Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Pensamentos rápidos da semana 11 da NFL

Vamos lá, com os pensamentos rápidos da semana. Talvez amanhã tenhamos uma novidade... Se ela não aparecer, retomamos a programação normal quinta feira. Eu nem sei mais porque eu faço essas promessas... Bom, chegou a hora de glorificar o Tim Tebow comentar os jogos da rodada 11 da NFL.


A jogada mais legal da semana 11 da NFL

 
New York Jets 13 at 17 Denver Broncos
Vou poupar vocês por enquanto dos gritos (TIM TEBOW! TIM TEBOW!), mas não da pra deixar de notar pela milésima vez que Tim Tebow está 4-1 de titular contra 1-4 do Kyle Orton. Isso completando 47% dos seus passes!!

Aliás, esse jogo mostrou muito bem o porque do Broncos estar tão bem com Tebow. Você assiste a um jogo do Jets e parece que o time desconfia do seu QB, que todo mundo está esperando que o Mark Sanchez faça algo errado. Ou seja, o time joga como quem sabe que seu QB vai fazer besteira e portanto vão ter que vencer o jogo por ele, mesmo que ele tenha levado o Jets, por bem ou por mal, a duas finais consecutivas da AFC. Já o Broncos é o completo oposto. O time está todo na mesma página, está jogando com confiança e todos os jogadores confiam no seu QB. Eles jogam na defesa para dar ao Tebow mais uma chance, não para ganhar um jogo que seu QB eventualmente vai perder. Os WRs que recebem tão poucos passes continuam bloqueando jogada após jogada e o time todo joga como quem tem total confiança que ele vai resolver quando o time precisar mesmo ele completando 47% dos seus passes, tudo isso porque tem um cara lá que está fazendo acontecer, passando a confiança para os jogadores e jogando com mais vontade do que qualquer outro jogador na Liga, obcecado a se tornar um bom QB apesar de todas as circunstâncias contra ele e que está disposto a fazer tudo pra ganhar, seja tomando pauladas, correndo pra 200 jardas ou passando só 8 bolas. Isso não se compra nem se treina, e é chamado "liderança". O Jets é o time do Rex Ryan, mas ele não está dentro de campo. O Broncos é o time do Tim Tebow, um time que ele mudou totalmente ao assumir, que está jogando sua melhor defesa no campeonato e com uma vontade que antes não tinha. O time está vencendo jogos por causa de sua boa defesa e produções pontuais no quarto período, mas tudo isso se deve à nova postura do time que começou com seu QB. Eu não ligo se ele não pode lançar, ele ganha jogos, ele faz o time jogar. Esse é o famoso "intangível" que tanto se fala no Draft quando se trata de QBs. Ele tem isso mais do que ninguém, e por isso seu time continua ganhando.

Na verdade, é por isso que eu apoiei tanto o Justin Verlander pra ganhar o MVP da American League na MLB. Dois jogadores (Jose Bautista e Jacoby Ellsbury) tiveram temporadas individualmente e isoladamente melhores e mais impressionantes (o WAR - Wins Above Replacement - do Ellsbury foi uma coisa ridicula, e tanto ele como o Bautista terminaram na frente do Verlander), e talvez tenham sido os dois melhores jogadores. Mas ser o melhor jogador não significa ser o mais valioso. Bautista e Ellsbury foram sensacionais, mas sua produção foi de certa forma pontual - os Home Runs, as corridas, etc - coisas importantes, sem dúvida, mas mensuráveis. Mas o verdadeiro valor do Verlander para o Detroit Tigers vai muito além dos números. Ele jogou num time cujos arremessadores titulares (Tirando ele) combinavam para um ERA de quase 5, num bom ataque mas não espetacular. O Tigers ganhou só 50% dos seus jogos quando Verlander não jogava, e toda vez que Verlander entrava em quadra ele entrava carregando todas as esperanças do time nas costas, arremessar sete entradas, manter o placar baixo, poupar o bullpen e principalmente vencer a partida. Foi o Verlander que fez esse time acreditar em si mesmo, foi ele que fez o Tigers ser um dos times mais temidos da MLB, um time que praticamente dizia pra você "A cada cinco dias, somos invencíveis". Se Bautista e Ellsbury não tivessem jogado, os destinos de Jays e Sox não teriam mudado, mas sem Verlander o Tigers provavelmente seria o penúltimo colocado na AL Central e estaria condenado ao esquecimento - ao invés disso, todo mundo estava morrendo de medo de enfrentar o Verlander e o Tigers nos playoffs. Esse tipo de valor não pode ser medido por nenhum tipo de estatísticas, a não ser uma extremamente primitiva e insuficiente chamada "vitórias". Muitas coisas que não observamos ou calculamos tem um impacto direto no resultado do seu time. Por isso Verlander foi o MVP da AL. Por isso o Broncos está ganhando com Tim Tebow. E por isso que eu estou 100% crente que o Broncos vai pros playoffs esse ano (Ta bom, o fato do Phillip Rivers estar uma droga ajuda).



Cincinnati Bengals 24 at 31 Baltimore Ravens
E a nossa querida Calvin Johnson Rule ataca de novo, dessa vez anulando um Touchdown do Jermaine Gresham. Eu não discuto a decisão dos juizes (Afinal, está na regra), mas eu acho essa regra imbecil mesmo. Isso nos privou de uma prorrogação, pelo menos. E vale lembrar que o Bengals está jogando sem seu melhor defensor (Leon Hall, fora pelo resto da temporada) e sem seu melhor jogador de ataque (AJ Green, que deve voltar na próxima semana). A maturidade do time e do seu QB Andy Dalton está me impressionando. Dalton não teve seu melhor jogo, lançou três interceptações idiotas, mas se recuperou, castigou a forte defesa do Ravens e manteve o time no jogo até o final. O Ravens é um time melhor nesse momento? É sim. Mas o Bengals está jogando com tanta vontade e maturidade que eu ficaria muito surpreso se esses dois times não fossem aos playoffs essa temporada junto com o Steelers.



Jacksonville Jaguars 10 at 14 Cleveland Browns
Para quem não viu o jogo: Parabéns, vocês são pessoas de sorte. O time do Browns tem protagonizado alguns dos piores jogos da temporada, e o Jaguars também. Quando juntamos os dois o que temos? Lucro. Só que ao contrário. Aliás, essa rodada foi cruel em termos de jogos chatos, ainda tivemos um que quase foi pior. Pelo menos esse teve emoção, com o Mike Thomas dropando o passe da vitória nos segundos finais dentro da end zone. Depois reclamam que o Blaine Gabbert não está produzindo (o que também não é mentira), mas ele não tem nenhum ser humano bípede no seu time capaz de agarrar uma bola oval de couro.



Carolina Panthers 35 at 49 Detroit Lions
Acho que esse jogo foi o mais bizarro da rodada, e isso é falar até que muito dele. O jogo começou mal, com três interceptações nas três primeiras posses de bola do jogo, duas do Matthew Stafford (Jogando com um dedo lesionado que ao mesmo tempo fez ele jogar muito mal o primeiro tempo e lançar 5 TDs no segundo tempo, aparentemente um dedo mágico que se curou no intervalo) e uma do Cam Newton. Ai o Panthers acordou pro jogo, explorou o fraco Amari Spievey até ele pedir pra sair  (Mentira, o Jim Schwartz que afundou ele no banco, sem aperto de mão nem nada), o Cam Newton correu pra dois TDs e o Panthers abriu vantagem.

Mas como já é de regra, a defesa do Panthers entregou o ouro. O Lions tem como maior ponto fraco em 2011 o fraquíssimo jogo terrestre do time, que já era ruim com o Jahvid Best saudável e está pior sem ele. Mas claro que o Lions teve um jogo de 140 (e mais de 60 aéreas) do Kevin Smith, que voltou à equipe depois de ter sido dispensado a troco de nada. E o Matt Stafford lançou cinco TDs (Bizarramente nenhum para o Megatron) pra colocar o Lions de novo na frente. Aliás, é incrível, deviamos abrir uma nova aposta em Vegas: Qual será o próximo time que vai ter a (in)competência de marcar menos de 30 pontos na defesa do Panthers?



Tampa Bay Buccaneers 26 at 35 Green Bay Packers
E os invictos Packers mais uma vez mostrando problemas contra um time extremamente bipolar, jogando um dos seus piores jogos no ano e mesmo assim saindo com a vitória. O Bucs foi o time que mais incomodou o Aaron Rodgers na NFL até aqui, usando uma fórmula bastante simples (de um time que até ontem não tinha pass rush). O Aaron Rodgers é, de longe, o melhor QB da NFL saindo do pocket, a sua capacidade de passar a bola em movimento é inigualada na NFL hoje (Aquele arremesso patenteado dele no qual ele corre para um lado, planta o pé de trás e faz um lançamento contra o movimento do corpo é um show à parte), mas não passando de dentro do pocket. Não que ele seja ruim, mas é onde ele se sente menos confortável e mostra menos precisão. A linha ofensiva do Packers melhorou mas ainda não é muito confiável, e o Rodgers as vezes segura demais a bola confiando que seus recebedores vão se liberar, o que sempre acontece porque o corpo de recebedores é muito bom, mas o tempo que ele ganha fora do pocket para isso acontecer é muito maior do que dentro dele, e por isso ele segura em excesso a bola quando é obrigado a ficar lá dentro. O que o Bucs fez, portanto, foi pressionar o Rodgers pra dentro do pocket, onde ele se sente menos confortável e fazendo o QB segurar a bola demais muitas vezes (Claro que mesmo assim foram 299 jardas e 3 TDs, mas é o Rodgers!).

Na verdade, o Bucs teve um jogo muito bom. Eu só absolutamente não entendi porque o Raheem Morris tentou um onside kick quando seu time tinha encostado no placar (28 a 26) a ponto de precisar apenas de um FG pra vencer, com sua defesa jogando muito bem, tempo no relógio (4:30 minutos) e já tendo fracassado anteriormente. Eu sei que é o Rodgers, mas o certo era ter devolvido a bola pro Packers lá atrás, continuar pressionando o QB pra dentro do pocket, recuperar a bola sem deixar o adversário pontuar e vencer a partida, mas o onside kick (Aliás, os dois foram mal feitos) deu ao Packers uma posição de campo boa demais, desestabilizou o time e deu ao Rodgers tudo que ele precisava pra vencer o jogo. Faltou inteligência e confiança ao técnico e isso pode ter custado a vitória ao seu time. Por outro lado, o Packers ganhou mais um jogo sofrido, e mais uma vez mostrou uma marca dos grandes times: a capacidade de vencer mesmo jogando longe do seu melhor.



Buffalo Bills 8 at 35 Miami Dolphins
Matt Moore ganha sua terceira partida seguida e o Bills afunda com sua terceira derrota seguida. Nessas derrotas, Ryan Fitzpatrick (Jogando de contrato novo, 60 milhões de patacas) lançou sete interceptações e o time tomou 106 pontos pra anotar 26. Algo está errado em Buffalo e algo está certo em Miami. Aliás, o Dolphins nunca foi um time tão ruim, tirando que queriam Andrew Luck. Quando o time se uniu pra salvar o emprego do técnico Tony Sparano, o time está jogando bem, vencendo jogos importantes e saindo do fundo do poço. Agora que o time já desistiu de ser ruim e está ganhando, quem sabe... Se o time decidir que está bem com o Matt Moore melhor pra eles, mas caso contrário podem ainda trocar pra subir no Draft e pegar o Matt Barkley.

Já a queda livre do Buffalo era esperada de certa forma (Ritmo de turnovers e interceptações muito alto pra ser mantido muito tempo), mas acho que ninguém esperava tanto assim. Todo mundo está mal, a defesa não se encontra mais, Fitz voltou a parecer um graduado de Harvard e até o Fred Jackson - que chegou a estar no caminho pra quebrar o recorde de jardas totais do Chris Johnson - está jogando mal. Como diria um certo brasileiro: Que faaase.



Oakland Raiders 27 at 21 Minnesota Vikings
O Raiders é um time melhor sem o Darren McFadden do que o Vikings sem o Adrian Peterson. E por mais que eu ainda não confie nele pra manter uma certa regularidade, o Raiders é um time muito melhor com o Carson Palmer do que com o Jason Campbell de QB. Aliás, o Christian Ponder jogou muito mal essa partida e o Vikings só teve uma chance porque o Raiders não consegue passar um jogo sem ceder 100 jardas de faltas - eles tem quase 100 faltas a mais que o segundo time que mais cometeu faltas!



Dallas Cowboys 27 at 24 Washington Redskins
Eu nem vou falar nada do Washington Redskins, porque um time que não sabe quem é seu RB titular (Duas semanas atrás foi o Roy Helu, semana passada o Ryan Torain, essa semana o Tashard Choice...) por birra do técnico, e cujos jogadores ainda saem falando besteira (O Jabbar Gaffney falou pra um torcedor morrer, o Fred Davis xingou os juizes por um fumble que existiu, o DeAngelo Hall pediu pra ser cortado, etc) quando perdem. Mas o Dallas também jogou um jogo feio que só foi salvo porque a) O Tony Romo voltou a jogar bem e b) o Graham Gano não conseguiria acertar um Field Goal nem que sua vida dependesse disso ontem a noite. A melhor frase que resume esse jogo? Gano fez o Romo parecer clutch.

Aliás, não durmam no Cowboys. Com a derrota do Giants, os dois times estão empatados e o Dallas tem a planta de um time vencedor: Um bom QB, um ótimo RB, bons alvos, e especialmente uma defesa que consegue colocar pressão no Quarterback adversário sem recorrer a blitzes, algo indispensável para qualquer time que queira vencer o Packers esse ano. O Dallas dificilmente vai passar Niners ou Saints na disputa pra subir de seed, então a briga vai ser com o Giants pelo título da divisão ou, quem sabe, eventualmente brigar com Bears e Falcons pela última vaga do Wild Card.



Arizona Cardinals 7 at 23 San Francisco 49ers
Apesar de ter forçado cinco turnovers e ter controlado o jogo de ponta a ponta, não foi a melhor partida do 49ers. O Alex Smith errou alguns passes fáceis, o time teve vários drops, David Akers errou três Field Goals (Dois bloqueados) e em geral o time errou mais do que costuma. Mas se tinha um jogo onde o time podia se permitir isso, contra um adversário muito inferior e com sua defesa dominando a partida, era justamente essa. Agora o time vai ter um dos seus jogos mais difíceis em Baltimore contra o Ravens. E pelo menos o Ken Whisenhunt está comemorando porque não vai mais ter que ouvir argumentos em favor do John Skelton sobre o Kevin Kolb.



Seattle Seahawks 24 at 7 Saint Louis Rams
Os primeiros três passes do Seahawks na partida:
1º passe: Sidney Rice passe completo para Mike Williams, 51 jardas.
2º passe: Tarvaris Jackson, interceptação
3º passe: Tarvaris Jackson, interceptação.

Tudo que você precisa saber sobre o Seahawks de 2011.

E sim, o Rams perdeu desse time por 17 pontos. Tudo que você precisa saber sobre o Rams de 2011.



Tennessee Titans 17 at 23 Atlanta Falcons
Quando parecia que o Chris Johnson ia engatar uma boa sequência e voltar à velha forma... 13 jardas em 12 corridas, com um salário de 13 milhões pra essa temporada. Se me derem 50 patacas eu corro pra 13 jardas em 12 tentativas, então que diabos o CJ está fazendo lá em Nashville? Cruz credo...

Aliás, a melhor noticia para o Titans nessa partida em que foi totalmente dominado durante 90% da partida foi a ótima atuação do calouro Jake Locker. Ele era meu QB preferido pra esse Draft, acho que o trabalho do Titans tem sido ótimo em deixar ele treinando com calma na reserva sem pressão alguma, mas também foi bom ver que o talento está lá, e acho que ele tem tudo pra dar certo na Liga. E por falar em QBs, o Matt Ryan parece estar voltando aos bons tempos, não só lançando como conduzindo o ataque. O no huddle que ele chamou durante longos períodos na partida confundiu totalmente a boa defesa do Titans e deu ao seu time a melhor chance de vitória. Com um certo QB fora, o Falcons tem boas chances de conseguir uma vaga no Wild Card.



San Diego Chargers 20 at 31 Chicago Bears
E aqui está a desgraça da rodada. Menção honrosa, claro, para o Phillip Rivers, que de um dos melhores QBs da NFL passou a piada da Liga que não consegue nem jogar um passe pra fora sem ser interceptado (Sério, vejam os highlights do jogo!). Mas o Bears era um time que viinha jogando o fino da bola: Ótimo RB, forte defesa, e com o Jay Cutler jogando melhor e melhor a cada dia que passava. Era um time que tinha se achado e era um forte candidato a aprontar na NFL. Eu sei que eu tinha falado que o Bears de 2010 não era tudo isso e que chegou longe mais por sorte do que outra coisa, mas aqui está a questão: O Bears de 2011 é de longe um time melhor que o Bears de 2010: A defesa de frente continua ótima, a secundária melhorou, o time FINALMENTE achou uma identidade ofensiva com o Matt Forte e o Cutler estava mais confortável do que nunca, sem falar que o Devin Hester está jogando muito melhor agora que voltou a ser especialista em tempo integral (O Lovie Smith tem Gummy Bears no lugar do cérebro por ter demorado até agora pra entender isso).  E agora o Cutler provavelmente vai perder o resto da temporada regular e, mesmo que volte a tempo para os playoffs, o Bears ainda precisa se classificar com uma concorrência bem acirrada. Uma pena, porque eu queria MUITO ver esse Bears na pós temporada, estava se tornando um dos times mais legais da NFL. As alternativas para o Bears com Cutler fora por pelo menos um mês? Isso vai ficar pra amanhã...

Pensando melhor, maldade com os Gummy Bears, peço desculpas.



Philadelphia Eagles 17 at 10 New York Giants
Eu estou me odiando por não ter previsto isso e apostado no Eagles. É sério, pensem comigo: Giants jogando em casa contra o Eagles (lembram do ano passado? Eu lembro), vindo em uma boa sequencia, embalado, jogando bem, Eli Manning em ótima fase, como francos favoritos e jogando contra um time problemático com seu QB reserva? Era ÓBVIO que o Giants ia perder esse jogo!! Eu preciso relembrar, pra NUNCA apostar no Giants quando eles são favoritos, estão em boa fase e estão ganhando confiança da mídia. Isso é tão clássico Giants que não da nem pra ficar surpreso. Perdi um palpite a toa, maldito Vince Young.



Kansas City Chiefs 3 at 34 New England Patriots
Tyler Palko contra Tom Brady com um cotovelo só. Fim da história.


---------------------------------------------------------------------------------------
E agora, já que já é quarta feira, os palpites para os clássicos do Thanksgiving americano, quinta feira, com os times da casa em parênteses:

LIONS ganha do Packers
Sim, eu estou chamando mais uma vez a derrota do Packers. Não é fácil jogar no Ford Field, a torcida vai comparecer em peso e a linha defensiva do Detroit tem tudo pra conseguir dar muito trabalho ao Aaron Rodgers nos moldes do que o Tampa fez essa semana. Além disso, o ataque aéreo do Lions está tinindo e a defesa aérea do Packers não está bem. Se o Lions conseguir impor seu ataque aéreo desde o começo da partida - um SE bem grande - eu acho que o time de Detroit consegue essa vitória. Promessa de grande jogo.


COWBOYS ganha do Dolphins
O Dolphins está embalado e tem um time bom, mas o Dallas é muito melhor. Se o Cowboys conseguir perder esse jogo então o Giants tem que ir aos playoffs por default, não é possível!


RAVENS ganha do 49ers
Doeu chamar esse jogo, mas eu acho que o Ravens vai vencer. A defesa do Ravens é a melhor que o 49ers enfrentou até aqui, o time vai ter mais dificuldade para impor seu estilo de jogo no ataque e o Ravens também joga em casa, fator importantíssimo. O 49ers provavelmente vai tirar efetivamente o Ray Rice do jogo cedo, o que vai forçar o Ravens a usar mais o Joe Flacco, e Baltimore é um time menos eficiente quando faz isso, mas a defesa do Niners tem tido problemas com bolas longas e eu estou morrendo de medo do Torrey Smith conseguindo passar pelas costas do Donte Whitner e quem quer que substitua o Dashon Goldshon se ele realmente for suspenso. Vai ser um jogo feio e de muita defesa, e em defesas eu acho que os times se equivalem: A defesa terrestre do Niners é um pouco melhor, os pass rushes são iguais e a defesa aérea do Ravens é um pouco melhor. Mas eu aposto no Ravens pelo potencial de big plays que o ataque aéreo do Niners não tem.

Um comentário:

  1. Ri demais esses dias com uma anedota sobre o QB do Chargers: Phillip Rivers não pode arremessar um drops de menta na boca sem que ele seja interceptado.

    ResponderExcluir