Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Premissa Marciana


Celtics de 86' foi a base do estilo desse time
e teve três jogadores nele... Quase foram quatro






Só pra esclarecer, esse post foi inspirado (pra não falar chupinhado) do capítulo "Wine Cellar", do melhor livro esportivo de todos os tempos, The Book of Basketball, do Bill Simmons. Muitas coisas estão iguais ao original dele, simplesmente porque eu concordo 100% com essa parte. Onde eu discordo, obviamente coloquei minha parte por cima. Espero que se divirtam com esse post tanto quanto eu me diverti escrevendo. No final, se tiverem vontade, deixem o time de vocês e o porque, quero saber como vocês enxergariam esse time.


Imagine por um instante o seguinte cenário: Os Marcianos invadiram a terra, destruiram algumas cidades, e nos desafiaram para uma série de sete jogos de basquete, com o futuro da Terra como prêmio. Se ganharmos, eles vão embora e não nos torram mais a paciência, mas se perdermos eles destroem a Terra (suponha que sejam Aliens muito menos imbecis dos que os Aliens de Sinais). E nós temos uma máquina do tempo, capaz de viajar por diferentes épocas e pegar qualquer jogador de qualquer época da NBA para montar um supertime para chutar o traseiro dos Marcianos e os ensinarem a não mexer com a Terra. Vamos pegar esses jogadores, colocá-los pra treinar durante dois meses juntos, e então faremos as Finais no Madison Square Garden, com Gus Johnson anunciando.

Bom, essa é a premissa. Como eu já disse, nossa máquina do tempo pode pegar qualquer jogador de qualquer época da NBA e trazê-lo para jogar um jogo em 2012 (portanto com as regras de 2012). Para evitar que eu caia em tentação de colocar o Arvydas Sabonis no time, vamos restringir isso apenas a jogadores da NBA (Sabonis só foi pra NBA quando já era velho e machucado, incapaz de se mover como antes). Temos agora que montar o quebra cabeça, escolher os 12 jogadores que vão formar o time para nos defender dos marcianos.

Espero que todos entendam o seguinte, porque é um ponto que eu martelo praticamente toda santa coluna: O que importa aqui não é simplesmente pegar 12 jogadores que sejam os melhores jogadores, e sim jogadores que complementem uns aos outros da melhor forma possível, que afetem o time de diferentes formas e que combinem suas habilidades para o bem do time. Eu não quero um All Star Game, eu quero um time de basquete em todos os sentidos. Um grupo com uma hierarquia definida, onde todos os jogadores entendam e respeitem essa hierarquia e não tentem subverter a ordem do grupo. Quero personalidades que não entrem em conflitos, jogadores que estejam dispostos a aceitar o que quer que seja (menos arremessos, menos minutos, banco, etc) pelo bem do time. Jogadores que entendam a importância de jogar pros seus companheiros e pro time, que entendam a importância do que vai além de basquete... Em resumo, que entendam o conceito de time. Não adianta colocar Jordan e Kobe juntos, porque não tem como funcionar: Kobe não vai aceitar a reserva, vai querer ir pra primeiro plano, vai querer mais arremessos, e isso vai minar o grupo (também não quero ninguém excessivamente fominha no meu time, nem alguém que coloca a si mesmo na frente do time, portanto não pegaríamos o auge do Kobe. Ta fora, Kobe). 

Além disso, a questão não é escolher apenas os jogadores, e sim qual versão dos jogadores. Podemos pegar Jordan em 88 (mais individualista, obcecado por estatísticas, não um bom jogador de grupo), 92 (no auge da sua forma física e da sua habilidade, ainda um pouco complicado pra jogar em grupo) ou 96 (um jogador 100% de grupo, perfeita compreensão do que vale além de basquete (Que Simmons chama de "O Segredo"), mas um pouco menos poderoso em termos físicos). Larry Bird em 82 ou 86 (quando assumiu sua melhor identidade como jogador pro time, podia fazer 50 pontos ou 10 e afetar o jogo de quinze maneiras diferentes, totalmente satisfeito em não aparecer e fazer o máximo pelos seus companheiros). Magic Johnson em 82 (mais novo, melhor defensor), 85 (mais maduro, totalmente altruísta, capaz de jogar em quatro posiçōes) ou 87 (mais pontuador, mais Alpha Dog). Isso importa tanto quanto os jogadores que serão escolhidos, e qual papel eles irão assumir no time.

Dois últimos detalhes sobre como eu quero o MEU time: Primeiro, estou deixando de fora do time todos os jogadores anteriores à fusão da NBA com a ABA. O jogo era diferente demais naquela época, e portanto é muito difícil saber como os jogadores da época iriam lidar com o jogo de hoje em dia. Claro, isso é difícil para qualquer época, mas especialmente pra época pré-Merger. Imaginem a NBA na atualidade, mas com apenas 8 a 12 times. Agora tirem praticamente todos os jogadores negros da Liga, deixando apenas um ou dois por time (a regra não-escrita da época era que cada time só podia ter no máximo dois jogadores negros - só o Celtics tinha mais na Era Russell). Tirem também todos os estrangeiros da Liga e linha de três pontos, e suponham que não exista goaltending ofensivo (Sério!). O que restou era a NBA pré-Merger, era nesse tipo de Liga que os jogadores jogavam. Entendem o que eu quero dizer? Dwight Howard não marcaria 50 pontos por jogo nessa Liga?  A NBA só tomou uma forma próxima de hoje em dia quando a NBA (Predominante de jogadores brancos) e a ABA (predominantes jogadores negros) se juntaram em uma só. E portanto, apenas consideramos jogadores de 77 em diante pro meu time.

Segundo, todo time tem que ter uma identidade. E a identidade do meu é a de um time passador e flexível, nos moldes do Celtics de 86 (pra mim o melhor time de todos os tempos). Quero jogadores que não tenham egoismo nenhum, que estejam constantemente rodando a bola (portanto jogadores inteligentes, com bom passe e que joguem para o time, sem egoismo), e que possam jogar em qualquer estilo: Contra-ataque, defesa, alto, baixo, etc.

Em resumo, meu objetivo é juntar um time que rode bem a bola, esteja sempre buscando o jogador livre, tenha jogadores que joguem pro time, seja flexível o suficiente pra jogar qualquer estilo e se adaptar a qualquer adversário, que seja capaz de defender e pegar rebotes, que se de bem dentro e fora de quadra, que entenda "O Segredo", onde os jogadores busquem fazer os outros melhores, e que tenha uma hierarquia estabelecida, sem ninguem tentar desafiar a ordem. Vamos portanto aos cinco titulares da equipe:


Magic Johnson 85'

Magic 85' sobre qualquer outra versão de Magic, pelos seguintes motivos: Mais flexível, podia jogar em cinco (!!) posiçōes; ainda não era uma fraqueza defensivamente como foi mais tarde; modelo para armadores que rodam bem a bola, jogam para o time, fazem todos ao seu redor melhor e não se preocupam com seus próprios números; e por fim, não preciso das qualidades que se destacaram em Magic quando atingiu seu auge em 87 (mais pontuador, assumiu o papel de alpha dog do time) porque meu time já tem poder de fogo o suficiente, e porque não preciso que Magic assuma o papel de líder do time. Preciso que ele rode a bola, puxe contra ataques, acione os companheiros, consiga muitos roubos de bola, pontue de vez em quando mas se preocupe muito mais em fazer o seu time melhor, e jogue em qualquer posição que o time precise - E o Magic que melhor fazia tudo isso era o de 85.



Michael Jordan 92'

Não podemos ter um All Earth Team sem o maior jogador de basquete de todos os tempos, nosso Alpha Dog e crunch time scorer. Jordan 92' ganha a posição, mas foi a terceira mais difícil decisão dessa coluna: Jordan 92', auge das suas forças mas ainda não totalmente um jogador que jogava pros seus companheiros, ou Jordan 96', um pouco passado do seu auge mas um jogador que entendia totalmente o "Segredo"? Fiquei com Jordan 92' pelo mesmo motivo de Simmons: Porque ele teve problemas pra lidar com seus companheiros, mas eles eram ruins! Cerque Jordan de grandes companheiros com um jogo coletivo e altruista ao ponto de ser contagiante (Magic e Bird eram dois passadores que faziam exatamente isso: Eram tão bons no que faziam que contagiavam os companheiros) e acredito que ele teria abraçado muito mais rapidamente o jogo de equipe que atingiu em 96'.  Ainda assim, podemos argumentar por qualquer um dos dois... Vamos pro próximo antes que eu mude de ideia.



Larry Bird 86'

Melhor ala passador de todos os tempos, Bird não era só um grande jogador ofensivo e passador, como também adorava fazer seus companheiros melhores, rodar a bola para jogadores melhor posicionados e fazer de tudo pela vitória. Quando seu Celtics atingiu seu melhor elenco (Dennis Johnson, Danny Ainge, Kevin McHale, Robert Parish, Scott Wedman e Bill Walton... Good God, isso é um time de basquete!), Bird sempre aceitou ficar em segundo plano em diversos momentos, explorando outros lados do seu jogo para fazer todo mundo melhor. Ele pode ser o Alpha Dog em um time? Definitivamente, mas de a ele companheiros de elite e ele não terá nenhum problema em complementar todos eles, rodar a bola, achar companheiros livres, acertar algumas bolas longas, voar na defesa em busca de roubos, ir pro garrafão quando necesário, e aparecer quando o time precisar... Enfim, fazer tudo que faz o time melhor, mesmo que em segundo plano. Ninguém nesse time fazia isso melhor do que Bird - talvez na história.

Confesso que pensei em colocar Lebron aqui, principalmente preocupado com a defesa com Magic E Bird jogando juntos (nenhum era exatamente uma peneira defensiva, como Magic se tornou mais tarde na carreira, mas nenhum era um grande defensor, sua maior força era marcar um jogador menos perigoso do adversário e ficar livre pra voar nas linhas de passe em busca de roubos), mas deixei Bird por dois motivos: O primeiro é totalmente subjetivo e discutível (Ainda acho Bird superior a Lebron pra esse estilo), mas o segundo é muito mais simples - preciso de alguém pra chutar bolas de três nessa equipe, e Bird era um exímio chutador. Com Lebron, esse time ficaria deficiente demais nos chutes de longe. Caso a coisa aperte defensivamente, Lebron entra aqui ou até no lugar de Magic, mas acho que esses dois se aguentam com Jordan e o nosso garrafão. Mas vamos em frente.



Tim Duncan 02'

Duncan é perfeito pra esse time: Nenhum outro jogador em toda a história da Liga compreendeu tanto sobre como jogar para seus companheiros do que Duncan, tirando Bill Russell. Tipo de jogo que define Duncan: 22 pontos, 12 rebotes, 3 tocos, excelente defesa, envolve todos os companheiros, time funciona em torno dele, time ganha por 15. Ele não precisa aparecer, mas poucos jogadores na história influenciaram seus companheiros como ele influenciou. Se na NBA existisse o Hockey Assist (A assistência para a assistência), Duncan seria um dos líderes. Ele é exatamente o que eu preciso pra esse time: Um excelente defensor, excelente reboteiro, joga pro time, exímio passador, exige double-teams quando vai pro garrafão, e que pode perfeitamente jogar de pivô quando apelarmos para formaçōes mais baixas. 



Ok, agora chegamos à minha maior dúvida desse time. Eu sei que coloquei Kareem de pivô no meu time, mas confesso que mudei de idéia pelo menos 200 vezes entre sábado e hoje sobre ele ou Bill Walton no time titular. Na verdade, ainda não cheguei a uma conclusão. Coloco um, mas com muitas ressalvas: Cada um trás coisas que eu quero ao time. Então coloco um, mas ao menor sinal de problema, coloco o outro. Então vamos com...



Kareem Abdul-Jabaar 77'


Fuck. Não gostei da minha escolha: Walton 77' é meu pivô favorito da NBA não chamado Russell. Então porque Kareem está aqui? Porque eu preciso de uma jogada de segurança pro meu time, um jogador capaz de conseguir dois pontos automáticos quando meu time precisar. Preciso do skyhook. Confesso que colocar o Kareem me dá dois medos: Primeiro, que ele demande demais a bola com sua fama de fominha, e que ele acabe tentando subverter a ordem no time com sua fama de ser pouco sociável. No entanto, pegue essa frase dele em 80 para a Sports Illustrated, conforme quotada pelo Simmons, justificando porque jogou mesmo com enxaquecas por alguns jogos: "Esses homens são meus companheiros, mas também são meus amigos. Eles precisavam de mim". Hmm, parece alguém que entende como jogar em equipe. Basta para mim. Se ele abraçou seu jogo de equipe com Magic, imagino que jogar com Bird ajude ainda mais. Bom reboteiro, bom defensor de garrafão, e com dois pontos imparáveis. Mas ele vai ter a sombra do nosso primeiro jogador do banco...



Bill Walton 77'

Um pivô quase perfeito, e possivelmente o mais completo: Excelente reboteiro, bom pontuador, líder por exemplo, ótimo defensor de garrafão, mas o mais importante de tudo, um dos melhores passadores da história da NBA, um verdadeiro jogador de equipe que envolve seus companheiros e faz todo seu time melhor. Pegue algum vídeo do Blazers de 77 (pode ser esse aqui mesmo) e veja aquele time jogando: Ele era cheio de role players sem destaque, e apenas uma estrela em Walton... E mesmo assim, quem viu diz que é um dos melhores times de todos os tempos, mais imparáveis, e que mais jogava bonito. Com os passes de futebol americano do Walton quando pegava um rebote na defesa, era impossível parar seu contra ataque. Na meia quadra, era bola no Walton, e ele distribuia o jogo pra um time que rodava a bola e parecia sempre achar o jogador livre. Ele seria perfeito pra esse time: Capaz de pontuar e defender o aro, supremo jogador de equipe, capaz de rodar a bola e achar seus companheiros melhor que qualquer pivô na história. Ele iria fazer todos melhores no time.


Bom, uma vez que determinamos os cinco titulares e nosso sexto homem (também podendo ser chamado de sombra pro Kareem caso precisemos de mais passe ou menos individualismo), vamos pro nosso banco. E começamos com uma questão um pouco difícil.



Scottie Pippen 92' e Lebron James 12'

Não consegui decidir por um só... Então vai os dois. O problema com eles é que seriam jogadores muito parecidos em características: excelentes defensores, versáteis, ótimos passadores, podem jogar ou defender várias posiçōes, muito atléticos, arremessos pouco confiáveis, confortáveis fazendo o trabalho sujo e deferindo para outros jogadores, não se importam de ficar em segundo plano, fazem seus companheiros melhores, capazes de conduzir a bola quando necessário com grande eficiência... Mas arremessadores pouco confiáveis. Ainda assim, prefiro ter os dois no meu time, simplesmente porque eu gosto do que eles trazem pro time, intensidade, defesa, puro talento. Pippen é um defensor superior (na verdade, ele é o melhor defensor de perímetro da história da NBA) e é valioso pelos intangíveis - se um Marciano pegar fogo, soltamos Pippen ou Jordan em cima dele. Lebron ganha a luz verde pela versatilidade, capacidade de dominar fisicamente adversários como poucos outros, pelos contra ataques, e por ser um pontuador superior. São parecidos, mas podem ser usados de tantas maneiras que ter dois é ainda mais útil.



Kevin McHale 86'

Nenhum outro jogador era melhor pontuando do low post. Olhe as estatísticas de McHale em 1987 antes de machucar: 26 pontos, 10 rebotes, 3 assistências, 60% de arremessos (!!!), 84% de lances livres, 2.2 tocos. Some isso ao fato de que ele jogava num time com vários outros bom pontuadores, que quase nenhum jogador na história da NBA era capaz de marcá-lo saudável no mano a mano, que ele era um dos melhores defensores da sua geração, podendo defender jogadores entre as posiçōes 2 e 5, e que ele mostrou em 86 que definitivamente sabia jogar em grupo. Good God! Eu preciso de McHale contra os Aliens: Ele nos da flexibilidade, uma opção excelente no garrafão, se pegar fogo pode ser o foco do nosso ataque, pode jogar de pivô e defender quase qualquer jogador.



Agora as coisas ficam mais complicadas. Temos nossos cinco titulares e reservas pra SF (Um combo), PF e C... Faltam nossos reservas pra PG, SG e nosso 12o homem. Já aviso que não pegarei nenhum Kobe porque não tem a menor chance dele coexistir nesse time sem causar problemas. Mas preciso de um Combo Guard que seja atlético, bom marcador, e que possa brincar de armar o jogo de vez em quando. Hmm... Vamos aqui.

Dwyane Wade 09'

Melhor ano da carreira de Wade: 30-5-7, excelente defensor, um monstro roubando bolas, levou nas costas um time medíocre e mostrou que pode perfeitamente ser o armador principal da equipe. Ele, ao contrário de Kobe, não ameaça o entrosamento e a hierarquia da equipe, pode muito bem vir do banco (Ver: Olimpiadas, 2008), pode conduzir o ataque do time facilmente, pode defender armadores rápidos (Lebron e Pippen também podem, mas preciso de mais proteção caso os Marcianos tenham um armador muito rápido destruindo nossa defesa com dribles), ele sabe acionar os companheiros, e é atlético o suficiente pra acompanhar o resto do time. Era ele ou Joe Dumars, preferi Wade por ser mais atlético e poder conduzir o jogo de armador principal melhor.


Ok, agora temos outro problema que me deu muita dor de cabeça. Temos 10 jogadores no time, faltam dois: Um PG reserva, e um jogador que sirva a uma função específica (No caso, um arremessador de três). Ou seja, precisava escolher dois dos seguintes três: Ray Allen, Steve Nash e Chris Paul. Meu medo para pegar Nash era sua defesa, sendo que Magic já não é nenhum grande defensor. O problema de deixar Allen de fora é que o time fica com apenas Bird e Nash de chutadores de três pontos. A lógica aqui era Paul e Allen... Ah, que seja, vamos aqui, nem que seja pra ficar diferente:


Steve Nash 07'
Ray Allen 01'

Allen vai ficar no time porque precisamos de alguém que acerte bolas de três quando necessário, e também é bom ter alguém pra colocar na linha do lance livre quando estivermos ganhando no final do jogo (Em 2001, Allen chutou 92% de lances livres e 47% (!!!!!!!!) de três pontos. So there!). Nash sobre Paul foi a segunda decisão mais difícil da coluna, mas não me arrependo: Paul é mais produtivo quando tem a bola na mão e tempo pra pensar e criar, Nash é melhor nos contra ataques tomando decisōes rápidas e conduzindo o time com passes longos e precisos. Meu principal medo de colocar Nash na frente de Paul (caso precisássemos defender algum armador baixo e rápido) teria prevalecido até mês passado, mas depois de ver Lebron nesses playoffs, eu sinceramente acho que podemos contornar isso soltando Wade ou Pippen nesse armador pentelho e deixando Lebron cobrindo as falhas de todo mundo, no melhor estilo The Wolf, de Pulp Fiction, especialmente porque ele também pode armar o jogo se jogarmos sem armador principal. E nenhum jogador na história da NBA faz seus companheiros melhores que nem Nash... E embora nesse time ele não precise fazer ninguém melhor, definitivamente podemos usar seus pick and rolls (com Lebron, Duncan, McHale ou Walton fazendo o papel de Amare Stoudamire), sua visão de jogo, seus contrataques e sua habilidade monstruosa pra achar companheiros em situaçōes fáceis de cesta. Se estamos montando um time com excelentes passadores, movimentação de bola, jogadores que jogam pro time e entendem "O Segredo", então precisamos de Steve Nash. Se precisarmos de ataque instantâneo, simulamos o Suns de 2007 (Mais disso em breve) - o melhor e mais bonito basquete ofensivo que eu já vi na minha vida. Não posso ter esse time sem meu jogador favorito, simplesmente não posso.


Em outras palavras, nosso time ficou o seguinte: Titulares: Magic 85', Jordan 92', Bird 86', Duncan 02, Kareem 77'. Nosso banco: Nash 07', Ray Allen 01', Wade 09', Lebron 12', Pippen 92', McHale 86', Walton 77'. 

Pra comissão técnica, nosso técnico teria que ser Phil Jackson 96' (Que melhor técnico pra um time passador cheio de talento que Jackson?). Precisamos também achar um cargo aleatório para Ron Artest 05', Willis Reed 77' e Kermit Washington 77' ficarem no banco, como proteção caso algum Alien tente começar uma briga (pra quem não entendeu a referência obscura, em 1977 a NBA estava muito preocupada com a quantidade de brigas nos jogos, até que em uma briga comum durante um jogo, Kermit Washington acertou um soco em Rudy Tomjanovic tão perfeito que rachou o nariz e o crânio de Rudy, que caiu no chão sangrando e molhando o chão da quadra, num dos momentos mais traumáticos da NBA. Kermit fez o que todo mundo fazia nessas brigas, mas deu azar do seu soco ter sido perfeito demais e acertando em cheio. Levou uma grande suspensão e a NBA baniu de vez as brigas). E agora vou quotar o Simmons no seu livro: 'E precisamos ter 1984 Red Auerbach envolvido - faremos dele presidente do time, só para vermos um velhinho sorridente recebendo o All-Universe Trophy num vestiário em festa e dizendo algo sarcástico como "Eu continuo escutando que os Aliens são mais avançados em todos os aspectos" (Levanta o troféu.) "Aqui está seu avanço, estou com ele bem aqui"'. Perfeito!

Pois bem, esse é meu time. Ele tem tudo que eu quero: Jogadores que façam genuinamente parte de um time, que rodem a bola, que sempre procurem um homem livre, que joguem pro time, que não fiquem subvertendo a ordem do time. Um time com flexibilidade, capaz de pegar rebotes, defender e correr, com um bom número de bolas de segurança, um Alpha Dog, e vários jogadores que se complementam perfeitamente.

[Tangente rápida, as omissōes mais difíceis: Paul 08', Dumars 89', Barkley 87' (no lugar do Pippen ou de Lebron), Moses Malone 83' (rebotes), Garnett 04' (defesa), David Robinson 92' (Mais físico no garrafão, excelente team player, excelente companheiro de grupo... Acabou ficando de fora porque preciso do skyhook pra jogada de segurança e, se Kareem se machucar, não confio em Robinson pra finalizar jogos), Kobe 01', Hakeem 95' (Não era grande passador, centralizaria demais o jogo), Dennis Johnson 86' (no lugar de Wade como um combo guard com excelente defesa - superior até mesmo a Wade e Dumars - mas não tão bom armando) e Greg Popovich 12' (Estilo de jogo desse Spurs era exatamente o que eu queria, quase coloquei ele no lugar do Jackson)].


Já pensaram nas possibilidades que temos com esses jogadores?? Pra começar, temos nosso time titular de Magic, Jordan, Bird, Duncan e Kareem. Se tivermos problemas defensivos com Magic/Bird, colocamos Wade ou Lebron/Pippen. Podemos montar jogadas pra Jordan, podemos fazer o combo inside/outside com Kareem e Bird, podemos fazer o pick and roll, podemos continuamente atacar a cesta, rodar a bola e achar o companheiro livre. Podemos explorar Duncan no garrafão como ponto de partida e jogar através dele. E temos Magic, Bird, Jordan e Duncan prontos pra correr em contra ataque depois de cada erro ou rebote. Você não iria parar esse time - ponto! Podemos brincar também de...




Wade, Jordan, Pippen, McHale, Duncan, Kareem (Dois dos últimos três) - Nossa melhor formação defensiva com altura (Também funciona com Lebron no lugar do Wade). Se quisermos diminuir sem perder poder defensivo, vamos de Wade, Jordan, Pippen, Lebron, Duncan/McHale. Os Aliens não iriam pontuar nesses caras... Ponto.




Wade, Jordan, Pippen, Lebron, Magic - Formação de small ball que eu mais gosto, podemos jogar tanto Magic como Lebron de pivô (ou até mesmo sem pivô fixo e todo mundo rodando). Essa formação seria imparável atacando a cesta e em velocidade. E o pior, se esse time acelerar o ritmo de jogo e marcar sob pressão, eles podem até se segurar defensivamente. Nas palavras de Simmons, seriam "Warriors 07' on acid". Também podemos brincar com Nash no lugar do Wade, um pouco mais delicada defensivamente mas mais versátil ofensivamente com dois armadores e um exímio chutador de três. Talvez eu até goste mais assim. 




Walton, Kareem/Duncan, McHale, Bird, Lebron/Pippen - Caso precisássemos (ou quiséssemos) jogar com altura, então que seja com estilo! Se o Celitcs de 86 jogava com Walton, Parish, McHale, Bird e DJ (e funcionava incrivelmente bem), então essa formação definitivamente pode funcionar com Walton na cabeça do garrafão, McHale e Duncan/Kareem se posicionando nas laterais, Bird com seu papel de facilitador, passador e arremessador no perímetro, e Lebron/Pippen jogando de point foward. Essa seria a formação pra forçar a bola no garrafão (Lebron/Pippen pode deixar a bola com Walton e Bird e cortar em direção à cesta) e dominar os rebotes. Muitos passadores de qualidade também. Realmente gosto dessa formação.




Walton, Bird, Lebron/Pippen, Jordan/Wade, Magic/Nash - Quando se trata de formaçōes pra jogar na transição, esse time tem mais opçōes que o menu do Burger King. Podemos jogar com Walton, Bird, Lebron/Pippen, Jordan/Wade e Magic e deixar os passes fluirem ao ponto da insanidade, com Walton usando seus passes longos pra começar as transiçōes após cada rebote, Magic conduzindo na velocidade, e o time trocando ainda dois ou três passes antes de finalizar. Podemos também tirar Bird e deixar Pippen e Lebron juntos, e deixar Walton começando a transição e Pippen, Lebron, Jordan/Wade e Magic correndo no contra ataque, esmagando os Aliens com nossa velocidade e força física. Ou até melhor, tire Magic e deixe Nash conduzindo esse ataque, você perde em força fisica mas ganha um chutador de três e alguêm capaz de dar passes picados até pra minha avó fazer uma bandeja livre. Tantas opçōes, uma melhor que a outra. Adoraria ver isso acontecendo. Cade meu 2k12??




Nash, Allen, Lebron, Bird, Walton - Talvez minha lineup preferida, e algo que eu gosto de chamar de "Suns 07 com esteróides", que aliás também seria nossa perfeita lineup pra chutar de três. Ta bom, talvez eu seja excessivamente apaixonado pelo Suns de 2007, mas ainda acho que foi o maior nível ofensivo de basquete que eu vi em toda a minha vida (e que teria sido campeão não fossem as suspensōes ridículas de Amare e Boris Diaw no Jogo 4. Aliás, fato pouco comentado que eu reparei semana passada reassistindo jogos: O Spurs ganhou um jogo 3 do Suns com pessima arbitragem naquela série pra abrir 2 a 1. Fiquei tão chocado que fui ver quem era o juiz. Adivinhem se não era... Ele mesmo... Tim Donaghy, o mesmo cara que semanas depois foi descoberto por ter manipulado jogos para fazer apostas. Tirem suas próprias conclusōes) e se nosso time precisar de um pouco de ataque instantâneo e bolas longas, então precisamos dessa versão de elite do Suns de 2007. Pense bem: Nash conduzindo o show, Lebron fazendo o pick and roll numa versão mil vezes mais inteligente que o Amare, Walton pronto pra receber o passe fora do garrafão pra rodar a bola numa versão branca e mil vezes melhor do Boris Diaw, e Allen e Bird posicionando no perímetro pra chutar de três, dois jogadores que também são bons passadores pra rodar a bola. Três exímios arremessadores de três, quatro dos melhores passadores de todos os tempos... Você não iria querer ver esse time jogando junto, mesmo que um pouco frágil defensivamente? É claro que sim! 




Nash, Magic, Allen, Jordan, Bird - Pra quando tivermos ganhando apertado nos segundos finais e precisássemos proteger a vantagem. Nenhum FT shooter abaixo de 80%, três caras acima de 90%. Não iriamos entregar uma vantagem nos 45 segundos finais, ponto.




Walton, Bird, Lebron/Pippen, Jordan, Magic - Mudei de idéia, essa é minha lineup preferida (por pouco, mas enfim). Quatro passadores transcendentais junto de Jordan?? Esse time iria massacrar quem viesse pela frente!




Magic, Wade, Pippen, Lebron, Duncan - Essa é 100% do Simmons, que na verdade roubou a idéia do Rick Pitino, mas ela é tão boa que não da pra deixar de fora. Ele chama de Murderous Press (Algo como Pressão Assassina), e a idéia é simples: Treinar cinco caras pra jogar exclusivamente numa pressão de quadra toda, uma vez por tempo, por quatro ou cinco minutos, pra causar pânico no adversário, roubar a bola o máximo possível, cansar o adversário e mudar o momento do jogo. Olhe de novo para esse time e me diga se ele não faria isso? Sim, o ideal seria ter Paul no lugar do Magic, mas como deixei Paul de fora, vai ter que ser o Magic mesmo. Você iria gostar de trazer a bola do campo de defesa com esses caras pressionando a quadra toda? Imaginei que não. Confesso que adorei a ideia.




Então aí está o meu time. Tem talento de sobra, não tem ninguém que não entenderia e respeitaria a hierarquia do time, e é formado por jogadores que entendem perfeitamente a importância de jogar de forma altruísta, jogar pro time e fazer parte de um grupo. Tenho meu Alpha Dog (Jordan), tenho meus líderes por exemplo (Magic e Bird, as únicas pessoas além de Phil Jackson que Jordan escutava). Posso jogar grande, posso jogar baixo, posso jogar na defesa, posso jogar pro ataque, posso jogar na transição... Enfim, posso jogar como eu quiser, a flexibilidade desse time é infinita. Posso pontuar de dentro, de fora, na transição, na meia quadra... Enfim, como eu bem entender. E mais importante, é um time que jogaria de forma coletiva, sempre procurando o companheiro livre, sempre passando continuamente a bola. Totalmente imparável. Os Marcianos estão ferrados - Ninguém vem no nosso planeta e nos desafia para uma série de basquete impunemente!!

9 comentários:

  1. Muito legal. Mas acho irresponsável fazer um All Earth Team sem antes fazer um scout do time dos marcianos. Como eles jogam? Isso é decisivo na hora de escolher o time da Terra.

    ResponderExcluir
  2. A ideia era mais ou menos essa, Denis. Não sabemos como vai ser o time dos Marcianos, então temos que preparar um time que nos de a flexibilidade pra bate de frente com qualquer coisa que eles mandem pra gente.

    ResponderExcluir
  3. Eu senti falta do Stockton. Ótimo passador, chutador, roubava bolas, enfim, acho que ele estaria fácil no lugar do Nash/Paul. Questão de opnião. Dá pra fazer vários times em torno de Jordan/Bird/Magic com outros jogadores que não entraram nessa sua lista.

    Parabéns, ficou massa.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal, sem chance pros marcianos (acho).

    ResponderExcluir
  5. Engraçado, o Stockton foi o jogador que a galera mais estranhou que não apareceu. Pior que eu nunca pensei nele, o Stockton foi um monstro por causa da sua habilidade em fazer o básico perfeitamente, sua consistência e durabilidade.. Mas eu não preciso de nenhuma dessas três coisas no meu time, prefiro a melhor defesa, atleticismo e imprevisibilidade do Paul, ou as bolas de três, velocidade nos contra ataques e genialidade nos passes do Nash. Se optasse por defesa e atleticismo, iria de Paul, se fosse por ataque e bolas longas, iria de Nash. Stockton é um meio termo nos dois, mas nesse time ele não adicionaria nada.

    Outro que eu escutei algumas reclamaçōes foi o Karl Malone, mas não preciso de mais pontuadores nesse time (ainda que eu adoraria ver Nash e Malone num pick and roll), e ele não adicionaria mais nada em outras áreas.

    E o legal desse tipo de "exercício" da premissa marciana eé não só que da pra montar diversos times ao redor de Magic/Bird/Jordan, como isso varia demais de acordo com seu estilo de jogo. Eu escolhi basear meu time no Celtics de 86, e escolhi jogadores par esse estilo. Se fosse outro estilo, provavelmente mudaria muita coisa ai, seja os jogadores, as combinaçōes e tudo mais, as possibilidades são infinitas!

    ResponderExcluir
  6. Só como curiosidade, a numeração do time seria:

    Magic Johnson – 32
    Michael Jordan – 23
    Larry Bird – 33
    Tim Duncan – 21
    Kareem Abdul-Jabbar – 33
    Bill Walton – 32
    Scottie Pippen – 33
    LeBron James – 6
    Kevin McHale – 32
    Dwyane Wade – 3
    Steve Nash – 13
    Ray Allen – 34

    Ou seja, três caras com a #33 e três caras com a #32... coincidência histórica?
    Parabéns, ficou muito legal e meu deu mais vontade ainda de testar meu inglês lendo o livro do Simmons, rs.

    ResponderExcluir
  7. o Curry entraria nesse time hoje? no lugar do Nash ou Allen?

    ResponderExcluir
  8. Acho que ele entraria no lugar do Allen, afinal ele é mais chutador do que passador.

    ResponderExcluir