Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Talvez a última troca da NBA


JJ Hickson enterra muito bem. Casspi não defende tão bem...

Hoje eu ia voltar a falar de NFL no blog, fazer um apanhado das questões que mais tem se discutido nesse período de instabilidade (Exceto, é lógico, o próprio CBA, que ganhou muito destaque já e vai continuar ganhando assim que tivermos novidades). Ia ser meu último post antes de sair de férias e passar 15 dias longe do blog, infelizmente. Mas esse post vai ter que ficar pra amahã - eu prometo que sai! - porque hoje tivemos uma troca na NBA que eu achei interessante comentar num post antes de viajar.

Por causa do fim do CBA da NBA e da falta de produtividade nas negociações, acabou sendo a última troca da NBA sob o antigo acordo. Os times aproveitaram os últimos instantes que teriam pra trocar jogadores, o que rendeu algumas trocas bizarras no dia do Draft, por exemplo. Hoje tivemos mais uma, a última, e é claro que é uma troca entre dois dos times que foram destaque no dia do Draft por um motivo ou outro, um porque tinha a primeira escolha e fez uma escolha duvidosa logo depois e outro porque esteve envolvido numa troca de três times no qual ganhou ou perdeu dependendo do ponto de vista que você encarar (É sério, só olhar a parte do Kings!). Mas vamos parar de enrolar e vamos ao que interessa.

A troca foi entre o Kings e o Cavaliers, e o que aconteceu foi que o Cavs mandou o JJ Hickson para o Kings em troca do Omri Casspi e de uma escolha de primeira rodada futura protegida pela loteria em 2012 e no top10 até 2017.

Que o JJ Hickson provavemlente ia ser trocado, muita gente já suspeitava. Eu questionei a decisão do Cavs em pegar o Tristan Thompson com a quarta escolha do Draft por uma cacetada de motivos (Se ele valia mesmo uma 4th pick, se não tinha ninguém melhor, etc) mas também porque ele joga exatamente na mesma posição que o Hickson, que tem só 22 anos e é pra mim o melhor jogador do elenco atual do Cavs. Tanto o Thompson como o Hickson são PFs que não são bem aproveitados fora de posição, e sendo o Hickson jovem e talentoso era mais fácil continuar se montando em torno dele e do Kyrie Irving, não trazer um jogador que iria disputar posição e minutos com ele. Era a deixa pro Hickson ser negociado.

Já o Kings era um time que vinha montando um bom núcleo jovem pelo Draft nos últimos anos: Jason Thompson, DeMarcus Cousins, Tyreke Evans e meu favorito, o Jimmer Fredette. E outro dos pirralhos talentosos desse time era o israelense Omri Casspi. Ele teve uma boa temporada de novato junto com o Tyreke e se esperava muito dele pras próximas temporadas, mas ele regrediu bastante seu jogo na temporada passada e não passou nenhuma confiança pro time. O Kings se mexeu pra pegar um SF titular no John Salmons, e o Casspi ia jogar de reserva (O que é o ideal pra ele, a meu ver) e ficar arremessando suas bolinhas de três.

Com dois jogadores sobrando, não é surpresa que ambos foram trocados. O JJ Hickson é muito talentoso, tem jogos incríveis e pontua muito bem no garrafão. É um pouco baixo mas joga com muita energia e da umas belas enterradas, muito divertido de se ver jogar. O problema do Hickson que fez ele ganhar a desconfiaça do técnico Byron Scott em Cleveland foi sua inconsistência. Ele tinha quartos brilhantes e quartos onde ele mal pegava na bola, alguns jogos fazia 30 pontos e pegava 15 rebotes e no outro ficava com 8 pontos e quatro rebotes em problemas de faltas. Apesar disso, teve um final de ano espetacular, quase me tirou o título da minha Liga de Fantasy e lembrou todo mundo que, afinal, o que não lhe falta é talento. Ele é meio imaturo, não tem consistência e toma más decisões em quadra com frequência, mas afinal ele jogava num time onde todo mundo tinha medo de pontuar, não é a toa que teve seus momentos de porra-louquice. Mas tem só 22, é atlético e talentoso pra burro e ainda pode melhorar muito seu jogo. E num time onde todo mundo parece usar fraldas e jogar bem, apesar da imaturidade, não podia ter um ambiente melhor pra ele.

Aliás, o time todo do Kings é bem jovem: Fredette ainda é calouro, Reke indo pro seu terceiro ano, Hickson e Thompson pro quarto, e o Cousins pro seu segundo. É o tipo de time que você olha, da aquele sorriso de aprovação e espera quatro anos antes de comprar uma camisa, porque é o tempo que vai demorar pro time amadurecer, se estabelecer como um time, maximizar as habilidades de cada um e trazer veteranos pra competir pelo título. Claro, no melhor dos cenários, ainda pode dar tudo errado, ter gente imatura demais a ponto de explodir a arena do time (O que facilitaria a mudança pra Anaheim) e aí o time ter que trocar todo mundo e começar de novo, mas eles trocaram um ala que nunca vai passar de um reservão por um ala-pivô que tem condições de ser um dos melhores pontuadores da Liga na posição. A temporada do Kings tem muitas incógnitas: As lesões do Reke, que o incomodaram em 2011 e não o deixaram jogar seu melhor basquete, podem sumir ou não, ninguém sabe como ele vai entrar em quadra ano que vem. Ninguém sabe como um time com quatro pontuadores vai se portar em quadra, até porque nenhum deles é um grande defensor. O time ainda não tem uma identidade e está em formação, vai tropeçar muito, mas tem um dos times jovens mais divertidos da Liga, cheio de pontuadores e jogadores talentosos e observar a evolução dessa molecada vai ser legal demais.

Por outro lado, o Cavs principalmente se livra do Hickson, que era um disperdicio pra deixar no banco mas que se fosse titular ia comer os minutos do calouro Tristan Thompson, que precisa evoluir bastante ainda. Eu já achei besteira ter pego o Thompson, ele e o Varejão juntos vão ter uma boa defesa mas não vão pontuar nem a pau, mas foi a decisão deles. Eu só achei que eles podiam ter conseguido mais pelo Hickson, que tem muito valor de troca. O Omri Casspi chuta bem de três e definitivamente tem lugar na Liga, joga com vontade e o Cavs não tem nenhum SF decente no elenco (tinha um razoável, mas virou Free Agent antes da temporada passada e foi pra outro time que eu não lembro o nome...), portanto deve ser titular e ganhar minutos importantes. Por outro lado, não acho que possa ser mais que um reserva.

O que o Cavs realmente estava atrás, além de se livrar do Hickson, era a escolha de primeira rodada que veio junto. E era essa a questão que podia equilibrar (ou desequilibrar) a troca. Uma escolha de primeira rodada de um time que está em reconstrução - e portanto tende a ser ruim um pouco mais de tempo - sempre é valiosa, mas o Kings acabou protegendo sua escolha. Portanto, ela é de 2012, mas o Cavs só a receberá se não estiver entre as 14 da loteria, ou seja, se o Kings for pros playoffs. Ela é protegida até as 10 primeiras até 2017, ou seja, a não ser que o Kings em algum ano até lá saia do top10 com sua escolha, o Cavs só vai recebê-la em 2017. O Cavs, pra mim, saiu perdendo um pouco aqui, eles conseguiam coisa melhor pelo Hickson, uma escolha de primeira rodada é boa mas eles só a receberão numa posição alta ou daqui a muito tempo, quando eles esperam que já tenham terminado de reconstruir. Já o Kings deixa claro que está querendo pensar no próximo passo, se o time ficar bom o suficiente pra ir pros playoffs no forte Oeste quer dizer que a renovação está dando certo e portanto podem se dar ao luxo de deixar passar uma escolha alta no Draft.

Pra mim o JJ Hickson saiu barato pro Kings, por uma escolha fora da loteria. O Kings espera não precisar dela e adiciona um bom reboteiro e pontuador pra complementar o DeMarcus Cousins, que é um... bom reboteiro e pontuador. Além disso, o time conta com Reke e Fredette, dois... er, dois pontuadores natos. Ta bom, ta bom, o time tem pontuador demais e outra coisa de menos, ainda precisa de um sólido defensor de perímetro antes de pensar em se levar a sério, mas esse é outro passo - por enquanto, o passo que eles precisam dar é conseguir pirralhos talentosos pra tacarem em quadra, jogarem juntos e evoluirem. Passo concluido. Quando estiverem melhores e maduros, o Kings traz os veteranos pra complementar seu grupo, de preferência bons defensores. Ta no começo, ta meio aos trancos e barrancos, mas o Kings adiciona mais um talento jovem. Olho nesse time daqui a uns três anos... e no meu NBA 2k12.

Agora, infelizmente, me despeço de vocês com a triste notícia do iminente lockout. Ele é inevitável e deve começar hoje a noite. O lockout da NFL ainda está por aí e o da MLB talvez venha no final do ano, é uma época dura pros esportes americanos, e também pra esse blog. Mas vamos manter vocês sempre informados de quaisquer evoluções em ambos os lockouts. Não deixem de acompanhar o blog mesmo nessa fase difícil, que vai piorar quando eu viajar. Grande abraço a todos vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário