Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Mailbag 1.0 - Mailbag Practice

Então finalmente chegou o grande dia, nosso primeiro (E talvez último, vai saber...) Mailbag. Recebemos alguns emails (A maior parte depois que eu reclamei no twitter que não chegaram emails, mas enfim, deixa eu comemorar em paz!) e acho que já da pra fazer a primeira edição do nosso Mailbag, apelidado carinhosamente de Mailbag Practice. Não é tão grande, é a primeira vez, espero fazer outros maiores no futuro... Só Practice. Se você não sabe do que eu estou falando, corra ao youtube para ver uma das entrevistas mais bizarras de todos os tempos! E depois clique aqui pra ver o Charlie Sheen quotando essa entrevista numa das melhores frases dos últimos tempos.

Em geral, eu gostei do resultado, muitas perguntas interessantes e alguns comentarios divertidos. Daqui pra frente, vou deixar o Mailbag sempre aberto, sempre que quiserem mandem emails para tmwarning@hotmail.com com o título "Mailbag" e as perguntas/comentários/etc que quiserem, e sempre que atingirmos um bom número eu venho e faço outro Mailbag. Certos eventos podem gerar Mailbags especiais, mas ai eu eu aviso. Por enquanto, continuem mandando os emails que sempre que a caixa encher a gente vem e esvazia. 

Agradecendo a todos que participaram do Mailbag e convidando a todos os leitores a mandarem seus emails para os próximos, vamos ao que interessa. Só lembrando que esses são emails de verdade de leitores de verdade.


No Superbowl o Brady recebu a bola do Snap na sua Endzone e foi considerado infração e 2 pontos pro Giants, eu não entendi o por quê? ja tinha visto o QB ser "Sacado" na sua Endzone e nesse caso os 2 pontos foram pro time adversário agora essa do Superbowl não entendi, que regra é essa? - Fabiano Dantas

Quando o Quarterback ou qualquer outro jogador do ataque é derrubado dentro de sua própria End Zone, isso configura um safety, ou seja, a defesa ganha dois pontos e recebe a posse de bola de volta. É o caso do QB sendo sackado dentro da End Zone, o Giants ganharia dois pontos e receberia a bola.

Também existe uma falta no futebol americano que chama "Intentional Grounding". Essa falta é para impedir que o QB, prestes a ser sackado, simplesmente jogue a bola para ninguém e evite perder jardas. Para que o Quarterback jogue a bola fora de forma "legal", o passe tem que ir para perto de algum recebedor (não necessariamente tem que ser para o jogador receber o passe, mas tem que ter pelo menos algum jogador de ataque que possa receber a bola na área em que o passe foi feito) OU o Quarterback pode jogar a bola para algum lugar onde não tenha nenhum jogador desde que ele tenha saido do pocket (Uma zona imaginária logo atrás da linha de scrimmage, entre os cinco jogadores de linha ofensiva - Na imagem abaixo, é a área dentro das duas linhas vermelhas) e a bola passe por cima da linha de scrimmage (onde começou a jogada) antes de tocar no chão. Caso o QB se livre da bola e não tenha nenhuma dessas duas condições, acontece a falta e o time perde 15 jardas e a descida.


O que aconteceu no Super Bowl foi que o Tom Brady cometeu a falta de Intentional Grounding (no caso, ele estava dentro do pocket e jogou a bola para um lugar onde não tinha nenhum jogador de ataque) dentro da sua própria linha de 15 jardas - ou seja, não tinha 15 jardas pra ele recuar como punição pela falta. Quando isso acontece, a falta resulta na marcação de um Safety, e como em qualquer safety a defesa ganha dois pontos e a posse de bola.

Não é toda falta que resulta num safety caso o time não tenha jardas para perder. Geralmente, uma falta nessas situações faz o time recuar metade da distância para o End Zone. Que eu me lembre, apenas Intentional Groundings e Holdings podem virar Safetys nessas condições. Pra quem lembra, no Super Bowl de 2008, aconteceu algo semelhante, um Holding na linha de 4 jardas do Steelers resultou num safety a favor do Cardinals.


Outra coisa, não se vc sabe, mas como são arranjados os times nas divisões? por que pela lógica seriam os times de cidades mais próximas certo,? mas por exemplo o Cowboys está na NFC East com 3 times do leste é meio sem lógica né. - Fabiano Dantas

É um pouco complicado. Os times são organizados dentro da divisão por uma forma meio arbitrária que envolve dois fatores: Minimização das distâncias (Cada time enfrenta os outros da sua divisão duas vezes, então quanto mais próximos forem menos terão de viajar, o que é importante) e história. Os times não surgiram todos juntos, alguns estavam na Liga antes de outros, o que significa que existem rivalidades antigas que ninguém gostaria de desfazer. Dallas e New York ficam a uma distância considerável, mas a rivalidade entre Cowboys e Giants ninguém quer separar os dois, a rivalidade deles é mais importante. Mas por exemplo, a divisão do meu 49ers até alguns anos atrás era Rams, Saints e Bucs. Como a rivalidade de Niners e Rams com Saints e Bucs não eram significantes, não teve nenhum problema em separá-los por questões de logística, organizando novas divisões com distâncias menores.

O que é importante você lembre que os times são organizados em divisões dentro das conferências, e a questão das conferências muitas vezes é mais antiga do que essa logística. Muitos anos atrás, os EUA tinha duas Ligas de futebol americano, a NFL e a AFL. Quando elas decidiram se fundir, os times da NFL se tornaram os times da NFC e os da AFL viraram os times da AFC dentro da nova Liga unificada (Pra saber melhor a história das duas Ligas, recomendo esse post sobre a história do esporte nos EUA do nosso Especial NFL). Os times que surgiram depois não tinham esse vínculo histórico, mas times como Giants e Jets - que já existiam na época do The Merger e pertenciam à NFL e à AFL, respectivamente - acabaram ficando na conferência relativa às suas Ligas, o motivo de porque os dois times de NY pertencem a conferências diferentes. 

Ok, estou on fire pra explicar coisas hoje, vamos aproveitar pra responder à sequência de dúvidas do meu amigo Ricardo "Mugen" Venturelli sobre o Draft.


Vou fazer umas perguntas sobre o draft. Algumas perguntas dependem de respostas anteriores, então fiz algumas suposições de como eu acho que é (se a suposição estiver errada, ignore a pergunta). Vamos lá:
-Quantos jogadores um time pode escolher normalmente (tirando casos que um time troca uma escolha (numa rodada melhor) por duas escolhas (em rodadas mais avançadas)?

Um time, no padrão, tem 7 escolhas de Draft, uma em cada uma das sete rodadas. Claro que ele é livre pra trocar o que ele quiser pra ganhar mais ou menos escolhas, mas mesmo se não trocar nada, ele pode acabar saindo com mais escolhas. Além das 32 escolhas por rodada, o Draft da NFL tem mais 32 escolhas que são as Compensatory Picks, ou escolhas compensatórias. Eu não sei o critério exato usado nessas escolhas compensatórias, mas elas variam da terceira até a sétima rodada e são dadas a times que perderam mais do que ganharam na última Free Agency. Ou seja, se um time perdeu três jogadores caros e assinou só um barato, ela vai ganhar uma ou mais Compensatory Pick pra, como o nome diz, "compensar" a perda. 

Uma vez que essas Compensatory Picks são distribuídas, se tiver faltando um certo número de escolhas pra atingir as 32, elas viram Supplemental Compensatory Picks, ou escolhas compensatórias complementares. Essas escolhas funcionam como o começo de uma oitava rodada de Draft. Se faltarem oito escolhas compensatórias, os oito times de pior campanha (ou os oito que começam Draftando a cada rodada) ganham essas oito escolhas em ordem, que começam após o final da sétima rodada. Se não tiver nenhuma escolha compensatória e sobrarem 32 escolhas, cada time ganha uma escolha no final do Draft. Se forem distribuídas as 32 escolhas compensatórias, então ninguém ganha escolhas compensatórias complementares.

Em resumo: Um time terá sempre 7 escolhas de Draft (Se não tiver trocado elas anteriormente), mas pode ganhar mais escolhas dependendo do quanto o time perdeu na última Free Agency (não há nenhuma "punição" pra quem ganhou mais do que perde) e do quanto sobrar uma vez distribuídas as escolhas compensatórias.


-Os times podem escolher qualquer jogador universitario ou estes devem se candidatar para o Draft? Caso eles tenham que se candidatar, eles podem fazer isso em qualquer um dos (quatro) anos da universidade ou só no último?

Não, qualquer jogador que vá entrar na NFL tem que se declarar para o Draft, e só então ele será Draftado.   Para se declarar para o Draft, o jogador tem que ter terminado o colegial há pelo menos três anos. Isso significa que o jogador não precisa necessariamente ir para uma universidade e jogar três anos antes de se candidatar, ele pode passar um ano fazendo um mochilão pela Ásia, jogar dois anos na Faculdade e dai já se declarar para o Draft mesmo só tendo ficado dois anos no College. 

Claro que todo jogador que quer chegar na NFL sabe que o caminho é muito difícil, e é muito difícil para um cara que não saiu do College pra uma universidade ser Draftado, então esse normalmente é o caminho. Além disso, é muito mais fácil os olheiros da NFL terem confiança num jogador que eles viram jogar bem dois anos do que só um, por exemplo. No caso da NBA (que o jogador tem que esperar um ano depois do colegial pra ir pro Draft), alguns jogadores até preferem ir jogar na Europa antes de ir pro Draft, mas como o futebol americano não tem uma opção de tanto destaque e tão lucrativa, a faculdade é praticamente obrigatória se você quer chegar à NFL.

O tempo antes de se candidatar, portanto, é no mínimo três anos, mas varia de jogador a jogador. Tem jogador que se acha pronto e quer sair logo depois dos três anos, tem jogador que prefere ganhar um ano a mais de experiência ou acha que pode render mais no ano seguinte e assim melhorar seu valor no Draft, etc. Varia muito de caso pra caso.


-Caso seja em qualquer ano, vamos imaginar um jogador em seu segundo ano de universidade se candidata para o Draft, mas nenhum time escolhe ele, ele pode voltar a jogar na universidade (uma vez que ele só disputou duas de quatro temporadas)?

Não pode. Uma vez que o jogador se declarou elegível para o Draft e não foi Draftado, ele se torna um Free Agent e não pode retornar ao College, porque ele oficializou sua transição do esporte amador (o College) pro profissional. Eu confesso que não gosto muito dessa regra, pra mim um FA não draftado deveria poder voltar ao College porque afinal faria mais bem que mal deixar o cara completar seu estudo, mas...


-Os contratos (em termos de anos e de dinheiro) são iguais para todos os jogadores escolhidos no Draft, ou variam de time para time, ou de rodada para rodada, ou ainda de jogador para jogador?

Os contratos não são fixos nem tabelados, mas funcionam da seguinte maneira. Após o Draft, uma parcela do Salary Cap (o teto salarial) de cada time fica destinado apenas para assinar os jogadores que o time Draftou. O tamanho dessa parcela varia de acordo com o número e o "valor" das escolhas, então quanto mais escolhas você tiver e mais cedo elas acontecerem no Draft, maior será o tamanho do seu Cap que você vai ter disponível para assinar seus calouros. Desde que você não ultrapasse essa parte do seu teto salarial, você está livre pra negociar os contratos com seus jogadores draftados. Normalmente o contrato dos jogadores segue um padrão baseado na posição dos jogadores e em que posição eles foram Draftados, mas isso não é absoluto, e esse espaço do Cap serve justamente pra time e jogador negociarem.

Espero ter respondido às suas dúvidas, mas se você quiser uma visão mais geral pode ler um texto meio antigo nosso comentando um pouco como funciona o Draft e o esporte universitário.


Agora outra pergunta que não tem relação ao Draft.
Vamos supor que o time A tenha marcado um TD e vai para a tentativa de conversão de 2 pontos. Então eles vão correr com a bola (ou tentar um passe) e acaba ocorrendo um fumble (ou uma interceptção). Um jogador do time B recupera a bola, ele pode correr até a end zone adversário e marcar um TD ou não? Lembrando que é na tentativa de conversão de 2 ponto. - Ricardo "Mugen' Venturelli

Não na NFL. Na NFL, quando numa conversão de dois pontos resulta num fumble recuperado pela defesa ou numa interceptação, a jogada imediatamente acaba ali, a conversão falha e o time que anotou o TD chuta o Kickoff pra recomeçar a partida. 

Na NCAA e na Canadian Football League, por exemplo, é diferente. Lá, se você consegue um fumble ou interceptação na conversão de dois pontos e leva a bola até a End Zone adversária, o seu time que ganha os dois pontos da conversão, e ai o time que anotou o TD e falhou na conversão chuta o kickoff pra reiniciar o jogo normalmente.




como é decidido quem usa a camisa titular e a reserva? - Vinicius Moletta


Nos jogos normais (Pré-temporada, temporada regular e playoffs), o time que tem o mando de campo escolhe com qual camisa joga. Normalmente ele joga com a camisa titular e o adversário joga com a reserva, mas ele pode optar por jogar com a reserva e aí o adversário é forçado a usar a titular. 


No Super Bowl, que não tem mando de campo, funciona um esquema de revezamento. Num ano, o representante da NFC que usa a camisa titular, no ano seguinte é o da AFC, e por aí vai. O time que vai usar a camisa titular no Super Bowl pelo revezamento não pode optar por usar a reserva na sua vez, por exemplo - tenho certeza que o Pats teria feito isso no último Super Bowl, os uniformes em 2007 foram iguais. Em 2007, quem usou a titular foi o Pats, da AFC. Em 2008, foi o Cardinals da NFC. Em 2009, o Colts da AFC. 2010, Packers, e por aí vai. Ano que vem, o campeão da NFC vai usar a camisa titular no Super Bowl.



Equipe (lol) do Two-Minute Warning - Eduardo MS

Isso certamente não era uma pergunta ou um comentário, era mais a introdução do email, mas só pra comentar que esses dias o Celo falou comigo e disse que ia postar no blog. Depois o blog fica sem posts uma semana e ninguém entende porque. Porque EU ainda acredito quando ele fala isso, hein??


Gostaria que explicasse ao mundo sobre as variações cabulosas do Rugby, como o Futebol Gaélico e o "Aussie rules". 

Comente sobre o incidente do cachorro que invadiu um jogo entre seleções e participou de várias jogadas empurrando a bola, no video a seguir. - Eduardo MS


Nunca tinha ouvido falar, mas parece um rugby misturado com futebol. Pra quem ficou curioso, acho que o vídeo é bem auto explicativo. Acho que esse entra na categoria de esportes mais bizarros que eu já vi na vida... 

E o cachorro já pode jogar no meio de campo do Palmeiras e ainda virar ídolo da torcida.


Por curiosidade, caso tivesse a possibilidade de atuar ativamente na NFL, com um cargo como o de OC, DC ou comentarista da NFL.com, qual escolheria, qual time (se aplicável) treinaria/escrotizaria e porque?

Acho que eu adoraria ser comentarista da NFL.com, imagina ganhar dinheiro pra fazer o que eu faço toda semana aqui no blog de graça? E acho que, sem maldade, eu entendo mais de NFL do que o Jason Smith. Qualquer um entende, na verdade, até o cachorro do vídeo ai em cima. 

Mas acho que se eu tivesse a chance de trabalhar na comissão técnica de algum time, eu seria Coordenador Ofensivo. Ser Head Coach significa agregar todas as funções, coordenar todos os setores do time e, mais importante, lidar com jogadores e técnicos de diferentes personalidades, gostos e estilos, saber deixar todos felizes, manter o grupo unido... enfim, acho que envolve muito mais compreensão e tato do que eu conseguiria cuidar. Mas ser OC envolve muito menos manejo humano e mais tática, trabalhar um estilo ofensivo, playbook, formações, e deixar o controle humano dos jogadores com o HC... Ai sim, seria um trabalho que me atrairia bem mais. Se pudesse escolher, gostaria de trabalhar num time com um bom QB... Acho que o time mais divertido de ser HC deve ser um time como o Saints, que tem uma boa linha ofensiva que lhe permite as mais diversas formações de passe, treinar um time sem uma boa linha ofensiva significa que suas jogadas tem que ter uma válvula de escape pro QB e isso cria uma tendência no seu playbook. Saints ou Texans (QB não tão bom mas com ótimo RB) seriam as duas mais divertidas.


Ultima pergunta: Qual é o esporte mais bizarro que conhece, sem citar o Tazer Football League ou algo assim. - Eduardo MS

Olha, esse que você nos apresentou realmente entra na conversa. E olha que eu já pratiquei quase todos os tipos de esporte que eu conheço, futebol, futsal, futebol de areia, volei, tenis, basquete, baseball, futebol americano, rugby, hockey, ping pong, bocha (sério!)... Mas acho que o posto de esporte mais bizarro fica com o Lacrosse, que aliás é o esporte nacional Canadense - acho que todo mundo imaginava que era o Hockey, inclusive eu antes do intercâmbio.

Imagine um jogo no qual você joga uma bola pros seus companheiros usando algo que lembra uma rede de caçar borboleta mais dura e está sujeito a acertar seus adversários "acidentalmente" com essas redes a qualquer momento... Sem falar que você pode dar cabeçadas e trombadas gerais nos adversários a vontade para tirá-los do caminho e afins. Se isso não é bizarro o suficiente pra você, então eu realmente recomendo o Taser Ball pra você. E uma terapia.


Alias, ultima pergunta: Comente sobre a instinta XFL, e fale sobre o q a NFL poderia usar deles  - Eduardo MS

Primeiro e mais importante, "instinta" me doeu.

Segundo, pra quem não sabe, a XFL foi uma tentativa de criar, em 2001, uma Liga de futebol americano "alternativa" à NFL. No caso, logo após o término da NFL, aquele período cruel quando ficamos sem futebol americano por SETE SÓLIDOS MESES.


Mas é, não deu certo por vários motivos, o primeiro e mais importante é que a gente ja´aprendeu ao longo de muito tempo que ninguém gosta de futebol americano  profissional que não seja o da NFL, várias Ligas alternativas já surgiram ao longo dos anos (a maior e mais importante foi a USFL, na década de 80, que tirou da NFL vários prospects importantes saindos do College e onde jogaram, antes de ir pra NFL, Jim Kelly e Steve Young, por exemplo, e rendeu um excelente documentário da série 30 for 30 da ESPN chamado "Small Potatoes: Who Killed the USFL?" que mostra como a USFL se manteve bem enquanto foi uma Liga secundária, mas que se destruiu quando tentou mudar da primavera para o outono para competir diretamente com a NFL). Além disso, a XFL foi fundada por caras ligados às lutas livres americanas (não estilo MMA de hoje, e sim aqueles Wrestlings combinados, o que fez a Liga ficar com fama de combinada e falsa.


O que a gente pode levar da XFL? Que os EUA não tem espaço pra outra Liga de futebol americano, especialmente se for mal organizada. A USFL, que era extremamente bem organizada, durou alguns poucos anos (tudo bem, porque seu fundador morreu e o idiota do Donald Trump decidiu mudar a Liga pra competir com a NFL, mas enfim...).


Ah sim, a XFL também não tinha coin toss pra começar um jogo, cada time colocava um jogador na linha de 30 jardas, a bola ficava na linha de 50 jardas, o juiz apitava... E o time do jogador que saisse com a bola primeiro ganhava o cara ou coroa. Isso podia existir na NFL. Malditos conservadores...




Comecei a acompanhar a NFL esse ano, torcendo para o 49ers, mas ainda não decidi direito. Como vocês acabaram escolhendo seus times? - Nathan de Castro


Bom, eu torço pro 49ers por uma combinação de fatores. Primeiro, porque meu pai torcia para o 49ers, então desde pequeno eu uso roupas do Niners, escuto falar do Joe Montana e afins. Meu pai torce pro Niners porque morou algum tempo nos EUA - o que lhe deu o amor pelo esporte -, porque o time usava na época um uniforme vermelho, branco e preto e meu pai é sãopaulino fanático desde que nasceu, e porque quando ele começou a acompanhar mais o esporte era a época do Montana sendo Deus em San Francisco. Quando eu fui crescendo, fui baixando vídeos de jogos famosos e de Super Bowls antigos de um site já falecido, e de longe os dois jogadores que mais me impressionaram foram o Montana e o Jerry Rice. Então somado à minha pré-disposição em gostar do time pela influência desde a infância (Tem um video meu com dois anos lançando uma bola de foot e gritando "Touchdown, Steve Young!"), essa admiração pelos dois foi o que me fez torcer pro Niners.


Acho que não tem muito segredo para nós que não moramos nos EUA, lá geralmente se torce para o time da cidade e/ou o time dos pais. No meu caso, a influência do meu pai foi bem importante, mas se não tiver algo assim o jeito é ir assistindo e acompanhando e desenvolver naturalmente, ou então esperar acontecer um momento que te marque. Por exemplo, eu torço pro Red Sox por causa de um jogo que eu vi que o time perdia de 7 a 1 na oitava entrada, e a torcida não parava de cantar, de gritar e de apoiar. O time começou a reagir, a torcida continuou cantando, até que o Sox venceu por 8 a 7. Isso me marcou tanto - a torcida, os jogadores, tudo - que eu comecei a torcer pro Sox.




Conheci o futebol americano mais profundamente graças a uma mangá chamado "Eyeshield 21", que, apesar de toda a fantasia, me fez me interessar pelo esporte e querer saber mais. Quais mídias vocês acham que podem ajudar a trazer fãs para o FA, além da televisão e tal? - Nathan de Castro


Eu sou suspeito pra falar, porque eu ADORO Eyeshield 21. E o pior é que, tirando algumas excessões, Eyeshield 21 não é tão fantasioso assim, a grande parte das "técnicas" dos jogadores existem de verdade, e só aparecem de uma forma mais estilizada e com um nome pomposo. 


Claro, não é todo mundo que gosta do estilo de história e leitura de um mangá, mas pra quem gosta eu recomendo muito Eyeshield 21, a história se desenvolve de um jeito muito legal, os personagens são extremamente bem trabalhados e um dos personagens principais (Hiruma) é o personagem mais legal que eu já vi em toda minha vida. E claro, os jogos de futebol americano são muito bons. Pra quem gostar do estilo, eu recomendo.


Acho que a melhor mídia sempre vai ser a TV, a ESPN tem feito um grande trabalho trazendo o futebol americano pra cá e tudo mais. Mas conheço gente que começou a se interessar e eventualmente acompanhar o esporte por causa de filmes (Any Given Sunday, Blind Side), livros (Blind Side, The Elmira Express, etc), mangás (Eyeshield 21). Acho que enquanto essas coisas continuarem saindo com qualidade na mídia, eventualmente vão vir pro Brasil e atingir uma parte da população. Mas o melhor, a meu ver, ainda são os video games. Acho que na geração atual, os video games - Madden, em especial - são a melhor forma de apresentar o esporte. Não só é divertido, é uma ótima forma de se conhecer mais as posições do jogo, as formações e tudo mais. E claro, a internet, é muito fácil hoje achar na net bons blogs brasileiros com informações e opiniões sobre o esporte. Eu tento fazer minha parte, nosso Especial NFL está sempre ai pra quem quiser, mas tem muitos outros que também fazem um trabalho parecido. O esporte já está quase atingindo no Brasil um nível de alimentar o próprio crescimento, o que é ótimo. Acho que de certa forma tudo isso que está ajudando o esporte no país.




1. Se você fosse montar um time de Foot, como seria a escalação? Utilizando jogadores da última temporada da NFL. - Daniela


Hmm, com base na última temporada da NFL e minha opinião geral sobre os jogadores, meu time pra jogar UMA temporada (ou seja, sem pensar em potencial a médio/longo prazo) seria:


Linha ofensiva: Jason Peters, Jake Long (OT), Jahri Evans, Logan Mankins (OG), Nick Mangold (C).
Ataque: Tom Brady (QB), Adrian Peterson (RB), Larry Fitzgerald, Calvin Johnson e Wes Welker (WRs), Vernon Davis (TE), Vontae Leach (FB).


Defesa 3-4: Jared Allen, Haloti Ngata (DE), Justin Smith (DT), Terrell Suggs, Jason Pierre-Paul (OLB), Patrick Willis, Brian Cushing (ILB), Darrelle Revis, Jonathan Joseph (CB), Ed Reed e Troy Polamalu (S).

Special Teams: Andy Lee (P), Sebastian Janikowski (K), Devin Hester (Retornador)

Esclarecimentos rápidos: Ainda acho Tom Brady o melhor QB da NFL, Adrian Peterson é o melhor RB jogando num ataque horrível, Vernon Davis é um bloqueador melhor que Jimmy Graham e Rob Gronkowsky e tão bom quanto recebendo (só que joga com um QB pior). Gronk e Navorro Bowman tiveram um 2011 espetacular, mas foi só um ano, preciso ver mais antes de colocar eles no meu time. Terrell Suggs e Jason Pierre-Paul merecem mais a vaga do que Demarcus Ware nesse momento.


2. Qual seria sua reação se você visse o "João Montanha"? 


Eu provavelmente me ajoelharia na frente dele e começaria a fazer reverências. Sério. Montana e Rice são inigualáveis tanto como meus jogadores como meus ídolos no esporte. Meu sonho é ter uma camisa autografada pelos dois enquadrada na parede do meu quarto. Não estou brincando. Acho que as reverências ganham por pouco. Não queiram saber quais as outras opções.




3. O que acha do Madden? Porque eu particularmente sou péssima. O NBA é mais jogo (tu dun pss)


Pra mim, Madden 2008 pra computador foi o melhor jogo de esportes já feito na história da humanidade, mas a partir de 2009 pararam de lançar Madden pra computador e focaram nas plataformas (antes que alguém diga que da pra jogar Madden no computador de n maneiras diferentes, pegue Madden 2008 pra Wii, PS3/xBox, e computador. Jogue os três. NÃO é o mesmo jogo, os três são bastante diferentes, e o de computador é infinitamente melhor). Desde então, tenho jogado no Play3, e gosto bastante do jogo. Nunca chegou no nível Madden 2008, mas é um excelente jogo, tanto em termos de jogabilidade como de conteúdo (a única coisa que falta pra mim é uma Seção como "Jogos históricos' com times antigos e tal, que nem o NBA 2k12) e tem melhorado ao longo do tempo. Só que perdeu o posto de "melhor jogo de esportes" pra NBA 2k desde que parou de fazer as versões pra computador.




4. O que acha de Foo Fighters no próximo SuperBowl? É a sua aposta para o ano que vem ou não? Quem você gostaria de ver tocar por lá?


Eu acho que FF é a melhor pedida. É a banda mais popular da atualidade, a música deles é muito boa, e eles são carismáticos - sem falar que gostam de inventar, o que é perfeito para o Super Bowl. Faz tempo que não temos uma banda boa e popular no auge do sucesso tocando no Super Bowl, e Foo Fighters tem todas as qualificações necessárias. Dificilmente eles repetirão um cantor single esse ano, e já faz algum tempo desde o último show de rock por lá... Então acho que sim, é o meu favorito antecipado pro show do ano que vem. 


Meu sonho pra tocar lá seria a formação clássica do Pink Floyd, é claro, mas como o Richard Wright já morreu, aceito que coloquem o Paul McCartney pra fazer o papel de pianista/tecladista. Acho que se juntar os três vivos (Roger Waters, Nick Mason, David Gilmour) já está ótimo, seria um sonho. Paul + Floyd, aliás, é a abertura das olimpíadas de Londres. Eu mato por um ingresso pra essa abertura...




5. Por último, gostaria que mandasse um beijo para o Wilfork, meu queridinho. - Daniela


Minha pegunta favorita do Mailbag, porque eu realmente imaginei por um segundo eu indo tirar satisfação com o Vince Wilfork, e passei os próximos cinco minutos caindo na risada. Sim, ela é a minha namorada Patriota... E ela é apaixonada pelo Wilfork desde aquele Pats e Chargers que ele interceptou um passe e saiu correndo com uma animação tão genuína que foi comovente. Maldito gorducho, eu ainda tinha esperanças quanto ao Niners pra ela...




Gostaria de saber o que você acha que será dos patriots após esse fracasso, as projeções do patriots para o draft, quais seriam as possíveis saidas ou chegadas de jogadores, futuro do Ochocinco, etc - Everton Dalcin


Bom, primeiro de tudo, o Pats é um time que tem uma base montada. Brady, Welker, Gronk, Aaron Hernandez, Jarod Mayo, Devin McCourty e Vince Wilfork, todos devem continuar na equipe. O contrato do Benjarvus Green-Ellis ta terminando, mas o Pats já está em busca de uma renovação. Não acho que o time deva perder ninguém significante no final da temporada (a não ser que você conte o Ochocinco) e a perspectiva é de que o time mais se reforce do que perca jogadores.


O Pats tem duas escolhas de primeira rodada no Draft (Provavelmente vão trocar essas escolhas porque o Bill Belichick tem essa tara estranha) e devem ir atrás de jogadores pra defesa ou de WRs, o único confiável do time é o Wes Welker e como o jogo contra o Giants mostrou, o time tem uma certa falta de Wideouts. Na Free Agency, o problema é que tem uma regra que limita aas contratações dos times top4, que diz que o time só pode adquirir em jogadores o que ele perder. Como tem poucos jogadores de peso saindo, eles ficam limitados a jogadores mais baratos, não terão condições de arrumar algum FA de impacto. O Brandon Lloyd - que é acessível se aceitar um contrato menor - já disse que quer ir pra lá, por exemplo. Acho que caia como uma luva, mas o agente dele tem péssimas relações com o Patriots. É tudo especulação, mas considerando que o time tem duas escolhas de primeira rodada, não deve perder ninguém importante, seus jogadores jovens vão ter um ano a mais pra melhorar e ainda é capaz de achar algum jogador útil subvalorizado na Free Agency - tipo o Lloyd, saindo de péssima temporada - é difícil imaginar que o time não vá ser pelo menos tão bom quanto esse ano. 



Quais podem ser as grandes movimentações de jogadores entre os demais times e as opiniões sobre os jogos das equipes para a temporada 2012, parece que o seu 49ers pegou uma tabela nada fácil hein! - Everton Dalcin


E esse é o motivo pelo qual eu estou morrendo de medo pela temporada 2012 da NFL - Meu Niners vai enfrentar Patriots, Packers, Saints, Bears, Lions e Jets, de longe uma tabela mais difícil do que a desse ano passado. Deve ganhar a divisão porque tirando Patriots, todos da NFC West enfrentam os mesmos times, mas dificilmente ganha mando de campo pros playoffs. O Niners em casa é um dos melhores times da Liga e pode ganhar de qualquer um, mas fora de casa... Eu não tenho a mesma confiança. Nem de longe. 


Acho que a principal história da offseason deve ser aonde irá o Peyton Manning. Acho difícil ele ficar em Indianapolis, e provavelmente ele vai escolher pra onde ir. A melhor escolha pra ele seria o Niners, mas acho que o Niners vai insistir com o Alex Smith, que melhorou muito ao longo da temporada passada. Nesse caso, Jets e Redskins são os principais alvos do Manning. Pra mim o melhor time pra ele ir é o Titans, faz sentido total pros dois (um time que pode virar um candidato ao título com um grande QB se adicionar uma ou duas peças, e o time ganha um titular pra disputar titulos e um mentor pro Jake Locker pros próximos anos) mas dificilmente vai acontecer. O Dolphins provavelmente vai ir atrás do Matt Flynn na Free Agency, e acho que a tendência da offseason vai ser jogadores jovens renovando e os velhos (Brandon Lloyd, Reggie Wayne...) mudando de time.





Gostaria de saber qual o contrato de Jeremy Lin com o New York Knicks. Qual a duração dele, e se há alguma possibilidade de Linsanity sair dos Knicks para tentar um título em algum contender mais forte. - Christopher Chow



Só um ano, mas eu duvido MUITO que o Knicks não de um jeito de estender esse contrato assim que tiver a chance. O meu post sobre o Jeremy Lin vai ser o próximo, mas já adianto que ele é um bom jogador e que tem a característica que esse time do Knicks precisa, então ele é valioso demais pro Knicks perder. Só precisa ver como fica a questão salarial. Do lado do Lin, eu duvido que ele saia, se o Knicks pagar: O Knicks pode pagar mais que os outros, ele é grato ao Knicks por ter dado uma chance a ele e é muito amigo do Landry Fields (Tava morando no sofá dele). Dificilmente ele vai sair disso tudo se não tiver uma grande vantagem em outro quesito. Financeira não vai ser. E será que existe algum contender que possa assinar ele? Miami está muito acima do cap, Bulls não precisa dele, Thunder também não tem o estilo de pagar bilhões por free agents, o Dallas vai contratar o Deron Williams no final do ano e dificilmente o Lakers vai abrir o espaço salarial pra isso se não trocar Gasol ou Bynum, e se o fizer o alvo deles vai ser o Dwight Howard (que aliás acho que não sai de Orlando). Então não tem nenhum motivo pro Lin sair, ele e o Knicks são o melhor casamento pros dois.






E esse é o fim do nosso primeiro Mailbag. Espero que tenham gostado, se tiver chegando emails a gente continua e faz mais. Mandem novos emails, que a gente continua!

Nenhum comentário:

Postar um comentário