Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

domingo, 8 de dezembro de 2013

Palpites para a semana 14 da NFL



Para participar do nosso mailbag, ou seja, enviar uma pergunta/comentário/dúvida/tópico de debate para ser respondida aqui no blog e no Esporte Interativo, é só mandar um email para tmwarning@hotmail.com com o título "Mailbag" que ele pode aparecer por ai. Forma de tornar isso mais interativo e próximo dos leitores. Então participem!


No próximo bimestre, começaremos uma série chamada Sports Mythbusters. A idéia é bem simples, pegar clichês, mitos ou lugares comuns dos esportes americanos e colocá-los a prova. Então estamos aceitando sugestões, e qualquer mito, frase comum, chavão ou coisa assim dos esportes que vocês querem ver testada e comprovada (ou ao contrário, que quer ver desmentida) podem mandar que vamos analisar os melhores. Mais uma chance de vocês sugerirem nossas pautas. Podem mandar emails com as sugestões para tmwarning@hotmail.com, para o twitter @tmwarning, ou simplesmente colocar nos comentários quando der na telha.
---------------------------------------------------------------------------------

Antes de começar a rodada, vamos passar rapidamente pelos meus 15 palpites restantes para a semana 15, com o mínimo de linhas possível. Semana complicada, uma hora volta ao normal... eu acho!


Palpites para a semana 14 da NFL


Week 13 Record: 10-6
Week 13 contra o spread: 8-7-1


JAGUARS over Texans
Contra o spread: JAGUARS (+3) over Texans
"Eu não consigo apostar no Texans a essa altura, e o Jaguars é surpreendentemente um dos times mais quentes das últimas semanas. E talvez mais importante, mas o Texans parece um poooouco interessado demais nesse próximo draft para eu ficar satisfeito, ainda que Gary Kubiak deva estar brigando para manter seu emprego."
Nailed it!


Chiefs over REDSKINS
Contra o spread: Chiefs (-3) over REDSKINS
Essa foi uma semana de alguma overreaction em relação ao Chiefs, que vinha de três derrotas seguidas. Mas considerando que a) duas delas vieram contra o melhor time da AFC; b) que a outra veio em um jogo onde seu ataque anotou 38 pontos e sua defesa teve um jogo bem fora da curva cedendo ainda mais; c) que dois deles foram por uma posse de bola ou menos (e o Chiefs inclusive teve a chance de empatar no final o último deles); e d) que eles estavam sem seu melhor jogador nos dois últimos (Justin Houston) e sem Tamba Hali de brinde contra o Chargers... bom, acho que ainda é cedo para descartar o Chiefs. Na verdade, com a forma como Alex Smith vem jogando nas últimas duas semanas, acho que o Chiefs tem até motivos para se sentir um pouco mais otimista para os playoffs quando Houston voltar.


RAVENS over Vikings
Contra o spread: RAVENS (-6.5) over Vikings
Sinto uma possível pegadinha aqui, considerando que o Vikings é o time que quase empatou dois jogos seguidos. E o Ravens é um time bem medíocre (23rd em DVOA) em todos os aspectos que de repente é o favorito a ficar com a última vaga nos playoffs da AFC principalmente porque a disputa pelo wild card da AFC esse ano está ou historicamente boa (pela quantidade de times disputando a mesma vaga) ou historicamente ruim (pela qualidade desses times disputando a mesma vaga). Mas considerando que o Vikings já não briga por nada e o Ravens parece estar em excelentes condições para garantir uma vaga nos playoffs... não me arrisco. Vou no seguro.


PATRIOTS over Browns
Contra o spread: Browns (+11) over PATRIOTS
Eu nunca aprendo - eu sou aquele cara que espera a casa ser assaltada para comprar um alarme contra ladrões. Semana passada, fui confiante que o Pats iria cobrir o spread de 7 pontos contra o pior time da NFL, e eles suaram a camisa para ganhar a partida. Agora, com um spread ainda maior, contra um time melhor... eu fico com um pé atrás. Não tenho dúvidas que o Pats é um time muito melhor, mas já se mostrou extremamente vulnerável ao jogo corrido desde que perdeu seus dois DTs titulares, e Josh Gordon está jogando feito um condenado. Não me sinto a vontade com esses 11 pontos. O que provavelmente significa que o Pats vai vencer por 35.


Raiders over JETS
Contra o spread: Raiders (+3) over JETS
Tudo que eu escrevi sobre Geno Smith e o Jets na coluna de terça feira passada continua valendo. Não tenho a menor vontade de apostar no Jets nesse momento contra quem quer que seja.


BENGALS over Colts
Contra o spread: BENGALS (-6.5) over Colts
O Colts pós-lesão de Reggie Wayne e pós-regressão é, bem, um time bem ruim. Desde que voltou de bye sem seu melhor jogador ofensivo não chamado Andrew Luck, o time está 3-2... mas com um saldo de -45, com as duas derrotas por combinados 59 pontos (!!!!). E não é como se tivessem vindo nas mãos dos Seahawks ou do Broncos - curiosamente, dois times que o Colts venceu - e sim para o mediano Rams e o bom-mas-que-ainda-tem-Carson-Palmer-de-QB Cardinals. Contra uma razoável defesa do Bengals fora de casa, o Colts vai conseguir mais uma vitória milagrosa no final (como contra Titans e Texans) ou vai ser varrido para fora do estádio como contra Rams e Cardinals? Dividindo a diferença, uma vitória confortável do Bengals é minha aposta.


EAGLES over Lions
Falcons over PACKERS
Contra o spread: EAGLES (-3) over Lions
Contra o spread: Falcons (+3) over PACKERS
Como o spread de -3 indica, vegas não tem a menor idéia do que fazer com esses jogos tão equilibrados... e para falar a verdade, nem eu. Lions e Eagles parecem estar tão equilibrados quanto se pode estar, e Falcons e Packers (sem Aaron Rodgers) estão tão nivelados por baixo que é difícil até arriscar um palpite.

Estou indo com Eagles por ser o time da casa, e Falcons porque Green Bay não só não vence um jogo desde a semana 8 como tem mais empates do que vitórias nesse período (0-4-1 desde então). Sinceramente, são meus únicos motivos. Esses jogos são tão próximos como se pode ser.


STEELERS over Dolphins
Contra o spread: STEELERS (-3.5) over Dolphins
Esse é outro bem difícil, que Vegas colocou um "+0.5" só para não ser mais um dos quinhentos jogos da semana que eles ficam em cima do muro. Na dúvida, eu também vou no time da casa, então não posso culpar Vegas demais, e por isso aposto no Steelers.

Mas tem um outro motivo também: frio. O jogo será na neve, um ambiente que o Dolphins (ainda mais um time particularmente jovem como esse Dolphins) não está acostumado. Passar a bola é mais difícil no frio, e uma boa estratégia costuma ser correr quando não se está acostumado - só que o Dolphins não é bom correndo com a bola. Acho que a vantagem de estar acostumado as condições climáticas vai ser um fator decisivo nessa partida.


BUCS over Bills
Contra o spread: BUCS (-2.5) over Bills
Mais uma vez, 0.5 a mais ou a menos para evitar mais um -3 para o time da casa. Nesse caso, minha pick nem é pelo jogo ser na Flórida: eu não gosto do Bills, e acho o Bucs um bom time esperando para deslanchar com um novo técnico e um pouco mais de sorte em 2014. A defesa é boa, Mike Glennon vem jogando bem, e eles venceram três dos últimos quatro jogos. Então dou a eles o benefício da dúvida.


BRONCOS over Titans
Contra o spread: BRONCOS (-12) over TITANS
Eu não consigo gostar do time do Titans com Ryan Fitzpatrick, e Denver em casa tem sido particularmente mortal essa temporada. O spread é um pouco alto, mas considerando que o Titans não tem como ir pau a pau com Denver em um shootout, acho que é razoável apostar no melhor time e melhor ataque da AFC para cobrir 12 pontos em casa.


CARDINALS over Rams
Contra o spread: Rams (+6.5) over CARDINALS
Rams tem sido um time bem razoável nas últimas semanas, e o Cardinals tem sido melhor que isso. Então jogando em casa, acho que Arizona vai sair com a vitória. Mas algo nesse meio ponto extra no spread me é muito tentador, e o Rams é um time que sempre faz jogo difícil contra Arizona (e jogos na divisão em geral). Algo me diz que vai ser um jogo mais feio do que parece a primeira vista e que Arizona vence apertado, o suficiente para Rams cobrir o spread.


CHARGERS over Giants
Contra o spread: CHARGERS (-3.5) over Giants
Meu amor irracional pelo Chargers é uma praga que está me custando muitas vitórias nesses palpites. Eu ainda quero achar que eles são um time bom que está dando muito azar (36% de fumbles recuperados apenas pela defesa), mas toda vez eles voltam para me assombrar. Ainda acho que uma hora, eles vão engrenar (e provavelmente vai ser tarde demais). Provavelmente só ano que vem. Mas contra o Giants em casa... sua última chance, Chargers.


Seahawks over NINERS
Contra o spread: Seahawks (+2.5) over NINERS
Eu sei que o 49ers é um time muito bom, jogando em casa com sede de vingança e precisando muito mais dessa vitória que Seattle, mas... eu simplesmente acho que Seattle é bom demais e deveria ser favorito contra qualquer time da NFL a essa altura. A não ser que Russell Wilson seja falsamente acusado de um crime e enviado para Shawshank (ou suspenso por uso de PEDs), eu não vou conseguir deixar de apostar em Seattle.


SAINTS over Panthers
Contra o spread: SAINTS (-3) over Panthers
Essa semana está cheia de spreads -3 para o time da casa, o que mostram jogos bem equilibrados já que -3 é o "bonus" de Vegas para quem joga em casa. Mas nesse caso, esse é realmente o meu único motivo para escolher a vitória do Saints: eles estão 6-0 com saldo de +104 jogando nos seus domínios, uma das três maiores vantagens de mando de campo junto de Seattle e Kansas City. Então se ambos os times estão iguais, eu confio no estádio e na torcida para impulsionar New Orleans esse domingo.


Cowboys over BEARS
Contra o spread: Cowboys (-1) over BEARS
Hmm porque a gente tem tanta certeza que Chicago é um bom time, mesmo? Acho que é porque eles tem, inegavelmente, muito talento na sua equipe (especialmente no ataque). Mas não sei se isso faz deles um time bom. Desde a semana 4, o time está 3-6 e com as três vitórias vindo por uma posse de bola ou menos (e um deles contra o Packers sem Aaron Rodgers), por exemplo. E o Cowboys não é exatamente uma potência, mas é um time decente que consegue pontuar bem contra a fraca defesa de Chicago. Acho que é o jogo para Dallas manter apertada a divisão, ainda mais se o Lions conseguir surpreender o Eagles. 



2013' Record: 106-69-1
2013' contra o spread: 79-91-5

Um comentário:

  1. Estou vindo de duas rodadas dentro da curva, nada de excepcional. Tô achando de vou errar uns 12 palpites essa semana, mas vamos lá:

    Jaguars over Texans - joguei mais por falta de fé no Houston do que por fé no Jaguars, mas deu certo.

    Buccs over Bills - Levo fé no Buccs.

    Chiefs over Redskins - Concordo que o 0-3 recente do Chiefs era esperado. Você tem que esperar isso quando enfrenta o Broncos duas vezes em três jogos. Enquanto isso, o Redskins não tem mais nada a fazer nessa temporada a não ser preparar o Griffin pra voltar de verdade ano que vem.

    Packers over Falcons - Jogo perfeito pro Green Bay se aproveitar de uma rodada difícil de Lions e Bears pra encostar de novo na liderança da divisão.

    Eagles over Lions - Mudei um monte de vezes essa pick. Jogo na Philadelfia, então joguei no Lions. Mas o Eagles me parece consistente a ponto de vencer o também consistente Detroit. Tem meu voto pra um dos melhores jogos da rodada, e mudei minha pick pro Eagles.

    Steelers over Dolphins - O Steelers vem jogando bem nas últimas rodadas. Perdeu no Thanksgiving por uma cabeça pro rival, mas acho que é capaz de vencer o Dolphins bipolar.

    Bengals over Colts - Onde está aquele Colts empolgante e confiante do começo da temporada? Vamos descobrir se ele ainda pode voltar e se foi-se embora sem retorno nesse jogo. Acho que a casa já caiu, sendo que por sorte (e por uma vitória providencial sobre o Titans) a divisão é bem ruim e eles vão pros playoffs ainda sem problemas.

    Pats over Browns - Bem, aqui tudo indicando o que eu esperava no começo da temporada. Patriots caminhando suave e Browns sendo um time ruim com algum potencial.

    Raiders over Jets - candidato forte a pior jogo da rodada, perdi totalmente a fé no Jets.

    Vikings over Ravens - O Vikings querendo mostrar que não é aquele time horrível que todo mundo descobriu que eram. E o Ravens não chega nos playoffs, já disse isso mil vezes.

    Broncos over Titans - Nada a declarar, exceto que o Titans é muito ruim pra sequer ameaçar o Broncos.

    Cardinals over Rams - Eu achava que o Rams era muito melhor e que o Cardinals era muito pior. Estava errado, esse jogo vai provar.

    Vou pular o próximo jogo na minha lista e deixar pro final, depios do MNF.

    Chargers over Giants - Ok Chargers, hora de mostrarem se são um time bom com momentos ruins ou um time ruim com momentos bons. Hora de atropelar um time ruim com momentos bons pra provar que é um time bom que não terá mais momentos ruins. (Sim, não faz muito sentido.)

    Saints over Panthers - Eita, jogasso que não poderei ver. Acho, só acho, que tá na hora do Carolina perder pra não chegar de salto alto nos playoffs. E o Saints deve vir mordido.

    Cowboys over Bears - Não acho o Dallas grande coisa. Mas o Chicago me decepcionou, então perdi a fé neles.

    Para mim, a grande questão dessa semana, e de alguma forma da temporada, é:

    San Francisco 49ers over Seattle Seahawks. O Niners é um grande time. Completo é uma máquina. Mas esse ano deu tanto azar, que acabou fora da disputa pela divisão. Não importa que vençam esse jogo, a divisão já é do Seahawks. Mas o que esse jogo vale é a prova, de uma vez por todas, que o Niners é capaz de vencer os grandes times da NFL. Que é capaz de vencer o Seahawks nos playoffs. Depois de ser impiedosamente varrido em Seattle, outra derrota pro Seahawks, agora em casa, coloca em cheque as pretensões de retornar ao SB por parte do San Francisco. Acho que os jogadores vão entrar em ritmo de playoffs, não pra mostrar pra imprensa ou torcida, mas pra mostrar para si mesmos que dá pra vencer o Seattle. E se não der, bem, talvez seja melhor nem ir aos playoffs então. Um time como o 49ers não vai se contentar em aparecer nos playoffs. Se forem, é pra vencer.

    ResponderExcluir