Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sábado, 28 de dezembro de 2013

Palpites para a semana 17 da NFL

Jon Kitna fazendo o que todo professor de matemática do colegial
sonhou: atender a um telefone chamando para ser QB da NFL


Para participar do nosso mailbag, ou seja, enviar uma pergunta/comentário/dúvida/tópico de debate para ser respondida aqui no blog e no Esporte Interativo, é só mandar um email para tmwarning@hotmail.com com o título "Mailbag" que ele pode aparecer por ai. Forma de tornar isso mais interativo e próximo dos leitores. Então participem! O tema do próximo será playoffs, então aproveitem para enviar seus emails!


No próximo bimestre, começaremos uma série chamada Sports Mythbusters. A idéia é bem simples, pegar clichês, mitos ou lugares comuns dos esportes americanos e colocá-los a prova. Então estamos aceitando sugestões, e qualquer mito, frase comum, chavão ou coisa assim dos esportes que vocês querem ver testada e comprovada (ou ao contrário, que quer ver desmentida) podem mandar que vamos analisar os melhores. Mais uma chance de vocês sugerirem nossas pautas. Podem mandar emails com as sugestões para tmwarning@hotmail.com, para o twitter @tmwarning, ou simplesmente colocar nos comentários quando der na telha.
---------------------------------------------------------------------------------

Bom, semana 17, a semana decisiva. Com tantos jogos que valem alguma coisa, essa promete ser uma das melhores semanas finais dos últimos anos. Por motivos de força maior, a coluna vai ser um pouco mais sintética e direta essa semana (e passada para sábado), passando por cima dos jogos menos importantes (depois atualizo também o record da semana 16 e o record acumulado). Vocês também pode dar uma relembrada em todos os cenários possíveis e todas as vagas ainda em disputa essa semana lendo nosso post explicativo. Vamos então aos últimos palpites da temporada regular de 2013, times da casa em caixa alta!

Btw, semana que vem farei um mailbag só sobre playoffs, então mandem seus emails para tmwarning@hotmail.com com o assunto "Mailbag" para participar!!

Palpites para a semana 17 da NFL



Panthers over FALCONS
Contra o spread: FALCONS (+6) over Panthers
Depois de ver o Falcons ir a San Francisco semana passada e quase estragar a festa de um excelente time de San Fran com base em uma performance espetacular de Matt Ryan (bom ano que ninguém prestou atenção por causa do resto do time), e considerando que o Panthers vai estar sem Steve Smith e jogando fora de casa, em um Dome, contra um time jogando um jogo festivo sem nada a perder... hmm, não sei, me parece um jogo um pouco mais complicado. Ainda acho que o Panthers vai se impor e sair com a vitória, mas talvez precise de outra virada para isso.


BEARS over Packers
Contra o spread: BEARS (+3) over Packers
Ainda não estou pronto para desistir da Chicago Bears Bandwagon. Sim, a defesa deles fede, mas Eddie Lacy está vindo de uma lesão razoavelmente grave que o tirou do final da partida passada. E Aaron Rodgers... como saber o que esperar de Aaron Rodgers? Não faço idéia. Btw, já falei que Clay Mathews não joga e que Chicago joga em casa? Meu único problema é ser Cutler e não Josh McCown de titular (eu iria de Josh), mas enfim... acho que Bears arranca a vaga na marra.


TITANS over Texans
Contra o spread: TITANS (-6) over Texans
Apesar de eu achar que o Texans vai buscar uma troca, eles estão a uma derrota de garantir a 1st pick e Teddy Bridgewater. Eles estão em pleno projeto de tank - são 13 derrotas seguidas - e não vão interromper isso tão perto.


STEELERS over Browns
Contra o spread: STEELERS (-7) over Browns
Outro time que está muito perto de atingir seu objetivo, o Browns entrou nessa temporada com um objetivo: conseguir ativos para sair do draft com um Franchise QB. Tirando Bridgewater não tem nenhuma certeza, mas eles podem muito bem garantir um QB com uma escolha alta, ou mesmo juntar suas duas escolhas de primeira rodada pela #1 do Texans (meu palpite, btw). Não vejo o time com muito interesse de vencer agora. Enquanto isso, o Steelers ainda tem seu sonho de playoffs vivo, mas precisa garantir sua vitória. Jogando em casa, acho que é o que vai acontecer. Steelers era um time que merecia ir para a pós-temporada, mas depende de resultados demais, parece improvável.


Redskins over GIANTS
Contra o spread: Redskins (+3.5) over GIANTS
Não perguntem, é só um feeling. A feira "Quem quer um Kirk Cousins seminovo por uma escolha de primeira/segunda rodada??" está chegando ao final, e acho que vai acabar com estilo.


BENGALS over Ravens
Contra o spread: Ravens (+6.5) over BENGALS
Esse é um jogo crucial que não é fácil apostar. Para o azar do Ravens, Cincinnati ainda joga por muita coisa. Uma vitória pode dar ao time uma folga na primeira rodada, e uma derrota pode colocar Cincy contra o Chiefs logo de cara. E o Ravens, infelizmente, não consegue correr com a bola, e ainda não inventaram field goals de cinco pontos para o Justin Tucker. Acho que não vai ser fácil, mas Baltimore morre na praia.


COLTS over Jaguars
Contra o spread: Jaguars (+10.5) over COLTS
Sou só eu, ou o Colts está recuperando seu melhor futebol americano na hora certa? Ou um time organizado vai acabar com Indianapolis nos playoffs (como aconteceu ano passado, btw)? Boa pergunta. Não vai ser o jogo contra o Jaguars que vai responder isso, though.


Eagles over COWBOYS
Contra o spread: Eagles (+6) over COWBOYS
Deixem de lado a questão Tony Romo/Kyle Orton e a sensacional história do Jon Kitna por um momento, até porque eu acho que Orton é um QB decente. Mas a presença ou não de Romo, Orton, Dan Marino ou Joe Montana não iria fazer a atroz defesa de Dallas conseguir chegar perto de parar um dos três melhores ataques da NFL. Sem Romo, claro que vai ser mais difícil porque vai ficar mais complicado colocar pontos do outro lado do campo, mas já não achava que com ele essa defesa seria capaz de tomar menos de 40 pontos.


DOLPHINS over Jets
Contra o spread: Jets (+6) over DOLPHINS
Esse jogo não é nem de longe tão garantido quanto parece a primeira vista. Yeah, o Jets fede fora de casa e Geno Smith fede de modo geral, mas... hmm... cada relato que me chega levanta mais dúvidas. Ryan Tannehill estaria jogando machucado? Cameron Wake ainda não está 100%? Excesso de favoritismo e de pressão em um time do Dolphins que pode parecer absolutamente medíocre quando enfrenta uma defesa melhor, que nem semana passada quando foi zerado pelo Bills. Ainda acho que Miami prevalece, por muito pouco, mas estou com um pé muito atrás em relação a esse jogo.

Btw, esse não é o maior motivo de medo por parte do Dolphins. É que eu vou estar no Sun Life Stadium domingo, e considerando a maldição que me seguiu durante toda a temporada, não é uma boa noticia pra as esperanças de Miami.


Lions over VIKINGS
Contra o spread: Lions (+3) over VIKINGS
A última chance do Jim Schwartz de salvar seu emprego. Provavelmente não vai funcionar nem assim, mas se quiser ter a menor chance, precisa vencer esse jogo a todo custo.


PATRIOTS over Bills
Contra o spread: PATRIOTS (-8) over Bills
New England garante folga na primeira rodada e talvez a 1st seed (em caso de derrota de Denver) com essa vitória. Então essa é fácil.

A maior dúvida: porque diabos Bill Belichick mal está sendo mencionado nas discussões para Técnico do Ano? Ninguém mais viu ele arrancar 12 vitórias de um time que perdeu cinco de seus sete ou oito melhores jogadores para lesão, transformar Julian Edelman em Wes Welker 2.0 e continuar mantendo o Pats na elite quando já deveria ter decaido faz tempo? Sim, New England tem alguns problemas graves (o mais grave deles é sua total vulnerabilidade a bons ataques terrestres), mas manter o time tão bom assim com tanta idade, tantas perdas e tantas lesões é impressionante. Belichick é o melhor.


SAINTS over Bucs
Contra o spread: Bucs (+12) over SAINTS
Greg Schiano é outro que pode estar precisando de uma vitória para salvar seu emprego, e o Bucs é um time sneaky good. O Saints também perdeu o ótimo Kenny Vaccaro para a temporada, o que prejudica demais essa secundária. O Saints deve vencer, mas é um time que está tendo seus problemas na hora errada e contra um rival de divisão que teria motivos para jogar para valer. A vaga ainda é do Saints para perder, mas o Cardinals provavelmente não perdeu as esperanças ainda.


Broncos over RAIDERS
Contra o spread: Broncos (-10) over RAIDERS
A vitória de New England semana passada, que obriga Denver a vencer essa semana para garantir a 1st seed, caiu do céu para Peyton Manning, que agora pode aproveitar para expandir seus recordes e quebrar o de Drew Brees para jardas aéreas. Acho que ele vai aproveitar a chance - ainda mais tendo uma semana de descanso pela frente - para garantir a imortalidade de mais uma maneira.


Niners over CARDINALS
Contra o spread: Niners (+1) over CARDINALS
Uma pena que esse excelente time do Cardinals deve perder a pós temporada. Eles são espetaculares, e poderiam vencer metade das divisões da NFL. Mas, mesmo com medo de zicar, preciso dizer que esse time do Niners está sendo bastante underrated nesse final de temporada. Mesmo tendo Crabtree, Boldin e Vernon Davis saudáveis juntos por apenas dois jogos (duas vitórias convincentes), o time está 10-2 nos últimos 12 jogos, vencendo jogos por 17 pontos em média, e com suas duas derrotas por um e três pontos. Agora que o time inteiro está saudável, a defesa está jogando como uma unidade Top5 da NFL e o ataque parece estar se achando... Ok, paro por aqui para não zicar de vez tudo.


CHARGERS over Chiefs
Contra o spread: Chiefs (+11) over CHARGERS
Chiefs devem jogar com o time reserva, então acho que uma vitória do Chargers é praticamente inevitável (para desgraça de Baltimore). Mas não sei porque, não me agrada tanto esse spread: o Chargers é um time que tem mania de jogar o suficiente e se acomodar. Btw, para San Diego classificar, precisa vencer e torcer para Baltimore e Miami perderem. Baltimore já acho que perde, mas se minha presença conseguir zicar de vez Miami, eu aceito presentes.


SEAHAWKS over Rams
Contra o spread: SEAHAWKS (-11) over Rams
Meu voto de confiança para o Hawks, mesmo com duas derrotas nos últimos três jogos e com seu ataque praticamente morrendo essas três semanas (embora para ser justo, contra o Giants não precisou) e suas dificuldades em geral contra boas defesas. No jogo final da temporada e precisando de uma vitória para garantir a 1st seed, esse jogo me cheira a "EFF-YOU Game" por parte de Seattle, aquele jogo onde eles entram com sangue nos olhos e mostram para a NFL inteira que é burrice exagerar em relação as duas últimas semanas.


Classificação Final


Considerando meus palpites para a semana, é assim que eu espero que a NFL acabe domingo a noite.

Broncos, Patriots, Seattle e Panthers de bye.

Saints at Eagles, Niners at Bears, Dolphins at Bengals, Chiefs at Colts.

Vamos ver se acaba assim mesmo, ou se eu consigo errar até nisso.

Bom final de semana a todos!

2 comentários:

  1. Considerando meus palpites para a semana, é assim que eu espero que a NFL acabe domingo a noite.

    Broncos, Patriots, Seattle e Panthers de bye.

    Saints at Eagles, Niners at Cowboys, Dolphins at Bengals, Chiefs at Colts.

    Vamos ver se acaba assim mesmo, ou se eu consigo errar até nisso.

    Bom final de semana a todos!


    OBS:Esqueceu dos Bears....E eu acho q GB ganha...

    ResponderExcluir
  2. Go Pack Go!!! Green Bay ganha dos ursinhos e se vinga dos 49ers no Lambeau Field!!!

    ResponderExcluir