Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Palptes para a semana 1 da NFL

Ainda não participou da nossa ultra nerd e ultra divertida promoção de NBA? Não sabe o que está perdendo! Clique aqui e tenha a chance de ganhar um livro massa de basquete - ou pelo menos ter o que fazer nessa offseason!!

Se perdeu os textos dessa semana, terça passamos por pontos interessantes da rodada e ontem comentamos o caso do New England Patriots para exemplificar porque nunca se deve exagerar na reação a primeira rodada

------------------------------------------------------------------------
Matthews recebeu quase a mesma multa por esse tackle/tentativa de 
homicídio que Frank Gore levou em Janeiro por jogar com a meia abaixada



Com esse post de sexta feira, terminamos nosso formato semanal, ou pelo menos o proposto em um primeiro momento. Como vocês talvez lembrem ou saibam, é minha primeira vez escrevendo para um portal de esportes, e então eu tentei criar um "formato" semanal para servir de teste nessas primeiras semanas. Então terça feira (eventualmente pode mudar para segunda, dependendo da opinião pública) é o dia que eu farei minha coluna sobre a rodada, ressaltando alguns pontos interessantes para a big picture da NFL que normalmente passam desapercebidos (ou são difíceis de serem observados, ou simplesmente que valha a pena repetir); quinta feira é o dia das análises, embora ainda esteja algumas rodadas a frente para termos dados o suficiente; e sexta feira vai ser o dia da nossa rodada de palpites para o resto da semana. Eventualmente, conforme a temporada for avançando e novos pontos interessantes surgirem, teremos alguns posts separados em outros dias. 

O post de sexta feira com os palpites não é bem novo, eu já  fiz isso ano passado. Para quem não conhece o formato, é simples: dou uma passada rápida por cada um dos 16 jogos, faço alguns comentários sobre os times e os jogos, e chuto um vencedor para a partida (de vez em quando até brincando com o spread de Vegas). Estou trazendo de volta para começar a temporada por que eu acho que esse formato tem alguns benefícios: ele é bom para quem não acompanha tão de perto a temporada e quer uma atualização rápida do que está acontecendo; ele é bom para dar algumas dicas de pontos interessantes de cada jogo para ficarem de olho; e talvez mais importante, ela é divertida de escrever, e espero que também seja divertida de ler. Como eu disse, esse formato é apenas um teste para ver se funciona. Então peço o feedback de vocês nesse sentido, se essas três colunas estão fluindo bem, se está cobrindo tudo de relevante, e se está divertido/interessante de ler. Eventualmente podemos modificar alguma coisa, mas preciso saber a opinião dos leitores. Aproveitem para deixar, então, seu feedback e seus palpites nos comentários.

Uma última explicação sobre o que é esse spread: é um tipo de aposta no qual os times possuem uma margem pela qual ele tem que ganhar (ou, no caso do time adversário, uma margem que ele pode perder). Então se ontem a noite a linha era Pats (-11.5), significa que eu posso apostar em Pats a -11.5 ou Jets a +11.5 - ou seja, adicione 11.5 ao total de pontos do Jets (ou subtraia do total de pontos do Pats) e ve quem ganharia esse jogo. Basicamente, o -11.5 indica que se eu escolher o Pats, ele precisa ganhar por mais de 11 pontos, e se eu escolher o Jets (+11.5), ele pode perder por até 11. Então vamos as apostas, e como sempre, time da casa em caixa alta.


PATRIOTS over Jets
Esse palpite estava na minha coluna de quinta feira com a seguinte explicação
"Por tudo que foi coberto acima, mais o fato de que o Pats joga em casa, que é o primeiro jogo noturno, o primeiro jogo fora de casa E o primeiro jogo televisionado nacionalmente de Geno Smith... e mais algumas coisas que ficam para a coluna de amanhã"
Então sim, eu tinha mais a dizer, especialmente sobre como o Jets não tinha sido tão bom assim ofensivamente para ganhar do Bucs e tudo mais, mas... Esse jogo foi tão ruim que não consigo.
Contra o spread: Jets (+11.5) over PATRIOTS - Imaginei que seria um jogo de poucos pontos, embora não esperasse tão ruim assim. Mas acertei as duas da noite.

Jogos de domingo e segunda

FALCONS over Rams
Entrei na temporada particularmente desconfiado desse time de Atlanta por conta de sua defesa que já não era muito boa e ficou ainda pior, e o Rams é um time sneaky-good que anotou 27 pontos em uma boa defesa de Arizona semana passada. E com essa linha ofensiva totalmente esburacada do Falcons, Chris Long e Robert Quinn vão passar o dia fungando no cangote do Matt Ryan como fizeram com Carson Palmer semana passada. Eu ainda não estou pronto para colocar Atlanta perdendo do Rams em casa, contra Sam Bradford em um Dome, em um ambiente fechado que favorece muito mais o estilo ofensivo da equipe da casa, mas esse jogo vai ser muito mais próximo do que as pessoas imaginam. Como podemos ver pela linha abaixo...
Contra o spread: Rams (+6.5) over FALCONS - Esse jogo está com cara daqueles "jogo apertado até o quarto período, time visitante passa na frente, mas o Falcons vira com uma campanha de Ryan nos últimos minutos" que a equipe patenteou ano passado. Não acho que o Falcons cubra esse.


RAVENS over Browns
Eu sinto muita pena do Browns, porque para mim é um time muito sólido que está a apenas um bom - não franchise, apenas bom - QB de ir aos playoffs. Por isso eu digo que é um dos times que mais tem a ganhar desse draft: se conseguir sair de lá com um dos melhores QBs de um draft particularmente profundo, consigo tranquilamente ver essa equipe nos playoffs em mais um ano. A defesa continua boa, mas Brandon Weeden... argh! Três interceptações, seis sacks, menos de 50% de aproveitamento nos passes, não conseguiu passar das 300 jardas mesmo lançando 53 (!!) vezes. Eu esperava uma evolução nesse ano, talvez o suficiente para se tornar um game manager capaz de proteger a bola e fazer a equipe ganhar uns 8 jogos, mas nada. Parecendo um bust colossal até aqui.
Enquanto isso, o Ravens teve suas fraquezas expostas em Denver, e certamente acho que a boa defesa de Cleveland vai conseguir limitar esse ataque de Baltimore (btw, quero muito ver se o Joe Haden vai ser sombra do Torrey Smith dessa vez), mas se o ataque continuar dando boas posições de campo para o adversário, nenhuma defesa do mundo seria suficiente.
Contra o spread: RAVENS (-6.5) over Browns - Eu fico inseguro pegando um spread razoavelmente alto em um jogo que eu espero que seja de um placar baixo, mas tudo que precisa para cobrir é um pick-6 em garbage time. 


Carolina over BILLS
Se tem uma coisa que chama minha atenção toda vez que assisto o Panthers jogar, é como eles são PÉSSIMOS em situações curtas. Parte disso é culpa do fraco Ron Rivera e seu coordenador ofensivo, que de alguma forma se convenceram de que não é uma boa idéia jogar em formações de option ou que envolvam seu QB correndo com a bola apesar de terem Cam Freaking Newton. Eles também são ridiculamente conservadores em situações de 4th and 1 e possuem uma tara esquisita por passes longos em 3rd and 1 ou 3rd and 2, inexplicavelmente considerando que se usassem direito seus RBs e Cam Newton, converteriam esse tipo de jogada 80% do tempo. É um dos motivos pelos quais a equipe é tão ruim na red zone e convertendo terceiras descidas, e não ajuda muito que a equipe não possua alvos decentes além de Steve Smith (eu gosto de Greg Olsen, acho uma boa válvula de escape). Junte a isso um QB que possui diversos problemas de precisão nos passes (a coisa que mais me impressionou no jogo contra Seattle foi justamente como os passes do Newton pareciam sempre estar indo no ponto aonde o WR estava, e não para o ponto para o qual estava correndo). Mas a defesa da equipe é bastante sólida, e Buffalo não é um time tão bom como pareceu semana passada (leia o post de ontem para os detalhes) e que está sem seus dois melhores jogadores da secundária, e jogo feio por jogo feio eu acho que o Panthers tem mais time.
Contra o spread: Carolina (-3) over BILLS - Se fosse 3.5 talvez eu pegasse Bills esperando um jogo feio e de placar baixo decidido por um FG nos minutos finais, mas sem o meio ponto, fico no melhor time.


BEARS over Vikings
O Bears é aquele time bom-mas-não-ótimo (mais ou menos como o 2012 Ravens, na verdade) que ninguém iria querer jogar nos playoffs e que pode facilmente pegar fogo nos playoffs e chegar ao Super Bowl (de novo, como o 2012 Ravens).  Eles não jogaram particularmente bem contra o Bengals na estreia, mas era contra um bom time e fora de casa, então tem isso. Mas não é esse o motivo pelo qual eu escolho o Bears aqui: é porque o Vikings foi MASSACRADO por um bom time do Lions rodada passada, embora o placar não reflita isso por diversas razões fora do controle de ambos os times.

Como o Lions fez isso? Colocando oito homens (não é um eufemismo, realmente eram oito boa parte do tempo) na linha de scrimmage para parar Adrian Peterson e desafiando Christian Ponder e vencê-los pelo ar jogando basicamente contra três jogadores na secundária. O resultado foi bem feio: três turnovers, dois fumbles, e uma absoluta incapacidade de converter qualquer coisa. Peterson abriu o jogo com uma corrida de 78 jardas (e TD) mas conseguiu apenas mais 17 o resto do dia, e Ponder não conseguiu fazer a defesa pagar ou abrir as coisas para seu MVP. E se vocês esperam que Chicago mude o que funcionou para Detroit, com Ponder jogando fora de casa e em um estádio aberto, é melhor pensar de novo.
Contra o spread: BEARS (-5.5) over Vikings - Meu editor me mata se eu não apostar no Bears. E o QB do Viks pode ter algo a ver com isso também.


PACKERS over Redskins
Apesar da derrota para um excelente time do 49ers, o Packers tem motivos para comemorar: sua defesa terrestre jogou muito bem contra um dos melhores ataques terrestres da NFL. Tudo bem, eles foram demolidos pelo ar, mas isso não é a red flag que parece: o Packers entrou morrendo de medo do jogo terrestre, dedicando jogadores extras a cada jogada para o jogo terrestre, o que ajudou a segurar o Niners a menos de 3 jardas por corrida. Mas o genial Jim Harbaugh já tinha antecipado isso, e deixou seu ataque aéreo dominar a partida. A secundária ainda vai receber Morgan Burnett e Casey Heyward de volta e eles provavelmente não vão se comprometer tanto com a corrida com um RG3 que parece com medo de sair do pocket, e Aaron Rodgers jogou muito bem contra uma defesa assustadora. Se essa defesa terrestre mantiver o ritmo, é uma fraqueza que desaparece. E ainda que RG3 tenha recuperado parte do seu mojo no segundo tempo do jogo passado, ele ainda está longe de ser aquele calouro do ano de 2012, e agora enfrentam um Packers puto da vida, em casa, sabendo que precisam ganhar para não cair atrás na corrida nessa NFC ridícula. Btw, subplot do jogo de segunda feira que passou desapercebido em meio ao ataque sensacional do Eagles: a defesa de Washington é bem fraquinha.
Contra o spread: PACKERS (-7) over Redskins - O Packers está sendo subestimado depois de perder fora de casa para um grande time na primeira rodada, é extremamente difícil jogar no Lambeau Field, e Aaron Rodgers ainda é o melhor QB da NFL. A linha é alta, mas o Packers não vai perder esse jogo.


TEXANS over Titans
Outra das overreactions mais comuns dessa semana foi de que o Titans era um bom time depois de vencer o Steelers. Eu confesso que não esperava, e a defesa (patética em 2012) foi bem contra um fraco (eu avisei!) ataque de Pittsburgh. Mas o ataque ainda foi muito mal, e o Texans é um time muito mais sólido e all-around do que os esburacados e em reconstrução Steelers. Ainda não estou pronto para achar Tennessee um bom time.
Contra o spread: Titans (+9) over TEXANS - Essa linha está MUITO alta para um time com um ataque pouco explosivo, baseado no jogo terrestre e que se sente mais confortável com placares baixos, especialmente depois de um jogo pouco convincente como o último Monday Night. A defesa da equipe deve ser suficiente para garantir a vitória, mas em um jogo de placar supostamente baixo, não me sinto a vontade pegando nove pontos de spread.


Dolphins over COLTS
Eu avisei antes da temporada que Indianapolis era um forte candidato a uma forte regressão, com uma fraca defesa e muitos fatores a seu favor que saíram do seu controle. Uma semana depois de quase ver Terrelle Pryor (Pryor!!) destruir sua defesa e quase sair com uma virada no quarto período antes de lançar uma interceptação fatal, eu diria que vi o que esperava ver da equipe. E enquanto o Dolphins foi bastante ajudado por Weeden na sua estréia, eu gostei do que vi dessa defesa, e Lamar Miller não vai correr para menos de 10 jardas todo jogo (ou seja, não precisam correr para pular da janela, fantasy owners que tenham pego Miller - eu quase fui um), especialmente contra essa defesa. Eu não me sinto bem escolhendo contra Andrew Luck em casa, mas eu estou confiante em mais um jogo feio e mais uma vitória feia dos Phins.
Contra o spread: Dolphins (+2) over COLTS - Um bom indício de que os números pessoais de Vegas também não são muito fãs do Colts é que estão recebendo um spread tão baixo jogando em casa.


CHIEFS over Cowboys
Eu adoro esse Chiefs, e eu também estou mais otimista do que a maioria com esse Dallas. Os dois vem de duas vitórias, embora Dallas tenha enfrentando um adversário melhor e dominado menos. Para mim são dois times muito sólidos, não espetaculares, e que podem brigar por vaga nos playoffs. O Chiefs tem uma defesa muito boa (pelo menos projeta assim) e um ataque sólido, mas conservador; Dallas tem um ataque explosivo mas instável. É realmente muito próximo, então vou dar a vantagem para o time que joga em casa, com a torcida fanática, que pode estar vendo seu primeiro bom time em anos.
Contra o spread: CHIEFS (-3) over Dallas - Essa linha abriu em -1 e chegou a -3 hoje na hora do almoço, um sinal de que ninguém realmente confia no Cowboys. Se essa linha fosse um pouco maior, eu iria no Dallas por ser o "seguro", mas apenas um FG é pouco.


EAGLES over Chargers
Philadelphia é o novo queridinho da NFL depois da estréia do ataque ultra-veloz de Chip Kelly. Não apenas pela sua enorme velocidade, mas sua imensa criatividade, imensa variação nas jogadas, formações malucas e ataque capaz de confundir qualquer tipo de defesa. Alguns pontos negativos e limitações desse tipo de ataque começaram a surgir no segundo tempo do Monday Night, como o cansaço (um bom ponto: em Oregon, o elenco de Kelly tinha uma profundidade de 80 jogadores, que permitia maior rotatividade  e jogadores mais "frescos") e dificuldade de comunicação, bem como as dificuldades de Michael Vick em um esquema que depende da leitura rápida e veloz tomada de decisões. Eventualmente, a NFL vai se acostumar com algumas das jogadas criativas de Kelly e esse ataque vai perder um pouco do elemento surpresa, mas para os times que estão tendo que enfrentá-lo com pouca experiência, o buraco pode ficar muito grande muito cedo.
Contra o spread: Chargers (-7) over EAGLES - Eu acredito que o Eagles se enquadra um pouco nos times que estão tendo um pouco de overreaction demais em relação a primeira semana: jogo veloz, muito criativo, muitos pontos, muito hype. Ainda assim, o Redskins jogou pessimamente na primeira semana, e não conseguiu de forma alguma controlar o relógio contra uma defesa suspeita da Philadelphia. Um pouco da piora do Eagles no segundo tempo pode estar relacionado a um ritmo menor e ao Kelly querendo esconder o playbook, mas defensivamente esse time foi exposto. A defesa de San Diego é melhor que a de Washington também, então vai exigir mais de Vick. Acho essa linha um pooouco alta demais.


Lions over CARDINALS
Eu gosto do Cardinals, eu realmente gosto. Eles anotaram, surpreendentemente, 24 pontos contra uma boa defesa de Saint Louis semana passada, e agora jogam em casa. Mas eu estou muito alto nesse Lions em 2013: eu os defendi veementemente antes da temporada começar, e defendo que eles foram o melhor time da semana 1 que ninguém prestou atenção. Eles seguraram Adrian Peterson a 17 jardas em 15 corridas depois daquele TD de 78 jardas, e embora Carson Palmer tenha melhores condições de jogar pelo ar que Ponder, o jogo terrestre de Arizona vai comandar muito menos respeito que Peterson, e a linha de frente do Lions é excelente. Ainda ta cedo para empolgar demais com Detroit, mas causaram uma boa primeira impressão.
Contra o spread: Lions (-1.5) over CARDINALS - Essa linha talvez seja a mais inexplicável da semana inteira. Não faço ideia como o Lions, mesmo fora de casa, está ganhando apenas um ponto contra o Cardinals. 


Saints over BUCCANNEERS
Eu ainda estou perplexo e tentando entender o que diabos Greg Schiano está querendo conseguir com sua campanha para destruir o Josh Freeman na mídia, chegando ao cúmulo de vir a público desmentir boatos de que ele teria forjado a votação do time para seu capitão para que Freeman não ganhasse (eu nem sabia que os boatos existiam, antes de mais nada). Embora seja fácil achar qualquer tipo de situação saindo de proporção na mídia, o fato é que nada que eu tenha lido sobre a relação de Freeman com seu técnico tenha me deixado minimamente otimista como um fã de Freeman e dono dele em um time de fantasy (que mesmo assim bateu recorde de pontos semana passada). E isso sendo que seu QB reserva é um calouro sem nenhuma experiência de NFL. Freeman precisa de uma mudança de ares, e Schiano de um terapeuta. Não consigo apostar num time assim.
Contra o spread: Saints (-3) over BUCCANEERS - Coloque as coisas da seguinte maneira: Greg Schiano não é o pior técnico da NFL em questões táticas e técnicas, mas talvez não tenha nenhum HC que esteja sendo mais prejudicial ao seu time nesse momento.


GIANTS over Broncos
Tirando Patriots, provavelmente os dois maiores avisos "WEEK 1 OVERREACTION" da NFL no momento estariam sobre esses dois times. Broncos foi fantástico com Peyton Manning, sem dúvida, mas todo mundo correu para coroar a equipe apesar de um primeiro tempo muito fraco da sua defesa, enquanto todo mundo correu para colocar o Giants na CFL depois de um jogo onde basicamente tudo deu errado para eles. Apesar dos problemas de David Wilson (e os problemas cardíacos de qualquer jogador de fantasy com ele no time), o Giants recuperou apenas ZERO dos cinco fumbles da partida, viu uma inteceptação maluca virar uma pick-six, e viu a defesa adversária anotar dois TDs a partir desses turnovers. Suficiente dizer, isso não vai acontecer todas as vezes, e isso obscurece um pouco o quão bom foi o ataque aéreo da equipe. Típico caso de overreaction a coisas um pouco fora do controle da equipe na primeira semana da NFL. Olhando mais de perto, esse parece o tipo de "zebra" que nunca foi de fato uma zebra: Champ Bailey e Von Miller continuam de fora, a defesa do Giants é muito superior a do Broncos nesse momento, e se o jogo terrestre do Giants conseguir encontrar um ritmo cedo no jogo e controlar o relógio (como o time gosta de jogar), eu consigo tranquilamente ver o Giants levando esse jogo. Não sei porque todo mundo está com tanta pressa para descartar o Giants, mas é minha "zebra que não é bem uma zebra" da semana.
Contra o spread: GIANTS (+3) over Broncos


Jaguars over RAIDERS
Yeah, Jacksonville foi péssimo na semana 1. Mas Blaine Gabbert saiu, Chad Henne entrou, e o Raiders ainda é um time ruim de futebol americano. Na verdade, Jacksonville também provavelmente é, mas eu acho que eles são melhores do que o Raiders mesmo jogando em casa. Pryor destruiu uma defesa realmente horrível de Indianapolis na primeira rodada, mas ele também cometeu um número enorme de erros básicos e me pareceu mais um QB divertido do que um QB sólido. Enfim, passem longe desse jogo, eu só vou falar dele porque estão me obrigando com uma arma na nuca.
Contra o spread: Jaguars (+5.5) over RAIDERS - Quando em dúvida, vá nos pontos.


SEAHAWKS over 49ers
O melhor jogo da semana, e talvez de toda a temporada, entre os dois melhores times da NFL. Para mim esses times estão absolutamente iguais, então vou de Seattle por três motivos: eles jogam em casa (e não tem home-field advantage maior em toda a NFL); a vitória é mil vezes mais "obrigatória" para o Seahawks do que para o Niners; e porque Anquan Boldin não vai receber 200 jardas todo jogo, especialmente no que me parece um matchup muito ruim contra uma secundária extremamente física do Seahawks. Sinceramente, esses são meus únicos motivos, não vejo um time melhor do que o outro. Melhor rivalidade da NFL na atualidade.
Contra o spread: SEAHAWKS (-3) over 49ers - 3 pontos é o "normal" de bonus que um time que joga em casa costuma ganhar. Em outras palavras, esse jogo realmente deve ser o mais apertado da rodada. No papel, anyway. E antes de apontar que Seattle dominou o último jogo entre os dois, vale lembrar que o pior jogo de Russell Wilson como profissional também aconteceu contra seus rivais da Califórnia.


BENGALS over Steelers
Eu não estava tão alto como a maioria no Bengals, achava que seria um bom time, sólido, mas muito menos espetacular do que todo mundo dizia. A defesa tinha um grande potencial de regressão (check), Andy Dalton continua não sendo um grande QB (check), e o time não possuía uma forma de fazer as defesas pagarem por se comprometerem demais com AJ Green (seja com o jogo terrestre ou outros recebedores - check e check). Então minha opinião do Bengals ainda é a mesma: sólido time, bom time, nada espetacular. Na verdade, essa pick é menos sobre o Bengals e mais sobre o Steelers, que perdeu talvez seu melhor jogador ofensivo (All-Pro Center Maurkice Pouncey), um titular defensivo (Larry Foote) e um dos seus RBs (LaRod Stephen-Howling) para lesões e para o IR, e isso vindo de uma performance realmente atroz contra o Titans. O jogo terrestre vai continuar sendo ruim - na verdade, ainda pior sem Pouncey - até pelo menos a volta do calouro Le'Veon Bell, e o resto do time simplemente não é bom o suficiente para compensar contra um bom time como Cincinnati. 
Contra o spread: BENGALS (-7) over Steelers - Um pouco alta a linha, embora isso não surpreenda: o ataque de Pittsburgh foi patético contra o fraco Titans. Não consigo ver esse jogo ficando perto a não ser que Ben Roethlisberger faça milagres.

2 comentários:

  1. Depois das rodadas quero saber quanto dinheiro perdeu nessas suas apostas aí. Mas dos palpites eu só mudo aqui o do jogo do Raiders e o do Vikings (mais uma aposta pra ganhar só do que qualquer outra coisa). O do Niners eu ainda nao me decidi.

    Defesa do Cowboys foi bem forçando turnovers, mas muito ruim forçando punts. Defesa aérea foi um desastre e ainda tá tomando muitas big plays. Como Alex Smith protege bem a bola, eu acho que o Chiefs deve mesmo vencer

    ResponderExcluir
  2. Gostei de ver o retorno dos palpites, sempre achei o melhor post do blog.

    ResponderExcluir