Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Palpites para a semana 15 da NFL

Começando desde o começo:

FALCONS ganha do Jaguars
Cowboys ganha do BUCS
Não foram exatamente as apostas mais difíceis, né? Eu até achava que o jogo do Falcons ia ser um pouco mais apertado, mas não via o Jaguars ganhando nem com a mãe do Blaine Gabbert apitando, imagina em casa e com um juiz neutro. E eu prometi que não ia mais falar mal do Bucs por enquanto, então... Não acho que o Tony Romo vá ter condições de perder esse jogo. Falo mais disso no resumo da rodada.


Agora, vamos aos jogos de domingo, time que joga em casa em caixa alta:

Barcelona ganha do Santos
Mas vou torcer muito para o contrário. Só não consigo imaginar o Messi indo pra cima do Durval e do Edu Dracena e não dar risada. Ta bom que da última vez que o Puyol enfrentou um time brasileiro ele levou um baile histórico do Iarley, mas... Bem, de volta à NFL, ninguém aqui quer me ver falando de futebol.



Seahawks ganha do BEARS
O Bears tem uma defesa boa, e eu até acho que iria aos playoffs se o Matt Forte não tivesse se machucado, mas quando o Forte saiu machucado, o Bears tinha que saber que com o Caleb Hanie de QB - sem um RB multidimensional e dominante - não ia levar o time a lugar nenhum. Pra mim o tinha tinha que ir atrás de algum veterano, oferecer um contrato só até o final da temporada e rezar pelo melhor, mas depois de duas derrotas o time já deixou bem claro que não vai fazer isso. Está aceitando perder essa temporada. Se for o caso, então é melhor já ir se preocupando com coisas como reassinar o Forte, melhorar a linha ofensiva e achar um bom jogador de secundária OU WR no Draft (embora eu goste do Earl Bennett). Porque com o Hanie, esqueçam a temporada.

Aliás, por mais maluco que seja, podemos ver o Seahawks nos playoffs! O time enfrenta Bears e ainda encara o Cardinals na última rodada, com o Marshawn Lynch jogando o melhor futebol americano da carreira. Se eles conseguirem vencer o Niners no Candlestick Park na semana que vem - um grande se - eles tem tudo para terminar 9-7, o que pode garantir uma sexta vaga nos playoffs se o Lions continuar se autodestruindo e com o Bears jogando essa bolinha no ataque. O quão bizarro seria isso??



Dolphins ganha do BILLS
Um time que eu até achei que tava embalando, é melhor do que seu record indica e está jogando sem técnico morfético jogando contra o time-que-não-deve-ser-mencionado. Esse vai ser um dos piores jogos da rodada. Passem longe.

Aliás, tangente rápida: O Darren Sproles está jogando muito e o Saints saiu ganhando ao deixar o Reggie Bush sair pra ficar com ele, mas o Bush até que se adaptou - lentamente, mas adaptou - ao posto de principal RB do Miami. Já são uns três ou quatro jogos de mais de 100 jardas e ele tem conseguido boas sequencias na Liga. Ainda acho que ele sozinho não da conta por 16 jogos e não gostei do que o Daniel Thomas apresentiu como seu companheiro de backfield até aqui.



Packers ganha do CHIEFS
Contagem regressiva: Dois...



Titans ganha do COLTS
Contagem regressiva: Dois...

Ok, eu ainda acho que o Colts vai perder aqui, e também acho que vai terminar 0-16, mas o fato é que o Colts tem uma sequência de jogos razoável para evitar de entrar pra história desse jeito inglório. Relevem por um segundo que o QB do time é o Dan Orlovsky e que a defesa é uma desgraça, e os RBs não conseguem nem correr atrás de um cachorro quente... Enfim, o Colts pega (em casa) o Titans com o Jake Locker possivelmente fora e com o Chris Johnson ainda jogando mal, depois enfrenta o Houston "Não-Quero-Meu-Time-Enfrentando-Esses-Caras-Nos-Playoffs" Texans e fecha contra o Jaguars. Não é exatamente fácil, mas da pra falar que existe uma chance, especialmente contra o Jaguars. Não vão perder o Andrew Luck de jeito nenhum, não era hora de dar um gás e tentar vencer um jogo que seja?



GIANTS ganha do Redskins
O Giants é um time que adora enganar, que adora fazer o difícil ao invés do fácil e surpreende todo mundo em jogos muito fáceis com derrotas, eles sempre fazem o contrário do que é esperado. E esse é o típico jogo que o Giants sempre perde: Favorito, em casa, embalado, precisando de uma vitória pra se manter no topo da divisão, contra o REx Grossman... Ou seja, tudo a favor, nada contra, e o Giants sempre vai lá e perde. A verdade é que esse jogo é previsível demais pra ser uma derrota vergonhosa do Giants que ninguém espera - a essa altura do campeonato, todo mundo espera uma derrota nesse jogo. Por isso eles vão ganhar e enganar todo mundo de novo. Com virada do Eli Manning no quarto período, claro. Tem sido um monstro nos quartos períodos o Eli. Não está na extrema elite da NFL (Tom Brady, Drew Brees, Aaron Rodgers, Peyton Manning), nem no nível do irmão, mas com certeza é um QB de elite na Liga.



BENGALS ganha do Rams
O Bengals teve uma sequência brutal, então nada melhor do que um jogo contra o Rams pra recolocar o time nos eixos, não é mesmo? Eu achava que o Bengals ia pros playoffs, mas acho que o Jets fez o que tinha que fazer, o Bengals (que ainda enfrenta o Ravens) não conseguiu surpreender em uma divisão muito mais difícil, e agora está numa situação bem mais difícil e não depende mais só de si mesmo. O Jets também não tem o jogo mais fácil do mundo esse semana, mas o Bengals ainda precisa fazer sua parte, especialmente ganhar do Ravens na semana 17. Mas por enquanto, vida mole aqui contra o Rams do Kellen Clemens.



TEXANS ganha do Panthers
Eu achava que o Panthers ia brincar de estragar a vida dos times de playoff aqui, mas o Cam Newton deu uma decaída, o resto do time está a mesma droga de sempre, e agora o calouro enfrenta uma das melhores defesas da NFL, mais vida dura pro moleque. Analogamente, eu esperava que o Texans ia ter alguns problemas com o TJ Yates (Que tem jogado muito bem), mas seu jogo terrestre é muito forte, sua defesa continua com a mesma pegada de sempre e seu QB está fazendo o simples muito bem. Somando as duas coisas - lembrando que a defesa terrestre do Panthers só não é chamada aqui de queijo suiço porque é uma ofensa a um queijo tão simpático - eu acho que o Texans continua sua caminhada rumo a um 1st round bye por aqui.



Saints ganha do VIKINGS
Jogo que pode ser um pouco enganoso aqui, com o Mark Ingram fora, que pode ser mais perto do que a gente imagina... Mas o Saints não vai conseguir perder esse jogo. O Saints não depende só de si para conseguir a 2nd seed, depende de uma derrota do Niners, mas com o Niners enfrentando o Steelers no melhor MNF das últimas semanas, o Saints tem que gostar das suas chances. A derrota do 49ers pro Cardinals semana passada caiu do céu pra um time que parecia não brigar por mais nada até chegar a pós temporada. E por isso acho que o gás do Saints pra vencer o Vikings vai conseguir salvar o pescoço do time em Minneapolis.



LIONS ganha do Raiders
A melhor pergunta aqui é: Quem vai cometer mais faltas? Ainda aposto no Lions pra ganhar esse duelo em particular entre os dois times que mais cometem faltas da Liga. Aliás, se eu sou o Jim Schwartz, eu coloco o Ndamukong Suh de OG só pra ver ele enfrentando o Richard Seymour, vai ser outro duelo particular pra ver quem é expulso primeiro. Com tantas disputas interessantes, porque a gente ainda liga pra futebol americano bem jogado, mesmo?

Aliás, a defesa do Lions tem jogado mal e o time está se autodestruindo com faltas, mas o Matthew Stafford merece algum crédito por ter conseguido aprender a jogar com seus outros alvos quando o Calvin Johnson tem cobertura tripla. Os WRs tem aparecido bem (em especial o Titus Young) mas o Stafford tem feito um bom trabalho achando seus alvos. Essa variação vai ser muito importante nos playoffs se o Lions quiser ter alguma sorte... Embora eu ainda ache que o time não vai longe enquanto não parar com as faltas.



BRONCOS ganha do Patriots
Tom Brady contra Tim Tebow, eu não vou perder esse jogo por nada no mundo! Nada!! E a verdade é que eu acho que esse é um ótimo matchup pro Denver: O Pats é um time que tem tido problemas com pressão vindo das laterais (Elvis Dumervil e Von Miller mandam beijos), que tem uma defesa muito ruim pelo chão e ainda pior pelo ar, ou seja, um time que vai ter dificuldade de parar o ataque do Broncos mesmo ele sendo uma droga durante três quartos. Quer dizer, a defesa do Pats teve dificuldade com Rex Grossman e Dan Orlovsky. Não é difícil imaginar um bom jogo do Tim Tebow, um jogador que tem melhorado nos passes a cada semana, conseguindo pontuar com consistência. É verdade, é o melhor ataque que o Tebow enfrentou, mas também é a pior defesa. Acho que vai ser decidido no quarto período com uma campanha do Tebow no finalzinho (ORLY??). Ainda não estou convencido desse Patriots.



CARDINALS ganha do Browns
Outro time que pode roubar a sexta vaga nos playoffs da NFC, que também enfrenta um jogo fácil essa semana e o Seahawks na semana 17. O problema - assim como Seattle - é o jogo no meio do caminho, contra o Bengals fora da casa. Mas tudo bem, por enquanto vai conseguir ganhar do Browns do Seneca Wallace. E sim, eu ainda acho que o Browns deve ser punido pelo que fez com o Colt McCoy quinta feira. E exemplarmente, pra não se repetir mais. É sério.



EAGLES ganha do Jets
Pra mim essa é a grande chance do Bengals ir aos playoffs, porque o Jets deve perder semana que vem do Giants e ganhar na última semana do Dolphins. Como eu acho que o Bengals vence dois jogos e perde do Ravens, esse é o jogo que pode definir a 6th seed da AFC. E não é um jogo fácil, eu ainda acho o Jets um time bem mediano. Mas é um time mediano consistente, ao contrário do Eagles, que é um bom time com um problema quase obsceno de inconsistência. Se os dois times jogarem o que sabem, o Eagles ganha, mas eu questiono a capacidade desse time de jogar bem consistentemente. Mas na Philadelphia, com aquela secundária enfrentando o Mark Sanchez, eu confio numa vitória do Eagles. É sério. Não me perguntem porque.



Ravens ganha do CHARGERS
O azar do Chargers é que o Tim Tebow está na NFL, senão o time iria ressurgir das cinzas mais uma vez em dezembro pra ganhar a divisão, ainda mais com o Raiders todo estrupiado por lesões e jogando essa bolinha. Acho até que vai ser um excelente jogo, mas sem o Marcus McNeil eu acho que o Terrell Suggs vai fazer a festa e isso vai fazer a diferença. O Chargers é um time melhor do que o seu record indica e possivelmente até termina na frente do Oakland Raiders, mas... Não na frente do Broncos. Não na frente de TEEEEEBOOOOOW!!



NINERS ganha do Steelers
Jogão, e eu explico minha decisão: James Harrison não joga, suspenso. Patrick Willis provavelmente está fora, machucado (Não deve voltar antes dos playoffs). Pra mim a defesa do 49ers é um tantinho melhor que a do Steelers, só peca pela falta de um playmaker na secundária. Mas pra mim o ataque do Pittsburgh é muito melhor do que o do Niners, e isso que faz a diferença. No entanto, o Niners tem uma defesa terrestre assassina e o ataque terrestre do Pittsburgh não é nada demais, então o jogo aéreo vai ter que aparecer. E eu acho que o Big Ben Roethlisberger não vai jogar, e com o Charlie Batch de titular eu não acredito que o ataque do Steelers vá produzir muito. No final, eu acho que esse jogo vai ser definido em duas frentes: Especialistas, e turnovers. Pra mim, o 49ers leva vantagem no primeiro. O segundo é uma questão de quem comete menos, e pra mim o Steelers sem Harrison perde mais em termos de forçar turnovers que o Niners sem Willis. Além disso, o ataque do Niners é melhor do que o do Steelers com Batch, então eu aposto no Niners se o Big BEn não jogar. Se ele jogar, aposto no Steelers. Simples, não?

3 comentários:

  1. ``No final, eu acho que esse jogo vai ser definido em duas frentes: Especialistas, e turnovers. ``

    nesse aspecto foi no alvo. O que o punter dos niners empurrou o time dos metaleiros nao ta' escrito. Impressionante.
    E os turnovers permitiram o SF pontuar. Jogo definido, agradecemos. NE seed 1 na americana (so' pra perder em casa de novo com essa defesa ridicula)

    ResponderExcluir
  2. Engraçado mais a defesa do NE contra o Broncos foi bem depois do 1º quarto.

    ResponderExcluir
  3. A defesa do NE foi bem, mas teve ajuda da lesão do mcGahee. Além disso, um problema grave do Broncos que o Pats tirou vantagem é o fato deles serem muito melhores trabalhando no play action, mas pra isso sua linha ofensiva tem que segurar o adversário por mais tempo, e ela é ruim demais. Pats fez a festa com isso.


    E esse jogo do Andy Lee me lembrou um jogo de playoff entre Colts e Chargers em 2008 (No dia anterior à FUvest, lembro que fiquei até 3h e 30 acordado e fui fazer a prova zumbizando) que o Chargers venceu na prorrogação com TD do Sproles, mas o grande responsável pela vitória foi o punter Mike Scifres, que colocou o Colts QUATRO VEZES dentro da sua 6-yard line, inclusive duas na linha de 1 jarda.

    ResponderExcluir