, é uma das minhas preferidas do calendário esportivo. É uma época de enorme incerteza e expectativa, uma noite quase mágica do ponto de vista das franquias. É quando, por bem ou mal, os futuros da NFL são definidos. Ache Russell Wilson na terceira rodada ou Tom Brady na sexta, e você está em ótima posição para o resto da década de competir por títulos. Gaste uma escolha alta em Jamarcus Russell ou Christian Ponder, e você estará atrasando o desenvolvimento da franquia em vários anos. No caso da NFL temos sete rodadas para um time tirar a grande sorte, ou mesmo até depois que ele acabar (pergunte a Kurt Warner e Victor Cruz). É a melhor e mais eficiente época para se reforçar, e portanto a mais problemática em caso de fracassos. Nada custa a um GM seu emprego mais do que fracassos em trazer bons jogadores.

Além da sua importância em determinar os rumos da NFL,  Draft tem outro atrativo: a incerteza. Tanto em relação ao futuro dos jogadores como ao que vai transpirar durante a própria primeira rodada, prever ou acompanhar tantas trocas e surpresas é praticamente impossível, e em uma era como a nossa de fácil acesso a informação onde cada noticia e novidade é anunciada antes de acontecer no twitter, isso acaba sendo um atrativo a mais.

Então para comemorar esse dia tão divertido, é hora de mais uma vez recorrer a um dos meus formatos favoritos de colunas: o running diary, um diário em tempo real do que transpirou naquela noite. Vocês podem ler meu Running Diary de 2014 - uma das minhas colunas favoritas - clicando aqui.

Vamos a isto!!



8:50 - Bem vindos ao Running Diary do Draft da NFL 2015!! Para se juntar a mim nessa noite tão especial, estão alguns amigos especialmente selecionados (mentira, a gente deixa entrar qualquer um) em um chat do Skype, meus pais, minha irmã, e um hangout do 10 Jardas. Nossa função? Criticar o máximo possível e só elogiar nossos próprios times. Por que somos todos muito parciais. 

Em uma nota relacionada, o 49ers está indo pro buraco. Alguém substitui o Jed York por um cone, por favor?


8:55 - Equipe de transmissão comenta sobre os dois QBs mais bem cotados do Draft, e possíveis primeira escolha: Jameis Winston e Marcus Mariota. O debate Winston vs Mariota virou quase "Brady ou Manning", "Bird ou Magic" ou "Biscoito ou Bolacha" na internet, e a graça é que não tem uma resposta certa - ambos são ótimos quarterbacks com fraquezas e forças distintas. Claro, as pessoas confundem "escolher um lado" como "tratar um jogador como perfeito e o outro um fracasso", o que leva a coisas como essa:



Realmente. Tirando a acusação de roubo, a acusação de estupro, a acusação de agressão, os diversos indicadores que apontam que ele teve ajuda da universidade e da policia local para escapar desses problemas por ser uma estrela regional, o fato de que ele foi suspenso em todos os times por onde jogou, e suas 18 interceptações no último ano de faculdade (mais do que Teddy Bridgewater teve nos seus dois últimos anos em Louisville somados, e mais do que Mariota em sua carreira inteira)... eu não vejo nenhuma red flag. 

Se você quer minha opinião, é essa: eu gosto de ambos como QBs e vejo muito potencial nos dois -   acho que serão bons jogadores na NFL. Hoje, Jameis Winston é um QB um pouco melhor melhor dentro de campo - bem mais desenvolvido passando de dentro do pocket e ajustando jogadas pré-snap, acostumado a lançamentos de NFL, enquanto que Mariota é mais atlético e melhor lendo jogadas - mas não por muito, enquanto que seus problemas extra-campo são grandes demais para se ignorar. Apenas dentro de campo, Winston tem uma pequena vantagem, mas não grande o suficiente para compensar por todo o risco que trás fora dele. Mariota é, para mim, uma escolha mais segura.

Quer dizer, leia o penúltimo parágrafo de novo. Você quer me dizer que não tem NENHUMA preocupação em escolher um jogador assim? 


8:58 - ESPN reve alguns dos boatos de troca que surgiram de última hora de times atrás de Marcus Mariota. A quantidade de boatos de troca nesse Draft envolvendo o QB de Oregon foi algo surreal. De repente todo mundo quer trocar para subir até a #2 pick e pegar Mariota. É o Eagles querendo trocar, é o Browns querendo trocar, é o Bears querendo trocar, é o Chargers querendo trocar, é o Philadelphia 76ers querendo trocar, é o Chicago Cubs querendo trocar... seria uma das coisas mais engraçadas da história dos Drafts se o Tampa Bay no último minuto mudasse de idéia, pegasse Mariota #1, e todo mundo quebrasse a cara de forma épica.

Mas parece que o Bucs vai de Winston mesmo. Que pena. 


9:02 - Existe uma tradição na NFL mais legal do que torcedores fantasiados? Eu digo que não. Nem o Draft escapa. Meu favorito: uma vez em um San Francisco vs Arizona eu sentei algumas cadeiras atrás de um cara grande e careca com um capacete de SF desenhado na cabeça, na sua camisa o nome "Helmet Head". Lembro que metade da torcida parou para tirar foto com ele. Sensacional.


9:04 - Roger Goodell sobe ao palco e... BOOOOOOOOOOOOOO!!!! BOOOOOOOOOO!!!!

O pior é que ele merece cada vaia. Pior comissário da minha vida. Tentou dar uma de David Stern, provocando/encorajando as vaias, mas ele não tem 1/10 do carisma ou do talento. Não podemos ter Draft Day 2 onde o Kevin Costner percebe que sua missão de vida é salvar a NFL, e começa uma campanha estilo Frank Underwood para destituir Goodell do comando? Eu assistiria!


9:10 - Tampa Bay segurando a escolha até o último segundo. Provavelmente esperando para ver se chega uma proposta de última hora.

Mas ela não chega. Tampa Bay escolhe Jameis Winston. Esperado e previsível. Tampa Bay consegue seu QB do futuro. E ele fica na Flórida, onde a polícia já tem experiência em acobertar suas besteiras (não resisti).

By the way, é um mau sinal que o Bucs tomou essa decisão sem nunca entrar em contato com a pessoa que acusou Winston de estupro? Realmente queria saber o que os torcedores do Bucs estão pensando disso.


9:12 - Agora cinco minutos de boatos de troca para a escolha do Titans. Não tem como não ficar animado aqui - não só pela perspectiva de alguma troca obscena, mas também porque essa é a troca que pode definir o resto da primeira rodada. Titans vai esperar até o último segundo também.


9:16 - ESPN mostra um pacote de highlights do Mariota, antecipando a escolha. Sempre defendi que Mariota era um jogador mais pronto do que diziam. Analisando vídeos, a primeira coisa que chama a atenção é o quão bem ele lê as progressões durante a jogada, mantendo os olhos nos seus WRs e achando o jogador livre. Agilidade mental é chave para um QB na NFL, e Mariota tem de sobra. 


9:19 - Não teve troca! Boatos voaram durante dois meses, mas no final, é o Titans que faz sua escolha. Decepcionante. E a escolha, claro, é Marcus Mariota. Boa escolha - você não passa um possível Franchise Quarterback assim, especialmente se não recebeu a oferta que queriam pela escolha #2. É um passo na direção certa para o Titans. E considerando as ofertas que Tennessee supostamente recebeu, a impressão que da é que realmente gostavam do QB e só trocariam essa escolha por um pacote a altura.

Para Mariota... não sei se acho Tennessee o melhor time para ele. Ken Whisenhunt gosta de um tipo diferente de QB, maior e mais forte, e nunca mostrou muita disponibilidade para adaptar seu esquema a jogadores que não se encaixam nele. Não que Whisenhunt não seja criativo em pequenos ajustes para se adaptar ao pessoal disponível, ele teve bastante sucesso no passado, mas Mariota é alguém que vai exigir uma mudança muito maior do que Whisenhunt jamais ofereceu para ninguém. O Titans fez certo em não deixar passar um possível Franchise QB, mas não sei se esse é o melhor técnico para evoluir o garoto. Vamos ter que esperar.


9:20 - Esse barulho que vocês escutam é o choro dos torcedores do Eagles ao redor do mundo.


9:23 - Quem vai ser a escolha do Jaguars, Fowler, Cooper ou Williams? Pergunta lá no Posto Ipiranga.


9:24 - The pick is in. Wow, isso foi rápido. O Jacksonville Jaguars escolhe... Dante Fowler Jr. Você sempre pode contar com o Jaguars pra fazer a escolha errada. Sempre.

Não que Fowler seja um jogador ruim, ele é bom, e o Jaguars precisa de um OLB para o esquema do técnico Gus Bradley. Mas tinha um jogador disponível melhor que Fowler e que também encaixava perfeitamente no esquema defensivo do time (na verdade, até melhor). A diferença é que o time já tem alguns jogadores pra executar a função de Leonard Williams, mas não para a de Fowler. Mas Williams é muito melhor do que todos que o time tem no elenco hoje e é uma aposta mil vezes melhor para ser o DE titular da equipe quando finalmente se tornarem um time competitivo, além de ser uma aposta mais segura que Fowler. O Jags escolheu baseado na sua necessidade imediata sobre valor e talento. E é um erro.

Em tempo, será uma coincidência que tanto Bucs como Jaguars escolheram jogadores colegiais da Flórida? Aliás, ano passado o Jags também não escolheu Blake Bortles, de UCF? Minha cabeça está girando.


9:30 - Quem deve estar comemorando é Los Angeles o Raiders, que pelo segundo ano seguido viu um defensor de extrema elite cair no colo deles. Ano passdo, foi Kahlil Mack caindo para a #5. Esse ano, foi Leonard Williams - considerado por muitos o melhor jogador do Draft. Um WR aqui fazia muito sentido para Oakland, mas acho que não da para deixar passar o talento de Williams - sabe, que além de ser uma enorme necessidade para o Raiders, também tem toda aquela coisa de ser o melhor jogador do Draft.


9:34 - Oh... Oh, God, não. Raiders teve o Leonard Williams no colo e deixou passar. Eu adoro Amari Cooper, acho uma futura estrela na posição, mas você não passa o melhor jogador do Draft assim. Se é pra pegar um WR, porque não trocar para descer, acumular escolhas, e ainda sair com um do trio Cooper/White/Parker? Isso me parece uma burrice enorme. E eu que achei que o Raiders estava se acertando depois de um bom Draft em 2014, e sei que WR era uma grande necessidade para o time também, mas porque focar cegamente em uma posição e ignorar a melhor escolha disponível? Oh, porque sua diretoria é incompetente. Verdade. 


9:39 - Goodell sobe ao palco e... Brandon Scherff vai para o Redskins. Leonard Williams assassinou alguém ontem a noite e eu não estou sabendo? Digamos apenas que as últimas três escolhas explicam bastante sobre porque esses times estão escolhendo no topo do Draft. 


9:41 - Todo mundo está perplexo com Leonard Williams caindo até aqui. A impressão que passa é que os times até aqui (tirando Tampa/Titans) foram pela necessidade e ignoraram o enorme talento disponível. E como eu sempre digo na época de Draft, isso é um enorme erro. Cada escolha de Draft é um ativo, e seu dever como time é extrair o máximo de valor possível desse seu ativo. Se não for escolhendo o jogador que maximiza esse valor, então trocando-a. Mas ao invés de escolher o melhor jogador do Draft, os times ignoraram o maior valor que Leonard Williams tinha para ir atrás de necessidades maiores supridas por jogadores que não eram tão bons: Jacksonville pegou um jogador defensivo inferior (que inclusive não é, para mim, um encaixe tático tão bom no time como Williams) principalmente porque não tinha para 2015 um jogador dessa posição (péssimo motivo); Raiders se focou cegamente em uma necessidade especifica (WR) ignorando outra muito grande que poderia ser resolvida com um jogador melhor; e o Redskins acabou de escolher um Guard (sei que ele pode jogar de tackle, mas "pode" é a palavra chave aqui) com a escolha #5 só porque sua OL em geral não era muito boa. Enquanto isso, Leonard Williams vai caindo. 


9:45 - Faria bastante sentido para o Jets trocar essa escolha, e o boato é que o time está tentando fazer exatamente isso. Pode conseguir um excelente retorno para reforçar a equipe. Mas não conseguiu, e Leonard Williams FINALMENTE é escolhido. Jets, pela primeira vez, é o grande vencedor da noite. Darrelle Revis e Leonard Williams na mesma offseason?! Grande escolha, grande sorte. Sorriam, torcedores do Jets!!!

Eu sei que o Jets não precisa exatamente de mais um DE - eles já tem talvez a melhor dupla da NFL em Muhammad Wilkinson e Sheldon Richardson - mas é exatamente isso que os bons times fazem: esquece a necessidade por um jogador, e ir atrás do melhor talento e do melhor valor disponível. Você pode rodar os três dependendo da situação, pode usar pacotes híbridos que coloquem os quatro juntos em campo (especialmente em situações de nickel), pode fazer muito mais do que poderia ontem pela adição desse novo talento... e caso Wilkinson saia mesmo de NYJ, como parece ser o boato atual, você simplesmente repõe ele com o melhor jogador do Draft. Enorme vitória para o Jets. Enorme.


9:53 - The pick is in... Kevin White vai para Chicago. Não sei se adianta muito, eles ainda tem Jay Cutler, mas é uma boa escolha. White e Jeffery formam uma das melhores duplas de jovens WRs da liga. Sempre fez sentido a equipe ir atrás de reforços para Cutler depois da saida de Brandon Marshall (Se bem que esse cavanhaque...).

E agora começa o suspense: quem o Falcons vai pegar? O time precisava de um pass rusher, mas os principais caíram por problemas extra-campo. Um pequeno reach por alguém como Vic Beasley ou Bud Dupree?


9:57 - FRIENDS DON'T LET FRIENDS BE PACKERS FANS! Temos o prêmio de melhor camisa da noite! E do lado de um bando de torcedores de Green Bay ainda por cima! Eu amo o Draft.


9:58 - Suspense não dura muito - the pick is in. É a cara do Falcons fazer a besteira e pegar alguém como Todd Gurley. Não, sério, olha o que o twitter do Falcons postou hoje...



Espero que eles tenham usado a silhueta do Gurley por acaso. 


10:00 - Vic Beasley vai para a Georgia! Desastre evitado! Era o que eu tinha no meu Mock Draft, e com Shane Ray e Randy Gregory caindo em desgraça, uma escolha que faz bastante sentido. É a maior carência da equipe. Bom ver o time fazendo a coisa certa para variar. Interessante que Beasley era um jogador de muito debate por conta dos analistas de Draft - alguns achavam ele um dos melhores pass rushers, outros não tem ele nem entre os 32 melhores prospectos - mas o Falcons parecia gostar desde o começo dele, e soluciona um problema urgente que era a falta de pressão no QB (algo que você vai precisar, e muito, em uma divisão com Drew Brees, Cam Newton, e Jameis Winston). Boa escolha.


10:02 - Até aqui, uma primeira rodada sem graça e bastante previsível, não? Nenhuma troca, nenhuma escolha horrível ou polêmica. Tirando a queda inexplicável e inesperada de Leonard Williams, até aqui tem sido exatamente o que todo mundo já esperava. Os 8 primeiros jogadores escolhidos foram exatamente os oito primeiros que eu tinha saindo no meu Mock Draft, sendo que cinco deles (Winston, Mariota, Cooper, White e Beasley) saíram exatamente para os times que eu tinha colocado. 


10:13 - Algumas dificuldades técnicas me comeram 10 minutos, e nesse meio tempo, Giants pegou Erick Flowers (escolha bem ruim, pra mim Flowers era um jogador de final de primeira rodada. Parece que o Giants ficou sem saber o que fazer depois de Scherff e os pass rushers terem sido escolhidos), e o Rams pegou... TODD GURLEY!!! YESS!!!! Todo mundo sabia que algum time iria ser burro o suficiente para pegar um RB no Top10!! 

Gurley saudável é um excelente RB prospect, mas não só vem de um ligamento rompido, como também... bem... você simplesmente não gasta uma escolha de topo de Draft em um RB mais. A NFL e o jogo de futebol americano evoluíram - hoje é uma liga onde é muito melhor você achar um RB barato ou fazer um comitê do que pagar caro ou gastar um alto valor (como uma escolha Top10) em um.

Desde que Adrian Peterson foi escolhido pelo Vikings na primeira rodada no longínquo 2007 (by the way, outras escolhas do Top10: Revis; Pat Willis; Joe Thomas; Calvin Johnson. Nada mau), eis todos os RBs escolhidos no 1st round até agora: Darren McFadden, Jonathan Stewart, Felix Jones, Rashard Mendenhall, Knowshow Moreno, Donald Brown, Beanie Wells, CJ Spiller, Ryan Matthews, Jahvid Best, Mark Ingram, Trent Richardson, Doug Martin, David Wilson.

Hmm... muito ruim, certo? Não que não tenha alguns bons nomes ai no meio, mas você estaria disposto a pagar um valor premium por eles? É claro que não. Ser um RB hoje em dia na NFL tem muito mais a ver com o encaixe certo, esquema tático e linha ofensiva ao seu redor, e sendo assim, faz muito mais sentido você investir o mínimo possível (escolhas de meio/final de Draft, free agents baratos, etc) do que pagar tão caro por um. É uma besteira enorme investir tanto em um RB hoje em dia. E se você quer argumentar que Gurley é "um talento especial", lembre que o último grande RB prospecto tão bem cotado quanto ele foi Trent Richardson. 


10:16 - Nenhuma troca no Top10, uma surpresa. Só Leonard Williams caindo (inexplicável) e a escolha do Rams, as surpresas, quebrando a monotonia.


10:20 - Vikings vai de Trae Waynes - inclusive a escolha no meu Mock Draft. Boa escolha. Não chamativa, mas sólida. Essa defesa tem talento demais, promete muito para 2015, especialmente se conseguirem achar um bom MLB nas próximas rodadas.


10:24 - Hora de descobrir quem vai ser o novo funcionário da Factory of Sadness. O triste é pensar que não adianta quem eles escolham, vai jogar no Browns e claro que não dará certo. 

Quer dizer, obviamente é brincadeira, mas as últimas escolhas de primeira rodada do Browns foram Johnny Manziel (quer dizer... erm...), Justin Gilbert (mal dentro de campo, problemas extra-campo, suspenso pelo time no final da temporada), Barkevious Mingo (2 sacks ano passado, até agora não mostrou muito), Brandon Weeden (pra ser sincero, essa foi horrível desde o primeiro minuto), Trent Richardson (welp!), Phil Taylor (lesões e inconsistência)... a última escolha de primeira rodada do Browns a realmente ter sucesso? Joe Haden... de 2010! São quatro anos e 6 escolhas de primeira rodada (inclusive três no Top8) sem achar ouro UMA vez sequer! Claro, daqui a alguns anos, Mingo ou Gilbert (ou Manziel) podem mudar o rumo das suas carreiras e acabarem validando as escolhas gastas por Cleveland. Mas hoje, olhando para esse registro... Eu não estaria feliz se fosse um torcedor do Browns.

(Se bem que, se fosse um torcedor do Browns, eu teria muitos outros motivos para não estar feliz)


10:26 - Danny Shelton é a escolha do Browns. Sempre acharei estranho ver o Browns fazendo a escolha certa (pelo menos no papel). A defesa terrestre foi um grande problema em 2014 (segunda pior da liga), e o time precisa urgente de alguém para ocupar bloqueadores e liberar seus pass rushers. Shelton me parece o jogador perfeito para ambos, capaz de ancorar o meio da linha e atrair marcações duplas, e também produzir por conta própria quando tiver o espaço. Um jogador que eu adoro e um ótimo encaixe, excelente escolha.

Se bem que também achei que Justin Gilbert era a escolha certa ano passado. Funhé. Browns, everyone!!

Mas fico bastante feliz por Danny Shelton - alguém que quatro anos atrás viu um irmão ser assassinado e outro baleado na sua frente durante uma briga, e teve que reconstruir toda sua vida depois disso (leia o profile dele no Grantland para mais detalhes). E, claro, ele acabou de dar um parte-abraço, parte-tackle, parte-golpe-de-wrestling no Roger Goodell. Melhor que isso só se jogasse ele no chão enquanto levantava os braços com um cinturão imaginário. Meu novo jogador favorito da NFL!!


10:31 - Danny Shelton dando entrevista. Ele está com uma indumentária havaiana comprida como uma saia, vermelho berrante, a ponta do seu cabelo é amarela, usando um "colar" havaiano (não lembro o nome), e claramente está extremamente feliz e emocionado de estar aqui. Fenomenal. Ele é praticamente um Polamalu com esteróides. Nunca achei que poderia gostar tanto de um jogador do Browns. 


10:35 - Saints pega Andrus Peat, OT de Stanford. Não é minha escolha favorita, mas faz sentido dado o contexto de mudanças que o Saints tem feito ultimamente.

Nos últimos meses, New Orleans parece interessado em focar mais seu ataque no jogo terrestre: gastou algum dinheiro para renovar com Mark Ingram, trouxe CJ Spiller, trocou Kenny Stills, e talvez mais importante, trocou o incapaz de bloquear Jimmy Graham por uma escolha de primeira rodada e Max Unger, o excelente Center de Seattle que era, secretamente, um dos trunfos da equipe. Não é uma coincidência que Marshawn Lynch teve 4.4 jardas por corrida nos 10 jogos que Max Unger não jogou em 2014, e 5.0 jardas por corrida quando o Center esteve em campo (9 jogos). Unger é um dos melhores jogadores de linha ofensiva da liga, e alguém que pode dar um enorme boost no jogo terrestre do Saints. E nesse contexto, se a idéia realmente é aumentar a força do jogo terrestre e reconstruir seu ataque a partir das linhas, Peat é uma escolha que faz sentido.


10:36 - 13 escolhas, 1:36 de Draft, e nenhuma escolha trocada até agora. Damn it. Depois de tanta expectativa, tanta promessa e tanto barulho, nada. Que decepção imensa.


10:42 - TROCA!!! YES!!!! FINALMENTE!!! OBRIGADO, SAN FRANC... Espera, San Francisco?! Damn it! Mais informações em instantes...


10:43 - Dolphins seleciona DeVante Parker. Essa escolha faz bastante sentido - Tannehil deu um grande salto em seu desenvolvimento em 2014 mesmo com um conjunto de WRs pouco inspirador, e agora Miami oferece ao seu jovem QB um novo ativo para continuar seu crescimento. Boa escolha, um jogador que eu gosto bastante. Mas quem liga?! TROCA! TROCA!!


10:44 - Oficial: San Francisco trocou sua pick (#15) para o Chargers (#17). No processo, recebeu uma escolha de quarta rodada (#117) e uma escolha futura de quinta rodada (de 2016). Típico de San Francisco, um time que adora descer o Draft e acumular ativos mais para frente, ainda mais em um momento como esse, que a franquia perdeu tantos bons jogadores (dois DBs, dois DTs - caso confirme a aposentadoria de Justin Smith - um WR, um RB, um OG... e esses são só os titulars). Essa troca faz sentido, e foi um bom valor para descer duas escolhas.


10:47 - Melvin Gordon é a ecolha do Chargers. Não entendi muito bem - o Texans realmente iria pegar o Gordon na #16 para valer pagar tanto por essa escolha? Eu acho que não. Mesmo deixando de lado tudo que eu escrevi mais cedo sobre como eu acho burrice escolher RBs na primeira rodada do Draft, San Francisco não pegaria Gordon (se fosse pegar, não teria trocado a escolha), e duvido que o Texans pegasse o RB. A única explicação possível é que algum outro time estava em negociações para subir e pegar Gordon, mas ainda me parece burrice - o estimador de valor de escolhas de Draft de Chase Stuart diz que as escolhas que San Diego mandou na troca são 30% mais valiosas do que a que recebeu... e isso pra pegar um RB. Ainda que seja uma necessidade, achei um uso bem ruim das suas escolhas de Draft.


10:53 - E la vem Goodell. A escolha do Texans é... Kevin Johnson. É uma necessidade, e eu gosto do jogador - Houston tem algum sucesso desenvolvendo cornerbacks também. Carlos, o torcedor residente do Texans no chat, ficou animado e já mandou dois vídeos dele. A torcida em geral não gostou muito, mas até ai...



E agora.... San Francisco is on the clock!! Agora vai! Esse é o ano!!!


10:57 - The pick is in!!!!


10:59 - Arik Armstead é a escolha! Momentos de felicidade na caverna do Two-Minute Warning. Sim, ele é muito cru, mas é uma posição de necessidade, e seu potencial é enorme (e San Fran tem desenvolvido muito bem seus jogadores de linha defensiva). E, melhor ainda, provavelmente não vai ter que entrar e contribuir tanto logo de cara - vai ter tempo e espaço para evoluir, enquanto joga nas jogadas que façam mais sentido. Uma boa escolha - e tão óbvia que estava em 99% dos Mock Drafts da internet.


11:06 - Kansas City Chiefs escolhe Marcus Peters. Corrida por CBs nessas últimas escolhas.


11:08 - De novo, the pick is in, mas Goodell vai demorar mais 20 minutos pra anunciar. Até nisso ele é um grande babaca. 


11:10 - Considerando que o Browns tem sofrido muito recentemente com seus principais jogadores (ou pelo menos escolhas de Draft) por causa de problemas extra-campo e abuso de substâncias, o quão ridiculamente adequado (no pior sentido possível) seria se a equipe usasse essa escolha em Shane Ray ou Randy Gregory?!


11:13 - Cameron Erving. Wow, nenhum WR para o Browns na primeira rodada. Isso é uma surpresa considerando que Josh Gordon deve perder o ano suspenso (e seu futuro na liga e no time está em risco) e que o resto do seu grupo de WRs é bem ruim e não fará nenhum favor no desenvolvimento de seu próximo QB (ainda não desisti de Manziel).

E eu gosto de Erving, acho um jogador versátil capaz de jogar em múltiplas posições, e bem. O Browns perdeu Alex Mack ano passado para lesão, e o time sofreu sem ele. Então Erving da ao time um C reserva para proteger Mack, e alguém que pode alinhar em diferentes posições. Mas por outro lado... o Browns já investiu muito em anos recentes na sua linha ofensiva (em termos financeiros e de Draft), e já tem uma linha muito boa quando todos estão saudáveis. Erving adiciona versatilidade e profundidade, mas considerando o quanto já foi investido no grupo, você realmente acha que usar uma escolha #19 de Draft para reforçar a profundidade do interior da linha ofensiva é o melhor que você pode fazer em um time com tantos buracos? Não me parece que seja. 


11:15 - Eagles é a próxima escolha. Eu tenho certeza que o ballot de escolha deles vai estar escrito Marcus Mariota. Chip Kelly doesn't care. 


11:19 - Com a escolha #20, o Eagles escolhe Pato Donald.


11:20 - Bem, não foi Marcus Mariota nem Donald Duck - foi Agholor e sua força nominal. Estava na hora do Kelly ir atrás de um WR depois de perder DeSean Jackson e Jeremy Maclin em anos consecutivos. Protótipo do WR que Kelly gosta. Eu gosto dessa escolha, embora começar o dia com boatos de trocar metade do time e 14 escolhas de Draft para subir e pegar Mariota, e terminar escolhendo o quinto melhor WR do Draft, não seja exatamente a definição do dicionário de "empolgante".


11:23 - Bengals on the clock. E aliás, nada de Shane Ray nem Randy Gregory. Os dois eram considerados talentos Top10 (ou melhor) mas tiveram problemas extra campo: Randy Gregory falhou um antidoping no combine (sério, como você falha um antidoping por uso de maconha que você SABE a data?!) e irritou vários times com declarações polêmicas e por não comparecer a visitas agendadas. Enquanto isso, Shane Ray passou incólume pelo combine só para depois ser indiciado pela polícia por um incidente de trânsito e posse de maconha. Em um momento com tantos jogadores (Justin Blackmon, Josh Gordon, Dion Jordan, Brandon Browner, entre tantos outros) sofrendo pesadas suspensões por uso de substâncias de abuso, o timing deles não poderia ser pior, e o risco para os times, maior, apesar de todo o talento envolvido. Tem uma chance real de ambos escorregarem pela primeira rodada.

Se bem que podia ser pior. La'el Collins era um prospecto OT de primeira rodada que pode cair fora totalmente do Draft depois que, dois dias antes, a policia foi atrás dele para ser questionado sobre o assassinato de uma mulher que esperava um filho que poderia ser dele. Funhé. A NFL deveria ter permitido que ele entrasse no Draft Suplementar: se Collins é inocente, é injusto com o jogador destruir seu valor no Draft com uma noticia que os times não tiveram tempo de investigar ou da polícia esclarecer (a polícia diz que Collins não é um suspeito, mas não relevou mais sobre o caso), e pode atrapalhar o equilíbrio competitivo do Draft; e se for culpado, é injusto com os times que podem gastar uma escolha de Draft nele sem ter tido tempo de saber mais sobre a situação do jogador, e poupa o Draft de mais um escândalo. A NFL não quer estabelecer um precedente, mas para mim, essa situação (de novo, divulgada DOIS dias antes do Draft, nenhum time tendo tempo de investigar direito) me parece uma grande exceção. 


11:26 - Não foi dessa vez, Ray/Gregory - Cedric Ogbuehi para o Bengals. Talentoso, mas um pequeno reach a esse ponto. Faria mais sentido se o Bengals já não estivesse bem estabelecido tanto em LT como RT. Não que você não possa reforçar a profundidade e dar opções a si mesmo para o futuro, mas porque fazer isso puxando um jogador que alguns tinham até caindo pra terceira rodada?


11:30 - Opa, troca!! Enquanto o Steelers seleciona Bud Dupree - alguém que chegava a sair #8 ou #9 em alguns Mock Drafts - o Lions mandou sua escolha para o Broncos em troca de uma escolha de primeira rodada e mais alguma coisa. Mas... eu não sei quem o Broncos quer pegar aqui para justificar essa troca. Aguardemos.

Para o Steelers, acho que a falta dos melhores CBs pesou nessa decisão. Era claramente a maior necessidade da equipe após as aposentadorias de Polamalu e Ike Taylor, mas não tinha um valor adequado a escolha, então o time fez bem indo atrás do melhor talento. Segundo pass rusher que o Steelers pega na primeira rodada em três anos - Jarvis Jones em 2013*, Dupree agora. Ambos bem crus e precisando de desenvolvimento, mas bastante talentosos. Escolha que faz muito sentido, gostei bastante.

*Originalmente, a coluna dizia erroneamente que Jarvis Jones tinha sido escolhido em 2014, não 2013


11:34 - Broncos mandou o OG Manny Ramirez, a escolha #28,  uma escolha de quinta rodada (#143), e uma escolha futura de quinta rodada para escolher... Shane Ray! Finalmente saiu o DE de Missouri. E, claro, ele vai para o Colorado, onde maconha é legalizada. A piada é tão pronta que eu nem preciso fazer. Divirtam-se! Finalmente algo interessante nessa noite!

Then again, o Broncos já me parece estabelecido em termos de pass rush e defesa, e já teve problemas com um OLB usuário de maconha recentemente. Não me parece o melhor encaixe para o time (que poderia utilizar ajuda imediata em outras áreas mais necessitadas para ajudar a ganhar um título no curto prazo com Peyton Manning ainda jogando) ou para o jogador (que agora vai jogar onde tem maconha legalizada - aumentando o risco de ser pego pela NFL - e não vai ter um espaço claro para achar tempo de jogo). Se evitar problemas extra campo, certamente é um fantástico valor a essa altura, mas considerando que o Broncos pagou caro por esse salto no Draft e o risco que está assumindo, da o que pensar. Mas eu agradeço só pela quebra da monotonia!


11:41 - Arizona pega DJ Humphries, terceiro reforço grande para a linha ofensiva nos últimos 12 meses (Veldheer e Iupati). Pelo menos é coerente com o que vinha tentando fazer, e agora o Arizona pode apresentar uma boa linha ofensiva para proteger Carson Palmer e, quem sabe, começar a empolgar um jogo terrestre, que tem iludido a franquia nos últimos tempos. Boa escolha.


11:45 - Parece que todo mundo já entregou suas escolhas - tem três times já entregues esperando para anunciar. Draft mais cansativo dos últimos anos. 


11:47 - Vencedor do Walter Payton Man of the Year Award em 2014, Thomas Davis, para anunciar a escolha do Panthers - Shaq Thompson. Jogador extremamente interessante, alguém muito atlético e versátil, com excelente instintos, mas que não tem uma posição definida. Thompson jogou em TRÊS posições diferentes no College (Linebacker, safety, e... bem... running back), e os olheiros e analistas projetam-no mais como um linebacker na NFL. Imagino que o plano do Panthers seja usar ele como um safety em pacotes nickel/híbridos, próximo a linha de scrimmage, antes que ele assuma a posição de LB em tempo integral para substituir... Thomas Davis, o cara que acabou de anunciar essa escolha! Awkward!

Mas não sei se gosto dessa escolha. Thompson é um prospecto muito interessante, e acho que o Panthers é o time ideal pra ele por se encaixar em seu jogo físico. Mas Shaq (melhor nome?) era visto como um jogador de segunda ou terceira rodada, por conta de muitos fatores (dificuldade controlando o jogo terrestre, falta de posição definida, etc), e selecioná-lo aqui logo na primeira rodada é um enorme reach. Especialmente considerando que o Panthers tem uma necessidade GIGANTE por proteção na linha ofensiva. Acho que eles levaram a sério o apelido de Superman do Cam Newton. "Ele é o Superman, aguenta uns 50 sacks, certo?! Aliás, podemos incluir no nosso playbook uma jogada onde ele voa por cima do adversário e anota o touchdown?!". Não foi a melhor opção para Carolina.


11:51 - Ravens vai de Breshad Perriman, outra boa escolha que segue a política do Ravens de ir atrás do melhor jogador disponível. E acontece que, aqui, o melhor jogador disponível também acontece de ser exatamente o tipo de WR veloz e explosivo que o time precisava urgentemente depois da saída de Torrey Smith, e com o envelhecimento de Steve Smith. O Ravens sempre acerta no Draft. Incrível.


12:00 - Byron Jones no Cowboys era bem previsível, bom encaixe, mas com Malcolm Brown - um jogador bem melhor - disponível, essa escolha poderia ter sido melhor. Não que seja horrível - gosto de Jones, acho que encaixa bem em Dallas, e o Cowboys precisa muito de ajuda na posição - mas acho que tinha uma opção melhor disponível. 


12:06 - Detroit teve a chance de pegar Malcolm Brown e reforçar o interior da sua linha defensiva depois de perder Suh e Fairley, mas foi atrás de outro jogador de linha ofensiva (além de Manny Ramirez, que veio do Broncos na troca) em Laken Thompson. Eu adorei a troca que Detroit fez com o Broncos - a calculadora de valor de Draft de Chase Stuart diz que, só em escolhas de Draft, o Lions recebeu quase 25% a mais do valor da sua escolha, e isso antes de considerar Manny Ramirez, que vem de um 2014 ruim, mas foi espetacular em 2013 e ainda é um jogador útil e versátil para a linha ofensiva. Ao mesmo tempo, me parece demais - a não ser que a idéia seja usar Ramirez de C no lugar de Travis Swanson (escolha de terceira rodada ano passado), me parece linemen interior demais, considerando que também chegou Ramirez e o time já tem o excelente Larry Watford. Thompson é um ótimo prospecto, mas considerando as peças que o time já tem no interior da linha ofensiva, não faria sentido pegar Brown - o melhor jogador disponível e uma necessidade?


12:07 - Opa, boato de troca! O Texans teria subido para o #32, atualmente do Patriots. Aguardando confirmação.


12:10 - Colts escolhe o WR Phillip Dorsett, uma escolha que eu odiei desde o primeiro segundo. Dorsett é um bom WR, claro, mas o Colts já tem TY Hilton, Donte Moncrieff (escolha de segunda rodada ano passado) e agora Andre Johnson, além de dois bons TEs. WR definitivamente não me parece uma necessidade, especialmente vindo de uma escolha alta, considerando o sucesso que o Colts tem mostrado achando recebedores mais tarde no Draft. 

Enquanto isso, a defesa do Colts ainda precisa de muitos reforços, tendo sido atropelada nos playoffs pelo jogo terrestre de New England dois anos seguidos. Se o time quiser dar o próximo passo, é por ai que vai ter que passar... e agora o Colts tem disponível Malcolm Brown, um excelente defensor terrestre para ancorar a defesa pelo chão que o Colts tanto precisa, e ignora Brown para ir atrás de um jogador que não precisam. Então ao invés de usar essa escolha de primeira rodada em um valor superior, melhor jogador, e que acontece de ser EXATAMENTE o jogador que eles precisam como time, o Colts optou por ir atrás de um valor inferior, que eles não precisam e não se encaixa imediatamente nas necessidades da equipe. Por que? Porque o Colts é o time que trocou uma escolha de primeira rodada por Trent Richardson!! Nunca esqueça disso. 


12:17 - Chegando no final do Draft, e graças a Larry Bird... Packers pega Demarius Randall (espera, oi!? Eles já não pegaram o Clinton-Dix ano passado? O que diabos o Packers está fazendo, acumulando free safeties? Landon Collins não é melhor como prospecto E muito mais adequado a jogar ao lado de Dix?), e o Saints pega Stephone Anthony, ajuda para a defesa, mas alguém que me parece um desperdício de valor para ser escolhido na primeira rodada com talentos melhores disponíveis. 


12:22 - E o Patriots finaliza a primeira rodada com - finalmente! - Malcolm Brown, de longe o melhor jogador disponível. É muito Patriots isso - um jogador Top20 desse Draft que caiu no colo deles, sem que precisassem mexer uma palha para sair com um jogador muito acima do valor dessa escolha... e, ainda por cima, é EXATAMENTE o jogador que o time tanto precisa, alguém para ocupar espaços e bloqueadores na linha defensiva, a função de Vince Wilfork até ano passado e que precisava de reposição. Patriots chegou até a combinar uma troca de escolha para o Texans, mas desistiu quando viu Brown caindo. Sensacional. Os campeões conseguem sair como um dos grandes vencedores da primeira rodada do Draft.


12:30 - E assim termina um dos mais entediantes Drafts dos últimos anos. Só dois trocas, e ambas pequenas e de pouco impacto. Poucas escolhas realmente horríveis, e as grandes escolhas polêmicas foram escolhas menores do final da primeira rodada. 

Olhando meu Mock Draft, 25 dos 32 jogadores que eu tinha projetado para sair na primeira rodada realmente saíram, o que é uma boa marca. Além disso, 9 jogadores (Winston, Mariota, Cooper, White, Beasley, Armstead, Jones, Waynes e Shelton) foram exatamente para os times que eu tinha colocado. Talvez tenha sido meu melhor sucesso em Mock Drafts... embora isso seja a mesma coisa que dizer que terminar com record positivo seja o maior sucesso do Browns nos últimos 10 anos. 

E agora chegamos ao fim do nosso Running Diary. Recomendo a leitura dessa coluna aqui para entender exatamente como você deve avaliar um Draft logo após ele ter acontecido, e porque extrair o máximo de valor possível das suas escolhas é o mais importante nesse dia. Saber quem pegou os melhores jogadores demora alguns anos, mas quem lidou melhor com suas escolhas outro tipo de análise.

Espero que tenham gostado da coluna!

4 comentários:

  1. Parabéns ! Melhor analise do draft em tempo real. Espero pelo próximo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ! Melhor analise do draft em tempo real. Espero pelo próximo

    ResponderExcluir
  3. Tu precisa postar mais velho.
    Eu estava esperando uma postagem sobre os playoffs da NBA, que não saiu :(
    Pelo menos saiu a primeira rodada do draft.
    Quando puder faça uma análise de cada time no draft.
    E claro, como sempre peço, se um dia puder, termine a série de posts do NBA2k.

    Parabéns pela postagem de hoje, muito boa.

    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Cara, estava me perguntando sobre os Colts: também detestei a escolha de primeira rodada mas, depois, acabei me acostumando com a ideia e tentando achar vantagens. Creio que a ideia do time é tornar o ataque imparável. Particularmente, acho que as adições de Andre Johnson e Frank Gore já impulsionam o ataque para outro patamar (adoro Reggie Wayne, mas acho um valor inferior a Johnson e se machuca com muita frequencia: e Gore vem para o lugar de Trent Richardson, não preciso de falar o quanto o time ganha com ele). Mas, com a vinda de Dorsett, os Colts ganham mais profundidade no ataque, que pode ser ainda mais explosivo ano passado com dois WR muito velozes. Nesse sentido, os Colts deverão ter um ataque histórico em 2015 (mesmo se não torcesse para eles, apostaria nisto), com possibilidades de chegar próximo ou mesmo bater o Broncos 2013 e o Patriots 2007. Dessa forma, mesmo que não ganhe o Superbowl, Andrew Luck vai estar muito feliz e pronto para renovar com o time. Além disso, junto com o contrato de Luck vencem o contrato de TY Hilton, Coby Fleener e Andre Johnson; claro, minha experiência diz que sempre choverão WR querendo vir jogar com Luck, mas é bom ter um seguro porque o cachê desses caras estará muito valorizado, talvez acima do que valham (como aconteceu com o Julius Thomas... jogar com um QB do nível de Luck ou Manning faz bem para a conta bancária de qualquer WR). E, com as quatro escolhas seguintes, os Colts conseguiram bons valores para a defesa, que com a volta de Robert Mathis e a contratação do Trent Cole também está em um patamar muito acima do ano passado (lembrando que, em alguns momentos, a defesa chegou a enganar torcedores e paraceu ser uma defesa de elite. No fim, foi a 11ª defesa da liga, acima da média contra o passe (12ª) e um pouco abaixo da média contra o jogo corrido (18ª). Mais uma vez, concordo plenamente que os Colts deveriam selecionar o Malcom Brown, ou até mesmo o Landon Collins (estava na cama quando Dorsett foi anunciado e dei um grito de raiva que acordou minha mulher), mas olhando o resto do draft e as contratações feitas, acho possível os Colts terem o melhor ataque e uma defesa top 10, sofrendo menos contra o jogo corrido especialmente dos Patriots. Estou sendo muito torcedor? (aliás, tanto Moncrief quanto Hilton são jogadores de 3ª rodada). Salerme

    ResponderExcluir