Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sábado, 25 de junho de 2011

Análise do Draft - Parte II


Podiam pelo menos ter dado o boné certo pro Fredette...

Ontem nós começamos nossa análise do Draft, time por time, através das divisões. Ontem tivemos as divisões Atlantic (Raptors, Sixers, Knicks, Nets e Celtics) e a Northwest (Minnesota, Utah, Portland, Denver, Oklahoma City) . Hoje, no segundo dia, vamos falar de mais duas divisões, da Central (Cavaliers, Pistons, Pacers, Bucks e Bulls) e da Pacific (Kings, Warriors, Suns, Clippers e Lakers). Mãos a obra, que pra variar isso vai ficar grande. Amanhã, a última parte!


Cleveland Cavaliers
Draftados: Kyrie Irving (1st pick), Tristan Thompson (4th pick), Justin Harper (32nd pick), Milan Macvan (54th pick).
Trocas: Enviou Justin Harper (32nd pick) para o Orlando Magic em troca de duas escolhas futuras de segunda rodada.
O Cleveland Cavaliers foi sem dúvida alguma o grande vencedor do sorteio, ficando com a primeira e a quarta escolha. Mesmo em um Draft relativamente fraco, era uma boa chance de sair com dois dos melhores jogadores do Draft e montar uma base para reconstrução. Mas no dia do Draft, as coisas não foram tão boas pro Cavaliers. Entre Kyrie Irving e Derrick Williams, o time de Cleveland optou pelo armador de Duke, mesmo Derrick Williams sendo considerado o melhor jogador desse Draft. O Cavs achou que a melhor forma de começar sua reconstrução era tendo um bom PG, e o Irving é um ótimo PG, tem potencial pra All Star e tudo mais. E como eles não esperavam que o Brandon Knight passasse de Utah, eles provavelmente pretendiam pegar o Enes Kanter com a quarta escolha, formar um combo PG-C pra ser a base do time.
O problema foi que o Kanter foi escolhido por Utah na terceira escolha e deixou o Brandon Knight ainda disponível para o Cavs com a quarta, atrapalhando totalmente os planos do Cavs em pegar o Kanter e também fazendo Cleveland provavelmente se chutar por não ter pego o Williams na 1st pick, era a chance de pegar o Williams e ainda sair com um dos dois melhores armadores desse Draft. Assim, o Cavs pegou o PF Tristan Thompson ao invés do C Jonas Valanciunas. Eles preferiram alguém que já poderia entrar e jogar, ao invés de um C que talvez  não pudesse vir imediatamente para a Liga. Assim, eles pegaram o Thompson, ótimo defensor e reboteiro, atlético, mas com sérias dificuldades pra colocar a bola dentro da cesta a não ser através de enterradas ou rebotes ofensivos. Se desenvolver um arremesso de meia distância e um jogo no garrafão pode ser um bom jogador, mas eu achei que com a quarta escolha o Cavs ia pegar alguém melhor e que pudesse ser mais dominante pra jogar com o Irving. Além disso, o Thompson joga na mesma posição do JJ Hickson, outro jogador jovem que deveria ganhar minutos e que poderia ser um jogador importante no futuro da Franquia. Agora para jogar juntos eles vão ter que deixar o garrafão do time baixo demais, e juntar Varejão e Thompson te deixa impossibilitado de pontuar no ataque. O Cavs podia ter descido umas oito posições no Draft que ainda conseguiria o Thompson, não fez sentido pra mim. Pelo menos eles trocaram o PF Justin Harper, era mais um pra disputar posição.
Nota: B
Eles saíram com seu PG do futuro, alguém pra contar pelos próximos oito anos (até ele ir pra Miami junto com o Derrick Williams e o Enes Kanter pra formarem o novo Big Three, talvez), não da pra dar uma nota baixa. Eles também não destuiram totalmente dois ativos como o Wolves em troca de nada. Mas que dava pra ter sido melhor, dava, a escolha do Thompson é, no mínimo, questionável. Mas ele também não é horroroso e tem condições de ser um bom titular algum dia, então também não jogaram a escolha no lixo.
Detroit Pistons
DraftadosBrandon Knight (8th pick), Kyle Singler (33rd pick), Vernon Macklin (52nd pick).
Trocas: Nenhuma
O Pistons queria pegar o Bismack Byiombo pra formar um garrafão bem forte com o Greg Monroe, mas o Bobcats se antecipou e escolheu o congolês na sétima escolha. Mas eu duvido que o Pistons esteja triste, pegaram um jogador na oitava escolha que era cotado como uma top 3 (No máximo top 5) pick. Eles nunca gostaram muito do Rodney Stuckey como armador do time, ele é muito mais um SG, e agora o Brandon Knight chega pra resolver a questão. Se o Stuckey vai jogar de SG ao lado dele ou vai ser trocado ou liberado (Ele é um Free Agent restrito), eu não sei, mas o Pistons agora tem o seu PG. O que chega a ser irônico, porque ele é muito mais um pontuador do que um criador, assim como o Stuckey. Se ele vai ser capaz ou não de se adaptar à função de criador do time, eu também não sei (O que a gente realmente sabe com o Pistons pós-Chauncey Billups?), mas ele é pelo menos melhor do que o Stuckey e foi um belo achado pra essa posição.
Sobre o Kyle Singler, eu preciso fazer um comentário porque eu não consegui parar de rir quando eu vi essa escolha. O Singler é um jogador experiente, maduro e um vencedor, um cara que tem muito a contribuir para um time em busca de líderes e jogadores vencedores para chegar a um título. Aonde isso se enquadra nos Pistons de hoje? As vezes eu acho que eles ainda acham que o Rasheed Wallace ta lá no time tomando faltas técnicas...
Nota: B
Saíram com um jogador que deveria ter saído bem antes da escolha deles, possivelmente uma top3 pick. Não da pra criticar.
Sacramento Kings
Draftados: Jimmer Fredette(10th pick), Tyler Honeycutt (35th pick), Isaiah Thomas (60th pick)
Trocas: Antes do Draft, troca entre três times, Kings, Bucks e Bobcats.
Kings mandam sua 7th pick para o Bobcats e Beno Udrih para o Bucks. Bobcats mandam sua 19th pick, Stephen Jackson e Shaun Livingston pro Bucks. Bucks mandam sua 10th pick e John Salmons pro Kings e Corey Maggete pro Bobcats.
Como um time pode ao mesmo tempo fazer uma troca boa e uma troca ruim? Porque dependendo de como você olhar pra questão, o Kings fez uma troca boa ou uma troca ruim.
O Kings tem um núcleo jovem e talentoso em Tyreke Evans, Marcus Thornton e DeMarcus Cousins, mas o time ainda precisava de um armador pra deixar o Tyreke jogar na sua posição natural de SG, e de preferência um armador que soubesse chutar bem de três pra complementar melhor as habilidades do Reke. O jogador perfeito seria o Brandon Knight, mas como ele não devia cair até a 7th pick, o Kings começou a ficar de olho no Jimmer Fredette, e trocou para cair três posições no Draft achando que ainda seria capaz de pegá-lo alí e aproveitando no caminho para pegar o John Salmons, que pode quebrar um galho na posição mais carente do time (SF), defende bem e pode fazer seus pontinhos quando o time precisar. E no final, o Fredette realmente caiu no colo deles na 10th pick, então com sua troca eles pegaram o jogador que queriam no Draft e ainda pegaram alguém que podia tapar o buraco na posição 3 por alguns minutos. Sucesso, certo?
Depende do ponto de vista. Acontece que o Fredette é uma incógnita. Eu falei na pick do Kings no meu pseudo Mock Draft sobre como o Fredette tinha que fazer TUDO ofensivamente para BYU e portanto ele tinha que ser um buraco negro ofensivo, criar pouquíssimo e finalizar excessivamente e evitar o contato e as faltas na defesa, e como isso evitou que a gente pudesse ver direito como ele realmente seria num time onde ele pudesse jogar ao máximo de suas habilidades. Não que ele seja bom em defender e criar pros outros, mas a gente não sabe como seria, então ele é uma grande incógnita além das suas bolas de três pontos. O Knight era um jogador mais seguro, que a gente já sabia do que era capaz. Então eu imagino que alguém no escritório do Kings deva ter cometido suicídio quando viu que o armador perfeito para eles, Brandon Knight, havia caido na 7th pick que eles originalmente possuíam. Eles podiam ter pego um armador mais confiável e até melhor se não tivesse trocado. Ou seja, por esse ponto de vista, deu errado.
E preciso falar que gostei muito do Tyler Honeycutt sendo escolhido. Ele é um jogador que deveria ter saido na primeira rodada e foi um grande achado aqui. Ele é talentoso, atlético e muito inteligente em quadra, e se tiverem tempo e paciência com ele (O Kings não vai ganhar nada agora mesmo) ele pode se desenvolver em um sólido role player, além de ser bom defensor. Ótimo achado. O Isaiah Thomas é baixo demais, mas é um bom pontuador e muito ágil, merece uma chance, mas não sei se vai conseguir uma vaga no elenco. Eu espero que sim, porque ainda pode ser útil.
Nota: B+
Preferi ver o copo meio cheio, a troca foi feita antes do Draft e NINGUÉM imaginava que o Knight caíssem além do Raptors, então o Kings pensou bem e saiu com o Fredette (que eu defendo que é um jogador muito melhor do que imaginam) e um SF que, apesar do contrato exagerado, ainda pode contribuir. Além disso, conseguiu duas ótimas apostas sem contrato garantido na segunda rodada, e eu acho que o Honeycutt ainda vai dar o que falar. Gostei desse Draft.
Golden State Warriors
DraftadosKlay Thompson (11th pick), Charles Jenkins (44th pick)
Trocas: Receberam a 39th pick (Jeremy Tyler) do Bobcats em troca de dinheiro
Draftar o SG Klay Thompson envia uma mensagem clara para o mundo: Estamos prontos pra trocar o Monta Ellis. Ainda tinha vários PFs bons (irmãos Morris, por exemplo) disponíveis que fariam muito mais sentido do que outro SG arremessador para um time cheio de guards pontuadores. Ou seja, o Ellis deve mesmo sair. Em troca do que a gente ainda não sabe, mas se o Ellis não sair, o Warriors está doido, tão colecionando figurinhas repetidas. Até porque o Charles Jenkins também é um guard pontuador para vir do banco!! Tudo bem, o Jeremy Tyler é um pivô muito atlético e também muito cru que pode vir a ser útil no garrafão do time a médio/longo prazo, mas ainda assim, são dois guards pontuadores num time cheio deles. Espero, pelo bem da minha saúde, que agora o Monta Ellis seja realmente trocado. O Thompson é um bom jogador, ótimo pontuador e que vai se encaixar bem no sistema do Warriors, especialmente se o Ellis for trocado por um bom pivô.
Nota: B-
É uma pick difícil de dar nota porque a gente não sabe que tipo de jogador eles vão conseguir em troca do Ellis, ou até se ele vai mesmo ser trocado. Eu gosto do Thompson e aposto em uma boa troca, mas é difícil. Outra nota que pode mudar drasticamente.
Phoenix Suns
DraftadosMarkieff Morris (13th pick)
Trocas: Nenhuma
Que o Suns precisava de ajuda no garrafão pro Marcin Gortat, e que fosse um jogador capaz de contribuir imediatamente para aproveitar talvez o último ano do Steve Nash em Phoenix, todo mundo já sabia. Ou seja, a essa altura do Draft, eles basicamente tinham que escolher entre os gêmeos Markieff e Marcus Morris. Markieff, mais alto, atlético e menos habilidoso, foi o escolhido. Embora o Marcus fosse apontado como o melhor dos dois, a escolha faz sentido, o time precisa urgentemente de um PF e o Marcus é mais um SF/PF do que um PF puro (ainda que deva jogar melhor de PF), além de ser um pouco mais atlético para o pick and roll com o Nash. Eu ainda acho o Marcus melhor, seu jogo ofensivo e suas habilidades de costa pra cesta são sensacionais, mas o Markieff não é tão inferior nessas áreas e talvez o Suns se beneficie mais do seu tamanho e força física. Bom reboteiro e defensor, deve deixar o Suns com um garrafão respeitável.
Mas o Suns devia saber que eles estavam ferrados de qualquer jeito quando decidiram pegar um dos gêmeos, não importava qual eles escolhessem, porque ele seria o ruim. Foi assim com o Robin Lopez, gêmeo do Brook Lopez, e com o Taylor Griffin, gêmeo do Blake Griffin. É karma.
Nota: B
Tinham uma única escolha e pegaram o melhor jogador para o time com ela, e acho que vai ser uma excelente escolha, ele encaixa perfeitamente no time e pode deixar o garrafão do Suns... bem... um garrafão de verdade.
Indiana Pacers
DraftadosKawhi Leonard (15th pick), Davis Bertans (42nd pick)
Trocas: Mandou Kawhi Leonard (15th pick) e a 42nd pick (Davis Bertans) para o Spurs em troca de George Hill
O Kawhi Leonard, um jogador que era pra ter saído muito antes disso no Draft, escorregou até o Pacers. E o Pacers, sabiamente, pegou o melhor jogador disponível. Cada jogador no seu time é um ativo, e o Pacers pegou o mais valioso. O Leonard é um SF que não ia ter espaço no time, jogava na mesma posição do Danny Granger e o Pacers já tem um SF defensivo e versátil no Paul George. Mas logo que foi escolhido, o Leonard foi trocado para o Spurs em troca do George Hill, que é TUDO que o Pacers precisava, um SG que saiba controlar a bola, ótimo defensor e chutador de três. A posição 2 do Pacers era a mais carente, e agora uma 15th pick se torna um sólido SG, muito completo e versátil que também pode assumir o papel de armador principal por alguns instantes. Ótimo Draft e ótima troca!!
Nota: A-
Draftou o melhor jogador disponível e imediatamente achou uma ótima troca para ele, que cobre exatamente a posição carente do time. Perfeito para o que eles tinham disponível!
Milwaukee Bucks
DraftadosTobias Harris (19th pick), Jon Leuer (40th pick)
Trocas: Antes do Draft, troca entre três times, Kings, Bucks e Bobcats.
Kings mandam sua 7th pick para o Bobcats e Beno Udrih para o Bucks. Bobcats mandam sua 19th pick, Stephen Jackson e Shaun Livingston pro Bucks. Bucks mandam sua 10th pick e John Salmons pro Kings e Corey Maggete pro Bobcats.
Ainda estou esperando o Bucks receber mais alguma coisa nessa troca. E é incrível, porque o Bucks fez ela justamente para se desfazer de duas besteiras que fez na última offseason, adquirir o Corey Maggete e renovar com o John Salmons a um preço milionário. Mas eu ainda não entendi exatamente o que o Bucks pretende. Se livrou da sua 10th pick (Que poderia ter virado Klay Thompson, Alec Burks, algum dos gêmeos Morris ou até o Jimmer Fredette) para se livrar de dois veteranos improdutivos e trouxe um PG reserva e outro pontuador veterano que não gostou nem um pouco de ir pra Milwaukee? É sério? O que eles estão querendo indicar, que acham que podem ser um time melhor só trazendo um pontuador veterano melhor que os que ele perdeu e dando espaço para o resto do time? O que eles entendem por 'dar certo', ir em busca de voos mais altos ou ir para os playoffs e perder na primeira rodada? Se for a primeira, a troca foi um fiasco. Se for a segunda, faz sentido, mas ainda é uma desgraça! E fico com pena do Tobias Harris, um jogador que com paciência e tempo de jogo ia virar um bom jogador, um SF muito versátil, mas num time que ta trocando escolhas de Drafts por veteranos, não consigo acreditar que ele vá ter os minutos necessários pra isso.
Nota: D
O Stephen Jackson é melhor que o Maggete e o Salmons a essa altura do campeonato, mas tinha um kajilhão de coisas que eles poderiam ter feito e que fariam mais sentido e afundariam menos a franquia. Eles se afundam consecutivamente desde que quase ganharam do Hawks ano passado.
Chicago Bulls
DraftadosNorris Cole (28th pick), Jimmy Butler (30th pick), Malcom Lee (43rd pick)
Trocas: Enviou a 28th pick (Norris Cole), a 43rd pick (Malcom Lee) e grana para o Timberwolves em troca do Nikola Mirotic (23rd pick)
O Bulls não usou suas duas escolhas de primeira rodada pra trazer um pontuador, grande necessidade do time. Ao invés disso, trouxe o SF Jimmy Butler, aqueles jogadores que tem uma história de vida triste e de superação que a gente fica feliz só de ver eles jogando na NBA. Ele não soluciona o problema da pontuação do Bulls, mas ele é muito versátil, esforçado e defende bem, tem tudo pra virar um bom role player no time de Chicago. Além disso, trouxeram o Nikola Mirotic. O jogador do Real Madrid é um PF com ótimo arremesso, muito potencial que deve trabalhar melhor seu corpo pra ficar pronto pra quando quando vier pra NBA. Infelizmente isso não deve acontecer por mais alguns anos, mas o Derrick Rose não vai a lugar nenhum então ainda vai estar por aí quando ele finalmente vier.
Nota: C+
O Nikola Mirotic é uma escolha muito boa a médio prazo, tem boas chances de dar certo quando finalmetne vier pra NBA, e o Jimmy Butler é o tipo de jogador que se da bem em times de playoff. Eu só acho que o Bulls deveria ter usado esse Draft para ir atrás de pontuadores, o ponto fraco do time, como por exemplo o Shelvin Mack, que ainda estava disponível na 30th pick. Mas para as picks que tinha, ta bom.
Los Angeles Clippers
DraftadosTrey Thompkins (37th pick), Travis Leslie (47th pick)
Trocas: Nenhuma
O Clippers é o grande perdedor da história do Draft por ter trocado sua escolha de Draft, que acabou virando a 1st pick overall. Ou pelo menos é o que muita gente fala, tentando colocar no Clippers mais uma manobra idiota, nesse caso a perda da 1st pick desse Draft, um PG ou um SF, as duas posições carentes do time. Mas pensem pelo lado do Clippers: Sua escolha, normalmente, seria a oitava ou a nona (talvez até 10th pra cima se o Eric Gordon tivesse ficado saudável) de um Draft fraco. Com a 9th pick dificilmente iriam pegar um jogador que lhes agradasse, até porque o time já tem pirralhos de sobra e precisam dar minutos para todo mundo. Valia a pena para eles, então, trocar uma escolha média de um Draft fraco (que iria dar um jogador que tiraria minutos dos outros pirralhos) para se livrar do contrato monstruoso do Baron Davis. Na época fazia sentido, eles só deram o azar da chance de 2% deles ficarem com a primeira escolha ter dado certo! E ainda assim, eles pegaram o Trey Thompkins, um bom pontuador, seja de costas pra cesta ou arremessando, que se ganhar mais massa muscular pode ser um bom reserva para o Blake Griffin, e o Travis Leslie, um cara totalmente cru mas com um atleticismo alucinante e que, caso não consiga ser um jogador decente, pelo menos deve dar uns clipes legais no youtube.
Nota: C+
Não tinha boas escolhas, mas mesmo assim pegou um PF que pode ser útil pro time. Não tinham nada a perder mesmo.
Los Angeles Lakers
DraftadosDarius Morris (41st pick), Andrew Goudelock (46th pick), Chukwudiebere Maduabum (56th pick),  Ater Majok (58th pick) 
Trocas: Enviou Chukwudiebere Maduabum (56th pick) para o Nuggets em troca de uma escolha futura de segunda rodada
Pra um time sem escolhas de primeira rodada, o Lakers se saiu muito bem, pegou um projeto de armador que deveria ter saido no final da primeira rodada em Darius Morris, alto, com boas habilidades de armador puro e com muito espaço pra evoluir, tem tudo pra ser um steal. Como o Lakers anda carente de armadores, é capaz que ele apareça em breve na rotaçaão. E o Andrew Goudelock é um ótimo arremessador de três com boa agilidade para encontrar espaços no perímetro, apesar de ser baixo, pode acabar no elenco como um especialista em bolas longas, outra fraqueza do time. Ou seja, o time não tinha nenhuma escolha decente e saiu com um cara que pode virar um bom armador puro e o segundo melhor chutador de três do Draft. Nada mau, Lakers, nada mau...
Nota: B
Pra quem não tinha nenhuma escolha decente, o Lakers se saiu muito bem!! Dois jogadores para duas áreas carentes do time, e o Morris tem potencial pra se tornar um bom armador pro futuro. Pro que tinham, foi excelente!

6 comentários:

  1. Como um cara pode sorrir com um veado desenhado na cabeça?

    ResponderExcluir
  2. O Clippers tem a escolha de primeira rodada do Wolves no ano que vem. Adquirida na troca do Sam Cassel. Li isso no NBA.com. Se for um fato verídico, o Clippers vai virar o melhor time jovem da NBA, porque o que tem de ala bom no próximo draft não é brincadeira não.

    ResponderExcluir
  3. É verdade, Tales.

    Se não me engano, essa escolha era protegida, com limite em 2012, e como o Wolves é ruim faz tempo, eles tiveram que esperar acabar o limite pra usar. O Clippers tem o Al-Farouq Aminu, que é muito mais um reserva que um titular, então eles podem se beneficiar e MUITO com essa escola. Além disso, eles tem o Blake Griffin e o Eric Gordon, sem falar na moeda de troca valiosa que é o Chris Kaman.

    Por incrível que pareça, o futuro do Clippers é bem animador, desde que o dono (que é um babaca) esteja disposto a colocar a mão no bolso.

    ResponderExcluir
  4. E essa pick foi pega na troca do MARKO JARIC, uns 5 anos atrás...


    SFs notáveis do draft 2012:

    - Harrison Barnes
    - Perry Jones
    - Quincy Miller
    - Terrence Jones
    - James McAdoo


    tem de todos os tipos...

    ResponderExcluir
  5. Prevejo o Clippers pegando um ala e buscando trocas pra conseguir um armador bom no ano que vem. Rapaz, esse time é pra ser a segunda força do Oeste com a decadência de Spurs, Lakers e Mavs.

    ResponderExcluir
  6. Não vou tão longe porque, bem, é o Clippers. Mas eles tem seu superstar no Griffin, um sólido pontuador no Eric Gordon, o DeAndre Jordan é um bom pivô defensivo e o Kamam pode virar uma ótima moeda de troca. Falta um ala e banco, mas isso vem com o tempo.

    A questão aqui é se eles conseguem renovar com Griffin e Gordon, mantendo o time todo no lugar, já que o dono é um mão de vaca que não liga pro time e não gosta de pagar pra ninguém. Sinceramente, o Clippers só vai rpa frente quando mudar de dono ou de postura.

    ResponderExcluir