Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Verdades e mitos sobre a "offseason" da NFL

Com a greve ainda rolando solta e sem uma Free Agency, nenhum Free Agent pode assinar, nenhuma troca pode ser feita, e nenhum time pode entrar em contato com seus jogadores. Por isso a gente fica no suspense sobre muitas coisas que estariam acontecendo e acaba ouvindo bilhões de versões diferentes sobre os assuntos, sobre que troca vai acontecer, sobre que jogador vai para onde, sobre quem será o QB titular do time X... E muitas outras. Então, vim aqui dessa vez pra comentar alguns dos... na falta de palavra melhor, boatos... que tão rolando por aí. Nem são bem boatos, são as histórias mais comentadas e que acabam gerando milhões de interpretações diferentes, então vamos trabalhar agora pra que a gente só olhe pro que realmente está acontecendo.

Para quem não acompanha NFL, eu adianto que estamos preparando um especial sobre a Liga pra introduzir a ela quem ainda não a conhece, explicar a história, o seu funcionamento, o jogo, etc, para fazer as pessoas entenderem melhor esse esporte tão pouco divulgado no país. Por enquanto, vocês podem tentar ler alguns posts antigos pra tentar se situar ou, então, ler os nossos posts relativos ao lockout, que é uma coisa bem semelhante ao que está acontecendo na NBA, e muitos até dizem que essa greve pode ser o "exemplo" pro que vai acontecer na NBA, se tiver um final feliz ou não, se a negociação envolver a redução salarial, etc. Mas por fim, vamos aos 'mitos'.


Não teremos/teremos a temporada da NFL normalmente esse ano

Ouch, começamos com uma que dói. A existência ou não da temporada da NFL esse ano é um dos tópicos mais discutidos de longe. Com a greve no lugar e o começo da pré-temporada perto (Começo de Agosto), algumas pessoas começam a se desesperar e outras a buscar alternativas a um possivel adiamento ou cancelamento da NFL. O lockout não foi levantado, a Free Agency nem sequer começou, e as pessoas começam a ficar preocupadas com o tempo.  Fato é que já tivemos tempo demais pra resolver essa questão, porque agora ela ficaria mais perto de uma solução?

Na verdade, a resposta é simples: exatamente porque estamos perto da temporada. Os dois times já foram à Justiça, os jogadores ganharam em primeira instância, os donos na segunda, e ainda temos recursos correndo pelo país que ainda vão demorar pra serem resolvidos. Mas com a temporada tão perto - e um cancelamento da temporada ia ser péssimo pra todo mundo - eles resolveram acelerar as negociações. As reuniões acontecem diariamente, o DeMaurice Smith (Chefe da NFLPA, a associação dos jogadores) e o Roger Goodell (Chefão da NFL) andaram viajando juntos pra encontrar os calouros recém-draftados, e as negociações parecem que vem avançando. Eu acredito em um acordo pra segunda metade de Julho, e é o que muitos outros acreditam. Ainda vamos precisar de mais um pouco pra chegar num acordo, mas cada vez que a temporada chega mais perto a urgência aumenta.

O problema é que se chegar perto demais da temporada e da pré-temporada, podemos ter que recorrer a um adiamento da temporada, talvez por cerca de um mês. É um cenário possível, a meu ver seria o melhor porque daria tempo dos Free Agents serem assinados e dos calouros de se integrarem ao time, mas que pode trazer problemas futuros por causa de TV, contratos e do calendário. Como alguém me lembrou no nosso twitter, adiar em uma semana a temporada levaria ao Super Bowl de se embolar com o All Star Game da NBA, e... Ah, droga, a NBA também está em greve e com a temporada em risco. Vamos pro próximo tópico.


O Nnamdi Asomugha pode ir para o time X

Os Free Agents dessa temporada não são ruins na NFL, mas de longe o melhor jogador na Free Agency é o Nnamdi Asomugha, Cornerback do Oakland Raiders até esse ano. O Asomugha disputa com o Darrelle Revis do Jets e o Charles Woodson do Packers o posto de melhor cornerback da Liga, é um tremendo jogador e ainda tem só 29 anos em uma posição que costuma ser longeva, então o time que o assinar vai ganhar um dos melhores defensores da Liga. Não é a toa que estando no mercado ele está atraindo muita atenção e boatos: O Asomugha está indo pro Denver Broncos, pro Philadelphia Eagles, pro Saint Louis Rams, pra casa, etc. E todos esses boatos são verdade por um simples fato: O Asomugha pode ir para 31 times diferentes! Não existe isso de "Ele pode estar indo pra tal" ou "Talvez queira ir para lá", porque até a Free Agency abrir de fato, existem 31 potenciais destinos para o Asomugha! Eu acho que ele vai acabar indo pra NFC East, mas isso é só um palpite, ele pode ir para qualquer time que lhe interessar por qualquer motivo (Um time que pague o máximo permitido, um time jovem com futuro como Bucs ou Lions, um time para ganhar um título agora como Packers ou Patriots, um time perto de onde ele cresceu como o 49ers, etc).

A unica excessão é seu ex-time, o Raiders. Ele e o Raiders não conseguiram chegar a um acordo antes do lockout e o Nnamdi cansou de negociar e disse que ia para a Free Agent, o que ele não faria se fosse pra ficar em Oakland ganhando um salário ANTES do lockout do que voltar ganhando um salário menor pós-lockout. Se ele fizer, ele é doido, mas a gente sabe que os atletas nem sempre usam o cérebro, olha só o Nene, que desistiu de ganhar 9 milhões em Denver no último ano de seu contrato pra virar Free Agent e ganhar bem menos em algum outro lugar no novo CBA e... Ah, droga, vamos pro próximo.


Tiki Barber e Plaxico Burress tem/não tem lugar na Liga

Quem começou a acompanhar NFL mais recentemente talvez não lembre do Tiki Barber. Ele era o RB do Giants, era um dos melhores da Liga, mas se aposentou porque, como ele mesmo disse numa frase famosa à qual eu sempre gosto de recorrer, "Eu não aguento mais jogar no domingo, passar três dias me recuperando no centro médico, depois três treinando, pra jogar de novo no domingo". Ou seja, ele tava de saco cheio da rotina espartana que esses caras levam durante a temporada, tinha bastante grana, alguns até dizem que ele estava com depressão, e acabou se aposentando mesmo ainda tendo lenha pra queimar (correu 1400 jardas no ano em que se aposentou), e viu o time logo depois ser campeão do Super Bowl. Agora o Barber, gêmeo do cornerback Ronde Barber do Bucs, disse que quer voltar para a Liga porque sente falta do jogo, quer se divertir e tudo mais. Ele, por contrato, está vinculado ao Giants (o contrato que ele tinha antes de aposentar, se não me engano, tinha mais 2 anos), mas é um contrato para muito dinheiro para um RB velho que ficou aposentado por tanto tempo e provavelmente o Giants vai usar o direito que tem de dispensá-lo de graça. O Barber é um jogador que sempre foi um líder, um cara muito esforçado, com uma ética de trabalho absurda, e por isso eu ainda acho que ele tenha espaço na Liga. Não como RB titular talvez, mas ele é o tipo de veterano que pode fazer maravilhas por um elenco jovem que poderia usar uma presença experiente e um exemplo no vestiário. Por isso torço muito para ele se juntar ao irmão no Bucs, ele pode ser o reserva atrás do ótimo LeGarrett Blount, aparecer em algumas situações de terceira descida ou goal line e ser o líder do time junto com o irmão, seria ótimo pra todos. Mercado limitado para o Barber, mas ele existe sim.

Já o Plaxico Burress vai ser lembrando por qualquer um que tenha visto as temporadas 2007 e 2008 da NFL, especialmente eu, porque meu pai era fã de carteirinha do Burress e não parava de falar sobre ele, com ele era muito bom, como ele iria pegar o passe que daria o título do Super Bowl ao Giants, etc e tal. E para quem não lembra, ELE REALMENTE PEGOU O PASSE QUE DEU O TÍTULO DO SUPER BOWL AO GIANTS EM 2007, e eu tive que aguentar o velho me lembrando disso por mais um ano. Em 2008 o Burress estava levando o Giants a um ano absurdo, o time estava 6-2 se não me engano e era o melhor time da Liga quando o Burress, acidentalmente, disparou uma arma na própria perna e foi preso por posse ilegal de armas. Para quem não lembra, o Giants perde seis jogos seguidos naquele ano e ficou fora dos playoffs depois disso. Agora que ele saiu da cadeia, também quer voltar a Liga, e eu acho que ele tem mais mercado que o Barber. Ele sempre foi um ótimo Wide Receiver, alto, rápido e atlético pra jogar tanto em rotas curtas como longas, e apesar de mais velho ele manteve um bom físico na cadeia e se diz mais maduro pela experiencia (Olha o que aconteceu com o Michael Vick depois de ser preso, eu defendo que metade da Liga poderia fazer bom uso de um ano por lá), e não duvido que vá receber muitas atenções de vários times. Ele é Free Agent mesmo, ao contrário do Barber não tem contrato com o Giants, e o Eli Manning já manifestou interesse em jogar com ele novamente (O que eu acho difícil). Outro que, se o corpo aguentar - e deve aguentar - tem bastante mercado na Liga, o Bears deveria oferecer até o Soldier Field pra ele pelo menos.


Até que ponto um jogador pode destruir sua carreira fora de quadra?

Uma das melhores declarações pós-lockout foi do Ray Lewis, que disse que acreditava que a criminalidade nos EUA ia subir muito com os jogadores desocupados por conta da greve. E bom, ele acertou na mosca, a quantidade de atletas que já teve problemas com a polícia desde então é assustadora. E jogadores bons, como Johnny Jolly (Que já tinha sido suspenso por um ano por ter sido flagrado com codeína, agora foi pego com ela de novo, deve encarar mais uma suspensão e sua carreira provavelmente já era), Mario Henderson (Posse ilegal de arma), Mike Vrabel e Kenny Britt, que até chegou a anunciar sua aposentadoria no Facebook mas depois voltou atrás dizendo que tinha sido outra pessoa (Claro, sempre é).

Mas o pior caso foi do Aqib Talib, Cornerback do Bucs. Ele é um dos melhores Cornerbacks da Liga, é bem jovem e joga num time extremamente promissor, tinha um futuro brilhante pela frente, mas é mais um caso de um jogador cujo maior obstáculo é sua cabeça. Ele já tinha se envolvido em muitos problemas extra-campo no passado que deixaram o Bucs meio preocupado com seu futuro, mas dessa vez ele se superou e foi preso por dar um tiro (Porque todo jogador da NFL tem uma arma??) no namorado de sua irmã. Ta bom que ele errou, mas foi preso e vai ser julgado em Março, o que - surpresa - não agradou em nada à diretoria do Bucs, e se ele não for preso ele pode acabar sendo dispensado assim que começar a temporada. E se vocês não acham que um time vai dispensar um jogador tão bom por causa desses problemas extra campos, lembrem que o Steelers mandou embora o cara que fez isso aqui para o Jets em troca de migalhas só pra se livrar do cara!


O mercado de QBs está superaquecido
Alex Smith, Matt Hasselback e Marc Bulger, entre outros, são Free Agents. O Draft teve um momento de loucura coletiva onde todos os times de repente começaram a pegar QBs atrás de QBs na primeira rodada (Cam Newton, Christian Ponder, Jake Locker e Blaine Gabbert só no top15). E jogadores como Donovan McNabb, David Garrard, Vince Young, Jake Delhomme (um minuto de silêncio) e Kevin Kolb provavelmente estarão disponíveis para trocas uma vez que o lockout for levantado. Então é verdade que, de certa forma, existem QBs a torto e a direito no mercado para serem adquiridos, até o Jamarcus Russell recebeu convites para treinos. Parece que a Liga realmente está abundante em QBs e que todos os times podem se mover pelo seu, e é o boato que se espalha.

Mas pra mim isso é mais parte do fato de que a NFL cada vez mais é uma Liga onde se ganha com bons QBs e portanto a procura por eles está maior. Não é o excesso de oferta e sim de demanda. Dos que eu citei acima, tirando os calouros por enquanto que não vale a pena falar deles antes deles jogarem, só o Kevin Kolb é realmente um cara que pode mudar uma Franquia porque é jovem e ainda pode se desenvolver. Smith deve voltar para o 49ers, Hasselback já foi um dos melhores da Liga mas foi destruído por lesões, Bulger também já teve seus anos de glória mas hoje é só uma solução a curto prazo. Entre os que devem ser trocados, o Young é jovem e talentoso mas já mostrou que sua cabeça é um problema, e Garrard, McNabb e Delhomme já estão ficando ultrapassados, o melhor deles atualmente (Garrard) talvez nem saia do time pra mentorar o Gabbert por algum tempo. Esse 'superaquecimento' é principalmente porque os times querem achar uma solução qualquer, mas se você pensar, a maior parte dos jogadores envolvidas nos boatos e na Free Agency são veteranos em decadência ou jogadores que nunca provaram nada. Dificilmente algum deles vai mudar um time, e eu acho que eles só devem ser vistos como o que são: soluções de curto prazo com pouca chance de grande sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário