Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sábado, 7 de janeiro de 2012

NFC Wild Card Round

Yep, estamos em cima da hora, eu sei. Hora de dar uma passada pelos playoffs por parte da NFC. E como nunca é demais lembrar, a NFC é uma conferência muito melhor que a AFC, motivo pelo qual eu acho que esses jogos vão ser muito mais divertidos que os da outra conferência.

Duvida? Pense na 6th Seed da NFC, o Detroit Lions. Se ele estivesse... Digamos, no lugar do Texans... Você realmente duvidaria da possibilidade do Lions ser campeão de Conferência? Você ia pelo menos pensar duas vezes, perguntar pro seu amigo, olhar os cruzamentos e ver o quão saudável está o tornozelo do Big Ben Roethlisberger antes, certo? Na NFC, ninguém considera essa posibilidade. Pense bem, os três melhores times da NFL jogam na NFC, e o 6th Seed da NFC seria o quarto melhor time da AFC por muito pouco, e dependendo de como a defesa se comportar ele pode eventualmente disputar com Pats e Ravens o posto de o melhor!! Pra mim isso indica alguma disparidade de forças entre as conferências. Eu como meu chapéu do Indiana Jones se um time da AFC for campeão.

Na NFC, temos as seguintes Seeds: 1. Packers 2. 49ers 3. Saints 4. Giants 5. Falcons 6. Lions. Saints recebe o Lions, e Giants recebe o Falcons. O vencedor de maior seed enfrenta o Niners, o de pior o Packers. 

Alias, só eu acho que ao invés dessa regra de "o pior seed pega o 1st", a deveriam criar uma que diz que  "o 1st seed tem o direito de escolher quem ele quer enfrentar"? Se o Lions vencer e o Falcons também, eu tenho certeza que o Packers prefere jogar o Lions pro Niners e enfrentar o Falcons. Mas seria o contrário. Não parece injusto? Bem, chega de divagar, vamos aos jogos.


Um preview do jogo de sábado que vale mais que mil palavras...

Detroit Lions at New Orleans Saints
Antes de mais nada, preciso deixar claro que eu não tenho absolutamente nada contra o Matthew Stafford. Na verdade, acho ele muito bom. Ele as vezes é um pouco descuidado com a bola, mas ele é muito prolífico, tem um braço muito forte e se desenvolveu muito durante a temporada, especialmente achando os recebedores do seu time que não chamam Calvin Johnson e poderiam jogar de ala de força no Detroit Pistons. Na verdade, o ataque aéreo é a única coisa nesse confronto que não me preocupa pro lado do Lions. Tudo bem, eles vão ter que fazer melhor do que o 2-13 em conversões de terceiras descidas que tiveram no primeiro confronto contra o Saints, mas não é a maior preocupação pra um Quarterback que passou das 5000 jardas aéreas na temporada. A defesa do Saints não é nada demais e, embora a aérea tenha alguns bons jogadores, ainda é uma unidade bem vulnerável pela falta de pass rush e de safetys que façam a cobertura eficientemente à boa dupla de Cornerbacks da equipe. Ficaria surpreso se o Stafford tivesse muitas dificuldades ao longo do jogo.

O problema do ataque do Lions é que ele não pode, sob hipótese alguma, se limitar ao jogo aéreo. O Saints é bom demais e tem um ataque explosivo demais pro Lions tentar a sorte num jogo rápido de pontuação muito alta. Se o Lions jogar o jogo do Saints, vai perder. Nenhum time na NFC joga o jogo do Saints melhor que ele, tirando talvez o Packers, e possivelmente nem ele. Eu sei que o jogo aéreo é o forte do Lions, e não estou falando que eles devem deixar o jogo aéreo de lado - pelo contrário, sempre que houver a chance eles devem passar, perder a chance de marcar TDs é ruim - mas eles não podem se comprometer exclusivamente com ele. Pelo contrário, na medida do possível devem buscar desacelerar o jogo. Esse é o ponto fraco do Detroit, especialmente para brigar contra Saints e Packers: A falta de um jogo terrestre. Desde a lesão do Jahvid Best, o time ficou sem um RB confiável. Tudo bem, o time com o Best não era tuuuudo isso, mas tinha alguém pra função. Desde então, o time tentou várias alternativas e o que chegou mais perto do sucesso foi o Kevin Smith... Que, claro, machucou. Independentemente de quem seja, o Lions vai ter que sair da zona de conforto pra tentar evitar o ataque explosivo do Saints. Jogar pelo chão, encurtar as descidas e especialmente controlar o relógio é o caminho pro sucesso.

Claro que o time tem que ganhar jardas pelo ar, acionar o Calvin Johnson e pontuar sempre que tiver a oportunidade, mas entre conseguir uma first down de 12 jardas através de dois passes errados e um certo e duas corridas e um passe curto, o Lions sem dúvida deve pegar o segundo. Quanto mais tempo o Lions tiver a bola, menos tempo Drew Brees vai ter dentro de campo pra destruir a defesa do Lions. Porque o problema aqui é justamente a incapacidade da defesa do Lions de parar o ataque do  Saints. Essa é a mesma defesa que tomou 480 jardas e 6 TDs do MAtt Flynn semana passada!! Tudo bem que o ataque do Packs é excelente e o Flynn é um bom jogador, mas isso é um pouco demais pra tomar do QB reserva sem seu melhor WR. A verdade é que a defesa do Lions tinha uma grande força, que era a pressão no QB, ams nem isso essa defesa tem conseguido mais. Está ajudando que o Ndamukong Suh está tendo mais destaque pelas confusões que pelo futebol e não está sendo o jogador dominante que foi. Se o Lions tivesse uma secundária fosse capaz de se aguentar sozinha, ótimo, jogue pra quantidade. Mas o Lions não tem isso e não está nem podendo contar com um pass rush, especialmente porque a linha ofensiva do Saints está jogando bem demais. Sabia que o Brees só foi sackado cinco vezes nos ultimos oito jogos da equipe, todas vitórias?

O Lions tem o roteiro estabelecido pra vencer um time como o Saints: Correr com a bola, avançar lentamente, sempre que der pontuar, controlar o relógio, manter o ataque adversário no banco... E quando esse ataque entrar você tem que jogar em cima do QB, babando no cangote dele e evitando que ele pegue o ritmo. É possível visualizar o Lions executando esse plano de jogo eficientemente? Eu acho difícil. Vocês estão vendo percebendo aonde chegamos? O Lions, pra conseguir maximizar suas chances de vencer, tem que jogar em um estilo de jogo que eles não conseguem executar! Eles não tem o pessoal, eles não tem a prática, eles não tem a menor condição de colocar isso em prática contra o Saints, fora de casa. Não vai acontecer - o que quer dizer que o Lions vai partir pro duelo de pontos e confiar no braço do Matthew Stafford e no talento de dizer "Jogue pra cima que eu pulo e pego!' do Megatron. Eles estão batendo de frente contra um time que é muito superior a eles, fora de casa, num Dome, com o segundo time mais indisciplinado de toda a Liga, que não só se autodestrói com faltas mas também com jogadas imbecis e erros infantis... E jogando no estilo que o adversário mais gosta!!

Do lado do Saints? Eles são o time mais embalado da NFL no momento (eu, como torcedor do Niners, tenho mais medo deles que do Packers), tem o ataque mais devastador da Liga (eu coloco eles um teco na frente do Packers e do Patriots nesse momento porque nenhum outro QB está jogando como o Brees e porque é um time que consegue correr bem com a bola), e são absolutamente invencíveis em casa. Sinto muito, mas é verdade, nenhum time é capaz de vencer esse  Saints jogando no Superdome, e é por isso que a vantagem do mando de campo é tão importante pra Niners e Packers. Você está colocando o Brees e um ataque que tem destruído adversário atrás de adversário (Giants e Lions, dois bons times, estão na sequencia) contra uma defesa que foi destruída pelo Matt Flynn semana passada e que ainda vai deixar o Saints jogar no estilo que mais é eficiente? Eu até acredito que exista uma chance do Lions conseguir destruir a defesa do Saints logo de cara, conseguir uma ou duas posses de bola extra (Um onside kick de repente, um turnover oportuno...) e montar uma vantagem até que a falta de um RB pra administrar a vantagem pese no final, mas é a mesma chance do... Digamos, do Giants ganhar o Super Bowl do Patriots em 2007. Aconteceu, é possível, mas se o jogo se repetisse 20 vezes, o Pats venceria 19. Não é que o Lions não tenha chance... Mas eu não consigo ver o Lions vencendo o Saints, com o Brees nessa fase tão boa, em New Orleans, incapaz de correr com a bola ou se impor na defesa. Eu simplesmente não consigo.

Palpite: Saints, e não vai ser por pouco... O Spread de Vegas (-10,5) até me parece pouco.


A ideia aqui era falar dos dois jogos, mas acabei chegando tarde e me alongando demais nesse aqui. Amanhã cedo sai a segunda parte.

2 comentários:

  1. "Eu como meu chapéu do Indiana Jones se um time da AFC for campeão."

    sorte que vc não tem chapéu do Jones. Aposta alta em jogo único nunca é bom negócio.

    ResponderExcluir
  2. HAHAHAHA fato. Mas eu não vejo nenhum time da AFC (Tirando um Steelers saudável) melhor que Saints e Packers.

    ResponderExcluir