Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Análise do Draft da NFL - NFC East

Prince Amukamara confundiu a bola com um squeeze


Continuando nossa análise do Draft da NFL, temos hoje a NFC East.


Dallas Cowboys
Nota: B
Escolhas:
1st round, 9th pick: Tyron Smith, OT, USC
2nd round, 40th pick: Bruce Carter, LB, North Carolina
3rd round, 71st pick: DeMarco Murray , RB, Oklahoma
4th round, 110th pick: David Arkin, OL, Missouri State
5th round, 143rd pick, Josh Thomas, DB, Buffalo
6th round, 176th pick, Dwayne Harris, WR, East Carolina
7th round, 220h pick, Shaun Chapas, RB, Georgia
7th round, 252nd pick, Bill Nagy, C, Wisconsin
Análise: O Dallas sabe que é um time montado para disputar coisas grandes. O problema do time é muito mais a forma como o time era organizado do que o elenco em si, então o Dallas está naquela cômoda situação onde o que vier é lucro. Apesar disso, o time tinha duas fraquezas: A linha ofensiva, que não foi a mesma depois da saida do Flozell Adams, e a secundária um pouco esburacada. Com a nona escolha do Draft, eles poderiam ter ido atrás de qualquer uma das duas, selecionando o OT Tyron Smith ou o CB Prince Amukamara. Poderiam também trocar e descer um pouco no Draft para pegar o Mike Pouncey. No final, optaram pelo Smith, que é um jogador que tem um físico absurdo e coloca um pouco mais de atleticismo numa unidade que as vezes sente falta disso. O Dallas tem três ótimos RBs e um jogador com o físico e o potencial do Smith fizeram dele, a meu ver, a melhor escolha pra situação.
O problema é que esse Draft era muito pobre em jogadores de secundária, então o Cowboys saiu dele só apostando no Josh Thomas de cornerback, o que é pouco. Sem grandes alternativas pra esse problema, o time pegou um cara que eu gosto muito, o Bruce Carter, que joga de MLB do lado fraco e também é um jogador muito atlético, deve fazer estrago no time de especialistas. Só não gostei da escolha do DeMarco Murray, parece o caso do jogador errado no time errado. O Murray é um RB explosivo que joga bem recebendo a bola, poderia ter espaço num time que precisasse de um 3rd down RB, o que não é o caso do Cowboys. Talvez valesse ter usado essa escolha pra pegar um Guard ou um Safety.
No geral, o time saiu com o que queria, um jogador com potencial pra ser um Pro Bowler mas que pode contribuir logo de cara. Adicionar um pouco de atleticismo num time que as vezes peca por ser meio refinado também é uma boa, dará novas opções ao técnico Jason Garrett. Se o Josh Thomas conseguir quebrar um galho jogando de nickel, o Dallas vai dar pulinhos de alegria, mas não sei se será o caso.
New York Giants
Nota: A-
Escolhas:
1st round, 19th pick: Prince Amukamara, CB, Nebraska
2nd round, 52nd pick: Marvin Austin, DT, North Carolina
3rd round, 83rd pick: Jerrel Jernigan , WR, Troy
4th round, 117th pick, James Brewer, OL, Indiana
6th round, 185th pick, Greg Jones, LB, Michigan State
6th round, 198h pick, Tyler Sash, SS, Iowa
6th round, 202nd pick, Jacquian Williams , LB, South Florida
7th round, 221th pick, Da'Rel Scott , RB, Maryland
Análise: Sabe quando tem um jogador que é bom, você sabe que é bom mas que de repente começa a cair no Draft, todo mundo passa ele por qualquer motivo que seja a de repente algum time finalmente drafta o fulano e todo mundo pensa "Deu sorte!"? Aconteceu com o Giants. Duas vezes!
É verdade que nenhuma das duas vezes aconteceu com um jogador das principais posições carentes do time, o que também deu ao Giants um leque interessante de opções. O Giants precisa reforçar a linha ofensiva, de um novo xerife de MLB e, se calhasse, um RB bom. Com a 19th pick, eles tinham o Mark Ingram dando sopa pra RB e ainda tinha o Anthony Castonzo disponível pra OT, mas eles pegaram o melhor jogador disponível, o CB Prince Amukamara, que caiu umas 8 posições nesse Draft. Ele é o segundo melhor cornerback do Draft, ótimo na cobertura e atlético pra burro. Talvez não seja titular de cara, mas vai ser uma peça importante na rotação do time e acredito que vá acabar ficando com uma vaga pelo seu talento.
A segunda vez foi com o DT Marvin Austin, que eu não achei que fosse passar das primeiras escolhas da segunda rodada. Ele é muito forte e ele provavelmente vai ter sucesso logo de cara, especialmente porque o Giants tem um ótimo corpo de DEs com Jason Pierre-Paul, Mathis Kiwanuka e o Justin Tuck mas o miolo da linha não está muito congestionado, provavelmente vai entrar e contribuir pro time desde o começo ou então ser uma boa opção para dar profundidade e rotatividade ao grupo. Eu vejo ele com potencial pra reforçar pra burro essa linha de frente num prazo um pouco mais médio, especialmente porque o time não tem um grande MLB pra dar tackles pelo meio então o tamanho do Austin pelo menos vai manter os bloqueadores ocupados, tapando um pouco essa carência. E eles ainda pegaram um retornador com sua escolha de terceira rodada no Jerrel Jernigan, que provavelmente não vai ter espaço no ataque mas será útil como especialista.
Eu gosto da abordagem do melhor jogador que o Giants seguiu, e eles saíram com dois talentos que podem causar estrago na Liga. Cada jogador é um ativo, e o Giants saiu com dois valiosos. Agora o Giants vai ter que atacar a Free Agent pra conseguir suprir as carências, e se conseguir o time vai vir muito forte, especialmente na defesa.
Philadelphia Eagles
Nota: B+
Escolhas:
1st round, 23rd pick: Danny Watkins, OL, Baylor
2nd round, 54th pick: Jaiquawn Jarrett , DB, Temple
3rd round, 90th pick: Curtis Marsh, DB, Utah State
4th round, 116th pick: Casey Matthews, LB, Oregon
4th round, 120th pick, Alex Henery, K, Nebraska
5th round, 149th pick, Dion Lewis, RB, Pittsburgh
5th round, 161st pick, Julian Valverde, OL, Iowa
6th round, 191st pick, Jason Kelce, OL, Cincinnati
6th round, 193rd pick, Brian Rolle, LB, Ohio State
7th round, 237h pick, Greg Lloyd, LB, Connecticut
7th round, 240th pick, Stanley Havili , RB, USC
Análise: Um time que primava pela quantidade e não pela qualidade das escolhas, e que não conseguiu realizar grandes trocas. Saiu com vários jogadores, nenhum de elite, mas ainda são vários jogadores interessantes.
A linha ofensiva do Eagles foi um problema temporada passada para o Michael Vick, que o tempo todo foi obrigado a resolver as coisas sozinho por falta de tempo. Adicionar o segundo melhor Guard desse Draft no Danny Watkins vai ajudar por dois motivos: Primeiro porque ele adiciona proteção ao Vick, o que é ótimo. Segundo porque o maior problema não é quando o Vick sai do pocket, e sim quando a pressão força ele a ficar dentro do pocket. O Watkins, nesse caso, pode ajudar criando um espaço para o Vick escapar pelo meio se a defesa deixar essa zona desguardada. Se ele conseguir fazer o papel de bloqueador que ele fez no College, ele vai adicionar uma dimensão muito importante pro time, as corridas pelo meio tanto do Vick como do LeSean McCoy.
Além disso, o time pegou dois DBs curiosos na dupla Jaiquawn Jarrett e Curtis Marsh. O Jarrett é um safety que gosta de dar trombadas, tem boa velocidade e instintos pra chegar em quem está com a bola, mas vacila um pouco demais nas coberturas. Isso as vezes é um problema do jogador, que não consegue reconhecer as jogadas ou então não sabe se posicionar pra tirar proveito do esquema tático, mas também pode ser apenas falta de experiência, o que um bom técnico como Andy Reid seria capaz de resolver. Se ele conseguir melhorar essa área do jogo, vai acabar sendo uma dupla interessante pro Brian Dawkins ou entrando em jogadas de três safetys. O Marsh é um cornerback de pressão, gosta de forçar os jogadores a mudarem suas rotas e tem bons instintos para cobertura. Não deve ganhar a vaga de titular, mas pode entrar em nickels ou dimes conforme o ano for passado.
Como se eu já não tivesse gostado do Draft ter usado a quantidade pra pegar reforços pra secundária e pra linha ofensiva (Foram mais dois OLs no resto do Draft), eles ainda saíram com um dos jogadores mais interessantes do Draft, o Casey Matthews. Pra quem não sabe, ele é irmão do Clay Matthews, OLB do Packers e um dos melhores da Liga. Se o sangue falar alto, ele vai ser um tremendo steal, eu confesso que não sei como ele caiu até aqui no Draft. Ele joga mais pelo meio que o irmão, mas tem boa velocidade e instintos pra jogar de OLB, pode dar a opção para o Reid. Tem uma ótima leitura de jogada e aproximação, tem tudo pra ser um bom jogador. De qualquer forma, na quarta rodada definitivamente vale a aposta. Bom Draft!
Washington Redskins
Nota: C+
Escolhas:
1st round, 16th pick: Ryan Kerrigan, DE, Purdue
2nd round, 41st pick: Jarvis Jenkins , DL, Clemson
3rd round, 79th pick: Leonard Hankerson , WR, Miami
4th round, 105th pick: Roy Helu, RB, Nebraska
5th round, 146th pick, Dejon Gomes , DB, Nebraska
5th round, 155th pick, Niles Paul , WR, Nebraska
6th round, 177th pick, Evan Royster , RB, Penn State
6th round, 178th pick, Aldrick Robinson , WR, SMU
7th round, 213rd pick, Brandyn Thompson , DB, Boise State
7th round, 217th pick, Maurice Hurt, OL, Florida
7th round, 224th pick, Markus White , DE, Florida State
7th round, 253rd pick, Chris Neild, NT, West Virginia
Análise: Antes de mais nada, queria esclarecer que os boatos que diziam que o Redskins estava querendo Draftar o time todo de Nebraska eram falsos.
Agora, vamos análisar esse Draft de duas formas diferentes.  Primeiro o Redskins, que não tinha escolha de segunda rodada, conseguiu a do Jaguars ao descer da 10th pick pra 16th pick numa troca. Eles pegaram então dois jogadores de posições importantes, o Ryan Kerrigan pra jogar de DE do seu esquema 3-4 com o Jarvis Jenkins tentando ser a âncora no meio que o Albert Haynesworth nunca foi porque nunca quis ser. O Kerrigan tem tudo pra ser um ótimo jogador e o time já tem o Brian Orakpo pra botar pressão jogando de OLB, se o Jenkins conseguir atrair dobras na marcação o Redskins vai ganhar uma tremenda adição pra uma defesa que já foi reforçada com o Safety OJ Atogwe e que já era boa antes.
Depois o time buscou peças para o ataque, trazendo três Wide Receivers (Algum deles tem que ser bom, certo? O Leonard Hankerson é um bom possession receiver com caracteristicas de número 1, mas vai precisar de um blazer pra tirar a pressão de cima dele) e dois Running Backs. O Santana Moss, melhor WR do time, é Free Agent e o time não tem outros alvos decentes além dos TEs. Ou seja, usou a quantidade enorme de escolhas pra pegar vários jogadores pra reforçar o ataque, tem chances decentes de algum dar certo. WRs são mais urgentes, já que o Ryan Torain teve uma boa temporada de RB em 2010.
Pareceu um Draft de sucesso, não é? Cheio de boas escolha, então porque um C+?
Porque o time teve nas mãos na décima escolha o Blaine Gabbert, que pra mim nunca vai ser um QB de elite mas é talvez o QB mais garantido dessa classe, e trocou a escolha pro Jaguars. Tudo bem, eles ganharam uma escolha importante com isso na segunda rodada, mas quando paramos pra analisar os resultados práticos, olhamos o seguinte. O que eles ganharam? Dois jogadores de linha defensiva que podem deixar essa defesa muito boa. O que eles perderam? Vão ficar com o Rex Grossman de QB a temporada toda, já que eles querem trocar o Donovan McNabb. Rex Grossman, leiam esse nome mais uma vez. Ele é horrível e o ataque não vai a lugar nenhum com ele, mas o Redskins acha que ele é bom e preferiram continuar com ele do que pegar um sólido QB, nem que fosse na segunda rodada. Só por isso eles ficam com C+, a esperança deles agora é que ele machuque e o McNabb resgate a velha forma. Ou ofereçam as calças pelo Kevin Kolb e torçam pro Eagles esquecer que esse é o mesmo Redskins que acabou de receber o McNabb do próprio Eagles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário