Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Mock Draft NBA

Quem não gosta da noite do Draft?? Além do Sam Bowie (esq.), claro!



Com o Draft chegando amanhã a noite, achei que era uma boa hora pra fazer um Mock Draft. Infelizmente, pelo lockout, o Draft acabou ficando muito em cima das Finais, o que acabou nos dando menos tempo do que o ideal para avaliar melhor os calouros e como cada time anda se posicionando com sua escolha. Mas enfim, nada que me impeça de falar rapidamente das necessidades de cada time e dar alguns palpites furados para as escolhas, certo? Não vai ser nada muito grande, mas vamos até o fim da primeira rodada. Naturalmente, quanto mais alta a escolha, maior a incerteza. Além disso, provavelmente ainda teremos algumas trocas envolvendo escolhas de Draft (O boato da vez é que o Rockets estaria preparando um pacote pra mandar pro Magic pelo Dwight Howard, mas enfim), mas como não sou vidente, só posso palpitar pro que temos até o momento. Também não vou aprofundar muito em cada jogador, quando o Draft tiver passado eu falo um pouco mais de cada um deles e como se encaixam com seu time. Alias, eu tenho certeza que o Rockets ainda vai fazer uma troca com suas escolhas e ferrar meu Mock Draft. Mas que seja.

Bom, vamos a isso, começando com...


1st Pick - New Orleans Hornets
Anthony Davis, PF, Kentucky


Sinceramente, a escolha mais fácil dos últimos tempos. O Draft desse ano é considerado bom, mas Davis é disparado o melhor jogador. Ele tem a habilidade atlética, um alcance enorme, bom reboteiro, muita vontade, excelente defensor, trabalha muito duro e tem uma excelente personalidade. Ou seja, tudo que se espera do seu Franchise Player. Ele ainda está longe de ser um produto pronto, especialmente no ataque: Em Kentucky, sua presença ofensiva consistia basicamente de rebotes, enterradas ou pontes aéreas, não tendo um jogo de garrafão consistente. Ainda assim, ele tem habilidade com a bola (era armador até ter um estirão de crescimento monstro, mas que não tirou sua mobilidade e agilidade), um arremesso de meia distância razoável e é bem atlético pra acompanhar contra ataques. Precisa de alguns anos até ficar pronto, mas sinceramente, não tem como errar aqui.



2nd Pick - Charlotte Bobcats
Thomas Robinson, PF, Kansas

O Bobcats com certeza ta decepcionado de ter perdido Davis depois da péssima campanha da equipe no ano passado, e com razão. Esse Draft tem dois momentos onde existe uma queda de nível entre os candidatos, e a primeira delas é quando Davis sai do jogo. Na verdade, o Top5 desse Draft muito dificilmente vai mudar, mas dependendo do que acontecer com essa escolha, isso pode alterar bastante quem fica com quem nas escolhas entre 2 e 5. Além disso, o Bobcats ta tentando trocar essa escolha por múltiplas escolhas, então se outro time entrar aqui, pode mudar totalmente o jogador a ser escolhido (Dependendo do time que entrar). Mas supondo que o Bobcats fique com a escolha, eles devem pegar Robinson. Eu não faria isso, eu pegaria Michael Kidd-Gilchrist, mas parece que o Bobcats gosta mais do Robinson, um cara bem atlético, defensivo, reboteiro, tipo de cara de energia que da umas trombadas no garrafão, bem pronto pra entrar e jogar. Robinson e Bismack Biyombo fariam um garrafão bem interessante defensivamente e em energia, mas um pouco baixo. Talvez isso faça o Bobcats ir atrás do Kidd... Enfim, a escolha pivô dessas primeiras cinco, quem ele escolher vai determinar a ordem das próximas. A falta de um candidato claramente superior entre as escolhas 2 e 5 significa que o Bobcats aqui pode ir em qualquer direção. Por enquanto, meu palpite ta no Robinson.


3rd Pick - Washington Wizards
Bradley Beal, SG, Florida

Depois que o Wizards trocou por Trevor Ariza - um SF defefensivo - e Emeka Okafor, e já que dois dos três principais jogadores que sobraram são alas, ficou claro que o Wizards deve ir no Shooting Guard da Florida. Beal é um SG clássico: Tem excelente arremesso, sabe usar pump fakes pra abrir a defesa, e tem agilidade e força pra finalizar perto do aro. Ainda que não seja o melhor ball handler do mundo, especialmente em Pick and Rolls, é  o tipo de jogador que complementaria muito bem o fraco arremesso do John Wall em Washington. Acho que daria um parceiro ideal pro Wall, e não disputa minutos com o Ariza (concorrência dele por minutos? Jordan Crawford). Com o Nene provavelmente jogando um pouco de PF essa temporada, o Beal é o jogador que melhor se encaixa no time, que precisa urgente de arremessadores inteligentes.



4th Pick - Cleveland Cavaliers
Michael Kidd-Gilchrist, SF, Kentucky

Ainda que uma decisão de pouca repercussão (Quem o Cavs passar, o Kings pega e pronto), uma bem difícil. O time tem um PG excelente no Kyrie Irving, um garrafão decente... E pronto. Falta um SG (Podem tentar trocar com Bobcats e pegar o Beal, uma possibilidade real) ou pegar um SF... E tem dois a essa altura que podem sair, Kidd ou Harrison Barnes. Qual deles? Difícil à vera definir um (ok, vai ser o Barnes). Ano passado, o Cavaliers tava apaixonado pelo Barnes, mas ele preferiu voltar pro College. Supostamente, o Cavs ta de olho nele, mas é difícil cravar por um motivo: Eu acho o Kidd melhor que ele. Eu vi bastante da NCAA esse ano, e posso dizer o seguinte: Pra mim, o Kidd vai se desenvolver muito melhor na NBA.

Pra quem não sabe, o Barnes saiu do High School pra ir pro College com muito hype, ao ponto de anunciar sua decisão de ir pra UNC pelo Skype numa conferência retransmitida globalmente. Ele sempre se preocupou um pouco demais com a idéia da sua "marca", e muitos dizem que ele só voltou pra UNC porque diziam que o seu primeiro ano decepcionante no College poderia piorar seu valor. Tudo que ele faz ou fala fora e dentro de quadra parece ser pensando nessa "marca" que ele tem como jogador, e isso me incomoda profundamente. O Kidd é o oposto: Apaixonado por basquete, extremamente focado, trabalha que nem um lunático, líder do grupo, o tipo de jogador que acaba contagiando todo mundo. O Irving, ano passado, me pareceu ser um jogador que contagia os companheiros, e acho que juntar ele e o Kidd seria muito bom pro Cavs. Então sim, eu provavelmente estou errando aqui, mas vou de Kidd. E o Cavs também devia, eles vão se arrepender se forem de Barnes. Anotem!

Ah sim, o Cavs vai pegar o Barnes, sei disso. Mas eu simplesmente não consigo colocar ele na frente do Kidd no meu Mock Draft. Meu notebook não deixa, ele da pau quando eu tento.


5th Pick - Sacramento Kings
Harrison Barnes, SF, North Carolina

De novo, eu sei que provavelmente vou errar essas picks, mas deixa pra lá. Pro Kings, é simples: quem sobrou, fica. O time precisa urgente de um SF, e embora o Barnes seja um arremessador bem melhor (Problema mortal do Kings... Ta, um deles, pelo menos) e nesse sentido se encaixe melhor na equipe, eu acho que o time poderia se beneficiar muito da presença positiva do Kidd no vestiário com tantos jogadores talentosos e pouco comprometidos como Tyreke Evans e Demarcus Cousins. Mas de novo, sai aqui quem cair.

Alias, segredinho do Draft: O Barnes vai ser um bust. Sério, eu não gosto dele. Ele é um Marvin Williams com um arremesso melhor, o que até seria bom se ele não fosse a quinta escolha do Draft. Os olheiros falam do seu bom arremesso (verdade) e dizem que ele pode ser um monstro defensivo por conta da sua wingspan e força física (não vai, acreditem). Mas olha, eu vi jogos demais de UNC, e vi o seguinte: Apesar do bom arremesso de meia e longa distância, é um jogador desinteressado na defesa, frequentemente no lugar errado, tem medo de arremessar bolas importantes (se esconde totalmente do jogo quando aperta), não consegue criar o próprio arremesso (tem um primeiro passo muito lento), não ataca o aro, e vai apanhar muito dos bons alas atléticos que temos na NBA. Ele é daqueles jogadores que todo mundo grita "Potencial!", mas sinceramente eu não vejo ele desenvolvendo, não tem essa mentalidade. Bom arremessador, e só. Não escolheria com minha quinta escolha. E o Kings provavelmente vai se dar melhor quando pegarem o Kidd aqui.



6th Pick - Portland Trail Blazers (From Brooklyn Nets)
Andre Drummond, C, Connecticut

Se da primeira pra segunda escolha temos uma queda considerável na qualidade dos jogadores, a segunda que teremos no Draft é da quinta pra sexta. A primeira será Davis, depois Robinson, Beal, Barnes e Kidd em alguma ordem... E aí complica, porque daqui pra frente fica totalmente imprevisível. Daqui até uma escolha lá pela 16a, fica difícil distinguir realmente os melhores jogadores, então os palpites vão piorando.

Primeiro de tudo, o  Blazers tem duas certezas pra 2012: Uma chama LaMarcus Aldridge, e a outra chama Nicolas Batum. Tirando esses dois, acho que o Blazers pode ir em qualquer direção, porque quem tem no time não agradou a ponto de ser intocável (eu sei que o Batum é Free Agent, mas é restrito, não vai a lugar nenhum). Como o Blazers tem duas escolhas nesse Draft (11th), eles podem se dar ao luxo de arriscar um pouco, e pegar Drummond. Drummond também é daquele molde de "Muito potencial, mas ainda cru" que é tão perigoso no dia do Draft. Mas o Blazers precisa de um pivô atlético-defensivo-reboteiro pra complementar o Aldridge, e Drummond parece se encaixar nesses moldes com alguma paciência. Desconfio da motivação do Drummond também, mas acho que o Blazers vai arriscar aqui. Se der certo, o time ganha um garrafão monstro. Se não der, paciência, pelo menos não é o Hasheem Thabeet (Também é bem possível o Blazers pegando o Damien Lillard aqui e pegando um pivô com a 11th Pick).

Ah sim, e eu queria deixar claro que o Nets trocou essa escolha por três meses do Gerald Wallace, que escolheu virar Free Agent. Que aliás mal jogou por estar machucado. Ah, os Nets...


7th Pick - Golden State Warriors
Damien Lillard, PG, Weber State

Depois de trocar Monta Ellis por Andrew Bogut e ver o calouro Klay Thompson tendo uma temporada muito boa, o ideal mesmo para o Warriors era pegar um SF que complementasse o resto do time, podendo ser Barnes ou MKG. Como isso não vai acontecer a menos que o Warriors troque pra subir, e como o melhor SF que sobrou (Perry Jones) não vai sair ainda, o Warriors deve pegar proteção pra armação caso os tornozelos de Papie-Mache do Steph Curry continuem um lixo. Lillard não é um PG passador, mas nem sei se o Warriors quer isso. Ele é um arremessador e pontuador, sabe usar bem o Pick and Roll e correr pela quadra, parece um bom encaixe para o Warriors. Tem gente considerando um SG aqui, mas não vejo isso acontecendo por enquanto, até porque o Curry pode jogar de SG.


8th Pick - Toronto Raptors
Jeremy Lamb, SG, Connecticut

Quase todo mundo que eu vejo ta contando com o Dion Waiters, de Syracuse, saindo aqui. Eu prefiro o Lamb, acho ele um jogador melhor, e parece que muitos times tem gostado do que o Lamb tem feito por ai. Parece que tão tirando o Lamb dessa posição nos Mock Drafts ao redor da internet porque ele torceu o pé num Workout para o Raptors e teve que parar, mas acho pouco. O Raptors já tem um bom garrafão com Jonas Valanciunas vindo da Europa, e precisa de arremessadores e pontuadores. Lamb faz os dois, tem bom potencial defensivo, e é um excelente arremessador e finalizador. Mas Waiters também é bem possível aqui.


9th Pick - Detroit Pistons
John Henson, PF, North Carolina

Talvez meu encaixe favorito do Draft. O Pistons tem o excelente Greg Monroe de pivô, excelente passador, refinado no ataque, mas um pouco fraco na defesa.  Agora o Pistons tem a chance de pegar um PF bem atlético, físico no garrafão que voa dando tocos e pegando rebotes. Serio, parece que foi feito sob encomenda pra jogar junto do Monroe! Realmente gosto desse encaixe, funciona pra todo mundo.


10th Pick - New Orleans Hornets (From Minnesota Timberwolves, via Los Angeles Clippers)
Austin Rivers, SG, Duke

Depois de pegar seu Franchise Player no Davis, e como limpou cap space ao trocar Okafor e Ariza, o Hornets deve renovar a todo custo com Eric Gordon. Ou seja, o Hornets tem dois jogadores, Gordon e Davis, pra se montar em cima. Falta um armador, um ala, e um pivô. Ala, como já disse, não vai ser tão fácil de achar nesse momento no Draft. Portanto, o Hornets pode ir de armador (Kendall Marshall) ou um pivô (Meyers Leonard, Tyler Zeller). Mas sinceramente, acho que eles vão pegar outro SG no Austin Rivers, que ta subindo no Draft feito louco.

Eu explico. Rivers tem dois problemas pra jogar de SG na NBA: O primeiro é tamanho, e o segundo é habilidade no Catch and Shoot. Rivers é um bom arremessador, excelente atacando a cesta, rende com a bola nas mãos, mas não eé tão bom como o Gordon em receber passes e arremessar direto. Acho que, na NBA, o Rivers vai acabar sendo jogado pra PG... E estou começando a achar que ele vai se dar bem com isso. Ele maturou ao longo do ano em Duke, ele tem muita habilidade, e em todo caso acho que ele e o Eric Gordon podem jogar juntos. Dois combo guards juntos significam que você tem um PG e um SG no total, certo??

(Na verdade não. Se você tem dois Arnold Palmers, você não tem um iced tea e uma limonada, você tem dois Arnold fucking Palmers! But still, ainda acho que Gordon-Rivers pode funcionar. E adoraria ver funcionando).


11th Pick - Portland Trail Blazers
Kendall Marshall, PG, North Carolina

Oh boy, estamos com problemas. Ainda acho que Portland vai pegar o Drummond na sexta escolha, mas aqui o Blazers teria dois pivôs pra escolher e poderia ter pego Lillard antes. Mas tudo bem, eles podem pegar Marshall aqui. De certa forma, eu até gosto mais do Marshall pra esse time que do Lillard, eles precisam mais de um ball handler e passador que de outro arremessador, e eu gosto do Wesley Matthews de SG titular. Acho que um PG criador como ele é exatamente do que o time precisa, e acho que o Blazers ficaria com um time legal em um ou dois anos se pegar Drummond e Marshall. Confesso que a partir dessa escolha, ta ficando cada vez mais difícil...

Aliás, confesso que acho que o Blazers devia pegar o Jared Sullinger aqui. Big man de Ohio State com problemas de saúde? Deja vu, é piada pro ano todo!


12th Pick - Milwaukee Bucks
Meyers Leonard, C, Illinois

O Bucs trocou Bogut pro Warriors e precisava desesperadamente de tamanho e alguém pra defender o aro... Então pegam um Center grandalhão, um pouco atrapalhado ofensivamente mas com a força e a agilidade pra defender bem o garrafão. Acho o Leonard um projeto ainda em desenvolvimento, mas não acho uma aposta ruim a essa altura do Draft. Acho que o Leonard pode se desenvolver numa versão menos habilidosa do Bogut com algum treino, o que já tá bom pro Bucks.


13th Pick - Phoenix Suns
Dion Waiters, SG, Syracuse

Essa é bem difícil, porque sem Steve Nash, o time é horroroso. Aliás, o Nash tem 38 anos e teve media de 10 assistencias por jogo num time cujo segundo melhor jogador é o... Ninguem, na verdade. Monstro... Aliás, eu acho que o Suns devia perder essa escolha de Draft por castigo, por ter feito o Nash passar tanto tempo com times horrorosos e pagando 80 milhoes pra Channing Frye, Hakim Warrick e Josh Childress. Leia essa frase de novo.

Então como o Suns ta uma droga e precisa de praticamente tudo, coloco o Suns pegando o melhor jogador que sobrou, que é o Waiters, bom arremessador, consegue criar o próprio chute. Mas ainda acho que o Suns devia ser punido por ter um dono mão-de-vaca.


14th Pick - Houston Rockets
Tyler Zeller, C, North Carolina

Como eu disse, aqui complica a vida ainda mais, porque além da crescente incerteza conforme o Draft vai avançando, eu tenho quase certeza que o Houston vai trocar pelo menos uma das suas escolhas, possivelmente mais. Caso o Rockets mantenha a pick, vamos pegar a paixão do Rockets: Pivô. Zeller é o pivô mais pronto do Draft, uma boa presença no garrafão, e acho que vai se encaixar bem no Rockets, ainda mais com as possíveis saídas de Marcus Camby e Samuel Dalambert. O Rockets precisa urgente de pivô, e Zeller é o melhor que sobrou.


15th Pick - Philadelphia 76ers
Arnett Moultrie, PF, Mississippi State

O grande problema do Sixers, atualmente, é o garrafão. Ano passado, o time rendeu muito mais quando tinha Elton Brand e/ou Spencer Hawes envolvido no ataque ou na defesa, mas o garrafão ainda foi uma fraqueza em muitos momentos dos playoffs, especialmente porque Brand ta velho, Hawes ainda tem uns lapsos e pela falta de depth. Além disso, o Sixers só tem um jogador de garrafão sob contrato a partir do fim da temporada que vem (Nikova Vucevic, pivô de quem eu gosto), e por isso acho que a prioridade do Sixers aqui vai ser buscar um homem de garrafão. Tem alguns jogadores de garrafão interessantes aqui, e o Sixers definitivamente quer jogadores pro agora, o que pode fazer eles darem uma olhada pro Jared Sullinger (não descarte), mas acho que eles vão com o Moultrie, um bom jogador que pode jogar de C, tem tamanho e habilidade atlética e até mesmo um razoável jogo ofensivo de costas pra cesta. Seria uma boa adição pro time, daria depth, proteção e mais energia no garrafão.


16th Pick - Houston Rockets (From New York Knicks)
Terrence Ross, SG, Washington

Como eu disse, acho bem provável que o Rockets vá trocar pelo menos uma dessas picks, então isso já compromete todo o Draft, já que a disparidade de talento aqui não é tão grande e outros times draftariam com mentalidades diferentes. No entanto, supondo que o Rockets mantenha as escolhas, acho que eles vão em cima do Ross. Ross é um SG que pode jogar de SF, não tem nenhuma grande especialidade mas faz tudo um pouco bem - defende, ataca o aro, arremessa, cria para os outros, etc. Precisa desenvolver melhor seu jogo e colocar a cabeça no lugar (as vezes é estabanado ou fominha demais), mas tem talento e o Rockets gosta de acumular o máximo de ativos possíveis e muita gente tinha Ross saindo antes. Além disso, o técnico Kevin McHale odeia o Kevin Martin, que provavelmente vai ser trocado junto com seu contrato expirante, deixando o time apenas com o Courtney Lee de SG no elenco. Ross cairia bem aqui.


17th Pick - Dallas Mavericks
Terrence Jones, SF/PF, Kentucky

Dallas é um time bem chato pra escolher Draft picks a essa altura, porque o time tem praticamente dois titulares no seu elenco no momento (Dirk Nowitzki e Shawn Marion), e Jason Terry virou Free Agent. A questão é, depende demais de quem o Dallas vai trazer na Free Agent. Se o time tiver confiante que vai trazer o Deron Williams ou o Nash, não vai atrás de um armador. Se vão atrás do Terry pra voltar, não tem porque pegar um SG aqui com Terry e Roddy Beaubois. Então depende muito de como o Mavs tiver se planejando pra Free Agency. Então vou com Jones, um combo foward que pode jogar em ambas as posiçōes, bem versátil, é eficiente em diversas áreas e da ao time um pouco de atleticismo  muito necessário, além de proteção pra Dirk/Marion.


18th Pick - Houston Rockets (From Utah Jazz, via Minnesota Timberwolves)
Jared Sullinger, PF, Ohio State

Sullinger era cotado como um Top5 Pick ano passado e Top10 pick esse ano, mas durante o Combine os médicos levantaram pesadas questōes sobre suas costas, muita gente dizendo que ele não vai aguentar o jogo da NBA e terá sua carreira prejudicada (Aonde estavam esses médicos em 2007, perguntam os Blazers!). Isso fez ele cair em queda livre pelo Draft, muita gente falando até que ele poderia sair da primeira rodada. Mas uma hora essa queda tem que parar, e acho que o Houston estaria disposto a dar uma chance - de novo, se não trocarem as escolhas - já que eles já tem Luis Scola e Patrick Patterson no time, e ainda que seja uma aposta de risco, a recompensa seria muito grande, porque eu acho o Sullinger muito bom. Grande risco, grande recompensa, se Houston tiver mesmo três escolhas na noite do Draft acho que arrisca. E deveria, embora eu adoraria ver ele indo pra Portland, só pela ironia.


19th Pick - Orlando Magic
Perry Jones, SF/PF, Baylor

Outra difícil, porque depende demais do que o time fará com Dwight Howard. Se eles acharem que ainda podem convencer Dwight a ficar, podem pegar alguém mais pronto, capaz de dar uma ajuda imediata pro time. Mas como duvido que fique, Jones (Qual foi a última vez que um jogador de 6-11 foi rotulado de SF?) seria uma opção interessante. Ele tem vários problemas (falta de uma habilidade específica, inconsistente, não tem o jogo de costas pra jogar de PF no garrafão ofensivo), mas tem tamanho, velocidade/agilidade e força pra atrair o interesse de alguns times. Apesar da altura, também conduz bem a bola e é excelente em contra ataques. Sua flexibilidade e seu potencial não são o suficientes pra ele sair muito alto no Draft, mas a essa altura por um time prestes a voltar à estaca zero, acho que a aposta vale a pena.


20th Pick - Denver Nuggets
Moe Harkless, SF, St. John

Uma das escolhas mais imprevisíveis do Draft, porque o Nuggets já tem muitos jogadores jovens e para praticamente todas as posiçōes. As escolhas lógicas aqui seriam um homem de garrafão (Fab Melo é bem possível), proteção pra PG/SG (Podem ir em Tony Wroten ou Marquis Teague, irmão do Jeff Teague de Atlanta) ou simplesmente ir no jogador que pode render mais no futuro, e nesse caso podem ir em Royce White ou Moe Harkless. Vou de Harkless, porque ele é o mais bem cotado desses jogadores, e se o Nuggets for no "Melhor jogador disponível", a essa altura deve ser ele (ainda que o Nuggets não precise de SF). Teague, White e Melo ainda são três boas possibilidades - como eu disse, difícil cravar essa pick.


21st Pick - Boston Celtics
Fab Melo, C, Syracuse

Embora eu adoraria a ironia de um Melo de Syracuse indo pro Nuggets, acho que ele passa... Mas não do Celtics. O Celtics precisa urgentemente de um pivô que de umas trombadas no garrafão, jogue com energia, defenda o aro, pegue uns rebotes e pronto. Ou seja, alguém pra fazer o trabalho sujo. Melo é perfeito pra isso, acho que se encaixaria perfeitamente em Boston se o Kevin Garnett ficar por lá.



22nd Pick - Boston Celtics (From Los Angeles Clippers)
Andrew Nicholson, PF, St. Bonaventure

Confesso que pensei muito antes dessa Pick, porque acho que o Ray Allen vai sair e o Celtics poderia ir atrás de um arremessador como Doron Lamb ou John Jenkins. Mas com Brandon Bass saindo da cidade (ou pelo menos indo pra Free Agency), acho que o Celtics iria gostar de pegar Nicholson aqui. Nicholson é outro excelente encaixe para o time (de novo, se KG ficar - ele fica), é um veterano (quatro anos de College) experiente, dificilmente um projeto de longo prazo mas muito pronto pra entrar e jogar. É bom reboteiro, da uns tocos, e tem um jogo ofensivo muito bom, podendo arremessar de fora (até de três pontos, ou pelo menos no College) ou jogar no garrafão. Tipico jogador que cai por "Não ter muito potencial pra desenvolver", mas é excelente pra times que precisam de ajuda imediata. Gosto muito do Nicholson pro Celtics, e portanto ele sai aqui.


23rd Pick - Atlanta Hawks
Royce White, SF, Iowa State

Outra escolha difícil, mas acho que a essa altura White é bem tentador pra deixar passar. Precisa de treino e de paciência (e ele tem medo de avião - sério, ele preferiu Iowa State ao superior Baylor pra não ter que voar para lá!) , mas tem um potencial extremamente interessante: Excelente passador e controlando a bola, bem forte fisicamente e tem boa habilidade atlética. Ainda precisa melhorar ofensivamente, é um arremessador fraco e já teve problemas fora de quadra no passado (antes da faculdade). Mas a essa altura, tem muito potencial pra deixar passar - aliás, muita gente tinha ele saindo antes. Acho que vai dar certo na NBA no time certo, e o Hawks já tem um bom time passador, poderia usar White. Fiquem de olho em um PG ou um SG aqui também.



24th Pick - Cleveland Cavaliers (From Los Angeles Lakers)
Festus Ezeli, C, Vanderbilt

O pivô de nome estranho de Vanderbilt seria interessante pro Cleveland. Eles precisam de proteção pro Varejão no garrafão, e Ezeli é daqueles velhos (era sênior) e sólidos jogadores que muita gente menospreza porque tem pouco potencial. Mas ele tem bastante força física e não é ruim em agilidade, poderia virar um bom pivô reserva pra defender o aro, dar umas trombadas e pronto. Muito dedicado, treina feito louco, acho que iria virar um bom role player no futuro.


25th Pick - Memphis Grizzlies
Tony Wroten Jr., PG, Washington

Se o Grizzlies optar por talento (E precisa de depth pra PG/SG, especialmente se OJ Mayo sair), eles tem que ir em Wroten. Apesar dos problemas de maturidade e tudo o mais, é um talento de primeira rodada e dos melhores que eles podem ter a chance de pegar aqui. Ele é do molde do John Wall - Uber-atlético, excelente passador, não arremessa nem bolinha de papel no lixo. Mas ele ataca muito bem a cesta, vai se beneficiar do espaçamento do jogo da NBA e acho um excelente valor a essa altura do Draft. Wroten é daqueles que perde valor por dois motivos: Percepção ruim ao longo da Liga por imaturidade, e porque seu jogo é muito mais adequado à NBA que pra NCAA, o que fez seu desempenho em Washington cair.



26th Pick - Indiana Pacers
John Jenkins, SG, Vanderbilt

Se o Pacers decidir que quer trocar o Darren Collison, eles provavelmente vão atrás do Marquis Teague aqui pra dar depth pra PG, mas senão o Pacers precisa de duas coisas: Depth pro garrafão (Miles Plumee), e bolas de três. Quem viu o Pacers perder do Heat nos playoffs viu que o time cometeu duas grandes besteiras: Parar de forçar o garrafão ofensivamente, e ficar chutando bolas contestadas de três sem ter nenhum especialista no assunto. Então acho que o Pacers precisa de um especialista de três, e eu gosto muito do Jenkins. Limitado defensivamente, falta atleticismo, mas é o melhor arremessador do Draft, e como o Pacers tem bons defensores no elenco, acho que da pra cobrir suas falhas. E eles precisam urgentemente das bolas longas do Jenkins.


27th Pick - Miami Heat
Doron Lamb, SG, Kentucky

O Heat adoraria o Fab Melo e acho que o Melo adoraria jogar lá, ele só precisaria dar umas trombadas, defender o garrafão, pegar uns rebotes e dar umas enterradas fáceis no ataque graças a Lebron e Dwyane Wade. Mas como nem ele nem o Ezeli sobraram, o Heat pode ir no Plumee, que faz mais ou menos a mesma coisa, usa seu atleticismo pra dar tocos, defender o aro e pegar rebotes, e pode dar umas enterradas fáceis no ataque. Mas como o Heat viu nas Finais do ano passado como pode ser imparável quando as bolas longas tão caindo, e como o Mike Miller pode ser anistiado, acho o Lamb uma excelente escolha aqui: Excelente arremessador, rende melhor quando se movimenta sem a bola, bom pontuador. Seus defeitos (não tem uma posição definida, não cria bem pros outros) em Miami não vão ter muitos impactos, e o Heat se beneficiaria imensamente do que ele trás (Se bem que se o HEat realmente pegar Ray Allen, Plumee volta a fazer sentido aqui). Excelente escolha!


28th Pick - Oklahoma City Thunder
Jeff Taylor, SF, Vanderbilt


Mais um sênior, mais um jogador que ta pronto pra entrar e contribuir imediatamente. Acho que o Thunder iria preferir Jenkins ou até mesmo Lamb, já que o time poderia usar um arremessador de três, mas o Taylor se encaixa ainda melhor: Um jogador muito atlético pra contra ataques, excelente defensor, bem físico, da proteção pro Kevin Durant. Se o Thunder tivesse o Taylor pra marcar Lebron e deixar o Durant sem faltas nas Finais, talvez tivéssemos uma Final mais longa. Se o maior pecado do Thunder (além do Derek Fisher jogar 20 minutos por jogo, tamanho o desespero por bolas longas) era a falta de um SF físico e defensivo pra cobrir o Durant, o Taylor caiu do céu. É daqueles jogadores inteligentes que conhecem seus defeitos, jogam pro time, fazem o trabalho sujo, e não tentam fazer mais do que sabem. Adoro esse tipo de jogador, o Thunder precisa de alguém como ele, e se desenvolver umas bolas longas (melhorou muito no seu ultimo ano em Vanderbilt, chutando 43%), pode ser o Steal desse Draft.


29th Pick - Chicago Bulls
Evan Fournier, SG, France

O que mata aqui são os rumores de que o Bulls estaria tentando trocar o Luol Deng. Caso isso aconteça, pode ir atrás de um SF como Quincy Miller ou Draymond Green, e por aí vai. Mas como isso não aconteceu e seria burrice caso acontecesse, vamos fingir que não rolou e nem vai rolar. Nesse caso, eles podem ir atrás da maior fraqueza da equipe, SGs, especialmente pontuadores. Eles tem duas opçōes: Will Barton, o SG de Memphis com problemas de atitude e que seria uma boa adição pra pontuar vindo do banco, ou Evan Fournier, o francês de 19 anos que foi sensação na França. Fico com Fournier, o Bulls já mostrou com Nikola Mirotic que não tem problema em pegar jogadores que vão se desenvolver em algum tempo, e Fournier tem potencial pra ser um grande jogador. Apesar da idade e da falta de atleticismo, é um jogador bem completo, faz de tudo um pouco, excelente se movendo sem a bola, jogo ofensivo bem completo, pode conduzir a bola no ataque (um problema pro Bulls quando ninguém o faz além de Rose), daqueles que treinam mais do que precisam, bom defensor... Eu adoro esse cara, sinceramente, acho que ele vai ser um excelente jogador. Agora, ele pode contribuir pro Bulls com depth, alguns pontos e cobrindo alguns buracos, mas no futuro esse cara pode ser um grande jogador. Alias, lembra do último francês escolhido em 29th no Draft? Chama alguma coisa como Farker... Parter... Armador... Não vou lembrar.



30th Pick - Golden State Warriors (From San Antonio Spurs)
Will Barton, SG/SF, Memphis

Uma pena que o Spurs não vai escolher aqui, eu adoraria ver o Draymond Green naquele time. Como o Warriors já pegou um armador antes, e como o time precisa de SF e depth pro garrafão, eles podem pegar Green, Plumee ou até Drew Gordon... Mas como os três são seniors, é capaz do Warriors ir em outra direção. No caso, Will Barton (SG/SF) ou Quincy Miller (muito potencial, pouco realizado, muitas dúvidas). Dificil essa aqui, mudei de ideia 500 vezes, mas fico com Barton: Da proteção pro Thompson, pode jogar de SF, bom pontuador e pode se desenvolver em algo melhor, se ganhar mais massa. Mas por pouco...



Bom, aí está meu Mock Draft. Bobcats, Kings e Rockets tem boas chances de acabar trocando suas escolhas, o que provavelmente já vai alterar alguma coisa ai no meio. Além disso, da 11th pick pra frente fica muito difícil prever alguma coisa, e muita coisa pode rolar de ultima hora. Mas ta ai um palpite prévio pra cada time, e é bom pra vocês conhecerem um pouco os jogadores. Agora com licença, mas vou me trancar no quarto com um livro de econometria que tenho prova final amanhã. Até o Draft!

Alias, uma ultima curiosidade: Ontem eu, os meus amigos Zeca (Jumper Brasil) e Vinicius (Spinballnet), junto do NBA no Brasil e do Pula 2 NBA, fizemos um Media Mock Draft, uma brincadeira onde cada um se coloca no lugar de um GM e escolhe uma certa escolha. No caso eu escolhi a primeira escolha pelo Hornets, o Pula2 a segunda pelo Cats, o Vinicius a terceira pelo Wizards, o NBA no Brasil a quarta pelo Cavs, o Zeca a quinta pelo Kings, eu a sexta pelo Blazers, e por ai vai (No caso, fiquei com as escolhas #1, #6, #11, #16, #21 e #26). O resultado é interessante porque você nunca sabe o que o outro vai fazer, e tem que se ajustar na hora. Ta ai embaixo para quem se sentir curioso.




1) Anthony Davis, PF  -  Hornets
2) Thomas Robinson, PF  -  Bobcats
3) Bradley Beal, SG  -  Wizards
4) Harrison Barnes, SF  -  Cavaliers
5) Michael Kidd-Gilchrist, SF  -  Kings
6) Andre Drummond, C  -  Trail Blazers
7) Damian Lilard, PG  -  Warriors
8) Dion Waiters, SG  -  Raptors
9) John Henson, PF  -  Pistons
10) Tyler Zeller, C  -  Hornets
11) Austin Rivers, SG  -  Trail Blazers
12) Meyers Leonard, C  -  Bucks
13) Terrence Ross, SG/SF  -  Suns
14) Jeremy Lamb, SG  -  Rockets
15) Terrence Jones, SF/PF  -  76ers
16) Jared Sullinger, PF  -  Rockets
17) Kendall Marshall, PG  -  Mavericks
18) Marquis Teague, PG  -  Rockets
19) Andrew Nicholson, PF  -  Magic
20) Royce White, SF  -  Nuggets
21) Fab Melo, C  -  Celtics
22) Arnett Moultrie, PF  -  Celtics
23) Draymond Green, SF/PF  -  Hawks
24) Festus Ezeli, C  -  Cavaliers
25) Moe Harkless, SF  -  Grizzlies
26) John Jenkins, SG  -  Pacers
27) Perry Jones III, SF/PF  -  Heat
28) Will Barton, SG/SF  -  Thunder
29) Doron Lamb, SG  -  Bulls
30) Jared Cunningham, SG  -  Warriors

4 comentários:

  1. Peça desculpas por ter mencionado o Sullingan para o Portland.
    Agora vá e não peque mais kkkk

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha peguei pesado demais nessa?

    ResponderExcluir
  3. Com gato escaldado dizer isso é sempre pegar pesado demais kkk

    ResponderExcluir
  4. Belo texto. Estou acreditando muito que o Nicholson será um steal e acho que infelizmente o Sullinger pode cair até mais do que isso. Perry Jones é uma aposta que o primeiro time mais ousado deve fazer

    E espero que dessa vez tenhamos um melhor aproveitamento no Media Mock, hehe

    ResponderExcluir