Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

terça-feira, 19 de junho de 2012

A falta de cérebro do Thunder finalmente alcança o time

Essa situação tem acontecido um pouco demais pro gosto do Thunder


Quem acompanha NBA sabe que numa série de playoff de sete jogos - especialmente se for a Final - o vencedor não é determinado apenas por qualidade do elenco e dos jogadores dois dois times. Esse ano, por exemplo, os dois times são muito parelhos em termos de talento, dificilmente seria o fator determinante num título. O que muitas vezes acaba determinando o rumo de uma série é a capacidade dos times de se adaptar a cada jogo e a cada nova situação, bem como a capacidade psicológica de cada time.

Por esse motivo, antes da série, eu acreditei que o Thunder tinha uma pequeeeena vantagem sobre o Heat. Nem tanto contra o Lakers (um time inferior), mas principalmente contra o Spurs o time de Oklahoma mostrou muita força psicológica e muita confiança, o tipo de time que não se desesperava quando seu jogo não estava funcionando, usava seu talento individual para se manter no jogo, até que seu basquete emplacava, o time se impunha no jogo e usava esse bom momento pra dominar o adversário. O tipo de postura que times veteranos como o Spurs demonstram, mas nem sempre vemos em times mais jovens. O Thunder mostrou isso contra San Antonio (Um excelente time) e eu achei que eles estavam prontos. Ainda que tivessem um excesso de jogadores sem cérebro como Russell Westbrook e Serge Ibaka, achei que como um time eles poderiam ter encontrado um equilíbrio, uma mentalidade que camuflasse os problemas individuais. Ainda que o Heat fosse um excelente time, ele ainda não tinha encontrado esse equilíbrio nesses playoffs, o time parecia flutuar um pouco demais durante os jogos, as vezes exagerar nas jogadas de isolação quando ficava atrás no placar, querer responder a uma boa sequencia do adversário de forma precipitada, e isso acabava virando uma bola de neve, especialmente contra um time eficiente como o Thunder.

Veio o jogo 1, e eu fiquei bastante satisfeito com minha análise, porque basicamente tudo que eu pensava tinha acontecido no jogo 1: O Heat tomou a dianteira no primeiro tempo e manteve o controle do jogo, jogando com calma e eficientemente, e isso foi possivel principalmente porque Mario Chalmers e Shane Battier estava acertando suas bolas livres. Com Lebron partindo pra dentro do garrafão e as bolas longas caindo, o Heat rodou bastante a bola, achou jogadores livres e conseguiu vários pontos em arremessos desmarcados. O time de Miami é infinitamente mais perigoso quando joga assim ao invés de insistir nas isolaçōes.

E mesmo com o controle do jogo do lado do Miami, o Thunder não se exaltou. Claro, o Westbrook tomou decisōes idiotas, o time ficou estagnado, mas em nenhum momento o time pareceu se descontrolar. Continuou com seu jogo, manteve a diferença no placar num nível aceitável, e não deixou o Heat disparar. No segundo tempo, a situação inverteu: O Thunder apertou a defesa no perímetro acelerando as rotações, as bolas longas do Heat pararam de cair, e o ataque do time começou a estagnar. O Thunder aproveitou o mau momento do ataque do Heat e começou a cortar a diferença, impor seu estilo de jogo e apertar ainda mais na defesa. Isso resultou em muitos ataques apressados e isolaçōes que o Thunder aproveitou para transformar em pontos fáceis do outro lado da quadra. Ou seja, as bolas longas do Heat pararam de cair, Dwyane Wade não estava inspirado e o jogo caiu demais nas costas do Lebron, e o Thunder aproveitou pra impor seu jogo. E foi aí que o Heat começou a ficar nervoso. Tentou responder as sequências de OKC com jogadas apressadas (gerando mais turnovers e rebotes longos, mais contra ataques e mais pontos pro Thunder), carregou esse nervosismo pra defesa, e o Thunder aproveitou isso pra abrir uma vantagem confortável atrás de Kevin Durant. Foi exatamente o que eu esperava pro começo da série, a questão era como os times iriam se adaptar dai pra frente.

No jogo 2, o Miami voltou com uma postura um pouco mais agressiva. Atacando mais no pick and roll com o Wade jogando bastante tempo de armador principal, o Heat jogou com uma formação de Chalmers-Wade-Battier-Lebron-Chris Bosh praticamente o jogo todo, com Udonis Haslem sendo o principal jogador vindo do banco. Apesar da formação baixa, o Heat aproveitou isso com muita movimentação sem bola e cortes em direção à cesta (duas coisas que eu cobro do Heat desde sempre). Isso, mais o fato do Wade ter entrado em um dia inspirado, fizeram o Heat assumir novamente o controle do jogo desde o começo, abrindo boa vantagem no primeiro tempo. De novo, o Thunder não se desesperou, e contou com James Harden pra manter o time no jogo, ainda que a formação mais baixa do Heat tenha se mostrado rápida demais pro lento Kendrick Perkins e pro estabanado Ibaka jogarem juntos, o que o Scott Brooks ainda não pareceu entender. 

No segundo tempo, o Thunder apertou, Durant fez sua mágica e o Thunder começou a pontuar com consistência, se encontrando de forma confortável no ataque, assim como aconteceu no jogo 1. A diferença do jogo 2, no entanto, foi que dessa vez as bolas longas não pararam de cair - pelo contrário, Battier continuou acertando, acertou 5 de 7 bolas de três para 17 pontos. Mesmo que o Thunder estivesse jogando bem e cortando a diferença ocasionalmente, o Heat continuou fazendo o que sabia fazer de melhor, usando Wade e Lebron para infiltraçōes e punindo a defesa do Thunder quando eles dobravam a marcação. A diferença continuava na casa dos 10, o Thunder não conseguia parar o Heat, e ai pra piorar o Durant cometeu sua quarta falta em Lebron e foi pro banco. O Heat chegou a aproveitar para abrir 14, mas Russell Westbrook tomou conta do final do terceiro quarto e, na marra, manteve a diferença mais ou menos constante. E lógico que começando o quarto periodo, Durant fez uma falta besta sem bola, sua quinta. E a diferença foi para 13 pontos, com o melhor jogador do Thunder com cinco faltas, marcando um Lebron que ele não conseguia parar sem falta. 

E aí aconteceu o tipo de coisa que se espera que aconteça num duelo de tão alto nível. Durant acertou uma bola de três. No ataque seguinte, uma enterrada. Dois minutos depois, outra bola de três. Um jumper. Uma bandeja. Ele começou a arremessar e a não errar mais. Ainda que Bosh, Wade e Lebron estivessem se virando, do outro lado tinha Durant acertando arremessos impossiveis, improvaveis, sem errar. Faltando 1 minuto e meio, Lebron acertou um arremesso - seu unico de meia distancia no jogo - que pareceu ter matado o jogo, colocando a diferença em 5 e matando o momento do Thunder depois de dois turnovers do Heat. No lance seguinte, a típica falta de cérebro do Thunder atrapalhou, pela primeira vez mostrando um certo pânico: Durant chutou uma bola extremamente forçada de 3 com 18 segundos no relogio pra arremessar, que errou. Westbrook pegou o rebote, mas ao invés de trabalhar a jogada novamente, tentou forçar um arremesso apertado, que errou. Mas Thabo Sefolosha conseguiu pegar o rebote dentro do garrafão entre Bosh e Haslem... E por algum motivo, achou que era uma boa ideia tentar levantar o braço e fazer a bandeja entre dois alas de força com 20cm de altura a mais. Não foi, o Bosh deu o toco, e no lance seguinte o HEat fez 98 a 91, faltando 55 segundos. Game over.

Ou pelo menos foi o que todo mundo pensou. Mas Durant fez uma bandeja linda, o Thunder apertou a saida de bola e forçou o Heat a pedir tempo pra não estourar os cinco segundos. Depois do tempo, o Thunder continuou apertando a saida de bola, dobrou a marcação em Wade, e Derek Fisher conseguiu tirar a bola das mãos do camisa 3. A bola foi parar em Durant, que parou na linha de três, e arremessou. Swish.

E a coisa mais impressionante não foi que ele acertou: Foi que todo mundo assistindo sabia que ele ia acertar. As vezes, com grandes jogadores, você tem a sensação de que algo especial vai acontecer antes que ele realmente faça. Uma vez li alguem dizendo que a melhor coisa do ultimo arremesso do Michael Jordan no Bulls não foi que ele entrou, mas sim que a gente sabia que ia entrar! Isso que faz deles jogadores especiais. E ontem, o arremesso do Durant foi um desses. Quando ele arremessou, todo mundo sabia que ia cair. O arco foi perfeito, a bola nem tocou no aro, e de repente eram 37 segundos e apenas dois pontos para o Thunder. Um novo jogo.

Claro, o Heat teve a chance e matar o jogo com Lebron, mas inexplicavelmente ele preferiu forçar uma bola de três da cabeça do garrafão ao partir pra cima e tentar uma bandeja (lembrando que Lebron acertou UM arremesso de fora o jogo todo), que tinha mais chance de cair e ainda de rebote de ataque. Ele errou, e o  Thunder teve a chance para um ultimo arremesso. Fisher bateu rapido o lateral pra Durant no garrafão, Lebron foi pego de surpresa, e Durant pulou livre para o arremesso. E de novo, tivemos a mesma certeza: Essa bola vai entrar!

Mas vocês sabem o que aconteceu. Lebron fez falta em Durant no arremesso (Se não acreditam, vejam o vídeo), a arbitragem não marcou nada, e o Lebron (amarelão, claro) bateu dois lances livres pra matar o jogo. Nada de milagre de Durant, e nada de prorrogação.

Eu tenho evitado falar da arbitragem nas colunas, simplesmente porque acho que ela é ruim pra todos os lados igualmente e não da pra falar que ela influenciou no resultado como aceonteceu, por exemplo, no jogo 6 entre Lakers e Kings em 2002 e nas Finais de 2006. Entao queria deixar isso claro sobre o jogo 2: Sinto muito, entendo a indignação pela falta não marcada no Durant, ninguem queria mais que eu ver o Durant empatando o jogo e mais 5 minutos desse espetáculo de jogo, mas não da pra falar que o Thunder perdeu por causa da arbitragem. O Thunder perdeu porque o Heat ajustou seu ataque depois do jogo 1 para envolver mais finalizaçōes perto do aro (pick and roll, cortes para a cesta, menos bolas longas), porque Wade teve um jogo inspirado nos dois lados da quadra, porque as bolas longas do Battier cairam o jogo todo, porque a defesa do Heat fechou o garrafão e obrigou o Thunder a jogar mais de longe, e porque em nenhum momento perdeu a cabeça ou tentou forçar o jogo. O juiz errou no lance final no Durant, mas também errou em diversos outros momentos ao longo de todo o jogo a favor de ambos os times, resumir o jogo a apenas UM lance é impossivel (inclusive teve um momento que o Durant cometeu uma possivel sexta falta no jogo e a arbitragem fez vista grossa), então não vamos simplificar. O jogo 1 seguiu conforme o roteiro, o Thunder aproveitou sua mentalidade mais estavel pra abrir vantagem. No jogo 2, o Miami contou com as bolas longas do Battier, um bom jogo do Wade e fez os ajustes necessários pra ganhar. Nenhuma surpresa, nada incomum.

Mas era isso que eu queria ver desde o começo: Jogos disputados, times se ajustando após cada jogo, Durant e Lebron fazendo a gente ter aqueles momentos de ESP quando a gente sabe o que vai acontecer antes de acontecer, grandes quartos períodos e, basicamente, dois grandes times com vários grandes jogadores jogando basquete de alto nível.

Mas depois da derrota do jogo 2, era hora do Thunder fazer os ajustes necessários para o jogo 3 e evitar os mesmos erros. Mas o que se viu foi exatamente o contrário, o Heat continuando com sua estratégia de jogar com o time baixo, usando sua velocidade pra cortar constantemente em direção à cesta, e um Thunder olhando incapaz de fazer nada para pará-los. Enquanto o Thunder jogou com sua lineup titular, o Heat dominou as açōes ofensivas com os cortes em direção à cesta que o Thunder não foi capaz de evitar pela falta de velocidade no garrafão. Quando o Thunder foi pra Small Ball pra igualar a velocidade do Heat, o time de Miami massacrou o de Oklahoma nos rebotes, pegando 9 rebotes de ataque só no primeiro tempo. Mas bizarramente, apesar da dominação do jogo por parte do Miami, o Thunder continuou perto do placar no primeiro tempo graças a duas coisas: Ao jogo individual do Russell Westbrook, que acertou todos seus arremessos idiotas de meia distância, e ao fato de que o Heat não acertou nada de fora. Ficou barato pro Thunder, mas o que importava era o placar, e o Heat estava apenas um ponto na frente.

E no terceiro quarto, tivemos - como sempre - o Thunder engatando a quinta marcha, impondo seu jogo e jogando seu melhor basquete. Durant abusou do seu talento na meia quadra, o Thunder foi muito eficiente no contra ataque, e o Heat teve um começo de quarto bem descuidado, cheio de turnovers e bolas longas (merito também da defesa do Thunder, que voltou mais forte no garrafão), e com Lebron apagado. Do outro lado, o Thunder começou a movimentar a bola, cortar para a cesta e abusar da capacidade atlética nos contra ataques pra abrir vantagem, controlar totalmente o momento do jogo, e o Heat voltou a cometer o erro do jogo 1: Exagerou na pressa, forçou o jogo, e basicamente fez o jogo do Thunder. Em certo ponto, o Thunder abriu 9 pontos. 

Mas aï o grande problema do Thunder no jogo 3 (E em boa parte do jogo 2) apareceu de novo, logo depois que o Westbrook se empolgou, esqueceu o cérebro em casa e cometeu um turnover estupido por tentar fazer demais e errou uma bola de três que nunca devia ter sido arremessada: Depois de cometer sua terceira falta num lance totalmente desnecessário logo no começo do terceiro periodo, Durant cometeu sua quarta falta num contra ataque mano a mano contra Wade. De novo, desnecessário. Tudo bem, eu entendo que o Durant teja marcando o Lebron, que é rapido e forte demais pra ele marcar tempo demais sem falta, mas algumas dessas faltas são totalmente desnecessárias, sem a bola, tentando fazer algo que ele não precisava sabendo que precisa ficar em quadra. E ai, com o Thunder 6 pontos na frente (depois de uma cesta e um lance livre certo do Wade), sua estrela, melhor jogador e quem tava liderando o show do Thunder no terceiro periodo vai pro banco por problemas de faltas idiotas, e praticamente mata o momento do time.

Nesse momento, sem sua estrela em quadra e depois de ver o Russell Westbrook cometer uma sequencia de jogadas idiotas por falta de cérebro (que pararam o bom momento do time e geraram dois contra ataques - um deles forçando a quarta falta do Durant), o Scott Brooks entra em pânico e toma a pior decisão do jogo: Tirar Westbrook de quadra. 

Francamente, porque ele faria isso? James Harden não está na sua melhor série, o time tinha acabado de perder o momento do jogo e sua estrela pelo resto do quarto... Você vai "punir" seu segundo melhor jogador com uma ida pro banco nesse momento crucial porque ele fez o que sempre fez e ninguem no time disse a ele para não fazer? No jogo 2, o Westbrook teve longas sequencias nas quais forçou o jogo, exagerou no individualismo sem pensar nas consequencias e custou caro ao time. E depois do jogo, o Westbrook declarou que não ia mudar nada, o Brooks disse que ele é assim mesmo e que é assim que ele quer... E dai quando ele faz exatamente isso e compromete o bom momento do time, você tira o armador num momento crucial do jogo? Brooks fez o Eric Spolestra parecer o Red Auerbach nessa.

E sim, essa decisão gritou "estou entrando em pânico porque o Westbrook está fazendo o que sempre fez". E ai tudo que o Thunder tinha de vantagem - sua confiança, mentalidade focada, capacidade de jogar num periodo dificil sem entrar em pânico e esperar pelo momento que eu jogo de sempre iria encaixar e o time iria embalar - foi por água abaixo. E ai, depois de uma four-point play do Fisher (que aliás forçou a bola de três), o Thunder embalou essa sequencia que está abaixo. Se você tem estômago fraco, nao leia.

Ibaka forçando um arremesso de meia distância. Ele errou, mas Perks pegou o rebote e sofreu falta. Errou os dois lances livres, mas Sefolosha pegou o rebote. Ai Ibaka forçou outro arremesso de meia distância, Perks pegou rebote, Ibaka forçou um terceiro arremesso de meia distância, mas sofreu falta e acertou apenas um lance livre.

No ataque do Heat, Ibaka faz uma falta num arremesso de três do Battier que ele não tinha como desviar. Totalmente estabanado. Battier acerta os tres.

Sefolosha força um arremesso de três quando tinha mais oito segundos no relógio. Air ball.

Fisher faz uma falta num arremesso de três do James Jones que ele não tinha a menor chance de evitar. Jones acerta os três.

Harden cava duas faltas seguidas (com um turnover do Wade no meio), mas acerta apenas dois lances livres.

Harden força um arremesso com 16 segundos no shot clock, de longe, e erra.

Fisher força uma infiltração e tenta um floater da linha do lance livre, que se tivesse sido do Westbrook,ele teria sido dissecado na internet por isso. Era uma vez o argumento de "São imaturos, ainda são jovens e inexperientes!".

Daequan Cook força pra três, marcado, com 15 segundos faltando no shot clock.

Harden tem duas chances de fechar o quarto, da dois arremessos forçados de três marcados, e erra os dois.

Pronto, você já pode parar de vomitar. Se conseguir. Sinceramente, foram os piores quatro minutos de basquete que eu vi EM TODOS OS PLAYOFFS. Foi pra mim um tapa na cara, depois de tanto jogo bom e basquete bem jogado, ser obrigado a assistir esses quatro minutos que violam tudo de bom que o basquete tem: Jogadores fazendo o que não sabem, arremessando individualmente ao invés de trabalhar a bola, um monte de faltas desnecessárias (duas em bolas de três), enquanto Durant e Westbrook mofavam no banco. Quando acabou essa sequencia, a vantagem de 8 do Thunder tinha virado 2 para Miami. Essa sequencia de basquete foi tão ruim, com um time tão nervoso, com tantas decisōes ruins, com tanta coisa errada junta que eu tive que ir pro Youtube ver um clipe do Blazers de 77 antes de conseguir prosseguir em paz pro quarto periodo. Me chamaram de hater no twitter, mas é a mais pura verdade: O Thunder entregou essa sua boa vantagem e seu bom momento por falta de cérebro e de inteligência. Westbrook forçou o jogo quando não devia, tentou resolver sozinho quando o time estava excelente coletivamente, Durant exagerou nas faltas fora de hora, e o Brooks decidiu que o melhor era colocar os dois no banco e jogar com Fisher-Cook-Sefolosha-Ibaka-Perkins. Sensacional.

O quarto período também não foi exatamente uma beleza. O Heat entrou nervoso pra fechar o jogo, e o Thunder não conseguiu retomar seu controle anterior, continuou jogando de forma afobada e pouco inteligente. Ao invés de aproveitar a defesa forte pra jogar nos contra ataques e evitar erros na meia quadra, o Thunder exagerou nas jogadas de isolaçōes e parou de rodar a bola, colocou a bola nas mãos de Durant (marcado à perfeição por Lebron ao longo de todo o quarto período) e Westbrook, para que eles fizessem o que fizeram no jogo 1 (ou no caso do Durant, ainda mais o jogo 2). Mas não deu certo, o Heat identificou perfeitamente a estratégia do Thunder, fechou o garrafão pro Westbrook e forçou a ele a ficar com arremessos de fora - que não caíram - ou infiltraçōes estabanadas (aliás, méritos pro Bosh, defendeu muito bem o garrafão) e deixou o Durant se virar no mano a mano contra Lebron. O camisa 6 do Heat marcou o ala de Oklahoma muito de perto, não deu espaço pro arremesso e obrigou o Durant a tentar o drible (o que ele não se sente tão confortável fazendo) ou a arremessar contestado. E Durant jogou muito mal no quarto periodo, com 2-5, um rebote, dois turnovers e errando os dois lances livres cruciais que o Thunder teve. Não foi um quarto de grande basquete como no jogo 2, e ganhou o time que errou menos e aproveitou melhor as chances que teve e, em geral, se controlou melhor. 

Agora, o jogo 4 é um must-win para Oklahoma, já que nenhum time nunca voltou nas Finais de uma desvantagem de 3-1 e eu realmente não vejo esse Heat perdendo três jogos seguidos (Antes que alguem fale que eles perderam três seguidos pro Mavs ano passado, a chance de acontecer com o Lebron esse ano o que quer que tenha acontecido com ele ano passado nas Finais é zero). E pra isso o Thunder vai ter a sua vez de ajustar: Jogar com uma lineup mais baixa é bom pra evitar a velocidade do Heat, mas não podem jogar só com um jogador no garrafão porque isso compromete os rebotes (pra mim devia jogar com Ibaka e Nick Collison juntos um pouco mais, Collison é mais versatil e melhor reboteiro). O Thunder não pode ter Durant com problemas de falta, e ele já mostrou que não ta pronto pra marcar Lebron (melhor solução seria Sefolosha no mano a mano à distância, e alguém na cobertura) , então porque a demora pra deixar Durant em um jogador menos perigoso que lhe permita naão só evitar as faltas, mas usar seu atleticismo e alcance para voar pela quadra atrás de steals? 

E mais importante, o Thunder não pode entrar em pânico. O West não tem cérebro, isso já é dado, mas alguem (Brooks ou Durant) tem que saber controlar isso de fora, evitar que West tenha demais a bola na mão nos momentos errados, e que tenha liberdade pra ser agressivo nas horas certas (sou pró-West, Thunder é pior sem ele, ele só não pode ficar tanto tempo sem pensar dentro de quadra). E ficar deixando o Westbrook fazer o que quer, e dai "punindo" ele por isso quando o time mais precisava dele, não é o caminho. Thunder precisa se achar de novo nessas séries, voltar ao seu estilo frio de levar o jogo, e saber a hora de ir pra matar o jogo. O Thunder teve a chance no jogo 1 de se impor pra cima do HEat, e conseguiu - e venceu. No jogo 2, o Heat não deu essa chance pro Thunder, e venceu. No jogo 3, o Thunder teve o Heat sob controle... Mas deixou escapar a vitória por causa de uma sequência horrivel do Westbrook, duas faltas desnecessárias do Durant, e da decisão pavorosa do Brooks que nos rendeu o pior momento de basquete desses playoffs (pelo lado do Thunder). Não tem nada ganho, mas agora o Thunder tem que se adaptar antes que seja tarde pro jogo 4. Se perder, pode não ter uma terceira chance.

2 comentários:

  1. Cara, lendo isso tanto tempo depois das finais eu ainda tenho vontade de chorar.
    Ainda não engoli o modo como o Thunder perdeu essa série. Podia perder, mas não desse jeito.
    Sou torcedor do Spurs, e sejamos sinceros, o SAS foi o melhor time dessa temporada. Jogou forte e bonito. Fez um playoff absurdo com um 10-0 até que o OKC engrenou. Eu sabia que o Thunder tinha muita força mental, pelo modo como viraram o jogo 2 (ou 3, não lembro direito) contra o Lakers, e principalmente pelo modo como derrotaram o meu Spurs. Seria capaz de apostar tudo na vitória do Thunder contra o Heat, não por alguma diferença técnica entre eles, mas por uma diferença mental.
    Não acredito ainda que o Thunder perdeu essa. Espero que tenham aprendido. Espero que treinar nos Jogos Olímpicos com outros gênios além de Kevin Durant, como Kobe Bryant, o próprio algoz James, CP3 e os outros tenham ensinado algumas coisas ao Westbrook.

    ResponderExcluir
  2. Pior que eu concordo, o Spurs era o melhor time, e o que jogava mais bonito. Perderam pro Thunder porque o Durant surtou e porque Ibaka e Perkins chutaram 25-26 num jogo fora de casa (chance de acontecer de novo: zero). Nas Finais, os coadjuvantes esfriaram totalmente (ninguem alem de KD e West acertaram alguma coisa), os do Heat pegaram fogo, e Lebron foi melhor que Durant, por isso a vitoria facil do Heat. Ainda acho que teria sido mais dificil e mais emocionante contra o Spurs.

    ResponderExcluir