Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Confrontos de primeira rodada dos playoffs (Parte II)

Ok, ainda estamos numa pequena correria, então vamos terminar logo com os confrontos de primeira rodada dos playoffs desse domingo. Alias, Bulls perdeu Derrick Rose (Ainda acho que ganha do Sixers, mas não do Celtics) e o Knicks perdeu Iman Shumpert e um jogo humilhante pro Heat, então parece que a série que eu mais queria ver foi estragada pela arbitragem, pela lesão do Shumpert e pelo camisa 6 do Heat, que quis justificar porque vai ganhar o prêmio de MVP e fez miséria em quadra, e se continuar assim, esquece competição nesses playoffs. Ou pelo menos até a final.

Vamos aos jogos de domingo, do mais chato pro melhor (lembrando que esses previews foram escritos antes da rodada do domingo, mas só conseguimos postar agora)...


Boston Celtics (4th seed) at Atlanta Hawks (5th seed)

Antes que alguém pergunte, o Boston é 4th seed porque foi campeão de divisão, e o Hawks ainda tem mando de quadra porque teve uma campanha melhor.

Bom, o Hawks poderia ser um time interessante se o Al Horford estivesse saudável, mas agora o time vai depender de Joe Johnson e Josh Smith. Eu gosto de um ponto que o Bill Simmons fez semana passada, quando disse que o Joe Johnson foi tão chamado de overpaid e overrated que ele acabou ficando underrated, porque ele ainda é um dos melhores 2-guards da NBA, ótimo jogador nos finais de partida e vai ter que estar inspirado pro Atlanta sonhar com a classificação. O Josh Smith é excelente quando fica perto do garrafão e usa sua habilidade atlética pra dominar um jogo, mas de repente ele decide que quer chutar bolas de três e erra tudo, muita habilidade pra pouco cérebro. O time fora os dois é esforçado, mas limitado, não tem um bom banco desde que o Jamal Crawford se mandou, e o time é inconsistente demais. Enquanto isso, o Celtics é um time que ninguém tem muita certeza sobre como vai chegar. Depois da entrada do Avery Bradley na equipe ressuscitar o espirito de defesa e intensidade do time, o Celtics embalou uma excelente sequencia, engoliu o Heat com farinha duas ou tres vezes, e era o time que estava jogando melhor em todo o Leste. Ai o Rajon Rondo machucou, o time poupou os titulares pro resto da temporada, e ninguém sabe como eles vão voltar pros playoffs. 

Pra mim? Vai ser o Celtics insano-intenso-ultradefensivo que vimos antes, simplesmente porque eles sabem a hora de jogar pra valer e a hora de se segurar, e também porque eles sabem que, passando pelo Hawks, a única coisa entre eles e um confronto com o Heat (Um time que eles não tem medo de bater de frente e ja venceram duas vezes recentemente - três se contar um jogo que o Sasha Pavlovic foi o cestinha) é um Bulls sem Derrick Rose. O Celtics tem o Avery Bradley pra marcar o Johnson (Unico problema aqui é a diferença de altura) e o garrafão vai fechar em cima do Smith e, em outras palavras, obrigar o resto do time do Hawks a vencer o jogo, e eu não confio em Marvin Williams, Ivan Johnson e Jeff Teague. O que não aconteceria se o Horford estivesse saudável, mas depender demais de dois jogadores contra essa defesa não vai dar muito certo. Pergunte ao Heat. 

No entanto, se Rondo (Voltando de lesão, vale lembrar) e Garnett não começarem a série a todo gás - Rondo por ser o centro de todas as açōes ofensivas da equipe, e Garnett porque ele é o termômetro da equipe - a série muda. O Hawks pode aproveitar esse começo fraco pra abrir vantagem em casa, e forçar o Celtics a tirar a vantagem. Jogar na frente é muito importante pro Hawks nessa série, especialmente se o Ray Allen demorar pra voltar. A chance do Hawks é essa.

Atualização: Garnett não estava nos seus dias no primeiro confronto, o time sentiu falta das bolas longas do Ray Allen, e Rondo conseguiu ser expulso por trombar num juiz (o que deve render suspensão de um jogo). O Hawks tem tudo pra conseguir levar pra Boston uma vantagem de 2 a 0... É, começou com o melhor cenário pra Atlanta.


Los Angeles Clippers (5th seed) at Memphis Grizzlies (4th seed)

Esses dias, em um grupo do Facebook, a galera montou um bolão pra primeira rodada dos playoffs, e eu fiquei surpreso que tirando uma pessoa, todo mundo apostava em uma vitória (em alguns casos até fácil, tipo 4-1) do Clippers. Clippers sobre Memphis? Sério??

Parece que as pessoas ficam maravilhadas com o Blake Griffin e o Chris Paul e esquecem que o Grizzlies eé um tremendo Juggernault que engole vivo times que não são capazes de igualar sua força no garrafão e/ou que dependem demais de um jogador só pra criar jogadas. Parece familiar? Ainda que o Griffin seja um grande jogador, ele ainda tem alguns instantes que mostra como a falta de um treinador pra orientá-lo tem atrapalhado um pouco seu jogo, ele as vezes depende demais das enterradas e do seu giro, e não é também um grande defensor. Mesmo o DeAndre Jordan naão tem tido um bom ano, tem errado muito e não tem conseguido se impor. Enfim, o Clippers tem um garrafão que tem se mostrado muito vulnerável na defesa, e o Grizzlies é o time capaz de usar isso pra engolir o adversário. Aleém disso, tirando quando o Chris Paul comanda o show (E podem esperar que ele vai jogar ainda melhor nesses playoffs e ganhar um jogo sozinho), o Clippers não consegue criar jogadas, depende demais do individualismo, e contra um time tão defensivo como o Grizzlies (que tem Mike Conley e especialmente Tony Allen pra grudarem no Paul e tornarem sua vida um inferno) isso vai ser mortal. O Grizzlies é o pior matchup possível pra esse Clippers, e a não ser que o Chris Paul jogue com o capeta no corpo, encarne o Isiah Thomas nos seus melhores dias e destrua a marcação especial que o Grizzlies vai jogar pra cima dele, essa série não vai ter ne graça.

Alem disso, o Grizzlies é um time espetacular. SE - eu disse SE - o Zach Randolph aceitar um papel menor na equipe, o Grizzlies talvez seja o time mais assustador do Oeste. Ele pode ir grande (Marc Gasol e Z-Bo), pode ir pequeno (Conley, Allen, OJ Mayo, Rudy Gay, Gasol), tem depth (Mayo, Mareese Speights, Gilbert Arenas), e é capaz de dominar qualquer time da NFL (Tirando TALVEZ o Lakers) no garrafão com rebotes, defesa e pontos próximos ao aro. Esse é o tipo de basquete que da resultado nos playoffs, e nenhum time faz isso melhor que o Grizzlies na atualidade. Pra mim, o Clippers ainda está a um ano (e outro técnico) de ser um sério competidor no Oeste. Especialmente por ter batido contra o Grizzlies de cara.


Utah Jazz (8th Seed) at San Antonio Spurs (1st seed)

Sinceramente, uma das séries mais interessantes dessa primeira rodada. Não acredito que o Spurs - com um Manu Ginobili saudável, o que naão tinham ano passado - perderão mais uma vez para uma 8th seed, mas acho que o Jazz tem tudo pra tornar essa série uma boa série, de repente seis ou sete jogos disputados.

O Spurs foi o time mais impressionante da temporada regular, mesmo descansando longamente seus veteranos (e seus melhores jogadores) ainda emendou sequencias de vitórias maiores de 10 jogos, teve a melhor campanha do Oeste e foi dominante o ano todo, sua eficiencia ofensiva foi de assustar e seu point diferential foi o maior em toda a Liga. Mas se o Spurs tem uma fraqueza, é que o seu garrafão não tem se mostrado dos mais dominantes, ainda que tenha sido capaz de ter excelentes jogos contra times de garrafão forte ainda teve alguns problemas ao longo do ano, como por exemplo os 30 rebotes de Andrew Bynum (Que teve só 2 no confronto seguinte, btw). Ainda que muito talentoso, o garrafão do Spurs sente falta de uma certa força física la dentro. Ou seja, um time de garrafão forte pode dar problema pro Spurs, e o Jazz tem um excelente garrafão com Al Jefferson e Paul Millsap.

O Jazz tem, portanto, um garrafão forte que pode incomodar o Spurs e tem Devin Harris e Gordon Hayward em fase espetacular, e está embalado o suficiente pra não deixar essa série ser tão fácil assim. Mesmo assim, tem três coisas que me fazem duvidar da capacidade do Jazz de vencer o Spurs. Primeiro, que o Spurs agora é o itme do Tony Parker, e ele é o melhor PG da atualidade infiltrando e finalizando no garrafão. Devin Harris nem ninguém no Jazz consegue marcar o Parker no mano a mano, e ai fica dependendo demais da cobertura do garrafão pra impedir que o armador do Spurs faça a festa lá dentro... E o JAzz não tem jogadores (tirando talvez o Derrick Favors) pra fazer essa cobertura na marcação bem o suficiente pra deixar o Parker preocupado na hora de infiltrar, e ai o Parker vai tomar conta do jogo. Segundo, que um dos fatores que fazem um garrafão como o do Jazz tão fortes é sua capacidade de pegar rebotes ofensivos e pontuar nas segundas chances, mas ai bati de frente numa estatística: O Spurs é o time que menos cede rebotes ofensivos na NBA. E terceiro, porque não tem nenhum time em toda a Liga que saiba melhor o que está fazendo do que o Spurs: Eles sabem exatamente sua identidade, sabem o que fazer em cada situação, tem uma rotação estabelecida e conhecem bem demais todas as forças e fraquezas do seu time. E se tem um treinador que saiba usar isso a favor do time eé o Greg Popovich. E isso conta nos playoffs... Muito.


Denver Nuggets (6th seed) at Los Angeles Lakers

Apesar de parecer um absurdo a primeira vista, pra mim esse confronto tem tudo pra ser um duelo muito interessante. O Nuggets tem três coisas que incomodam muito o Lakers: Um armador muito rápido no Ty Lawson, um jogador de garrafão extremamente energético e que defende muito bem, e tem um excelente defensor de periímetro pra colar no Kobe (Aaron Afflalo). Somando essas três coisas com a depth de Denver e um dia onde as bolas de três estejam caindo, e de repente podemos ter uma série. O Lakers tem problemas com armadores velozes e se o Afflalo conseguir tirar o Kobe do jogo (30 pontos em 31 arremessos e 5 turnovers, e por ai vai), o Lakers vai ter que depender demais o garrafão pra manter o time no jogo, e o Kenneth Faried pode incomodar o Lakers por causa dos rebotes. Novamente, isso é um SE, uma situação favorável pro Nuggets, mas que da ao time uma legitima chance de vencer o Lakers se as bolas de três estiverem caindo, especialmente em casa (O Lakers tem tido problemas fora de casa).

Ainda assim, o Lakers é o favorito por outros três motivos: Primeiro, a falta de um pivô pra bater com o Andrew Bynum, você realmente tem problemas se a sua melhor defesa a isso é Kosta Koufos e JaValle McGee. Aliaás, o Bynum é o x-factor do Lakers nesses playoffs, porque no Oeste só o Grizzlies e o Thunder possuem um garrafão capaz de defendê-lo. Se o Bynum conseguir impor sua força no garrafão dos dois lados da quadra, isso da ao Lakers uma dimensão totalmente diferente em ambos e o torna um time muito mais perigoso.

Segundo, que o Lakers sabe vencer jogos, e o Nuggets não. Parece besta e subjetivo, mas o Lakers tem vencido jogos de diferentes maneiras, apertados, feios, defensivos, ofensivos, enquanto que o Nuggets não tem a experiência e a confiança pra jogar jogos de diferentes estilos numa série de sete jogos contra um time superior que está acostumado a essas coisas. E por fim, o Lakers e o Nuggets são dois times que jogam muito melhor em casa: e o Lakers joga um jogo a mais em seus domiínios. Mas pra mim essa série esta bem aberta, e o Nuggets - ainda que azarão -pode derrubar o Lakers se conseguir impor seu jogo e com um pouco de sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário