Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

NOVIDADE IMPORTANTE e Mock Draft 2.0 - Knicks escolhem Winslow

"Eu fui escolhido logo pelo KNICKS?!"


Agora que acabaram as excelentes Finais da NBA - você pode escutar nosso podcast, o Hack-a-Cast, sobre as Finais clicando aqui - é hora de voltar a nos concentrar no que vem pela frente: o Draft da NBA. É para isso que estamos fazendo essa série de Mock Drafts, que deve continuar até dia 25.

E, por falar em Draft da NBA, eu tenho uma excelente e importante notícia para vocês!!

Dia 25 a noite, me juntarei aos grandes Denis Botana e Danilo Silvestre, do Bola Presa, ao Luis Araújo e ao Lucas Pastore para comentar o Draft da NBA, ao vivo, pelo portal online do jornal Lance!!

Isso ai que você leu - na noite do Draft, nós cinco estaremos comentando o que acontecer no recrutamento da NBA. No site, o Lucas vai "narrar" por escrito tudo que for acontecendo no Draft, e eu, o Luis, o Danilo e o Denis vamos fazer nosso comentários em torno disso. Comentarmos as escolhas, as movimentações, as trocas e tudo de bom que for acontecendo, em tempo real. Ao final do Draft, ainda gravaremos uma mesa redonda que vai ser transmitida pela Lance!TV, e que deve estar disponível já sexta feira em formato de vídeo.

É uma oportunidade muito legal para acompanhar o evento - que não será transmitido no Brasil - e ainda se beneficiar de um bom conteúdo. Além disso, é ótimo ver um portal importante do jornalismo esportivo brasileiro tomando uma iniciativa dessas, e uma oportunidade excelente para os fãs do esporte mostrarem que apoiam e essas medidas. Um grande sucesso da empreitada pode incentivar futuros eventos como esse e ainda mais atenção ao esporte que tanto gostamos, então estamos contando com vocês para transformar isso em um grande sucesso!

------------------------------------------------------------------------------------

Então já que o Draft é o assunto do momento, nada melhor do que continuar nossa série de Mock Drafts para preparar todo mundo para a grande noite, certo?

Semana passada, começamos uma nova série sobre o Draft da NBA (clique no link para mais detalhes). A idéia era fazer vários Mock Drafts, mas com um twist um pouco diferente: explorar diferentes cenários. Muitas escolhas possuem várias opções viáveis, múltiplas direções que podem ser seguidas, e isso tem um enorme efeito dominó ao longo do Draft.  Uma escolha diferente significa um leque novo de opções para as escolhas abaixo, e muitas vezes isso leva a muitas mudanças importantes. 

Então a idéia era, ao invés de se ater só aos palpites, analisar como esse Mock Draft se desenrolaria em diferentes cenários, sob diferentes condições. Cada uma das colunas dessa série se baseia em uma "regra" inicial. Se você quer ver como eu projeto um Mock Draft livre e desimpedido, você pode simplesmente clicar aqui para ver meu Mock "oficial"

Nosso primeiro post começou do seguinte cenário: Los Angeles Lakers decidem não escolher Jahlil Okafor. Então agora, vamos avançar para o segundo cenário da série:

O Knicks escolhe Justise Winslow com sua escolha

E vai ser a partir disso que vamos construir nosso novo Mock Draft. A verdade é que o Knicks, caso Emmanuel Mudiay seja quem caia para eles na escolha #4, enfrenta um dilema complicado. Mudiay é considerado em geral o melhor jogador disponível (alguns tem Kristaps Porzingis na sua frente), mas não é um bom encaixe no esquema tático que o Knicks está querendo implementar, e para um time tão focado em vencer no curto prazo, isso pode pesar. Caso Mudiay não seja a escolha, boatos já associaram o Knicks com diversos jogadores, como Kristaps Porzingis, Justise Winslow e Willie Cauley-Stein, e todos podem valer essa seleção.

Então porque Winslow nesse cenário? Por ser o único dos três que realmente muda o Draft no longo prazo em relação ao nosso primeiro cenário. Caso Porzingis ou Stein seja selecionado aqui, a meu ver, o Top6 continua sendo exatamente o mesmo do primeiro cenário e, portanto, o desenvolvimento  das outras escolhas também. Se o Knicks escolhe Porzingis, então Magic fica com Stein, e o Kings, Mudiay. Se o Knicks pegar Stein, Magic pegaria Porzingis e o Kings ainda fica com Mudiay. A única coisa que muda é a ordem dessas três escolhas, com o resto ficando igual. No caso de Winslow? Ai a coisa fica realmente interessante, e por isso é nessa direção que vamos caminhar. É possível que o Magic escolhesse Hezonja sobre Stein se o Knicks pegasse Porzingis, mas... bom, vamos escolher um e seguir em frente.

Então hora de ver como exatamente nosso Mock Draft ficaria com essa mudança.


#1 Pick - Minnesota Timberwolves
Karl-Anthony Towns, PF/C
De novo, essa pick provavelmente não vai mudar em nenhum dos Mock Drafts dessa série. Supostamente, Flip Saunders adora Okafor e tem o ex-pivô de Duke como seu #1, mas não é unânime na organização, e eu não consigo enxergar um cenário onde Towns não seja a escolha do Wolves. O encaixe é perfeito demais. Minny tem uma base jovem e atlética, com muitos jogadores que podem ser devastadores (a seu tempo) com um ritmo de jogo acelerado - Rubio, Wiggins, LaVine, Bennett, Dieng, etc. Por outro lado, a defesa do time é sofrível, e precisa de um protetor de aro. E caso o time esteja já com intenções de voltar a competir no curto prazo, Towns é um bom complemento tanto a Dieng como a Petkovic, e trás um alivio imediato na defesa.

Nesse cenário, e francamente em qualquer outro, Towns é a escolha perfeita para o Wolves, um bom defensor e shot blocker que não precisa tanto da bola nas mãos no ataque, pode acompanhar o time na correria e talvez até jogar mais fora do garrafão no ataque. Esse Draft não tem uma clara estrela, e Towns não é elite em nenhum aspecto de seu jogo versátil, mas essa é a vantagem do Wolves - eles já tem uma estrela (Wiggins), e agora precisam do complemento ideal para fazer seu time crescer. É um casamento bom demais para o Wolves ignorar, complementa melhor a base do time, e acho que Towns é quem mais faz sentido - de longe - com essa escolha. Ele fica aqui, por enquanto. 


#2 Pick - Los Angeles Lakers
Jahlil Okafor, C
Eu ainda acho que Okafor é a escolha para o Lakers. A maior parte das críticas ao pivô cercam em torno da sua defesa, que não foi das melhores em Duke, mas talvez ainda mais, ao seu estilo de jogo. A NBA de hoje favorece jogadores versáteis, e big men capazes de sair do garrafão e abrir a quadra de um lado e defender bem do outro. Basicamente, o que Towns é, e em contraste, muita gente tem criticado o estilo de jogo de Okafor.

Por outro lado, Okafor é uma força da natureza no ataque. Eu nunca vi um jogador da sua idade tão avançado e refinado no garrafão, e jogadores do seu tamanho e porte físico não deveriam ser capazes de se mover com tanta fluidez e agilidade. Seu repertório de jogadas no post é imenso, forçando ajustes e marcações duplas, e Okafor também é um fantástico passador, achando jogadores livres e movimentando o ataque quando sente a dobra. Sua defesa não é boa, mas o esquema tático de Duke não o favorecia (sem falar que, sendo a base de todo o ataque, não podia ficar em problema de faltas ou gastar energia demais), e ele tem a envergadura e o tamanho para conseguir se desenvolver em um decente protetor de aro.

Então é, Okafor tem suas falhas, não é um ótimo encaixe ao lado de Julius Randle, e tudo mais. Mas seu jogo no post é melhor do que qualquer aspecto de qualquer outro prospecto dessa lista, o tipo de habilidade fora da curva (eu acho engraçado que alguns modelos analíticos não tem Okafor tão alto porque tentam "ajustar" alguns dos seus números absurdos como se fossem outliers) que pode carregar sozinho um ataque (pense Boogie Cousins ou Big Al). No final do dia, ele é o segundo melhor jogador desse Draft, e se tem um time que na década passada se aproveitou do valor de ter um post scorer de elite, é o Lakers. Pra mim é a escolha certa.


#3 Pick - Philadelphia 76ers
D'Angelo Russell, PG/SG
Rumores recentes ligam o Philadelphia 76ers ao pivô lituano Kristaps Porzingis, e considerando a abordagem do GM Sam Hinkie de ir sempre atrás do melhor jogador e valor disponível - e ainda mais considerando as tristes notícias sobre a recuperação de Joel Embiid - eu não ficaria surpreso de todo se o Sixers pegasse Porzingis aqui mesmo com Embiid e Nerlens Noel já na equipe. Mas draftar bons jogadores é só o primeiro passo - desenvolvê-los é o segundo, e isso fica difícil quando seu time é horrível. O ataque é uma bagunça, nenhum jogador consegue ter liberdade para evoluir, então Russell - um combo guard que joga como armador e é o melhor passador do Draft - seria um bom encaixe. Russell é um ótimo arremessador e criador (para si e para os companheiros), e daria o boost ofensivo que esse time tanto precisa para continuar sua evolução tanto com os arremessos, como criando jogadas. Alguns questionam Russell por ter uma capacidade física um pouco limitada, tendo dificuldades para finalizar perto do aro, ele trás coisas demais para quadra para se ignorar. Eu acho particularmente interessante que muitos modelos analíticos colocam Russell como o jogador com maior chance de ser um bust E maior chance de ser uma superestrela desse Draft.


#4 Pick - New York Knicks 
Justise Winslow, SF
Então esse é o nosso cenário de hoje, com o Knicks - que provavelmente escolheria aqui entre Winslow, Stein, Mudiay e Porzingis - optando por selecionar o SF. É uma escolha possível, e uma que eu acho que faz sentido, adicionando atleticismo e capacidade defensiva para um time que sofre com as duas coisas atualmente. A chegada de Winslow também pode acabar empurrando Melo para jogar mais de PF, onde eu particularmente acho ele mais eficiente. Ofensivamente, Winslow tem suas limitações, mas é alguém capaz de fazer um pouco de tudo, e defensivamente, ele seria uma grande ajuda imediata para o terceiro pior time defensivo de 2014. Seria uma ótima contribuição, e o fato de Iguodala - uma comparação frequente para Winslow - ter acabado de ganhar MVP das Finais pode ajudar seu valor.


#5 Pick - Orlando Magic
Kristaps Porzingis, PF/C
Nada muda aqui. Porzingis é o jogador perfeito para o Magic, um jogador de garrafão atlético capaz de arremessar de fora (de longe o que Orlando mais precisa), correr em transição, e possivelmente até proteger o aro em certas doses. É o cara que caiu do céu para resolver os mais graves problemas de um time talentoso que simplesmente não se encaixa. E não é como se fosse um jogador menor - apesar de menos conhecido por jogar na Europa, muitos analistas e observadores adoram Porzingis e defendem que ele poderia competir pela escolha #1 se tivesse mais exposição nos EUA. É uma ótima escolha aqui e o jogador que pode finalmente fazer o Magic render. Willie Cauley-Stein também seria uma opção, especialmente se Porzingis já tivesse sido selecionado, mas o lituano tem bem mais potencial e é um encaixe ofensivo melhor para a equipe.


#6 Pick - Sacramento Kings
Emmanuel Mudiay, PG
O Kings estupidamente pegou Sauce Castillo (AKA Nik Stauskas) ano passado quando poderia ter escolhido Noah Vonleh (eu ainda acredito!) ou Elfrid Payton, e provavelmente hoje se arrepende. Então com Mudiay caindo até aqui, o armador talvez seja tentador demais para deixar passar. O favorito do Kings parece ser Willie Cauley-Stein, então não seria uma decisão fácil entre os dois, mas Mudiay é bom demais em uma posição que o time está tentando acertar faz muito tempo. Eu adoro Stein, mas acho Mudiay melhor, e no médio prazo acho que o armador tem mais a oferecer ao time. Não acho que tenha chances de Mudiay passar pelo Kings.


#7 Pick - Denver Nuggets
Mario Hezonja, SG/SF
O Nuggets está em uma posição perfeita, já que eu não consigo enxergar um cenário onde um do quarteto Winslow-Hezonja-Mudiay-Porzingis não caia até aqui, e todos seriam um encaixe perfeito na equipe. Na verdade, qualquer bom jogador de basquete seria um encaixe nesse time que, hoje, está uma bagunça completa e tentando trocar (por enquanto sem sucesso) Lawson e Faried. Enquanto eu acho que o Nuggets preferiria Winslow, Hezonja não é uma má segunda opção. O croata é um dos meus favoritos desse Draft, um ala extremamente atlético com imenso potencial capaz de arremessar a bola em altíssimo nível. Algumas pessoas podem dizer que o Nuggets pegou outro SG ano passado em Gary Harris, mas Hezonja também pode jogar de SF e, francamente, é um talento grande demais pra ignorar a esse ponto por "encaixe". Boa escolha pro Nuggets. Fiquem de olho também no Nuggets tentando uma troca para adquirir uma secunda escolha de Draft, com vários veteranos interessantes e um time em reconstrução.


#8 Pick - Detroit Pistons
Stanley Johnson, SF
Detroit precisa de arremessadores para colocar ao redor do pick and roll de Andre Drummond, e executar melhor o plano de jogo favorito do técnico Stan Van Gundy. Ainda tem alguns bons arremessadores disponíveis aqui, como Booker ou Kelly Oubre, mas para o Pistons ainda acho que os melhores valores estão em outra direção. Stanley Johnson não é um cara de enorme potencial, mas é um jogador bem faz-de-tudo dos dois lados da quadra, entra na posição de maior necessidade da franquia, e tem um arremesso de fora bom o suficiente para manter o esquema de jogo funcionando. E, talvez mais importante, é alguém bastante avançado (fisico e tecnicamente) e pronto para contribuir imediatamente para um time como o Pistons, que pretende brigar por uma vaga nos playoffs o quanto antes. Boatos dizem que o Pistons também gosta bastante de Sam Dekker, mas me parece um pouco cedo demais para ele.


#9 Pick - Charlotte Hornets
Devin Booker, SG
O problema com esse cenário: o Hornets não pegaria Willie Cauley-Stein aqui, já tendo gasto 3 das suas últimas 4 escolhas de Draft em jogadores de garrafão (Zeller, Biyombo e Vonleh), tendo Al Jefferson como sua "estrela", e tendo acabado de trocar por Spencer Hawes. Mas, com Stein disponível aqui, eu imagino que times como o Celtics, por exemplo, bombardeariam Charlotte com ofertas de troca para subir no Draft atrás do pivô. Boatos dizem que o Hornets gosta muito de RJ Hunter e, sendo absurdo escolhê-lo no #9, estariam dispostos a uma troca para descer no Draft. O Celtics tem uma boa escolha para pegar Hunter (#16) e um batalhão de escolhas extras, inclusive uma ainda esse ano (#28). Em geral eu não gosto de incluir trocas em Mock Drafts, então não farei isso agora, mas imagino que algum time subiria até aqui - algo que, aliás, eu não ficaria chocado se acontecesse mesmo sem Stein disponível.

Mantendo a pick, ainda acho que a escolha seria Devin Booker, talvez o melhor arremessador de longa distância do Draft. Booker não é exatamente uma escolha com enorme potencial que chama muito a atenção, mas é o tipo de jogador seguro que pode fazer muita diferença: é um bom defensor, excelente arremessando de três, e um jogador muito inteligente que sempre sabe o que ir e o que fazer, tomando boas decisões. Pense em Danny Green. E não é como se Booker não tivesse potencial - o SG teve um papel muito secundário que limitou suas atuações em um time muito talentoso de Kentucky, mas é o jogador mais jovem do Draft e sua capacidade atlética tem se mostrado melhor do que o esperado. Uma boa e segura escolha que faz sentido para o Hornets, que precisa de arremessos de fora, jogadores inteligentes e quer resultados no curto prazo. 


#10 Pick - Miami Heat
Sam Dekker, SF
Miami é outra ameaça para trocar essa escolha em busca de veteranos já estabelecidos que possam contribuir mais no curto prazo (olho no Nuggets). Mas, mantendo a escolha, imagino que a idéia do time não fugirá disso - ir atrás de jogadores mais prontos para contribuir no curto prazo. Stein é uma opção, mas a necessidade no perímetro é bem maior para Miami, e supostamente o time adora Dekker. E seria um bom encaixe - Dekker é um jogador atlético e versátil capaz de fazer um pouco de tudo, que tem experiência (três anos em Wisconsin) e alguns ainda acham que o ala tem espaço para crescer depois de jogar em um esquema tático restritivo no college. Talvez um pouco cedo para Dekker, mas é um bom jogador e um bom encaixe. Também consigo ver Miami indo atrás de Stein ou Kaminsky caso prefira ajuda para o garrafão, ou mesmo Kelly Oubre se preferir pensar mais no longo prazo.


#11 Pick - Indiana Pacers
Willie Cauley-Stein, C
Muitos indicadores fortes de que Indiana está querendo se livrar de Roy Hibbert para reformular seu time, e se existe um time que sabe os benefícios defensivos de ter um grande pivô defensivo, é o Pacers. Então Stein, que caiu no colo do time, seria o perfeito substituto para fazer parte do novo Indiana Pacers, um defensor de garrafão igualmente dominante, mas muito mais versátil e atlético fora dele que da ao time muito mais opções. Essa escolha ainda depende um pouco do Pacers conseguir ou não trocar Hibbert, mas acho que considerando a vontade do time e o valor disponível, Stein seria tentador demais para deixar passar aqui e pode fazer o Pacers voltar rapidamente a ser uma força no Leste.


#12 Pick - Utah Jazz
Myles Turner, PF/C
Utah não tem pressa nem uma posição de grande necessidade, e pode pegar o melhor jogador disponível. Mas essa escolha faria o GM do time se dar um high five. Myles Turner tem consideráveis riscos, e seu jogo ainda cru pode fazê-lo cair ainda mais em um Draft onde os times na região 8-11 estão interessados em reforçar seus times para competir no curto prazo. Mas Turner é um ótimo encaixe em Utah (que tem feito ótimo trabalho desenvolvendo jogadores de garrafão) e se conseguir realizar o potencial imenso de Turner, ele é o jogador perfeito para a equipe, um excelente defensor e protetor de aro (que vai ajudar ainda mais a defesa de elite do Jazz) que também tem um bom jogo de perímetro e arremesso de fora no ataque, abrindo a quadra de um time que as vezes congestiona demais o garrafão e sofre para  pontuar. Encaixe perfeito tanto para o time como para o jogador. Se quiserem alguém mais pronto para competir no curto prazo, Kaminsky também é uma boa opção, que trás a mesma versatilidade ofensiva, sem os benefícios defensivos (mas também sem o risco).


#13 Pick - Phoenix Suns
Kelly Oubre, SG/SF
Considerando que Oubre (um jogador cru de personalidade difícil) não seja um bust completo, seu pior cenário é basicamente uma versão melhorada do Gerald Green, um jogador muito atlético e com bom arremesso de fora, mas com potencial de ser um bom defensor também. Um cara 3-and-D muito atlético, que se encaixaria perfeitamente no jogo veloz e de bolas longas do Suns. Mas Oubre também apresenta enorme potencial para se tornar algo a mais, e esse é um atrativo extra para um bom time sem estrelas como o Suns. Phoenix pode usar tanto a versão 3-and-D de Oubre, como sua versão que deu certo e realizou todo seu potencial.


#14 Pick - Oklahoma City Thunder
Cameron Payne, PG
Desde o começo, Payne parece ser a primeira opção do Thunder nesse Draft, e embora seja possível que algum time pegue-o antes pelo valor de mercado que ele tem no momento, a falta de um encaixe claro nas últimas escolhas fez com que o PG caísse até aqui. Não sei se é minha opção favorita para OKC, que poderia usar um jogador mais avançado e mais complementar a Westbrook e Durant, já que Payne é um armador puro ainda em desenvolvimento que rende mais com a bola nas mãos. Mas pode fazer Westbrook jogar um pouco mais de SG, comandar o time quando o armador descansa, e acertar suas bolas de fora para espaçar um pouco a quadra. E, de novo, é o jogador que eles parecem mais gostar desde o princípio. Também acho possível que o Thunder busque trocar a escolha por algum jogador estabelecido.


#15 Pick - Atlanta Hawks
Frank Kaminsky, PF/C
Nos playoffs, a série contra Cleveland mostrou as limitações dos pivôs reservas do Hawks. Muscala não saiu do banco (não sei direito por que diabos), Mike Scott e Pero Antic foram um desastre, e o time caiu demais de produção quando algum titular teve que descansar. Embora o perímetro seja uma necessidade maior, os melhores jogadores disponíveis são armadores ou de garrafão, então Kaminsky faz bastante sentido, um jogador extremamente versátil e atlético que se encaixa muito bem no jogo inteligente de Atlanta.

Frank the Tank não é muito atlético e alguns dizem que seu potencial é limitado, mas se você ainda tem dúvidas da capacidade de Kaminsky de produzir contra jogadores de nível NBA, é só olhar sua sequência final de jogos no torneio da NCAA, onde dominou em jogos seguidos Arizona (liderada pela #8 pick Stanley Johnson), Kentucky (Towns e WCS) e Duke (Okafor e Winslow), com 23-10 e 50% FG de médias nesses jogo. Uma das mais dominants sequências de basquete dessa temporada, ainda mais considerando os adversários. Kaminsky é muito bom, e seus arremessos longos, habilidade nos passes e versatilidade no ataque cairiam muito bem nesse time.


#16 Pick - Boston Celtics
Trey Lyles, PF
A meu ver, as chances que Boston acabe escolhendo no #16 mesmo são pequenas - o time está bastante investido em subir no Draft, e vários times parecem dispostos a trocar suas escolhas. Então é bem provável que toda essa dura especulação sobre a escolha #16 não dê em nada.

Dito isso, eu acho que, ficando aqui, o Celtics tem duas opções principais: Trey Lyles, ou Kevon Looney. Eu particularmente prefiro Looney. Lyles é um PF que gosta de jogar fora do garrafão e não ajuda muito na defesa, sem tanto potencial, e Boston já andou investindo muito - sem grandes sucessos - nesse tipo de jogador. Looney, por outro lado, oferece muito mais potencial, embora seja ainda mais cru. Ainda acho que, com mais workouts e caso sua ficha médica venha limpa, Looney vai subir o suficiente no Draft para justificar essa escolha. Mas o consenso no momento é que Lyles é o melhor jogador, e Boston iria atrás do talento. Lyles também oferece uma ajuda imediata, ao contrário de Looney, e Danny Ainge parece investido em continuar indo aos playoffs no curto prazo. Seu jogo inteligente e versátil ofensivamente se encaixa bem no esquema tático da equipe.

Meu feeling ainda é Looney, para ser sincero. Mas até para mudar um pouco as coisas em relação ao Mock Draft anterior, vamos de Lyles por enquanto. 


#17 Pick - Milwaukee Bucks
Bobby Portis, PF/C
Eu acho que Bobby Portis é a escolha óbvia aqui - Milwaukee acabou de trocar seu PF titular (Illyasova), perdeu Larry Sanders no meio da temporada, e precisa muito de uma alternativa no garrafão. Portis é um bom encaixe, um cara grande e de braços longos (percebeu o padrão aqui?) que faz de tudo um pouco, uma habilidade cada bem mais valorizada na NBA - pega rebotes, defende o garrafão, arremessa de meia distância, etc. É um bom encaixe, e talvez na posição de maior necessidade da equipe.

Mas o feeling está forte de que existe uma outra excelente opção aqui - Rashad Vaughn. O SG de UNLV também encaixa em uma necessidade imediata, adicionando um SG (que, alguns acham, pode jogar de PG) com ótimo arremesso e enorme potencial a um time que, apesar da boa defesa, sofreu muito para pontuar ano passado. Vaughn traria versatilidade e espaçamento a um time que valoriza a primeira e precisa da segunda. Eu pessoalmente acho Vaughn uma escolha ainda melhor do que Portis para o Bucks. Por enquanto, ficamos com Portis, a escolha mais "segura", mas estou sentindo que Vaughn pode ser a escolha.

Em tempo, muitos boatos de que o PF Jarrell Martin, de LSU, desmarcou alguns treinos particulares com times por já ter uma promessa de escolha por um time na metade da primeira rodada. Não se sabe qual time é esse, embora Milwaukee tenha sido um dos nomes especulados. Eu não vejo isso acontecendo, até porque Martin joga na mesma posição de Giannis e Jabari (SF/PF), mas vale citar.


#18 Pick - Houston Rockets
Tyus Jones, PG
Não é segredo nenhum que Houston precisa urgentemente de reforços na armação para ajudar a aliviar a carga de James Harden, e a equipe está apaixonada por Tyus Jones, o Most Outstanding Player do último Final Four. Sugestivamente, o PG supostamente se "machucou" depois do seu workout com o Rockets e cancelou outros treinos que tinha marcado, levando alguns a especular que o Rockets prometeu ao armador alguma coisa. Embora seja só especulação, é uma que faz bastante sentido tanto para o jogador como para o time, e o interesse parece ser mútuo. Ficaria surpreso se, caso Jones esteja disponível aqui, ele não seja a escolha.


#19 Pick - Washington Wizards
Kevon Looney, PF
Washington precisa de um PF no seu elenco, e com Lyles e Portis fora da lista, Looney é a melhor opção disponível. De novo, Looney é bastante cru e um pouco longe de contribuir imediatamente, mas tem enorme potencial, e seria uma boa adição a um time jovem com boas perspectivas de longo prazo. Looney pode ser o ala de força versátil que o time tanto quer, capaz de jogar dentro e fora do garrafão e pegar rebotes adoidado. É um risco, mas no #19, é o melhor que o Wizards vai conseguir nesse cenário (Portis, a meu ver, seria o ideal) e preenche uma grande necessidade.


#20 Pick - Toronto Raptors
Rashad Vaughn, SG/SF
Vaughn tem subido loucamente nos Mock Drafts recentes, e como eu disse, acho bastante possível que Milwaukee acabe mordendo no garoto com sua escolha. Rasada Vaughn é muito jovem e um pouco cru, mas tem se mostrado um excelente  arremessador, e surpreendeu recentemente com sua explosão e capacidade atacando a cesta. Alguns até acham que pode jogar de PG por alguns momentos do jogo. Uma outra escolha possível aqui seria Rondae Hollis-Jefferson, um excelente defensor que alguns times (e eu) adoram, e cuja defesa seria uma boa adição ao Raptors. Mas Masai Uriji gosta de jogadores com grande potencial, e não sei se vê seu time tão bem assim para ir atrás de uma solução de curto prazo. Vaughn é a escolha de maior potencial, e é isso que o Raptors tem buscado.

Aliás, o Raptors é outro time especulado para ter feito a promessa de escolha a Jarrell Martin. 


#21 Pick - Dallas Mavericks
Jerian Grant, PG/SG
A maior necessidade de Dallas no momento é um armador, e com Dirk envelhecendo, de preferência um capaz de ajudar e contribuir logo no curto prazo. Grant é o melhor disponível e, a meu ver, um perfeito encaixe - Grant é excelente no pick and roll, mas também é muito bom jogando fora da bola e complementando as funções de quem estiver com ela, duas habilidades muito importantes para o esquema ofensivo do Mavericks. Grant também tem o físico e tamanho para jogar de SG se necessário, e sua versatilidade cairia bem em um time se reformulando rapidamente. Delon Wright, o outro PG disponível, também seria uma opção. 


#22 Pick - Chicago Bulls
RJ Hunter, SG/SF
Chicago pode ir atrás de um PG também, com os eternos problemas de Rose e as opções problemáticas vindas do banco. Mas a única boa opção aqui parece ser Delon Wright, e Hunter é um jogador mais bem cotado. Chicago pode perder Mike Dunleavy na offseason e precisa de um substituto (e profundidade) para a posição, e RJ Hunter é um excelente arremessador - algo que o novo técnico Fred Hoiberg preza, e muito. Me parece que aqui fica entre Delon Wright e ajuda para o perímetro, e Hunter é o melhor jogador disponível também. Não é uma decisão fácil.


#23 Pick - Portland Trail Blazers
Rondae Hollis-Jefferson, SG/SF
Um dos meus jogadores favoritos do Draft, Jefferson está a um jumper decente de ser uma escolha de loteria. Aliás, mesmo sem um jumper decente, já tem times na casa dos 15-20 olhando atentamente para RHJ. Depois de Cauley-Stein, que é uma aberração da natureza, Hollis-Jefferson é o melhor defensor de perímetro desse Draft, um jogador muito inteligente e físico capaz de preencher diversas lacunas e marcar três ou quatro posições. Portland precisa de proteção caso perca Wes Matthews, e mesmo caso não o perca, Jefferson ainda tem muito a oferecer vindo do banco e dando apoio a Matthews (vindo de uma lesão séria) e Batum (inconsistente em 2015). Excelente jogador, inteligente e ótimo marcador, o tipo de jogador que todo time gostaria de ter. RJ Hunter ou Rashad Vaughn, se caíssem até aqui, também seriam boas opções.


#24 Pick - Cleveland Cavaliers
Delon Wright, PG
Essa escolha é uma história engraçada. Originalmente, nos primeiros Mocks, eu tinha o Cavs pegando Delon Wright para ser seu armador reserva... até que Dellavedova jogou muito bem na ausência de Irving contra Atlanta e (nos primeiros jogos) Golden State, eu me conformei que Cleveland não precisava de outro armador, e mudei a escolha para Justin Anderson, adicionando profundidade ao perímetro. No entanto, depois de ver o quão mal Delly jogou nos jogos decisivos das Finais, e considerando a delicada situação salarial do Cavaliers, me parece que o time não vai estar muito afim de pagar muito dinheiro para manter o australiano na cidade. E considerando as restrições salariais da equipe (que tornam mais difíceis para o time trazer um bom PG reserva na free agency) e as recorrentes lesões do Kyrie Irving (que aumentam a necessidade de um armador reserva), o Draft me parece o melhor caminho para resolver essa questão. Então a escolha volta a ser Delon Wright, um veterano bem próximo de contribuir logo em sua primeira temporada. Alguém mais também pensou em Norris Cole no Heat como paralelo aqui?


#25 - Memphis Grizzlies
Justin Anderson, SG/SF
Memphis está no seu melhor quando consegue jogar a bola no garrafão e simplesmente ser mais forte que os adversários, mas na NBA moderna, pra você fazer isso eficientemente precisa ser capaz de espaçar a quadra com arremessos de fora. Então Justin Anderson seria uma boa adição aqui, um jogador muito atlético que arremessou 45% de três pontos na sua última temporada na NCAA. Estou cético que Anderson - que arremessou apenas 30% de 3PT nas duas temporadas anterior - vá manter esses números, mas a essa altura do Draft, é uma boa aposta. Acho um bom encaixe para Memphis, e se as bolas longas se mantiverem quentes, Anderson pode ser o steal do Draft.


#26 - San Antonio Spurs
Montrezl Harrell, PF
San Antonio provavelmente iria adorar que Vaughn caísse até aqui, mas o SG de UNLV tem subido rápido demais para isso. Caso a pressão por um SG seja muito grande (lembrando que Danny Green é free agent e Ginobili pode aposentar), o Spurs pode ir atrás de Joseph Young, um sleeper particular meu. Não me surpreenderia. Mas San Antonio também precisa ficar mais atlético e profundo no garrafão, e Harrell é uma bola de energia muito atlética para vir do banco, dando a energia, rebotes e atleticismo que o Spurs não tem hoje tirando Kawhi Leonard. E se tem uma organização para tirar o máximo de Harrell, um talento um pouco decepcionante pela sua trajetória até aqui, é o Spurs. Bom encaixe para ambos.


#27 Pick - Los Angeles Lakers
Joseph Young, SG
Eu particularmente gosto bastante de Young, um SG capaz de arremessar muito bem de fora e até criar seu próprio arremesso. Young e suas bolas longas formariam uma boa dupla com Jordan Clarkson, e considerando o quanto o Lakers tem dificuldade para espaçar a quadra, seria uma ajuda bastante útil. Golden State lembrou todo mundo da necessidade de reconstruir pelo Draft, e um veterano como Young pode ajudar o Lakers nos seus planos de competir no curto prazo.


#28 Pick - Boston Celtics
Chris McCullough, PF
Boston precisa de um protetor de aro e defensor de garrafão urgentemente, e McCullough teria sido uma possível escolha de loteria se não estourasse o joelho na última temporada. Jarrell Martin é uma outra boa opção atlética para o garrafão, mas McCullough tem maior potencial e tem chance de retornar um valor maior no longo prazo, um jogador longo e atlético que promete muito como shot blocker. Boston tem paciência e já mostrou no passado que está disposto a apostar em talentos crus de grande potencial, e McCullough seria uma excelente adição ao time em caso de sucesso.


#29 Pick - Brooklyn Nets
Jarrell Martin, PF
Para quem não leu, repetindo: Martin supostamente tem uma promessa de escolha de um time no meio da primeira rodada. É a informação divulgada, e explicaria os treinos que ele andou cancelando por ai. Então é bem possível que o ala de força saia bem antes dessa escolha, e estamos especulando inutilmente.

Ainda assim, eu tive dificuldades para encaixar o Martin nessa região - em parte porque ele simplesmente não é bom o suficiente para isso, a meu ver. Toronto e Milwaukee são os mais especulados (Washington faria sentido, mas foi com o Wizards o treino cancelado), mas ambos teriam opções bem melhores disponíveis nas suas escolhas, e como eu disse, não sou muito fã do jogador. Então ele acaba saindo aqui, porque o Nets precisa de talento... e ele é um talento então... yeah, é o Nets. Esse vamos ter que esperar para ver.


#30 Pick - Golden State Warriors
Tyler Harvey, PG/SG
Sendo os atuais campeões, eu não acho que a torcida esteja lá muito preocupada com o Draft. Essa é a vantagem de terminar uma das mais dominants temporadas da história da NBA com um título. Então tem isso.

Mas o Warriors ainda tem essa escolha e, se existe um time que sabe o valor de achar bons jogadores no final da primeira rodada/começo da segunda (uma pick #30 virou Festus Ezeli, uma pick #35 virou  Draymond Green, uma #40 virou Monta Ellis, que virou Andrew Bogut...), é o Warriors. Com a possível saída de Lee e Leandrinho, um SG arremessador e um ala de força reserva se tornam as principais necessidades da equipe. GSW pode ir em qualquer direção aqui, e é bem possível que seja o Warriors a arriscar em jogadores talentosos mas problemáticos de garrafão como Christian Wood ou Robert Upshaw. Ainda assim, eu aposto em Harvey aqui - mesmo antes da possível saída de Leandrinho, a verdade é que o Warriors já sentia falta de arremessos de fora vindos do banco. Livingston e Iguodala não são grandes arremessadores (Livingston simplesmente nem tenta), e o Warriors sentiu muita falta de uma opção nas bolas longas quando Curry ou Klay Thompson tinham que sentar. Harvey é um dos melhores arremessares desse Draft (43% no College em um número muito alto de tentativas), e recebe comparações com, é claro, um jovem Stephen Curry. Anthony Brown seria outra opção com Young fora, mas acho que a capacidade de Harvey de jogar de PG e seu melhor repertório com a bola nas mãos fazem dele um encaixe mais adequado ao Warriors, além de ter maior potencial.


Bônus: Brasileiros no Draft
Em tempo, considerando a quantidade de pessoas que pergunta sobre o assunto, vale esclarecer: esse ano, muito dificilmente teremos um brasileiro sendo selecionado no Draft. Os jogadores brasileiros mais bem cotados eram os armadores George Lucas de Paula, que estava muito bem cotado pelos analistas e tinha uma altíssima probabilidade de ser selecionado na segunda rodada (alguns até tinham o brasileiro como possível escolha de final de primeira rodada), e Danilo Fuzaro, um nome menos conhecido do público mas muito elogiado por alguns olheiros. No entanto, ambos retiraram seu nome da lista do Draft pouco antes do limite para jogadores internacionais, assim como outros prospectos nacionais como Lucas Dias, Humberto Gomes e Danilo Siqueira. Esse é um procedimento comum para jogadores internacionais, se não sentem que tem um time na NBA interessado neles ou no seu desenvolvimento, permitindo que declarem ao Draft em uma data futura em situações mais "favoráveis". Nada que impeça que sejam draftados no futuro. Mas, em 2015, deixou o Brasil em situações muito improváveis de acabar com um jogador recrutado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário