Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Pensamentos rápidos da semana 10 da NFL

Eu sei que estou atrasado com esse post, mas é por um bom motivo. Essa semana a gente vai ter que correr um pouco, porque tem dois posts que eu preciso fazer essa semana sem falta. Isso significa um post agora, um amanhã, um sexta e um sábado. Até parece os velhos tempos, não é mesmo? Não acostumem, essa semana excepcionalmente. Por causa do excesso de carga, os pensamentos rápidos vão ser mais rápidos que de costume e vamos nos deter mais só nos jogos que realmente tenham algo relevante. E só pra ressaltar, o record dessa semana foi de 9-7.


Oakland Raiders 24 at 17 San Diego Chargers
A vitória que colocou o Raiders novamente no comando da divisão com 5 vitórias (o resto da divisão tem 4) veio em grande estilo mesmo sem seu melhor jogador e com boa atuação do Carson Palmer. E o Chargers, depois de jogar pau a pau com o Packers semana passada e só não ganhar por causa de duas pick six e um erro de arbitragem, foi dominado do começo ao fim dentro de casa (Isso não prova nada, prova só que o Coringa é um filho da p... e que a AFC West não faz sentido). É fácil colocar a culpa no Phillip Rivers, mas o time está uma bagunça, é injustificável que o Chargers não tenha corrido mais com a bola, por exemplo. Depois de tantos anos sendo um time muito talentoso que sempre caia antes, a realidade do Chargers agora é a de um time mediano que precisa se encontrar e talvez reconstruir. E uma vitória do Raiders aqui é um passo significante rumo aos playoffs, mas que não quer dizer muita coisa. O Palmer jogando bem é uma boa notícia, mas o time ainda é muito fraco comparado ao resto dos times de playoffs da AFC. Uma 4th seed provavelmente garante ao Raiders um duelo com o Ravens, e Baltimore é um time muito superior (Ah, espera, é o Ravens, eles vão dar um jeito de perder se o Raiders estiver sem o Darren McFadden).


Buffalo Bills 7 at 44 Dallas Cowboys
Lembra que nos palpites da rodada eu achava que o Bills ia impor seu ataque, abrir uma vantagem considerável de cara e obrigar o Dallas a correr atrás do resultado, abandonando o jogo terrestre? Pois é, eu acertei na mosca, só que ao contrário. O Tony Romo teve um primeiro tempo perfeito (18-19, 237 jardas e 3 TDs) e o Demarco Murray continua provando que é um tremendo achado no Draft com 135 jardas. O Bills teve que correr atrás no placar e mesmo com 8.8 jardas por carregada o Fred Jackson só correu 13 vezes com a bola. Eu acho o Giants um time melhor do que o Cowboys no momento mesmo com os desfalques, mas com a tabela brutal do time de NY o Dallas pode herdar essa vaga se continuar jogando dessa forma.

E eu ainda não estou pronto pra descartar o Bills mesmo depois de duas duríssimas derrotas, mas o fato é que o time foi exposto. A perda do Kyle Williams pra temporada afundou a defesa terrestre do time, o número absurdo de turnovers forçados da primeira metade da temporada está sofrendo seu inevitável declínio, a falta de alvos apareceu (Com o Stevie Johnson preso na Revis Island semana passada, ninguém no time conseguiu aparecer) e principalmente os problemas de precisão do Ryan  Fitzpatrick em bolas longas. Não da pra descartar o Bills ainda, mas estou começando a ficar descrente da capacidade deles de ficar na frente de times como Bengals ou Jets.


Tennessee Titans 30 at 3 Carolina Panthers
Chris Johnson deu sinal de vida pela primeira vez na temporada com 130 jardas, mas contra a defesa terrestre do Panthers sem Jon Beason isso não quer dizer muita coisa. A forte defesa do Titans conseguiu tirar o jogo terrestre do Panthers e ainda incomodou demais o Cam Newton, forçou o calouro sensação a se deslocar constantemente e ainda conseguiu quatro sacks. A gente sempre soube que o começo do outro mundo do Newton não ia durar e que eventualmente as defesas iam se adaptar e complicar a vida do moleque, o importante é o quanto ele consegue dar a volta por cima e aprender com isso. Da última vez que ele teve um jogo tão ruim, ele deu a volta por cima com sobras na semana seguinte. Vamos ver semana que vem antes de finalmente sair meu post sobre os QBs calouros.


Houston Texans 37 at 7 Tampa Bay Buccaneers
A vitória foi boa, mas o preço foi alto. Uma lesão do Matt Schaub pode tirar ele do resto da temporada. Embora esse "perdido para a temporada" ainda não tenha sido oficializado, dificilmente ele poderá voltar a jogar ainda essa temporada e essa negativa parece mais o Texans tentando impedir o grupo e os fãs de desanimarem. O time já perdeu Mario Williams pra temporada, passou longos períodos sem Andre Johnson e Arian Foster e continuou em alta e no topo, que não sei se o fator psicológico vai afetar tanto assim, mas trocar Matt Schaub por Matt Leinart é uma perda considerável. O time estava ajustado com Schaub, e esperam que a semana de bye possa ajudar Leinart e ficar esperto com o controle do time.

Leinart chegou na NFL com suas expectativas em alta após um BCS e um Heissman Trophy, mas sempre foi uma decepção no Cardinals até que foi dispensado na última offseason. Por pior que ele tenha sido - e ele foi ruim - ele sempre esteve cercado de uma péssima comissão técnica, nunca teve qualquer apoio e nunca teve um técnico que soubesse trabalhar com ele e explorar seus pontos fortes, o que pode fazer toda a diferença (Corte para o Alex Smith concordando freneticamente). Acho que só vamos saber o que será do Texans quando ele jogar de fato, mas em um ataque bem montado, com ótima linha ofensiva e jogo terrestre acho que o Leinart pode se dar bem, embora não tão bem quanto o Schaub. Mas vai saber, ele tem as ferramentas e agora a conjuntura, vai que sai alguma coisa boa daí... Não é minha aposta, mas também não duvido.


Pittsburgh Steelers 24 at 17 Cincinatti Bengals
A derrota do Bengals era previsível, que ainda perdeu Leon Hall para o resto da temporada. O Steelers é um time melhor e mais completo, e um QB calouro sempre vai ter problemas contra uma defesa dessas, é de lei. Mas a postura e a competitividade que o Bengals mostrou é pra deixar o torcedor animado, jogou de igual pra igual durante boa parte do jogo e só perdeu de vez em uma linda jogada do William Gay. O Steelers é o melhor time, mas o Bengals mostrou que tem a atitude pra ir longe.


Jacksonville Jaguars 17 at 3 Indianapolis ColtsTudo que você precisa saber desse jogo é que nas primeiras cinco jogadas da partida (três do Colts e duas do Jaguars) tivemos duas interceptações. Eu já disse que perdoo o Blaine Gabbert até ele ter tempo pra treinar e alvos decentes, mas o Curtis Painter não tem desculpa e até foi pro banco em favor do Dan Orlovsky. Isso mesmo, AQUELE Dan Orlovsky.

Aliás, eu sempre achei que o Jim Caldwell tinha cara de coitado, mas pelo visto ele tem senso de humor. O Colts 0-10 tem grandes chances de terminar 0-16 e perdeu essa semana sua maior chance de evitar esse fiasco. E o Caldwell, todo pimpão e zuão, coloca o Painter no banco e deixa o Dan Orlovsky de QB, que possivelmente vai ser o titular daqui pra frente rumo ao segundo 0-16 da história da NFL, junto do Lions de 2008. Agora entrem na Wikipédia e descubram que QB foi o titular durante a maior parte da histórica campanha daquele Lions.


Arizona Cardinals 21 at 17 Philadelphia Eagles
A secundária "Dream Team" do Eagles tomou três touchdowns do John Skelton e isso é definitivamente o fim do Dream Team da Philadelphia (Maldosamente chamado de Philadelphia Heat). É hora do time de Philadelphia juntar os cacos e ir se preparando pro ano que vem, arrumando um coordenador defensivo de verdade e realizar as mudanças no elenco que eventualmente sejam necessárias, esse time não pode continuar sem uma linha ofensiva. Troquem o Assante Samuel por um Safety ou um lineman (ou um coordenador defensivo), arrumem o ataque e voltem ano que vem. O Cardinals é muito ruim e mesmo assim ganhou do Eagles fora de casa, mesmo com as costelas quebradas do Michael Vick isso é um tremendo exagero!

Aliás, alguém já reparou que o Kevin Kolb está 1-6 de titular e o John Skelton está 2-0? Coincidência? Talvez, mas fica cada vez mais tentador pro Ken Whisenhunt (A pior pessoa pra escolher QBs que eu vi na vida) trocar de Quarterback. Se o Kolb não puder jogar domingo contra o Niners e o Cardinals vencer (toc toc toc) com Skelton, qual a cara pro cara deixar o Skelton no banco? Eu não suportaria ver esse cara ganhando três jogos seguidos, é praticamente uma ofensa a jogadores como Kurt Warner.


New Orleans Saints 26 at 23 Atlanta Falcons
Eu sei que o Falcons perdeu porque seu técnico arriscou uma 4th and 1 na linha de 29 jardas do próprio campo, mas eu não acho que a decisão foi errada. O Saints tem uma das piores defesas terrestres da Liga, o Falcons tem 83% de sucesso em conversões de 1 ou 2 jardas na 3ª ou 4ª descida. Mesmo se o Falcons chutasse, o Saints receberia a bola numa posição razoável e com Drew Brees com a bola. Pra mim foi uma aposta extremamente arriscada, e que eventualmente deu errado e matou o time, mas eu teria tomado a mesma decisão. É fácil falar uma vez que sabemos dos resultados, mas tudo indicava que a jogada daria certo e as chances estavam do lado do Falcons. Mas Atlanta vai brigar com Lions e Bears por uma vaga nos playoffs até o final, podem ter certeza.


Saint Louis Rams 13 at 12 Cleveland Browns
Steven Jackson. Me recuso a falar mais desse jogo.


Washington Redskins 9 at 20 Miami Dolphins
Matt Moore parece que voltou a ser o QB que jogou três ótimos jogos em 2009 pelo Panthers e fez a direção achar que ele poderia ser um Franchise QB. Eu duvido e acho que não vai durar, mas eu prefiro ele do que John Beck ou Rex Grossman nesse momento. E aliás, o Mike Shanahan quer passar vergonha e ser demitido? Não existe outra explicação pra ele mudar a cada semana de RB e QB no time. Roy Helu teve um ótimo jogo contra o 49ers, no jogo seguinte nao joga. Beck e Grossman trocam de lugar no time mais rápido do que a Kim Kardashian troca de amante. Não tem sentido - a não ser que ele esteja forçando pra sair.


Denver Broncos 17 at 10 Kansas City Chiefs
Esqueçam a lesão do Matt Cassell, porque o Chiefs não ia a lugar nenhum. Mesmo na AFC, o lugar onde o Broncos ganha do Chiefs, no Chiefs ganha do Raiders, o Raiders ganha do Chargers e o Chargers ganha do Broncos. O Broncos tem uma chance real de ganhar essa divisão com Tim Tebow, não porque ele seja um grande QB - ele não é - mas porque o time, o técnico e seu QB estão dispostos a fazer tudo para vencer, inclusive correr 52 vezes e passar só 8. Eu não acho que vá funcionar sempre ou no médio prazo, mas está vencendo os jogos que o time pode vencer. Isso é futebol americano e eu amo esse Broncos. Eu adoraria ver esse time recebendo o Ravens num jogo de playoffs. É sério. Aproveitando...

Jets ganha do BRONCOS
Sinto muito, mas com o Darrelle Revis levando o Eric Decken pra jantar e deixando o time sem nenhum alvo MÉDIO, o Jets pode colocar oito ou nove jogadores pra parar a option route do Broncos e o time vai ter que jogar pelo ar. Ou seja, esquece. Pior matchup possível pro Broncos.


Detroit Lions 13 at 37 Chicago Bears
Matt Forte não chegou nas 100 jardas e Jay Cutler não fez nada, e mesmo assim o Bears ganhou por 24 por causa de sua defesa e porque o Devin Hester não sabe brincar. O Lions tem que saber que o Matthew Stafford não vai lançar 4 interceptações todos os jogos, mas ainda assim o time tem que estabelecer alguma tentativa pelo chão pra não se complicar. É o maior ponto fraco do time.

Aliás, preciso frisar isso: Eu gosto do Bears, acho esse time melhor do que o de 2010. A defesa da frente está um pouco mais lenta pela idade, mas a secundária está um pouco melhor, o time tem um ótimo jogo terrestre, Forte está jogando como MVP e o Cutler está jogando o melhor futebol americano da sua carreira (em Chicago). Mesmo sem Greg Olsen, o ataque do Bears está melhor, e a defesa mais equilibrada. Eu não quero enfrentar esse Bears nos playoffs a não ser que eles tirem o Packers do caminho primeiro.


New York Giants 20 at 27 San Francisco 49ers
Eu sei que seu time perdeu o jogo e ele lançou duas interceptações, mas já não está na hora da gente reconhecer o Eli Manning como um QB de elite na NFL? Apesar das duas interceptações (Um belo passe, um pouco precipitado, que foi interceptado por uma marcação perfeita do Carlos Rogers, e um segundo onde o WR errou a rota), o Manning jogou muito bem, escapou das pressões, leu a defesa, acertou passes curtos, médios e longos e fez 20 pontos numa das três melhores defesas da Liga. Alguns dos passes que ele deu foram em cima de uma cobertura perfeita, apressados por um pass rush e ainda acertaram o alvo. Ainda tivemos alguns arremessos idiotas ou ingênuos, as vezes pensa menos do que deveria, mas ele está evoluindo e está ganhando jogos pro seu time. A secundária do time é fraca, mas não é horrorosa como deveria ser e o time não tem grandes falhas, tem um excelente pass rush, boa contra o jogo terrestre e seu QB está jogando muitíssimo bem. O calendário do Giants é brutal e pode até tirar do time o título da NFC East, mas esse time é pra valer e pode bater de frente com qualquer time da NFC nesse momento e, em termos de machups, talvez seja o time que mais tenha chance de vencer o Packers.

Sobre o 49ers? Esperem o post de sexta feira. Só fica o comentário de que essa vitória mostrou de uma vez por todas que esse time está aqui pra ficar.


Baltimore Ravens 17 at 22 Seattle Seahawks
E pela primeira vez desde 2002 (quando as atuais divisões tomaram forma), todos os times da NFC West venceram na mesma semana!! E isso com jogos contra Giants, Eagles e Ravens! Então, é, os maias estavam certos e estamos todos nos aproximando do fim do mundo. Enquanto ele não chega (mas saibam que é inevitável), podemos renomear o Baltimore Ravens como nosso "Time Bizarro do Ano" de 2011. Nenhum time que varre o Steelers e perde para Titans, Jaguars e Seahawks pode terminar o ano sem essa honra duvidosa. São dois times completamente diferentes quando enfrentam bons adversários (Steelers, Texans) ou adversários ruins. Se eu torcesse pro Ravens iria preferir mil vezes jogar contra o Patriots do que o Raiders na primeira rodada dos playoffs.


New England Patriots 37 at 16 New York Jets
Ao início da temporada, ainda podiamos falar discutir se o Mark Sanchez era melhor ou pior que o Alex Smith e ainda nos divertirmos com isso porque os dois eram ruins. Agora você não acha uma pessoa com cara séria que prefira o Sanchez nesse momento. Ele tem um pouco mais de explosão, mas ele comete muito mais erros, não é capaz de tomar decisões e não tem nada que lembre liderança. O Jets está retomando seu jogo corrido, mas ainda não está lá, e enquanto isso Sanchez precisaria segurar as pontas. E ele não consegue. Ele não evoluiu em NENHUM aspecto desde que entrou na Liga, e isso é um mau sinal. Enquanto isso o Patriots (Em especial Rob Gronkowsky) fez o que quis com o Jets e sua defesa até pareceu uma defesa de verdade mesmo com o Julian Edelman jogando de cornerback (E eu não estou brincando). O Jets é um time que, sem aquele jogo terrestre que o caracterizava, depende muito de matchups. Se o matchup é favorável (como Bills), o time pode conseguir grandes jogos. Se for desfavorável (Patriots) o time não consegue fazer nada.


Minnesota Vikings 7 at 45 Green Bay Packers
Ao contrário dos boatos, o Packers não descobriu a cura para o câncer. E os boatos que falam que o Vikings perderia essa partida pro time do bairro são verdadeiros.

2 comentários:

  1. Tim Tebow! Tim Tebow! Tim Tebow! Tim Tebow!
    Ei, você já viu o tebowing.com? É o pessoal tebowando ao redor do mundo. Mano, se o Tim Tebow jogasse metade da zueira que fazem com ele, Peyton Manning teria um sucessor legítimo.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia. Muito legal, mas NADA supera o Stephen Tulloch tebowing quando sackou o QB do Broncos. Genial!!

    Eu sinto pena do Tebow. Ele foi um dos GOAT no College - um jogo TOTALMENTE diferente da NFL - e esperam que ele seja igual na NFL. Ele provavelmente nunca vai ser um grande QB, mas se treinar feito doido (e ele treina) pra corrigir suas falhas, com um bom técnico e um mentor, ele pode ser bom. Ele tem uma característica que não se ensina: Ele é um competidor em mais alto grau, faz de tudo pra vencer e pra melhorar. É o que eu disse, ele não é o melhor QB de Denver (É o Orton), mas ele está 3-1 e o Orton 1-4... Tebow ganha jogos.

    Pra mim, o incrível do Tebow é como ele é um fenomeno de mídia. Ame-o ou odeie-o, em todos os lugares ele é eternamente um assunto. Carismatico como nenhum outro jogador. Se ele nao for capa do Madden no final da temporada, então nós falhamos como uma sociedade (Quote do Bill Simmons absolutamente brilhante).

    ResponderExcluir