Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Como melhorar a NFL?

Ochocinco conhece bem alguns problemas
da NFL. E agora é hora de consertá-los.


Existe poucas coisas nesse mundo que eu realmente posso dizer que eu amo. Mas a NFL, sem dúvida, é uma delas. Poucas coisas são melhores do que sentar em um bom domingo e assistir NFL o dia todo, e o Monday Night Football é um presente dos céus para salvar nossas segundas-feira. É algo que melhora minha vida, que ocupa muito do meu tempo, e que me faz escrever em um blog de graça por quatro anos. Então é seguro dizer que minha relação com a NFL pode ser classificada como amor.

Mas só porque eu amo a NFL, isso quer dizer que ela é perfeita? Claro que não. A NFL tem vários problemas que precisam ser eliminados, e muitas outras coisas que não são problemas mas que poderiam ser mudadas para ficar ainda mais divertidas ou interessantes. É como estar em um relacionamento: você sabe que tem alguns problemas ali, e outras coisas que você gostaria de mudar, mas você gosta tanto da outra pessoa que sabe que essas coisas são menores e não te atrapalham. Mas não por isso você nunca pensa em como poderia ser melhor (perguntem a minha namorada as coisas que ela mudaria em mim se pudesse, e tenho certeza que ela tira uma lista do bolso).

Ainda assim, eu frequentemente fico procurando formas de melhorar a NFL, tornar o jogo e a liga mais divertidos para o público. Eu gastei tanto tempo nisso que achei melhor escrever tudo para não esquecer, e quando eu chegar a comissário da NFL, aí vou poder finalmente resolver todos os problemas que a liga tem dentro de campo.

Quais são essas mudanças? Antes de começarmos, uma regra: principalmente mudanças que afetem o jogo dentro de campo, ou o jogo em si. Mudanças organizacionais são as exceções. A idéia aqui é como fazer para tornar o jogo de futebol americano melhor, mais justo, e mais divertido. Então vocês não verão "Tirar Roger Goodell do comando da NFL" por aqui.


Coisas que eu mudaria na NFL se tivesse oportunidade


1. Tirar Roger Goodell do comando da NFL. Urgente. (Ok, talvez verão uma vez. Ou mais do que uma. O over/under é 2.5 vezes. Peguem o over.)


2. Vamos parar com essa besteira de aumentar o calendário da NFL para 18 jogos. Já temos lesões e sequelas suficientes com 16 jogos, consequências naturais de um jogo extremamente físico. Como você quer que jogadores sobrevivam a duas rodadas a mais de futebol americano quando uns 20 jogadores sequer sobrevivem a pré-temporada?! Parem de fingir que se importam com a saúde dos jogadores, e comecem a se importar de verdade.


3. Mas já que a NFL quer aumentar sua receita com mais jogos, a liga deveria criar uma rodada a mais (expandindo a temporada regular para 18 rodadas), com cada time recebendo uma rodada extra de folga (bye). O número de jogos totais da temporada ficaria igual, mas agora a NFL tem uma rodada a mais de jogos (incluindo mais um Sunday Night e um Monday Night) para vender para a TV e ganhar mais receita com isso, já que esses são os jogos mais caros. Do outro lado, os times e jogadores ganham uma semana extra para descansar, recuperar de lesões e em geral manter seu time intacto. Qual o lado ruim de fazer isso?! 


4. Gostaria que permitissem que jogadores defendessem na NFL novamente. Cada vez mais, a gestão Goodell prioriza o jogo aéreo, limita o que defensores podem fazer, e agora está incentivando suas zebras a apitar ainda mais faltas na secundária, o que rendeu alguns momentos genuinamente patéticos na primeira rodada de 2014. Se um defensor prende o braço de um WR e impede que ele chegue na bola... certo, nós conseguimos ver, pass interference. Mas quando dois jogadores estão correndo próximos um ao outro, precisam mudar de direção por causa de um passe ruim, e acabam trombando... bom, isso faz parte do jogo! Futebol americano é o supremo jogo de contato, então porque tentar tirar o contato do jogo? Por que fingir que é vôlei? Não precisa liberar illegal contact e pass interference, mas parem de marcar toda vez que dois jogadores se encostam e guardem para quando esse contato realmente foi intencional e fez alguma diferença na jogada.


5. Gostaria que todo kickoff (salvo com faltas) voltassem a ser da linha de 30 jardas, como era originalmente. Retornos de kickoffs estavam entre as jogadas mais divertidas da NFL, mas agora os bons kickers já ajustaram e aprenderam a chutar a bola pela linha de fundo. Tivemos 8 TDs de retorno de kickoff em 2013 apenas depois de 15 em 2012, 21 em 2010, 18 em 2009 e 13 em 2008. Por que tirar uma coisa BOA do jogo? E nem venha me falar da hipocrisia de uma liga que tira kickoffs do jogo para "preservar a saúde dos jogadores" e insiste em uma temporada de 18 jogos.


6. Esse é chover no molhado, mas permitir a volta das comemorações em termos de TDs e sacks é uma necessidade de primeira ordem. Poucas coisas na NFL eram mais divertidas do que assistir Terrell Owens e Ochocinco comemorando touchdowns. Veja essa excelente coluna da Grantland para mais detalhes.


7. Por algum motivo bizarro, o extra point virou um motivo de debate intenso na comunidade da NFL. De fato, é uma jogada sem graça que acaba em sucesso 99% das vezes - desde 2008, kickers da NFL acertaram 7071 de 7137 extra points. Então a NFL quer acabar com o XP por causa disso.

Mas ao invés de eliminar uma jogada sem graça, por que não torná-la mais divertida? Pegando emprestada uma idéia que apareceu em um mailbag do Bill Simmons, o extra point deveria continuar existindo, mas com uma mudança: o jogador a chutar o extra point TEM que ter estado em campo durante a jogada que rendeu o touchdown. Pode ser o QB, pode ser o WR, pode ser quem quiser, mas ele tem que ter estado em campo durante o Touchdown.

Essa é uma idéia fantástica!! Seria muito mais divertido ver jogadores aleatórios chutando um extra point, sem falar que isso levaria não só a mais erros e two-point conversions (especialmente fakes, agora que seu QB ou RB estará chutando extra points), como também levaria a decisões estratégicas interessantes: escalar aquele OL que não é tão bom, mas é preciso nos extra points? Colocar seu kicker como bloqueador em jogadas de goal line para garantir que ele esteja em campo? Por que eliminar o extra point se você pode torná-lo mais divertido?! Faça acontecer, NFL!


8. Substituir Roger Goodell por Adam Silver.


9. Eu particularmente não gosto da idéia do cara ou coroa decidindo jogos. Não tem nenhum problema no começo dos jogos, já que é apenas para determinar quem começa o primeiro tempo e/ou escolhe o campo, mas é um grande problema quando algum jogo vai para prorrogação, e é só uma questão de tempo até termos um jogo crucial de playoffs decidido por um cara ou coroa e todo mundo perceber o problema.

Então minha sugestão é a seguinte: a posse de bola na prorrogação é decidida por um duelo mano a mano entre um jogador de cada time, escolhido pelo técnico. Cada jogador se posiciona dentro da sua própria end zone, e a bola é colocada exatamente no meio do campo. O juiz apita, os dois jogadores saem correndo, e o primeiro assumir posse da bola (sem poder empurrar ou interferir intencionalmente com o adversário) da ao seu time o direito da escolha. Além de ser muito mais justo do que um cara ou coroa, é mil vezes mais divertido! Imagina Dri Archer (4.26 nas 40 jardas) enfrentando Chris Johnson (4.24) em um duelo desses?! Eu pagaria só para ver os dois disputando!

Mesmo se não gostar da idéia de uma disputa direta, é possível pensar em muitos outros métodos melhores que cara ou coroa para decidir a posse de bola. Talvez o time que mais teve jardas totais durante a partida, por exemplo. Mas já que tem que mudar, por que não mudar para algo divertido?


10. Gostaria que a NFL abolisse a idéia da primeira descida automática em faltas que não sejam pessoais. É realmente ridículo ver algo como 3rd and 20, o juiz marca uma falta de contato ilegal de cinco jardas, e de repente o time ganha automaticamente uma 1st down mesmo sem ter feito nada para merecê-la. Se a falta é de 5 jardas, e o time precisa de 4, ótimo, 1st down. Mas se a falta é de 5 jardas e o time precisa andar 20, deveria ser uma 3rd and 15 e fim de papo. Sou contra recompensar times incompetentes que não conseguem encurtar descidas e converter suas jogadas. Isso tem que acabar.


11. Field Goals de dentro da linha de 10 jardas deveria valer só 2 pontos. Se você chegou até o fim, é sua obrigação anotar o touchdown. Por que não incentivar times a jogar ofensivamente e tentar conversões, especialmente tão próximo da end zone, e recompensar boas defesas?! E nada de forçar faltas para ir para trás, o que importa é onde estava a bola quando começou a 4th down.


12. Minha última sugestão relacionada a calendário, mas os jogos de quinta feira precisam acabar. Eu adoro ver futebol americano o máximo de dias e vezes possível, mas jogos de quinta feira são uma das piores idéias da NFL. É desumano ter apenas três dias de descanso para os jogadores entre as partidas, o que geralmente significa jogos feios e lentos de quinta feira, e um aumento nas lesões. É só mais um exemplo entre milhares de outros do quanto a imagem "nós nos importamos com a saúde dos nossos jogadores!", que a NFL tanto quer passar, é só fachada para a opinião pública enquanto secretamente a NFL faz o que pode para ganhar dinheiro passando por cima do bem físico dos jogadores. Os jogos de quinta feira só mais um exemplo. Eles tem que acabar.


13. Mudaria as faltas que se cancelam. Eu já dei um exemplo de como a NFL não gosta de matemática quando falei das primeiras descidas automáticas, mas esse é outro: por que um offside (falta de 5 jardas) cancela um holding (falta de 10 jardas)?! Sim, são faltas em sentidos opostos, mas a magnitude é diferente. Se duas faltas são marcadas uma para cada lado, elas só deviam se cancelar se fossem do mesmo número de jardas. Caso contrário, repete-se a jogada com a diferença de jardas entre as duas faltas.


14. O Pro Bowl precisa mudar. Minha sugestão: os jogadores não podem jogar na suas posições reais. Nada de Peyton Manning lançando passes para Calvin Johnson, eu quero ver é JJ Watt tentando fazer um passe para Richard Sherman enquanto AJ Green fica na cobertura. Todo mundo sabe que ninguém joga a sério no Pro Bowl, então não tem por que tratar como algo sério! Deixem o pessoal se divertir um pouco, como fazem jogadores de futebol durante uma pelada sem compromisso. E sinceramente, seria muito mais legal do que o jogo sonolento de hoje em dia.


15. Uma outra alternativa ao Pro Bowl é uma idéia que eu primeiramente pensei para o All-Star Weekend da NBA: transformar o evento em uma série de "provas" esportivas, não relacionadas a futebol americano, envolvendo os jogadores. Por exemplo, colocar os Running Backs para disputar provas de velocidade como 100 metros rasos, ou Antonio Brown, Megatron, Julio Jones e AJ Green disputando salto triplo e/ou 200 metros com barreiras. Ex-jogadores de basquete como Antonio Gates e Jimmy Graham poderiam tirar times para jogar basquete. Talvez até transformar o Pro Bowl em um evento de três dias como o All-Star Game, com sexta e sábado incluindo as provas de outras modalidades, e domingo o jogo propriamente dito. Qualquer coisa é melhor que o formato atual.


16. Em jogadas não-revisáveis (ou seja, excluindo turnovers, touchdowns, e lances dentro do Two-Minute Warning), técnicos deveriam poder desafiar faltas. O conceito de desafio é exatamente uma aceitação de que os juízes cometem erros e que os técnicos deveriam poder interferir quando acham que algo importante foi marcado incorretamente, então por que não estender esse conceito para faltas? Não que juízes devam mudar de opinião sempre em jogadas interpretativas do tipo "Esse contato foi ou não ilegal?!", mas coisas como "o quarterback estava fora ou não do pocket quando jogou a bola fora?" deveriam poder ser revistas, e se um juiz marcou uma facemask em um lance onde ela não aconteceu, por exemplo, o técnico deveria ser capaz de desafiar esse tipo de coisa. 


17. Essa é uma idéia que eu tive depois de ver o Lions enviar duas vezes a lenda Barry Sanders para anunciar sua escolha de primeira rodada de Draft, e já citei no meu Running Diary do Draft, mas precisa ser relembrada: Cada time deveria ter que enviar um ex-jogador para anunciar sua escolha na noite de primeira rodada do Draft, como Detroit fez com Sanders. Tornaria o Draft bem divertido (quem não iria se animar ao ver Joe Montana ou Emmit Smith subindo no palco?!), adicionaria uma história extra para a noite do Draft com as especulações de quem cada time levaria (10 dias da ESPN discutindo se Brett Favre vai mesmo anunciar pelo Packers), colocaria figuras de comédia não-intencional como Deion Sanders ou Joe Namath em destaque, e ainda levaria a todo tipo de superstições malucas! Quem não consegue imaginar o ano que o Browns fica em dúvida sobre quem enviar, acaba enviando Brandon Weeden para anunciar a escolha, a escolha funciona, e eles decidem que todo ano Weeden tem que representar Cleveland? Seria uma adição extremamente divertida ao Draft! Tem que acontecer!


18. Tirem Roger Goodell do poder imediatamente. A forma como ele lidou com o escândalo Ray Rice é uma das piores coisas do esporte nos últimos anos. E ele precisou do Ravens dispensando o ex-RB para salvar sua pele depois do vazamento do vídeo. 


19. Eu gosto do formato atual de prorrogação da NFL, embora eu faria a mudança #9 para tornar mais justa a questão do cara-ou-coroa. Mas não gosto dos empates. Então para mim, uma vez que a prorrogação termina empatada (durante a temporada regular, nos playoffs não temos esse problema), deveríamos ir para uma disputa direta. Cada time tem direito a uma posse de bola, na qual recebe em um 1st and goal da linha de 20 jardas. Depois dessa única posse de bola para cada time, quem tiver mais pontos (via TD ou FG) vence o jogo. Se empatar (ambos os times tiveram a mesma pontuação em suas campanhas), temos mais uma rodada disso, e outra, até um dos times conseguir vencer. Mais ou menos como uma disputa de pênaltis alternada, só que mil vezes mais legal. Empate em OT só acontece uma vez a cada dois, três anos mesmo, então pelo menos tornamos muito mais interessante quando acontece!


20. Abolir o kneel (quando o QB ajoelha com a bola) em finais de jogos. Se a diferença no placar for menor do que 14 pontos em finais de jogos, o relógio só continua correndo se em uma jogada terrestre o time conseguir pelo menos avançar uma jarda. Em outras palavras, ajoelhar na bola para matar o tempo não seria mais possível, se um time quiser matar o jogo teria que avançar a bola nem que seja uma jarda de cada vez para manter o relógio correndo. Se quer garantir a liderança, faça valer. Assim aumenta também a chance de reviravoltas.


21. Todos os votos para MVP, Rookie of the Year, etc tem que ser abertos. Se você impediu que Peyton Manning ganhasse o MVP de forma anônima, você tem que vir a público se justificar. Se você votou em Geno Smith para Rookie of the Year, todo mundo tem que saber o mané que você é. Sou contra incompetência anônima.


22. Esse é só uma pequena questão estatística, mas para mim, quando um time avança por causa de pass interference no ataque, as jardas em questão devem ser computadas para o QB e o WR correspondentes. Nós computamos jogadas como kneel como corridas negativas, mas não computamos como mérito do QB e do WR em questão quando a única forma do defensor parar um passe de 60 jardas for cometer uma falta de 55 jardas? Me parece injusto.


23. Uma solução para o problema de jogadores simulando contusões para parar o relógio ou para parar ataques no-huddle, que tem gerado alguma polêmica: se um jogador sente uma lesão e o jogo é parado para que ele seja atendido dentro de campo, esse jogador não pode voltar ao jogo por pelo menos um quarto. Se for uma lesão real e séria o suficiente para ser atendida dentro de campo dessa forma (quando o jogador não consegue levantar e ir até a lateral), é normal que o jogador não volte tão cedo mesmo. E se ele estiver fingindo para ganhar tempo, você não favorece o infrator permitindo que ele volte logo na próxima jogada. Problema resolvido.


24. Se um defensor comete uma falta intencionalmente para impedir um touchdown (um horse-collar tackle em um RB com caminho livre até a End Zone, ou um CB perseguindo um WR durante uma disputa aérea sem nada entre eles e a end zone que decide cometer uma interferência a permitir a recepção), ele deveria ser excluído do jogo. Não diferente de um cartão vermelho no futebol para um zagueiro que comete uma falta sendo o último homem da defesa, impedindo uma situação clara de gol.


25. A criação de um novo prêmio anual, o Touchdown Celebration of the Year, que premia anualmente o jogador com as melhores comemorações pós-TD. Na NFL de Roger Goodell não tem espaço para comemorações e diversão, então isso nunca vai acontecer, mas a minha NFL vai incentivar esse tipo de coisa. Não existe nenhum motivo para uma parte boa da NFL, especialmente uma parte humana, alegria e empolgação naturais de um ser humano jogando um jogo tão intenso como esse.


26. Troquem Roger Goodell por uma morsa. Não Andy Reid, uma morsa de verdade. Tipo essa. Ela faria menos besteira que ele. Goodell está no poder há 8 anos e nada de bom veio desse período em termos administrativos. O caso Rice é só o último de uma enorme lista de erros, e se você não acha que a NFL lentamente vai perdendo credibilidade com isso, você é louco. Ele deveria renunciar - é só um fato. (Sim, eu sei que já é a quarta vez. Eu avisei para pegar o over.)


27. Vamos finalmente criar a regra que eu tanto rezo para que seja criada: seu voto para MVP e Offensive Player of the Year não podem ir para jogadores da mesma posição (e portanto, não para o mesmo jogador). Então se Peyton Manning foi o MVP de 2013, todo mundo já sabe que ele foi o melhor jogador ofensivo do ano, senão ele não teria sido o MVP. Vamos usar o Offensive Player of the Year para premiar outro jogador, de outra posição, por uma temporada espetacular (Josh Gordon, Jamaal Charles e LeSean McCoy os favoritos ao prêmio em 2013), ao invés de continuar usando como um prêmio de MVP 2.0.


28. Todo grupo de amigos que gosta de NFL deveria fazer uma conferência de skype quinta, domingo e segunda, nos horários dos jogos, para comentar a partida em tempo real. É uma das melhores idéias que um amigo meu teve nos últimos quatro anos - não só a diversão de cada jogo aumenta em 50% (especialmente se todos estão na mesma liga de fantasy), como vira algo para você se distrair naqueles jogos muito chatos (como o primeiro tempo de Chargers e Cardinals segunda feira). Confiem em mim, vale a pena.


29. Cada time seria obrigado a eleger um "capitão de fantasy", e os 32 capitães de fantasy participariam de duas ligas de fantasy football (16 times em cada) oficiais da NFL. Essa liga seria acompanhada (e o Draft obviamente transmitido ao vivo) pelo novo reality show da NFL.com, "Fantasy Knocks"!

Seria uma das coisas mais divertidas de acompanhar da temporada: imagina dois companheiros de time disputando na pre-season para ver quem vai ser escolhido o capitão de fantasy do Jaguars; um RB com confiança excessiva (Maurice Jones-Drew?) se escolhendo na primeira escolha em meio a risadas gerais; alguém como DeSean Jackson tendo um surto psicótico ao descobrir que LeSean  McCoy ou Nick Foles estourou o joelho e que isso atrapalha seu time de fantasy; ou uma briga de soco eclodindo no vestiário do Giants na semana 16 porque Victor Cruz deixou cair o passe para TD que teria dado a vitória na Final da liga para o representante do Giants; ou simplesmente Richard Sherman (o rei do trash talk da liga) perdendo um jogo importante e indo xingar muito no Twitter. Sensacional.

Ok, eu exagerei nessa. Isso nunca aconteceria. Mas me olhe nos olhos e diga que não seria absurdamente divertido?!


30. Uma variação realista dessa idéia nascida de uma conversa com um amigo: já que não é factível fazer essa idéia com jogadores atuais, por que não fazer o Fantasy Knocks então com ex-jogadores?

Agora estamos chegando a algum lugar! Com isso você elimina todos os problemas, e tem a chance de fazer algo especial com o primeiro reality show oficial da NFL. O Fantasy Knocks envolveria 32 ex-jogadores divididos nas mesmas duas ligas, cada jogador representando não-oficialmente uma franquia. O Draft seria transmitido no programa, e os jogadores assistiriam os jogos juntos, com as câmeras capturando suas reações, trash talk e tudo mais durante os confrontos. Essa idéia é ótima: é pensar fora da caixa para aumentar a popularidade da liga e ganhar dinheiro com um novo produto (e pensar fora da caixa é algo que a NFL parou de fazer faz tempo); você aumenta o envolvimento de ex-jogadores carismáticos (pense Deion Sanders, Michael Irvin, Ronnie Lott, Jerry Rice, Terrell Owens, etc) com a liga; e seria divertido demais. Essa talvez seja minha idéia favorita de toda a coluna. Fantasy Knocks TEM que acontecer.


Então essas são minhas 30 sugestões para melhorar a NFL. Em algumas, problemas ou polêmicas serão corrigidos, ou idéias ruins serão cortadas. Em outros, não temos um problema, mas podemos pensar em formas de melhorar ou evoluir o que já temos ou o que poderíamos ter. E ainda em outros casos, temos algumas idéias que não estão próximas de acontecerem, mas que deveriam por muitos motivos. As ligas americanas as vezes estão contentes demais sendo o que são ou mudando para regredir, eu sou sempre a favor de melhorar o que pode ser melhorado. E tem coisas na NFL que podem ser melhoradas. Agora vocês sabem como ficará a liga se eu for eleito comissário.

(Fiquem a vontade para postar as próprias sugestões nos comentários)

11 comentários:

  1. Muitas idéias boas, seria tudo muito divertido.
    Como sou um cara sem idéias originais, vou comentar algumas suas:

    6. Ainda não engoli o banimento das enterradas. Logo vai ser regra o jogador que marcar um TD ter que tirar o capacete e mostrar uma sad face pra câmera.

    7. E você não pode repetir o jogador que já chutou um extra point. Senão teríamos times treinando um titular do ataque pra ser um kicker de extra point e ele alcançaria uma precisão quase igual a um kicker de ofício.

    14. Essa seria demais. dá pra melhorar? Eles também não poderiam jogar em posições "equivalentes". Por exemplo, um CB não poderia jogar de WR. Imaginem um RB de 1,75 tentando enxergar por cima da defesa pra fazer um passe pra um DT de 150Kg!

    19. E algo ainda mais parecido a uma disputa de "pênaltis" na NFL? Os dois kickers começam da linha de 40. Se um deles acertar e outro não, acaba a disputa. Se os dois acertarem, 45, 48, 50. A partir de 50 passa a subir de jarda em jarda. Imaginem uma prorrogação assim em Denver... talvez tivéssemos os records de FG quebrados quase toda temporada. Teríamos até a separação de FG em jogo e FG em prorrogação.

    Acrescento uma própria: Nenhum jogador pode jogar mais de 15 minutos em jogos de pré-temporada. Estou cansado de ver jogadores divertidos ficarem fora da temporada por lesões em jogos de preseason.

    ResponderExcluir
  2. 7 - Se a NFL fosse minha, eu colocaria o cara que fez o TD para bater o extra-point, como se fosse um AND ONE da NBA.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei de todas as ideias, principalmente vendo as interferências marcadas essa semana.
    Só a 27 eu achei meio ruim. Se por exemplo eu tenha achado que Megatron foi o melhor jogador, mas Adrian Peterson ganha de MVP, se não podermos votar no mesmo jogador para os 2 prêmios, pode acontecer de o MVP ser realmente o melhor e o Offensive Player of the Years ser um bom jogador mas que não merecia o premio por muitos terem focado so no premio de MVP. Seria mais justo o jogador eleito MVP nao poder concorrer ao Offensive player of the Year.

    ResponderExcluir
  4. Times que jogaram o TNF, só voltam a jogar depois da week está completa. Ex.: Os Steelers jogaram "QUINTA-FEIRA", ele só voltará a jogar na próxima Week, ou seja, mais ou menos 1 semana depois. Um time não joga 2 vezes na mesma semana, como você acha no item 12,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca achei isso.

      Sei muito bem que os times só jogam uma vez por semana, só não entendi o que isso muda em relação a questão.

      Excluir
    2. Olha realmente dá mais de uma semana com relação ao jogo da PRÓXIMA semana, mas o ponto o TNF em relação ao jogo da semana ANTERIOR, isso que desgasta os atletas.
      Também não entendi seu ponto de vista.

      Excluir
  5. Concordo com a maioria das ideias, mas se eu fosse comissário da NFL, acho que a primeira coisa que eu faria é abolir as posições de kicker e punter. Ou pelo menos juntar as duas. Eu gosto do caráter altamente setorizado do futebol americano, mas pra mim a existência dessas duas posições é totalmente redundante - não é à toa que os caras são tratados por todo mundo como o restolho das depth charts, especialmente quem tem fantasy. Por que não ensinar algum jogador (sei lá, o TE) a chutar FGs em vez de pagar não apenas um, mas DOIS caras pra entrar no campo de vez em quando, dar um pontapé na bola e voltar pro banco?

    ResponderExcluir
  6. Sensacional. Ri demais aqui e a ideia do fantasy entre ex-jogadores foi ótima, assim como todas as outras 29.

    ResponderExcluir
  7. Aprovo a sugestão da 18° semana por um bye a mais aos times. Uma mudança que eu faria seria o TNF disputado somentr por times que vieram da semana de bye. Cada time jogaria obrigatório e unicamente somente um TNF. Seriam assim 16 TNF garantidos. Na prática cada time teria um bye completo de duas semanas e um bye de 11 dias (entre o último jogo e o TNF). Acho que todo mundo ganha com isso; A televisão e os fãs teriam 18 SNF e 17 MNF, os times/jogadores teriam uma semana a mais de recuperação e o TNF ganharia em qualidade. Eu gosto muito do conceito de jogos na quinta a noite, mas dos jogos da quinta feira... são sofríveis pra todos os envolvidos. Enfim a televisão chiaria um pouco com minha idéia de reduzir um TNF, mas o que é melhor? 16 jogos em nível de competição ou 17 jogos arrastados? Uma semana, um SNF um MNF a mais e transformar os "jogos" de quinta em jogos me parecem que compensam esse TNF a menos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade essa é uma ótima idéia! Aprovadíssima. Com 2 byes por semana seria mais factível esse tipo de coisa também.

      Excluir