Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Epílogo NFL - O fundo do poço


Até ele tirou uma folga para acompanhar a rodada de natal


Feliz natal a todos os leitores desse humilde blog. Tivemos um pequeno break de natal, mas já estamos de volta à ativa.

Faltando apenas uma rodada pro final da temporada regular da NFL, já temos a maior parte da pós temporada definida, e por isso boa parte dos jogos não tem importância mais, o que torna um resumo da rodada cada vez mais dispensável. Ao invés disso, vamos fazer um pseudo power-rankings para comentar de como os times chegam ao final da temporada regular, alguns pensando ano que vem e outros nos playoffs, e separando os times em três categorias: O fundo do poço (os times que estão efetivamente numa situação triste), os que ainda não chegaram lá (que por algum motivo tem algum caminho definido), e os candidatos. Naturalmente, esse epílogo estará separado nessas três partes. Vale ressaltar também que os times estão em ordem inversa à do power rankings.

Mas antes de começar a falar dos times que estão no fundo do poço da temporada 2011 da NFL, vamos dar uma passada rápida pra esclarecer que disputas ainda estão em aberto (além das disputas por posição):

AFC West - A pior divisão da NFL (Agora é oficial) tem o Denver Broncos (Joga vs Chiefs na última semana) e o Oakland Raiders (vs Chargers) empatados com 8-7 na primeira colocação. O Broncos tem a vantagem nos critérios de desempate caso ambos terminem com o mesmo resultado. E sim, será Tim Tebow vs Kyle Orton.

AFC 6th seed - Com a primeira vaga do Wild Card garantida por Ravens/Steelers, a outra ainda está em aberto, com o Bengals (vs Ravens) liderando 9-6 e Raiders, Jets (at Dolphins) e Titans (at Texans) logo atrás com 8-7. Em caso de empate em record, o Raiders tem a vantagem geral no desempate, com o Titans em segundo, Jets em terceiro e Bengals em último (assumindo todos com 9-7 ao final da rodada).

NFC East - E a NFC West pode se orgulhar de não ser uma das duas piores divisões da temporada. Nela, a situação é ainda mais simples, com Giants recebendo o Cowboys na última rodada com o vencedor indo para os playoffs e o perdedor indo pra casa. Simples e direto.

NFC Wild Card - Com o Lions garantindo uma vaga nos playoffs com a rodada de sábado, a outra está em aberto... Até certo ponto. Pro Falcons perder essa vaga, teria que perder seus dois jogos restantes (at Saints, vs Bucs) e o Bears ganhar seus dois jogos (at Packers... E o outro é irrelevante. Acreditem). Não vai acontecer.


Então, sem mais enrolação, vamos aos nosso times que estão no fundo do poço.



32. Saint Louis Rams
Surpresos por não encontrar o Colts nessa colocação, mesmo depois de duas vitórias seguidas contra bons times, sendo que um deles está nos playoffs e o outro pode acabar indo junto? Não culpo quem estiver, mas também não posso concordar. O Colts está num bom momento e já tinha algum tempo que estava jogando com alguma solidez, ou pelo menos tanta solidez como permitia esse time pavoroso, ao contrário do Rams, que parecia disposto a jogar cada vez pior pra... Não sei exatamente o que.

Aliás, estar aqui nessa situação é muito mais doloroso pro Rams do que pro Colts independentemente de quem está com a pior colocação (e está bem próximo). O Colts é um time que já vem ao longo de uma década, que perdeu seu melhor jogador e viu todo seu núcleo sair do time, sucumbir a lesões, ficar simplesmente velho... Enfim, é um time que já passou do seu tempo e agora chegou no instante de desmontar o que sobrou e recomeçar. É a hora do Colts ser ruim. Já pro Rams, a situação é o posto. O Rams era um time em reconstrução que parecia estar engatando uma boa sequência, um time que vinha evoluindo desde a temporada passada, que tava juntando talento (Sam Bradford, Steven Jackson, Chris Long, James Laurinaitis, etc...), jogando bem dos dois lados da bola... E de repente, sem nenhuma lesão significativa (o Bradford machucou quando o time já estava ferrado - aliás, eles venceram o Saints sem o Bradford) ou perdas de jogadores chave (Ninguém cite o OJ Atogwe como sendo chave, ok? Grato), de repente o Rams é um time extremamente capenga, que tem buracos em absolutamente todos os fundamentos e está jogando como um time que não tem nada a ganhar... Ou seja, está jogando como um time no estágio inicial da fase de reconstrução (Ou seja, a fase de destruição) e não como um time que já estava adiantado na sua fase de reconstrução. E isso é preocupante.

A vantagem do Rams é óbvia aqui: Ganharão uma escolha top3 e terão um Draft favorável pela posição geral. Isso vai ajudar o Rams a conseguir bons jogadores para as áreas carentes do time (Ok, quase todas são carentes, mas a maior urgência é na linha ofensiva, secundária e corpo de recebedores) e continuar sua evolução. Mas será que da mesmo pra levar o Rams a sério daqui pra frente depois de uma regressão tão absurda como essa? E será que o Sam Bradford foi apenas vítima da maldição do sophomore ou ele não vai conseguir ser o Franchise QB que todo mundo esperava? O Rams termina o ano com muito mais dúvidas do que tinha ano passado, quando pareceu que tinha dado o primeiro passo rumo à relevância.


31. Indianapolis Colts
O Colts ainda enfrenta o Jaguars fora de casa em um jogo extremamente ganhável... Em situações normais. O Rams não vai vencer o 49ers semana que vem, então se o Colts ganhar esse jogo não vai mais ter a primeira escolha do Draft, e portanto nada de Andrew Luck. E se o Colts quer começar a sua reconstrução por algum lugar, porque não começar logo com um QB que é considerado o melhor prospect desde o próprio Peyton Manning? É um bom ponto inicial, e da ao Colts muita margem para manobras: Troca os veteranos Reggie Wayne e Dallas Clark para competidores pra juntar mais escolhas de Draft ou talentos jovens (Eu faria isso, quando o Colts for voltar a competir eles já vão tar fora da equipe) ou mantê-los por perto para auxiliar no crescimento do Luck? Trocar o Jim Caldwell e começar com um técnico novo ou aceitar o Caldwell pra ser o mentor do Luck (Eu não faria isso... Pra mim ele não vai conseguir)? O que importa é que a franquia tenha uma base de verdade pra começar uma reconstrução séria, e essa base vai vir com a primeira escolha do Draft. E por isso podem ter certeza que o Colts não vai vencer o Jaguars.

Aliás, a decisão mais difícil do time vai ser uma que já comentamos exaustivamente por aqui: O que fazer com o Peyton Manning? Trocar o seu antigo Quarterback pra abrir espaço pro calouro? Manter os dois no time? Convencer o Manning a se aposentar e assumir como coordenador ofensivo do time (Tangente rápida aqui: Pra mim o Manning não tem temperamento pra ser Head Coach, mas ele seria perfeito - PERFEITO -  pra coordenador ofensivo, não tem nenhum jogador mais inteligente e que conheça mais de tática do que eele na NFL hoje)? Pra mim eles tem que trocar o veterano, ele vai destruir o teto salarial da equipe se virar e o Luck no banco é um erro enorme, vai travar o desenvolvimento dele (Ele é um prospect diferente do que era o Aaron Rodgers, ele não precisa de fundamentos mais, precisa só de experiência. Não tem porque mantê-lo na reserva) e o time não tem mais nada a ganhar com o Manning, o time é muito ruim. Vai ser difícil achar um time pro Manning e seu contrato gigante? Sim, vai. Mas eles vão achar, e vão ganhar algumas boas coisas em troca. E aí eles podem se comprometer de vez com a sua reconstrução.


30. Minnesota Vikings
Outro time que começou sua reconstrução nessa temporada draftando um QB calouro, no caso o Christian Ponder. Na época, a gente comentou que o Ponder era um jogador interessante, mas que ele não valia o risco de uma 10ª escolha no Draft. Até agora, ele tem mostrado um pouco de talento e muita inconsistência, nada pra fazer o Vikings ficar seguro da sua escolha. O problema do Vikings é que ele é um time que tem um pouco mais de pressa pra sua reconstrução funcionar, porque senão corre o risco de desperdiçar os melhores anos da carreira do Adrian Peterson num processo de reconstrução que nunca vai aproveitar decentemente o fato de ter o melhor RB da NFL no seu time. E tudo que a NFL não quer é outro Barry Sanders, um dos melhores RBs da história da NFL que passou toda sua carreira em times horríveis do Lions sem nunca conseguir algo de relevante com seu time apesar de toda sua genialidade.

E o pior é que a reconstrução do Vikings ainda está muito atrasada, pelo menos no que diz respeito ao ataque. A defesa ainda precisa reforçar sua linha defensiva pelo meio, adicionar alguém pra fazer par ao Jared Allen e dar mais profundidade à secundária (muitas lesões), mas em geral ela consegue se segurar. O problema é o ataque. Apesar do Peterson, o time não tem uma boa linha ofensiva, não tem wide receivers além do Percy Harvin e nem sabe o que quer na posição de Quarterback, já que até o Joe Webb está começando a jogar no lugar do Ponder. A defesa se aguenta, o ataque precisa primeiro identificar o que quer da vida antes de pensar em outra coisa. Gastar uma 10th pick no Ponder não ajuda o futuro dessa equipe.


29. Tampa Bay Buccaneers
Não sou supersticioso. Ainda acredito que o fato do Bucs estar 0-7 desde que pegou o Albert Haynesworth da waiver é uma coincidência.

Pra mim, o Bucs foi a grande decepção da temporada. Vamos fazer uma rápida comparação entre como o Bucs terminou 2010 e como terminou 2011:

2010: Terminou 10-6, sendo que só perdeu os playoffs (E teria tirado ninguém menos que o Packers!) porque perdeu um jogo extremamente desfalcado para o Lions (Sem Matthew Stafford), em casa e na prorrogação. O time teve anos espetaculares do segundo anista Josh Freeman, que pareceu muito um Franchise QB, e dos calouros LeGarrette Blount (RB) e Mike Williams (WR), além de outro calouro (Arrelious Benn) mostrando potencial. O ataque parecia ter achado um núcleo muito bom pros próximos 10 anos e a defesa, apesar de ter sofrido demais com lesões, e estava cheia de jogadores promissores. Por mais que algumas medidas indicassem que o time teve sorte, não era difícil imaginar que com um bom Draft eles pudessem emergir como um time de playoffs na NFC.

2011: Josh Freeman teve um ano bem ruim, Blount sofreu com lesões e fumbles, o corpo de recebedores (Tirando talvez o Kellen Winslow) teve um ano horroroso, a defesa continuou sofrendo com lesões nos jogadores chave e no geral foi uma das piores da NFL. O time foi nervoso o ano todo, cansou de perder jogos (ou transformar derrotas em massacres) por causa de nervosismo ou imaturidade e de repente aparece como o quarto pior time da NFL numa sequência incrível de nove derrotas seguidas e nenhuma perspectiva de melhora.

Qual deles a gente tem que se basear pros próximos anos do Bucs? Difícil dizer. Mas a favor do time, a temporada 2011 foi destruída por lesões (infelizmente são sempre nos mesmos jogadores e importantes, o que é um péssimo sinal) e pelo nervosismo e imaturidade de um time extremamente jovem com um técnico extremamente jovem. É normal pra times jovens e inexperientes terem problemas de consistência, jogadores jovens ainda não são capazes de enfrentarem todo tipo de adversidade e sem alguém pra segurar as pontas no banco isso tende a destuir sua temporada por dentro. Então eu ainda não estou pronto pra descartar uma volta por cima do Bucs em 2011, ainda mais agora que vão ter escolhas altas no Draft. Mas que eles perderam totalmente o benefício da dúvida, eles perderam. Eles provavemlente vão terminar o ano numa sequência de 10 derrotas. E eu não vejo o Raheem Morris trabalhando bem a parte psicológica do elenco pra lidar com isso.


28. Cleveland Browns
Eu ainda não estou pronto pra admitir meu erro com o Colt McCoy, porque ele ainda não teve chances de jogar em algo que lembrasse vagamente um ataque, uma linha ofensiva e algo que lembre vagamente um jogador capaz de receber um passe. Acrescente aí o fato de que o Browns jogou a temporada 2011 sem um jogo terrestre, e fica difícil colocar nas costas do McCoy a culpa pela temporada desastrosa no ataque que o Browns está tendo, ele jogou sem qualquer tipo de ajuda a temporada inteira. Então não vou desistir do McCoy ainda, embora eu esteja começandoa  ficar em dúvida. Ah sim, vale notar que o Peyton Hillis provavelmente não volta pro time em 2012... E aí percebemos o horror que está esse ataque do Browns. Em termos de falta de jogadores e conjunto, talvez seja o pior de toda a NFL!

A defesa do Browns não é tão ruim, na verdade a secundária do time é bem bacana e o Joe Haden vai ser uma estrela na posição de CB, mas a defesa terrestre foi tão ruim que os times nem precisavam passar pra vencer. A vantagem do Browns é que eles tem duas escolhas de primeira rodada esse Draft, mas ainda é muito pouco pra uma Franquia que quer dar a volta por cima.


27. Jacksonville Jaguars
O Jaguars é outro time com um QB novo que está sendo obrigado a jogar sem um ataque (pelo menos o Jaguars tem um grande RB, mas o resto é do nível do Browns, sendo que a linha ofensiva é ainda pior). Eu já falei várias vezes que não vou julgar o Blaine Gabbert enquanto ele não tiver a chance de jogar com um ataque pelo menos razoável e já falei mil vezes de como o Jaguars conseguiu quebrar o recorde de pior preparação para a temporada nos últimos anos quando dispensou o David Garrard, confiou no Josh McClown de QB titular e depois, pra tentar corrigir, entregou o comando do time a um calouro despreparado. Nota 10 de preparação! Só que ao contrário. Apesar disso, o time tem uma boa defesa e se investir pesado nesse Draft no ataque de forma geral, dar ao Gabbert uma offseason e um técnico novo (Jeff Fisher?) e conseguir um ou dois Free Agents interessantes, não deixa de ser um time com uma boa base se o calouro conseguir dar o próximo (alias, o primeiro) passo.

Mas o Jaguars também tem outra coisa a se preocupar, que é a troca de dono. Agora que o Shahid Khan comprou o time, voltaram as conversas sobre uma possível mudança do time pra Los Angeles. Como já dissemos, a receita da Liga (Patrocínios, direitos de transmissão, etc) é igualmente dividida entre todos os times, de forma que até os de mercado pequeno - como Jacksonville - tem condições financeiras de bater de frente com os de mercado grande graças ao teto salarial. Mas a renda que vem por fora - ingressos, venda de camisetas, receita do estágio, etc - vão direto pros donos do time, e elas são bem maiores em LA do que em Jacksonville, então o dono de um time vai eventualmente ganhar mais dinheiro na California. E isso é motivo suficiente pra ele querer mudar. O Roger Goodell disse que antes de pensar em mudar um time pra LA, a cidade precisa de um estádio novo e moderno, e o próprio Kahn disse que não tem planos pra tirar o time de lá. Mas é difícil saber com certeza quando se trata disso. Seattle Supersonics que o dia. Eu pessoalmente odeio ver times saindo das suas cidades e torço pra que isso não aconteça.


26. Washington Redskins
O Redskins é um time que não é tão ruim como aparenta, especialmente na defesa. O time tem uma defesa bem forte, física e com vários playmakers como Brian Orakpo e LaRon Landry e é uma unidade capaz de equilibrar um jogo, como eles cansaram de fazer. Como a unidade de forma geral é bem jovem, não é difícil esperar um crescimento da unidade em 2011, especialmente se conseguirem um cornerback mais confiável que o DeAngelo Hall, talentoso mas que as vezes não está afim de jogar.

Pra mim o principal problema do Redskins não está exatamente dentro de campo. O ataque é fraco, sofre pela falta de jogadores e pelas lesões, mas não é totalmente culpa dele também. Pra mim o problema é o técnico, o Mike Shanahan. Um técnico é um elemento extremamente importante dentro de um tempo, não só pela parte tática mas pela parte psicológica. Ele tem que motivar os jogadores, saber extrair deles o melhor, saber quando alguém precisa de uma passada de mão na cabeça, de quando precisa de um grito... Tem que passar confiança e colocar todos os jogadores na mesma página pra continuar competindo. E o Shanahan, infelizmente, não tem nenhum controle sobre o grupo, e não tem feito nada pra melhorar a situação da equipe. Ele mudava a cada semana de QB e RB titulares, trocava seus jogadores sem nenhum motivo ou aviso, parecia que fazia isso porque gostava. Os jogadores não sabiam o que estava de errado,  não sabiam se iam jogar ou não, um dia o Roy Helu corria 23 vezes e recebia 8 passes, no jogo seguinte nem tocava na bola. O time ficou perdido e confuso, e parou de se dedicar, começou a aceitar as derrotas e jogou sem nenhuma vontade boa parte da temporada. E nenhum time é capaz de manter isso por muito tempo. Ou o Shanaham muda de postura e começa a agir como um técnico de verdade, cria um grupo unido e mantém o time focado, ou então a solução pro Redskins vai ser se livrar do seu técnico, e logo, antes de pensar em arrumar seu ataque.


25. Buffalo Bills
O Bills não é um time tão ruim como parece, especialmente porque sua defesa desmontou com a lesão do Kyle Williams. Ela sobrecarregou o Marcell Dareus, forçou a secundária a aproximar da linha de scrimmage (O que dificultou as interceptações, boa fonte de turnovers no começo da temporada) e destruiu de uma vez o que sobrou da defesa do time, terrestre e aérea. O Fred Jackson também estava tendo ótima temporada antes da lesão, e então é fácil colocar a culpa nas lesões pela decadência do time após o bom começo. O que não é exatamente errado, mas que também não aborda a totalidade do problema.

A lesão do Williams atrapalhou muito a defesa e a do Jackson atrapalhou o ataque, é verdade. Mas a verdade é que o início do time foi um inicio enganador. O nível de interceptações do time estava sendo totalmente insustentável e elas estavam sendo o energizador pro seu ataque, e o Ryan Fitzpatrick estava jogando num nível muito superior ao que tinha feito na carreira até então e todo mundo acabou pensando que era pra valer. Se era mesmo, eu não sei, sei que depois que ele assinou sua extensão de 60 milhões de dólares ele parou de jogar bem - aliás, jogou muito mal, e afundou o ataque junto com ele. As fraquezas do time foram expostas, mas são contornáveis no médio prazo. O time precisa de mais depth na linha defensiva, precisa melhorar seus cornerbacks e um linebacker mais dominante na defesa. E no ataque, uma melhora na linha ofensiva e mais alvos, um dos motivos pro ataque do Bills ter sofrido tanto foi o fato de que a marcação começou a dobrar no Stevie Johnson e o time não achou outro alvo pra compensar. São várias carências, mas o time também tem bastante valor. O ponto de interrogação aqui é o Fitzpatrick. Será que ele consegue voltar àquele nível do começo da temporada, ou aquilio era um fluke e o verdadeiro Fitz era esse que ta jogando tão mal que está afundando o time? Eu não sei dizer, mas não coloco a mão no fogo...


Aguardem a segunda parte do nosso Epílogo!

Um comentário:

  1. To curioso pra ver o que o Colts fará para perder do Jags...realmente é uma tarefa complicada

    ResponderExcluir