Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

NBA Draft - Running Diary

Bem que o David Stern podia voltar com seu bigode de ator 
pornô, pelo bem da comédia não-intencional do dia do Draft


Confesso que, depois das Finais, eu tava bem animado pra esse Draft. Tinhamos um Superstar saindo na primeira escolha, vários bons jogadores, times em reconstrução tentando achar as melhores peças pro futuro, e uma porrada de jogadores com potencial muito interessantes e para todos os gostos. Sim, eu tava bem animado pro Draft... Até quarta.

Quarta feira começou uma montanha de especulaçōes de trocas, ninguém mais sabia quem ia escolher onde, todo mundo com informaçōes diferentes, não dava mais pra saber nada do que ia acontecer. Foi um saco, o Draft - que geralmente é divertido pela incerteza dos jogadores, tentar identificar os melhores encaixes e futuros All Stars - virou praticamente uma brincadeira de chutar as trocas que iam acontecer. Virou uma bagunça, encheu o saco, e de repente eu tava era querendo que o Draft passasse logo.

Chegando mais perto do Draft, nenhuma troca aconteceu, e finalmente parou a zona que tava em volta disso. E então, num instante de gratidão aos Deuses do basquete, decidi manter um running diary da noite do Draft. Eis o que transpirou...


7:30 - Isso aí, nosso segundo running diary - o primeiro foi no Super Bowl do começo do ano, cercado de torcedores do Patriots - e primeiro do Draft da NBA. Vamos ver se o formato funciona. Dessa vez estou sozinho, porque ninguém que eu conheço de Sampa está de férias E liga pro Draft o suficiente pra isso. Então sou eu e meu alter ego hoje. Draft começa daqui a 1h30, mas vamos ficando por aqui pra ver se aparece algo interessante antes de começar.


7:35 - Muito bem, começamos com uma pequena prévia na ESPN, com os analistas discutindo sobre o Draft em si, especialmente o impacto que Anthony Davis terá em New Orleans e em que direção a segunda escolha do Draft deve ir. Em geral, Bradley Beal é o nome que mais aparece, com a justificativa de que "Times como Charlotte e Cleveland precisam de pontuadores". Isso é verdade, mas nenhum dos dois ta perto de brigar por um título, não seria melhor pegar simplesmente o melhor jogador (Michael Kidd-Gilchrist) aqui? Enfim, eles entendem mais do que eu. Espero.


7:50 - Entrevista com o Beal sobre o que ele espera indo pra NBA, junto de um clipe com o Beal mostrando algumas jogadas bonitas. Claro, já fizeram um Mix do Jerome Jones mostrando que ele era bom, então isso não prova nada, prova só que o Coringa é um filho da p...


8:00 - David Aldrigde diz que Wizards e Kings não vão mais trocar suas escolhas, e que Cleveland ainda está tentando trocar pra subir e pegar Beal. Pro futuro do Cavs, é melhor que não consigam, desde que peguem Kidd na quarta escolha. Ainda é melhor Beal a Barnes, though. Talvez trocar pela escolha do Bobcats seja uma burrice que impeça o Cavs de fazer uma burrice ainda maior. Minha cabeça está rodando, porque os GMs da NBA não podem fazer sentido?


8:18 - Jay Bilas discutindo os melhores prospects do Draft depois do Anthony Davis. De alguma forma, ele consegue aguentar até o final do Top5 sem mencionar a wingspan (envergadura) de ninguém. Ele deve ter tomado os calmantes hoje, mas não vai se aguentar quando sair o John Henson ou o Andre Drummond.



8:25 - Chega a informação de uma troca: Lamar Odom pro Clippers, Mo Williams pra Utah, e a Trade Exception do Memo Okur pra Dallas. Achei a troca boa pra todo mundo. Não sei se Odom realmente merecia uma segunda chance depois do ano passado, mas ele sempre deixou claro que queria ficar em Los Angeles o tempo todo, o Mo Williams não era muito necessário por lá com o Eric Bledsoe evoluindo e o Chauncey Billups voltando, e se o Odom motivar e voltar a ser aquele do Lakers, ele tem tudo pra ser um excelente jogador pra esse time, que precisa de um jogador versátil como ele. O Utah não ia usar a trade exception mesmo, então pelo menos transforma ela num armador decente (podia ter conseguido coisa melhor, mas provavelmente não apareceu nada melhor). E o Mavericks se livra de pagar salário pra um peso morto que não estava afim de jogar lá e ainda consegue uma trade exception - o que significa que o Mavs deve intensificar uma tentativa de troca pelo Dwight Howard, cujo salário poderia ser absorvido pela trade exception. Gostei dessa troca pra todo mundo, e isso é raro.



8:33 - David Stern sobe ao palco sob vaias. "Obrigado por essa acolhedora recepção". Acho que ele já se acostumou, ou então é daquele molde de Jordan/Bird que se diverte em esmagar as pessoas que os vaiam. Ou ele é simplesmente um troll. Provavelmente um pouco dos três. Já chamou o Hornets pro relógio, vamos ver quanto tempo eles demoram pra oficializar o Davis aqui.

(Uma das minhas histórias favoritas do Bird: Em 1986, o Celtics estava enfrentando o Clippers, perdendo por um nos segundos finais, quando Bird atacou o aro e sofreu uma falta a segundos do fim. Ele se adiantou pra cobrar o lance livre... Mas ficou tão frustrado com o pouco barulho que a torcida tava fazendo que ele realmente saiu da linha do lance livre, virou pra torcida e começou a agitar os braços pedi mais barulho!! E claro, acertou os dois lances livres pra ganhar o jogo).



8:35 - A ESPN faz questão de zicar a saúde do Anthony Davis mostrando outros big man escolhidos em primeiro recentemente: Yao Ming e Greg Oden. Yeesh! Que jeito de começar sua carreira na NBA, só faltou mostrar algum jogador do Clippers junto.



8:37 - Hornets fez sua escolha: Anthony Davis, PF de Kentucky. Uma surpresa, ninguém esperava isso. Sinceramente, aqui não tem como errar: Na pior das hipóteses, vai ser um ótimo jogador. Na melhor, um Superstar pelos próximos 15 anos. Não vi ninguém defender que nem ele na NCAA, ele foi provavelmente o jogador mais dominante no College desde Shaq.

Aliás, a grande crítica a Davis é sua falta de jogo ofensivo, mas vendo esse cara jogar, não acho que ele ta tão longe assim. Ele tem todas as ferramentas pra desenvolver: Excelentes mãos, bom jogo de pernas, inteligência, bom domínio de bola, bom posicionamento e um arremesso razoável. Talvez ainda não saiba usar tudo isso ainda, mas tem todas as ferramentas pra aprender a usar. E tem a dedicação necessária pra isso. Como eu  disse, não tem como errar com ele (E ele fez Bilas usar pela primeira vez a palavra wingspan! E ele usou três vezes em seguida!! Eu sabia que ele não ia aguentar!)



8:41 - Bobcats no relógio, a hora da verdade: Vão trocar a escolha ou não? Cavs e Bobcats supostamente discutindo trocas intensamente. Faltam 2 minutos, vamos ver o que acontece, porque aparentemente ainda estão discutindo. Mas aposto que o Cats vai fazer besteira de qualquer jeito.



8:44 - Acabou o tempo pro Bobcats, e a escolha é... Michael Kidd-Gilchrist! Por incrível que pareça, o Bobcats fez a coisa certa! Não tem como não gostar do MKG: Tem apenas 18 anos, obcecado em treinar, ultracompetitivo, muito versátil, capaz de defender três ou quatro posiçōes, extremamente atlético, finaliza muito bem perto do aro e vai ser muito bom em contra ataques. Talvez não seja o melhor encaixe imediato para o time do Bobcats, mas pegaram o segundo melhor jogador do Draft, e talvez o mais dedicado. Se tem um jogador que eu apostaria que vai treinar feito condenado pra compensar suas fraquezas (falta de um arremesso, ainda incapaz de criar o próprio chute), é ele. Você pode ir pra guerra com Michael Kidd-Gilchrist, e isso é o que importa. Pode definitivamente ser o segundo melhor jogador em um time campeão, e lidera por exemplo, um cara que influencia seus companheiros. Bobcats precisa de um cara assim urgente.

Só esperamos que o Kidd não acabe caindo na maldição da segunda escolha do Draft. Desde que o Blazers passou Jordan pra pegar Sam Bowie na segunda escolha do Draft de 1984, as segundas escolhas do Draft tem sido um grande fracasso no quesito "Drafte esse cara com a 2nd pick, faça dele seu Franchise Player pelos próximos 10 anos e aposente sua camisa". Tivemos fails monumentais (Darko Milicic, Hasheem Thabeet, Shawn Bradley, Stromile Swift), jogadores insignificantes (Danny Ferry, Michael Beasley, Keith Van Horn, Emeka Okafor), jogadores que poderiam ter sido melhores mas infelizmente machucaram demais (Alonzo Mourning, Steve Francis) e até a morte de Lenny Bias (Vou bater a cabeça na parede e ja venho). Entre os jogadores que deram certo, como Jason Kidd, Lamarcus Aldridge, Antonio McDyess ou Tyson Chandler, foram todos ou trocados no dia do Draft, ou antes de realmente virarem grandes jogadores. Apenas dois jogadores desde Bowie foram draftados com a segunda escolha do Draft e tiveram bem-sucedidas carreiras pelo time que as draftou... Gary Payton e Kevin Durant, que foram draftados por uma Franquia que não existe mais. Yeekes!


8:47 - Sem surpresas aqui, Wizards pega Beal. Acho que Beal acabou um pouco hypeado antes do Draft, mas ele trás duas coisas que o Wizards definitivamente precisa: Inteligência, e um arremessador. Gosto desse encaixe, acho que ele e o John Wall vão se complementar perfeitamente, espaçando a quadra e atacando o aro repetidamente. Não acho que vai ser um All Star ou uma estrela, mas acho que vai ser um jogador sólido e inteligente, e acho que isso basta por enquanto pro Wizards.



8:49 - Bobcats e Wizards já escolheram, e ninguém ainda fez uma grande besteira. Esse Draft está me assustando.



8:50 - Grande ironia do Draft (até aqui)? O melhor jogador que sobrou para o Cavs pegar com a quarta escolha é Thomas Robinson... Que joga na mesma posição que o Tristan Thompson, quarta escolha do ano passado do Cavs, que é um Robinson piorado. Não da pra jogar com os dois juntos pelo tamanho. Se o Cavs tivesse feito a coisa certa ano passado e pego o Jonas Valanciunas, agora teria um excelente núcleo jovem de Kyrie Irving, Robinson e Valanciunas. Quem disse que más decisōes não voltam pra assombrar? Existe um motivo pro Cavs ser... O Cavs!



8:52 - Cavaliers escolhe Dion Waiters, SG, Syracuse. Odeio essa pick, e a reação da torcida confirma que não fui só eu. Jeff Van Gundy diz que Waiters é o segundo jogador a ser draftado na loteria sem ter sido titular em nenhum jogo na NCAA. O outro? Marvin Williams, que o Hawks pegou antes de Chris Paul e Deron Williams. Parece preocupante? (Pensando...) Naaah, vamos em frente.



8:56 - Queria deixar claro que o Waiters foi um cara que teve seu valor inflado demais ultimamente. Sabe quando numa turma de colegial, que tem uma ou duas meninas que estão um nível acima das outras, e nesse grupo do "meio" tem uma garota que não é nada demais, mas que de repente todo mundo começa a falar sobre ela, e de repente ela vira uma das garotas mais cobiçadas do colégio? Waiters é essa garota da NBA. Não que ele seja ruim, ele é um jogador que bate pra dentro e finaliza bem perto do aro, tem explosão, mas nas últimas semanas ele fez alguns bons treinos, os times começaram a conversar sobre ele, outros times escutaram, tudo começou a virar uma grande bola de neve e parecia que todo mundo estava louco por ele. E ai um jogador decente começa a parecer um grande jogador, a ponto de sair em quarto no Draft, na frente de dois ou três SGs melhores que ele. E o Cavs, que entrou em pânico sem Kidd e Robinson, mordeu a isca.

Então deixa eu ver se eu entendi... Cleveland devia ter saído desse Draft com Irving, Valanciunas e Thomas Robinson, e ao invés disso saiu com o sexto homem de Syracuse e com uma versão bem piorada do Thomas Robinson? Existe um motivo pro Cavs ser o Cavs! Em algum lugar, Lebron abre um champagne.


8:57 - O grande vencedor do começo desse Draft? You're damn right, Sacramento Kings!! Thomas Robinson caiu de bandeja no colo deles, e não poderia ter um encaixe mais perfeito: Eles já tem um pivô pontuador e que as vezes se desinteressa da defesa e do trabalho duro, então agora pegam um cara que é um excelente reboteiro, bom defensor, que da as trombadas e faz o trabalho sujo no garrafão, e não monopoliza a bola. Além disso, um cara que tem uma personalidade forte de liderança, pode ser uma boa influência no vestiário disfuncional do Kings. Gosto de Robinson, e adoro a dupla que ele vai fazer com o Demarcus Cousins em Sacramento, vai ser um dos melhores garrafōes da NBA.



9:00 - David Stern aparece pra ler a escolha do Kings... Ele mesmo, Thomas Robinson. Bilas descreve a situação como um "momento emotivo para Robinson", que está chorando, mas não sei, tive a impressão que a emoção dele foi tristeza ao ir por Sacramento. Ou Anaheim, nunca se sabe o dia de amanhã para o Kings... (Mas não, sério, ele não pareceu muito satisfeito... Por ter ido pro Kings, ou por ter caído três posiçōes?).

Bilas também elogia sua explosão e toughness, e diz que ele é o melhor reboteiro defensivo do Draft... E provavelmente está certo. De novo, adoro essa pick, ele e Cousins vão se complementar perfeitamente, dominar os rebotes e fazer esse garrafão funcionar às mil maravilhas... Ou pelo menos até ele se irritar com o Cousins e tentar cometer um homicidio em pleno vestiário. Mas vamos torcer pelo melhor.



9:05 - Portland escolhe Damien Lillard, PG de Weber State. Pelo visto, estão arriscando que tem mais chances de conseguir um big man na 11th pick, e parece que o dono do time se apaixonou por Lillard.

Não sei se gosto dessa pick. Bilas valoriza seus numeros em Weber State e o alcance do seu arremesso, mas vale citar que ele jogou numa universidade pequena, jogou sozinho pontuando (o que infla seus numeros), jogou a maior parte do seus jogos contra adversários baixos, lentos e de baixo nível de maneira geral (ele jogou apenas dois jogos contra bons adversários no ano passado... E chutou combinados 11/34), e que tem 22 anos já. No fundo, acho que ele vai ser um jogador decente, bem competitivo e com boas habilidades, mas tenho minhas reservas sobre como seu jogo vai se traduzir pra NBA, acho que vai demorar pra se adaptar e vai acabar sendo um SG melhor que PG. Mas é difícil cravar esse tipo de coisa com tão pouca experiência contra adversários que o testassem, e é bem mais fácil parecer bem jogando contra cinco Adam Morrisons marcando ele todo jogo. Vamos ver, Blazers vai ter condiçōes de colocar um bom time ao redor dele, talvez ajude...


9:10 - Tom menciona o ponto chave de porque eu acho que Lillard não foi uma escolha exartamente ruim pro Blazers: Pick and roll. Lillard era um pontuador, mas nos moldes Jimmer Fredette de "Não Passo Porque Não Tem Pra Quem Tocar", sempre soube ajustar bem nos pick and rolls e achar companheiros. Com Lamarcus Aldridge perto do aro e no PnR, o Blazers precisava de um armador capaz de chutar de longe e abrir a quadra (maior problema do Ray Felton em 2011), e Lillard deve ser capaz de fazer isso. Mas de novo, é mais fácil jogando contra cinco branquelos que eu seria capaz de driblar, vamos ver como isso se traduz na NBA.



9:11 - Warriors escolhe Harrison Barnes, North Carolina. Vamos começar pela parte boa: Excelente arremessador, bem forte fisicamente, versátil e o time precisava urgente de um SF, acho que vai se adaptar bem ao estilo corredor e arremessador do Warriors.

Os contras: Tem dificuldade pra criar o próprio arremesso por causa de um primeiro passo lento (na NBA com certeza vai ser problema), não tem jogo no garrafão, não tem muito interesse em defender, e foi uma decepçaão bem grande no College (que tem uma linha de três mais próxima e adversários menos físicos na defesa), especialmente nos playoffs... Mas de certa forma, acho que a escolha foi pro Warriors: Não vai ter tanta responsabilidade no time, nem muita pressão pra produzir em toneladas... Enfim, foi draftado num lugar e por um time onde ele vai poder ser o que realmente é: Um jogador decente, e pronto. E o Warriors de repente tem um quinteto interessante, até alguém se machucar, pelo menos (Além disso, jogando no Warriors, não vai ter como Barnes decepcionar nos playoffs! Sempre temos um lado positivo!).



9:13 - Jay Bilas diz que acha que Barnes vai ser um jogador de NBA melhor que de College. Talvez porque no College ele teve que lidar com uma pressão enorme pelo hype, e na NBA ele vai ter um pouco mais de tranquilidade pra jogar. Ah sim, e que ele tem um grande wingspan. Ele ta começando, mas ainda não esquentou... Vamos ver quando sair o Henson.



9:17 - Raptors escolhe Terrence Ross. Nem o Stern acredita muito no que leu, claramente gaguejou ao falar o nome, e olha que ele já escolheu Sam Bowie sobre Michael Jordan. Mas verdade seja dita, eu gosto do Ross: Tem um arremesso muito bom, sabe se posicionar, inteligente, sabe conduzir a bola, e defende bem. Parece aqueles jogadores que nunca vão ter sequências onde parecem imparáveis, mas deve ser um sólido Role Player, executar eficientemente suas funçōes, acertar seus arremessos, e não comprometer em nenhuma área. Sempre bom ter por perto um jogador que foi descrito como "Nick Young que defende e se importa". Gosto do garoto.

Vale lembrar também que a última vez que o Raptors teve uma 8th pick num Draft, eles pegaram o brasileiro Baby numa das piores escolhas de todos os tempos. Então sim, pior que isso não foi.



9:18 - Van Gundy comenta que agora o Raptors tem dois SGs que podem jogar de SF em Ross e DeMar DeRozan. Como eu disse, se você tem dois Arnold Palmers, você não tem uma limonada e um iced tea, você tem dois Arnold Palmers. Dito isso, eu acho que ele e DeRozan PODEM se complementar bem, porque Ross é um excelente chutador e Rozan é um cara mais físico que gosta de atacar o aro. Com um bom PG que controle o ataque, os dois podem funcionar muito bem. O que, esbarramos em mais um problema!? Como se atrevem!



9:19 - Alguém está ouvindo isso? Essa é a música do Steve Nash no Canada!


9:21 - Sou só eu, ou se o Pistons pegar o John Henson aqui, o Drummond vai cair no colo do Blazers na número 11? Wow... Isso que é sorte. Claro, o Pistons ainda pode pegar o Drummond e deixar o Greg Monroe de PF. Eu sinceramente não sei dizer qual é a melhor, então vamos esperar pra ver o que o Joe Dumars vai fazer... E aí saberemos que o que ele não fez era o certo (ele é o cara que acabou de dar uma escolha de primeira rodada pelo Corey Maggette só pra se livrar do contrato que ele mesmo deu pro Ben Gordon!!).



9:23 - Detroit pega Drummond, e Jay Bilas se molha ao ver a wingspan (7'6! Ele repetiu três vezes!) do garoto. No fundo, eu acho o melhor encaixe mesmo: Um bom reboteiro, defensor e um jogador bem físico (e extremamente atlético!) pro garrafão, liberando o Monroe mais pra cabeça do garrafão pra usar seu excelente passe, e pra usar seu jogo mais refinado perto do aro. Acho que os dois se completam bem, e - glup! - acho que o Pistons fez a coisa certa.



9:25 - Como não poderia deixar de ser, a inevitável menção ao grande Kwarko Thabeet (Kwame Brown + Darko + Thabeet) e o potencial de bust do Drummond. Não é difícil entender o porque: Muito atlético (nível aberração), mas muito imaturo, não sabe usar bem seu tamanho, péssimo chutador de lances livres, não é realmente dedicado ao basquete. Mas a verdade é, eu gosto de Drummond. Ele é um bom garoto que simplesmente ta sendo destruído por todos os analistas porque tem talento bruto demais e simplesmente não tem a paixão do MKG pra desenvolver tudo... Mas não estamos perdendo de vista algo importante aqui pro conceito de bust desses três caras? Tipo... Expectativas? A mídia babava em jogadores domo Darko, Kwame e Eddy Curry, todo mundo falava que iam ser grandes craques, enquanto Drummond ta recebendo críticas sem ter feito nada ainda! Sim, ele provavelmente nunca vai realizar todo seu potencial, mas se conseguir usar seu físico de Dwight pra proteger o garrafão, pegar rebotes, defender os melhores big mans do adversário, e pontuar em enterradas e rebotes ofensivas, já ta bom, é isso que o Pistons espera dele. Na pior das hipóteses, ele vai ser um jogador forte capaz de defender o garrafão e pegar rebotes, na melhor ele vai ser uma versão um pouco piorada do Dwight Howard. Na nona escolha pra ser o complemento ao Monroe? Não tem porque não pegar Drummond.


9:27 - Pessoal na mesa do Austin Rivers parece que acabou de achar uma nota no chão. De jeito nenhum Hornets deixa ele passar aqui, e pelo visto eles sabem. Querem saber? Eu gosto. Façam acontecer, Hornets!



9:31 - Yep, Rivers pro Hornets. Como não podia deixar de ser, Doc Rivers ta lá, bem emocionado na mesa abraçando o filho. Gosto dessa pick. Sim, ele é um pouco parecido demais com o Eric Gordon, mas tem habilidade saindo pelo teto, excelente arremessador, controla bem a bola. Muitas questōes sobre sua imaturidade, um pouco confiante demais e as vezes se acha melhor do que realmente é... Mas eu não ligo. Muito novo, hype demais saindo do High School. Ele cresceu demais ao longo do ano em Duke, e acho que essa sua atitude vai se transmitir positivamente pra NBA.

Sim, Rivers teve seus problemas em Duke, um ano bom mas não espetacular, mas não é como se Duke fosse o melhor lugar pra Rivers: Ele não tinha um veterano pra estabilizar o time como Kyle Singler, as bolas longas do time não eram tão eficientes (o que dificultava suas infiltraçōes), e ele era o único jogador do time capaz de criar seu arremesso num ataque estagnado demais. Acho que ele vai ter uma carreira na NBA muito melhor do que na NCAA, vai se beneficiar mais do espaçamento e de jogar com mais restriçōes. Vai precisar desenvolver melhor seu passe (e vontade de passar), talvez sofra um pouco da Sindrome de Westbrook, mas tem talento de sobra pra isso, ainda é muito novo, e pra um time em reconstrução como o Hornets vale a pena arriscar com o maior talento.



9:32 - Ken Berger: "Se Doc Rivers não vai ele mesmo treinar Austin, tem poucos outros técnicos que ele gostaria mais de entregar o filho do que Monty Williams". Perfeita colocação, se tem alguém pra colocar ele no lugar, fazer ele realmente se interessar e jogar pro time, é Williams. Talento ele tem de sobra, mas precisa de alguém pra direcionar seus talentos e controlar sua cabeça. Acho que ele consegue.



9:34 - Entrevista com Doc Rivers, elogiando muito o filho, claramente emocionado. Seguido pelos caras da ESPN elogiando por três minutos o Rivers, sua determinação de ser grande e o Draft do Hornets de modo geral. E quer saber? Eu concordo plenamente! Ele ta mordido pelas críticas, tem um jogo ofensivo muito completo e na NBA acho que sua confiança e vontade vão jogar em favor dele. O Hornets montou uma belíssima de uma base com Rivers, Gordon e Davis... Agora se vocês me dão licença, eu tenho que entrar no Ebay e comprar uma camisa do Hornets.



9:35 - Blazers fica sem Drummond mas ainda vai num pivô, Meyers Leonard. Ele tem muito talento: Muito alto, bem físico (embora como o Bilas lembre, precise ganhar massa), excelente achando sua posição no garrafão, bom jogo de costas pra cesta. Mas é fraco defensivamente (talvez por falta de força), ainda cru em alguns fundamentos (rebotes precisam melhorar, jogo de pernas, etc) e algumas questōes de maturidade (expectativas muito altas, não tem aquela competitividade nem obsessão por melhorar, um pouco amolecido pela fama). Mas acho que a essa altura era o melhor pivô do Draft, e ele tem potencial pra ser muito bom. Acho que o Blazers sairia melhor com Drummond e Kendall Marshall, though, porque acho que o Drummond complementaria o Aldridge melhor com sua defesa e rebotes.



9:39 - Bom ponto do Jeff Van Gundy - Depois de Davis, os principais jogadores eram de perímetro, então é normal que times em busca de big mans acabem pegando-os um pouco alto. Acho que o Blazers ainda se saiu bem aqui em termos de valor.



9:40 - É uma boa hora pra avisar que Leonard já teve uma stress fracture no pé antes de ir pro College, e teve uma lesão no ligamento do joelho (não uma ruptura) no último verão? Aparentemente sim. Ouch, essa foi um soco no estômago de qualquer torcedor do Blazers (pra quem não sabe, stress fractures no pé foi o que destruiu a carreira de dois Cs do Blazers, Bill Walton e Sam Bowie), pior que isso só se mostrassem clipes de "Bowie sobre Jordan" e "Oden sobre Durant". Alguém quer apostar que o próximo SG a sair (Jeremy Lamb?) vai virar um puta craque?



9:42 - Até agora, nenhuma palavra sobre trocas do Rockets, então o Rockets pega Jeremy Lamb. Excelente escolha, um dos melhores pontuadores nesse Draft, excelente arremessador, muito talentoso, boa personalidade, e o Rockets realmente precisava de um jogador pra pontuar vindo do perímetro. A responsabilidade de substituir o Kemba Walker em UConn acabou pesando um pouco no seu jogo (em um time fraco), e seu valor caiu muito porque na semana dos workouts ele machucou o pé, mas pra mim ele é o segundo ou terceiro melhor SG desse Draft, daqueles que é capaz de começar a pegar fogo de vez em quando. Encaixa bem, grande valor a essa altura, muito Rockets - especialmente se trocarem ele ou Courtney Lee dentro das proximas 48 horas, claro!



9:45 - Lamb agradece "Lord Jesus" por ser Draftado, enquanto seu pai mistura um choro com um facepalm. Ok, era só choro, mas o timing da imagem foi perfeito demais. E sim, eu vou pro inferno.




9:46 - Uma cena comovente do contrato expirante do Kevin Martin dizendo adeus pra Houston depois de ser trocado. Ah, espera, isso não aconteceu. Ainda. Alguma dúvida de que isso vai acontecer??



9:47 - David Stern anuncia que o Suns foi punido com a perda de uma escolha de Draft por desperdiçar os melhores anos de Steve Nash com um dono mão de vaca e um bando de GMs incompetentes (até chegar o Steve Kerr pra GM em 2010, levar o Suns pras Finais de Conferencia... E ser demitido sem motivo cabível, pra entrar em seu lugar um cara que gastou 80 milhōes assinando com Channing Frye, Hakim Warrick e Josh Childress, todos jogadores agenciados por ele)....... Ok, isso não aconteceu. Mas deveria.



9:48 - Pra substituir Nash... O Suns pega outro armador passador que não defende, Kendall Marshall. Eu gosto muito de Marshall, mas ninguém merece jogar nesse Suns. Se eu fosse o Marshall, eu pedia uma troca agora mesmo. O Nash fez milagre pra ter 10 apg ano passado, mas ele é um dos melhores PGs de todos os tempos. Marshall vai cometer suicídio em desespero antes desse Suns conseguir dar a ele um elenco decente pra ele brilhar... Se bem que....



9:48:01 - Steve Nash is FREEEEEEEEE!!! Preciso de uma bebida pra comemorar.



9:50 - Tentativa fracassada de falar por telefone com Marshall, que não está no Draft. Adorei a ironia do Marshall, que não foi convidado pro Draft, ter sido escolhido antes dos companheiros de time Tyler Zeller e Henson... Que é claro, estão na sala. Quem diabos faz esses convites??



9:51 - Bucks no relógio, e eu já ouvi o nome de uns treze pivôs ou alas de força. Acho que é isso o que acontece quando seu garrafão é Epke Udoh e Larry Sanders. Mas não posso falar nada, meu time corre o risco de ter Greg Stiemsma e Fab Melo ano que vem de titulares. Preciso de outra bebida. Mais forte.


9:52 - Yup, o Bucks pega o atlético e magrelo John Henson. Gosto dele, excelente defensor e reboteiro, mas precisa ganhar massa se quiser vingar na NBA. Vai ajudar a tragédia defensiva que é o Bucks, mas ele não é um pouco figura repetira do Udoh, um pouco mais magra e mais atlética?



9:53 - Jay Bilas fala que Henson tem "Freddie Krueger-like wingspan" num dos melhores momentos da noite, cumprindo uma promessa feita ao Bill Simmons! Isso imediatamente faz com que meu amigo Gus (olha, tem mais gente assistindo ao Draft!) me ligue pra uma breve conversa de dois minutos sobre quem seria Draftado primeiro, Krueger ou Jason Voorhees. O Draft da NBA, pessoal!



9:55 - Sixers tem a chance de pegar o Tyler Zeller e completar a trinca de North Carolina. Eu gosto do Zeller, mas acho que o Sixers precisava mais de um PF. Arrisca com Jared Sullinger? Hmm...



9:57 - Philadelphia escolhe... Moe Harkless. Moe é um bom jogador, mas acho que Mo era exatamente o que o time não precisava, um SF atlético com potencial, um pouco dificil de jogar de PF pelo físico... Não soa familiar? Tipo... Começa com Thaddeus e termina com Young?... Talvez o Sixers pudesse ter ido atrás de um jogador que encaixasse melhor nas necessidades do time, mas o Sixers acabou indo atrás do maior valor com Moe Harkless. Talvez funcione. Com a Depth desse Draft, talvez eles tentem conseguir mais uma escolha pra pegar um PF, sua verdadeira necessidade.



9: 58 - Tanto Moe me deu vontade de assistir Simpsons. Ja volto.



10:00 - ESPN americana especula se pegar mais um SF pro time - posição que menos precisa no time - significa que o Andre Iguodala vai tar de saída, o que aliás já se especula faz tempo. Um bom ponto -Eu acho possível, mas acho que o Sixers só bate o martelo se tiver uma oferta irrecusável ou se o salary cap apertar. Acho mais fácil anistiar o Elton Brand, though.



10:02 - Rockets de novo no relógio. Zeller ainda está sentado esperando pra ser escolhido, e o Rockets costuma gostar de pivôs, acabou de trocar Samuel Dalambert... Hmm... Podemos bater o martelo?



10:06 - Royce... White? Com Zeller sentando lá? Essa surpreendeu. Dito isso, eu gosto de White. Um pouco falastrão demais, um pouco convencido, mas gosto do pacote de habilidades dele, um jogador bem forte, pode jogar de SF e PF, excelente passador, ataca bem o aro, e tirando um arremesso inconsistente, é um jogador bem completo. Precisa desenvolver isso tudo melhor, mas o Rockets nunca teve pressa com prospects e gosta de desenvolver jogadores (antes de trocá-los, mas enfim), então a pick faz sentido - White é um dos jogadores mais interessantes e únicos do Draft, e pode virar um grande jogador. Isso também significa que o Rockets ta confiante que o Mavericks não pega o Zeller, talvez?



10:08 - Como não podia deixar de ser, Bilas lembra que White tem medo de avião, e pergunta se isso pode atrapalhar o jogador na NBA. Bom, na pior das hipóteses, por enquanto usem só ele em jogos em casa ou no Texas, onde ele pode ir fácil de ônibus. Você sabe que uma escolha de Draft foi interessante quando levou a uma discussão sobre o impacto do seu medo de avião nos jogos que ele vai participar. Ainda bem que estou aqui!



10:11 - Quebrando o coração do Rockets, o Mavs trocou sua escolha pro Cavs, que draftou Tyler Zeller. Gosto do valor a essa altura do Draft, bem habilidoso de costas pra cesta, talvez complemente bem o Thompson. Mas pra mim, Thompson e Zeller é uma dupla muito inferior a Robinson e Valanciunas, não sei se Zeller não vai acabar sendo só um bom reserva na Liga. Em algum lugar, Lebron James sorri enquanto limpa seu troféu de MVP.



10:13 - Aparentemente, o Cavs mandou multiplas escolhas pro Mavs, ainda não confirmado. Trade exception e multiplas escolhas de Draft? Alguém ligue pro agente do Dwight Howard, que provavelmente está contando dinheiro, por favor.



10:15 - Cavs mandou as escolhas #24, #33 e #34 por Zeller. Bom negócio pro Mavs, esse draft é bem profundo, tem boas chances de achar valores bons no começo da segunda rodada ou final da primeira. Ainda não descartem Dwight, though. Apesar de que não sei se gostei da troca pro Cavs... Esse Draft tem MUITA depth, e acho que talvez desse pra conseguir mais valor com as três escolhas que o time tinha.

Enquanto isso, Zeller da entrevista sobre como gostaria de jogar ao lado de um jogador tão habilidoso como Dirk Nowitzki. Hmm, odeio te dar as más noticias, mas o Tristan Thompson não é exatamente um grande parceiro de garrafão (ok, acabei de estourar minha cota de piadas sobre o Cavs nesse Draft. Mas é que eles pedem!).



10:17 - Rockets escolhem Terrence Jones, mais um de Kentucky. Um híbrido SF/PF. Preferia Zeller pela necessidade no garrafão, mas gosto ate que bastante dele: Versátil, bom defensor, bem atlético, tem as ferramentas pra dar certo na NBA, outro jogador pra desenvolver e que tem bom potencial. Mas calma, o Rockets já não pegou um híbrido SF/PF com bastante potencial, que pode se desenvolver com paciencia em um bom jogador? Ta bom, tem características um pouco diferentes, mas não parece repetir demais a figurinha aqui? Não valia tentar um jogador com características um pouco diferentes? Hmm... Por outro lado, Rockets talvez tenha pego o maior valor disponível, excelente reboteiro e que trás pro time a toughness que o técnico Kevin McHale sempre gosta. Isso é bem Rockets. Estou confuso... Preciso de outro drinque.



10:21 - Aparentemente, o Rockets ta montando um elenco de baseball. Ou isso, ou vamos ter uma troca acontecendo nos próximos dias. Fiquem ligados.



10:23 - Orlando Magic escolhe Andrew Nicholson. Gosto muito dele, já avisei, um veterano rodado que sabe pontuar no garrafão, chutar de fora, dar tocos e pegar rebotes. Pouco potenecial pra desenvolver, mas já é capaz de ajudar desde o começo, jogador inteligente e sólido... boa escolha. Aliás, isso significa que Fab Melo e Jared Sullinger estão à mercê do Celtics se o Nuggets passar. Hmm... Eu gosto dessa dupla, mas talvez o Celtics não queira arriscar dois jogadores de garrafão e ir atrás de um combo guard como Tony Wroten. Eu arriscaria Sully sobre Melo though, mas enfim...



10:27 - Evan Fournier. Olha, excelente escolha pra um time bem profundo que pode se dar ao luxo de pegar um projeto. Fournier talvez não venha pra NBA por um ano, mas isso até faria bem: Tem apenas 19 anos, um jogo bem completo, não é grande coisa fisicamente mas tem um bom arsenal ofensivo, e tem tudo pra crescer e virar um bom jogador. Baixo risco, alta recompensa, acho que vai desenvolver muito bem. Excelente pick do Nuggets.



10:28 - Fran Fraschilla, claramente deprimido por ter demorado até a escolha 20 do Draft pra falar alguma coisa (Ano passado teve 4 jogadores internacionais nas 7 primeiras escolhas, ele falou até não aguentar mais), elogia a escolha, mas parece meio sonolento. Será que ele tava dormindo até agora?



10:28 - Finalmente ta chegando. Celtics tem duas agora...



10:33 - A primeira pick do Celtics, finalmente, é Jared Sullinger, também conhecido como Greg Oden 2.0 (Big man, Ohio State, problemas de saúde? Um milagre que o Blazers não tenha pego antes). Acabou caindo absurdamente no Draft por causa da sua falta de habilidade atlética e por ter problemas nas costas, que os médicos disseram ser bem preocupante. Mas a essa altura, eu gosto: Bom nos rebotes, sabe se posicionar bem, tem força pra dar trombadas no garrafão, bom arremesso médio e muito bom de costas pra cesta, um Big Baby melhorado e bem mais inteligente.

Se ele conseguir ficar saudável, não acho que a falta de atleticismo seria um grande problema: Sim, ele não é muito atlético, não vai pular por cima de todo mundo e pegar rebotes a 50 metros de altura, mas compensa isso com fundamentos muito sólidos, entende o jogo muito bem, e tem um toque bom com a bola. Leia essa última frase, e me diga se não lembra um outro jogador da NBA, bem pouco atlético, mas tão sólido em tantos fundamentos e tão inteligente que é um dos melhores jogadores da NBA...

(Pensem um pouco...)
(Pensem mais um pouco)

E... Tempo. Kevin Love, é claro. Não acho o Sullinger tão bom como Love porque o Love é um Alien e tem um arremesso mais imparável, mas pode virar um jogador nos mesmos moldes. Eu gosto. Ah sim, segurem-se, temos mais uma...

(Curiosidade: O agente do Sullinger é o mesmo do Austin Rivers, e tava sentado na mesa com o Doc Rivers. Hmm... Naah, deixa pra lá).



10:35 - Espere um minuto!! Andy Katz acabou de falar que o Jared Sullinger tem problemas de saúde por causa de..."bulging dicks"?? E depois vocês se perguntam porque eu adoro a noite do Draft!! Quem disse que as escolhas do Celtics não valeriam a pena!!

(Foi mal, eu tive que pegar o vídeo disso no youtube antes de postar)



10:36 - Segurem-se nas cadeiras, brasileiros, porque o Celtics acabou de pegar Fab Melo!! Não sei se foi a melhor escolha do Celtics, porque vimos nas Finais dois times jogando seu melhor basquete com alas de força no garrafão e confiando na agilidade do time, e Melo é um C reserva pra entrar, trazer um pouco de jogo físico pra quadra, pegar uns rebotes, dar uns tocos, e pronto. Por outro lado, o Celtics realmente precisava de um pivô trombador desde a saída do Kendrick Perkins, e jogando junto com Kevin Garnett (calma, preciso rezar um pouco, ja venho) ele pode acabar virando um bom defensor.



10:52 - Vamos acelerar isso aqui, porque ta chegando no final...Hawks pega John Jenkins, o melhor arremessador do Draft, vai ganhar uns minutos na posição 2 pra espaçar a quadra, as vezes o Hawks sente falta dessas bolas longas. Um especialista, muito bom no que faz, gosto dessa pick. Depois, Mavs (via Cavs) pega Jared Cunningham, um bom defensor e driblador que eu confesso que não gosto muito (não tem bom arremesso nem finaliza perto do aro bem). E vamos indo, que ta quase no final...



10:56 - Memphis pega Tony Wroten Jr, excelente fit. Gosto muito do Wroten, um combo guard muito rápido e físico, excelente passador, muito bom chegando no aro, e que é o tipo de armador que eu adoraria ter vindo do banco pra dar energia pro meu time, pode acabar sendo um dos steals desse Draft. Depois, Pacers vai de Miles Plumlee pra dar proteção pros big man, um excelente reboteiro, energy guy vindo do banco, bem atlético.



10:59 - Estou um pouco sonolento, então essa quase me escapou, mas o Pacers acabou de passar o prospect com muito potencial e problemas de atitude pra pegar o veterano com pouco potencial com fama de bom moço e de dar duro todo jogo? Um resumo do Pacers desde 2005, mas adequado impossível.



11:08 - Vamos terminar isso aqui... Heat troca sua pick pro Sixers pegar o PF que eu queria na 15th pick, Arnett Moutrie (Gosto pro Sixers, um PF bem atlético, bom pontuador, encaixa numa posição carente, e fez o Bilas soltar mais um excitado "Wingspan!. Bom encaixe). Mas o Heat perdeu uma ótima chance de pegar um contribuidor imediato como Doron Lamb ou um ativo pro futuro como Perry Jones...   Thunder aproveita o vacilo do Heat e pega Jones, muito potencial, com paciência e tempo pode virar um bom jogador, o cara é enorme e bem versátil. Mas a maior necessidade do Thunder é depth pro Kevin Durant e arremessadores de três, e tinha bons jogadores pra essas funçōes ainda disponíveis. Boa pick pelo valor que pode gerar no futuro, certamente vale o risco aqui, mas tem jogadores que poderiam dar uma maior melhora imediata pro time. Se bem que cair até aqui pode ser o choque de realidade que o Jones precisava, pode acabar dando muito certo...    Bulls pega o PG Marquis Teague na #29. Pelo visto, a situação do Derrick Rose preocupa mesmo, adiciona depth pra posição. Gosto da escolha, Teague é bom jogador, deixa o Rose descansar um pouco, acho que nem o Bulls acreditou que ele sobrava...    E pra finalizar, o Warriors pega Festus Ezeli, pivô de Vanderbilt, pra adicionar depth ao garrafão, pode virar um bom jogador de rotação.



Pronto, acabamos. No geral, achei um Draft muito divertido e que ta deixando minha imaginação a mil com as possibilidades pra temporada que vem. Pra mim o Hornets aproveitou muitíssimo bem as escolhas que tinha pra montar sua base pro futuro, o Kings deu a maior sorte do Draft com Robinson sobrando pra eles, e o Cavs mostrou porque é o Cavs (uma decisão burra em 2011 levando a outra em 2012).  Mal posso esperar pra começarem as Summer Leagues, especialmente porque grande parte dos calouros do ano passado (que não tiveram uma Summer League) devem jogar esse ano. Não podiamos fazer uma espécie de playoffs nas Summer Leagues só por diversão?? Ou é arriscado demais que o Kobe decida jogar a Summer League pelo Lakers e tente contar os pontos que ele marcar pro seu total na carreira, no estilo Romário/Tulio Maravilha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário