Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Como assistir ao Super Bowl?

Hora do post mais importante (ou pelo menos o mais lido) do ano no TM Warning, nosso post ensinando às pessoas a como assistir ao Super Bowl. Esse post já foi feito ano passado, então em boa parte ele vai ser igual ao do ano passado, mas como algumas mudanças importantes aconteceram, vale a pena refazer o dito cujo. Nosso post sobre o Super Bowl sai amanha ou, no máximo, até sabado a tarde.

Então vamos responder às duas perguntas que mais trazem gente a esse blog pelo google: Como ou onde assistir ao Super Bowl? Vamos às cinco possíveis formas, que eram quatro até ano passado.

A) Televisão
A TV é, de longe, o meio mais fácil de se assistir à NFL, especialmente nesse ano que a ESPN deu de louca e transmitiu uns 80 jogos do calendário (agradeço imensamente!). Embora a Bandsports não vá transmitir esse ano a grande final do futebol americano, a ESPN e a ESPN HD transmitirão in loco (lá de Indianapolis, pra quem não conhece a expressão) o jogo com a dupla Paulo Antunes e Everaldo Marques (E talvez algum outro acompanhante, mas ningúem liga). Não é segredo que eu acho a transmissão do Super Bowl na ESPN a melhor de todas, o sinal é excelente e os envolvidos na transmissão entendem muito do esporte, então sempre recomendo assistir por lá.

Mas pra quem não tem TV a cabo em casa, a grande novidade desse ano é que o Super Bowl será transmitido na TV aberta pela primeiar vez desde os tempos de Band!! Isso mesmo, o Super Bowl será transmitido ao vivo no Esporte Interativo. Eu acho que é o primeiro jogo de futebol americano que eles passam por lá, então não da pra saber como será a transmissão, mas só pelo fato de ter um canal passando o SB na TV aberta já está bom demais, aumenta muito o alcance do esporte e do jogo, e eu não posso senão aplaudir essa iniciativa do Esporte Interativo.

Então, teremos duas transmissões na TV daqui do Brasil, na ESPN e no Esporte Interativo. Se o seu plano de TV a cabo pegar aquela renca de canais estrangeiros, pode tentar a NBC, nos EUA, ou a Sky Sports, da Inglaterra. Mas ninguém garante que os ingleses não confundirão com um jogo de Rugby na metade do caminho.


B) Rádio
Essa alternativa só abriu esse ano e talvez não seja a mais interessante pra um jogo de futebol americano, mas sem dúvida é uma forma de acompanhar a partida que pode ser um último recurso pra quase qualquer um. A Rádio Estadão ESPN (AM 700, FM 92,9 e que também pode ser acessada pelo link http://radio.estadao.com.br/) vai transmitir, em conjunto com a TV, toda a partida de domingo a noite. Ou seja, com Everaldo Marques e Paulo Antunes de novo. Não é exatamente a opção mais glamourosa, mas não depende de estar perto de uma TV (rádio é mais fácil de se ter de forma portátil). Além disso, convenhamos, quem aqui nunca escutou uma partida de futebol pelo rádio? Não deixa de ser emocionante, e não pode ser tão diferente assim. Mais uma bela iniciativa pra aumentar a divulgação do esporte!


C) Links alternativos
Todo mundo que gosta de esportes já deve ter assistido a alguma coisa pela internet, especialmente quem gosta de esportes cuja cobertura na TV brasileira seja limitada. Eu já usei pra futebol, futebol americano, tenis, basquete, NCAA (Basquete e futebol americano), baseball... E não é exatamente ruim, sua qualidade as vezes não é das melhores e depende muito da sua internet, mas no geral costumam funcionar. 

O problema dos links alternativos é justamente o fato deles serem... Bem, alternativos. Não são oficiais, não estão autorizados a transmitir a partida, e por isso estão sujeitos a sair do ar a qualquer instante. Por outro lado, justamente por operarem sem autorização, eles são inúmeros e surgem novos a cada minuto. Não é difícil procurar na internet e achar links de modo geral, você vai achar algum 95% das vezes. Mas se você souber aonde procurar, fica mais fácil, então lá vão algumas dicas. O site que mais gente me disse que usa pra assistir a jogos é o http://www.atdhenet.tv/, um site que redireciona você pra vários streams diferentes de acordo como que você quer assistir. Outro que as vezes tem programas úteis mas que é mais chato de usar e nem sempre tem algo que preste é o http://www.veetle.com/ , mas eu recomendo tentar o ATDHE antes, mais variado e confiável. Esses streams são um pouco instáveis e podem acreditar que muita gente vai estar atrás desses links alternativos pra assistir ao jogo, e por isso eles podem acabar ficando um pouco sobrecarregados. As vezes o ATDHE tem um limite pra usuários de um mesmo país e embora o próprio site ofereça um programa pra burlar isso, as vezes é um pouco cansativo e não seria de estranhar que as transmissões ficassem caindo bastante por causa do grande número de pessoas assistindo à mesma coisa.

Outro site bom é o Rojadireta ( http://rojadirecta.me), bem conhecido também da galera que apela pros links alternativos. Qualquer coisa podemos apelar para o bom e velho Justin TV (www.justin.tv)... Ok, talvez só velho, faz algum tempo já que ele não é mais tudo isso, mas é uma boa fonte de apelação em último caso. Conforme formos descobrindo mais links alternativos, viremos postar aqui e divulgaremos, então fiquem espertos. Quem souber de mais algum endereço fácil coloque por favor nos comentários que a gente integra ao texto.


Meu amigo Mugen lembrou do www.assistatvonline.com, disse que é só entrar e escolher ESPN ou ESPN HD. A qualidade não é a melhor do mundo, mas é em portugues. O Unknown também sugeriu outro endereço para o ATDHE, http://atdhe.eu . Eu nunca usei esse link, uso o que está acima, mas dei uma olhada nele e pareceu bom, então fica a sugestão. Lembraram também do clássico Firstrow, mas esse site foi tirado do ar pelo FBI e até agora não estabilizou em novo servidor, estamos no aguardo.


D) Bares e restaurantes

Em várias cidades do país, as pessoas tem se juntado para assistir ao futebol americano, principalmente nesses playoffs. Bares e restaurantes tem passado as transmissões e as pessoas vão lá para assistir, se reunir, festar e curtir umas bebidas ou salgados enquanto assiste à NFL. Sei que durante várias partidas a galera se reuniu aqui em Sampa no O'Malleys, por exemplo. Tenho lido vários comentários, das mais diversas cidades, sobre algum bar ou restaurante que está tomando essa iniciativa pro Super Bowl, e até algumas festas com esse tema. 

Talvez o mais conhecido seja a cadeia americana de restaurantes Applebees, que transmitiu muitos jogos ao longo da temporada no seu Espaço NFL e que irá ter transmissões em todos seus restaurantes no domingão. Segundo uma testemunha ocular, ontem durante o jantar em um restauranet Applebees de Sampa "uma GALERA vestida com uniformes e equipamentos em geral entrando, se tackleando pelos corredores e gritando "SUPER BOWL DOMINGO NA ESPN!!""... Eu confesso que isso me animou. Talvez até eu passe num Applebees nesse domingo a noite só pra ficar bêbado, esquecer da existência do Kyle Williams e gritar algo idiota como "EI EI EI ELI É NOSSO REI" abraçado a um barbudo que eu nem conheço enquanto o Victor Cruz dança salsa na End Zone. Droga, olha o que aquele maldito jogo fez comigo...

Não sei muitos outros casos desse tipo especificamente, mas se vocês procurarem na cidade de vocês devem achar algum lugar onde vai ser transmitida a partida. Eu sei que o Applebees tem restaurantes em Sampa, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre, mas não sei de outros. Se alguém souber de algum  restaurante ou barzinho que transmitirá o SB na cidade que mora e quiser divulgar, pode colocar nos comentários ou mandar um email pra tmwarning@hotmail.com que eu publico aqui no blog.

E) NFL.com
No site da NFL (www.nfl.com) tem uma seção que chama Game Pass (www.nfl.com/gamepass), que é equivalente ao League Pass da NBA, ou seja, onde você compra um pacote e tem o direito de assistir jogos online. O Game PAss tem pacotes a serem comprados, o que torna menos atraente, ainda mais que os pacotes são para os playoffs como um todo (20 dolares) ou um que inclui playoffs, offseason e draft como um todo (60 dolares). Em contrapartida, o sinal é extremamente estável, a qualidade é excelente (dependendo da sua internet, claro) e é garantido que estará lá.

Mas mais fácil é que o próprio site da NFL oferece uma opção que diz "Assista ao Super Bowl online ao vivo" no link http://www.nfl.com/superbowl/46/live/sunday?module=HP11_hot_topics. ISso se aplica tanto pra computadores como pra smartphones. O site não da informações sobre como isso será feito, mas não deixa de ser um stream ao vivo pela internet que, mesmo se for pago, será mais barato que os 20 dolares do Game Pass. Vale a pena manter um olho nesse site pra ver como será feito, talvez até de graça e, se for o caso, é de longe a melhor opção online ou via smartphone porque terá a melhor conexão.


Espero que esse post seja útil aos que procuram uma forma de assistir ao Super Bowl. Quem tiver informações para ajudar a melhorar essa lista por favor nos mande um email ou deixe um comentário ai embaixo que vamos atualizar aqui. Fiquem de olho que atualizaremos com informações o tempo todo, e até o próximo post.

6 comentários:

  1. O firstrow foi tirado do ar pelo FBI. Ouvi dizer que ele tinha achado um novo host, mas nao sei qual é. Assim que eu souber qual é eyu atualizo.

    Atdhe funciona naquele link que eu mandei la em cima também, mas vou incorporar no texto.

    Valeu pela ajuda galera!

    ResponderExcluir
  2. Não é a primeira vez que acontece isso com o firstrow da última vez não demorou 24 horas e já estavatava hospedado novamente. Antes era soccertv...

    Parabéns pelo blog acompanho diariamente mais não comento porque começei a acompanhar o esporte a pouco tempo e não sei muito, leio o blog há alguns meses como indicação do bolapresa haha

    ResponderExcluir
  3. Hmm preciso me lembrar de agradecer ao Denis depois hehe

    Comente sempre que quiser, é sempre bem vindo. Sempre que tiver alguma dúvida não hesite em perguntar!

    Também, se você quer aprender um pouco mais do esporte, sugiro nossa série "Especial NFL", que você pode encontrar ai na barra lateral. Ele conta um pouco da história da liga, como ela funciona atualmente e sobre o jogo em si (posições de ataque e defesa, por ex). É uma boa base, se interessar.

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Eu li tudo antes de começar a acompanhar o esporte aliás quando começei a ler foi bem na época em que esses posts foram lançados início dessa temporada dentro do Lockout da NBA.
    O time que eu ia acompanhar foi fácil sempre falam dos times de Boston no celticsbrasil e na NFL é o New England então não deu outra e olha que sorte no primeiro ano acompanhando Super Bowl - GO PATS

    ResponderExcluir