Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Os eliminados

Nem Jedis salvaram a temporada do Bobcats



Antes do lazer de dissertar sobre os assuntos mais interessantes (como por exemplo o porque dos problemas do Boston Red Sox na temporada - interessante porque a tendência pelas estatísticas é melhorar pitching e manter o poder ofensivo -, Ricky Rubio ou os playoffs) da temporada, temos o doloroso dever de comentar sobre aqueles que a partir de quinta não tem mais nada a fazer a não ser rezar pras bolinhas da loteria colocarem Anthony "Monocelha" Davis no colo deles. Ou seja, falar dos 14 times que estão fora dos playoffs, já que a última vaga foi garantida ontem pelo Utah Jazz.

Aliás, eu nunca gostei tanto do estilo de classificação pros playoffs da NBA. 30 times, com 16 classificando? Sempre achei gente demais indo aos playoffs. Ainda que tenhamos eventualmente bons times que ficam com as ultimas vagas (Memphis em 2011, por exemplo), também temos algumas desgraças classificando simplesmente porque tem que preencher as oito vagas (Pense na conferência Leste dos últimos anos). Pessoalmente acho 16 de 30 gente demais... E na MLB (8 de 30 ate ano passado) é gente de menos, sempre tem time bom que merecia ficando de fora simplesmente porque tem muito time bom. Prefiro a NFL, 12 de 32, e as duas top seeds com folga na primeira rodada. Muitas vezes temos bons times ficando fora, mas em geral é mais emocionante. Lembrem-se, por exemplo, que nas ultimas duas temporadas, os campeōes Packers e Giants só classificaram nos detalhes (Packers porque o Bucs perdeu em casa pro Lions - sem Matt Stafford - e o Giants porque o Dallas perdeu do Redskins).

Mas enfim, essa enrolação fica pra outro dia. Vamos ver agora quais foram os 14 times que foram eliminados dos playoffs, e como cada um deles terminou a temporada. Começando do topo...


Charlotte Bobcats
O Bobcats joga hoje contra o Orlando Magic pra evitar a desonra de ser o pior time da história da NBA, pelo menos no que tange a aproveitamento. A gente comentou muito sobre o Bobcats no podcast que fizemos recentemente, então se quiser nossa opinião mais completa vale a pena dar uma olhada. Também acho que vou fazer antes do Draft um post sobre como o Bobcats chegou nessa situação.

Mas por enquanto, vamos ficar com o seguinte: O Sixers de 73 é o pior time de todos os tempos numa temporada de 82 jogos (9-73), o Vancouver Grizzlies de 99 teve 8-42 na última temporada com lockout, e o time que menos venceu jogos foi o Providence Steamers de 48, com 6-42. O que nos leva a duas perguntas: Quem diabos teve a ideia de ter um time profissional em Providence, e onde o Bobcats de 2012 (Que pode terminar 7-59 se perder hoje pro Magic) fica em comparação com esses times historicamente ruins?

Bom, o pior aproveitamento da história foi do Sixers de 73 com 11%, e o Bobcats perdendo do Magic chegaria a históricos 10,6%... O que definitivamente o qualificaria pra discussão de pior time de todos os tempos. Mesmo que o record do Bobcats tenha caido porque eles claramente estão afundando pra tentar a sorte com o Anthony Davis no Draft, quando levamos em conta que hoje a Liga com 30 times está mais diluída em termos de talento do que nunca, não é dificil imaginar que esse Bobcats realmente mereça brigar pelo posto de pior time de todos os tempos.

A chance deles é tentar a sorte com o Davis no Draft, um tremendo prospect vindo de uma das melhores temporadas da NCAA desde Shaq. O Davis sozinho não vai fazer o time ser decente, até porque ainda chega na NBA com alguma limitação no seu jogo ofensivo, mas não da pra negar que tem tudo pra se desenvolver num tremendo pilar pra franquia se montar em torno. Com KEmba Walker, Bismack Biyombo (Mais cru impossível, mas gosto bastante do seu potencial, é melhor do que parece) e Anthony Davis, e mais uma ou duas boas posiçōes no Draft (Extremamente cabível), e de repente o Bobcats pode conseguir algo de bom pro futuro. Mas não custa lembrar que ser uma droga, na NBA, só te leva atê certo ponto... Ou seja, 25% de chance de conseguir a 1st pick overall. Davis ainda ta bem distante de Charlotte.


Washington Wizards
Quando eu pensava no Wizards no começo do ano, a primeira coisa que vinha na minha cabeça é que era um time jovem, com até uma boa dose de talento, mas extremamente sem cabeça, cujos jogadores não tinham o QI suficiente pra saber qual o lado certo da quadra (Nisso eu acertei!), sempre tomavam a decisão errada e ligavam demais para o próprio jogo ao invés do coletivo. E na verdade, era exatamente isso que o Wizards era.

A questão pra Washington é que eles não estavam satisfeitos com isso, e decidiram mudar radicalmente o padrão da equipe, se livrando de todos os jogadores imaturos, desinteressados, excessivamente fominhas... Enfim, os jogadores que prejudicavam a equipe. Nisso eles se livraram do JaValle McGee, do Nick Young, Andray Blatche afundou no banco. O time começou a dar mais tempo de jogo para jogadores mais esforçados como Trevor Booker e Kevin Seraphin e para os calouros Jan Vesely (Terminando muito bem a temporada) e Chris Singleton, deixou o Nenê na equipe pra ser o mentor da molecada, e especialmente tratou de dar ao John Wall um papel que o fazia agir mais como armador puro (algo que ele tem muito talento pra ser, mas parece ter dificuldade de pensar como um), distribuindo e infiltrando quando aparece a chance, puxando contra ataques. O resultado é que o Wizards, apesar de possivelmente ter perdido em termos de talento, acabou melhorando bastante mais pro final da temporada, teve bons jogos, o John Wall tem mostrado uma boa evolução e de repente eles parecem o que deviam ser: Um time atlético, talentoso e que parece finalmente ter achado a direção certa, ainda que tenha muito a percorrer. Nada que uma boa posição num dos melhores Drafts recentes não possa ajudar.


Cleveland Cavaliers
Os boatos de que se você procurar por "Tanking" (quando você perde propositadamente pra conseguir uma colocação melhor no Draft) no dicionário encontrará uma foto do Cavs ainda não foram confirmados.

O problema do Cavs nessa temporada foi simplesmente que o Kyrie Irving acabou sendo muito melhor do que a encomenda. Ele é muito atlético e inteligente, um dos melhores em toda a Liga fechando jogos, costura a defesa com muita facilidade, ótimo arremessador e com 19 anos já é um dos melhores jogadores da Liga. Lembrando que Irving jogou apenas seis jogos na NCAA por causa de lesão, o Cavs provaelmente esperava encontrar um cara mais cru e que iria demorar um pouco mais pra se desenvolver, mas o Irving já chegou destruindo tudo e todos e o Cavs de repente tinha time pra brigar pelo fim dos playoffs. O problema era que o Cavs estava se aproximando daquela zona neutra na NBA, a pior de todas: O time não é tão forte nem com um plano tão encaminhado a ponto de brigar pelo título da Liga no curto prazo, e nem tão ruim a ponto de melhorar o time com boas escolhas de Draft - especialmente um local pouco atraente pra Free Agents como Cleveland. Mas esse lugar - com apenas Irving e Tristan Thompson de prospects, e com tudo pra ficar lá pelo sétimo ou oitavo lugar no Leste - era exatamente aonde o Cavs estava indo, e quando o Varejão acabou machucando, o Cavs decidiu que era melhor perder e conseguir um bom jogador nesse Draft estufado. Ai muitos jogadores do Cavs começaram a ficar de fora, perder espaço ou até machucar, ao ponto que o craque do time por algum tempo foi o Lester Hudson. Leia de novo essa frase, e entenda como o Cavs saiu de possível time de playoffs pro terceiro pior da Liga em termos de record (junto com outros tres, mas enfim). Conseguiram o que queriam: Uma boa posição no Draft pra se reforçar.

Mas o Cavs realmente saiu bem desse ano, porque achou um Franchise Player. E o Irving é definitivamente um, ele ataca a cesta como poucos na Liga, eé um dos melhores finalizando perto do aro e   arremessa muito bem, e algo me diz que boa parte do seu numero relativamente baixo de assistências se deve à falta de companheiros capazes de finalizar a jogada. Só acho que o Cavs cometeu realmente um erro grande ao escolher o Thompson e nao o Jonas Valanciunas com sua segunda escolha de Draft em 2011. O Thompson jogou bem e ta numa boa sequencia pra terminar o ano, não levem a mal, mas ele é um PF como tem tantos outros na Liga, enquanto que o Valanciunas - apesar de ainda não ter jogado, então dificil dizer se vai ser bom ou nao - eé um tipo de jogador mais raro, um pivô bom defensivamente e habilidoso no ataque. E adivinhe qual é a posição com mais Depth desse Draft? PF, exatamente. Talvez valesse a pena pegar o Valanciunas pra pivô e agora ir atrás de um PF como Thomas Robinson, Jared Sullinger ou ate mesmo Anthony Davis.


New Orleans Hornets
Apesar do elenco muito fraco e de ter jogado quase toda a temporada sem seu melhor jogador (Eric Gordon), o Hornets acabou incomodando muito time bom por causa da energia dos seus jogadores, defesa muito esforçada e uma consciência sobre suas limitaçōes, além de ter achado bons jogadores em Gustavo Ayon e Greivez Vasquez, e a contribuição de veteranos como Jarrett Jack e Chris Kaman. Claro, ainda ganhou só 21 jogos e tem uma das piores campanhas da NBA, mas o elenco era realmente muito limitado e o Hornets foi um dos poucos times desse tipo que não se entregou e se esforçou pra perder. 

O problema do Hornets é que o Eric Gordon não assinou a extensão do seu contrato e, ainda que volte ao time (É Free Agent restrito), deve vir a um preço maior. Ainda assim, o Hornets não ta em má situação, pois tem sua escolha (uma das piores campanhas da Liga) E a escolha de primeira rodada do Wolves, o que significa boas chances pra uma escolha de loteria e ainda vai ter uma segunda escolha bastante alta. Como eu já disse, esse Draft está muito bom e muito profundo, o Hornets tem tudo pra sair dai com dois titulares de qualidade pra juntar com as boas peças jovens do seu elenco. Perder sua estrela nunca é facil, especialmente uma do nível do Chris Paul, mas a troca acabou sendo boa pro Hornets: Duas escolhas de Draft muito valiosas num ótimo Draft, um dos melhores jovens SGs da Liga e paz de espírito pra achar um novo dono (que deve oficializar em breve a compra da equipe). Not bad, Hornets...


Sacramento Kings
O Kings pra mim tinha tudo pra ser um dos times mais divertidos da Liga - talentos como Tyreke Evans, Marcus Thornton, Demarcus Cousins, dois calouros divertidos como Jimmer Fredette (Pessimamente utilizado na temporada) e Isaiah Thomas (eu cantei essa no dia do Draft. Isso mesmo, voce vive num mundo onde Brian Cardinal foi um jogador importante num time campeão e eu acertei um palpite sobre um prospect obscuro. Durmam com essa, maias!), jogando pra tentar manter o time na cidade.

Mas nisso eu errei feio, o Kings foi um dos times mais irritantes de se assistir na Liga. Parece que existe uma regra em Sacramento: Nunca passe a bola se você pode segurá-la por meia hora e forçar um arremesso. A temporada começou ruim, Neymar Cou... er, Demarcus Cousins conseguiu derrubar seu ténico e continuou sendo um babaca e tomando decisōes ruins em quadra (Ele simplesmente é bom demais, mas não tem cérebro), e ninguém além do Thornton parecia estar confortável. Em especial, o Tyreke Evans não eé nem mais sombra daquele jogador espetacular que foi calouro do ano, ele eé um buraco negro que parece que prefere arremessar do que usar sua massa e agilidade pra atacar o aro. Quando o Paul Westphal - que claramente não tinha controle do grupo - saiu, o time começou a jogar mais solto, os jogadores pareciam mais felizes e confortáveis, e o time começou a ser ainda mais um bando de fominhas que pegava a bola e segurava até estar afim de arremessar. Um time sem esquema, sem movimentação de bola... Parecia perdido.

As coisas melhoraram quando o Isaiah entrou e assumiu o comando da equipe, chamou jogadas e controlou a bola de maneira geral, tornando o time menos disperso. Mesmo assim, o Kings continuou uma tortura de assistir, muito talento sendo muito mal usado. Se tem um time que precisa urgente de um técnico, eé o Kings. Confesso que acredito nos boatos de que Evans e Cousins não se deem bem por lá, e acho que o Evans vai acabar dando o fora de lá sem muita oposição, e o Kings finalmente vai se comprometer com o Cousins de Franchise Player. Aonde isso vai levar, eu naão sei... Como eu disse, talento o time tem, só não sabe usar.


Toronto Raptors
Ainda que o Raptors tenha ido mal na temporada, e ter sido totalmente irrelevante, não acho que o time está na sua pior situação. Ainda que seja bem fraco, o time mostrou uma mudança de postura, tem uma escolha alta de Draft e Jonas Valanciunas vindo pro ano que vem (Como já disse, gosto muito dele). Andrea Bargnani, apesar de todos os defeitos, tem melhorado recentemente e com Valanciunas pra tapar seus defeitos e liberá-lo pra jogar de ala de força acho que vai ser ainda mais eficiente. Raptors ainda tem um bom caminho pela frente, mas com um pouco de sorte nesse sorteio pode sair dessa brincadeira com Jeryd Bayless, DeMar DeRozan, Michael Kidd-Gilchrist, Bargnani e Jonas. De resto, o Raptors foi totalmente irrelevante mesmo.


New Jersey Nets (in memoriam)
O Nets fracassou quando tentou adquirir Dwight Howard com um pivô que não pega 5 rebotes por jogo (porque será que nao conseguiu?), entrou em pânico pra tentar convencer o Deron Williams a não dar o fora no final do ano e  conseguir levar pelo menos uma estrela pro Brooklyn. A troca foi mandar sua escolha de primeira rodada (Protegida caso o Nets fique com uma das três primeiras picks) pro Blazers em troca do Gerald Wallace. O argumento do Nets foi que eles só gostavam de quatro jogadores nesse Draft, e portanto não perderiam ninguém que eles queriam nesse Draft se a pick não fosse top 3. O que é ridiculo, porque a) Um deles poderia nao ser escolhido pelos outros times, e b) mesmo se eles só gostam de três caras, os outros times podem gostar de muitos outros, o que da mais valor à escolha do ponto de vista da demanda, e o Nets ignorou isso. O Nets acabou montando o seguinte time pro Deron Williams: Deron, Marshon Brooks (Inconsistente, mas talentoso pontuador), Wallace (Segundo ou terceiro melhor jogador no Blazers - que não foi pros playoffs), Kris Humphries (Talento, sem cérebro) e Brook Lopez (Incapaz de ficar saudável e não pega nem 5 rebotes por jogo).

Horroroso? Não. Vai convencer o Deron a ficar no Brooklyn? Talvez por mais um ano - se ele tiver convencido que o Dwight vai ser trocado pro Nets - mas dificilmente a assinar uma extensão a não ser que ninguém ofereça algo melhor que o Nets pelo camisa 12. Pra mim valia mais a pena aceitar ser uma droga, entregar a rapadura, tentar uma boa escolha - digamos, Kidd-Gilchrist, mesmo estilo de Gerald Wallace e que pode servir como peça pro futuro pelo potencial e idade - e ai convencer o Deron a esperar um ano pra ir na Free Agency junto do Dwight (ou esperar o Dwight ser trocado pra lá). Mas a troca foi bizarra, e agora o Nets está correndo o risco de se mudar pro Brooklyn com seu melhor jogador sendo um pivô que não pega cinco malditos rebotes por jogo!

(Pros que gostam de teoria da conspiração e acreditam que a loteria é combinada, o David Stern dificilmente iria querer que o Nets fosse de mãos abanando para NY, então seria um forte candidato a ser sorteado pras três primeiras escolhas e pegar, se não o Davis, pelo menos Kidd ou Thomas Robinson. Divirtam-se com a teoria.)


Golden State Warriors
Não vou mentir, eu gosto de um núcleo de Steph Curry, Klay Thompson, David Lee e Andrew Bogut... Sabe, se três deles não estivessem machucados.

Na verdade, o tanking do Warrios era o mais inevitável de todos. Depois de tentar se reinventar como um time mais defensivo e falhar feio, os tornozelos de papie-mache do Curry não aguentaram e parecia questão de tempo até ele ser desligado pro resto da temporada, matando a temporada do meu time de fantasy (Que acabou salva pelo Ersan Illyasova). Trocaram Monta Ellis por Bogut (Defensável e até uma boa troca... Não fosse o fato de também mandaram o bom reserva Epke Udoh e pegaram o contrato escroto do Steph Jackson - Que depois virou o contrato ainda pior porque mais longo do Richard Jefferson), que estava machucado, e aí era questão de tempo até o Lee - que tava levando o time nas costas - ir pra geladeira com alguma lesão suspeita. Dito e feito, Lee fora pro resto da temporada com dor na perna. Funhé.

Mas isso tudo não é só vontade de ter uma escolha melhor, e sim porque eles estão é morrendo de medo de perder sua escolha de primeira rodada nesse Draft lotado. Ela é do Utah Jazz, mas protegida top 7. Ou seja, se eles terminarem acima da sétima escolha de Draft, ela vai automaticamente pro Jazz, então pra eles é ainda mais imperativo conseguir uma posição ruim. Atualmente o Warriors tem a... Sétima pior campanha da Liga!! Imagina o estado de nervos do time na noite do sorteio...


Detroit Pistons
Medíocre, mas com potencial. Sabe aquele time mediano em todos os sentidos, mas que tem dois jogadores jovens com muito talento e que chamam pouco a atenção, então ninguem repara? Greg Monroe possivelmente é tão bom quanto o Demarcus Cousins (Menos explosivo, mais consistente, muito mais inteligente, melhor passador e que defende um pouco pior - e  melhor de tudo, não é um adolescente instavel mimado que pode colocar tudo a perder a qualquer segundo), mas seu jogo é muito mais burocrático, não chama a atenção e ninguém realmente repara em quão bom ele é. E tem o Brandon Knight, calouro, também não chamou a atenção e foi bem inconsistente, mas se mostrou um jogador bem inteligente, bom defensor e excelente arremessador, terminando o ano com uma boa média. Ninguém reparou, mas de repente o Pistons tem dois jogadores muito jovens e muito bons que aos poucos vão se tornando o centro da reconstrução da equipe. Eu sempre reclamei que o Pistons fazia as coisas a esmo, sem pensar (os contratos do Ben Gordon e do Charlie Villanueva concordam), mas parece que agora eles tem alguma direção pela primeira vez em muito tempo. E uma boa direção. Só não pode jogar tudo fora.


Minnesota Timberwolves
Eu podia falar do Wolves, mas tenho um post inteiro sobre eles e o Ricky Rubio vindo amanha ou sexta. Segurem esse mais um pouco.


Portland Trail Blazers
O Blazers entregou tanto a temporada que chegou a ser obsceno, com Nicholas Batum e LaMarcus Aldridge perdendo boa parte da temporada depois de um começo excelente. Eles desistiram na metade, forçaram a saída do técnico, e depois pareceram jogar sem o menor interesse, foi um time que deu um certo desgosto de acompanhar, porque tinha time pra ser bem melhor. 

Mesmo assim, o resultado acabou sendo muito bom pro futuro: Vai remontar o time ao redor de Aldridge (Excelente jogador) e Batum (que tava insatisfeito de ser reserva do Wallace e vai virar RFA no final do mês, preferiram trocar o Crash e ficar com Batum), tem bons role players no elenco (Ray Felton, Wes Matthews), arriscou em jogadores renegados com baixo risco (Jonny Flynn e JJ Hickson - gosto do Hickson, mas depende de um bom armador) e tem duas escolhas de Draft relativamente altas (Uma possivel top 6 do Nets e uma top 12 própria, ao que tudo indica). Ou seja, tem um centro pro time estabelecido (Batum e LA) e tem vários ativo interessantes pra montar o time, seja via Draft (Pra mim, Andre Drummond e Kendall Marshall dão ao Blazers um puta time!) ou via trocas (tanto dos jogadores como das escolhas), e no final das contas foi melhor pra eles jogar a temporada fora do que ficar na mediocridade. Eu gosto do futuro do Blazers com essas duas escolhas de Draft, mas ele não vai se montar sozinho, a direção agora vai ter que tomar as decisōes corretas, de nada adianta o ativo se voceê nao sabe usar.


Milwaukee Bucks
Não nego o talento do time do Bucks, mas foi bizarro o time 2012 dos veadinhos. Alguem imaginava o time do Scott Skiles - aquele pentelho disciplinador e louco por defesa - jogando num ritmo veloz, pontuando a vontade e com uma das piores defesas da Liga? O backcourt de Monta Ellis e Brandon Jennings eé muito bom pontuando, faz de tudo um pouco, menos defender (sabia que Jennings e Drew Gooden são a pior dupla defensiva da Liga quando juntos em quadra?), e o garrafão agora tem Gooden (Bom pontuador, pessima defesa) e Illyasova (Free Agent), baixos demais pra ser uma força. Monta Ellis e Jennings são divertidos, jovens e dinâmicos, mas dificilmente vão levar o Bucks mais longe. A escolha dos veados (salvo milagres do sorteio) deve ser a 12a, onde da pra pegar um bom jogador mas dificilmente um cara pra mudar muito a direção da Franquia. Parece que eles vão virar o Warriors 2.0: Muita correria, muitos pontos, muito divertidos, mas dificilmente almejando coisas maiores. A não ser que o Davis... Naah.


Houston Rockets
Rockets foi outro time que sofreu uma mudança drástica de uma temporada pra outra, mas ao contrário do Bucks o Rockets também mudou de ténico (e não o técnico mudou de personalidade). O Rick Adelman pregava um estilo de jogo leve, com muita movimentação de bola, coletivo e cheio de bolas de três pontos, e por isso jogadores como Kevin Martin tinham tempo de sobra. Mas ai chegou o Kevin McHale, que odeia jogadores que não defendem e sonha em segurar o adversario a menos de 50 pontos, afundou o Martin no banco, e deu minutos pra Goran Dragic (que foi brilhante na ausência por lesão do Kyle Lowry e vai ganhar uma boa fatia na Free Agency em alguns meses), Courtney Lee (Defende muito melhor que o Martin e chuta suas bolas de três) e Chandler Parsons (calouro de segunda rodada que acabou se mostrando um jogador muito completo, e especialmente bom defensor). Com a chegada do Marcus Camby, o Rockets teve uma boa chance de ir aos playoffs montando uma defesa muito forte que afunilava os adversários no garrafão, mas acabou perdendo cinco jogos seguidos, sendo três contra adversários diretos, e acabou caindo fora da briga.

Ainda que não tenha um núcleo futuro tão definido como o Blazers, o Rockets tem duas escolhas de primeira rodada nesse Draft (deles e do Knicks). Duas escolhas entre as escolhas 12 e 20 podem render bons jogadores num Draft tão profundo, mas o Rockets está com um bom número de jovens talentos tem ativos pra tentar algo interessante... Como por exemplo trocar uma dessas escolhas com o Kevin Martin pra subir no Draft, ou então reassinar com Dragic e trocar Lowry, Luis Scola e uma dessas escolhas por um jogador mais estabelecido. Ou seja, tem escolhas de Draft e jogadores negociáveis pra ficar criativo, só depende do Rockets como vai usar. Não estranhem se o Rockets não fizer nada e simplesmente draftar dois jogadores também. O importante é que flexibilidade não falta.


Phoenix Suns
Ok, vamos a isto...

A - O Phoenix Suns de 2012 ganhou 33 jogos (pode ganhar 34) e até ontem a noite tinha uma chance de ir aos playoffs, até perder pro Utah Jazz. 

B - O Phoenix Suns quase foi aos playoffs jogando na conferência mais difícil da NBA, tanto por causa do record necessário pra isso como pela dificuldade dos jogos, depois de começar o ano 12-19.

C - O melhor jogador do time, indiscutivelmente, é o Steve Nash

D - Depois do Steve Nash, os melhores jogadores do time são, em ordem: Grant Hill (39 anos), Marcin Gortat (Boa temporada, mas abaixo do que mostrou ano passado), Shannon Brown (Oh-ho...), Channing Frye (...), Markieff Morris e Michael Redd (Oh god...).

E - Tirando Nash, o Suns não tem nenhum jogador capaz de criar o próprio arremesso

F - Nash é o segundo jogador com mais assistências por jogo com 10,8 (Rajon Rondo), tem média de 12,8 pontos por jogo arremessando 53-39-89, e tudo isso num time sem nenhum outro criador de jogadas ou capaz de pontuar sozinho, e jogando 31 minutos por jogo num calendário extremamente brutal. Ah, ele tem 38 anos.

G - Se o Nash não jogasse, o Suns seria um dos principais candidatos à primeira escolha do Draft.

H - Se o Suns quase foi aos playoffs, foi por causa de jogo em equipe, muitas assistências, entrosamento e eficiência ofensiva. Adivinhe quem foi o responsável por isso. Dica: O Suns tem o ataque mais eficiente da Liga.

I - Nenhum outro jogador, tirando Chris Paul, teve um impacto tão grande no seu time como Nash.

J - De novo, sem Nash esse time seria candidato forte ao Davis. Com Nash, esse time quase foi aos playoffs na conferência Oeste com um dos piores elencos da NBA. Ele tem 38 anos.

K - Releia esses dez pontos novamente. Só por esses pontos, Nash já merece um lugar no Hall da Fama e uma estátua na frente de qualquer ginásio da Liga. Ele não merece esse time do Suns, merecia ter sido trocado pra um time de verdade... E mesmo assim levou esse time nas costas à beira dos playoffs. Merece uma última chance ano que vem com um time de verdade. Não existe melhor team player que o Nash na NBA inteira. Nenhum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário