Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quinta-feira, 24 de março de 2016

O herói que eu nunca vi



Quando eu era criança e minha paixão por futebol estava no seu auge - sabe, aquela idade em que futebol era a coisa mais importante do mundo - eu era apaixonado por Copas do Mundo. E nessa época tinha uma pergunta que sempre me fascinava mais que todas as outras: Como foi que a Holanda de 74 (bem como a Hungria de 54) não ganhou uma Copa do Mundo?

Claro, como toda criança brasileira que gosta de futebol, eu adorava ouvir as histórias sobre Pelé, ver os dribles de Garrincha, e admirar a genialidade de Vavá, Didi, Jairzinho, Rivelino, Gerson, Tostão, Amarildo e tantos outros grandes. Na minha coleção de fitas de Copas do Mundo - e, futuramente, DVDs - os de 58 e 70 (e depois 2002) eram de longe os mais assistidos. 

Mas essa era a parte divertida. Toda criança gosta de vencer, e o Brasil era o melhor do mundo. Tinha mais títulos, as melhores seleções, e os melhores jogadores. Torcer para o Brasil era a diversão. Mas a Holanda era quem me fazia pensar, refletir e tentar entender como algo tão descabido poderia ter acontecido. 

Com o tempo, Cruyff se tornou o meu herói trágico do futebol, o craque que nunca venceu a Copa que deveria. Ele era meu jogador favorito em todas as "Seleções de Todos os Tempos" que eu criei entre mais de 10 FIFAs, Winning Elevens e International Superstar Soccers ao longo da vida. Minha primeira camisa de um time de futebol - na quinta série, time de futsal - foi número 14 em referência ao holandês, um número que usei muitas outras vezes. 

Então talvez eu nunca tenha tido nenhum tipo de contato com Johan Cruyff, mas indiretamente ele foi responsável por uma parte do meu amor e fascínio por futebol - e, por extensão, esportes em geral. E saber que Cruyff faleceu hoje foi como perder uma parte dessa minha história com o esporte, que como todo mundo sabe é uma parte extremamente importante da minha existência. Uma parte da minha vida. Eu me senti realmente triste. 

Então hoje o herói que eu nunca vi jogar ao vivo se foi. E uma parte da minha história no futebol com ele. Mas ao mesmo tempo, eu estou tranquilo. Por que eu sei que Johan Cruyff será alguém que continuará vivo mesmo muito depois de todos nós termos partido desse mundo. 

Não sabe como isso é possível? Tudo bem. Também tem coisas que eu não entendo.

Por exemplo, como foi que a Alemanha venceu a Holanda na Copa de 74.

Um dia, quando encontrar com Cruyff em outro lugar, eu pergunto para ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário