Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

domingo, 17 de julho de 2011

Os dois lockouts

David Stern sabe que adoraria estar na pele do Roger Goodell


Antes de mais nada, o TM Warning está de volta. Peço mil desculpas pela ausência, sei que 18 dias fora é bastante, não queria deixar o blog às moscas mas foi necessário. Agradeço a todos que não desistiram e voltaram a acompanhar o blog, prometo correr pra acompanhar a NFL que já já deve estar de volta.

Eu até tinha pedido pra um amigo meu postar de vez em quando aqui, mas... Eu realmente não dou sorte com as pessoas que me prometem ajuda, né? O Celo postou nove vezes no total no blog e o Pedro nenhuma. Acontece, acontece. Estou de volta com força total agora, então vamos a isto.

--------------------------------------------------------------

Como todo mundo sabe - não se comenta de outra coisa no mundo dos esportes americanos, tirando a derrota dos EUA pro Japão na final do Mundial de futebol feminino - tanto a NBA como a NFL estão passando por lockouts. Em ambos os casos, o CBA (Acordo entre a Liga e os jogadores que regulamenta a interação entre ambos, especialmente no que diz respeito aos contratos dos jogadores) vigente nas últimas temporadas expirou e esse lockout - a Liga 'trancando' os jogadores, impedindo que eles tenham contato com os times - agora está no lugar enquanto ambos os lados, Liga e associação dos jogadores, negociam um novo acordo para que as Ligas possam retomar sua atividade em 2011/2012. Tanto a NFL como a NBA passam por esse período extremamente difícil: Os jogadores estão sem poder realizar atividades junto dos clubes, times não podem trocar jogadores, renovar contratos ou assinar Free Agents e os calouros recém-draftados em ambas as Ligas não podem treinar com seus novos companheiros.

No entanto, a situação de ambas as Ligas é extremamente diferente, porque a natureza do novo CBA de cada uma delas é totalmente diferente em sua essencia. Eu venho aqui hoje pra tentar explicar a natureza dessa diferença entre os dois CBAs que estão sendo discutidos, e mostrar porque a situação da NBA é mil vezes pior que a da NFL. Como alguém disse na ESPN.com, a questão trabalhista da NFL nem merece ser chamada de 'lockout' quando comparada com a situação da NBA, de tão mais simples que ela é. Claro que nenhuma é simples, mas a questão da NFL já está praticamente resolvida, enquanto a da NBA nem começou a ser discutida e existe uma chance muito real de que a temporada da NBA seja cancelada, ou pelo menos encurtada.

A NFL é, em termos econômicos, uma Liga extremamente lucrativa. Estima-se que na última temporada, a NFL tenha tido um lucro de 9 BILHÕES de patacas, o que é dinheiro pra cacete. Cerca de 59,5% desse total era repassado aos jogadores (O Salary Cap de cada time era calculado em torno desses 59,5%, dividido pelos 32 times) no que era previsto pelo último CBA. Na prática é menos, porque ninguém usa o Salary Cap na sua totalidade, mas de qualquer forma os salários e os contratos são calculados com base nesses 59,5% da renda projetada pela NFL para o ano. Mas isso era no último CBA, que foi assinado num  período de prosperidade e onde todos andavam felizes com o momento econômico do US and A. Atualmente, em meio a uma crise econômica séria nos US and A, a Liga prega que é hora de ser mais conservativo e cortar um pouco os gastos de cada time, como forma de continuar sendo tão funcional como é, e obviamente os jogadores não querem ter seus salários reduzidos.

Em outras palavras, a questão por trás do lockout e das negociações para um novo CBA - que você pode entender melhor através desse post - é simples: A Liga gera dinheiro pra cacete, o problema é quem fica com quanto. A NFL acha que deve reduzir os 59,5% de forma a preservar os times, e os jogadores acham que assim ta bom. Existem muitas variáveis, como o salário dos aposentados, dos calouros e etc, mas em essência, toda essa discussão é motivada pura e simplesmente por você ter muito dinheiro e ter que dividir entre dois grupos que querem uma fatia maior. Complicado, mas nada que não se resolva com um pouco de boa vontade e, claro, com a temporada regular chegando. Os dois lados sabem que vão perder demais caso a temporada sofra consequências e portanto a boa vontade de ambos aumenta conforme nos aproximamos do dia 7 de Agosto, pra quando está marcado o primeiro jogo da pré-temporada. A NFL conseguiu duas vitórias na Justiça recentemente e parece estar no controle das negociações. A palavra que chega é que os dois lados já acertaram a parte financeira, apenas alguns detalhes ainda estão em cima da mesa e que dia 21 o novo CBA deve ser assinado. Amém!

Agora chegamos à parte difícil da questão, que é o lockout da NBA. Sim, ele acabou de começar, o da NFL teve muito mais tempo pra ser resolvido, mas não vamos alimentar falsas esperanças. A chance da solução desse lockout ser tão simples como o da NFL é a mesma de eu ser o QB titular do Cardinals em 2012 e... Espera, essa chance é boa... Ok, a chance de eu ser o QB titular do Packers em 2012. Zero.

Ao contrário da NFL, a NBA não é mais uma Liga lucrativa. Os times estão tendo prejuízo, a Liga está perdendo dinheiro e a NBA não é mais uma atividade atraente para a maioria dos donos de time. A temporada de 2011 foi uma das melhores da história da Liga, com altíssimos índices de audiência, um supertime que atraiu a atenção (e o ódio) do mundo todo, o Heat, muitos jogadores que atraíram a atenção de gente que não via NBA há muito tempo (estou olhando pra você, Blake Griffin!) e a NBA realmente entrou com tudo na era da internet. E mesmo assim os times disseram que o prejuizo combinado deles foi de 340 milhões de patacas!!

Tudo bem, primeiro de tudo, esse número é falso. A conta pra chegar nesse número foi feita pelos times e quem analisou os dados disse que foram contabilizados critérios absurdos. A idéia de inflar esse número era pra pressionar os jogadores de uma foram bem idiota, mas não podemos deixar isso esconder uma simples verdade: 22 de 30 times tiveram prejuízo em 2011, uma das melhores temporadas da Liga, com altos índices de audiência e grande envolvimento via net.

Vocês conseguem perceber a diferença? Na NFL, temos um enorme monte de dinheiro e uma discussão gananciosa sobre quem vai ficar com que parte. O sistema funciona perfeitamente, não existem franquias pequenas ou pobres na Liga, todas elas tem condições de pagar pelos seus jogadores e agora eles estão disputando as maiores fatias do bolo com os jogadores. Na NBA, é o oposto: O sistema não funciona mais. Os times perdem dinheiro, existem times miseráveis em mercados pequenos que não tem mais condições de manter um time da NBA sem ajuda, e as vezes nem assim. Ninguém quer entrar nesse mercado e o novo CBA não é simplesmente uma divisão de dinheiro, e sim uma profunda questão sobre o que fazer pra corrigir um modelo que está dando errado.

O problema é que ninguém realmente sabe como fazer isso. Os donos querem remendar coisas que façam sentido para eles mas que não vai consertar modelo nenhum, e os jogadores querem que tudo continue como está, mesmo que o jeito que está agora seja totalmente errado e não faça um puto de um sentido. Os problemas na NBA estão na própria Liga, que eu repito pela milésima vez, deixou de ser lucrativa. Na NFL, as cotas de transmissão de televisão são distribuidas equitativamente para todos os times, os incentivos da Liga começam de baixo para cima, o Salary Cap é fixo e não existem ressalvas. Isso tudo faz com que não existam times pobres. Existem times ricos, mas não existem times pobres. Um time de uma cidade com 100 mil habitantes acabou de ser campeão do Super Bowl. Os times dos grandes mercados (New York, Boston, etc) não polarizam os jogadores, existem grandes times em mercados como San Diego, Green Bay, Minnesota. A Liga faz sentido, os times tem dinheiro, e tudo funciona perfeitamente. Ter uma Franquia na NFL é lucrativo, as pessoas querem investiro no mercado.

A NBA por outro lado tem times como Kings e Hornets, que não conseguem mais se sustentar em mercados pequenos. Os ginásios não são suficientes, as cotas de transmissão são baixíssimas e eles não tem condições de sobreviver ou competir com times de mercado como Los Angeles e New York. Temos atrocidades como por exemplo ver times entupidos na sua folha salarial pagando mais de 15 milhões pra Baron Davis, Rashard Lewis, Elton Brand ou Gilbert Arenas. Você se assusta que times estejam perdendo dinheiro? O Hawks acabou de assinar um contrato de 120 milhões de patacas por seis anos com o Joe Johnson, um jogador que tem 30 anos e não é nem um dos 20 melhores da Liga. E no centro de tudo isso, o CBA, que regula esses contratos. É de se estranhar que estejam querendo abaixar o teto salarial e encurtando os tempos de duração dos contratos? E também da pra acreditar que tudo vai se resolver com salários menores pros jogadores? Não foram Lewis, Davis e cia que se ofereceram esses contratos, times ofereceram pra eles porque achavam que valiam a pena. O problema da NBA é muito mais profundo do que simplesmente discutir quem ganha quanto, são necessárias mudanças profundas na regulamentação desses contratos, a questão não é o quanto os jogadores ganham, e sim o quanto PODEM oferecer a eles.

Além disso, existe o relacionamento. Se vocês acham que o relacionamento dos jogadores da NFL com a Liga é ruim, é porque não viram o dos da NBA. Desde a última greve, eles genuinamente se odeiam. O relacionamento deles não poderia ser pior, os dois lados parecem mais preocupados em participar de um joguinho idiota de crianças em colocar um a culpa no outro pela falta de avanço nas negociações do que em realmente arrumar alguma coisa. Desde o começo do lockout, ninguém fez nenhum esforço pra começar a negociar e ambos os lados parecem pessimistas sequer pro COMEÇO das conversas.

Ou seja, o lockout da NFL é brincadeira de duas crianças mimadas que querem ter mais que a outra. Uma Liga que funciona, muito dinheiro e dois lados gananciosos. Isso vai ser resolvido essa semana no máximo, a Free Agency deve abrir até a outra semana, e podemos retomar nossa rotina assistindo o esporte que amamos. Na NBA, além de dois lados que se odeiam tendo que negociar, temos um modelo que não funciona, perda de dinheiro e nenhuma solução, apenas dois lados que tem uma visão muito distorcida das coisas. Os donos de times (Ou seja, a Liga) coloca a culpa nos salários enormes dos jogadores e ignora todo o resto, e os jogadores acham que tudo tem que continuar como está sem se preocupar com o fato de que a NBA não funciona mais tão bem como antes. Mudanças profundas são necessárias, o Bill Simmons fez um post brilhante sobre o assunto que eu talvez traduza se vocês quiserem (Mandem emails para tmwarning@hotmai.com ou deixem os comentários aí embaixo mesmo) e que oferece um novo modelo para regulamentar os salários, mas o fato é que são necessárias muito mais mudanças e mudanças muito mais profundas do que os donos querem admitir e isso passa por uma redução do tempo e do valor dos contratos. Ambos os lados vão ter que abrir mão de algumas coisas, e não existe nenhuma solução fácil pro problema. Um novo CBA feito nas coxas pode até sair, mas só vai adiar o problema, porque o David Stern não é um idiota e sabe que a Liga está precisando dessas mudanças. A proximidade da temporada regular não vai mudar isso, e por isso que não é improvável que tenhamos uma perda de jogos da temporada regular, talvez até uma temporada inteira!

Por fim, precisamos comentar do Deron Williams, que chamou a atenção de todo mundo assinando um contrato com o Besiktas, da Turquia. O contrato é de um ano e tem uma cláusula que ele termina automaticamente com o fim do lockout, permitindo que o Deron volte pra NBA. A idéia dele é simples, fazer dinheiro e continuar jogando mesmo com a NBA parada. De certa forma, isso reforça a posição dos jogadores nas negociações, que mostra que eles não estão desesperados pela volta da NBA, que tem outra forma de ganhar a vida enquanto isso. A expectativa é de que muitos jogadores estrangeiros façam o mesmo, mas poucos americanos sigam esse exemplo, de forma que seria mais uma atitude isolada. Vamos ficar no aguardo pra ver o desenrolar, mas os fãs de NBA podem ficar preocupados. E muito preocupados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário